segunda-feira, 2 de maio de 2011

Os filósofos Pré-Socráticos e os Sofistas

O primeiro período do pensamento grego toma a denominação substancial de período naturalista, porque a nascente especulação dos filósofos é instintivamente voltada para o mundo exterior, julgando-se encontrar aí também o princípio unitário de todas as coisas; e toma, outrossim, a denominação cronológica de período pré-socrático, porque precede Sócrates e os sofistas, que marcam uma mudança e um desenvolvimento e, por conseguinte, o começo de um novo período na história do pensamento grego. Esse primeiro período tem início no alvor do VI século a.C., e termina dois séculos depois, mais ou menos, nos fins do século V. Surge e floresce fora da Grécia propriamente dita, nas prósperas colônias gregas da Ásia Menor, do Egeu (Jônia) e da Itália meridional, da Sicília, favorecido sem dúvida na sua obra crítica e especulativa pelas liberdades democráticas e pelo bem-estar econômico. Os filósofos deste período preocuparam-se quase exclusivamente com os problemas cosmológicos. Estudar o mundo exterior nos elementos que o constituem, na sua origem e nas contínuas mudanças a que está sujeito, é a grande questão que dá a este período seu caráter de unidade. Pelo modo de a encarar e resolver, classificam-se os filósofos que nele floresceram em quatro escolas: Escola Jônica; Escola Itálica; Escola Eleática; Escola Atomística.

Escola Jônica

A Escola Jônica, assim chamada por ter florescido nas colônias jônicas da Ásia Menor, compreende os jônios antigos e os jônios posteriores ou juniores. A escola jônica, é também a primeira do período naturalista, preocupando-se os seus expoentes com achar a substância única, a causa, o princípio do mundo natural vário, múltiplo e mutável. Essa escola floresceu precisamente em Mileto, colônia grega do litoral da Ásia Menor, durante todo o VI século, até a destruição da cidade pelos persas no ano de 494 a.C., prolongando-se porém ainda pelo V século. Os jônicos julgaram encontrar a substância última das coisas em uma matéria única; e pensaram que nessa matéria fosse imanente uma força ativa, de cuja ação derivariam precisamente a variedade, a multiplicidade, a sucessão dos fenômenos na matéria una. Daí ser chamada esta doutrina hilozoísmo (matéria animada). Os jônios antigos consideram o Universo do ponto de vista estático, procurando determinar o elemento primordial, a matéria primitiva de que são compostos todos os seres. Os mais conhecidos são: Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Anaxímenes de Mileto. Os jônios posteriores distinguem-se dos antigos não só por virem cronologicamente depois, senão principalmente por imprimirem outra orientação aos estudos cosmológicos, encarando o Universo no seu aspecto dinâmico, e procurando resolver o problema do movimento e da transformação dos corpos. Os mais conhecidos são: Heráclito de Éfeso, Empédocles de Agrigento, Anaxágoras de Clazômenas.

Tales de Mileto

(624-548 A.C.) "Água"

Tales de Mileto, fenício de origem, é considerado o fundador da escola jônica. É o mais antigo filósofo grego. Tales não deixou nada escrito mas sabemos que ele ensinava ser a água a substância única de todas as coisas. A terra era concebida como um disco boiando sobre a água, no oceano. Cultivou também as matemáticas e a astronomia, predizendo, pela primeira vez, entre os gregos, os eclipses do sol e da lua. No plano da astronomia, fez estudos sobre solstícios a fim de elaborar um calendário, e examinou o movimento dos astros para orientar a navegação. Provavelmente nada escreveu. Por isso, do seu pensamento só restam interpretações formuladas por outros filósofos que lhe atribuíram uma idéia básica: a de que tudo se origina da água. Segundo Tales, a água, ao se resfriar, torna-se densa e dá origem à terra; ao se aquecer transforma-se em vapor e ar, que retornam como chuva quando novamente esfriados. Desse ciclo de seu movimento (vapor, chuva, rio, mar, terra) nascem as diversas formas de vida, vegetal e animal. A cosmologia de Tales pode ser resumida nas seguintes proposições: A terra flutua sobre a água; A água é a causa material de todas as coisas. Todas as coisas estão cheias de deuses. O imã possui vida, pois atrai o ferro.

Segundo Aristóteles sobre a teoria de Tales: elemento estático e elemento dinâmico. Elemento Estático - a flutuação sobre a água. Elemento Dinâmico - a geração e nutrição de todas as coisas pela água. Tales acreditava em uma "alma do mundo", havia um espírito divino que formava todas as coisas da água. Tales sustentava ser a água a substância de todas as coisas.

Anaximandro de Mileto (611-547 A.C.) "Ápeiron"

Anaximandro de Mileto, geógrafo, matemático, astrônomo e político, discípulo e sucessor de Tales e autor de um tratado Da Natureza, põe como princípio universal uma substância indefinida, o ápeiron (ilimitado), isto é, quantitativamente infinita e qualitativamente indeterminada. Deste ápeiron (ilimitado) primitivo, dotado de vida e imortalidade, por um processo de separação ou "segregação" derivam os diferentes corpos. Supõe também a geração espontânea dos seres vivos e a transformação dos peixes em homens. Anaximandro imagina a terra como um disco suspenso no ar. Eterno, o ápeiron está em constante movimento, e disto resulta uma série de pares opostos - água e fogo, frio e calor, etc. - que constituem o mundo. O ápeiron é assim algo abstrato, que não se fixa diretamente em nenhum elemento palpável da natureza. Com essa concepção, Anaximandro prossegue na mesma via de Tales, porém dando um passo a mais na direção da independência do "princípio" em relação às coisas particulares. Para ele, o princípio da "physis" (natureza) é o ápeiron (ilimitado). Atribui-se a Anaximandro a confecção de um mapa do mundo habitado, a introdução na Grécia do uso do gnômon (relógio de sol) e a medição das distâncias entre as estrelas e o cálculo de sua magnitude (é o iniciador da astronomia grega). Ampliando a visão de Tales, foi o primeiro a formular o conceito de uma lei universal presidindo o processo cósmico total. Diz-se também, que preveniu o povo de Esparta de um terremoto. Anaximandro julga que o elemento primordial seria o indeterminado (ápeiron), infinito e em movimento perpétuo.


Fragmentos

"Imortal...e imperecível (o ilimitado enquanto o divino) - Aristóteles, Física". Esta (a natureza do ilimitado, ele diz que) é sem idade e sem velhice. Hipólito, Refutação.

Anaxímenes de Mileto (588-524 A.C.) "Ar"

Segundo Anaxímenes, a arkhé (comando) que comanda o mundo é o ar, um elemento não tão abstrato como o ápeiron, nem palpável demais como a água. Tudo provém do ar, através de seus movimentos: o ar é respiração e é vida; o fogo é o ar rarefeito; a água, a terra, a pedra são formas cada vez mais condensadas do ar. As diversas coisas que existem, mesmo apresentando qualidades diferentes entre si, reduzem-se a variações quantitativas (mais raro, mais denso) desse único elemento. Atribuindo vida à matéria e identificando a divindade com o elemento primitivo gerador dos seres, os antigos jônios professavam o hilozoísmo e o panteísmo naturalista. Dedicou-se especialmente à meteorologia. Foi o primeiro a afirmar que a Lua recebe sua luz do Sol. Anaxímenes julga que o elemento primordial das coisas é o ar.
Fragmentos

"O contraído e condensado da matéria ele diz que é frio, e o ralo e o frouxo (é assim que ele expressa) é quente". (Plutarco). "Com nossa alma, que é ar, soberanamente nos mantém unidos, assim também todo o cosmo sopro e ar o mantém". (Aécio).


A Sofística


Após as grandes vitórias gregas, atenienses, contra o império persa, houve um triunfo político da democracia, como acontece todas as vezes que o povo sente, de repente, a sua força. E visto que o domínio pessoal, em tal regime, depende da capacidade de conquistar o povo pela persuasão, compreende-se a importância que, em situação semelhante, devia ter a oratória e, por conseguinte, os mestres de eloqüência. Os sofistas, sequiosos de conquistar fama e riqueza no mundo, tornaram-se mestres de eloqüência, de retórica, ensinando aos homens ávidos de poder político a maneira de consegui-lo. Diversamente dos filósofos gregos em geral, o ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído. O conteúdo desse ensino abraçava todo o saber, a cultura, uma enciclopédia, não para si mesma, mas como meio para fins práticos e empíricos e, portanto, superficial.

A época de ouro da sofística foi - pode-se dizer - a segunda metade do século V a.C. O centro foi Atenas, a Atenas de Péricles, capital democrática de um grande império marítimo e cultural. Os sofistas maiores foram quatro. Os menores foram uma plêiade, continuando até depois de Sócrates, embora sem importância filosófica.

Protágoras foi o maior de todos, chefe de escola e teórico da sofística.

Em coerência com o ceticismo teórico, destruidor da ciência, a sofística sustenta o relativismo prático, destruidor da moral. Como é verdadeiro o que tal ao sentido, assim é bem o que satisfaz ao sentimento, ao impulso, à paixão de cada um em cada momento. Ao sensualismo, ao empirismo gnosiológicos correspondem o hedonismo e o utilitarismo ético: o único bem é o prazer, a única regra de conduta é o interesse particular. Górgias declara plena indiferença para com todo moralismo: ensina ele a seus discípulos unicamente a arte de vencer os adversários; que a causa seja justa ou não, não lhe interessa. A moral, portanto, - como norma universal de conduta - é concebida pelos sofistas não como lei racional do agir humano, isto é, como a lei que potencia profundamente a natureza humana, mas como um empecilho que incomoda o homem.

Desta maneira, os sofistas estabelecem uma oposição especial entre natureza e lei, quer política, quer moral, considerando a lei como fruto arbitrário, interessado, mortificador, uma pura convenção, e entendendo por natureza, não a natureza humana racional, mas a natureza humana sensível, animal, instintiva. E tentam criticar a vaidade desta lei, na verdade tão mutável conforme os tempos e os lugares, bem como a sua utilidade comumente celebrada: não é verdade - dizem - que a submissão à lei torne os homens felizes, pois grandes malvados, mediante graves crimes, têm freqüentemente conseguido grande êxito no mundo e, aliás, a experiência ensina que para triunfar no mundo, não é mister justiça e retidão, mas prudência e habilidade.

Então a realização da humanidade perfeita, segundo o ideal dos sofistas, não está na ação ética e ascética, no domínio de si mesmo, na justiça para com os outros, mas no engrandecimento ilimitado da própria personalidade, no prazer e no domínio violento dos homens. Esse domínio violento é necessário para possuir e gozar os bens terrenos, visto estes bens serem limitados e ambicionados por outros homens. É esta, aliás, a única forma de vida social possível num mundo em que estão em jogo unicamente forças brutas, materiais. Seria, portanto, um prejuízo a igualdade moral entre os fortes e os fracos, pois a verdadeira justiça conforme à natureza material, exige que o forte, o poderoso, oprima o fraco em seu proveito.

Quanto ao direito e à religião, a posição da sofística é extremista também, naturalmente, como na gnosiologia e na moral. A sofística move uma justa crítica, contra o direito positivo, muitas vezes arbitrário, contingente, tirânico, em nome do direito natural. Mas este direito natural - bem como a moral natural - segundo os sofistas, não é o direito fundado sobre a natureza racional do homem, e sim sobre a sua natureza animal, instintiva, passional. Então, o direito natural é o direito do mais poderoso, pois em uma sociedade em que estão em jogo apenas forças brutas, a força e a violência podem ser o único elemento organizador, o único sistema jurídico admissível.

A respeito da religião e da divindade, os sofistas não só trilham a mesma senda dos filósofos racionalistas gregos do período precedente e posterior, mas - de harmonia com o ceticismo deles - chegam até o extremo, até o ateísmo, pelo menos praticamente. Os sofistas, pois, servem-se da injustiça e do muito mal que existe no mundo, para negar que o mundo seja governado por uma providência divina.

Protágoras de Abdera

Protágoras nasceu em Abdera - pátria de Demócrito , cuja escola conheceu - pelo ano 480. Viajou por toda a Grécia, ensinando na sua cidade natal, na Magna Grécia, e especialmente em Atenas, onde teve grande êxito, sobretudo entre os jovens, e foi honrado e procurado por Péricles e Eurípedes. Acusado de ateísmo, teve de fugir de Atenas, onde foi processado e condenado por impiedade, e a sua obra sobre os deuses foi queimada em praça pública. Refugiou-se então na Sicília, onde morreu com setenta anos (410 a.C.), dos quais, quarenta dedicados à sua profissão. Dos princípios de Heráclito e das variações da sensação, conforme as disposições subjetivas dos órgãos, inferiu Protágoras a relatividade do conhecimento. Esta doutrina enunciou-a com a célebre fórmula; o homem é a medida de todas as coisas. Esta máxima significava mais exatamente que de cada homem individualmente considerado dependem as coisas, não na sua realidade física, mas na sua forma conhecida. Subjetivismo, relativismo e sensualismo são as notas características do seu sistema de ceticismo parcial. Platão deu o nome de Protágoras a um dos seus diálogos, e a um outro o de Górgias.

Górgias de Leôncio

Górgias nasceu em Abdera, na Sicília, em 480-375 a.C - correlacionado com Empédocles - representa a maior expressão prática da sofística, mediante o ensinamento da retórica; teoricamente, porém, foi um filósofo ocasional, exagerador dos artifícios da dialética eleática. Em 427 foi embaixador de sua pátria em Atenas, para pedir auxílio contra os siracusanos. Ensinou na Sicília, em Atenas, em outras cidades da Grécia, até estabelecer-se em Larissa na Tessália, onde teria morrido com 109 anos de idade. Menos profundo, porém, mais eloqüente que Protágoras, partiu dos princípios da escola eleata e concluiu também pela absoluta impossibilidade do saber. É autor duma obra intitulada "Do não ser", na qual desenvolve as três teses:

Nada existe; se alguma coisa existisse não a poderíamos conhecer; se a conhecêssemos não a poderíamos manifestar aos outros. A prova de cada uma destas proposições e um enredo de sofismas, sutis uns, outros pueris.

No Górgias de Platão, Górgias declara que a sua arte produz a persuasão que nos move a crer sem saber, e não a persuasão que nos instrui sobre as razões intrínsecas do objeto em questão. Em suma, é mais ou menos o que acontece com o jornalismo moderno. Para remediar este extremo individualismo, negador dos valores teoréticos e morais, Protágoras recorre à convenção estatal, social, que deveria estabelecer o que é verdadeiro e o que é bem!

Fonte: http://www.mundodosfilosofos.com.br/

Questões para estudo:

1. Como ficaram conhecidos os primeiros filósofos? Cite o nome de alguns deles.

2. O que os primeiros filósofos investigavam?

3. Qual a contribuição dos primeiros filósofos para a filosofia atual?

4. O que foi a Sofística?

5. Quem foram os principais sofistas? O que eles ensinavam?

292 comentários:

1 – 200 de 292   Recentes›   Mais recentes»
mirella moura 1º C disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.potágoras e goias ...

João victor1 C disse...

1.Porque antecederam sócrati considerado o maior filosofo.pré-socraticos eos filosofos da natureza.tales anaximandro,anaximenes.
2.Fatores politicos, fatores economicos, fatores religiosos, fatores culturas
3.As experiencias da razão do pensamento racional e da sabedoria.
4.É um conhecimento soperficial sem importancia e sem beneficio
5.Protágoras e Górgias

Renan'silva 1ºc disse...

1.porque antecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos ,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.
2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais .
3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.
4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficio .
5. potágoras ...

Bia Mendes 1 C. disse...

1. Porque aconteceu a socrates considerado o maior filosofo da Grécia antiga e os primeiros filósofos e-Tales Anaximandro e maximense.

2. Fatores políticos,fatores religiosos,fatores econômicos,fatores culturais.

3. As experiências da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4. É um conhecimento superficial sem importância e sem benefícios.

5. Pitágoras e Gôrgias.

André luiz disse...

1-Pre-Socraticos
,alguns deles Tales,Anaximandro,Anaximenes,Hera de Efeso.

2-Porque queriam descobrir o principio(ACHÉ) dos COSMOS (UNIVERSO).

3-As experiençias dos filosofos.

4-E um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5-Pítagoras e Górgiaso ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído

Erika Karoline disse...

1.eles tinham o pensamento institivamente voltada para o mundo exterior, julgando encontrar aí também o pricínpio unitário das coisas.

jonatha disse...

1°: Porque aconteceu a socrates considerado o maior filosofo da Grécia antiga e os primeiros filosofos e-tales anaximandro e amaximenes .

2°: Fatores políticos,fatores religiosos,fatores econômicos,fatores culturais

3°: As experiências da razâo , do pensamento racional e da sabedoria

4°: Foi um conhecimento superficial sem importancia e sem benefícios.

5°: Pitágoras e Górgias.

Raiane Freitas 1 C manha disse...

1-pré-socraticos;algum deles;Tales,Anaximandro,Amaximenes e Heráciclito de Efesio.

2-fatores,politicos,econonmicos,religiosos e culturais.

3-As experiencias dos filosofos.

4-E um conhecimento superficial sem importância e sem beneficio.

5-Pitagors e Gorgias.O ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído.

5-

felipe duarte disse...

1°= os pré- socratis.Tales de mileto,Anaximandro, Anaximendes e Hera de Efeso

2°= por que querem descobrir o principio(aché)e cosmos(universo)

3°=

4°= é um conhecimento superficial sem importânciae sem beneficiostron

erivan----fabricio disse...

1. Como ficaram conhecidos os primeiros filósofos? Cite o nome de alguns deles.

-os primeiros filosofos ficaram conhecidos como filósofos pré-socrádicos Physis (natureza).
Tales,anoximandro,anaximenes.

2.O que os primeiros filósofos investigavam?

-queriam descobrir o principio (arché) do kosmos (universo).

3. Qual a contribuição dos primeiros filósofos para a filosofia atual?

Andressa Gadelha, Gislleidy Uchoa. Roberta Albuquerque disse...

01-Filósofos pré-socráticos,Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Anaxímenes de Mileto.
02-Os filósofos deste período preocuparam-se quase exclusivamente com os problemas cosmológicos. Estudar o mundo exterior nos elementos que o constituem, na sua origem e nas contínuas mudanças a que está sujeito, é a grande questão que dá a este período seu caráter de unidade.
03-
04-Após as grandes vitórias gregas, atenienses, contra o império persa, houve um triunfo político da democracia, como acontece todas as vezes que o povo sente, de repente, a sua força.

Ana Beatriz Morais Mesquita disse...

1-Como ficaram conhecidos os primeiros filósofos?Cite o nome de alguns deles.
Ficaram conhecidos como filósofos Pré-socráticos ou filósofos da Physis.Tales,Anaximandro e Anaximenes.
2-O que os primeiros filósofos investigavam?
Investigavam o Princípio do kosmo(universo).
3-Qual a contribuição dos primeiros filósofos para a filosofia atual?
Trouxeram o uso da razão para cotidiano.

Mateus Arruda 1° C disse...

1. Eles eram conhecidos como pré-socraticos. Seus nomes eram: Tales de Mileto, Anaximenes de Mileto e Anaximandro de Mileto e Heráclito de Efeso.

josy kelly e camila freitas 1c disse...

1- pré-socráticos e alguns deles: tales; anaximandro;enaximenes,heráciclito de efésio.

2- eles investigavaoo principio [ARCHÉ]do cosmo [UNIVERSO].

3- as experiencias dos filosofos.

4- é um conheçimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5- pitagoras e gorgiais. o ensino dos surfistas nao era ideal; desinteresados na sobe jamente...

jeneffer disse...

1. Como ficaram conhecidos os primeiros filósofos? Cite o nome de alguns deles.
pré-socráticos:tales,anaximandro,anaxímenes.
2. O que os primeiros filósofos investigavam?
Os filósofos deste período preocuparam-se quase exclusivamente com os problemas cosmológicos. Estudar o mundo exterior nos elementos que o constituem, na sua origem e nas contínuas mudanças a que está sujeito, é a grande questão que dá a este período seu caráter de unidade.

3. Qual a contribuição dos primeiros filósofos para a filosofia atual?

4. O que foi a Sofística?

5. Quem foram os principais sofistas? O que eles ensinavam?

josy kelly e camila freitas 1c disse...

1- pré-socráticos e alguns deles: tales; anaximandro;enaximenes,heráciclito de efésio.

2- eles investigavaoo principio [ARCHÉ]do cosmo [UNIVERSO].

3- as experiencias dos filosofos.

4- é um conheçimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5- pitagoras e gorgiais. o ensino dos surfistas nao era ideal; desinteresados na sobe jamente...

Bruna de oliveira alves 1°c disse...

1-pré-socraticos:e alguns deles:tales,anaximando,amaxinenes e heráciclito de efesio.

2-eles investigavão principio[ARCHÉ] do cosmo[UNIVERSO]

3-as experiencias dos filosofos.

4-é o conhecimento superficialsem importância e sem beneficio.

5-Pitagoras e gorgias,o ensino dos surfistas não era ideais;desinteresados na sobe jamente...

yanka eryka silva vasconcelos 1C disse...

eles deixarao1-os pré-socraticos,e alguns deles são:tales de mileto,anaximandro,anaximenes.
2-eles investigavão o princípio(arché)do cosmos(universo).
3-eles deixarão o uso da razão,que eles usam até hoje.
4-é um conhecimento superficial,sem importancia,e sem beneficio.

taynar /lara disse...

Parmênides, Busto de Zenão, Democritus

carlos antunis 1, b disse...

1.pre socratico ou filosofos da natureza. tales de mileto.


2.tentava explicar os acontecimentos da naturaza.

3.tales de mileto ,anaximandro,amendez e heracto de eféos.

4.escola jonica ,escola italica e escola eleata.

5.romperam com as expicações misticas para a origem do unverso e buscaram formular uma cosmologia naturalista , ou seja , uma abordagem que explicasse o universo por causas naturalista.

Alessandra Ribeiro 1B disse...

1-Pre-socraticos ou filosofos da natureza,Tales de Mileto.
2-tentavam explicar os acontecimentos da natureza.
3-Tales de Mileto,Anaximandro,Anaximenes e Heraclito de efeso.
4-escola jonica,escola italica e escola eleata.
5-romperam com as explicaçoes misticas para a origem do universo e buscavam formular uma cosmologia naturalista,ou seja,uma abordagem que explicassem o universo por causas naturalistas.

thais,1b disse...

01-pre-socratico ou filosofos da natureza.
02-tentavam explicar os acontecimentos da natureza.
03-Talies de minedo anaxiando anaximenis e heraclito de efeso.
04-Escola jonica, Escola italica,e Escola ELeata.
05-Romperm com as explicacoes misticas para a origem do universo e buscavam formular uma cosmologia naturalista ,ou seja,uma abordagem que explicassem um universo por causa

Maria Rosana 1B disse...

1- pré-socrates ou filosofos da natureza, Tales de miledo
2-tentavam explicar os acontecimentos da natureza.
3-Tales de miledo,Anaximandro,Anaximenes e Heraclito de efeso.
4-Escola Jonica,escola Italica,e escola Eleata.
5_ Romperm com as explicações misticas para aorigem do universo e buscavam formular uma cosmologia naturalista ,ou seja, uma abordagem que explicassem o universo.

marina silvério de souza 1°B disse...

01.pré-socrático ou filósofos da natureza.
02-tentavam explicar os acontecimentos da natureza
03- tales de mileto anaximandro anaximendes e heraclito de efeso
04-escola jonica, escola italica e escola eleata.
05-romperam com a as explicaçoes misticas para a origem do universo que buscavam formular uma cosmologia naturalista ou seja uma abordagem que explicar-se o universo

bruno c.saldanha 1ano b disse...

1.pre socratico ou filosofos da natureza
2.tentava explicar os acontecimentos da natureza
3.tales de nileto anaxinando,amendez e heracto de eféos
4.escola jonica ,escola italica e escola eleata
5.romperam com as expicaçoesmiticas para a origem do universo e buscanam formula um cosmologia naturalista ou seja ,umaabordagem que explicasse o universo por causas naturalistica

Isabel Cristina_ n° 19 _1°ano 'b' disse...

1° pré-socraticos, Anaximandro de Mileto, Tales de Mileto, Anaximane de Mileto.

2°Os problemas cosmológico, Estudar o mundo exterior nos elementos que o constituem, na sua origem e nas contínuas mudanças a que está sujeito.

3° Contribuiram para novos questionamentos, pois foi a parti de seus pensamento que surgio a filosofia.

4° Foi um movimento político da democracia, como acontece todas as vezes que o povo sente, de repente, a sua força. E visto que o domínio pessoal, em tal regime, depende da capacidade de conquistar o povo pela persuasão, compreende-se a importância que, em situação semelhante, devia ter a oratória e, por conseguinte, os mestres de eloqüência. Os sofistas, sequiosos de conquistar fama e riqueza no mundo, tornaram-se mestres de eloqüência, de retórica, ensinando aos homens ávidos de poder político a maneira de consegui-lo.

5° Sócrates,Protágoras. Os sofistas estabelecem uma oposição especial entre natureza e lei, quer política, quer moral, considerando a lei como fruto arbitrário, interessado, mortificador, uma pura convenção, e entendendo por natureza, não a natureza humana racional, mas a natureza humana sensível, animal, instintiva.

paulo henrique 1.b disse...

1. pre socratico ou filosofos da natureza.

2.tentavam explicar o acontecimento da natureza.
3. tales de mileto , anaximandro,anaximendez,e heracto de eféos.
4. escola jonica , escola italica e escola eleata.
5. romperam com as explicações misticas para a origem do universo e buscaram formular uma cosmologia naturalista ,ou seja, uma abordagem que explicasse o universo por causa naturalista.

Denise de Alcantara Panza- 1 ano B disse...

1. Como ficaram conhecidos os primeiros filósofos? Cite o nome de alguns deles.
Pré-socráticos,Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Anaxímenes de Mileto.

2. O que os primeiros filósofos investigavam?
Com os problemas cosmológicos. Estudar o mundo exterior nos elementos que o constituem, na sua origem e nas contínuas mudanças a que está sujeito, é a grande questão que dá a este período seu caráter de unidade.

3. Qual a contribuição dos primeiros filósofos para a filosofia atual?
A partir do uso da razão para questionar a realidade, as coisas, pois foi a partir dos seus pensamentos que as pessoas começaram a enxergar e questionar o por que de cada coisa.

4. O que foi a Sofística?
Foi um triunfo político da democracia, como acontece todas as vezes que o povo sente, de repente, a sua força.E visto que o domínio pessoal, em tal regime, depende da capacidade de conquistar o povo pela persuasão, compreende-se a importância que, em situação semelhante, devia ter a oratória e, por conseguinte, os mestres de eloqüência.

5. Quem foram os principais sofistas? O que eles ensinavam?
Protágoras foi o maior de todos, chefe de escola e teórico da sofística, e Sócrates.
O ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído. O conteúdo desse ensino abraçava todo o saber, a cultura, uma enciclopédia, não para si mesma, mas como meio para fins práticos e empíricos e, portanto, superficial.

marcio disse...

1ª Os primeiro Filofos ficaram conhecidos como Pré-Socraticos ou Filosofos das PHYSIS.

2ª Eles investigavam os acontecimentos da natureza.

3ªPropiciaram ambiente para o surgimento busca racional de expplicação da origem do mundo.

4ºsofisma é qualquer raciocínio caviloso ou falso, mas que se apresenta com coerência e que tem por objetivo induzir outros indivíduos ao erro mediante ações de má-fé.

5ªProtágoras de Abdera e Górgias de Leontini.
Cada sofista expunha ou salientava os conteúdos que considerava importantes e não tinha de dar satisfações a ninguém sobre a escolha efectuada

Name : Marcio Rhaone Nº 28

taynar/lara disse...

2.o mundo exterior julgando-se encontrar ai tambem o principio unitario de todas as coisas.
3.

fabricio 1ºanob disse...

1ª foram os pre-socraticos ou filosofos da natureza.Tales de mileto.
2ª A filosofia da grecia antiga.
3ª Eles contribuiram para novas questionamemtos.
4ªOs sofistas se compunham de grupos de mestres que viajavam de cidade em cidade realizando aparições públicas para atrair estudantes,
5ºEram professores que ensinavam por todas as partes da Grécia. Numa época em que a democracia grega exigia a confrontação pública dos cidadãos para resolverem seus problemas comerciais e jurídicos, os sofistas ensinavam, em troca de uma remuneração, a persuasão e a retórica.

Anônimo disse...

1-os primeiros filósofos eram conheci
dos como filósofos pré- socráticos. Pitágoras, Anaximandro de Milé
tos.
2- Filosofia na Grécia Antiga.

jader 1ºb disse...

1.Pré-Socratica os filosofos da natureza.Platão Tales de Mileto.
2.A Filosofia na Grécia Antiga.
3.Propiciaram ambiente para surgimento da busca racional de explicação da origem do mundo.
4.argumento ou raciocínio concebido com o objetivo de produzir a ilusão da verdade, que, embora simule um acordo com as regras da lógica, apresenta, na realidade, uma estrutura interna inconsistente, incorreta e deliberadamente enganosa.
5.Os sofistas se compunham de grupos de mestres que viajavam de cidade em cidade realizando aparições públicas para atrair estudantes, de quem cobravam taxas para oferecer-lhes educação.

Rubens Freitas e joão victor ! disse...

1°) R- pitagoras ,Heráclito de Éfeso, Empédocles de Agrigento, Anaxágoras de Clazômenas.
Tales de Mileto . ficaram conhecido como filosofos da natureza !

2°) R- O tema central dos primeiros filósofos, até Sócrates foi o da natureza. Mas não foi inteiramente exclusivo, até porque a tendência da filosofia iniciante foi monista. Na visão pré-socrática o espírito e a matéria, sobretudo dos jônicos, são faces da mesma coisa, e esta coisa incluía a própria divindade

3°) R- Os gregos foram, sem dúvida, povos que contribuíram grandemente para o desenvolvimento da cultura e da ciência, povos de grande esplendor cultural. Para se ter uma idéia, os romanos copiaram grande parte da cultura grega. Um desses exemplos são os deuses romanos, que nada mais são do que uma cópia dos deuses gregos

4°)R- Os sofistas se compunham de grupos de mestres que viajavam de cidade em cidade realizando aparições públicas (discursos, etc) para atrair estudantes, de quem cobravam taxas para oferecer-lhes educação.

Os gregos foram, sem dúvida, povos que contribuíram grandemente para o desenvolvimento da cultura e da ciência, povos de grande esplendor cultural. Para se ter uma idéia, os romanos copiaram grande parte da cultura grega. Um desses exemplos são os deuses romanos, que nada mais são do que uma cópia dos deuses gregos

arthur1º b disse...

1.Pré-Socratica os filosofos da natureza.Platão Tales de Mileto.
2.A Filosofia na Grécia Antiga.
3.Propiciaram ambiente para surgimento da busca racional de explicação da origem do mundo.
4.argumento ou raciocínio concebido com o objetivo de produzir a ilusão da verdade, que, embora simule um acordo com as regras da lógica, apresenta, na realidade, uma estrutura interna inconsistente, incorreta e deliberadamente enganosa.
5.Os sofistas se compunham de grupos de mestres que viajavam de cidade em cidade realizando aparições públicas para atrair estudantes, de quem cobravam taxas para oferecer-lhes educação.

paulo vitor teles 1º b disse...

1.os primeiros filosofos sao chamados de filosofos pre-socrates os filosofos da physis (natureza).pre-socrates por que antecederam a socrates ,o grande fisofos da physis por que por que se preucupavam com a origem (arche) do kosmo (universo)
2.eles investigavam os acontecimento da natureza.
3.propocionaram ambiente para o surgimento da busca racional de explicaçao da busca racional de explicaçao da origem do mundo

Gessica de albulquerque 1b disse...

1-foram conhecidos como Pré-socráticos filósofos da natureza. Tales de Mileto.
2-mundo exterior,principio unitário de todas as coisas,denominação cronológica do período pré-socráticos.
3-propocionaram ambiente para o surgimento da busca racional de explicação da origem do mundo.
4-se compunham de grupos de mestre que viajavam de cidade em cidade realizando aparições públicas pra atrair estudantes de quem cobravam taxas para oferecer-lhes educação.
5-Protágoras.chefe de escola e teórico da sofística.

Amanda 1 ano B disse...

1- pré-socrates ou filosofos da natureza, Tales de miledo
2-tentavam explicar os acontecimentos da natureza.
3-Tales de miledo,Anaximandro,Anaximenes e Heraclito de efeso.
4-Escola Jonica,escola Italica,e escola Eleata.
5_ A época de ouro da sofística foi - pode-se dizer - a segunda metade do século V a.C. O centro foi Atenas, a Atenas de Péricles, capital democrática de um grande império marítimo e cultural. Os sofistas maiores foram quatro. Os menores foram uma plêiade, continuando até depois de Sócrates, embora sem importância filosófica.Protágoras foi o maior de todos, chefe de escola e teórico da sofística.Górgias

ana kesia serie;1 b disse...

01- Pré-socraticos.
tales de Mileto
02-Investigavam os acontecimento da natureza.
03-ajudavam para os novos pensamentos
04- foi um triunfo politico da democracia.
05-Protágoros ensina a destruir os morais

Naiane 1ºB disse...

1º)ficaram conhecidos com os pré-socráticos e Sofistas.
Tales de Mileto,
Anaximandro de Mileto,
Anaxímenes de Mileto.
2º)ele investigavam problemas cosmologicos.
3º)contribuiram para novos questionamentos.
4º)Sofistas foram os sabios de antigamente.
5º)Protágoras,Protágoras de Abdera,Górgias de Leôncio,
Os sofistas, sequiosos de conquistar fama e riqueza no mundo, tornaram-se mestres de eloqüência, de retórica, ensinando aos homens ávidos de poder político a maneira de consegui-lo. Diversamente dos filósofos gregos em geral, o ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído. O conteúdo desse ensino abraçava todo o saber, a cultura, uma enciclopédia, não para si mesma, mas como meio para fins práticos e empíricos e, portanto, superficial.

sâmia disse...

1º) ficaram conhecidos como pré-socráticos e sofistas; anaxímenes de mileto: anaxímandro de mileto: pitágoras de samos: tales de mileto:
2º) eles investigavam os problemas cronológicos.
3º) Estudar o mundo exterior nos elementos que o constituem, na sua origem e nas contínuas mudanças.
4º)foram grandes vitórias gregas, atenienses, contra o império persa.

sara coelho 1B disse...

1-pre-socraticoso ou filósofos da natureza.
2-tentavam explicar os acontecimentos da natureza.
3-tales de mileto,anaximando,anaximennes e heracto de eféos.
4-escola jonica,escola italica e escola eleata.
5-romperam com as explicações míticas para a origem do universo e buscavam formula um cosmologia naturalista, ou seja, uma abordagem que explicasse o universo por causas naturalistas.w

Diana Alves & Mayara Campos 1º A disse...

1-os primeiros filosofos ficaram conhecidos como filósofos pré-socrádicos Physis (natureza).
Tales,anoximandro,anaximenes.
2-tentaram explicar os acontecimentos das natureza
(fatores politicos, fatores economicos, fatores religiosos e fatores culturais).
3-Estudar o mundo exterior nos elementos que o constituem, na sua origem e nas contínuas mudanças
04-Após as grandes vitórias gregas, atenienses, contra o império persa, houve um triunfo político da democracia, como acontece todas as vezes que o povo sente, de repente, a sua força.
5-protágoras e Górgias.

Mayara campos e Diana Alves 1ºA disse...

1-eles tinham o pensamento institivamente voltada para o mundo exterior, julgando encontrar aí também o pricínpio unitário das coisas.
2-fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.
3-As experiências da razâo , do pensamento racional e da sabedoria
4-Após as grandes vitórias gregas, atenienses, contra o império persa, houve um triunfo político da democracia, como acontece todas as vezes que o povo sente, de repente, a sua força.
5-protágoras e Gorgias

cleiciane de Oliveira Alcântara disse...

01.os primeiros filosófos ficaram conhecidos como filosófos pré-socratos ou filosófos da physis (natureza).

02.investigavam as causas do nascimento da filosofia na grécia antiga.

03.As experiencias da razão do pensamento racional e da sabedoria.

04.Foi um conhecimento soperficial sem importancia e sem beneficio.

05.Pítagoras e Górgiaso ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído.

Kalianny S. de Sousa N°33 disse...

1- Os primeiros filosofos ficaram conhecidos como filosofos pré-socráticos ou filósofos da physis (natureza); Tales,Anaximandro,Anaximenes.

2- Investigavam as causas do nascimento da filosofia na Grécia antiga.

3- As experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4- Foi um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5-Pitagoras e gorgias,o ensino dos surfistas não era ideais;desinteresados na sobe jamente...

karina ´ximenes disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes. 2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais. 3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria. 4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.
5.potágoras e goias.....

Aglaia'Coriny disse...

1-porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.
2-a tentativa de explicar a origem,a ordem e o caos,o cosmo das coisas por meio de um sistema organico.
3-propiciaram ambiente parao surgimento da busca racional de explicação da origem do mundo do desenvolvimento da natureza do processo pelo qual as coisas se constituem realizada pelos primeiros filosofos.
4-um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.
5-Protágoras e Górgias

karina ´ximenes disse...

1.Porque antecederam sócrati considerado o maior filosofo.pré-socraticos eos filosofos da natureza.tales anaximandro,anaximenes.
2.Fatores politicos, fatores economicos, fatores religiosos, fatores culturas1.3.As experiencias da razão do pensamento racional e da sabedoria.4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficio . 5.potagoras e goias

Isadélia Sara 1- ano A disse...

1.Conhecidos como Pré-Socráticos ou Filosofos da Physis(natureza) algum deles: Tales, Anaximandro, Anaxímenes.

2.Queriam descobrir o principio (arché) do kosmos (universo). E as causas do surgimento da filosofia na grecia antiga

3.Trouxeram o uso da razão para cotidiano. E as experiencias dos filosofos.

4.Foi um triunfo político da democracia, como acontece todas as vezes que o povo sente, de repente, a sua força

5- Protágoras foi o maior de todos, chefe de escola e teórico da sofística, e Sócrates.
O ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído.

henrique da silva 1ºA disse...

1.porque antecederam a socrates o grande filosofo grego.filosofo da physis porque queriam descobrir qual o principio (arche)do kosmos (universo).
2.2.Fatores politicos, fatores economicos, fatores religiosos, fatores culturas
3.As experiencias da razão do pensamento racional e da sabedoria.
4.É um conhecimento soperficial sem importancia e sem beneficio
5.Protágoras e Górgias ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído

rayane disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.
5.potágoras e goias ...

Bruna Maria, Paula Rayssa 1- ano A disse...

1.Conhecidos como Pré-Socráticos ou Filosofos da Physis(natureza) algum deles: Tales, Anaximandro, Anaxímenes.

2.Queriam descobrir o principio (arché) do kosmos (universo). E as causas do surgimento da filosofia na grecia antiga

3.Trouxeram o uso da razão para cotidiano. E as experiencias dos filosofos.

4.Foi um triunfo político da democracia, como acontece todas as vezes que o povo sente, de repente, a sua força

5- Protágoras foi o maior de todos, chefe de escola e teórico da sofística, e Sócrates.
O ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído.

Ana Suelen 1 - ANO A disse...

1.Conhecidos como Pré-Socráticos ou Filosofos da Physis(natureza) algum deles: Tales, Anaximandro, Anaxímenes.

2.Queriam descobrir o principio (arché) do kosmos (universo). E as causas do surgimento da filosofia na grecia antiga

3.Trouxeram o uso da razão para cotidiano. E as experiencias dos filosofos.

4.Foi um triunfo político da democracia, como acontece todas as vezes que o povo sente, de repente, a sua força

5- Protágoras foi o maior de todos, chefe de escola e teórico da sofística, e Sócrates.
O ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído.

bruno ewerton 1ºA disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.
2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.
3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.
4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

Anônimo disse...

YURI LUCAS 1ºA E DANIEL JOSE
1. Como ficaram conhecidos os primeiros filósofos? Cite o nome de alguns deles.
R:Pouco se sabe a respeito dos pioneiros do pensamento ocidental. De seus textos restaram apenas fragmentos. Suas idéias chegaram a nós por intermédio das versões apresentadas pelos pensadores que vieram depois, e que os apresentam como "primeiros filósofos". Não fosse isso, eles talvez ficassem conhecidos como escritores com pretensões vagamente científicas, com suas investigações peculiares sobre a natureza. Esses pioneiros surgiram na Jônia, colônia fundada na costa asiática da Grécia por antigos micênios, que ali se refugiaram das invasões dóricas,
Pela tradição clássica Tales, nascido em Mileto, é considerado o primeiro filósofo, Viveu provavelmente entre o final do séc. VII e meados do séc. VI a.C. Matemático e astrônomo, previu o eclipse do Sol de 585 a.C. Diz-se que, distraído, teria caído num poço quando contemplava os astros. Mas comenta-se, também, que foi um hábil negociante, e que prosperou muito por causa da astúcia. De seu pensamento só ficaram interpretações formuladas por outros filósofos, que lhe atribuíram uma idéia básica: a de que tudo se origina da água.
2. O que os primeiros filósofos investigavam?
R:os fenômenos da natureza e buscaram o princípio de todas as coisas, bem como seus nexos causais. Ou seja, eles queriam entender a relação que existia entre causa e efeito de tudo. Assim, podemos dizer que eles tinham um tema central de pesquisa.
3. Qual a contribuição dos primeiros filósofos para a filosofia atual?
R:propiciaram ambiente para o surgimento da busca racial de explicacão da origem do mundo,do desenvolvimento da natureza, do processo pela qual as coisas se constituem realizada pelos primeiros filosofos gregos.
4. O que foi a Sofística?
R: a sofística sempre entrou como parte da retórica ou da literatura, mas não da filosofia. Presentemente, há uma retomada das pesquisas sobre esse tema. Na Europa, do século XX, cunharam o termo "logologia" (por oposição à ontologia), que é uma reflexão sobre o logos. Em linhas gerais, trata-se do modo como construímos o nosso modo de falar. Nos Estados Unidos, alguns autores falam da "neo-sofística", movimento que revaloriza a retórica, principalmente o papel das emoções e das circunstâncias na construção das falas.

5. Quem foram os principais sofistas? O que eles ensinavam?
R:Os sofistas mais importantes foram Protágoras de Abdera (ca. 480-410 a. C.), Hípias de Élis (séc. V a. C.) e Górgias.

Anônimo disse...

YURI LUCAS 1ºA E DANIEL JOSE
1. Como ficaram conhecidos os primeiros filósofos? Cite o nome de alguns deles.
R:Pouco se sabe a respeito dos pioneiros do pensamento ocidental. De seus textos restaram apenas fragmentos. Suas idéias chegaram a nós por intermédio das versões apresentadas pelos pensadores que vieram depois, e que os apresentam como "primeiros filósofos". Não fosse isso, eles talvez ficassem conhecidos como escritores com pretensões vagamente científicas, com suas investigações peculiares sobre a natureza. Esses pioneiros surgiram na Jônia, colônia fundada na costa asiática da Grécia por antigos micênios, que ali se refugiaram das invasões dóricas,
Pela tradição clássica Tales, nascido em Mileto, é considerado o primeiro filósofo, Viveu provavelmente entre o final do séc. VII e meados do séc. VI a.C. Matemático e astrônomo, previu o eclipse do Sol de 585 a.C. Diz-se que, distraído, teria caído num poço quando contemplava os astros. Mas comenta-se, também, que foi um hábil negociante, e que prosperou muito por causa da astúcia. De seu pensamento só ficaram interpretações formuladas por outros filósofos, que lhe atribuíram uma idéia básica: a de que tudo se origina da água.
2. O que os primeiros filósofos investigavam?
R:os fenômenos da natureza e buscaram o princípio de todas as coisas, bem como seus nexos causais. Ou seja, eles queriam entender a relação que existia entre causa e efeito de tudo. Assim, podemos dizer que eles tinham um tema central de pesquisa.
3. Qual a contribuição dos primeiros filósofos para a filosofia atual?
R:propiciaram ambiente para o surgimento da busca racial de explicacão da origem do mundo,do desenvolvimento da natureza, do processo pela qual as coisas se constituem realizada pelos primeiros filosofos gregos.
4. O que foi a Sofística?
R: a sofística sempre entrou como parte da retórica ou da literatura, mas não da filosofia. Presentemente, há uma retomada das pesquisas sobre esse tema. Na Europa, do século XX, cunharam o termo "logologia" (por oposição à ontologia), que é uma reflexão sobre o logos. Em linhas gerais, trata-se do modo como construímos o nosso modo de falar. Nos Estados Unidos, alguns autores falam da "neo-sofística", movimento que revaloriza a retórica, principalmente o papel das emoções e das circunstâncias na construção das falas.

5. Quem foram os principais sofistas? O que eles ensinavam?
R:Os sofistas mais importantes foram Protágoras de Abdera (ca. 480-410 a. C.), Hípias de Élis (séc. V a. C.) e Górgias.

isabella raquel 1 ano A disse...

1.como pré-socráticos,ou filósofos da physis(natureza).Aristóteles,
Tales,Anaximandro e Anaximenes.
2.As causas do nascimento da filósofia na grécia antiga.
3.O desenvolvimento da natureza,a busca racional de explicaçÂo da origem do mundo e etc.
4.

azael 1º A disse...

1 pré-socraticos;algum deles;Tales,Anaximandro,Amaximenes e Heráciclito de Efesio.

2 .Fatores politicos, fatores economicos, fatores religiosos, fatores culturas

3 As experiencias da razão do pensamento racional e da sabedoria.

4.É um conhecimento soperficial sem importancia e sem beneficio

5-Pítagoras e Górgiaso ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído

josé lucas moraes disse...

1º=os primeiros filosófos ficaram conhecidos como filosófos pré-sócraticos ou filosófos da physis

2ºfatores politicos e economicos,fatores culturais e fatores religiosos

3ºproporcionar ambiente para o surgimento da busca racional de explicaçâo da origem do mundo, do desenvolvimento da naturesa do pracesso pelo qual as coisas se constituem

4ºe um conhecimento superficial que nâo tem inportancia e nâo tem beneficios.

Thiago Souza 1ºA disse...

1.Os primeiros filósofos ficaram conhecidos como filósofos pré socráticos ou da physis. Tales,Anaximandro,Anaximenes e Heráclito de Éfeso.

2.Fatores políticos,fatores economicos,fatores culturais e fatores religiosos.

3.As experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.É um conhecimento superficial sem importancia e sem benefícios.

5.Pitágoras e Górgias.ur

wellington disse...

2os problemas cosmológicos. Estudar o mundo exterior nos elementos que o constituem,
3.realizado pelos sofistas que é um termo considerado "sabio




'

Gislleidy Uchoa disse...

1. Como ficaram conhecidos os primeiros filósofos? Cite o nome de alguns deles.
Filósofos pré-socráticos,Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Anaxímenes de Mileto.

2. O que os primeiros filósofos investigavam?
Os filósofos deste período preocuparam-se quase exclusivamente com os problemas cosmológicos. Estudar o mundo exterior nos elementos que o constituem, na sua origem e nas contínuas mudanças a que está sujeito, é a grande questão que dá a este período seu caráter de unidade.

3. Qual a contribuição dos primeiros filósofos para a filosofia atual?
A partir do uso da razão para questionar a realidade, as coisas, pois foi a partir dos seus pensamentos que as pessoas começaram a enxergar e questionar o por que de cada coisa.

4. O que foi a Sofística?
Os sofistas se compunham de grupos de mestres que viajavam de cidade em cidade realizando aparições públicas (discursos, etc) para atrair estudantes, de quem cobravam taxas para oferecer-lhes educação. O foco central de seus ensinamentos concentrava-se no logos ou discurso, com foco em estratégias de argumentação. Os mestres sofistas alegavam que podiam "melhorar" seus discípulos, ou, em outras palavras, que a "virtude" seria passível de ser ensinada.

5. Quem foram os principais sofistas? O que eles ensinavam?
Os Sofistas mais importantes foram: Protágoras de Abdera e Górgias de Leontini.Os sofistas eram professores viajantes que, por determinado preço, vendiam ensinamentos práticos de Filosofia.

ana carla/ ana waleska nº01;nº03 1ano G tarde disse...

1.porque antecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos ,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.
2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais .
3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.
4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficio .
5. potágoras ...

cecília 1 G disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.potágoras e goias. eu amo filosofia.

elizabeth 1 G disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.potágoras e goias ...

hadna midian 1 G disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.potágoras e goias ...

Thays Lenne 1°G disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.potágoras e goias ..

Italo 1 - "G" Tarde disse...

1. Porque aconteceu a socrates considerado o maior filosofo da Grécia antiga e os primeiros filósofos e-Tales Anaximandro e maximense.

2. Fatores políticos,fatores religiosos,fatores econômicos,fatores culturais.

3. As experiências da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4. É um conhecimento superficial sem importância e sem benefícios.

5. Pitágoras e Gôrgias.

Anderson 1ºG Nº4 disse...

1-pré-socraticos;algum deles;Tales,Anaximandro,Amaximenes e Heráciclito de Efesio.

2-fatores,politicos,econonmicos,religiosos e culturais.

3-As experiencias dos filosofos.

4-E um conhecimento superficial sem importância e sem beneficio.

5-Pitagors e Gorgias.O ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído.

Thays Lenne 1°G disse...

1. Porque aconteceu a socrates considerado o maior filosofo da Grécia antiga e os primeiros filósofos e-Tales Anaximandro e maximense.

2. Fatores políticos,fatores religiosos,fatores econômicos,fatores culturais.

3. As experiências da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4. É um conhecimento superficial sem importância e sem benefícios.

5. Pitágoras e Gôrgias.

Welberton 1 - "G" Tarde disse...

1- pré-socráticos e alguns deles: tales; anaximandro;enaximenes,heráciclito de efésio.

2- eles investigavaoo principio [ARCHÉ]do cosmo [UNIVERSO].

3- as experiencias dos filosofos.

4- é um conheçimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5- pitagoras e gorgiais. o ensino dos surfistas nao era ideal; desinteresados na sobe jamente...

Sidney 1ºG Nº20 disse...

1-pré-socraticos;algum deles;Tales,Anaximandro,Amaximenes e Heráciclito de Efesio.

2-fatores,politicos,econonmicos,religiosos e culturais.

3-As experiencias dos filosofos.

4-E um conhecimento superficial sem importância e sem beneficio.

5-Pitagors e Gorgias.O ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído.

Flaviana 1°G disse...

1°: Porque aconteceu a socrates considerado o maior filosofo da Grécia antiga e os primeiros filosofos e-tales anaximandro e amaximenes .

2°: Fatores políticos,fatores religiosos,fatores econômicos,fatores culturais

3°: As experiências da razâo , do pensamento racional e da sabedoria

4°: Foi um conhecimento superficial sem importancia e sem benefícios.

5°: Pitágoras e Górgias.

neise mariana 1G disse...

1. Como ficaram conhecidos os primeiros filósofos? Cite o nome de alguns deles.

2. O que os primeiros filósofos investigavam?

3. Qual a contribuição dos primeiros filósofos para a filosofia atual?

4. O que foi a Sofística?
1.Porque antecederam sócrati considerado o maior filosofo.pré-socraticos eos filosofos da natureza.tales anaximandro,anaximenes.
2.Fatores politicos, fatores economicos, fatores religiosos, fatores culturas
3.As experiencias da razão do pensamento racional e da sabedoria.
4.É um conhecimento soperficial sem importancia e sem beneficio
5.Protágoras e Górgias
5. Quem foram os principais sofistas? O que eles ensinavam?

maria luana 1G TARDE N: 38 disse...

1.Porque antecederam sócrati considerado o maior filosofo.pré-socraticos eos filosofos da natureza.tales anaximandro,anaximenes.
2.Fatores politicos, fatores economicos, fatores religiosos, fatores culturas
3.As experiencias da razão do pensamento racional e da sabedoria.
4.É um conhecimento soperficial sem importancia e sem beneficio
5.Protágoras e Górgias

apollo abreu cota disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.
2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.
3-As experiencias dos filosofos.
4-É um conhecimento soperficial sem importancia e sem beneficio
5. Pitágoras e Gôrgias.

Ana Waleska/ nº:03 1ano G disse...

1º. Porque aconteceu a socrates considerado o maior filosofo da Grécia antiga e os primeiros filósofos e-Tales Anaximandro e maximense.

2º. Fatores políticos,fatores religiosos,fatores econômicos,fatores culturais.

3º. As experiências da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4º. É um conhecimento superficial sem importância e sem benefícios.

5º. Pitágoras e Gôrgias.
3 de maio de 2011 04:00

antonio leite 1g disse...

1.
-os primeiros filosofos ficaram conhecidos como filósofos pré-socrádicos Physis (natureza).
Tales,anoximandro,anaximenes.

2.
queriam descobrir o principio (arché) do kosmos (universo).

3.as experiencias dos filosofos.

4- é um conheçimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5- pitagoras e gorgiais. o ensino dos surfistas nao era ideal; desinteresados na sobe jamente..

Anônimo disse...

1º G Thais Torres

1.porque antecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos ,e os filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.
2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais .
3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.
4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficio .
5.Protágoras e Górgias

Caroline marinho1g tarde n13 disse...

1-Pre-Socraticos
,alguns deles Tales,Anaximandro,Anaximenes,Hera de Efeso.

2-Porque queriam descobrir o principio(ACHÉ) dos COSMOS (UNIVERSO).

3-As experiençias dos filosofos.

4-E um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5-Pítagoras e Górgiaso ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído

Jamilson 1º G nº 29 disse...

1 - porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2 - Fatores politicos, fatores economicos, fatores religiosos, fatores culturas

3 - .As experiencias da razão do pensamento racional e da sabedoria.

4 - é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5 - Protágoras e Górgias

Amanda nº 36 1º G disse...

1 - porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2 - Fatores politicos, fatores economicos, fatores religiosos, fatores culturas

3 - .As experiencias da razão do pensamento racional e da sabedoria.

4 - é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5 - Protágoras e Górgias

kallel 1g disse...

1- pré-socráticos e alguns deles: tales; anaximandro;enaximenes,heráciclito de efésio.

2- eles investigavaoo principio [ARCHÉ]do cosmo [UNIVERSO].

3- as experiencias dos filosofos.

4- é um conheçimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5- pitagoras e gorgiais. o ensino dos surfistas nao era ideal; desinteresados na sobe jamente...

neise mariana 1G disse...

1º)ficaram conhecidos com os pré-socráticos e Sofistas.
Tales de Mileto,
Anaximandro de Mileto,
Anaxímenes de Mileto.
2º)ele investigavam problemas cosmologicos.
3º)contribuiram para novos questionamentos.
4º)Sofistas foram os sabios de antigamente.
5º)Protágoras,Protágoras de Abdera,Górgias de Leôncio,

antonio evangelista 1G disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.
2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais .
3. As experiências da razão,do pensamento racional e da sabedoria.
4-E um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.
5. Pitágoras e Gôrgias.

michelly 1º G disse...

1. Porque aconteceu a socrates considerado o maior filosofo da Grécia antiga e os primeiros filósofos e-Tales Anaximandro e maximense.

2. Fatores políticos,fatores religiosos,fatores econômicos,fatores culturais.

3. As experiências da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4. É um conhecimento superficial sem importância e sem benefícios.
5.potágoras e goias .

jaime Nº28/1ºG disse...

1ºPítagoras e Górgiaso ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído
2ºPítagoras e Górgiaso ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído
3ºAs experiências da razão,do pensamento racional e da sabedoria.
4º.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficio .
5ºPítagoras e Górgiaso ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído

denis nº16 / 1ºG disse...

.1. Porque aconteceu a socrates considerado o maior filosofo da Grécia antiga e os primeiros filósofos e-Tales Anaximandro e maximense.
2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais 3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.. 4-E um conhecimento superficial sem improtanciae sem beneficios
5.pitagoras...

liliane 1º G disse...

1-Pre-Socraticos
,alguns deles Tales,Anaximandro,Anaximenes,Hera de Efeso.

2-Porque queriam descobrir o principio(ACHÉ) dos COSMOS (UNIVERSO).

3-As experiençias dos filosofos.

4-E um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5-Pítagoras e Górgiaso ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído

ANA CARLA Nº 01 1º ANO G disse...

1. Como ficaram conhecidos os primeiros filósofos? Cite o nome de alguns deles:filosofo.pré-socraticos,tales anaximandro,anaximenes.

2. O que os primeiros filósofos investigavam?INVESTIGAVAM SOBRE O PRINCIPIO DO COSMO Ó SEJA O PRINCIPIO DO UNIVERSO

3. Qual a contribuição dos primeiros filósofos para a filosofia atual?as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria QUE NOS AJUDAR A COMPRIENDER MAIS SOBRE OS PENSAMENTOS HUMANOS

4. O que foi a Sofística?E visto que o domínio pessoal, em tal regime, depende da capacidade de conquistar o povo pela persuasão, compreende-se a importância que, em situação semelhante, devia ter a oratória e, por conseguinte, os mestres de eloqüência.

5. Quem foram os principais sofistas? O que eles ensinavam?Protágoras foi o maior de todos, chefe de escola e teórico da sofística.

Wagner de Sousa 1H...=D disse...

1.pq e considerado socrátes o maior filosofo.

2.em todos os fatores com o politico,economico,culturais e religiosos...

3.experiencia da razão, do pensamento racional e sabedoria

4.É um conhecimento superficial sem beneficios algum.

5.Pitagoras e Goiais.

Wagner de Sousa 1H...=D disse...

1.pq e considerado socrátes o maior filosofo.

2.em todos os fatores com o politico,economico,culturais e religiosos...

3.experiencia da razão, do pensamento racional e sabedoria

4.É um conhecimento superficial sem beneficios algum.

5.Pitagoras e Goiais.

Davyd 1H disse...

.pq e considerado socrátes o maior filosofo.

2.em todos os fatores com o politico,economico,culturais e religiosos...

3.experiencia da razão, do pensamento racional e sabedoria

4.É um conhecimento superficial sem beneficios algum.

5.Pitagoras e Goiais

Unknown disse...

1.. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.potágoras e goias ...

Wagner de Sousa 1H...=D disse...

.pq e considerado socrátes o maior filosofo.

2.em todos os fatores com o politico,economico,culturais e religiosos...

3.experiencia da razão, do pensamento racional e sabedoria

4.É um conhecimento superficial sem beneficios algum.

5.Pitagoras e Goiais

Davyd 1H disse...

.pq e considerado socrátes o maior filosofo.

2.em todos os fatores com o politico,economico,culturais e religiosos...

3.experiencia da razão, do pensamento racional e sabedoria

4.É um conhecimento superficial sem beneficios algum.

5.Pitagoras e Goiais

Eclesiane 1H disse...

.pq e considerado socrátes o maior filosofo.

2.em todos os fatores com o politico,economico,culturais e religiosos...

3.experiencia da razão, do pensamento racional e sabedoria

4.É um conhecimento superficial sem beneficios algum.

5.Pitagoras e Goiais

Thiago Ligier 1h disse...

1-Conhecidos como pré-socráticos. Tales,Anaximandro,Anaximenes,Hera de Efeso.
2-Fatores políticos,fatores religiosos,fatores econômicos,fatores culturais.
3-as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.
4-É um conhecimento soperficial sem importancia e sem beneficio.
5-Protágoras e Górgias

naiane 1H kkkk disse...

.pq e considerado socrátes o maior filosofo.

2.em todos os fatores com o politico,economico,culturais e religiosos...

3.experiencia da razão, do pensamento racional e sabedoria

4.É um conhecimento superficial sem beneficios algum.

5.Pitagoras e Goiais

maria daiane 1H disse...

.pq e considerado socrátes o maior filosofo.

2.em todos os fatores com o politico,economico,culturais e religiosos...

3.experiencia da razão, do pensamento racional e sabedoria

4.É um conhecimento superficial sem beneficios algum.

5.Pitagoras e Goiais

kkkkkkkkkk,rsrsrsrsrsrsrsr

maria joise 1h disse...

.pq e considerado socrátes o maior filosofo.

2.em todos os fatores com o politico,economico,culturais e religiosos...

3.experiencia da razão, do pensamento racional e sabedoria

4.É um conhecimento superficial sem beneficios algum.

5.Pitagoras e Goiais

maria juliana 1H rsrsrsrs disse...

.pq e considerado socrátes o maior filosofo.

2.em todos os fatores com o politico,economico,culturais e religiosos...

3.experiencia da razão, do pensamento racional e sabedoria

4.É um conhecimento superficial sem beneficios algum.

5.Pitagoras e Goiais

Renato santana 1º H disse...

01) porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

02) fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

03) as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

04) é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficio

05) potágoras e goias

Luan Alves 1º H disse...

1. Como ficaram conhecidos os primeiros filósofos? Cite o nome de alguns deles.
R:Pouco se sabe a respeito dos pioneiros do pensamento ocidental. De seus textos restaram apenas fragmentos. Suas idéias chegaram a nós por intermédio das versões apresentadas pelos pensadores que vieram depois, e que os apresentam como "primeiros filósofos". Não fosse isso, eles talvez ficassem conhecidos como escritores com pretensões vagamente científicas, com suas investigações peculiares sobre a natureza. Esses pioneiros surgiram na Jônia, colônia fundada na costa asiática da Grécia por antigos micênios, que ali se refugiaram das invasões dóricas,
Pela tradição clássica Tales, nascido em Mileto, é considerado o primeiro filósofo, Viveu provavelmente entre o final do séc. VII e meados do séc. VI a.C. Matemático e astrônomo, previu o eclipse do Sol de 585 a.C. Diz-se que, distraído, teria caído num poço quando contemplava os astros. Mas comenta-se, também, que foi um hábil negociante, e que prosperou muito por causa da astúcia. De seu pensamento só ficaram interpretações formuladas por outros filósofos, que lhe atribuíram uma idéia básica: a de que tudo se origina da água.
2. O que os primeiros filósofos investigavam?
R:os fenômenos da natureza e buscaram o princípio de todas as coisas, bem como seus nexos causais. Ou seja, eles queriam entender a relação que existia entre causa e efeito de tudo. Assim, podemos dizer que eles tinham um tema central de pesquisa.
3. Qual a contribuição dos primeiros filósofos para a filosofia atual?
R:propiciaram ambiente para o surgimento da busca racial de explicacão da origem do mundo,do desenvolvimento da natureza, do processo pela qual as coisas se constituem realizada pelos primeiros filosofos gregos.
4. O que foi a Sofística?
R: a sofística sempre entrou como parte da retórica ou da literatura, mas não da filosofia. Presentemente, há uma retomada das pesquisas sobre esse tema. Na Europa, do século XX, cunharam o termo "logologia" (por oposição à ontologia), que é uma reflexão sobre o logos. Em linhas gerais, trata-se do modo como construímos o nosso modo de falar. Nos Estados Unidos, alguns autores falam da "neo-sofística", movimento que revaloriza a retórica, principalmente o papel das emoções e das circunstâncias na construção das falas.

5. Quem foram os principais sofistas? O que eles ensinavam?
R:Os sofistas mais importantes foram Protágoras de Abdera (ca. 480-410 a. C.), Hípias de Élis (séc. V a. C.) e Górgias.

thamyris teles 1 H disse...

1. Como ficaram conhecidos os primeiros filósofos? Cite o nome de alguns deles.

Pouco se sabe a respeito dos pioneiros do pensamento ocidental. De seus textos restaram apenas fragmentos. Suas idéias chegaram a nós por intermédio das versões apresentadas pelos pensadores que vieram depois, e que os apresentam como "primeiros filósofos". Não fosse isso, eles talvez ficassem conhecidos como escritores com pretensões vagamente científicas, com suas investigações peculiares sobre a natureza. Esses pioneiros surgiram na Jônia, colônia fundada na costa asiática da Grécia por antigos micênios, que ali se refugiaram das invasões dóricas,
Pela tradição clássica Tales, nascido em Mileto, é considerado o primeiro filósofo, Viveu provavelmente entre o final do séc. VII e meados do séc. VI a.C. Matemático e astrônomo, previu o eclipse do Sol de 585 a.C. Diz-se que, distraído, teria caído num poço quando contemplava os astros. Mas comenta-se, também, que foi um hábil negociante, e que prosperou muito por causa da astúcia. De seu pensamento só ficaram interpretações formuladas por outros filósofos, que lhe atribuíram uma idéia básica: a de que tudo se origina da água.

2. O que os primeiros filósofos investigavam?

fatores economicos, politicos religiosos,e Culturais

3. Qual a contribuição dos primeiros filósofos para a filosofia atual?

As experiencias da razão do pensamento racional e da sabedoria.

4. O que foi a Sofística?

um conhecimento superficial sem importância e sem benefícios.

5. Quem foram os principais sofistas? O que eles ensinavam?

Pitagors e Gorgias.O ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído.

julio fernando 1º H disse...

1. Como ficaram conhecidos os primeiros filósofos? Cite o nome de alguns deles.
R:Pouco se sabe a respeito dos pioneiros do pensamento ocidental. De seus textos restaram apenas fragmentos. Suas idéias chegaram a nós por intermédio das versões apresentadas pelos pensadores que vieram depois, e que os apresentam como "primeiros filósofos". Não fosse isso, eles talvez ficassem conhecidos como escritores com pretensões vagamente científicas, com suas investigações peculiares sobre a natureza. Esses pioneiros surgiram na Jônia, colônia fundada na costa asiática da Grécia por antigos micênios, que ali se refugiaram das invasões dóricas,
Pela tradição clássica Tales, nascido em Mileto, é considerado o primeiro filósofo, Viveu provavelmente entre o final do séc. VII e meados do séc. VI a.C. Matemático e astrônomo, previu o eclipse do Sol de 585 a.C. Diz-se que, distraído, teria caído num poço quando contemplava os astros. Mas comenta-se, também, que foi um hábil negociante, e que prosperou muito por causa da astúcia. De seu pensamento só ficaram interpretações formuladas por outros filósofos, que lhe atribuíram uma idéia básica: a de que tudo se origina da água.
2. O que os primeiros filósofos investigavam?
R:os fenômenos da natureza e buscaram o princípio de todas as coisas, bem como seus nexos causais. Ou seja, eles queriam entender a relação que existia entre causa e efeito de tudo. Assim, podemos dizer que eles tinham um tema central de pesquisa.
3. Qual a contribuição dos primeiros filósofos para a filosofia atual?
R:propiciaram ambiente para o surgimento da busca racial de explicacão da origem do mundo,do desenvolvimento da natureza, do processo pela qual as coisas se constituem realizada pelos primeiros filosofos gregos.
4. O que foi a Sofística?
R: a sofística sempre entrou como parte da retórica ou da literatura, mas não da filosofia. Presentemente, há uma retomada das pesquisas sobre esse tema. Na Europa, do século XX, cunharam o termo "logologia" (por oposição à ontologia), que é uma reflexão sobre o logos. Em linhas gerais, trata-se do modo como construímos o nosso modo de falar. Nos Estados Unidos, alguns autores falam da "neo-sofística", movimento que revaloriza a retórica, principalmente o papel das emoções e das circunstâncias na construção das falas.

5. Quem foram os principais sofistas? O que eles ensinavam?
R:Os sofistas mais importantes foram Protágoras de Abdera (ca. 480-410 a. C.), Hípias de Élis (séc. V a. C.) e Górgias.

Lucas 1º ano h disse...

1. Como ficaram conhecidos os primeiros filósofos? Cite o nome de alguns deles.

R= Pouco se sabe a respeito dos pioneiros do pensamento ocidental. De seus textos restaram apenas fragmentos. Suas idéias chegaram a nós por intermédio das versões apresentadas pelos pensadores que vieram depois, e que os apresentam como "primeiros filósofos". Não fosse isso, eles talvez ficassem conhecidos como escritores com pretensões vagamente científicas, com suas investigações peculiares sobre a natureza. Esses pioneiros surgiram na Jônia, colônia fundada na costa asiática da Grécia por antigos micênios, que ali se refugiaram das invasões dóricas,
Pela tradição clássica Tales, nascido em Mileto, é considerado o primeiro filósofo, Viveu provavelmente entre o final do séc. VII e meados do séc. VI a.C. Matemático e astrônomo, previu o eclipse do Sol de 585 a.C. Diz-se que, distraído, teria caído num poço quando contemplava os astros. Mas comenta-se, também, que foi um hábil negociante, e que prosperou muito por causa da astúcia. De seu pensamento só ficaram interpretações formuladas por outros filósofos, que lhe atribuíram uma idéia básica: a de que tudo se origina da água.

2. O que os primeiros filósofos investigavam?

R=Os primeiros filósofos investigaram os fenômenos da natureza e buscaram o princípio de todas as coisas, bem como seus nexos causais. Ou seja, eles queriam entender a relação que existia entre causa e efeito de tudo.


R=3. As experiências da razão,do pensamento racional e da sabedoria.


4.
R=é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5. potágoras ...

erivan disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.potágoras e goias ...

erivan disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.potágoras e goias ...

Brena Kessia 1º B disse...

01-Pré-socráticos,Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Anaxímenes de Mileto.

02-Com os problemas cosmológicos. Estudar o mundo exterior nos elementos que o constituem, na sua origem e nas contínuas mudanças a que está sujeito, é a grande questão que dá a este período seu caráter de unidade.

03-A partir do uso da razão para questionar a realidade, as coisas, pois foi a partir dos seus pensamentos que as pessoas começaram a enxergar e questionar o por que de cada coisa.

04-Foi um triunfo político da democracia, como acontece todas as vezes que o povo sente, de repente, a sua força.E visto que o domínio pessoal, em tal regime, depende da capacidade de conquistar o povo pela persuasão, compreende-se a importância que, em situação semelhante, devia ter a oratória e, por conseguinte, os mestres de eloqüência.

05-Protágoras foi o maior de todos, chefe de escola e teórico da sofística, e Sócrates.
O ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído. O conteúdo desse ensino abraçava todo o saber, a cultura, uma enciclopédia, não para si mesma, mas como meio para fins práticos e empíricos e, portanto, superficial.

Viviane Soares 1 B disse...

1º) ficaram conhecidos como pré-socráticos e sofistas; anaxímenes de mileto: anaxímandro de mileto: pitágoras de samos: tales de mileto:
2º) eles investigavam os problemas cronológicos.
3º) Estudar o mundo exterior nos elementos que o constituem, na sua origem e nas contínuas mudanças.
4º)foram grandes vitórias gregas, atenienses, contra o império persa.

Matheus Maciel 1 B disse...

1 pré-socraticos;algum deles;Tales,Anaximandro,Amaximenes e Heráciclito de Efesio.

2 .Fatores politicos, fatores economicos, fatores religiosos, fatores culturas

3 As experiencias da razão do pensamento racional e da sabedoria.

4.É um conhecimento soperficial sem importancia e sem beneficio

5-Pítagoras e Górgiaso ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído

victor disse...

1-porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.
2-fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.
3-as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.
4-é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.
5-
potágoras e goias ...

ana jhessyca disse...

1. Como ficaram conhecidos os primeiros filósofos? Cite o nome de alguns deles.
R:Pouco se sabe a respeito dos pioneiros do pensamento ocidental. De seus textos restaram apenas fragmentos. Suas idéias chegaram a nós por intermédio das versões apresentadas pelos pensadores que vieram depois, e que os apresentam como "primeiros filósofos". Não fosse isso, eles talvez ficassem conhecidos como escritores com pretensões vagamente científicas, com suas investigações peculiares sobre a natureza. Esses pioneiros surgiram na Jônia, colônia fundada na costa asiática da Grécia por antigos micênios, que ali se refugiaram das invasões dóricas,
Pela tradição clássica Tales, nascido em Mileto, é considerado o primeiro filósofo, Viveu provavelmente entre o final do séc. VII e meados do séc. VI a.C. Matemático e astrônomo, previu o eclipse do Sol de 585 a.C. Diz-se que, distraído, teria caído num poço quando contemplava os astros. Mas comenta-se, também, que foi um hábil negociante, e que prosperou muito por causa da astúcia. De seu pensamento só ficaram interpretações formuladas por outros filósofos, que lhe atribuíram uma idéia básica: a de que tudo se origina da água.
2. O que os primeiros filósofos investigavam?
R:os fenômenos da natureza e buscaram o princípio de todas as coisas, bem como seus nexos causais. Ou seja, eles queriam entender a relação que existia entre causa e efeito de tudo. Assim, podemos dizer que eles tinham um tema central de pesquisa.
3. Qual a contribuição dos primeiros filósofos para a filosofia atual?
R:propiciaram ambiente para o surgimento da busca racial de explicacão da origem do mundo,do desenvolvimento da natureza, do processo pela qual as coisas se constituem realizada pelos primeiros filosofos gregos.
4. O que foi a Sofística?
R: a sofística sempre entrou como parte da retórica ou da literatura, mas não da filosofia. Presentemente, há uma retomada das pesquisas sobre esse tema. Na Europa, do século XX, cunharam o termo "logologia" (por oposição à ontologia), que é uma reflexão sobre o logos. Em linhas gerais, trata-se do modo como construímos o nosso modo de falar. Nos Estados Unidos, alguns autores falam da "neo-sofística", movimento que revaloriza a retórica, principalmente o papel das emoções e das circunstâncias na construção das falas.

5. Quem foram os principais sofistas? O que eles ensinavam?
R:Os sofistas mais importantes foram Protágoras de Abdera (ca. 480-410 a. C.), Hípias de Élis (séc. V a. C.) e Górgias.

GABRIEL LEMOS disse...

1. Como ficaram conhecidos os primeiros filósofos? Cite o nome de alguns deles.
R:Pouco se sabe a respeito dos pioneiros do pensamento ocidental. De seus textos restaram apenas fragmentos. Suas idéias chegaram a nós por intermédio das versões apresentadas pelos pensadores que vieram depois, e que os apresentam como "primeiros filósofos". Não fosse isso, eles talvez ficassem conhecidos como escritores com pretensões vagamente científicas, com suas investigações peculiares sobre a natureza. Esses pioneiros surgiram na Jônia, colônia fundada na costa asiática da Grécia por antigos micênios, que ali se refugiaram das invasões dóricas,
Pela tradição clássica Tales, nascido em Mileto, é considerado o primeiro filósofo, Viveu provavelmente entre o final do séc. VII e meados do séc. VI a.C. Matemático e astrônomo, previu o eclipse do Sol de 585 a.C. Diz-se que, distraído, teria caído num poço quando contemplava os astros. Mas comenta-se, também, que foi um hábil negociante, e que prosperou muito por causa da astúcia. De seu pensamento só ficaram interpretações formuladas por outros filósofos, que lhe atribuíram uma idéia básica: a de que tudo se origina da água.
2. O que os primeiros filósofos investigavam?
R:os fenômenos da natureza e buscaram o princípio de todas as coisas, bem como seus nexos causais. Ou seja, eles queriam entender a relação que existia entre causa e efeito de tudo. Assim, podemos dizer que eles tinham um tema central de pesquisa.
3. Qual a contribuição dos primeiros filósofos para a filosofia atual?
R:propiciaram ambiente para o surgimento da busca racial de explicacão da origem do mundo,do desenvolvimento da natureza, do processo pela qual as coisas se constituem realizada pelos primeiros filosofos gregos.
4. O que foi a Sofística?
R: a sofística sempre entrou como parte da retórica ou da literatura, mas não da filosofia. Presentemente, há uma retomada das pesquisas sobre esse tema. Na Europa, do século XX, cunharam o termo "logologia" (por oposição à ontologia), que é uma reflexão sobre o logos. Em linhas gerais, trata-se do modo como construímos o nosso modo de falar. Nos Estados Unidos, alguns autores falam da "neo-sofística", movimento que revaloriza a retórica, principalmente o papel das emoções e das circunstâncias na construção das falas.

5. Quem foram os principais sofistas? O que eles ensinavam?
R:Os sofistas mais importantes foram Protágoras de Abdera (ca. 480-410 a. C.), Hípias de Élis (séc. V a. C.) e Górgias.

thiago nobre Nº47 1ºE disse...

1-Pre-Socraticos
,alguns deles Tales,Anaximandro,Anaximenes,Hera de Efeso.

2-fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais

3-As experiências da razâo , do pensamento racional e da sabedoria

4-é um conhecimento superficial sem importânciae sem beneficiostron

5-Pítagoras e Górgiaso ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído

matheus disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.potágoras e goias

thiago nobre Nº47 1ºE disse...

1-Pre-Socraticos
,alguns deles Tales,Anaximandro,Anaximenes,Hera de Efeso.

2-fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais

3-As experiências da razâo , do pensamento racional e da sabedoria

4-é um conhecimento superficial sem importânciae sem beneficiostron

5-Pítagoras e Górgiaso ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído

fernando disse...

1°: Porque aconteceu a socrates considerado o maior filosofo da Grécia antiga e os primeiros filosofos e-tales anaximandro e amaximenes .

2°: Fatores políticos,fatores religiosos,fatores econômicos,fatores culturais

3°: As experiências da razâo , do pensamento racional e da sabedoria

4°: Foi um conhecimento superficial sem importancia e sem benefícios.

5°: Pitágoras e Górgias.

gislenI 1°E disse...

1.resp..Pré-socráticos,tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Anaxímenes de Mileto.

2.resp.. Estudar o mundo exterior nos elementos que o constituem, na sua origem e nas contínuas mudanças a que está sujeito, é a grande questão que dá a este período seu caráter de unidade.

3.resp...
A partir do uso da razão para questionar a realidade, as coisas, pois foi a partir dos seus pensamentos que as pessoas começaram a enxergar e questionar o por que de cada coisa.

4.resp..
Foi um triunfo político da democracia, como acontece todas as vezes que o povo sente, de repente, a sua força.E visto que o domínio pessoal, em tal regime, depende da capacidade de conquistar o povo pela persuasão, compreende-se a importância que, em situação semelhante, devia ter a oratória e, por conseguinte, os mestres de eloqüência.

5.resp...
Protágoras foi o maior de todos, chefe de escola e teórico da sofística, e Sócrates.
O ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído. O conteúdo desse ensino abraçava todo o saber, a cultura, uma enciclopédia, não para si mesma, mas como meio para fins práticos e empíricos e, portanto, superficial.

ok

Hilton Salles 1º E disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.potágoras e goias ...

luan disse...

1°: Porque aconteceu a socrates considerado o maior filosofo da Grécia antiga e os primeiros filosofos e-tales anaximandro e amaximenes .

2°: Fatores políticos,fatores religiosos,fatores econômicos,fatores culturais

3°: As experiências da razâo , do pensamento racional e da sabedoria

4°: Foi um conhecimento superficial sem importancia e sem benefícios.

5°: Pitágoras e Górgias.

dayane guedes 1°E disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.potágoras e goias ...

tayane kelly 1°e disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficio .
5. potágoras ...

pedro Nº34 1ºE disse...

01-Filósofos pré-socráticos,Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Anaxímenes de Mileto.

02-por que querem descobrir o principio(aché)e cosmos(universo)

03-As experiências da razão,do pensamento racional e da sabedoria

04-Após as grandes vitórias gregas, atenienses, contra o império persa, houve um triunfo político da democracia, como acontece todas as vezes que o povo sente, de repente, a sua força.

05-Pitagors e Gorgias.O ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído.

' JulyannaAzevedo 1*Ano /E Tarde' disse...

1. Como ficaram conhecidos os primeiros filósofos? Cite o nome de alguns deles.
RESPOSTA:FICARAM CONHECIDOS COMO PRE SOCRÁTICOS,POR QUE ANTECEDERAM SOCRÁTES.OS MAIS CONHECIDOS SÃO TALES DE MILETO,ANAXIMANDRO,ANAXIMENES E HERACLITOS DE EFESO.

2. O que os primeiros filósofos investigavam?
RESPOSTA;eles investigam o principio do universo e Estudavam o mundo exterior nos elementos que o constituem, na sua origem e em suas contínuas mudanças.
3. Qual a contribuição dos primeiros filósofos para a filosofia atual?
RESPOSTA;.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.
4. O que foi a Sofística?
.É um conhecimento soperficial sem importancia e sem beneficio.
5. Quem foram os principais sofistas? O que eles ensinavam?
RESPOSTA;o ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído. O conteúdo desse ensino abraçava todo o saber, a cultura, uma enciclopédia, não para si mesma, mas como meio para fins práticos e empíricos e, portanto, superficial.
Protágoras de abdera,foi o maior de todos, chefe de escola e teórico da sofística.
Górgias de Leôncio.

'Andriele Vieira 1*ano/E ' disse...

1. Como ficaram conhecidos os primeiros filósofos? Cite o nome de alguns deles.
RESPOSTA:FICARAM CONHECIDOS COMO PRE SOCRÁTICOS,POR QUE ANTECEDERAM SOCRÁTES.OS MAIS CONHECIDOS SÃO TALES DE MILETO,ANAXIMANDRO,ANAXIMENES E HERACLITOS DE EFESO.

2. O que os primeiros filósofos investigavam?
RESPOSTA;eles investigam o principio do universo e Estudavam o mundo exterior nos elementos que o constituem, na sua origem e em suas contínuas mudanças.
3. Qual a contribuição dos primeiros filósofos para a filosofia atual?
RESPOSTA;.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.
4. O que foi a Sofística?
.É um conhecimento soperficial sem importancia e sem beneficio.
5. Quem foram os principais sofistas? O que eles ensinavam?
RESPOSTA;o ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído. O conteúdo desse ensino abraçava todo o saber, a cultura, uma enciclopédia, não para si mesma, mas como meio para fins práticos e empíricos e, portanto, superficial.
Protágoras de abdera,foi o maior de todos, chefe de escola e teórico da sofística.
Górgias de Leôncio.

'CarlaAndressa 1*ano/E disse...

1. Como ficaram conhecidos os primeiros filósofos? Cite o nome de alguns deles.
RESPOSTA:FICARAM CONHECIDOS COMO PRE SOCRÁTICOS,POR QUE ANTECEDERAM SOCRÁTES.OS MAIS CONHECIDOS SÃO TALES DE MILETO,ANAXIMANDRO,ANAXIMENES E HERACLITOS DE EFESO.

2. O que os primeiros filósofos investigavam?
RESPOSTA;eles investigam o principio do universo e Estudavam o mundo exterior nos elementos que o constituem, na sua origem e em suas contínuas mudanças.
3. Qual a contribuição dos primeiros filósofos para a filosofia atual?
RESPOSTA;.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.
4. O que foi a Sofística?
.É um conhecimento soperficial sem importancia e sem beneficio.
5. Quem foram os principais sofistas? O que eles ensinavam?
RESPOSTA;o ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído. O conteúdo desse ensino abraçava todo o saber, a cultura, uma enciclopédia, não para si mesma, mas como meio para fins práticos e empíricos e, portanto, superficial.
Protágoras de abdera,foi o maior de todos, chefe de escola e teórico da sofística.
Górgias de Leôncio.

Amanda Karoliny 1° E disse...

1 - Socrátes considerado o maior filosofo, pré-socráticos, e os filosofos da natureza: tales, anaximandro, anaximenes.

2- Fatores politicos, economicos, religiosos e culturais.

3- As experiencias da razão do pensamento racional e sabedoria.

4 - È um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5 - Pitágoras e Gôrgias.

Larissa Ribeiro 1° E disse...

Resposta da 1° Questão: Por que antecederam Sócrates, considerado o maior filósofo. Pré-socráticos, e os filósofos da natureza: Tales, Anaximandro, Anaximenes.

Resposta da 2° Questão: Fatores políticos,fatores religiosos,fatores econômicos,fatores culturais.

Resposta da 3° Questão: As experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

Resposta da 4° Questão: Foi um conhecimento superficial sem importancia e sem benefícios.

Resposta da 5°Questão: Pítagoras e Górgiaso ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído.

adagday marques 1°ano E n° 01 disse...

1°: Porque aconteceu a socrates considerado o maior filosofo da Grécia antiga e os primeiros filosofos e-tales anaximandro e amaximenes .

2°: Fatores políticos,fatores religiosos,fatores econômicos,fatores culturais

3°: As experiências da razâo , do pensamento racional e da sabedoria

4°: Foi um conhecimento superficial sem importancia e sem benefícios.

5°: Pitágoras e Górgias.

Thiago Martins :D 1°E disse...

1. Sâo chamdos de pré socraticos , e os primeiros e o nome deles são, : tales de mileto, anaximandro e anaximenes

2. O principio (ACHÉ) do Kosmos (universo)

3.A experiencia da Razão do pensamento racional e da sabedoria

4. é um conhecimento superficial, sem conhecimento .

5. Pítagoras e Górgiaso ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído

Alice M. SAles, Thiago Cesar 1º E Tarde disse...

1-pré-socraticos;algum deles;Tales,Anaximandro,Amaximenes e Heráciclito de Efesio.

2-fatores,politicos,econonmicos,religiosos e culturais.

3-As experiencias dos filosofos.

4-E um conhecimento superficial sem importância e sem beneficio.

5-Pitagors e Gorgias.O ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído.

Sávio Bruno 1º E disse...

1. Sâo chamdos de pré socraticos , e os primeiros e o nome deles são, : tales de mileto, anaximandro e anaximenes

2. O principio (ACHÉ) do Kosmos (universo)

3.A experiencia da Razão do pensamento racional e da sabedoria

4. é um conhecimento superficial, sem conhecimento .

5. Pítagoras e Górgiaso ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído

Saviel Breno 1º E disse...

1. Sâo chamdos de pré socraticos , e os primeiros e o nome deles são, : tales de mileto, anaximandro e anaximenes

2. O principio (ACHÉ) do Kosmos (universo)

3.A experiencia da Razão do pensamento racional e da sabedoria

4. é um conhecimento superficial, sem conhecimento .

5. Pítagoras e Górgiaso ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído

caroline margareth 1° E tarde disse...

1°) Porque aconteceu a socrates considerado o maior filosofo da Grécia antiga e os primeiros filósofos e-Tales Anaximandro e maximense.

2°)fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3°)As experiências da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4°)4. É um conhecimento superficial sem importância e sem benefícios.

5°)Pitágoras e Górgias.

Luiz italo 1º E disse...

1. Sâo chamdos de pré socraticos , e os primeiros e o nome deles são, : tales de mileto, anaximandro e anaximenes

2. O principio (ACHÉ) do Kosmos (universo)

3.A experiencia da Razão do pensamento racional e da sabedoria

4. é um conhecimento superficial, sem conhecimento .

5. Pítagoras e Górgiaso ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído

Natanael 1º E disse...

1. Sâo chamdos de pré socraticos , e os primeiros e o nome deles são, : tales de mileto, anaximandro e anaximenes

2. O principio (ACHÉ) do Kosmos (universo)

3.A experiencia da Razão do pensamento racional e da sabedoria

4. é um conhecimento superficial, sem conhecimento .

5. Pítagoras e Górgiaso ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído

Teofilo disse...

1. Sâo chamdos de pré socraticos , e os primeiros e o nome deles são, : tales de mileto, anaximandro e anaximenes

2. O principio (ACHÉ) do Kosmos (universo)

3.A experiencia da Razão do pensamento racional e da sabedoria

4. é um conhecimento superficial, sem conhecimento .

5. Pítagoras e Górgiaso ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuídos

georgiana disse...

01.ficaram conhecidos como filósofos pré-socráticos.tales,anaximandro e anaximenes.02.investigavam em encontrar a arché dos kosmos.

felipe de freitas batos 1F disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.potágoras e goias ...

paulo jose 1F disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.potágoras e goias

thiago felix 1F disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.potágoras e goias

luan cardoso e walisson lima disse...

1- pré-socráticos e alguns deles: tales; anaximandro;enaximenes,heráciclito de efésio.

2- eles investigavaoo principio [ARCHÉ]do cosmo [UNIVERSO].

3- as experiencias dos filosofos.

4- é um conheçimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5- pitagoras e gorgiais. o ensino dos surfistas nao era ideal; desinteresados na sobe jamente...

luis eduardo 1 F disse...

01-,alguns deles Tales,Anaximandro,Anaximenes,Hera de Efeso.

2-Porque queriam descobrir o principio(ACHÉ) dos COSMOS (UNIVERSO).

3-As experiências dos filosofos.

4-E um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5-Pítagoras e Górgiaso ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído

jonathan diogo martins.1ano f disse...

Porque antecederam sócrati considerado o maior filosofo.pré-socraticos eos filosofos da natureza.tales anaximandro,anaximenes.
2.Fatores politicos, fatores economicos, fatores religiosos, fatores culturas
3.As experiencias da razão do pensamento racional e da sabedoria.
4.É um conhecimento soperficial sem importancia e sem beneficio
5.Protágoras e Górgias

5 de maio de 2011 17 23

monaliza letielly 1 ano f disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5-Protagoras e Górgias o ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído

maria erislandia,theyliane da silva 1º F disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.potágoras e goias ...

FRANCISCO GLEILTON 1º F disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.potágoras e gorias ...

FRANCISCO GLEILTON 1º F disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.potágoras e gorias ...

theyliane da silva 1º F disse...

1.Porque antecederam sócrati considerado o maior filosofo.pré-socraticos eos filosofos da natureza.tales anaximandro,anaximenes.
2.Fatores politicos, fatores economicos, fatores religiosos, fatores culturas
3.As experiencias da razão do pensamento racional e da sabedoria.
4.É um conhecimento soperficial sem importancia e sem beneficio
5.Protágoras e Górgias

jonathan diogo disse...

Porque antecederam sócrati considerado o maior filosofo.pré-socraticos eos filosofos da natureza.tales anaximandro,anaximenes.
2.Fatores politicos, fatores economicos, fatores religiosos, fatores culturas
3.As experiencias da razão do pensamento racional e da sabedoria.
4.É um conhecimento soperficial sem importancia e sem beneficio
5.Protágoras e Górgias

5 de maio de 2011 17 23

evelyn cuto gomes 1F disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.potágoras e goias ...

Unknown disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.potágoras e goias ...

Antônia Natália 1ano F disse...

1.Os primeiros filosofos ficaram conhecidos como filósofos pré-socrádicos Physis (natureza).
Tales,anoximandro,anaximenes.

2.Fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.As experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.É um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.Protágoras e Górgias.

Karollyne cavalcante 1° F disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.potágoras e goias ...

weverson disse...

. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.potágoras e goias ...

sabryna disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.potágoras e goias ...

FRANCISCO GLEILTON 1º F disse...

1. Porque aconteceu a socrates considerado o maior filosofo da Grécia antiga e os primeiros filósofos e-Tales Anaximandro e maximense.

2. Fatores políticos,fatores religiosos,fatores econômicos,fatores culturais.

3. As experiências da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4. É um conhecimento superficial sem importância e sem benefícios.

5. Pitágoras e Gôrgias.

ismael lima mendis 1F disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.potágoras e goias ..

nayara disse...

Nayara 1º ano "D" tarde nº:37

1º)Os primeiros filósofos são chamados de cosmólogos, Tales, Anaximandro e Anaxímenes todos de mileto.

2º)Os fenômenos da natureza e buscavam o princípio de todas as coisas, bem como nexos causais.

3º)Fizenram estudos mais aprofundados sobre a verdadeira origem do mundo e das coisas.

4º)Foi um ensino que abraçava o saber, a cultura, uma enciclopédia, não para si mesma,mas para fins práticos e empíricos e, portanto, superficial.

5º)Protágoras de Abdera e Górgias de Leatini, ensinavam aos seus dicípulos que não pode haver conhecimento verdadeiro, mas só um conhecimento provável, por causa de sua origem sensível, e que não existe uma lei moral absoluta, mas somente leis convencionais.

azael /1 disse...

1.pré-socráticos ou fílosofos da physis. e os fílosofos era tales,Anaximandro,Anaximenes. 2.o que investigavam era os fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais. 3.foram as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria. 4.foi umconhecimento superficial sem importancia e sem beneficios. 5.Protágoras e Górgias e ensinavam que O ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído.

Georgiana Farias disse...

01.ficaram conhecidos como filósofos pré-socráticos ou filosofos da phsis.Tales,Anaximandro e Anaximenes.02.Investigavam em encontrar a arché do kosmos.03.As experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.04.é um conhecimento superficial sem importancia e sem benefícios.05. Pítagoras e Górgiaso,o ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído.

Felipe Araújo 1°D disse...

Felipe Araújo 1°D N°10


1. Como ficaram conhecidos os primeiros filósofos? Cite o nome de alguns deles.
R-> Ficaram conhecidos como pré-socráticos, pois antecederam a Sócrates que é considerado o maior filosófico do mundo. Tales,Anaximandro,Anaxímenes.
2. O que os primeiros filósofos investigavam?
R-> fatores políticos, fatores econômicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3. Qual a contribuição dos primeiros filósofos para a filosofia atual?
R-> As experiências dos filosóficos, o uso da razão para o cotidiano.

4. O que foi a Sofística?
R-> Os sofistas eram grupos de mestres que viajavam de cidade em cidade realizando discursos para atrair estudantes, de quem cobravam taxas para oferecer a eles educação. O principal foco de seus ensinamentos concentrava-se nos logos ou discursos, com foco de estratégias de argumentação.

5. Quem foram os principais sofistas? O que eles ensinavam?
R-> Górgias de Leontini e Pitágoras.

lara sousa disse...

1.pré-Socraticos ou filosofos da natureza.
2.Os acontecimentos da natureza,os problemas cosmológico.
3.contribuiam com novos questionamento
4.foi um triunfo politico da democracia,como acontecetodas as vezes que o povo sente, de repende,a sua força.
5.protágoras,protágoras de abdera,górgias de leôncio.

azael 1 ano a disse...

1.ficaram conhecidos como fílosofos pré socráticos ou fílosofos da physis.alguns deles eram Tales,Anaximandro,anaximenes. 2.o que eles investigavam era fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais. 3.a contribuicão deles foi as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria. 4.Sofistica era assim chamado pois era..
realizado pelos Sofistas.. que é um termo considerado "sábio"..
eram especialistas do saber. 5.Protágoras e Górgias.eles ensinavam que ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído.

André luiz coelho disse...

1-Socrati considerado o maior filosofo pré-socrático e os filosofos da natureza.Tales,Anaximenes,Efeso,Anaximandro os pre-socráticos Parnimênidis,Anaxogoras.

2-Porque queriam descobrir o principio (ACHE) dos kosmos (UNIVERSO),ou seja tudo teria se gerado os pré-socráticos nao tenham a ideia de um ser superior que tetriam criado tudo...

3-Os primeiros filosofos explicaram os mitos por meio da razao que hoje é a propria do pensamento filosofico...

4-Sofista é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios....

5-Pitagoras e Goias os ensinamentos dos sofistas nao era ideal destruturado mas subjetivo e retribuido..

Thiago 1° C (: disse...

1. Porque aconteceu a socrates considerado o maior filosofo da Grécia antiga e os primeiros filósofos e-Tales Anaximandro e maximense.

2. Fatores políticos,fatores religiosos,fatores econômicos,fatores culturais.

3. As experiências da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4. É um conhecimento superficial sem importância e sem benefícios.

5. Pitágoras e Gôrgias.

Thiago 1° C (: disse...

1-Pre-Socraticos
,alguns deles Tales,Anaximandro,Anaximenes,Hera de Efeso.

2-Porque queriam descobrir o principio(ACHÉ) dos COSMOS (UNIVERSO).

3-As experiençias dos filosofos.

4-E um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5-Pítagoras e Górgiaso ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído

Andressa Gadelha-nº07-1°ano C disse...

01º-Filósofos pré-socráticos,Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Anaxímenes de Mileto.
02º-Os filósofos deste período preocuparam-se quase exclusivamente com os problemas cosmológicos. Estudar o mundo exterior nos elementos que o constituem, na sua origem e nas contínuas mudanças a que está sujeito, é a grande questão que dá a este período seu caráter de unidade.
03º-Novos modos de pensar e de ver a vida de um modo que nâo se limita apenas aos deuses vendo tudo com uma logica certa como uma ciencia.
04º-Após as grandes vitórias gregas, atenienses, contra o império persa, houve um triunfo político da democracia, como acontece todas as vezes que o povo sente, de repente, a sua força.
05º-Pítagoras e Górgiaso ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído.

jose rodrigo 1 c disse...

-os primeiros filosofos ficaram conhecidos como filósofos pré-socrádicos Physis (natureza).
Tales,anoximandro,anaximenes.

2.
queriam descobrir o principio (arché) do kosmos (universo).

3.as experiencias dos filosofos.

4- é um conheçimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5- pitagoras e gorgiais. o ensino dos surfistas nao era ideal; desinteresados na sobe jamente..

Erika Karoline disse...

1.com o pensamento grgo toma a denominção sustancial do ériodo naturalista ,Socrates e os sofistas,
2.eles investigavam exclusivamente com os problemas cosmologicos.
3.eles ajudaram a estudar o mundo ezterior nos elementos em que constitiuem, nasua origem e nas continuas mudanças em qe está sujeito.
4.são homens tornaram-se mestres de eloqüência, de retórica, ensinando aos homens ávidos de poder político a maneira de consegui-lo.
5.Protágoras, Górgias de Leôncio,

josy keully t. de oliveira 1°c disse...

1-Socrati considerado o maior filosofo pré-socrático e os filosofos da natureza.Tales,Anaximenes,Efeso,Anaximandro os pre-socráticos Parnimênidis,Anaxogoras.

2-Porque queriam descobrir o principio (ACHE) dos kosmos (UNIVERSO),ou seja tudo teria se gerado os pré-socráticos nao tenham a ideia de um ser superior que tetriam criado tudo...

3-Os primeiros filosofos explicaram os mitos por meio da razao que hoje é a propria do pensamento filosofico...

4-Sofista é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios....

5-Pitagoras e Goias os ensinamentos dos sofistas nao era ideal destruturado mas subjetivo e retribuido..

mariane e camila 1°C disse...

01-> ficaram conhecidos como filosofos pré-socraticos ou filosofos phisys (natureza).
02-> investigavam o principio de (arché)do xosmos (universo).
03-> a explicação dos mitos fazendo o uso da razão (logos) que ate hoje é a propria do pensamento filosofico.
04-> foi um principio de trinfo da democracia.
05-> Pitagoras e Goias os ensinamentos dos sofistas nao era ideal destruturado mas subjetivo e retribuido.

andre luiz coelho 1 C disse...

1-Socrati considerado o maior filosofo pré-socrático e os filosofos da natureza.Tales,Anaximenes,Efeso,Anaximandro os pre-socráticos Parnimênidis,Anaxogoras.

2-Porque queriam descobrir o principio (ACHE) dos kosmos (UNIVERSO),ou seja tudo teria se gerado os pré-socráticos nao tenham a ideia de um ser superior que tetriam criado tudo...

3-Os primeiros filosofos explicaram os mitos por meio da razao que hoje é a propria do pensamento filosofico...

4-Sofista é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios....

5-Pitagoras e Goias os ensinamentos dos sofistas nao era ideal destruturado mas subjetivo e retribuido

Andre Rodrigues 1º C disse...

1-pré-socraticos;algum deles;Tales,Anaximandro,Amaximenes e Heráciclito de Efesio.

2-fatores,politicos,econonmicos,religiosos e culturais.

3-As experiencias dos filosofos.

4-E um conhecimento superficial sem importância e sem beneficio.

5-Pitagors e Gorgias.O ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído.

Roberta Debora-42-1°C disse...

01º-porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.
02°-Fatores políticos,fatores religiosos,fatores econômicos,fatores culturais.
03°-As experiencias da razão do pensamento racional e da sabedoria.
04°-E um conhecimento superficial sem importância e sem beneficio.
05°-pitagoras e gorgiais. o ensino dos surfistas nao era ideal; desinteresados na sobe jamente...

Jonatha' Vasconcelos 1°C disse...

1° - Socrati foi considerado o maior filosofo pré-socrático e os filosofos da natureza.Efeso,Tales,Anaximenes,Anaximandro os pre-socráticos Anaxogoras,Parnimênidis

2° - Porque queriam descobrir o principio (ACHÉ) dos kosmos (UNIVERSO),ou seja tudo teria se gerado os pré-socráticos nao tenham a ideia de um ser superior que teriam criado tudo.

3° - Os primeiros filosofos explicaram os mitos por meio da razao que hoje é a propria do pensamento filosofico.

4° - Sofista é um conhecimento superficial sem beneficios e sem importância.

5° - Pitagoras e Górgias, os ensinamentos dos sofistas nao era ideal destruturado mas retribuido e subjetivo.


5° -

Jonatha' Vasconcelos 1°C disse...

1° - Socrati foi considerado o maior filosofo pré-socrático e os filosofos da natureza.Efeso,Tales,Anaximenes,Anaximandro os pre-socráticos Anaxogoras,Parnimênidis

2° - Porque queriam descobrir o principio (ACHÉ) dos kosmos (UNIVERSO),ou seja tudo teria se gerado os pré-socráticos nao tenham a ideia de um ser superior que teriam criado tudo.

3° - Os primeiros filosofos explicaram os mitos por meio da razao que hoje é a propria do pensamento filosofico.

4° - Sofista é um conhecimento superficial sem beneficios e sem importância.

5° - Pitagoras e Górgias, os ensinamentos dos sofistas nao era ideal destruturado mas retribuido e subjetivo.


5° -

yankynha vasconcelos/1c n50 disse...

1- pré-socráticos e alguns deles: tales; anaximandro;enaximenes,heráciclito de efésio.

2- eles investigavaoo principio [ARCHÉ]do cosmo [UNIVERSO].

3- as experiencias dos filosofos.

4- é um conheçimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5- pitagoras e gorgiais. o ensino dos surfistas nao era ideal; desinteresados na sobe jamente...

tainan 1c disse...

1. Como ficaram conhecidos os primeiros filósofos? Cite o nome de alguns deles.
Tales, anaximandro e anaximenes ou pré-socáticos.
2. O que os primeiros filósofos investigavam?
os principios do universo.
3. Qual a contribuição dos primeiros filósofos para a filosofia atual?
contestaram a explicação dos mitos fazendo uso da razão que até hoje é própria do pensamento filosóficos.
4. O que foi a Sofística?
eram sábio,e eram criticados pelos primeiros filosófos,pois eles não se monstram como sábios.
5. Quem foram os principais sofistas? O que eles ensinavam?

Mateus Arruda e Wilkson 1° C disse...

1. Os primeiros filosofos ficaram conhecidos como pré-socraticos ou filosofos da Physis, Alguns deles são: Tales, Anaximandro e anaximenes.

2. Investigavam o principio do Kosmo (Universo),ou seja, de onde tudo teria gerado.

3. Dar razão sempre a sabedoria e sempre questionar o que não parecer lógico.

4. É um conhecimento simples, fraco, sem importancia e sem beneficio

5. Protagoras e Gorgias. O ensinamento sofista não era ideal, era desinterassado

Danielle Sousa - 1ªB disse...

[b]01-[/b] pré-socráticos ou filosofos da natureza

[b]02-[/b]tentavam explicar os acontecimentos da natureza.

[b]03-[/b]Tales de Mileto,Anaximandro,Anaximenes e Heraclito de efeso.

[b]04-[/b]escola jonica,escola italica e escola eleata.

[b]05-[/b]romperam com as explicaçoes misticas para a origem do universo e buscavam formular uma cosmologia naturalista,ou seja,uma abordagem que explicassem o universo por causas naturalistas.

Marcio Rhaone 1º B Nº 28 disse...

1ª Os primeiro Filofos ficaram conhecidos como Pré-Socraticos ou Filosofos das PHYSIS.

2ª Eles investigavam os acontecimentos da natureza.

3ª Propiciaram ambiente para o surgimento busca racional de expplicação da origem do mundo.

4ª sofisma é qualquer raciocínio caviloso ou falso, mas que se apresenta com coerência e que tem por objetivo induzir outros indivíduos ao erro mediante ações de má-fé.

5ªProtágoras de Abdera e Górgias de Leontini.
Cada sofista expunha ou salientava os conteúdos que considerava importantes e não tinha de dar satisfações a ninguém sobre a escolha efectuada

RubensFreitas ;9 '1ºB Nº 40 disse...

1ª Os primeiro Filofos ficaram conhecidos como Pré-Socraticos ou Filosofos das PHYSIS.

2ª Eles investigavam os acontecimentos da natureza.

3ª Propiciaram ambiente para o surgimento busca racional de expplicação da origem do mundo.

4ª sofisma é qualquer raciocínio caviloso ou falso, mas que se apresenta com coerência e que tem por objetivo induzir outros indivíduos ao erro mediante ações de má-fé.

5ªProtágoras de Abdera e Górgias de Leontini.
Cada sofista expunha ou salientava os conteúdos que considerava importantes e não tinha de dar satisfações a ninguém sobre a escolha efectuada

João Victor 1º B Nº22 disse...

1ª Os primeiro Filofos ficaram conhecidos como Pré-Socraticos ou Filosofos das PHYSIS.

2ª Eles investigavam os acontecimentos da natureza.

3ª Propiciaram ambiente para o surgimento busca racional de expplicação da origem do mundo.

4ª sofisma é qualquer raciocínio caviloso ou falso, mas que se apresenta com coerência e que tem por objetivo induzir outros indivíduos ao erro mediante ações de má-fé.

5ªProtágoras de Abdera e Górgias de Leontini.
Cada sofista expunha ou salientava os conteúdos que considerava importantes e não tinha de dar satisfações a ninguém sobre a escolha efectuada

Anônimo disse...

Lucas de Abreu Rocha 1º B


1º os primeiros filosofos ficaram conhecidos como pré-socraticos , filosofos da physis(natureza) Tales de Mileto

2º ele investigavam os acontecimentos naturais, dando uma resposta logica para oque acontecia

3º eles pesquisavam as experiencias da razão, do pensamento racional e da sabedoria

4º é um conhecimento superficial sem importancias e sem beneficios

5º Pitágoras e Górgias

brena kerssia moreira 1ano b n; 07 disse...

1.porque precede Sócrates e os sofistas, que marcam uma mudança e um desenvolvimento e, por conseguinte, o começo de um novo período na história do pensamento grego. tales de mileto,anaximandro de mileto,Anaxímenes de Mileto,heraclito de éfeso
2.Os filósofos deste período preocuparam-se quase exclusivamente com os problemas cosmológicos. Estudar o mundo exterior nos elementos que o constituem, na sua origem e nas contínuas mudanças a que está sujeito, é a grande questão que dá a este período seu caráter de unidade.

3.As experiências da razâo , do pensamento racional e da sabedoria
4.Os sofistas, sequiosos de conquistar fama e riqueza no mundo, tornaram-se mestres de eloqüência, de retórica, ensinando aos homens ávidos de poder político a maneira de consegui-lo.
5.Pitágoras e Gôrgias.

' NairlaTorres! ;* disse...

1. Ficaram conhecidos como pré-socráticos. Ex: Tales, Anaximandro!

2. Investigavam as causas e o surgimento da filosofia na Grécia Antiga.

3. Eles proporcionaram o ambiente para o surgimento da busca racional de explicação da origem do mundo, do desenvolvimento da natureza, do processo pela qual as coisas se constituem, realizado pelos filósofos Gregos.

4. A confrontação pública dos cidadãos, para resolverem os seus problemas comerciais &' jurídicos.

5. Protágoras, Górgias, Sócrates. Ensinavam, em troca de uma renumeração, a persuasão e a retórica.

Matheus 1 b disse...

1: Ficaram conhecidos por antecederem Socrates. Conhecido o maior filosofos pré-socraticos.
2: Os Fatores Politicos, economicos, religiosos e culturais.
3: Buscavam formular uma cosmologia naturalista ou seja uma abordagem que explicasse o universo por causa naturais.
4: Foram portanto filosos e educadores alem de mestres de retorica e oratoria.
5: Protagoras, Górgias, Prodico e Hípias.Ensinavam uma série de assuntos como: Física, Geometria, Medicina...

Sibele Ivo 1.B disse...

1. Como ficaram conhecidos os primeiros filósofos? Cite o nome de alguns deles.
= , que marcam uma mudança e um desenvolvimento e, por conseguinte, o começo de um novo período na história do pensamento grego ,pré-socrático,Sócrates e os sofistas

2. O que os primeiros filósofos investigavam?
=Os filósofos deste período preocuparam-se quase exclusivamente com os problemas cosmológicos. Estudar o mundo exterior nos elementos que o constituem, na sua origem e nas contínuas mudanças a que está sujeito, é a grande questão que dá a este período seu caráter de unidade.

3. Qual a contribuição dos primeiros filósofos para a filosofia atual?
= . Estudar o mundo exterior nos elementos que o constituem, na sua origem e nas contínuas mudanças a que está sujeito, é a grande questão que dá a este período seu caráter de unidade.
4. O que foi a Sofística?
= . Os sofistas maiores foram quatro. Os menores foram uma plêiade, continuando até depois de Sócrates, embora sem importância filosófica.
Protágoras foi o maior de todos, chefe de escola e teórico da sofística.

5. Quem foram os principais sofistas? O que eles ensinavam?
= os sofistas estabelecem uma oposição especial entre natureza e lei, quer política, quer moral, considerando a lei como fruto arbitrário, interessado, mortificador, uma pura convenção, e entendendo por natureza, não a natureza humana racional, mas a natureza humana sensível, animal, instintiva

' NairlaTorres! ;* disse...

1. Ficaram conhecidos como pré-socráticos. Ex: Tales, Anaximandro!

2. Investigavam as causas e o surgimento da filosofia na Grécia Antiga.

3. Eles proporcionaram o ambiente para o surgimento da busca racional de explicação da origem do mundo, do desenvolvimento da natureza, do processo pela qual as coisas se constituem, realizado pelos filósofos Gregos.

4. A confrontação pública dos cidadãos, para resolverem os seus problemas comerciais &' jurídicos.

5. Protágoras, Górgias, Sócrates. Ensinavam, em troca de uma renumeração, a persuasão e a retórica.

paulo vitor 1 disse...

01-ficaram conhecidos com uma mudança e um desenvolvimento e, por conseguinte, o começo de um novo periodo na historia do pensamento grego. pre socrates,tales de mileto,
02-instintivamente voltada para o mundo exterior julgando-se encontrar ai tambem o principio unitario das coisas.
03-

CamilaBastos :) disse...

1. Ficaram conhecidos como pré-socráticos. Ex: Tales, Anaximandro!

2. Investigavam as causas e o surgimento da filosofia na Grécia Antiga.

3. Eles proporcionaram o ambiente para o surgimento da busca racional de explicação da origem do mundo, do desenvolvimento da natureza, do processo pela qual as coisas se constituem, realizado pelos filósofos Gregos.

4. A confrontação pública dos cidadãos, para resolverem os seus problemas comerciais &' jurídicos.

5. Protágoras, Górgias, Sócrates. Ensinavam, em troca de uma renumeração, a persuasão e a retórica.

Andreza 1º A disse...

1. Ficaram conhecidos como pré-socráticos. Ex: Tales, Anaximandro!

2. fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3. Os primeiros filosofos explicaram os mitos por meio da razao que hoje é a propria do pensamento filosofico...

4. Sofista é um conhecimento superficial sem beneficios e sem importância.

5. Protágoras e Górgias.

kalianny s. de sousa 1 ano A disse...

1-Os primeiros filosofos ficaram conhecidos como filosofos pré-socráticos ou filosofos da Physis(natureza)
Tales, Anaximandro e Anaxímenes.

2-Investigavam as causas do nascimento da filosofia na Grécia Antiga.

3-Propociaram ambiente para o surgimento da busca racional de explicação da origem do mundo, do desenvolvimento da natureza, do processo pelo qual as coisas se constituem, realizada pelos primeiros filosofos gregos.

4-

thiago barros disse...

1ºeram conhecidos como filosofos da plisis porque estudavam a naturezaou pre-socraticos porque antecederam o grande filosofo socrates.tales,anaximandro e anaximenes.
2ºinvestigavam a origem do kosmos e da natureza.

thiago barros disse...

1ºeram conhecidos como filosofos da plisis porque estudavam a naturezaou pre-socraticos porque antecederam o grande filosofo socrates.tales,anaximandro e anaximenes.
2ºinvestigavam a origem do kosmos e da natureza.

thiago barros disse...

1ºeram conhecidos como filosofos da plisis porque estudavam a naturezaou pre-socraticos porque antecederam o grande filosofo socrates.tales,anaximandro e anaximenes.
2ºinvestigavam a origem do kosmos e da natureza.

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 292   Recentes› Mais recentes»