sexta-feira, 13 de maio de 2011

Uso do blog como ferramenta na construção do conhecimento

Vou confessar que não domino totalmente os programas de informática disponíveis aos usuários denominadas de TIC, mas, em agosto de 2009, criei esse blog com o objetivo de trabalhar os conteúdos de filosofia e sociologia em sala de aula. O nome do blog é FILOSOFAR É PRECISO, como diria Epicuro.
No início, tive muita dificuldade de trabalhar com o blog e tudo o que ele poderia oferecer. Mas o que mais procuro utilizar é postar textos e/ou vídeos para que os alunos acessem esse conteúdo e comentem as questões propostas e assim ocorra uma interatividade entre professor e alunos.
Quando pensei em criar esse blog tinha os seguintes motivos:
- As disciplinas de Filosofia e Sociologia tinham se tornadas obrigatórias em 2008 com a lei 11.684/08;
- As disciplinas de Filosofia e Sociologia não tinham Livro Didático para os alunos;
- A carga horária dessas disciplinas é de apenas 1h/aula para cada uma.
Então ensinar filosofia para alunos do ensino médio em apenas uma aula por semana sem livro didático para os alunos estudarem se tornava um desafio para quem quer fazer um bom trabalho. Por isso pensei em criar esse blog para interagir com os alunos e poder, de alguma forma, trabalhar os conteúdos das disciplinas de forma satisfatória, independemente da aula presencial.
A forma de avaliar o desempenho dos alunos com os seus comentários no blog é atribuir uma nota parcial dentro do bimestre e, para isso, levo as turmas para o laborário de informática da escola para que eles possam ter acesso aos computadores com acesso a internet.
Procuro dá um ar dinâmico ao blog com textos, vídeos, sugestões de filmes, links de outros blogs e sites relacionados.
Mas estou reavaliando essa forma de proceder com os comentários no blog, alguns alunos sugeriram colocar fóruns para maior interação, o que considero uma boa ideia. Também estou recebendo outras sugestões para melhorar o blog.

Nenhum comentário: