segunda-feira, 2 de maio de 2011

Os filósofos Pré-Socráticos e os Sofistas

O primeiro período do pensamento grego toma a denominação substancial de período naturalista, porque a nascente especulação dos filósofos é instintivamente voltada para o mundo exterior, julgando-se encontrar aí também o princípio unitário de todas as coisas; e toma, outrossim, a denominação cronológica de período pré-socrático, porque precede Sócrates e os sofistas, que marcam uma mudança e um desenvolvimento e, por conseguinte, o começo de um novo período na história do pensamento grego. Esse primeiro período tem início no alvor do VI século a.C., e termina dois séculos depois, mais ou menos, nos fins do século V. Surge e floresce fora da Grécia propriamente dita, nas prósperas colônias gregas da Ásia Menor, do Egeu (Jônia) e da Itália meridional, da Sicília, favorecido sem dúvida na sua obra crítica e especulativa pelas liberdades democráticas e pelo bem-estar econômico. Os filósofos deste período preocuparam-se quase exclusivamente com os problemas cosmológicos. Estudar o mundo exterior nos elementos que o constituem, na sua origem e nas contínuas mudanças a que está sujeito, é a grande questão que dá a este período seu caráter de unidade. Pelo modo de a encarar e resolver, classificam-se os filósofos que nele floresceram em quatro escolas: Escola Jônica; Escola Itálica; Escola Eleática; Escola Atomística.

Escola Jônica

A Escola Jônica, assim chamada por ter florescido nas colônias jônicas da Ásia Menor, compreende os jônios antigos e os jônios posteriores ou juniores. A escola jônica, é também a primeira do período naturalista, preocupando-se os seus expoentes com achar a substância única, a causa, o princípio do mundo natural vário, múltiplo e mutável. Essa escola floresceu precisamente em Mileto, colônia grega do litoral da Ásia Menor, durante todo o VI século, até a destruição da cidade pelos persas no ano de 494 a.C., prolongando-se porém ainda pelo V século. Os jônicos julgaram encontrar a substância última das coisas em uma matéria única; e pensaram que nessa matéria fosse imanente uma força ativa, de cuja ação derivariam precisamente a variedade, a multiplicidade, a sucessão dos fenômenos na matéria una. Daí ser chamada esta doutrina hilozoísmo (matéria animada). Os jônios antigos consideram o Universo do ponto de vista estático, procurando determinar o elemento primordial, a matéria primitiva de que são compostos todos os seres. Os mais conhecidos são: Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Anaxímenes de Mileto. Os jônios posteriores distinguem-se dos antigos não só por virem cronologicamente depois, senão principalmente por imprimirem outra orientação aos estudos cosmológicos, encarando o Universo no seu aspecto dinâmico, e procurando resolver o problema do movimento e da transformação dos corpos. Os mais conhecidos são: Heráclito de Éfeso, Empédocles de Agrigento, Anaxágoras de Clazômenas.

Tales de Mileto

(624-548 A.C.) "Água"

Tales de Mileto, fenício de origem, é considerado o fundador da escola jônica. É o mais antigo filósofo grego. Tales não deixou nada escrito mas sabemos que ele ensinava ser a água a substância única de todas as coisas. A terra era concebida como um disco boiando sobre a água, no oceano. Cultivou também as matemáticas e a astronomia, predizendo, pela primeira vez, entre os gregos, os eclipses do sol e da lua. No plano da astronomia, fez estudos sobre solstícios a fim de elaborar um calendário, e examinou o movimento dos astros para orientar a navegação. Provavelmente nada escreveu. Por isso, do seu pensamento só restam interpretações formuladas por outros filósofos que lhe atribuíram uma idéia básica: a de que tudo se origina da água. Segundo Tales, a água, ao se resfriar, torna-se densa e dá origem à terra; ao se aquecer transforma-se em vapor e ar, que retornam como chuva quando novamente esfriados. Desse ciclo de seu movimento (vapor, chuva, rio, mar, terra) nascem as diversas formas de vida, vegetal e animal. A cosmologia de Tales pode ser resumida nas seguintes proposições: A terra flutua sobre a água; A água é a causa material de todas as coisas. Todas as coisas estão cheias de deuses. O imã possui vida, pois atrai o ferro.

Segundo Aristóteles sobre a teoria de Tales: elemento estático e elemento dinâmico. Elemento Estático - a flutuação sobre a água. Elemento Dinâmico - a geração e nutrição de todas as coisas pela água. Tales acreditava em uma "alma do mundo", havia um espírito divino que formava todas as coisas da água. Tales sustentava ser a água a substância de todas as coisas.

Anaximandro de Mileto (611-547 A.C.) "Ápeiron"

Anaximandro de Mileto, geógrafo, matemático, astrônomo e político, discípulo e sucessor de Tales e autor de um tratado Da Natureza, põe como princípio universal uma substância indefinida, o ápeiron (ilimitado), isto é, quantitativamente infinita e qualitativamente indeterminada. Deste ápeiron (ilimitado) primitivo, dotado de vida e imortalidade, por um processo de separação ou "segregação" derivam os diferentes corpos. Supõe também a geração espontânea dos seres vivos e a transformação dos peixes em homens. Anaximandro imagina a terra como um disco suspenso no ar. Eterno, o ápeiron está em constante movimento, e disto resulta uma série de pares opostos - água e fogo, frio e calor, etc. - que constituem o mundo. O ápeiron é assim algo abstrato, que não se fixa diretamente em nenhum elemento palpável da natureza. Com essa concepção, Anaximandro prossegue na mesma via de Tales, porém dando um passo a mais na direção da independência do "princípio" em relação às coisas particulares. Para ele, o princípio da "physis" (natureza) é o ápeiron (ilimitado). Atribui-se a Anaximandro a confecção de um mapa do mundo habitado, a introdução na Grécia do uso do gnômon (relógio de sol) e a medição das distâncias entre as estrelas e o cálculo de sua magnitude (é o iniciador da astronomia grega). Ampliando a visão de Tales, foi o primeiro a formular o conceito de uma lei universal presidindo o processo cósmico total. Diz-se também, que preveniu o povo de Esparta de um terremoto. Anaximandro julga que o elemento primordial seria o indeterminado (ápeiron), infinito e em movimento perpétuo.


Fragmentos

"Imortal...e imperecível (o ilimitado enquanto o divino) - Aristóteles, Física". Esta (a natureza do ilimitado, ele diz que) é sem idade e sem velhice. Hipólito, Refutação.

Anaxímenes de Mileto (588-524 A.C.) "Ar"

Segundo Anaxímenes, a arkhé (comando) que comanda o mundo é o ar, um elemento não tão abstrato como o ápeiron, nem palpável demais como a água. Tudo provém do ar, através de seus movimentos: o ar é respiração e é vida; o fogo é o ar rarefeito; a água, a terra, a pedra são formas cada vez mais condensadas do ar. As diversas coisas que existem, mesmo apresentando qualidades diferentes entre si, reduzem-se a variações quantitativas (mais raro, mais denso) desse único elemento. Atribuindo vida à matéria e identificando a divindade com o elemento primitivo gerador dos seres, os antigos jônios professavam o hilozoísmo e o panteísmo naturalista. Dedicou-se especialmente à meteorologia. Foi o primeiro a afirmar que a Lua recebe sua luz do Sol. Anaxímenes julga que o elemento primordial das coisas é o ar.
Fragmentos

"O contraído e condensado da matéria ele diz que é frio, e o ralo e o frouxo (é assim que ele expressa) é quente". (Plutarco). "Com nossa alma, que é ar, soberanamente nos mantém unidos, assim também todo o cosmo sopro e ar o mantém". (Aécio).


A Sofística


Após as grandes vitórias gregas, atenienses, contra o império persa, houve um triunfo político da democracia, como acontece todas as vezes que o povo sente, de repente, a sua força. E visto que o domínio pessoal, em tal regime, depende da capacidade de conquistar o povo pela persuasão, compreende-se a importância que, em situação semelhante, devia ter a oratória e, por conseguinte, os mestres de eloqüência. Os sofistas, sequiosos de conquistar fama e riqueza no mundo, tornaram-se mestres de eloqüência, de retórica, ensinando aos homens ávidos de poder político a maneira de consegui-lo. Diversamente dos filósofos gregos em geral, o ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído. O conteúdo desse ensino abraçava todo o saber, a cultura, uma enciclopédia, não para si mesma, mas como meio para fins práticos e empíricos e, portanto, superficial.

A época de ouro da sofística foi - pode-se dizer - a segunda metade do século V a.C. O centro foi Atenas, a Atenas de Péricles, capital democrática de um grande império marítimo e cultural. Os sofistas maiores foram quatro. Os menores foram uma plêiade, continuando até depois de Sócrates, embora sem importância filosófica.

Protágoras foi o maior de todos, chefe de escola e teórico da sofística.

Em coerência com o ceticismo teórico, destruidor da ciência, a sofística sustenta o relativismo prático, destruidor da moral. Como é verdadeiro o que tal ao sentido, assim é bem o que satisfaz ao sentimento, ao impulso, à paixão de cada um em cada momento. Ao sensualismo, ao empirismo gnosiológicos correspondem o hedonismo e o utilitarismo ético: o único bem é o prazer, a única regra de conduta é o interesse particular. Górgias declara plena indiferença para com todo moralismo: ensina ele a seus discípulos unicamente a arte de vencer os adversários; que a causa seja justa ou não, não lhe interessa. A moral, portanto, - como norma universal de conduta - é concebida pelos sofistas não como lei racional do agir humano, isto é, como a lei que potencia profundamente a natureza humana, mas como um empecilho que incomoda o homem.

Desta maneira, os sofistas estabelecem uma oposição especial entre natureza e lei, quer política, quer moral, considerando a lei como fruto arbitrário, interessado, mortificador, uma pura convenção, e entendendo por natureza, não a natureza humana racional, mas a natureza humana sensível, animal, instintiva. E tentam criticar a vaidade desta lei, na verdade tão mutável conforme os tempos e os lugares, bem como a sua utilidade comumente celebrada: não é verdade - dizem - que a submissão à lei torne os homens felizes, pois grandes malvados, mediante graves crimes, têm freqüentemente conseguido grande êxito no mundo e, aliás, a experiência ensina que para triunfar no mundo, não é mister justiça e retidão, mas prudência e habilidade.

Então a realização da humanidade perfeita, segundo o ideal dos sofistas, não está na ação ética e ascética, no domínio de si mesmo, na justiça para com os outros, mas no engrandecimento ilimitado da própria personalidade, no prazer e no domínio violento dos homens. Esse domínio violento é necessário para possuir e gozar os bens terrenos, visto estes bens serem limitados e ambicionados por outros homens. É esta, aliás, a única forma de vida social possível num mundo em que estão em jogo unicamente forças brutas, materiais. Seria, portanto, um prejuízo a igualdade moral entre os fortes e os fracos, pois a verdadeira justiça conforme à natureza material, exige que o forte, o poderoso, oprima o fraco em seu proveito.

Quanto ao direito e à religião, a posição da sofística é extremista também, naturalmente, como na gnosiologia e na moral. A sofística move uma justa crítica, contra o direito positivo, muitas vezes arbitrário, contingente, tirânico, em nome do direito natural. Mas este direito natural - bem como a moral natural - segundo os sofistas, não é o direito fundado sobre a natureza racional do homem, e sim sobre a sua natureza animal, instintiva, passional. Então, o direito natural é o direito do mais poderoso, pois em uma sociedade em que estão em jogo apenas forças brutas, a força e a violência podem ser o único elemento organizador, o único sistema jurídico admissível.

A respeito da religião e da divindade, os sofistas não só trilham a mesma senda dos filósofos racionalistas gregos do período precedente e posterior, mas - de harmonia com o ceticismo deles - chegam até o extremo, até o ateísmo, pelo menos praticamente. Os sofistas, pois, servem-se da injustiça e do muito mal que existe no mundo, para negar que o mundo seja governado por uma providência divina.

Protágoras de Abdera

Protágoras nasceu em Abdera - pátria de Demócrito , cuja escola conheceu - pelo ano 480. Viajou por toda a Grécia, ensinando na sua cidade natal, na Magna Grécia, e especialmente em Atenas, onde teve grande êxito, sobretudo entre os jovens, e foi honrado e procurado por Péricles e Eurípedes. Acusado de ateísmo, teve de fugir de Atenas, onde foi processado e condenado por impiedade, e a sua obra sobre os deuses foi queimada em praça pública. Refugiou-se então na Sicília, onde morreu com setenta anos (410 a.C.), dos quais, quarenta dedicados à sua profissão. Dos princípios de Heráclito e das variações da sensação, conforme as disposições subjetivas dos órgãos, inferiu Protágoras a relatividade do conhecimento. Esta doutrina enunciou-a com a célebre fórmula; o homem é a medida de todas as coisas. Esta máxima significava mais exatamente que de cada homem individualmente considerado dependem as coisas, não na sua realidade física, mas na sua forma conhecida. Subjetivismo, relativismo e sensualismo são as notas características do seu sistema de ceticismo parcial. Platão deu o nome de Protágoras a um dos seus diálogos, e a um outro o de Górgias.

Górgias de Leôncio

Górgias nasceu em Abdera, na Sicília, em 480-375 a.C - correlacionado com Empédocles - representa a maior expressão prática da sofística, mediante o ensinamento da retórica; teoricamente, porém, foi um filósofo ocasional, exagerador dos artifícios da dialética eleática. Em 427 foi embaixador de sua pátria em Atenas, para pedir auxílio contra os siracusanos. Ensinou na Sicília, em Atenas, em outras cidades da Grécia, até estabelecer-se em Larissa na Tessália, onde teria morrido com 109 anos de idade. Menos profundo, porém, mais eloqüente que Protágoras, partiu dos princípios da escola eleata e concluiu também pela absoluta impossibilidade do saber. É autor duma obra intitulada "Do não ser", na qual desenvolve as três teses:

Nada existe; se alguma coisa existisse não a poderíamos conhecer; se a conhecêssemos não a poderíamos manifestar aos outros. A prova de cada uma destas proposições e um enredo de sofismas, sutis uns, outros pueris.

No Górgias de Platão, Górgias declara que a sua arte produz a persuasão que nos move a crer sem saber, e não a persuasão que nos instrui sobre as razões intrínsecas do objeto em questão. Em suma, é mais ou menos o que acontece com o jornalismo moderno. Para remediar este extremo individualismo, negador dos valores teoréticos e morais, Protágoras recorre à convenção estatal, social, que deveria estabelecer o que é verdadeiro e o que é bem!

Fonte: http://www.mundodosfilosofos.com.br/

Questões para estudo:

1. Como ficaram conhecidos os primeiros filósofos? Cite o nome de alguns deles.

2. O que os primeiros filósofos investigavam?

3. Qual a contribuição dos primeiros filósofos para a filosofia atual?

4. O que foi a Sofística?

5. Quem foram os principais sofistas? O que eles ensinavam?

292 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 292 de 292
paulo 1ano A disse...

1.aristoteles, tales, anaximandro, socrátes e anaximenes ficaram conhecidos grandes filosofos 2.investigavam as causas

bruno ewerton 1ºA disse...

1.os primeiros filosofos sao chamados de cosmologos ou filosofos da phisis,Tales,anaximendes e anaximandro
2.fatores religioso,fatores culturais e fatores economicos
3.

gleiciano1 A disse...

1.ficaram conhecidos como fílosofos pré socráticos ou fílosofos da physis.Tales Anaximandro e anaximenes. 2.investicavam fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.
3.a contribuicão foi as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria. 4.foi as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.
5.Protágoras e Górgias O ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído.

kallel disse...

1º)1.porque antecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos ,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.
2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais .
3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.
4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficio .
5. potágoras ...

wesley 1G nº50 disse...

1º)1.porque antecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos ,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.
2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais .
3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.
4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficio .
5. potágoras ...

flaviana 1g disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.potágoras e gorias ...

flaviana 1g disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.potágoras e gorias ...

larissa andrade 1g disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.potágoras e gorias ...

carlos henrique Nº11 disse...

1ºPorque antecederam sócrati considerado o maior filosofo.pré-socraticos eos filosofos da natureza.tales anaximandro,anaximenes.
2ºfatores,politicos,econonmicos,religiosos e culturais
3ºeles deixarão o uso da razão,que eles usam até hoje.
4º-E um conhecimento superficial sem importância e sem beneficio.
5ºPitágoras e Górgias.

Jamilson 1ºG nº 29 disse...

1- Porque antecederam Sócrates, que é considerado o maior filósofo pré- socrático da Grécia Antiga. Os primeiros filósofos eram Tales Anaximandro e Anaxímenes de Mileto.

2- Investigavam fatores políticos, fatores econômicos, religiosos e culturais.

3- O conhecimento e as experiências da razão, do pensamento racional e da sabedoria.

4-É um conhecimento superficial, que não tem nenhuma importância e nem benefícios.

5- Górgias declara que a sua arte produz a persuasão que nos move a crer sem saber, e não a persuasão que nos instrui sobre as razões intrínsecas do objeto em questão. Para remediar este extremo individualismo, negador dos valores teoréticos e morais, Protágoras recorre à convenção estatal, social, que deveria estabelecer o que é verdadeiro e o que é bem

antonio evangelista 1G disse...

1-ficaram conhecidos como pré-socraticos
2-era uma tentativa de eplicar a origem,ordem e o caos,o cosmo e a totalidade das coisas por meio de um sistema orgânico
3-romperam com as explicações miticas para a origem do universo e buscaram formular uma cosmologia naturalista
4-sofistica era originalmenteo termo dado as tecnicas ensinadas por um grupo altamente respeitado de professores retoricos na grecia antiga
5-protagoras,gorgias e isocrates.o foco central de seus ensinamentos concetrava-se no logos ou discurso,com foco em estrategias de argumentação.

1G neise mariana da silva disse...

1)1-os primeiros filosofos ficaram conhecidos como filósofos pré-socrádicos Physis (natureza).
Tales,anoximandro,anaximenes.
2-tentaram explicar os acontecimentos das natureza
(fatores politicos, fatores economicos, fatores religiosos e fatores culturais).
3-Estudar o mundo exterior nos elementos que o constituem, na sua origem e nas contínuas mudanças
04-Após as grandes vitórias gregas, atenienses, contra o império persa, houve um triunfo político da democracia, como acontece todas as vezes que o povo sente, de repente, a sua força.
5-protágoras e Górgias.

isaac 1g n 24 disse...

1-os primeiros filósofos ficaram conhecidos como pré-solcráticos ou physis (natureza).ezemplo de alguns desses filósofos são tales anaximandro,anaximenes.

Unknown disse...

1-Pre-Socraticos
,alguns deles Tales,Anaximandro,Anaximenes,Hera de Efeso.

2-queriam descobrir o principio (arché) do kosmos (universo).

3-Trouxeram o uso da razão para cotidiano.

4- é um conheçimento superficial sem importancia e sem beneficios.

davi 1h disse...

ederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.potágoras e goias ...

juliuna 1h disse...

ederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.potágoras e goias ...h

joyce 1h disse...

1.Porque antecederam sócrati considerado o maior filosofo.pré-socraticos eos filosofos da natureza.tales anaximandro,anaximenes.
2.Fatores politicos, fatores economicos, fatores religiosos, fatores culturas
3.As experiencias da razão do pensamento racional e da sabedoria.
4.É um conhecimento soperficial sem importancia e sem beneficio
5.Protágoras e Górgias

nayane disse...

ederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.potágoras e goias ...

Daiane 1H disse...

1.Porque antecederam sócrati considerado o maior filosofo.pré-socraticos eos filosofos da natureza.tales anaximandro,anaximenes.
2.Fatores politicos, fatores economicos, fatores religiosos, fatores culturas
3.As experiencias da razão do pensamento racional e da sabedoria.
4.É um conhecimento soperficial sem importancia e sem beneficio
5.Protágoras e Górgias

Geisielle Moura 1H disse...

1.Porque antecederam sócrati considerado o maior filosofo.pré-socraticos eos filosofos da natureza.tales anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais .

3. As experiências da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.É um conhecimento soperficial sem importancia e sem beneficio

5-Pítagoras e Górgiaso ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído

magalee 1H disse...

1.Porque antecederam sócrati considerado o maior filosofo.pré-socraticos eos filosofos da natureza.tales anaximandro,anaximenes.
2.Fatores politicos, fatores economicos, fatores religiosos, fatores culturas
3.As experiencias da razão do pensamento racional e da sabedoria.
4.É um conhecimento soperficial sem importancia e sem beneficio
5.Protágoras e Górgias

eclesiane 1H disse...

1.Porque antecederam sócrati considerado o maior filosofo.pré-socraticos eos filosofos da natureza.tales anaximandro,anaximenes.
2.Fatores politicos, fatores economicos, fatores religiosos, fatores culturas
3.As experiencias da razão do pensamento racional e da sabedoria.
4.É um conhecimento soperficial sem importancia e sem beneficio
5.Protágoras e Górgias

Geicielly Almeida de Vasconcelos 1º Ano H Tarde. disse...

Questões para estudo:

1. Como ficaram conhecidos os primeiros filósofos? Cite o nome de alguns deles.
Antecederam sócrati considerado o maior filosofo.pré-socraticos eos filosofos da natureza.tales anaximandro,anaximenes.

2. O que os primeiros filósofos investigavam?
Eles investigavam os acontecimento da natureza.

3. Qual a contribuição dos primeiros filósofos para a filosofia atual?
Propiciaram ambiente para surgimento da busca racional de explicação da origem do mundo.

4. O que foi a Sofística?
-Escola Jonica,escola Italica,e escola Eleata.

5. Quem foram os principais sofistas? O que eles ensinavam?
Pítagoras e Górgiaso ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído

alexandre 1H disse...

1.Porque antecederam sócrati considerado o maior filosofo.pré-socraticos eos filosofos da natureza.tales anaximandro,anaximenes.
2.Fatores politicos, fatores economicos, fatores religiosos, fatores culturas
3.As experiencias da razão do pensamento racional e da sabedoria.
4.É um conhecimento soperficial sem importancia e sem beneficio
5.Protágoras e Górgias

Wagner 1H :D disse...

1. Porque aconteceu a socrates considerado o maior filosofo da Grécia antiga e os primeiros filósofos e-Tales Anaximandro e maximense.

2. Fatores políticos,fatores religiosos,fatores econômicos,fatores culturais.

3. As experiências da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4. É um conhecimento superficial sem importância e sem benefícios.

5. Pitágoras e Gôrgias.

Gleiciane 1H disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2-fatores,politicos,econonmicos,religiosos e culturais.

3-As experiençias dos filosofos.

4°: Foi um conhecimento superficial sem importancia e sem benefícios.

5-Pitagoras e gorgias,o ensino dos surfistas não era ideais;desinteresados na sobe jamente...

ThiagoLigier10 disse...

1-Eram chamados pré-socráticos.Tales, Anaximenes e Anaximandro.

2-Fatores políticos, culturais, religiosos, economicos.

3-As experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4-É um conhecimento sem objetivo e também sem importância.

5-Protágoras e Górgias.os sofistas estabelecem uma oposição especial entre natureza e lei, quer política, quer moral, considerando a lei como fruto arbitrário, interessado, mortificador, uma pura convenção, e entendendo por natureza, não a natureza humana racional, mas a natureza humana sensível, animal, instintiva

marcos breno n; 30, 1 H disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.Protágoras e Gógias. os sofistas estabelecem uma oposição especial entre natureza e lei, quer política, quer moral, considerando a lei como fruto arbitrário, interessado, mortificador, uma pura convenção, e entendendo por natureza, não a natureza humana racional, mas a natureza humana sensível, animal, instintiva.

jackson lima 1 ° H disse...

1-porque antecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos ,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2-eles investigavão o princípio(arché)do cosmos(universo).

3-

Mundo da Microscopia disse...

Dayane Cristina 1H diz



1. Como ficaram conhecidos os primeiros filósofos? Cite o nome de alguns deles.
Presocraticos. Socratis, tales...



2. O que os primeiros filósofos investigavam?

Estudar o mundo exterior nos elementos que o constituem, na sua origem e nas contínuas mudanças a que está sujeito, é a grande questão que dá a este período seu caráter de unidade. Pelo modo de a encarar e resolver, classificam-se os filósofos que nele floresceram em quatro escolas: Escola Jônica; Escola Itálica; Escola Eleática; Escola Atomística.



3. Qual a contribuição dos primeiros filósofos para a filosofia atual?


Tales de Mileto, fenício de origem, é considerado o fundador da escola jônica. É o mais antigo filósofo grego. Tales não deixou nada escrito mas sabemos que ele ensinava ser a água a substância única de todas as coisas. A terra era concebida como um disco boiando sobre a água, no oceano


4. O que foi a Sofística?

A época de ouro da sofística foi - pode-se dizer - a segunda metade do século V a.C. O centro foi Atenas, a Atenas de Péricles, capital democrática de um grande império marítimo e cultural. Os sofistas maiores foram quatro. Os menores foram uma plêiade, continuando até depois de Sócrates, embora sem importância filosófica.


5. Quem foram os principais sofistas? O que eles ensinavam?

Desta maneira, os sofistas estabelecem uma oposição especial entre natureza e lei, quer política, quer moral, considerando a lei como fruto arbitrário, interessado, mortificador, uma pura convenção, e entendendo por natureza, não a natureza humana racional, mas a natureza humana sensível, animal, instintiva. E tentam criticar a vaidade desta lei, na verdade tão mutável conforme os tempos e os lugares, bem como a sua utilidade comumente celebrada: não é verdade - dizem - que a submissão à lei torne os homens felizes, pois grandes malvados, mediante graves crimes, têm freqüentemente conseguido grande êxito no mundo e, aliás, a experiência ensina que para triunfar no mundo, não é mister justiça e retidão, mas prudência e habilidade.
Como ohomem podesser viver bem com a naturezar......

Bianca 1 C disse...

1. Como ficaram conhecidos os primeiros filósofos? Cite o nome de alguns deles.
Pre socraticos; Tales,Anaximandro e Anaximenes.
2. O que os primeiros filósofos investigavam?
Investigavam qual o principio(arche)do cosmos(universo)
3. Qual a contribuição dos primeiros filósofos para a filosofia atual?
Contestaram a explicação dos mitos fazendo uso da razão que até hoje é própria do pensamento filosóficos.
4. O que foi a Sofística?
E um conhecimento superficial sem importância e sem beneficio.
5. Quem foram os principais sofistas? O que eles ensinavam?
Potagoras de Abdera e Górgias de Leôncio.

Anônimo disse...

jardel 1°ano "A" NUMERO-26

1.os primeiros filosofos sao chamados de PRÉ-socráticos,os nomes deles são Tales de Mileto (624-548 a.C.) "Água",
Anaximandro de Mileto (611-547 a.C.) "Ápeiron", etc.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.propiciaram ambiente para o sugimemto da busca racional de explicação da origem do mundo do desenvolvimento da natureza.

4.Os Sofistas foram os primeiros advogados do mundo, ao cobrar de seus clientes para efetuar suas defesas, dada sua alta capacidade de argumentação.

5.Protágoras e Górgias,
Os Sofistas foram os primeiros advogados do mundo, ao cobrar de seus clientes para efetuar suas defesas, dada sua alta capacidade de argumentação. Os mestres sofistas alegavam que podiam "melhorar" seus discípulos, ou, em outras palavras, que a "virtude" seria passível de ser ensinada.

"é nós na fita"

Bmx grind disse...

jardel 1°ano "A" NUMERO-26

1.os primeiros filosofos sao chamados de PRÉ-socráticos,os nomes deles são Tales de Mileto (624-548 a.C.) "Água",
Anaximandro de Mileto (611-547 a.C.) "Ápeiron", etc.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.propiciaram ambiente para o sugimemto da busca racional de explicação da origem do mundo do desenvolvimento da natureza.

4.Os Sofistas foram os primeiros advogados do mundo, ao cobrar de seus clientes para efetuar suas defesas, dada sua alta capacidade de argumentação.

5.Protágoras e Górgias,
Os Sofistas foram os primeiros advogados do mundo, ao cobrar de seus clientes para efetuar suas defesas, dada sua alta capacidade de argumentação. Os mestres sofistas alegavam que podiam "melhorar" seus discípulos, ou, em outras palavras, que a "virtude" seria passível de ser ensinada.

"é nós na fita"

Welberto 1ANO.G disse...

1-Os primeiros filosofos foram os pré-socraticos
2-Os pré-socraticos investigavam opricipio do cosmo
3-A contribuição deles foi as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria
4-Os sofistas eram professores viajantes que,por deterninado preço,vendiam ensinamentos práticos de filosofia,tambem conhecimentos por aqueles que se dedicam a instruir e educar os cidadões ateniense interesados em participar da vida na cidade-estado.Naquela época os sofista significava mentes do saber (sophistés)
5-protagoras,ensinavam técnicas que auxiliava as pessoas a defederem seu pensamento particular e suas proprias opniões contráriar sobre o mesmo.Para que dessa forma consegisse seu espaço por desprecarem algumas discusões feitas pelos filosofos eram chamados de céticas até mesmo socrátesresolveu contras eles dizendo que disrespeitava a verdade e o amor pela sabedoria.

Anônimo disse...

1-porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza tale anaximandro anaximes.
2- eles investigavam os problemas cronológicos.
3-eles deixarão o uso da razão,que eles usam até hoje.
4-Foi um triunfo político da democracia, como acontece todas as vezes que o povo sente, de repente, a sua força
5- Protágoras foi o maior de todos, chefe de escola e teórico da sofística, e Sócrates.O ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído.

georgiana 1 d disse...

1.ficaram conhecidos como filósofos pré-socráticos ou filosofos da phsis..investigavam em encontrar o arché dos kosmos.3.as experincias da razão,e da sabedoria.4.foi um triumfo politico da democracia como acontece todas as vezes que o povo sente a sua força tal regime depende da capacidade do povo pela sua persuasao..5.atenas de persis ,atenas de pericles foram quatro os menores foram pleiade eles ensinavam oposiçao esppppecial entre natureza e lei ,politica e moral

Felipe de freitas 1F disse...

1-eram conhecidos como filosofos da plisis porque estudavam a natureza ou pre-socraticos porqueantecederam o grande filosofo socrates,tales,anaximandro e anaximenes.
2-investigavam a origem do kosmos e da natureza.

Karollyne Cavalcante *-* disse...

1ºeram conhecidos como filosofos da plisis porque estudavam a naturezaou pre-socraticos porque antecederam o grande filosofo socrates.tales,anaximandro e anaximenes.
2ºinvestigavam a origem do kosmos e da natureza.

karollyne cavalcante 1F disse...

1ºeram conhecidos como filosofos da plisis porque estudavam a naturezaou pre-socraticos porque antecederam o grande filosofo socrates.tales,anaximandro e anaximenes.
2ºinvestigavam a origem do kosmos e da natureza.

Leandro,Marcos antonio(Chocolate) disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,e outros filosofos tales,anaximandro,anaximenes.

2-Porque queriam descobrir o principio dos Cosmos

3-As experiençias dos filosofos

4-E um conhecimento superficial sem importancia e nem beneficios.

5-Pítagoras e Górgiaso

evelyn couto 1f disse...

1ºeram conhecidos como filosofos da plisis porque estudavam a naturezaou pre-socraticos porque antecederam o grande filosofo socrates.tales,anaximandro e anaximenes.
2ºinvestigavam a origem do kosmos e da natureza.

francisco gleilton 1º F disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.potágoras e goiasgual

Maria Erislandia Cruz 1//] disse...

1.Os primeiros filosofos ficaram conhecidos como filósofos pré-socrádicos Physis (natureza).
Tales,anoximandro,anaximenes.

2.Fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.As experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.É um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.Protágoras e Górgias.

Maria Erislandia Cruz 1ano F TARDE disse...

1.Os primeiros filosofos ficaram conhecidos como filósofos pré-socrádicos Physis (natureza).
Tales,anoximandro,anaximenes.

2.Fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.As experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.É um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.Protágoras e Górgias.

joyce rodrigues tulio duarte disse...

1.porque atecenderam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.teles,anaximandro,anaximenes.
2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.
3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.
4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.
5.potágoras e goias.

Antonia Natalia 1 ano F Tarde disse...

1- Porque antecederam Sócrates, que é considerado o maior filósofo pré- socrático da Grécia Antiga. Os primeiros filósofos eram Tales Anaximandro e Anaxímenes de Mileto.

2- Investigavam fatores políticos, fatores econômicos, religiosos e culturais.

3- O conhecimento e as experiências da razão, do pensamento racional e da sabedoria.

4-É um conhecimento superficial, que não tem nenhuma importância e nem benefícios.

5- Górgias declara que a sua arte produz a persuasão que nos move a crer sem saber, e não a persuasão que nos instrui sobre as razões intrínsecas do objeto em questão. Para remediar este extremo individualismo, negador dos valores teoréticos e morais, Protágoras recorre à convenção estatal, social, que deveria estabelecer o que é verdadeiro e o que é bem

luciano junior 1 f disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.potágoras e goias ...

luan disse...

01-pre-socratico ou filosofos da natureza.
02-tentavam explicar os acontecimentos da natureza.
03-Talies de minedo anaxiando anaximenis e heraclito de efeso.
04-Escola jonica, Escola italica,e Escola ELeata.
05-Romperm com as explicacoes misticas para a origem do universo e buscavam formular uma cosmologia naturalista ,ou seja,uma abordagem que explicassem um universo por causa

walison disse...

1ºeram conhecidos como filosofos da plisis porque estudavam a naturezaou pre-socraticos porque antecederam o grande filosofo socrates.tales,anaximandro e anaximenes.
2ºinvestigavam a origem do kosmos e da natureza.

luan disse...

.aristoteles, tales, anaximandro, socrátes e anaximenes ficaram conhecidos grandes filosofos 2.investigavam as causas

walison disse...

icaram conhecidos como fílosofos pré socráticos ou fílosofos da physis.Tales Anaximandro e anaximenes. 2.investicavam fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.
3.a contribuicão foi as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria. 4.foi as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.
5.Protágoras e Górgias O ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuí

ismael limamendes 1.f disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

georgiana disse...

Restante da 1 questao-01.Ficaram conhecidos como filosofos pré-socráticos ou da physis.Tales de mileto,anaximandro e anaximenes.

savio 1º E disse...

1)os pré-socráticos alguns deles foram tales de mileto, anaximandro é anaximenes
2)o principio do cosmos
3)as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.
4)e o conhecimento superficial sem importância nem beneficio
5)Protágoras de Abdera,Górgias de Leôncio eles ensinavam a retorica:a arte de argumentação a favor ou contra,e a oratória: a arte de falar bem

saviel 1º E disse...

1)os pré-socráticos alguns deles foram tales de mileto, anaximandro é anaximenes
2)o principio do cosmos
3)as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.
4)e o conhecimento superficial sem importância nem beneficio
5)Protágoras de Abdera,Górgias de Leôncio eles ensinavam a retorica:a arte de argumentação a favor ou contra,e a oratória: a arte de falar bem

Anônimo disse...

José Gilmar 1°D N° 21

1. Como ficaram conhecidos os primeiros filósofos? Cite o nome de alguns deles.
->Por que vieram antes de Sócrates.Tales de mileto, Anaxímenes de mileto e Anaximandro de Mileto.

2. O que os primeiros filósofos investigavam?

-> Tales de mileto foi o primeira investigar questões relativas a natureza, mas todos os primeiros filósofos investigavam a fundo a origem das coisas, eles achavam que existia uma única substância básica, única que seria a origem de todas as coisas.

3. Qual a contribuição dos primeiros filósofos para a filosofia atual?

->A razão, que viria a ser utilizada por muitos filósofos a frente.

4. O que foi a Sofística?

->sofistas eram um grupo de mestres que viajavam de cidade em cidade fazendo aparições públicas para atrair estudantes, eles cobravam taxas desses estudantes para dar a eles educação. Também se diz que os sofistas foram os primeiros advogados do mundo, que cobravam taxas aos seus clientes para defender-los, por causa de sua alta capacidade de argumentação.

5. Quem foram os principais sofistas? O que eles ensinavam?

-> Górgias de Leontini e Protágoras.

yago bruno disse...

1.filosofos pré-socraticos.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,econômicos,religiosos e culturais.

3.as experiências da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial,sem importância e sem beneficios.

5.pitágoras e goias.ensinamento dos sofistas não era ideal,desinteressado,mas sobejamente retribuido.

Site da Revista History disse...

Respostas de Klayton dos Santos Clemente N.: 23 do 1 Ano H.

1) Como ficaram conhecidos os primeiros filósofos? Cite o nome de alguns deles.

Resp.: Os primeiros filósofos eram conhecidos como "cosmólogos" ou "pré-socráticos".

2) O que os primeiros filósofos investigavam?

Resp.: Os primeiros filósofos investigavam os fenômenos da natureza e buscavam o principio de todas as coisas.

3) Qual a contribuição dos primeiros filósofos para a filosofia atual?

Resp.: Ocorreu a evolução de uma forma de pensar atrelada ao mito para um pensamento construído sobre a experiência e a razão.

4) O que foi a sofistica?

Resp.: Sofistica era originalmente o termo dado às técnicas ensinadas por um grupo altamente respeitado de professores retóricos na Grécia Antiga.

5) Quem foram os principais sofistas? O que eles ensinavam?

Resp.: Os principais foram: "Protágoras, considerado o primeiro sofista, Hípias, Górgias, dentre outros menos importantes." Ensinavam tudo o que se podia ensinar, "tinham a pretensão de formar homens completos, habituados a todas as subtilezas do pensamento reflectido, hábeis em manejar a palavra, corajosos e fortes na acção, dignos de todos os triunfos, de todas as felicidades".

érica de almeida 1 h tarde disse...

1-os mais conhecidos foram:Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Anaxímenes de Mileto. 2- eles investigavam Fatores politicos, fatores economicos, fatores religiosos, fatores culturas ! e alem disso queriam descobrir r o principio[ACHé] dos COSMOS (UNIVERSO).
3-as experiencias q eles tinham da razão,do pensamento racional e alem da sabedoria. 4- eles eram sequiosos de conquistar fama e riqueza no mundo, tornaram-se mestres de eloqüência, de retórica, ensinando aos homens ávidos de poder político a maneira de consegui-lo. Diversamente dos filósofos gregos em geral, o ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas retribuído.esse ensino abraçavatodo o saber, a cultura, uma enciclopédia, não para si mesma, mas como meio para fins práticos e empíricos e, portanto, superficial. 5- Protágoras foi o maior de todos, chefe de escola e teórico da sofística.
Em coerência com o ceticismo teórico, destruidor da ciência, a sofística sustenta o relativismo prático, destruidor da moral.

jeneffer cristina 1c disse disse...

respostas 1.pré-socráticos,foram tales,anaximandro,anaximenes,pitágoras,
e etc.
2.investigavam qual o principio do universo ,ou seja,de onde tudo foi gerado.
3.o uso da razão,do raciocínio...
4.um estudo que props a humanização da cultura na qual o estudo de ciencias teoricas e praticas estivessem encaminhados para a busca da virtude.
5.protagoras,gorgias,pródico,hipias,eles ensinavam a persuasão e a retórica.

amanda disse...

1.porque antecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos ,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.
2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais .
3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.
4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficio .
5. potágoras ...
Amanda 01 1 ano C

Wilkson 1° C disse...

1- pré-socráticos e alguns deles: tales; anaximandro;enaximenes,heráciclito de efésio.

2- eles investigavaoo principio do cosmo.

3- as experiencias dos filosofos.

4- é um conheçimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5- pitagoras e gorgiais. o ensino dos surfistas nao era ideal; desinteresados na sobe jamente...

Rubens Freitas 1°B disse...

01-pre-socratico ou filosofos da natureza.
02-tentavam explicar os acontecimentos da natureza.
03-Talies de minedo anaxiando anaximenis e heraclito de efeso.
04-Escola jonica, Escola italica,e Escola ELeata.
05-Romperm com as explicacoes misticas para a origem do universo e buscavam formular uma cosmologia naturalista ,ou seja,uma abordagem que explicassem um universo por causa

DAVI CHAVES 1ºB disse...

1.pre socratico ou filosofos da natureza. tales de mileto.


2.tentava explicar os acontecimentos da naturaza.

3.tales de mileto ,anaximandro,amendez e heracto de eféos.

4.escola jonica ,escola italica e escola eleata.

5.romperam com as expicações misticas para a origem do unverso e buscaram formular uma cosmologia naturalista , ou seja , uma abordagem que explicasse o universo por causas naturalista.

Mª Daniele,Suyane,Valdinar(1º B) disse...

1ªpré-socráticos:anaxímenes de mileto,anaxímandro de mileto,pitágoras de samos,tales de mileto

2ªquestões pertinentes a esta(natureza),como de que é feito o mundo

3ªpara entendermos o pensamento racional das pessoas

4ªOs sofistas, sequiosos de conquistar fama e riqueza no mundo, tornaram-se mestres de eloqüência, de retórica, ensinando aos homens ávidos de poder político a maneira de consegui-lo. Diversamente dos filósofos gregos em geral, o ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído.

5ªProtagoras de Abdera,Gorgias de Leônico

paulo disse...

3.representantes da escola jonica escola italica escola eliotica.
4.propiciaram ambiente ppara o surgimento da busca racional.
5.teles anaxinandro anaximendes fatores politicos economia culturais.

thiago de sousa barros disse...

1ºeram cohecidos como filosofos da phisis por que investigavam a natureza ou pre-sócraticos,pois,antecederam o grande filósofo Socrates.Tales,Anaximandro,Anaximenes.
2ºfatores politicos,economicos,culturais,teogania e a religiosidade.
3ºproporcionaram ambiemte para osurgimento da busca racional de explicacões sobre a origem do mundo,do desenvolvimento da natureza,do processo pelo qual as coisas se constituem.
4ºeram sábios.Também chamados de mercenarios do saberpor socrates

apollo abreu disse...

1.pre-socraticos,aristoteles,tales,anaximandro e anaximanes
2-uma, tentativas de explicar a origem a ordeme e o caos, o cosmo e a totalidade das coisas. por meio de um sistema
3-a contribuicão foi as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.
4-sofistica era originalmenteo termo dado as tecnicas ensinadas por um grupo altamente respeitado de professores retoricos na grecia antiga
5-protagoras,gorgias e isocrates.o foco central de seus ensinamentos concetrava-se no logos ou discurso,com foco em estrategias de argumentação.

cecília 1G disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.potágoras e goias ...

elizabeth 1G disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.potágoras e goias ...

flaviana e thaya lenne ano g disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.potágoras e goias ...

Deborah Silva 1 G tarde disse...

1. Como ficaram conhecidos os primeiros filósofos? Cite o nome de alguns deles.

2. O que os primeiros filósofos investigavam?

3. Qual a contribuição dos primeiros filósofos para a filosofia atual?

4. O que foi a Sofística?

5. Quem foram os principais sofistas? O que eles ensinavam?


1: porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.
2: fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.
33.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.potágoras e goias.

denis vieira 1G n16 disse...

1. algums deles anaximandro,anaximenes e tales
2.eles imvestigaram politica,economia,religiosidade e fatores culturais
3.as experiencia da razao edo pensamentoracional e da sabedoria
4.foram grandes vitorias gregas comtra o imperio presa um conhecimento supreficial
5. tales, mileto...

Breno 1º G nº 10 disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.

4.é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5.Protágoras e Górgias

george matheus 1G,tarde disse...

1.eles ficaram conhecidos como pré-socraticos ou filosofos da natureza.tales de mileto,anaximandro.
2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.
3.Trouxeram o uso da razão para cotidiano.

4.E um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.
5.Pítagoras e Górgiaso ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído

Ana Waleska 1°G disse...

1°: ficaran conhecidos como os Filosofos da natureza. EX: Tales,Amaxi Mandra e Anaximenes .

2°:Uma tentativa de explicar a origem a ordem e como é a totalidade das coisas

3°:Romperam com as explicaçoes medicas para a origem do universo e buscaran formulas de uma cosmologia a natureza

4°:era originalmente o termo dado ása tecnicas ensinadas por um grupo altamente respeitado de professores retóricos na Grecia .

5°:Foram Protagoras,Gorgias e Isocrates,eles ensinavan falar em publico .

PAULO JUSTINO Nº44/1ºG disse...

1- pré-socraticos:e alguns deles:tales,anaximando,amaxinenes e heráciclito de efesio.
2- eles investigavaoo principio [arché]do cosmo [universo].
3-A sabedoria dos filosofos
4-Escola Jonica,escola Italica,e escola Eleata.
5-potágoras e goias

isaac disse...

2-nvestigavam a origem do kosmos e da natureza.3-a contribuicão foi as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria. 4.foi as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.4-é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficio.5-Protágoras e Górgias O ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído.

Maria Luana 1°G disse...

1°:os primeiros filosofos foram pre-socraticos ou Filosofos da natureza .

2°: eles investigavam uma tentativa de explicar a origem e a ordem a coar e a totalidade das coisas por meio de um sistema organico .

3°:Romperam com as explicaloes medicas para a origemn do universo e buscaram formulas de uma cosmologia a natureza .

4°:era o termo dado originalmente ás tecnicas ensinadas por um grupo altamente respeitado .

5°:Eram os : Protagora,Gorgias,Isocrates.els esnsinava a falar em publico .

carlos eduardo de almeida lima[1anoh] disse...

1/pré-socraticos.

carlos eduardo de almeida lima[1anoh] disse...

1\pré socraticos
nome:tales;physis,etc.

1H Renato Santana disse...

1.Porque antecederam sócrati considerado o maior filosofo.pré-socraticos eos filosofos da natureza.tales anaximandro,anaximenes.
2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais .
3. As experiências da razão,do pensamento racional e da sabedoria.
4-E um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.
5-Pitagors e Gorgias.O ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído

1h nathansson disse...

1.Os primeiros filosofos ficaram conhecidos como filosofos pré-socráticos ou filosofos da Physis(natureza)
Tales, Anaximandro e Anaxímenes.

2.fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.

3.A partir do uso da razão para questionar a realidade, as coisas, pois foi a partir dos seus pensamentos que as pessoas começaram a enxergar e questionar o por que de cada coisa.

4.Foi um triunfo político da democracia, como acontece todas as vezes que o povo sente, de repente, a sua força.E visto que o domínio pessoal, em tal regime, depende da capacidade de conquistar o povo pela persuasão, compreende-se a importância que, em situação semelhante, devia ter a oratória e, por conseguinte, os mestres de eloqüência.

5.Protágoras foi o maior de todos, chefe de escola e teórico da sofística, e Sócrates.
O ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído. O conteúdo desse ensino abraçava todo o saber, a cultura, uma enciclopédia, não para si mesma, mas como meio para fins práticos e empíricos e, portanto, superficial.

carlos eduardo de almeida lima disse...

1\.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.
2\Fatores políticos,fatores religiosos,fatores econômicos,fatores culturais e a origem do kosmos.
3\as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.
4\é um conhecimento superficial sem importancia e sem beneficios.
5\Protágoras e Górgias

jorge mauricio1h disse...

1. porque atecederam socrátes considerado o maior filosofo.pré-socráticos,eos filosofos da natureza.tales,anaximandro,anaximenes.

Natecio Lima 3 D disse...

1.Tales Anaximandro e anaximenes. Acabaram ficarando conhecidos como fílosofos pré socráticos ou fílosofos da physis. 2.investigavam fatores politicos,fatores economicos,fatores religiosos,fatores culturais.
3.a contribuicão foi as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.
4.foram as experiencias da razão,do pensamento racional e da sabedoria.
5.Protágoras e Górgias O ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído.

giseli dos santos 3 d 20 disse...

1- pré-socráticos e alguns deles: tales; anaximandro;enaximenes,heráciclito de efésio.

2- eles investigavaoo principio [ARCHÉ]do cosmo [UNIVERSO].

3- as experiencias dos filosofos.

4- é um conheçimento superficial sem importancia e sem beneficios.

5- pitagoras e gorgiais. o ensino dos surfistas nao era ideal; desinteresados na sobe jamente...

marcos portela N:33 , matheus lima N:36 1C disse...

1.Os primeiros filósofos foram denominados pré-soráticos, porque antecederam o grande filósofo Sócrates, e também eram conhecidos como filósofos da natureza.São exemplos desses grandes filósofos:Anaximandro , Anaxímenes ,tales ,pitágoras ,entre outros.

2.Queriam descobrir a origem do universo , ou seja , de onde tudo teria se gerado , queriam descobrir o princípio de tudo que havia na terra , usando os grandes olhares e pensamentos filosóficos.

3. Eles tiveram o ato de contestar os mitos fazendo o uso da razão (logos), que até hoje é própria do pensamento de cada filósofo em busca de suas descobertas.

4. foi um período que tinha o predominio dos filósofos sofistas, que eram sábios,mestres,que tinham a função de ensinar sua sabedorisa.

5. Górgias,Mípias,protágoras,entre outros .Eles ensinavam a retórica:Arte da argumentação;e a ortória:Arte de falae em público ,se expressar bem, aos favens aristocratas que pretendiam ingressar na política e governar Pólis(cidade - estado).

francisco estevão 1 A disse...

1.foram os filosofos pre-socraticos ou filosofo da physis
2.invertigavam sabe mais sobre o conhecinento
3.passa sua esperiencia para as outra pessoas
4.era um gropo de mestris que viajam de cidade em cidade para cobra por sssssseus insinos
5.eram considerados os sabios,protagonos,hipias,brogra

Dayane Cristina 1H Disse: disse...

Dayane do 1H diz:

1. Como ficaram conhecidos os primeiros filósofos? Cite o nome de alguns deles.
pré-socrático, porque precede Sócrates e os sofistas, que marcam uma mudança e um desenvolvimento e, por.
2. O que os primeiros filósofos investigavam?
Os filósofos deste período preocuparam-se quase exclusivamente com os problemas cosmológicos. Estudar o mundo exterior nos elementos que o constituem, na sua origem e nas contínuas mudanças a que está sujeito, é a grande questão que dá a este período seu caráter de unidade. Pelo modo de a encarar e resolver, classificam-se os filósofos que nele floresceram em quatro escolas: Escola Jônica; Escola Itálica; Escola Eleática; Escola Atomística.

3. Qual a contribuição dos primeiros filósofos para a filosofia atual?
Os jônios antigos consideram o Universo do ponto de vista estático, procurando determinar o elemento primordial, a matéria primitiva de que são compostos todos os seres. Os mais conhecidos são: Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Anaxímenes de Mileto. Os jônios posteriores distinguem-se dos antigos não só por virem cronologicamente depois, senão principalmente por imprimirem outra orientação aos estudos cosmológicos, encarando o Universo no seu aspecto dinâmico, e procurando resolver o problema do movimento e da transformação dos corpos. Os mais conhecidos são: Heráclito de Éfeso, Empédocles de Agrigento, Anaxágoras de Clazômenas.

4. O que foi a Sofística?
Os sofistas, sequiosos de conquistar fama e riqueza no mundo, tornaram-se mestres de eloqüência, de retórica, ensinando aos homens ávidos de poder político a maneira de consegui-lo. Diversamente dos filósofos gregos em geral, o ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído. O conteúdo desse ensino abraçava todo o saber, a cultura, uma enciclopédia, não para si mesma, mas como meio para fins práticos e empíricos e, portanto, superficial.

5. Quem foram os principais sofistas? O que eles ensinavam?
A época de ouro da sofística foi - pode-se dizer - a segunda metade do século V a.C. O centro foi Atenas, a Atenas de Péricles, capital democrática de um grande império marítimo e cultural. Os sofistas maiores foram quatro. Os menores foram uma plêiade, continuando até depois de Sócrates, embora sem importância filosófica. Protágoras foi o maior de todos, chefe de escola e teórico da sofística.

SÂMIA -> 1º "B". N disse...

1. Como ficaram conhecidos os primeiros filósofos? Cite o nome de alguns deles.
R= Ficaram conhecidos como- pré-socráticos: Pitágoras de Samos; Anaximandro de Mileto; Heráclito de Eféso; Parmenides de Eleia; Demócrito de Abdera.

2. O que os primeiros filósofos investigavam?
R= As condições históricas que proporcionaram o surgimento da filósofia nas colônias gregas.

3. Qual a contribuição dos primeiros filósofos para a filosofia atual?
R= Buscaram formular uma cosmologia naturalista, ou seja, uma abordagem que explicasse o universo por causas naturais.

4. O que foi a Sofística?
R= Uma democracia grega que exigia a confrontação púbica dos cidadãos para resolverem os seus problemas comérciais e jurídicos.

5. Quem foram os principais sofistas? O que eles ensinavam?
R= Protágoras, Górgias e Hípias-> no meio relativismo e o subjetivismo.
Os sufistas ensinavam a persuação e a retórica, em troca de renueração.

Sâmia-> Nº: 41 disse...

1. Como ficaram conhecidos os primeiros filósofos? Cite o nome de alguns deles.
R= Ficaram conhecidos como pré- socráticos.
Pitágoras de Samos; Anaximandro de Mileto: Heráclito de Efésio: Démocrito de Abdera.

2. O que os primeiros filósofos investigavam?
R= As condições históricas que proporsionaram o surgimento da filosofia nas colônias gregas.

3. Qual a contribuição dos primeiros filósofos para a filosofia atual?
R= Buscaram formular uma cosmologia naturalista, ou seja, uma abordagem que explicasse o universo por causas naturais.

4. O que foi a Sofística?
R= Foi a democracia grega que exigia a confrontação púplica dos cidadãos para resolverem os seus problemas comerciais e jurídicas.

5. Quem foram os principais sofistas? O que eles ensinavam?
R= Protágoras, Górgias e Hípias.
Os sufistas encinavam a persuação e a retórica, em troca de renumeração.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 292 de 292   Recentes› Mais recentes»