sábado, 14 de maio de 2011

AL sedia nesta segunda-feira primeira audiência pública do PNE

A Assembleia Legislativa sedia, nesta segunda-feira (16/05), às 9 horas, audiência pública para discutir a proposta do Plano Nacional de Educação (PNE) da Comissão Especial do PNE, em funcionamento na Câmara dos Deputados. O evento acontece no Plenário 13 de Maio e será o primeiro de uma série de debates a serem realizados em todas as regiões do País. No Ceará, a atividade é promovida em parceria com a Comissão de Educação da AL, que também vai realizar discussões em sete municípios do Estado.


A solicitação para o debate em Fortaleza partiu dos deputados federais cearenses que compõem o colegiado do PNE. Estarão presentes o presidente da Comissão Especial, Gastão Vieira (PMDB/MA), e o relator da Comissão, Angelo Vanhoni (PT/PR). Os deputados federais Artur Bruno (PT-CE) e Chico Lopes (PCdoB-CE) também confirmaram participação.

O projeto do PNE 2011/2020 foi encaminhado, em dezembro do ano passado, à Câmara dos Deputados e prevê 20 metas e 171 diretrizes que vão nortear as ações relativas à educação brasileira nos próximos dez anos. O projeto precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional antes de seguir para a sanção da presidente Dilma Rousseff.

Na avaliação de Artur Bruno, a audiência é de extrema importância porque as entidades que atuam na área da educação terão oportunidade de opinar, sugerir e propor mudanças ao projeto do Plano.

Já Chico Lopes destaca a iniciativa da Comissão de Educação da Assembleia em promover a discussão no interior do Ceará: “Os seminários em Fortaleza e nas demais macrorregiões são fundamentais para que os professores de todo o Estado possam se apropriar deste debate, conhecer o novo PNE e dar suas sugestões sobre as diretrizes da educação no decênio 2011-2020”, diz o comunista.

A presidente da Comissão de Educação da AL, deputada Rachel Marques (PT), informa que os seminários regionais iniciam nesta segunda-feira, em Fortaleza, com a audiência pública da Câmara Federal e serão levados aos municípios de Sobral, Crateús, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Juazeiro do Norte e Quixadá.

“Contaremos com a parceria das universidades públicas que estejam sediadas nestes municípios”, esclarece. Dentre os pontos do PNE a serem discutidos, ela destaca a ampliação dos gastos públicos, debate que considerou fundamental para garantir a valorização do magistério; e a organização nacional de educação, estabelecendo o piso dos educadores. Na avaliação da petista, os fatores são necessários “para avançar na educação de qualidade”. “Nós queremos envolver a população porque a educação é algo que interessa não somente aos profissionais da educação, mas toda a sociedade”, argumenta.

Da Redação/CG

Fonte: Agência de Noticias da Assembleia Legislativa
e-Mail: agencia@al.ce.gov.br
Twitter: @Assembleia_CE

Fonte: http://www.al.ce.gov.br/noticias/noticia_completa.php?codigo=18487

Nenhum comentário: