terça-feira, 24 de maio de 2011

REDENÇÃO Ministro inaugura Unilab

NOVA SEDE da universidade no Município de Redenção tem data de inauguração que coincide com o Dia da África. Ministro Fernando Hadad profere aula magna
FOTO: DIVULGAÇÃO








Como a segunda universidade federal no Ceará, a Unilab une o Brasil de países africanos de língua portuguesa


Fortaleza A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) inicia suas atividades letivas amanhã, com aula magna proferida pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, a partir das 10 horas, no campus da Liberdade, em Redenção.

A solenidade será presidida pelo reitor, Paulo Speller, e contará, ainda, com as presenças do governador, Cid Gomes, de secretários, representantes dos Municípios do Maciço de Baturité, de instituições nacionais e internacionais, além da comunidade acadêmica.

"Temos matriculados 360 estudantes. Destes, 180 iniciam as aulas neste trimestre. O restante, somente no segundo trimestre, que inicia em agosto", informou o reitor. Com a proposta de aproximar ainda mais o Brasil dos países africanos de língua portuguesa, por meio de cooperação, a universidade receberá, na sua primeira turma, 39 estrangeiros e 141 brasileiros, nos cursos de Agronomia, Administração Pública, Enfermagem, Engenharia de Energia e Licenciatura em Ciências da Natureza e da Matemática. "O curso de Enfermagem foi o mais procurado pelos estudantes", complementou ele.

Junto ao período letivo, a Unilab, segunda universidade federal no Ceará, inaugura também o seu primeiro campus, Liberdade. O quadro de professores, conforme afirmou Speller, já está preparado para receber os estudantes. São 16 professores do quadro regular, admitidos por meio de concurso público e cinco professores visitantes, em modalidade temporária. "Temos um grupo de pesquisadores da Funcap (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico) também disponível para a universidade. Dois ou três já estão engajados", informou o reitor.

Comemoração
A data para início das atividades da Unilab foi devidamente pensada. 25 de maio é a data em que, simbolicamente, se comemora o Dia da África, data alusiva à proclamação da Organização da Unidade Africana (OUA). Além disso, 2011 foi consagrado o Ano Internacional dos Afrodescendentes, pela Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas 64/169 de 18 de Dezembro de 2009.

A manhã será encerrada com o festejo do Maracatu Batuque Odara - Fé e Alegria. Complementando o início letivo, a comunidade universitária participará, até o próximo dia 28 de maio, do circuito cultural de inauguração da Unilab, com atividades formativas (palestras, rodas de conversa etc), socioculturais (música, dança, poesia, exposições etc), socioesportivas, entre outras. Serão quatro dias de integração da comunidade universitária.

A Unilab será composta por dois campus: da Liberdade e das Auroras. Este último, em construção, abrigará os estudantes. O primeiro foi doado pela Prefeitura de Redenção e possui, na sua infraestrutura, "tudo que uma universidade precisa para o início das aulas", conforme afirmou Paulo Speller. Salas de aulas, de professores, biblioteca, almoxarifado, entre outros ambientes.

Dos 180 alunos da primeira turma, 77 destes serão beneficiados com a Bolsa Moradia. Enquanto o campus das Auroras não estiver pronto, os estudantes receberão auxílio para pagar aluguel, em Redenção. São 39 estrangeiros e 38 brasileiros, vindos de várias regiões do País.

Criação
Criada com a finalidade de ratificar a integração internacional com os países do Hemisfério Sul, a consolidação da Universidade se deu em 20 de julho de 2010, quando o então presidente, Luis Inácio Lula da Silva, sancionou a lei nº 12.289, instituindo a Unilab como Universidade Pública Federal. Em parceria com sete países africanos e asiáticos, membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, e Timor Leste, além de Portugal -, a Universidade será um centro de referência e integração de conhecimento.

Emanuelle Lobo
Repórter

MAIS INFORMAÇÕES
Unilab -
Avenida da Abolição, 3 - Centro
Município de Redenção (CE)
Telefone: (85) 3332.1568

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=985733

Nenhum comentário: