segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

I OLIMPIADA DE FILOSOFIA DA EEM ELIEZER DE FREITAS GUIMARÃES

 Olimpíada de Filosofia da EEM Eliezer de Freitas Guimarães


EEM ELIEZER DE FREITAS GUIMARÃES

PROJETO ESCOLAR: I OLIMPÍADA DE FILOSOFIA DA EEM ELIÉZER DE F. GUIMARÃES

NÚCLEO GESTOR: Nonato – Diretor
Rejane – Coordenadora Escolar
Karla – Coordenadora Escolar
Lina – Secretária

ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS

DATA: OUTUBRO DE 2011

HORÁRIO: MANHÃ TARDE NOITE

1. OBJETIVO GERAL:

A I Olimpíada de Filosofia da Escola de Ensno Médio Eliezer de Freitas Guimarães destina-se a estudantes do Ensino Médio tem como objetivo desenvolver atividades que levem o estudante a reflexão filosófica em caráter interdisciplinar.

1.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Subsidiar uma efetiva contribuição da Filosofia à formação dos participantes;
  • Fomentar o espírito crítico e dialógico entre os estudantes;
  • Desenvolver nos jovens cidadãos o aprimoramento das habilidades de ler e escrever textos filosóficos, bem como de realizar diálogo filosófico em solidariedade investigativa;
  • Ler, de maneira filosófica, textos de distintas expressões e estruturas;
  • Vivenciar o questionamento, a investigação de conceitos e a criação de novas possibilidades de pensar através da prática coletiva de fazer filosofia;
  • Construir um espaço favorável para uma postura filosofante individual e coletivamente;
  • Promover a interface entre a Filosofia e as outras áreas do conhecimento;
  • Promover a integração entre as turmas, os estudantes e os professores participantes.

2. JUSTIFICATIVA

As Olimpíadas de Filosofia nasceram da convicção de que as questões filosóficas aparecem na vida de todas as pessoas e em todas as idades. Assim, elas precisam de um cuidado e um estímulo especial para não serem erradicadas violentamente do nosso cotidiano ou tratadas superficialmente. Com um espírito de acolhimento das diferenças, as olímpiadas pretendem convocar alunos para o exercício de investigação solidária num clima que pretende ser não de competição, mas de colaboração e de estímulo para o pensamento. A ideia é de que a partir da proposta, processos filosóficos sejam construídos através da interlocução, interação e participação dos colaboradores. Com a obrigatoriedade da Filosofia no Ensino Médio no Brasil, a experiência da olímpiada pode se constituir em polo agregador de interesse de alunos e professores, fortalecendo e contribuindo com os objetivos pelos quais o Ministério da Educação introduziu a Filosofia no ensino médio.

3. METODOLOGIA:

Os estudantes, deverão desenvolver atividades pré-olímpicas, participandoo de atividades de diálogo em forma de Comunidade de Investigação ou de outro processo que promova a solidariedade investigativa, assim como de atividades de produção de trabalhos filosóficos, inclusive em comunicação com outras áreas do conhecimento, considerando ainda a dimensão estética, a pessoal-biográfica, o entorno sóciopolítico, histórico e cultural.
Durante as atividades pré-olímpicas o Tema Geral será objeto de atividades didáticas que considerem seus diversos subtemas nas áreas de Ética, Estética, Política, Educação Ambiental, Bioética, Teoria do Conhecimento, dentre outras. Estima-se ainda, que outras atividades didáticas complementares, além de atividades interdisciplinares ou na forma de projetos nos quais a investigação filosófica seja exercitada, sejam realizadas durante as atividades pré-olímpicas.
Durante as atividades pré-olímpicas, as turmas realizarão a seleção dos estudantes que representarão as turmas inscritas nas atividades olímpicas, seja nos debates e produção textual e/ou na apresentação de trabalhos artístico-filosóficos. As turmas inscritas deverão enviar até o dia 31 de maio de 2011, à coordenação do evento a lista com o nome completo de cada estudante e também de cada professor que deverá representar a turma na I Olimpíada de Filosofia da Escola de Ensino Fundamental e Médio Eliezer de Freitas Guimarães através do endereço eletrônico professorevando@hotmail.com
Propostas de trabalhos artístico-filosóficos deverão ser encaminhadas previamente para a coordenação do evento. A coordenação buscará propiciar que o maior número de trabalhos seja apresentado no evento, considerando imprescindível que todas as turmas estejam representadas.
Através do blog www.professorevandofilosofia.blogspot.com será incentivado o intercâmbio entre as turmas participantes acerca de experiências didáticas de ensino de filosofia.


4. CRONOGRAMA

AGOSTO de 2011: Planejamento da I Olimpíada de Filosofia da Escola de Ensino Fundamental e Médio Eliezer de Freitas Guimarães.

Até SETEMBRO de 2011: Período de inscrições das turmas e professores orientadores através do e-mail professorevando@hotmail.com

AGOSTO A SETEMBRO de 2011: Realização das atividades pré-olímpicas nas turmas.

SETEMBRO de 2011: Envio das produções realizadas nas turmas durante as atividade pré-olímpicas para a coordenação do evento. Seleção, pelas turmas e professores responsáveis, dos estudantes que representarão as turmas nas atividades olímpicas. Envio da relação de professores e estudantes onde deverá constar nome completo de cada participante com sua respectiva série e turma como também o nome do professor orientador.

OUTUBRO de 2011: Realização da I Olimpíada de Filosofia da Escola de Ensino Fundamental e Médio Eliezer de Freitas Guimarães.


5. RECURSOS

A Escola deverá dispor de ambiente para a apresentação das atividades e dispor de material de preparação para estas apresentações e dispor o LEI para as pesquisas dos alunos.

6. AVALIAÇÃO

Os alunos participantes deste projeto serão avaliados e valerá como nota parcial do 2º bimestre.
A seleção dos trabalhos realizados durante a atividades olímpicas será efetuada pela comissão organizadora do evento, de acordo com os critérios estabelecidos abaixo. A seleção dos trabalhos para seleção das turmas nas atividades pré-olímpicas será realizada pelos professores das turmas participantes. No trabalho seletivo, em cada turma, segure-se considerar as seguintes perguntas orientadoras:
    • Quais estudantes ou trabalhos melhor representam a turma?
    • Qual trabalho filosófico (em comunicação com outros planos: o artístico, o pessoal-biográfico, o entorno sócio político e cultural) mais estimulou o debate em torno do tema central da Olímpiada de Filosofia?
Ressaltando-se a dimensão de representação do trabalho e dos estudantes escolhidos busca-se evitar a competição. Com a representação a turma toda poderá se sentir incluída.
Propostas de atividades artístico-filosóficos deverão ser encaminhadas previamente para a coordenação do evento. A coordenação buscará contemplar que todas as turmas sejam representadas e apresentem seus trabalhos imprescindivelmente. Os trabalhos selecionados para apresentação subsidiarão os debates e estes, por sua vez, a produção textual.
Para a seleção dos trabalhos é sugerida a seguinte estrutura de avaliação, a qual coincide com a estrutura de avaliação a ser praticada nas atividades olímpicas:
  • Quanto a modalidade 1 – Debates e produção textual será avaliado: a pertinência do desenvolvimento do debate e/ou texto em relação ao tema central da Olímpiada; a coerência interna do discurso, não só do individual, mas também do que circula e se constrói no seio do grupo; a capacidade de síntese, de análise, de dar exemplos, de relacionar e comparar; a criatividade; a construção e formulação de problemas e conceitos filosóficos.
  • Quanto a modalidade 2 – Apresentação de trabalhos artístico-filosóficos será avaliado: a pertinência do trabalho em relação ao problema central da olímpiada, a potencialidade de cada trabalho em estimular o debate coletivo, a incidência sobre a produção de conceitos e problemas filosóficos, a criação estética na medida em que contribua para as finalidades acima descritas.



    ANEXO:

    EEM ELIEZER DE FREITAS GUIMARÃES

    I OLIMPÍADA DE FILOSOFIA

    REGULAMENTO

    Resumo

    As Olimpíadas de Filosofia consistem na realização de atividades didáticas de cunho filosófico a partir de um tema geral, na escola. O tema da I Olimpíada de Filosofia da Escola de Ensino Médio Eliezer de Freitas Guimarães, a realizar-se em 2011, é:

    Tema

    A I Olimpíada de Filosofia da Escola de Ensino Médio Eliezer de Freitas Guimarães destina-se a estudantes do Ensino Médio, e abrange toda a escola. As Atividades Pré-Olímpicas, realizadas na escola em preparação ao evento olímpico, serão coordenadas pelos professores da área de Ciências Humanas que incluem as disciplinas de Filosofia, Sociologia, História e Geografia com a colaboração dos professores das áreas de Linguagens e Códigos e Ciências da Natureza e Matemática em caráter interdisciplinar.
    A formação das atividades pré-olímpicas é de livre iniciativa dos professores envolvidos no evento e serão desenvolvidos a partir do tema a ser definido. Cada professor também poderá contribuir com sugestões de textos e atividades através do blog do evento, enviando material para a coordenação da I Olimpíada de Filosofia. Este material ficará a disposição da escola.
    As inscrições poderão ser realizadas até 31 de agosto de 2011. As atividades pré-olímpicas iniciarão em 1º de agosto de 2011. A I Olimpíada de Filosofia da Escola de Ensino Médio Eliezer de Freitas Guimarães será realizada no dia __ de outubro de 2011.
    As atividades do dia __ de outubro de 2011 consistirão em: a) exposição e/ou apresentação de trabalhos artístico-filosóficos selecionados; b) diálogo em grupos, em forma de Comunidade de Investigação, relacionado ao tema de investigação; c) produção de textos e/ou de outros meios de expressão.
    Para inscrever-se escreva para professorevando@hotmail.com informando:
    a) nome, endereço, e-mail e telefone;
    b) série, turma e número;
    c) número estimado de estudantes participantes das atividades pré-olímpicas;
    d) nome, e-mail e telefone dos professores responsáveis.
    A inscrição é gratuita.


    APRESENTAÇÃO

    A I Olimpíada de Filosofia é um evento educacional promovido pela Escola de Ensino Fundamental e Médio Eliezer de Freitas Guimarães, integrando professores e alunos de Filosofia e outras áreas, no Ensino Médio. A iniciativa propõe atividades didáticas de Filosofia, desenvolvidas na escola, versando sobre um tema geral. Tais atividades são denominadas atividades pré-olímpicas.
    É sugerido que os estudantes, durante as atividades pré-olímpicas, participem de atividades de diálogo em forma de Comunidade de Investigação ou de outro processo que promova a solidariedade investigativa, assim como de atividades de produção de trabalhos filosóficos, inclusive em comunicação com outras áreas do conhecimento, considerando ainda a dimensão estética, a pessoal-biográfica, o entorno sóciopolítico, histórico e cultural.
    O tema geral da I Olimpíada de Filosofia da Escola de Ensino Fundamental e Médio Eliezer de Freitas Guimarães é:
    Tema

    Durante as atividades pré-olímpicas este Tema Geral será objeto de atividades didáticas que considerem seus diversos subtemas nas áreas de Ética, Estética, Política, Educação Ambiental, Bioética, Teoria do Conhecimento, dentre outras. Estima-se ainda, que outras atividades didáticas complementares, além de atividades interdisciplinares ou na forma de projetos nos quais a investigação filosófica seja exercitada, sejam realizadas durante as atividades pré-olímpicas.
    Durante as atividades pré-olímpicas, as turmas realizarão a seleção dos estudantes que representarão as turmas inscritas nas atividades olímpicas, seja nos debates e produção textual e/ou na apresentação de trabalhos artístico-filosóficos. As turmas inscritas deverão enviar até o dia 31 de maio de 2011, à coordenação do evento a lista com o nome completo de cada estudante e também de cada professor que deverá representar a turma na I Olimpíada de Filosofia da Escola de Ensino Médio Eliezer de Freitas Guimarães através do endereço eletrônico professorevando@hotmail.com
    Propostas de trabalhos artístico-filosóficos deverão ser encaminhadas previamente para a coordenação do evento. A coordenação buscará propiciar que o maior número de trabalhos seja apresentado no evento, considerando imprescindível que todas as turmas estejam representadas.
    Através do blog www.professorevandofilosofia.blogspot.com será incentivado o intercâmbio entre as turmas participantes acerca de experiências didáticas de ensino de filosofia.

    CRONOGRAMA

    AGOSTO de 2011: Planejamento da I Olimpíada de Filosofia da Escola de Ensino Médio Eliezer de Freitas Guimarães.

    Até SETEMBRO de 2011: Período de inscrições das turmas e professores orientadores através do e-mail professorevando@hotmail.com

    AGOSTO A SETEMBRO de 2011: Realização das atividades pré-olímpicas nas turmas.

    SETEMBRO de 2011: Envio das produções realizadas nas turmas durante as atividades pré-olímpicas para a coordenação do evento. Seleção, pelas turmas e professores responsáveis, dos estudantes que representarão as turmas nas atividades olímpicas. Envio da relação de professores e estudantes onde deverá constar nome completo de cada participante com sua respectiva série e turma como também o nome do professor orientador.

    OUTUBRO de 2011: Realização da I Olimpíada de Filosofia da Escola de Ensino Médio Eliezer de Freitas Guimarães.

    2. PÚBLICO ALVO

    • Ensino Médio: manhã, tarde e noite.


    3. OBJETIVOS

    • Subsidiar uma efetiva contribuição da Filosofia à formação dos participantes;
    • Fomentar o espírito crítico e dialógico entre os estudantes;
    • Desenvolver nos jovens cidadãos o aprimoramento das habilidades de ler e escrever textos filosóficos, bem como de realizar diálogo filosófico em solidariedade investigativa;
    • Ler, de maneira filosófica, textos de distintas expressões e estruturas;
    • Vivenciar o questionamento, a investigação de conceitos e a criação de novas possibilidades de pensar através da prática coletiva de fazer filosofia;
    • Construir um espaço favorável para uma postura filosofante individual e coletivamente;
    • Promover a interface entre a Filosofia e as outras áreas do conhecimento;
    • Promover a integração entre as turmas, os estudantes e os professores participantes.

    As Olimpíadas de Filosofia nasceram da convicção de que as questões filosóficas aparecem na vida de todas as pessoas e em todas as idades. Assim, elas precisam de um cuidado e um estímulo especial para não serem erradicadas violentamente do nosso cotidiano ou tratadas superficialmente. Com um espírito de acolhimento das diferenças, as olímpiadas pretendem convocar alunos para o exercício de investigação solidária num clima que pretende ser não de competição, mas de colaboração e de estímulo para o pensamento. A ideia é de que a partir da proposta, processos filosóficos sejam construídos através da interlocução, interação e participação dos colaboradores. Com a obrigatoriedade da Filosofia no Ensino Médio no Brasil, a experiência da olímpiada pode se constituir em polo agregador de interesse de alunos e professores, fortalecendo e contribuindo com os objetivos pelos quais o Ministério da Educação introduziu a Filosofia no ensino médio.

    4. ATIVIDADES

    4.1. Atividades Pré-Olímpicas

    Realizar-se-ão devidamente inscritas atividades curriculares e extracurriculares, protagonizadas pelos estudantes e seus professores, sobre a temática da olímpiada. Incluem-se ai atividades de diálogo em forma de Comunidade de Investigação bem como oficinas, poesia, teatro, desenhos, exposições e outras atividades pedagógicas.
    As atividades pré-olímpicas serão realizadas entre agosto e setembro de 2011. Durante este processo, as turmas e os professores participantes realizarão a seleção dos textos filosóficos. Os trabalhos e os estudantes selecionados pelas turmas nas atividades pré-olímpicas participaram da I Olimpíada de Filosofia da Escola de Ensino Médio Eliezer de Freitas Guimarães.
    Os estudantes selecionados poderão participar nas modalidades: 1. Debates e produção textual; 2. Apresentação de trabalhos artístico-filosóficos.
    Os critérios de avaliação, para fins de seleção dos estudantes, são sugeridos no item 6 deste regulamento.

    4.2 Atividades Olímpicas

    Cada turma selecionará alunos para apresentar os trabalhos nas duas modalidades. As atividades serão realizadas com base no Tema Geral proposto para a I Olímpiada de Filosofia da Escola de Ensino Médio Eliezer de Freitas Guimarães.

    4.3 Modalidades

    Debates e produção textual: 1. Realização, durante o evento, de diálogo filosófico em forma de Comunidade de Investigação, com base no tema geral da olímpiada. Produção de texto individual, pelos estudantes, com base na ação precedente e sobre o tema geral da olímpiada, no decorrer das atividades olímpicas. A Comissão Organizadora poderá avaliar a necessidade de propor textos base para o debate e a produção textual, respeitando o nível de série do Ensino Médio.

    Apresentação de trabalhos artístico-filosóficos: Apresentação, durante o evento, de peças teatrais, desenhos, vídeos, fotografias, exposições, música, dentre outras formas de expressão artística. Os trabalhos apresentados devem incidir sobre o tema geral da olímpiada. As peças teatrais deverão ter no máximo 10 minutos. Os vídeos deverão ter a duração máxima de 3 minutos. Pinturas, desenhos, fotografias e outros, serão expostos em murais durante a atividade olímpica sob a supervisão do professor proponente. Os trabalhos selecionados para apresentação deverão estimular o diálogo filosófico que será realizado na modalidade debates e produção de texto.

    As turmas serão responsáveis pela seleção dos estudantes que a representarão. Os mesmos estudantes escolhidos para representar as turmas poderão participar das duas modalidades, ficando esta definição a critério das mesmas, as quais também poderão se fazer representar por estudantes distintos para as duas modalidades ou, ainda, optar por participar de apenas uma das modalidades descritas acima.
    As turmas inscritas indicarão os professores que deverão acompanhar seus estudantes durante todo o processo das atividades olímpicas.

    5. APOIO INSTITUCIONAL E INTERAÇÃO DOCENTE

    Em apoio a realização e articulação das atividades pré-olímpicas e das atividades olímpicas, bem como em vista da promoção do intercâmbio de experiência entre os professores de ensino médio na I Olímpiada de Filosofia da Escola de Ensino Médio Eliezer de Freitas Guimarães é previsto:
    • Manutenção do blog www.professorevandofilosofia.blogspot.com com informações atualizadas sobre a olimpíada;
    • Divulgação, no blog, de relatos dos professores participantes;
    • Divulgação, no blog, de referências bibliográficas e textos de apoio enviados pelos professores participantes;
    • Organização e coordenação das atividades olímpicas.
    Os materiais sobre atividades realizadas pelos professores durante as atividades pré-olímpicas terão a finalidade de realizar intercâmbio de experiências entre os docentes. Estes materiais deverão ser enviados por meio eletrônico para professorevando@hotmail.com até 31 de maio de 2011 e não deverão ultrapassar a extensão de 5.0 MB.

    6. SELEÇÃO E AVALIAÇÃO

    A seleção dos trabalhos realizados durante a atividades olímpicas será efetuada pela comissão organizadora do evento, de acordo com os critérios estabelecidos abaixo. A seleção dos trabalhos para seleção das turmas nas atividades pré-olímpicas será realizada pelos professores das turmas participantes. No trabalho seletivo, em cada turma, segure-se considerar as seguintes perguntas orientadoras:
      • Quais estudantes ou trabalhos melhor representam a turma?
      • Qual trabalho filosófico (em comunicação com outros planos: o artístico, o pessoal-biográfico, o entorno sócio político e cultural) mais estimulou o debate em torno do tema central da Olímpiada de Filosofia?
    Ressaltando-se a dimensão de representação do trabalho e dos estudantes escolhidos busca-se evitar a competição. Com a representação a turma toda poderá se sentir incluída.
    Propostas de atividades artístico-filosóficos deverão ser encaminhadas previamente para a coordenação do evento. A coordenação buscará contemplar que todas as turmas sejam representadas e apresentem seus trabalhos imprescindivelmente. Os trabalhos selecionados para apresentação subsidiarão os debates e estes, por sua vez, a produção textual.
    Para a seleção dos trabalhos é sugerida a seguinte estrutura de avaliação, a qual coincide com a estrutura de avaliação a ser praticada nas atividades olímpicas:
    • Quanto a modalidade 1 – Debates e produção textual será avaliado: a pertinência do desenvolvimento do debate e/ou texto em relação ao tema central da Olímpiada; a coerência interna do discurso, não só do individual, mas também do que circula e se constrói no seio do grupo; a capacidade de síntese, de análise, de dar exemplos, de relacionar e comparar; a criatividade; a construção e formulação de problemas e conceitos filosóficos.
    • Quanto a modalidade 2 – Apresentação de trabalhos artístico-filosóficos será avaliado: a pertinência do trabalho em relação ao problema central da olímpiada, a potencialidade de cada trabalho em estimular o debate coletivo, a incidência sobre a produção de conceitos e problemas filosóficos, a criação estética na medida em que contribua para as finalidades acima descritas.

    7. DISPOSIÇÕES GERAIS

    O evento das Atividades Olímpicas da I Olímpiada de Filosofia da Escola de Ensino Médio Eliezer de Freitas Guimarães não tem caráter competitivo e será considerada como nota parcial do 3º bimestre de 2011. A culminância será realizada no dia _______________2011 em seus respectivos turnos.
    A resolução de situações não previstas no regulamento da I Olímpiada de Filosofia da Escola de Ensino Médio Eliezer de Freitas Guimarães ficará a cargo da Comissão Organizadora do evento. Esta comissão será formada pelo núcleo gestor da escola e os professores da Área de Ciências Humanas, o PCA de Linguagens e Códigos e o PCA de Ciências da Natureza e Matemática.
    Para a formatação desta I Olímpiada de Filosofia da Escola de Ensino Médio Eliezer de Freitas Guimarães, a comissão organizadora receberá sugestões de professores e alunos na busca de melhorar a qualidade do evento.
    Para maiores informações e atualizações utilizem o blog www.professorevandofilosofia.blogspot.com.



    ANEXO

    Entrevista - Dr. Draiton Gonzaga de Souza

    O professor Dr. Draiton Gonzaga de Souza, Diretor da FFCH / PUCRS, fala sobre a Olimpíada, sobre a implementação da obrigatoriedade do ensino de filosofia no Ensino Médio, e sobre as relações entre filosofia e sociedade.
    Olimpíada de Filosofia: Qual a relevância desta Olimpíada de Filosofia?

    Draiton Gonzaga de Souza: Eu considero muito importante a realização desta olimpíada. Trata-se de um evento inédito no nosso contexto aqui no Brasil, na tentativa de divulgar mais a filosofia e de convidar as pessoas, sobretudo os estudantes de Ensino Médio, que estão na PUC neste dia de hoje, a se interessarem por questões que são filosóficas, e mostrar que a filosofia não é algo estranho à vida deles.

    OF: Sobre a obrigatoriedade da filosofia no Ensino Médio em todo o país, que foi sancionada este ano, qual a sua opinião?

    DGS: Eu sou a favor de que a filosofia seja amplamente divulgada, ainda que alguns afirmem que é necessário primeiro formar professores para depois introduzir a obrigatoriedade. Se pensarmos assim, nunca vamos introduzi-la. Então, mesmo que haja alguns percalços agora no período de implementação da filosofia no Ensino Médio, eu sou totalmente favorável. É uma lástima que a filosofia tenha desaparecido do currículo do Ensino Médio. Ela deve estar presente não apenas na disciplina de filosofia, mas também nas outras matérias, como uma postura, uma forma crítica de abordar os conteúdos.

    OF: Neste sentido, como o senhor caracterizaria a relação do ensino de filosofia com a sociedade atual?

    DGS: Eu diria que a filosofia e a sociedade têm uma relação ambígua. Por um lado, há filósofos, ou professores de filosofia que acham que a filosofia não deveria se envolver com questões atuais da sociedade. Eles preferem ficar na sua torre de marfim a se envolver com as questões do nosso tempo. E, por outro lado, por parte da sociedade, muitas vezes há aquela postura de uma certa desconfiança em relação à filosofia, porque ela trata de coisas tão abstratas, que não parecem dizer respeito à vida humana; então, por que se interessar por ela? Nessa relação da filosofia com sociedade eu penso que devemos derrubar os preconceitos de ambas as partes. Mostrar para a sociedade que a filosofia é muito importante. E, também entre os puristas da filosofia, temos que fazer com que de alguma forma eles se interessem mais pelas questões do nosso tempo.

    OF: Qual o papel da universidade neste processo, de formação dos professores (e também bacharéis) de filosofia?

    DGS: O papel da universidade é decisivo porque ela tem a tarefa de formar esses professores que trabalharão nas escolas. Eu penso que, por ela ter uma força tão grande nesse processo, necessariamente temos que ter uma maior interação entre universidade e escola para ver como a filosofia deve ser ministrada. Pois não adianta formarmos professores para uma realidade ou para uma forma de ensinar totalmente diferente da realidade das nossas escolas. Se não tivermos uma aproximação entre universidade e escola no processo de formação do professor, nós formaremos professores inadequados.

    OF: Qual seria a melhor maneira para implantar a filosofia no Ensino Médio?

    DGS: Nós devemos ter um grande cuidado com a didática da filosofia. Na escola, a filosofia pode espantar mais do que atrair. Por isso, temos que dispor de material didático apropriado, escrito e visual. Hoje está sendo produzida muita coisa no Brasil e fora do Brasil – DVD’s, arquivos de mp3’s, dentre outros – e agora mesmo nós assistimos a uma peça teatral na Olimpíada de Filosofia... Por que não tomar elementos da arte e, a partir daí, fazer uma reflexão de cunho filosófico? Por fim, eu diria que nós devemos encontrar uma linguagem atual para abordar as questões filosóficas. É muito importante a produção de material didático atualizado.   


    Fonte: http://www.olimpiadadefilosofia.org/cobertura1/boletim_olimpiada.html



    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA A I OLIMPIADA DE FILOSOFIA DA EEM ELIÉZER DE FREITAS GUIMARÃES

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia 
    http://olimpiadadefilosofia.blogspot.com

    http://www.forumsuldefilosofia.org

    http://www.filosofia.ufc.br

    http://cafesfilosoficos.wordpress.com

    Espaços de acesso livre na internet com conteúdos de apoio ao ensino da filosofia
    (reflexões metodológicas, textos didáticos, textos clássicos, vídeos etc).

    -Livro didático público de filosofia: versão digital do livro didático desenvolvido por professores de Filosofia da rede pública de ensino do Estado do Paraná.
    http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/livro_e_diretrizes/livro/filosofia/seed_filo_e_book.pdf

    -Edições on line de obras filosóficas: http://ateus.net/ebooks/

    -Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul: site oficial da comissão organizadora, com orientações para participação e cronograma de atividades: http://www.olimpiadadefilosofia.org/

    - Portal de Filosofia da UFSC: disponibilioza textos e vídeos: http://www.portalfil.ufsc.br/

    -NESEF (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia) UFPR: Disponibiliza reflexões sobre o ensino de filosofia: http://www.nesef.ufpr.br/

    -Projeto Filosofia na Escola da UnB, Brasília: http://vsites.unb.br/fe/tef/filoesco/

    - Sociedade Portuguesa de Filosofia: http://www.spfil.pt/index.html

    - Páginas de Filosofia: Site com textos de filosofia que possam ser trabalhados em aula: http://paginasdefilosofia.wordpress.com/

    -Dicionário Escolar de Filosofia: http://www.defnarede.com/autores.html

    -Portal para downloads de vídeos sobre ética e subjetividade do canal Futura: http://www.futuratec.org.br/torrents.php?mode=category&catid=64

    - Programa Ética e Cidadania - MEC: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13607

    - http://filosofiaensina.blogspot.com

3 comentários:

Alfabetização em Foco disse...

Boa noite professor Evandro!

Conhecendo seu blog hoje. Estava pesquisando no google, e foi "um achado" e tanto. Estou dando aulas de Filosofia e me preocupa muito a falta de interesse dos alunos pela disciplina. Estou procurando realizar um trabalho que desperte nos alunos um olhar para esta que considero a mais importante das disciplinas. A ideia da Olimpíada pode ser copiada, não é? Criei um blog com os alunos, já se tornaram seus seguidores, mais dois estão em construção. Gostaria de contar com você para incentivá-los deixando um comentário no blog deles e acompanhando as postagens. O enderço do blog é http://filosofiadoseculoxx.blogspot.com
Parabéns pelo trabalho que aqui realizas.

Abraços

Lenira.

Anônimo disse...

"só sei que nada sei" sócrates
"a minha verdade muitas vezes não pode ser a sua verdade"
a filosofia não nos responde nada,nós que devemos buscá-la.

Anônimo disse...

muitas pessoas dizem que a filosofia nos dá as respostas para as nossas perguntas,mas eu acho que não pois existem perguntas que a filosofia é incapaz de responder,a filosofia é uma disciplina como qualquer outra não tem nada de especial.aq ped pra mim postar algo sobre alguns temas q tem nesse blog,eu ñ li nada somente vim pra dá a minha opinão sobre o q eu acho sobre a filosofia,existem pessoas q admiram esssa disciplinae eu ñ tenho preconceito cm isso,por isso pesso desculpa a quem gosta.