segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A verdadeira história do "descobrimento": quem "descobriu" (ou invadiu) o Brasil?

O Brasil é um país de dimensões continentais devido ao seu tamanho e junto com isso também temos um país com muitos contrastes, desigualdades sociais. Mas por que o Brasil é assim? Voltemos um pouco no tempo e descubramos. No final do século XV com as grandes navegações, dois países da europa se lançaram ao mar, Portugal e Espanha, para dominar e explorar novas terras e difundir a fé católica. Quando os espanhóis chegaram na América encontraram civilizações que habitavam esse lugar como os Incas, os Astecas e os Maias. Civilizações que tinham sua forma de organização, seus rituais, sua tradição. Mas que foram dizimados pelos espanhóis. Já no Brasil, em 1500, quando os portugueses chegaram a esta terra encontraram habitantes que chamaram de índios que tinham sua própria forma de organização, seus rituais e sua própria língua. Dizer que o Brasil foi descoberto pelos portugueses é erro histórico, porque a história ensinada nas escolas até hoje com raras excessões é a "história dos vencedores" que se perpetua, mas a história dos vencidos, dos fracos, dos oprimidos é esquecida. Quem disse que o Brasil foi descoberto pelos portugueses? É simples a resposta: eles mesmos. Quem escreveu os primeiros livros de História do Brasil?
Pense comigo, qual é a verdadeira história do Brasil? Você já leu algum livro de História do Brasil contada por um índio sobre a versão dos índios que aqui moravam quando da chegada dos portugueses em 1500? Como viviam os índios? Quais suas crenças? Como se relacionavam com a natureza? Veja um vídeo contando um resumo da chegada dos portugueses em 1500.

Descobrimento do Brasil
www.youtube.com.br/watch?v=U5xZ3r0L91s

79 comentários:

Anônimo disse...

eu acho errado porgue foi os indios gue descubril obrasil e atraves deles descubrimos muitas coisas como acultura e seus conhecimentos da natureza.

Unknown disse...

Não ouve um descobrimento do Brasil,mas uma invasão dos portugueses ao nosso país.

gicelia moura disse...

eu acho que os portugueses invadiram o território brasileiro.por que já tinham habitantes na quele lugar. s

alana araújo disse...

Na minha opinião,eu acho que invadiram,por que o território já estava habitado por índios,então os portugueses pensarão que tinha
desconbrido o Brasil.

ELIVELTON disse...

FORAMOSPORTUQUESESE

Cibele disse...

na minha opinião, os portuqeses alem de ivadirem terras, ja abitadas pelos indios,ainda os obrigaram a trabanhar pra eles,explorando toda as suas riqesas,eram uminhados e etc.
ete oje os indios lutam por seus direitos

Aline Araujo disse...

A história diz que quem descobrio o Brasil foram os portugueses,mas é algo que se deve
questionar.Pois para algo ser descoberto é preciso que ninguém tenha noção ou conheça tal coisa,então como eles podem dizer que descobriram o Brasil se quando chegaram havaiam pessoas vivendo qui,ao qual eles deram o noem de índios?Então pode-se concluir que eles invadiram terras que não lhes perteciam,espalharam suas culturas e catequisaram os povos,tomaram o direito de posse das terras daquelas pessoas,das vidas delas.
Os índios como elas chamaram foram na minha opinão quem descobriu o Brasil.

Érica Valesca disse...

Na minha opinião o brasil foi descoberto pelos índios mais pelo fato dos portugueses ser mais inteligentes do que os índios eles deram um nome para a terra e para as pessoas que lá viviam,primeiros eles batizaram os habitantes de índios por que eles pessavam que estavam na índia mais depois de terem voltado para a sua terra os portugueses fizeram outra viajem de volta para cá e batizaram essa terra de Brasil.não acho justo os portugueses levarem o mérito só por ter colocado um nome em uma terra,acho quie os índios foram os verdadeiros descobridores do Brasil.

Unknown disse...

A filosofia é muito importante para a evolução da menti Brasileira, para que os brasileiros se tornem mais criticos!!!!!

Unknown disse...

A filosofia é importante para o aluno aprender perguntar.Ser critico,por isso q a filosofia nos anos 60 foi proibida pelo o governo.

Lucas Rafael disse...

A falta de memória e indispensavel no filme pois eles teriam que se lembrar de assuntos ocorridos a muitos anos atrás para salvar a sua cidade do projeto para transformação da cidade em um imenso açude.

milessom disse...

A historia fala de uma cidade que ia ser inundada pelo açude, porque a cidade não tinha historia, cada um começou a conta a historia da cidade. Cada um começou inventa
uma historia de ferente da cidade.....


valeu professor evado

Anônimo disse...

Foi invadido porque quando ele chegaram ao brasil ja tinha habitantes entao nao foi descoberto.na verdade quem descobriu o brasil foi os indios. Marivalda ,Noelia Alencar

Unknown disse...

eu entendi que esse ministro não sabia muito de filosofia e também além dou portugueses invadirem as terras eles também atrapalharam a convivência dos habitantes que lá morava.

jose claudio 2 ano c disse...

eu entendi que aquele ministro não sabia muito de filosofia por que para mim os portugueses invadiras os territórios que la já aviam habitantes que era os índios

railson 2 ano C disse...

Filosofia nos ensina a como li dar com as questões do cotidiano.
E nos faz refletir sobre nossas atitudes e é importante para para que poçamos pensar e nos ajuda não só na filisofia mais em todas as outras materias.........

InVadindo disse...

Sobre esse tem, de quem descobriuo brasil eu pude ver que o brasil é u pais muitolegal.

O Brasil é um país de dimensões continentais devido ao seu tamanho e junto com isso também temos um país com muitos contrastes, desigualdades sociais.

O brasil Foi muito explorado por isso ele não se desenvolveu tanto mais apesar de tudo isso as autoridades corruptas ainda se corrompem.

Magdiel Linhares N° 36, 3°C

Lucas ferreira disse...

Bom, e acho que:
Civilizações que tinham sua forma de organização, seus rituais, sua tradição. Mas que foram dizimados pelos espanhóis.
Os portugueses envadirão o brasil mudando os costumes dos povos que aqui habitavam e mudando a cultura, eu acho que os portugueses invadirão o brasil, e não descobrirão.

Lucas Ferreira N° 35, 3°C

jorge disse...

O Brasil é um país de dimensões continentais devido ao seu tamanho e junto com isso também temos um país com muitos contrastes, desigualdades sociais

jorge 3c manhã disse...

O Brasil é um país de dimensões continentais devido ao seu tamanho e junto com isso também temos um país com muitos contrastes, desigualdades sociais

Anônimo disse...

O Brasil é um país de dimensões continentais devido ao seu tamanho e junto com isso também temos um país com muitos contrastes, desigualdades sociais

Anônimo disse...

EU ACHEI ESSA AULA MUITO INTERESANTE, POIS NELA EU APRENDIE MUITO FOIUMA AULA BASTANTE EDUCATIVA;

GRACIELE 2H LICEU DE CAUCAIA disse...

EU ACHEI ESSA AULA MUITO INTERESANTE, POIS NELA EU APRENDIE MUITO FOIUMA AULA BASTANTE EDUCATIVA;

Susane2H Liceu Estadual de Caucaia disse...

A filosofia é muito importante para todos nós que estudamos a teoria do conhecimento, mais o ministro exige uma coisa que nem ele saber o que é, não sei se ele estava nervoso ou não sabia mesmo!

Otacilio 2h Liceu de Caucaia disse...

Eu não gostei de algumas respostas que o Ministro da educação respondeu ao Jô,sobre a aula, porque na minha opinião ele náo soube se expressar adequadamente.

Susane2H Liceu Estadual de Caucaia disse...

A filosofia é muito importante para todos nós que estamos a teoria do conhecimento mais o ministro exige tanto se nem ele sabe o que é,não sei se é porque ele estava nervoso ou porque não sabia mesmo!

Jorismar Júnior disse...

Para mim o Brasil não foi descoberto por acaso, quer dizer, não foi descoberto foi invadido. Alguém antes de Pedro Álvares Cabral tinha um conhecimento da terra brasileira e passou a informa-lo. Ninguém naquela época se atreveria de invadir um solo desconhecido pois já poderia haver um
dono ou alguma guerra pela terra "sem dono".

Unknown disse...

Portugal descobriu o brasil,porque eles queriam ir para a India sem passar pela Itália,porque estava cansado de pagar pedágio para a Itália ,foram para a India
por outro caminho.E Pedro Alves errou o caminho e sem querer descobriu o Brasil.

Aluno:André Luis 1ano A

Anônimo disse...

O "descobrimento do Brasil" é uma verdadeira utopía. Foi desculberto é uma "ova". Foram vários outros fatores que levaram os portugueses ao Brasil, eles já sabiam que iríam encontrar terra á vista na rota que eles planejaram fazer nas supostas ilhas do "Novo Mundo".
Taylana Marinho 3ºB Liceu de Caucaia

Daiane da Conceiçao 3A Manhã disse...

Realmente é muito fascil você dizer que os Protugueses descvobriram os índios, mas ninguem numca se perguntou "E como os índios se sentiram?", nos só sabemos o que os Portugueses diseram como:"eles foram selvagens....."
Mas nunca vimos, ou ouvimos um relato de um índio!!
Talvez essa seja a Verdade e que nunca ouviremos!

Anônimo disse...

Eu acho que o descobrimento do Brasil, não foi descoberto coisa nenhuma, foi uma rota ja planejada...
Dayane Frota 3º B Liceu de Caucaia

Daiane da Conceiçao 3A Manhã. disse...

E facil acreditar que os Portugueses, mas como sera que os índios passaram de Verdade na mão deles!!!
Sera que é verdade o que os Portuguesses dizem, é meio dificil acha essa resposta porque na época nimguem queria saber a opoinião deles, e agora e quase impossivel saber a verdade. Mas cquem sabe um dia aparece?

Antonia 2h tarde liceu caucaia disse...

Eu achei a aula muito produtiva, mais nao gostei da forma que o Ministro respondeu as perguntas.

Anônimo disse...

Eu acho uma falta de respeito,uma pessoa usa a RELIGIÂO como negocio para encher o seu bolso de dinheiro.

Carlos César 3C N:7 Liceu de caucaia disse...

Na minha opinião os portugueses invadiram o Brasil pois antes deles chegarem exitiam povos endígenos,os portugueses fizeram a colônia de portugal e depois de vinte e um anos o brasil se tornou um país depois que o rei de portugal entregou a colonia ao seu filho D.Pedro primeiro.

Anônimo disse...

na minha opiniao foram os indios pq sem os indios os portuguesse nao tinha descobrido o brasil

Anônimo disse...

A historia do nosso pais tem muitas
coisas que as pessoas falam,dizem que o brasil foi descoberto pelos os portugueses
e outras já falam que o Brasil foi descoberto pelos Índios.mais na minha opinião o Brasil quem descobrio foi os Índios.

Anônimo disse...

Eu acho que foi os Índios os portugues
invadiram o nosso território.

Jorge Robson disse...

Os verdadeiros descobridores do Brasil foram os índios,por que eles já abitavam o Brasil.

JANAINA 3D N:22 LICEU DE CAUCAIA disse...

NA MINHA OPINIÃO OS PORTUGUESES INVADIRAM O BRASIL,POIS ANTES DELES TEREM CHEGADOS NO BRASIL OS ÍNDIOS JÁ ESTAVA HABITADOS,ENTÃO PODE SE DIZER QUE ELES INVADIRAM AS TERRAS QUE NÃO OS PERTENCIA E FEZ SUA CULTURA E SE TOMARAM POSSE DOS TERRITORIO BRASILEIRO.

Magna 3° D tarde Liceu de Caucaia disse...

Realmente, fica difícil saber quem descobriu o Brasil. Pois hoje, no ensino médio, foi que uma frofessora me disse o contrário das professoras do ensino fundamental.Ela disse que não foi Pedro. Eu não vou responder a sua pergunta, vai que eu minta, sem querer. Mas realmente, eu não sei! Alguns livros dizem que foi o Pedro, outros dizem que foi o Pero,outro o Chaves, M.Jackson,enfim, cada qual fala o que quer, publica o que quer(quando tem dinheiro). Então, fico aqui na espera da sua resposta, com CERTEZA ABSOLUTA , quem realmente descobriu o Barsil professor EVENDO ???? Quero provas, falar é fácil, o difícil é provar!!!

Ana Haylane- N* 03- 2* ANO "A"- manhã disse...

O Brasil foi descoberto por quem já estava aqui. Acho de muita iguinorancia acharem que foram os portugueses, os indios ralaram para cultivar a terra e quem levar a fama, serem os portugueses. Mas como nao podemos mudar o que está escrito... deixa do jeito que tá.

Professor Evando disse...

Gostei da provocação da aluna Magna do 3º D e da Daiane da Conceição 3ºA. A primeira diz querer provas de quem realmente "descobriu" o Brasil, porque no ensino fundamental a sua professora disse que foi o Pedro (Álvares Cabral) e agora no ensino médio os professores afirmam que não foi bem assim... A segunda, se indaga se alguém já se perguntou como se sentiram os índios quando os portugueses aqui chegaram?
Bom Magna, para esse primeiro momento, espero esclarecer que uma coisa é o fato acontecido e outra, bem diferente, é o fato narrado, contado, escrito. O que nós temos registrado sobre o início do Brasil foi escrito pelos portugueses que colocaram o seu ponto de vista, ou seja, que foram os descobridores de novas terras a quem denomiram de Brasil, independente de quem estava habitando estas terras. Mas, já respondendo a Daiane também,não temos registros históricos dos índios que aqui habitavam em 1500, não conhecemos a sua versão, porque eles não tinham domínio da escrita, mas tinham uma riqueza cultural e social, um modo de vida muito diferente dos portugueses. Sabemos disso através de relatos de viajantes que passaram por aqui nesse período e também registros dos padres jesuítas que vieram "catequisar" os nossos índios. O próprio nome "índio" foi dado pelos portugueses que pensavam ter chegado as Índias, segundo consta a historiografia brasileira.

José Irisvan disse...

Quem realmente descobriu o Brasil foram os índios,pois quando os portugueses chegaram no nosso país,eles já estavam aqui.

Jose Diego disse...

Quem realmente descobriu o Brasil foram os índios,pois quando os portugueses chegaram no nosso país,eles já estavam aqui.

Anônimo disse...

claro gue foi os indios porgue eles gue descubril obrasil,os portugueses gue invadiol o territorio dos indios.

Andre N°09 3°ano "A" Liceu Estadual de Caucaia disse...

O Brasil é um pais quem tem muito dinheiro ,mais é mal repartido ;
Poucos é bilhonarios e muitos são moradores de rua.

Unknown disse...

no perildo de 1500 os portugueses invadiram terras que ja aviam abitantes que no caso os indios,povos de lingua estrangera cultura diferente que os portugueses não conheciam,mais no meu ponto de vista na realidade foram os indios que descobrio o ''BRASIL''.RENATA MARIA 3°"E"N°(46) LICEU DE CAUCAIA

Anônimo disse...

O "descobrimento" do nosso país é um assunto muito vasto. Quando os portugueses chegaram, os índios já estavam aquí e eram eles que tinham o direito de serem donos dessas terras, mais como era muito difícil deles vencerem nessa luta quem ficou com o país foram os portugueses.
GLESIANE DA SILVA NOGUEIRA. 3ºB

Bruno' X Wil disse...

Ja haviam habitantes no Brasil,mais o q a historia diz foi q os portuguese descobriram o Brasil!!!

Bruno Xavier 3E Liceu de Caucaia disse...

ja haviam habitantes no Brasil,mais a historia diz q foi os portugueses q descobriu o Brasil!!!

José Alisson 3 E liceu de Caucaia disse...

eu acho q foram os portugueses mesmo q descobriram o BRASIL,
mais quando eles chegaram já tinham habitantes !.
eu acho q eles invadiram mesmo , ai disse: q eles q descobriram !.

Danyele Sousa 3d disse...

Na minha opinião O Brasil não foi descoberto pelos Europeus, foi invadido.

Como voce pode dizer que fulano descobriu algo que sicrano ja conhecia ?

O Brasil e todo o continente Americano eram povoados antes da invasão europeia e imperios milenares como o Asteca, Inca e Maias foram totalmente destruidos.

Roseane sousa 3ºB liceu de caucaia disse...

Na minha opinião os portugueses não descobriram mas invadiram e exploraram os índios e o que havia.

Maria josiane 3C disse...

com o descobrimento do
Brasil os portugueses ficaram
conhecido como os descobridores
do brasil mas quem estava la
primeiro era os indios.

Anônimo disse...

EU JA ACHAVA E CONTINUO ACHANDO QUE O BRASIL FOI DESCOBERTO PELOS INDIOS E OS PORTUGUÊSES INVADIRÃO O BRASIL E COMO OS INDIOS NÃO SABIAM SE DEFENDER DIGNAMENTE ELES SE APOSSARAM DO BRASIL E DISSE AO MUNDO QUE DESCOBRIRAM.



SANTIAGO DOS SANTOS ABREU
3º E LICEU DE CAUCAIA Nº49

Anônimo disse...

quem descobriu o brasil foram os Índios nao os portugueses dai os portugueses roubarão nossa cultura que os Índios tinham deixado em nosso pais

kaio wandersom 1 ANO disse...

ORA QUEM DESCOBRIU O BRASIL FOI O PORTUGAL, QUANDO ELE FOI PRO OUTRO CAMINHO E ERROU, E ENCONTROU O BRASIL EM 1500 POR PEDRO ÁLVARES CABRAL DANDO ENSINAMENTO O ÍNDIOS NAQUELA ÉPOCA.

domas disse...

Na realidade quando os português chegaram no brasil já tinha habitantes como os Índios ai os português não tinha mais o q faz, extrairão as coisas mas valiosas q o nosso brasil tinha. Extrairão o nosso café, o nosso pau brasil, o nosso ouro.
Na minha opinião quem descobriu o brasil na realidade foi os Índios, por q os português não fizerão nada apenas roubar a nossa riquezas.
OS ÍNDIOS FOI QUEM DESCOBRIU O BRASIL!!!!

Ana Elisia disse...

na minha opinioa o Brasil foi invadido.pois aqui ja era habitado,pelos os verdadeiros donos que eram os indios,mais os portugueses por serem muito anbisiosos chegaram aqui e invadiram.mai tudo acontece como deus qeur.tudo foi para o bem da historia brasileira.

Raquel 2°ano A N° 20 liceu estadual de caucaia disse...

quem descobru o Brasil não sei aliás nem sei se dá pra comprovar isto né mais tudo indica que foi Pedro Àlvares Cabral

davi disse...

o "descobrimento do Brasil" não passa de uma faça , porque quando os português viram ,ja avia pessoas morando aqui.
os indios foram mortos ,e explorados pelos portiguese

davi disse...

O descobrimento do Brasil não passa de um "faça" ,quando os portugues chegaram ja avia pessoas morando aqui.
Não foi descobrimento mais sim exploração .....
(DAVI C.ALMEIDA 3° B DO LICEU DE CAUCAIA-CE)

davi disse...

O BRASIL NUNCA FOI DE VERDADE DESCOBRER E SIM EXPLORADO PELOS PORTUGUESE QUE VINHERAM ,PRA COM A UNICA INTENÇÃO ,TIRÁ TODAS AS RIQUESA DESSE LUGAR

DAVI C.ALMEIDA 3° B DO LICEU DE CAUCAIA

Lonelygirl disse...

Acho que o Brasil foi invadido por que já havia gente morando nele, dizem que foi considerada uma brutalidade o tratamento que deram aos nativos, então creio que ele foi invadido e não descoberto como dizem.
Biatriz Pinheiro 3ºA Liceu Estadual de Caucaia.

Anônimo disse...

• Débora Nogueira Rufino
• 3° B

- Na minha opinião quem Descobriu o Brasil foram os índios, so que nas histórias tem dizendo que foram os portugueses, mais eu não acredito que tenham sido eles não, essa história tem que ser avaliada direito , pra saber mesmo quem na verdade descobriu o brasil, se foram os índios ou os portugueses.

Samia Almeida 3° D Liceu de Caucaia disse...

Bom creio eu que os índios já habitavam aqui e pode se dizer que eles eram os donos dessa terra mas os portugueses por serem mais astutos persuadiram os índios e nomearam a terra como sendo deles como se eles que tivessem a descoberto.

Unknown disse...

Disser que o Brsil foi descoberto pelos Portugueses pra mim sempre foi uma mentira, na minha opinião o Brasil foi invadido e explorado como se fosse um país abandonado.
Julyana Sabrina 3ºA Nº31

Elivelton disse...

Quem realmente descobriu o Brasil foram os índios,pois quando os portugueses chegaram nas terras do Brasil,eles já estavam aqui.Os portugueses realmente invadiram o Brasil e não descobriram ,como dizem os livros de História.

fca maria 2 ano disse...

O Brasil foi invadido em mil e quinhentos pelos portugueses representados por Pedro Alvares cabral e sua tropa ,porèm os indios viviam cada um em suas tribos e os portuguêses conseguiram invandir o territorio brasileiro. Tentando comprar as conciências dos que aqui já residiam.

Edmara3anoA Liceu de Caucaia disse...

Na verdade não sei quem descobriu o Brazil,na escola aprendi que foi Pedro Álvares Cabral,mas quando eles chegaram lá,os índios já estavam!!!!

Alan magno liceu n 52 3a disse...

Niguém descobriu o Brasil, ele feito por Deus e homens tomaram posse.

Anônimo disse...

Maria da Paz n°:34 3°B manhã
Liceu Estadual de Caucaia.

Quem invadiu ou descobriu o Brasil foi os indios, pq eles foram os primeiros a habitarem o Brasil, é por esse motivo que eu acho que os indios foram quem descobriu o Brasil.

Alan magno n52 3A liceu de caucaia disse...

O Brasil não foi descoberto, Deus criou o Brasil, e o Homem invandiu a terra de outros homem injustamente.

Unknown disse...

na minha opnião realmente o brasil já era uma terra descoberta, alias já era uma terra até habitada pelos indios o que ocorreu nesse caso foi só uma invasão e uma forçada colonização em que os únicos beneficiados foram os portugueses.

Unknown disse...

O Brisil não foi descoberto pois os indios já viviam aqui,o Brasil foi na verdade invadido pelo os portugueses.

cassia, 3anoC disse...

0 Brasil não foi descoberto, pois os indios já viviam aqui,O Brasil foi na verdade invadido pelos portugueses.

Anônimo disse...

Antes de opinar sobre o "tal descobrimento do Brasil", é dever de todos revisar a escrita da língua portuguesa, tão massacrada em muitos destes comentários.
Com relação ao tema proposto,todo e qualquer PROFESSOR tem a obrigação de conhecer a fundo a verdadeira história, no mínimo de seu próprio país, caso contrário não deveria ser mediador de conhecimento, visto que ele próprio não possui nenhum!

Anônimo disse...

eu acho quem descobriu o brasil foi os indios...porque eles que vivian antes da gente aqui na terra..e dai agente descubrimos varias ciosas atraves dos queridos indios..