segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O LUGAR DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

A aprovação da obrigatoriedade do curso de Filosofia no Ensino Médio resulta de uma longa discussão em torno da importância (ou não) dessa matéria na vida estudantil de um adolescente. Filosofia no Ensino Médio? Qual é o sentido dessa disciplina que não se enquadra nem nas Ciências exatas, nem nas Ciências Sociais, que não é uma arte, tampouco uma técnica e muito menos uma religião? Afinal, o que é a Filosofia e qual o seu papel no Ensino Médio?
Ora, a Filosofia surge de uma exigência do próprio pensamento. Por exemplo, quando estudamos Física, Química ou Biologia, necessitamos saber o que são essas formas de pensamento que conseguem um grau de objetividade e precisão impressionantes para o senso comum. Como funciona a Ciência? Como ela pensa? Por que a consideramos a “guardiã da verdade”? O que é a verdade? Como a distinguimos de uma mera opinião ou de uma estranha magia? Qual é seu alcance e quais são seus limites? Quais são seus perigos e suas conseqüências na vida cotidiana das pessoas? Todas essas questões, consideradas epistemológicas, surgem inevitavelmente em nossa cultura ocidental, que aposta todas as fichas na Ciência, que investe dinheiro e libido em laboratórios, pesquisas e cientistas.
Mesmo o Brasil, cujo investimento é comparativamente menor em relação a países desenvolvidos, não escapa da visão cientificista. Assim, um aluno brasileiro desde cedo se vê bombardeado por aulas de Matemática, Física, Química, Biologia, sem entender muito bem o sentido dessas disciplinas em suas vidas.

A dimensão ética

Mas não são apenas as questões epistemológicas que instigam o pensamento filosófico. Há também problemas de ordem ética. Vivemos num mundo capitalista, moderno, industrial, tecnológico, cujas mudanças ocorrem a uma velocidade assustadora. Valores que ontem eram indestrutíveis são varridos rapidamente no processo histórico. Família nuclear, estabilidade no emprego, sexualidade bem definida, uma certa tranqüilidade social, para dar alguns exemplos, são formações que foram reavaliadas na nova configuração histórica. Outros vínculos sociais foram produzidos, o emprego tornou-se precário (quando não inexistente), novas sexualidades emergiram, a violência se alastrou na cidade.
Tendo em vista este contexto social tumultuado, a depressão, a angústia, o medo e até mesmo o pânico tomaram conta da subjetividade moderna. Como resolver ou minimizar esses sintomas? Como sair do mal-estar enraizado na civilização? A busca imediata da solução pelo uso de medicamentos antidepressivos e de drogas não enfrenta de forma corajosa a situação, que exige um trabalho mais elaborado de pensamento. Mas como pensar essa subjetividade atormentada se não temos o instrumental adequado, ou seja, os conceitos precisos para nosauxiliar a viver? Eis a tarefa da Filosofia: oferecer ferramentas conceituais para simbolizar a vida moderna e suas dificuldades afetivas, sexuais, existenciais. Que outra disciplina senão ela poderia dispor desses instrumentos?

Perguntar sobre a utilidade das coisas é uma mania de nossa cultura. No caso em questão a resposta pode surpreender

Fique tranqüilo porque tenho a intenção de responder o mais honestamente possível a essa questão. Para tanto, porém, preciso de sua paciência. É que, para dizer para que serve a filosofia, precisamos usar a filosofia, e sem a tal paciência isso dificilmente ocorre. Queria, antes, que você pensasse comigo a respeito da seguinte questão: o que é uma coisa quando ela serve para algo? Um martelo é um instrumento usado na fixação de pregos. Uma auto-estrada é um meio pelo qual pessoas e mercadorias podem se locomover numa cidade ou entre cidades.Quando, portanto, perguntamos para que serve a filosofia, temos uma série de noções guardadas em silêncio a respeito dela e do mundo. Acontece que, se essas noções são corretas na maioria dos casos, talvez não sejam no que se refere à filosofia. Talvez exatamente por isso é que não encontramos com facilidade a resposta certa para a bendita pergunta. E que noções são essas?Quando perguntamos para que serve a filosofia supomos que ela seja um instrumento, como um martelo, ou que seja um meio, como a auto-estrada. Sabemos que sem o martelo o marceneiro pouco pode fazer em seu trabalho. Do mesmo modo, sem auto-estradas a cidade se tornaria um caos. Dizemos, então, que o martelo é importante para o serviço de marcenaria. Que a auto-estrada é importante para a ordem urbana e o progresso do país. Guardamos em silêncio, portanto, a idéia de que a importância de algo se mede por sua utilidade. Por isso não perguntamos, simplesmente, qual a importância da filosofia. Cortamos o caminho e ganhamos tempo indagando logo para que serve, qual sua utilidade. O erro que há nisso é pensar que a filosofia possa mesmo servir...Então não serve? Vamos com calma. As perguntas que fazemos nunca nascem do nada, não estão prontas desde toda a eternidade. Por isso, jamais são tão inocentes quanto, por vezes, parecem. Perguntas são modos de falar. Falar é um modo de relacionar-se com o mundo. É porque vivemos desta e não de outra maneira que fazemos essa e não outra pergunta. Poderíamos até contar a história de todos os povos a partir do recenseamento das questões que eles se colocaram. A história, decerto, é o conjunto das providências tomadas pelos homens para atender às suas necessidades. Mas a história é também o conjunto das invenções de novas necessidades. Houve um momento em que as pedras já não mais satisfaziam todo o interesse de quem escrevia, e então alguém se perguntou se não seria possível escrever sobre outras superfícies. Essa pergunta, note, não teria cabimento se já não estivéssemos dentro de uma forma de vida da qual fazia parte o ofício de escrever. Assim, vale a pena nos indagar sobre que forma de vida é essa nossa que nos faz julgar necessária a pergunta “para que serve a filosofia?”

PARA QUE SERVE A FILOSOFIA?

Cultura utilitária.
Seria o caso de perguntar por que, diante de algo que não conhecemos ou conhecemos pouco, pensamos que saberíamos mais se soubéssemos para que serve esta coisa? Se não estou enganado, isso ocorre porque vivemos numa civilização na qual o conhecimento é produzido de modo a privilegiar sua utilização.
Se na física, por exemplo, os conhecimentos são produzidos em condições que, de uma maneira ou de outra, acabam tendo uma utilidade prática, então é lícito questionar para que servem os conhecimentos produzidos pela filosofia – se é que se pode chamar de conhecimento o que ela produz! Mas será que pensamos desse modo de uma hora para outra? Qual o processo histórico que nos ensina que é assim que devemos pensar?O processo histórico que nos deixou na situação de olhar para algo sempre em vista de saber sua utilidade foi produzido sob certa noção de racionalidade. A racionalidade é o modo como traçamos a relação entre nossa inteligência e o mundo. Julgamos que seríamos tanto mais inteligentes quanto mais dominássemos as forças da natureza. Sob esse pretexto, esse empreendimento se tornou, ao longo do tempo, a forma mais cruel de depredação. Pensar era, nesse contexto, tomar providências para tirar o máximo de proveito dos recursos naturais, sem a menor preocupação em sarar as feridas que essa extração provocava no meio ambiente. Uma delas é o superaquecimento da Terra, uma ameaça que põe em risco o futuro da humanidade. Mas não é só. Como alguém já disse, a primeira coisa que o homem tocou para dominar foi a mulher. Ou seja, seu semelhante. E quando pensamos que a busca da dominação do meio externo exacerba-se na dominação da natureza interna do homem (sua alma), logo começamos a entender eventos comuns em nossos dias, como a violência. Eventos que atrapalham a possibilidade de uma forma de vida passível de ser chamada de feliz. A felicidade ultrapassa toda noção de utilidade porque é um bem em si: ninguém quer ser feliz para outra coisa, ser feliz não serve para alcançar algo mais além. Mas a cultura utilitária de nossa civilização deturpa a idéia de felicidade, e nos faz pensar que seremos tanto maisfelizes quanto mais soubermos utilizar as pessoas, como o primeiro homem utilizou a mulher, e os filhos e os mais fracos, para destruir a natureza e a nós mesmos depois.
Exercício de liberdade
É, pois, porque vivemos numa civilização das vantagens (sobre a infelicidade alheia) que somos levados a perguntar para que serve isso e aquilo e também a filosofia. Jogaremos fora, então, a pergunta? Diremos, então, que a filosofia tem a ver, como tem, com certo exercício de liberdade? Que a filosofia, toda vez que serve, deixa de ser filosofia, porque abandona sua liberdade? Que, neste sentido, a filosofia não serve a ninguém nem a nada? Diremos que a filosofia é uma forma de felicidade? É possível. Mas o leitor que chegou até aqui está longe de ser tolo, e pode perfeitamente retrucar: não perguntei a quem serve a filosofia, ou a quê, mas o que posso fazer com ela e, se Chanson d’Amour, de Giorgio de Chirico: não posso fazer nada com ela, o que ela pode fazer comigo. Digamos, então, que a filosofia, como exercício de liberdade, pode nos ajudar a nos livrar de saberes reconcebidos, aceitos sem questionamentos, e que, exatamente por não terem sido discutidos, impedem a possibilidade de nos relacionarmos de uma forma diferente com o mundo.Assim concebida, a filosofia não é bem um saber que possamos utilizar aqui ou ali. É, isto sim, um fazer (uma forma de pensar) que nos ajuda a escolher que saber podemos (para o bem ou para o mal) utilizar, seja em que circunstância for. Se, ainda assim, você quiser pensar na filosofia como um instrumento, digamos que ela seria uma espécie de “desconfiômetro”, uma peça de nossa inteligência utilizada para não engolirmos a primeira certeza que nos oferecerem como sendo uma verdade indiscutível. Serve, por exemplo, para nos estimular a suspeitar de que a importância de algo está em sua utilidade, e assim descobrirmos que é porque não é útil que a filosofia é importante. Quando aprendemos a pensar para além do modo como nos ensinaram que seria o certo, quando duvidamos de nossas certezas absolutas, quando não abrimos mão de nossa liberdade e quando indagamos se isso que chamamos “nossa liberdade” é mesmo uma liberdade pode ficar em alerta porque estamos pondo para funcionar o desconfiômetro da filosofia. Estamos começando a filosofar.
Abrahão Costa Andrade, poeta, ensaísta, professor de filosofia da UFRN, autor de Ricoeur e a Formação do Sujeito (Ed. PUC-RS, 2000), Angústia da Concisão, Ensaios de Filosofia e Crítica Literária (Escrituras, 2003), entre outros livros.
Na sua opinião, qual a contribuição do ensino de Filosofia para a juventude? De que forma a Filosofia ajuda a formar sujeitos pensantes e críticos frente a realidade?

239 comentários:

1 – 200 de 239   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo disse...

a filosofia e importante no ensino medio,pois os alunos se entereçam mais pela a disciplina de filosofia.

Ana Haylane < 03 > 2* " A " - Manhã disse...

É de maxima importancia ter essa diciplina como base no ensino medio para que os alunos tenha pensamento critico perante a sociedade de modo geral com casos da politica e convivencia social.

Erivando 2°A Liceu de Caucaia disse...

Filosofia no ensino médio é muito importante, pois nos ajuda a refletir sobre tudo aquilo que nós conhecemos e não conhecemos...

Sabrina 2ºA Liceu de Caucaia disse...

serve para que podemos conhecer mundo de como ele é!
para refletir.

Sabrina 2ºA Liceu de Caucaia disse...

serve para que podemos conhecer mundo de como ele é!
para refletir.

ROGER BRENDON NUMERO:40 "2A" , LICEU DE CAUCAIA disse...

'A filosofia no ensino médio é importante porque ajuda o aluno ater uma visão mais ampla sobre as coisas ajuda-nos a ter um pensamento critico das coisas como nas de mais matérias precisa de es forço a filosofia não e diferente.

Francisca Beatriz 2° A Liceu de Caucaia disse...

A filosofia é muito importante, pois nos leva a conhecer um mundo diferente do que agente pensa e a refletir mais, ajudando nos nossos conhecimentos.

ROGER BRENDON NUMERO:40 "2A" , LICEU DE CAUCAIA disse...

'A filosofia no ensino médio é importante porque ajuda o aluno ater uma visão mais ampla sobre as coisas ajuda-nos a ter um pensamento critico das coisas como nas de mais matérias precisa de es forço a filosofia não e diferente.TSEE

beatriz disse...

E importante,pois faz com que os alunos se interessem mais pela a matéria de filosofia.

LICEU DE CAUCAIA-2 ano A

francisco bruno mota de lima 2ano a disse...

na opinião a filosofia e muito importante porque mostra uma coisa que gente não sabe coisa do passado que pessoa não conhece por isso todas as escola tem que essa materia para os aluno ter mas conheçimento.

natanael barbosa 2 ano A LICEU DE CAUCAIA disse...

Eu acho que filosofia deixa as pessoas com a mente arbetas.itabem ela nos esina a pensar

ROGER BRENDON NUMERO:40 "2A" , LICEU DE CAUCAIA disse...

'A filosofia no ensino médio é importante porque ajuda o aluno ater uma visão mais ampla sobre as coisas ajuda-nos a ter um pensamento critico das coisas como nas de mais matérias precisa de es forço a filosofia não e diferente.

Mayara de Sousa 2A Liceu de Caucaia disse...

filosofia é muito importante para nos aprende mais sobre a vida do passado ...

ROGER BRENDON NUMERO:40 "2A" , LICEU DE CAUCAIA disse...

'A filosofia no ensino médio é importante porque ajuda o aluno ater uma visão mais ampla sobre as coisas ajuda-nos a ter um pensamento critico das coisas como nas de mais matérias precisa de es forço a filosofia não e diferente.

LUCAS JEFFERSON 2A LICEU DE CAUCAIA disse...

Filosofia é um apredizado muito bom no ensino médio, pois além de nos fazer aprender mais um pouco traz muitos conhecimentos.

MAYARA CAFÉ 2 ANO A LICEU DE CAUCAIA. disse...

é necessário que exista a filosofia no ensino médio, pós sem ela o homem permanecera na minoria sem ousar a pensar!

liceu de Caucaia
2 ano a

jessica ferreira 2°A liceu de caucaia. disse...

Esta disciplina tem um papel importante e intransferivel a desempenhar no ensino medio e melhora muitos alunos a aprender.

weslemberg zene 2º "a" disse...

A FILOSOFIA também é uma ciência que pretende buscar soluçoes para achar finalidades e ela questiona novas açoes.

Israel Soares de Oliveira 2A Liceu de caucaia disse...

A filosofia é para o jovem o poder de deixalo um ser crítico,com visão
diferente dos demais ,aperfeiçoando sua capacidade de pesar.

Francisco wellington 2A LICEU DE CAUCAIA disse...

a Filosofia surge de uma exigência do próprio pensamento. Por exemplo, quando estudamos Física, Química ou Biologia, necessitamos saber o que são essas formas de pensamento que conseguem um grau de objetividade e precisão impressionantes para o senso comum.e ajuda o jovem pensar de outra maneira

Carlos Janderson da Silva/ 2a,Liceu de Caucaia disse...

A filosofi como quaquer outra matéria tem que ser exercida em todas as escolas porque serve como fução de raciocino.No meu ponto de vista é porisso que a filosofia deve ter lugar no ENSINO MÉDIO.

liseu de caucaia francisco bruno 2ano a disse...

na opinião a filosofia e muito importante porque muita pessoa não sabe do passado poriso muita escola tem que ter essa materia.

Michael schumacher /1 D LICEU DE CAUCAIA disse...

MICHAEL 1 ANO D DISSE: o que é história? história é uma forma de reviver o passado através de registros históricos como documentos, livros, objetos, etc...

PAULOSILVA/1DLICEU DE CAUCAIA disse...

paulo 1 ano D disse:a história é muito importante pois com ela podemos relembrar os fatos do passado.

PAULOSILVA/1DLICEU DE CAUCAIA disse...

paulo 1 ano D disse:a história é muito importante pois com ela podemos relembrar os fatos do passado.

Carlos 1 D Liceu de Caucaia disse...

Eu achei muito legal por que ele nos fala muitas coisas importante
para o nosso conhecimento

denis disse...

não entendi nada porque não tinha som

david3ªa disse...

os govens de hoje em dia não querem saber de filosofia, não são como aqueles jovens de antigamente pois a filosofia amuito importonte os jovens saberem valeu.

Unknown disse...

E acho que tem muitas empresas que estão por trás desse negocio que pode ser bem lucrativo!
Ou também pode não ser verdade essa história toda, mas se for verdade, quem produzir esta vacina conserteza irá ganhar muito dinheiro!

Robson De Oliveira Nº 56 3° "A" Manhã Liceu De Caucaia disse...

A filosofia é uma matéria muito discutida entre alunos e professores tentam esclarecer o que essa matéria significa. Para mim filosofia é uma matéria onde podemos discutir sem precisar de regras como nas outras matérias. A filosofia não é movida por resposta e sim por perguntas.

david alves 3anoA liceu disse...

evando é muito interesante esse texto que esplica porque tem que ter a filosofia nas escolas hoje alerta varios jovens que não tem um rumo certo.

ana cristina n°55 3°A Liceu da caucaia disse...

A filosofia no ensino médio nos ajuda a entender o meio em que vivemos,como lidar com as perguntas mais questionadas em nossa sociedade,nos faz entender como viver em nossa sociedade.Por isso a filosofia tem sim seu lugar no ensino médio.

giliardo dantas do nascimento liceu de caucaia 3;ano A disse...

A filosofia no ensino médio é usada para abri os olhos do alunos para entra no mundo da realida porque quando o aluno vem do ensino fundamental vem pensa do só em brincadeiras ai quando o professo de filosofia abri a versão dos mitos os alunos já abrem as mentis infantis e discutem mais as coisas não aceitam calados

Suzana Gomes N°48 3°"A" (Liceu de Caucaia) disse...

Bom!!!
A filosofia pra mim é uma importância muito forte,porque surge como um pensamento que as pessoas contexta sobre a filosofia.

Suzana Gomes N°48 3°"A" (Liceu de Caucaia) disse...

Bom!!!
A filosofia pra mim é uma importância muito forte,porque surge como um pensamento que as pessoas contexta sobre a filosofia.

Jhon Wille Silva Nº 29 3° "A" Manhã Liceu De Caucaia disse...

Bem para mim filosofia é uma matéria onde os alunos podem discutir assuntos com os professores e também aprender a se comporta na sociedade e com a sociedade por isso a filosofia é uma matéria indispensável nas escolas. Filosofia esta em tudo que possa ser discutido.

Amanda Pontes 3º ano A Liceu de caucaia disse...

A Filosofia nas escolas e muito importante para o crescimento psicológico de cada um de nós, onde se abri as portas de novos conhecimentos , de novas visões de nossa realidade e cotidiano.

ALEX DOS SANTOS SOUSA 3ANO A LICEU DE CAUCAIA disse...

A FILOSOFIA VAI MOSTRAR PARA O ALUNO O SEU SENSO CRITICO,E VAI MOSTRAR A SOCIEDADE REALMENTE COMO ELA E,SEUS SISTEMAS,SUAS NOVIDADES SEM QUE O ALUNO TENHA DUVIDAS DO QUE ESTA LENDO,APRENDENDO E MOSTRANDO SEU LADO DE FILOSOFO OU CIDADÃO CRITICO.

alan magno/ numero52/3A/LICEU. disse...

A Filosofia é importante no ensino médio porque ela questiona varios assuntos que se fossemos pensar bem, antes de todas as matérias deviamos estudar filosofia, porque é com a filosofia que passamos a entender mais as coisas desse mundo.

Anônimo disse...

A filosofia nos ajuda a ver a vida de varias maneiras diferentes, de ângulos diferentes, e de realidades diferentes. Nos leva a ver além do que estamos acostumados, nos incentivando a nos colocarmos no lugar do próximo.
ROCHELLY OLIVEIRA MENDES Nº44
3ºANO B -LICEU DE CAUCAIA

Rochelly 3ºano B Liceu de Caucaia disse...

A filosofia nos ajuda a ver a vida de várias maneiras diferentes, de ângulos diferentes, e de realidades diferentes. Nos leva a ver além do que estamos acostumados, nos incentivando a nos colocarmos no lugar do próximo.

Anônimo disse...

A filosofia no ensino médio, será de bom proveito para os alunos, pois é uma nova maneira de ensinar os jovens a se libertar do pensamento comum e passar a enxergar o mundo na globalização capitalista que o cerca.

Taylana Marinho 3ºB
Liceu de Caucaia

Anônimo disse...

eu acho muito importante porque?os jovens entram mais nesse mundo de mitos e tudo!!!


MARCELO 3:B

Anônimo disse...

Filosofia surge de uma exigência do próprio pensamento. Porque, quando estudamos Física, Química ou Biologia, necessitamos saber o que são essas formas de pensamento que conseguem um grau de objetividade e precisão impressionantes para o senso comum. Como funciona a Ciência? Como ela pensa? Por que a consideramos a “guardiã da verdade”? O que é a verdade? Como a distinguimos de uma messa opinião ou de uma estranha magia? Qual é seu alcance e quais são seus limites? Quais são seus perigos e suas conseqüências na vida cotidiana das pessoas? Todas essas questões, sâo o que nos pensamos no dia a dia.

Roseane 3bº nº45 Liceu de caucaia disse...

A filosofia ajuda a formação de seres pensantes .A vermos o mundo que vives com outros olhos a pensarmos também no bem estar do próximo, e a vencer os preconceitos.

Anônimo disse...

Pra mim a Filosofia tem um papel bastante importante no ensino médio. Com ela podemos entender melhor o que se passa no nosso cotidiano; A mídia manipulando a sociedade que cada vez mais aceita facilmente as barbaridades que ocorrem no nosso dia-a-dia, as pessoas perdem cada vez mais sua auto-vontade e acabam virando "robôs" da mídia...

Flávio Moreira,
3º B Nº 22

Anônimo disse...

A Filosofia é muito importante tanto como a matemática ou qualquer outro matéria, pois estudanos a importancia de pessoas do passado e sua importancia no presente. Se o Ministro estivese estudado essa matéria no ensino médio, com toda certesa ele saberia responder as perguntas que na qual foram feitas para ele em um programa de televisão.


Kely n.52 manhão 3b Colegio Liceu de Caucaia.

Marcia Silva 3B Liceu de caucaia disse...

A filosofia serve para entendermos melhor o nosso cotidiano, e com esse mundo moderno e capitalista em que vivemos seria impossivel viver sem ela. Então com a filosofia podemos então entender as mudanças mundiais, etá as consequencias que o mundo pode trazer sem o conhecimento da filosofia.

Anônimo disse...

DAYANE FROTA 3 ANO B
A filosofia traz ao estudante um conceito de sociedade mais apurado e critico, por isso é tão importante que se dê o devido credito a esta materia no ensino médio.

Anônimo disse...

DAYANE FROTA 3 ANO B
A filosofia traz ao estudante um conceito de sociedade mais apurado e critico, por isso é tão importante que se dê o devido credito a esta materia no ensino médio.

Mirian 3° B Liceu de Caucaia disse...

Aluna: Mirian de Sousa Oliveira 3° B
Escola: Liceu de Caucaia


Eu acho em portante porque a filosofia faz com que nos alunos cresça tanto na vida como no conhecimento.

Unknown disse...

É importante estudar filosofia porque é através dela que podemos entender melhor como funciona a vida e a sociedade em que vivemos.
Aline 3b manhã

Abimael 3 Bº Liceu de Caucaia disse...

Achei muito bem elaborado este texto com a finalidade de nos conhecer filosóficamente
como a a gente deve agir para com os outros.

Anônimo disse...

"Com certeza essa disciplina auxilia muito os jovens e além disso está sendo bem aceito,pois ajuda na formação social, nos faz entender as questões sociais que hoje não estão ligadas a outras disciplinas."

Liceu de Caucaia
Juliana Sousa 3 ano B

edvan mndes do 3anoc disse...

otexto é muito bom, nos ensinaa aprendrer melhor as coisas,nos ensina a ver claramente o que se passa, o que s ocorre na sociedade e no mundo.
a filosófia nos capacita a ver o mundo de uma forma deferente,a encarar os problemacom facilidade,a enfrentar obstácolos,e muito mais. valeu professor

Unknown disse...

ohihgaouuihfógfjq-fjçfknfpnfk-efefwghsdphwr

edvan mndes do 3 ano c disse...

www.professorevandofilosofia.blog.spot.com

Francisca Lisa Camila disse...

Eu adoro a filosofia,porque já aprendi e muito,não só a disciplina mas também coisas da vida real...

Francisca Lisa Camila3a liceu de caucaia disse...

Eu adoro a filosofia,porque já aprendi e muito,não só a disciplina mas também coisas da vida real...

julia LICEU DE CAUCAIA 3°ANO TURMA D disse...

eu acho que a filosofia e escencial na vida de um aluno ke pretende cursar algo no terminio de sua escolaridade.
a filosofia e bastante necesari em maioria das areas , como por exemplo; psicologia, saude,humana e dentre outras.
CEU

juliana de sousa 3ano D disse...

juliana de sousa frança
3.ano.D
TEXTO:SOBRE FILOSOFIA
Bom,filosofia tenta nos explicar de onde viemos,para onde vamos,tenta ha ajudar a entender nossas proprias perguntas.

elvis gomes de oliveira disse...

olugar dafilosofia noensino medio emuito emportante para que os alunos possa ver omundo de outra maneira

julia LICEU DE CAUCAIA 3°ANO TURMA D disse...

eu acho que a filosofia e escencial na vida de um aluno ke pretende cursar algo no terminio de sua escolaridade.
a filosofia e bastante necesari em maioria das areas , como por exemplo; psicologia, saude,humana e dentre outras.
CEU

sheyla 3 ano d liceu de Caucaia turno tarde disse...

o estudo da filosofia é sim importante no ensino médio, já que os alunos estao prestes a sair do colégio é muito bom eles já terem a noçao do que é importante e a filosofia ajuda a entender isso de forma simples:apenas usando nosso pensamento.

Anderson Andrade 3ºD Liceu de Caucaia. disse...

A filosofia é importante no ensino médio porque ajuda os estudantes a criar um senso critico e a forma sua própria opnião.

CARINA DOS SANTOS 3ºD Liceu de Caucaia disse...

A filosofia não é só importante no ensino médio,devemos trazer a filosofia para as nossas vidas para compreendermos melhor a sociedade em que nós vivemos.

elvis gomes de oliveira disse...

afilosofia e muito enportante no ensino medio pois os alunos podever omundo de outra maneira

AMANDA 3D LICEU DE CAUCAIA disse...

A FILOSOFIA É MUITO IMPORTANTE PORQUE NOS ENSINA A SER MAIS CRITICO E A VER O MUNDO COM MAIS OPINIÃO E ISSO SE ENCAIXA NA NOSSA EDUCAÇÃO OU SEJA NO ENSINO MÉDIO.

Paulo Ricardo - 3ª Ano D - Liceu de caucaia disse...

A Filosofia é importante para que o aluno tenha uma nova visão sobre os grandes questiomentos da vida cotidiana.

JAQUELINE RODRIGUES DA SILVA 3ºD TURNO TARDE disse...

JAQUELINE RODRIGUES DA SILVA
3ºD
COLÉGIO:LICEU ESTADUAL DE CAUCAIA
TEXTO: FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

BOM,DEVERIAMOS SER PREPARADOS PARA UM MUNDO REAL COM OBSTÁCULOS QUE ENCONTRAREMOS PELA FRENTE E SABER QUE O MUNDO NÂO E UM PARQUE DE DIVERSÔES E SE UM CAMINHO A PERCORRER COM MUITAS DIFICULDADES.

Eguiberto 3ºD Liceu de Caucaia disse...

É de máxima importância ter essa disciplina como base no ensino médio para que os estudantes tenha pensamento critico perante a sociedade de modo geral como caso da política e convivência social entre as pessoas.A filosofia é importante no ensino médio porque ajuda os estudantes a criar um senso critico e a forma sua própria opnião.

Magna 3° D Liceu de caucaia disse...

Filosofia é muito importante para a formação do individuo, para que ele possa ter e expressar suas próprias decisões.

Fabricio Jackson Marques de Sousa 3°D disse...

A filosofia é muito importante na educação, principalmente dos alunos do ensino médio para que eles tenham uma visão melhor do mundo em que vivemos e não aceitar e sim se perguntar o porque de tudo o que está acontecendo.

anyelle 3'D liceu de caucaia disse...

A filosofia no ensino médio é muito importante pois nós leva a conhecer um mundo diferente surge uma exigencia do proprio pensamento entre as pessoas

Francileuda 3°D Liceu de Caucaia disse...

A filosofia é muito importante para o ensino médio porque fala dos conhecimentos dos filósofos.

Paulo Ricardo - 3ª Ano D - Liceu de caucaia disse...

A Filosofia é importante para que o aluno tenha uma nova visão sobre os grandes questiomentos da vida cotidiana.

Pauliana Morais; 3º ano D; Liceu de Caucaia disse...

Bem,a Filosofia é uma disciplina um tanto quanto diferente das outras diciplinas,ela utiliza muito o Pensar de cada aluno,ela deveria ser mais valorizada,pois é muito rica em muitos assuntos,seja no colegio como em nossa vida social.
Mas na verdade não se tem uma resposta correta sobre: O que Filosofia?

Fabricio Jackson Marques de Sousa 3°D disse...

A filosofia é muito importante na educação, principalmente dos alunos do ensino médio para que eles tenham uma visão melhor do mundo em que vivemos e não aceitar e sim se perguntar o porque de tudo o que está acontecendo.

anyelle"3D"liceu de caucaia disse...

esses temas tem pensamento critico perante a sociedade .

elvis gomes de oliveira 3°D disse...

a filosofia e muito inportante no ensino medio pois os alunos pode ver omundo de outra maneira

Dilma 3D Liceu de Caucaia disse...

A filosofia é importante para nos ajudar a sermos critico para nos ajudar no mundo para termos pensamentos lógico e objetivos direto para abrir a nossa visão para o mundo.

Neto 3º D LICEU DE CAUCAIA disse...

nos ajuda a pensar diferente,entender o mundo melhor,opinar,criticar e desviar nosso pensamento das outras matérias.

Paulo Ricardo - 3ª Ano D - Liceu de caucaia disse...

A Filosofia é importante para que o aluno tenha uma nova visão sobre os grandes questiomentos da vida cotidiana.

Paulo Ricardo - 3ª Ano D - Liceu de caucaia disse...

A Filosofia é importante para que o aluno tenha uma nova visão sobre os grandes questiomentos da vida cotidiana.

Andréa 3d liceu de Caucaia disse...

Com certeza essa disciplina nos faz entender as questões sociais que hoje não estão ligadas a outras disciplinas.

Camila 3°D Liceu de Caucaia disse...

O ensino da filosofia para os jovens é muito importante porque ajuda os jovens a refletir e acreditar naquilo que eles não ver.

felipe numero 20 3°D tarde liceu de caucaia disse...

a filosofia é importante por que nos dar um conhecimento mais relista do mundo, nos dando uma visão como ele é e também fazer crítias e refletir.

Francisca Lisa Camila Liceu De Caucaia 3A disse...

BOM, Eu gosto muito da filosofia, porque ela abre mas as nossas mentes. amo a história do mito da caverna e com a filosofia compreendermos melhor esse mundo louco.

hudson dos santos landim n:22 3ºE disse...

a filosofia e muito importante para a formaçao dos alunos dos ensinos médio,para a convivencia social,familiar,trabalho etc...pois nos ajuda a refletir sobre tudo aquilo que nós conhecemos e não conhecemos.

Maria Claudenice n40 3ºE disse...

A FILOSOFIA é importante para desenvolvemos um sensso critico,pois ela faz refletimos sobre as nossas açoes

RENATA MARIA disse...

a importancia da filosifia para mim é algo inesplicavel ,por que adoro filosofia.é uma maneira de filosofar o mundo como ela é hoje,nus ajuda a viver e nus ensina a ter pensamento diferente e comais criticas com que achamos errado sobre o mundo em que vivemos!!

RENATA MARIA
3º "E" N(46) TARDE

Unknown disse...

A sua contribuição para o ensino médio,é novos conhecimentos da realidade no mundo além de outras influencias como a do própio aluno nesta matéria. pois ela é a única que estuda mais além do que as outras.

Estefania nº 11 3º E disse...

A FILOSOFIA,não e bem um saber que passamos utilizar aqui ou ali. E sim um fazer que nos ajudar a escolher que saber podemos. Eu posso mudar o mundo se quiser.O menino perguntou à mãe de que tamanho era o mundo.Ela simplesmente respondeu que era do tamanho do seu sonho.

RAFAELA DA SILVA lOPES / 3ºD´/ TARDE disse...

RAFAELA DA SILVA lOPES 3ºD COLÉGIO ESTADUAL LICEU DE CAUCÁIA

*A FILOSOFIA ASSIM COMO TODOS AS MATERIAS DO NOSSO ENSINO, TEM SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÕES CULTOS E DE PENSAMENTOS OBJETIVOS.

Brenda 3A liceu de caucaia disse...

Pra mim particularmente a filosofia é muito importante pois eu passo a compreender melhor as coisas e as pessoas. A filosofia no ensino médio tem uma participação muito importante pois sempre é uma aula que têm debates e o respeito perante as opniões e idéias.

Brenda 3 A liceu de caucaia disse...

Pra mim particularmente a filosofia é muito importante pois eu passo a compreender melhor as coisas e as pessoas. A filosofia no ensino médio tem uma participação muito importante pois sempre é uma aula que têm debates e o respeito perante as opniões e idéias.

lino delano nº31 2º "A" disse...

a filosofia e importante pois ela nos ensina a pensa e observa o que iremos fazer e quais suas consequencias.

Anônimo disse...

A filosofia é importante não só para o aluno de ensino médio mas para todos é importante conhecermos pensadores de outras épocas e quais as perguntas que os indagavam no passado e quais as respostas que eles tentavam dar para elas.

Cristiana 3B

Anônimo disse...

a filosofia no ensino mèdio é muito importante pois nos ajuda,a refletir,a ter um pensamento além além da quilo que imagenamos,e nos mostra uma coisa que nóis não sabemos.

Gessiane Araújo, 2°A Liceu de Caucaia disse...

A filosofia no ensino médio tem como objetivo fazer com que o jovem aprenda a penasr melhor e questionar as coisas do mundo.

Maria Danielle 3D liceu de caucaia disse...

a filoso fia no ensino médiuo é muito importante porque os alunostem pensamemto critico perante a sociedade.

Unknown disse...

Em jave era uma cidade com os dias contados
os povos discutiam muito por muitas coisas e o Indalécio que era o homem mais falado nessa cidade ele que controlava essa cidade era um homem meio doido...

Geíza e Carol disse...

Em uma cidade cheia de dificuldades,havia muita gente com várias discussões,tudo isso porque essa cidades estava com os dias contados.Tambem nela havia um homem muito conhecido entre eles que resolvia muitos problemas nessa cidade conhecido como Indalécio...

Tamires 3ºA nº49 disse...

E bem interessante pois reflenti sobre a cotidiano,sobre alguns impotantes autores e artitas.
E um assunto bem delicado de se estudar e portanto devemos analizar tudo,cada historia interessante pra se ler e focar a atençao...
bom,eh isso aii.

janiele 3D N:52 disse...

a filosofia no ensino medio
a filosofia mexe muito com os pensamentos das pessoas,ela quer mostra o mundo de outra forma.

janiele 3D N:52 disse...

A FILKOSOFIA NO ENSINO MEDIO
a filosofia mexe muito com os pensamentos das pessoas,ela quer mostra o mundo de outra forma

JANAINA 3D N:22 disse...

A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO E IMPORTANTE POIS AJUDA OS ALUNOS A TER UM BOM DESENPENHO E TER UM POUCO DE REFLEXAO.

JANAINA 3D N;22 disse...

A FILOSOFIA É IMPORTANTE NO ENSINO MÉDIO POIS AJUDA OS ALUNOS A TER UM POUCO DE REFLEXÃO E TER MAIS DESENPENHO.

ROSA 3D N:46 disse...

ESTUDAR FILOSOFIA É CONHECER A ORIGEM DE ALGUMAS COISAS DO MUNDO,SABER SOBRE A CULTURA E ORIGEM DE OUTRAS PESSOAS,ALGUNS ASSUNTOS QUE NÂO CONHECEMOS.

thais rodrigues 2*A manhã disse...

A filosofia no ensino médio é de grande importância, pois ela ensina a pensar, no intuito de nos ensinar; a refletir.

thais rodrigues 2*A manhã disse...

A filosofia no ensino médio é de grande importância, pois ela ensina a pensar, no intuito de nos ensinar; a refletir.

jonathan b. Albuquerque 3 C disse...

'A filosofia no ensino médio é importante porque ajuda o aluno ater uma visão mais ampla sobre o mundo em que vivemos e sobre a sociedade e o modo de pessar de nos jovens!!!!!!!!!!!!

jonathan b. Albuquerque 3 C Liceu de Caucaia disse...

Filosófia nos capacita a ver o mundo de uma forma dIferente,a encarar os problema com facilidade,a enfrentar obstácolos,e muito mais.É por isso q devemos apreender e compreender a filosofia!!!!!!!!!!!!!

dayvidson----3ºc----nº12 disse...

DE ACORDO COM MEUS CONHECIMENTOS A FILOSOFIA VEM SENDO UMA ARMA DE CONHECIMENTOS QUE AJUDA A DESENVOLVER A MENTE DOS JOVENS DE HOJE.

A FILOSOFIA NOS AJUDA A DAR OPINIÕES OU CRÍTICAS A UM CERTO TIPO DE ASSUNTO.

OS JOVENS DE ANTIGAMENTE VINHAM ANDANDO EM CABRESTO COM OS VEREADORES OU PARLAMENTARISTAS DA CAMARA DOS DEPUTADOS,HOJE COM A FILOSOFIA NAS ESCOLAS OS ALUNOS PODEM SE DEFENDER CONTRA "MENTIRAS" POR PARTE DE GOVERNADORES.

lillian karine,3*C MANHÃ disse...

Bom a filosofia no ensino médio é muito bom pois podemos aprender um pouco mas sobre o que é melhor e nos dá um pouco de seu conhecimento.

mayara costa...3 ano C....LICEU DE CAUCAIA disse...

a filosofia nos ensina a compreender o mundo de uma forma diferente....a ter pensamentos mais profundos....por exemplo a matemática nos ensina a fazer conta, a filosofia nos ensina a refletir sobre o mundo em que vivemos e a refletir sobre nós mesmo.

Magdiel Linhares disse...

A filosofia tem um papel importante na sociedade, como por exemplo, ajudar as pessoas a se socializar, a filosofia no ensino médio tem uma importante função. :D


Magdiel Linhares N° 36, 3°C

Bruno lucas 3-c licel de caucaia disse...

A FILOSOFIA e muito importante para nossa vida por que vamos ficar ligar do mundo de antes e do mundo atual.

Lucas ferreira disse...

No ensino médio a filosofia tem desenpenhado uma importante missão, o lugar dela, é educar os jovens para poder enfrentar um mundo cheio de contrastes sociais.

Lucas Ferreira N° 35, 3°C

edvan mendes do 3ano c disse...

o que é filosofia? filosofia é uma disciplina que nos ensina a pensar melhor as coisas.essa disciplina é muito importante no ensino médio porquer? além dela ser uma disciplina muito diferente de todas as disciplinas,ela é uma apenas apredisagem a mais qui irá nos capacitar muito no ensino médio,a pensar melhor. e muito mais valeu .

wellington-----3ºanoC-----Nº50---liceu de caucaia disse...

A FILOSOFIA NA ESCOLA É MUITO EFICIENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO, POR QUE NOS AJUDA A REFLETIR SOBRE OS ASSUNTOS QUE SÃO DEBATIDOS NA SALA DE AULA OU NO COMVIVIO COM A SOCIEDADE.

SEM A FILOSOFIA NA ESCOLA NÃO PODERIAMOS TER UMA VISÃO AMPLA E DETALHADA O BASTANTE PARA DEBATER OS ASSUNTOS DO DIA-A-DIA!

carine 3D N:10 LICEU DE CAUCAIA disse...

a filosofia pode sim nòs ajuda na nossa educacâo porque com base no ensino medio para que os alunos tenha pensamento critico perante a sociedade e aborda vários conhecinmento.

carine 3D N:10 LICEU DE CAUCAIA disse...

a filosofia pode sim nòs ajuda na nossa educacâo porque aborda vários conhecinmento ajuda-nos a ter um pensamento critico.

carine 3ªD N:10 liceu de caucaia disse...

a filosofia pode sim contribuir para o nossa estuda no ensino medio porque a filosofia ensinar a mostra a maneira de pensar e o passsado para monstra o atual e o desevolvementodos fatos.

valneide souza-3 a disse...

Na minha opnião, a filosofia têm o seu valor pelo fato de nos proporcionar a conhecer nós mesmo, a compreender o próximo, entender nosso sentimento e,vivermos melhor.

Maria Jamile Vasconcelos Ferreira 3 ano D tarde liceu de caucaia disse...

Eu acho que a filosofia no nosso ensino e muito gratificante pois ela nos ajuda hoje em dia ver o mundo do jeito que ele e muitos dizem que a filosofia não e nada mais ela ainda nos ajuda asermos criticos.

jozilane 2ºH T LICEU DE CAUCAIA disse...

a filosofia no ensino médio e importante para o conhecimento social e universal.

rener 2ªH liceu de caucaia disse disse...

A filosofia tras conhecimento ao aluno que saber por que e por que ela e uma diciplina muito legal fala sobre os filosofos mais interesante do mundo como aristoteles platão e o
socratis a filosofia e um maximo valeu

rener 2ªH liceu de caucaia disse disse...

A filosofia tras conhecimento ao aluno que saber por que e por que ela e uma diciplina muito legal fala sobre os filosofos mais interesante do mundo como aristoteles platão e o
socratis a filosofia e um maximo valeu

marcos Augusto 2º H LICEU DE CAUCAIA disse...

a filosofia no ensino médio e importante para ajudar-nos a exercitar a mente .

Maria josé 3º E nº 41 Liceu de caucaia disse...

A filosofia é importante no ensino médio pois vem estudando os antepassado e importante nos dias de hoje.

José Roberto 3º E nº33 liceu de caucaia disse...

A filosofia no ensino médio e importante porque ela torna os jovens mais críticos e pensativos

Carlos César 3C N:7 Liceu de caucaia disse...

A filosofia e o estudo da sociedade que não deveria ser praticado só no ensino médio mais também no ensino fundamental para terem um modo de pensar diferente e refletir mais com a sociedade onde vivemos.

Anônimo disse...

eu acho que sem a filosofia e a sociologia nao seriamos nada pq nao poderiamos sb o nosso conhecimento e a sociologia nao saberiamos o que esta acontecendo na nossa sociedade por isso temos que estuda filosofia e sociologia

ROGER BRENDON NUMERO:40; COLEGIO LICEU DE CAUCAIA "2A" disse...

'A FILOSOFIA TEM SEU LUGAR NO ENSINO MÉDIO .POIS ELA NOS AJUDA ATER UMA VISÃO CRITICA A CERCA DO MUNDO E DE TUDO QUE NOS CERCA AS QUESTÕES RELIGIOSAS E AS QESTÃO POLITICAS.

Joao de sousa 2°A liceu de caucaia disse...

É importante pois ensina os alunos a pensar e questionar sobre o que elas pensão das coisas.

Unknown disse...

filosofia no ensino médio é muito importante para os alunos entender a vida em sociedade e ter seus pensamentos críticos e liberdade de expressão.Sayonara 3ano "E" n:50

Érika Farias dos Santos 3° A disse...

A Filosofia é uma matéria que tende a desenvolver nosso lado critico perante a sociedade
Ela nos ajuda vermos o mundo em que vivemos com outros olhos e conhecer cada vez o que se passa em nossa vida.

katiana 3ano A LICEU DE CAUCAIA disse...

A filosofia serve para que nós alunos possa viver mas a realidade do nosso mundo real, nos ajuda a compreender o que acontece ao nosso redor. Cada professor que ensina filosofia e sociologia tem uma maneira de falar sobre o assunto discutido onde faz nós compreendermos a matéria por isso na minha opinião a filosofia no meu estudo do ensino médio faz melhor conhecer a que estou vivenciando.

Vanessa da Silva 3 ano A LICEU DE CAUCAIA disse...

A filosofia é muito interessante e importante porque nos fazem refletir sobre o mundo e sobre nós mesmos, nos dar chance de expor nossos pensamentos seja ele bom ou ruim e ainda nos ajuda a vê o mundo como ele é.

francisco claudiano sena cavalcante 3D liceu de Caucaia disse...

nós precisamos da filosofia para nos defendermos das opiniões da sociedade e elaborarmos a nossa própria opinião.

JULIANA 3ª E Nª 34 LICEU DE CAUCAIA disse...

O LUGAR DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO E MUITO IMPORTANTE PORQUE ENSINA NÓS SER MAIS CRÍTICA É TAMBÉM ESTUDAR FILOSOFIA É CONHECER A ORIGEM DE ALGUMAS COISAS DO MUNDO.

jeniffer 3anoE n:40 disse...

filosofia e importante para reaprender a ver o mundo

Rozilene /3ºE Nº48 /LICEU DE CAUCAIA disse...

A Filosofia no ensino médio é importante para fazer os jovens de hoje terem uma visão mas ampla do mundo e futuramente fazerem a diferença na sociedade.

jeniffer 3anoE n:27 disse...

.
filosofia e importante a reaprender a ver o mundo

Andre N°09 3°ano"A" Liceu disse...

A filosofia é inportante no encino medio,por abri a mente das pessoas fazendo com que elas vejam o mundo como ele realmente é e não como muitos dizem e para expandir seus horizonte.

Anônimo disse...

A filosofia é muito importante para uma boa e saudável formação do jovem de hoje pois, nos ensina claramente sobre ética e muitas outras coisas que são muito importantes para um bom comvívio com a sociedade.Por isso ela é uma das matérias mais importantes para o ensino médio.
GLESIANE DA SILVA NOGUEIRA. 3ºB

viviane 3 e liceu de caucai disse...

o lugar da filosofisofia no insino medio e que alem de falar um pouco sobre a sociedade faz com que tenhamos pensamentos criticos perante a sociedade em que vivemos fas com que a gente pense de modo de ferente

Maria Claudenice 3ºE Liceu de Caucaia disse...

A filosofia no ensino medio é importante pois é nesse momento que os alunos tem que toma uma decisão sobre qual profição vai quere esece,e a filosofia vai ajuda a temos um senso critico e refletimos sobre o que queremos.

José Alisson 3 E liceu de Caucaia disse...

a filosofia ajudar deixar os pensamento dos alunos mais critico,
e ajuda a deixa as pessoa pensativo na quilo q que .

enfim a filosofia para mim ensina , o modo de pensar das pessoas, e muito mais.

Mikael 3º "A" Liceu de Caucaia disse...

A Filosofia é de fundamental importância na vida de cada jovem, uma vez que melhora a visão de mundo, abre a mente, faz com que estabeleçam um censo crítico mais apurado das coisas que acontecem à sua volta, influencia diretamente nas políticas de suas vidas. Os conhecimentos que os jovens obtêm com as questões levantadas nas aulas de Filosofia, com certeza irão pesar e fazer a diferença em qualquer escolha que eles forem fazer. Por fim, deu para perceber o quanto a Filosofia é importante para todas pessoas, sobretudo no ensino médio e, principalmente, para alguns jovens que se veem meio que perdidos dentro da sociedade.

Mikael 3º"A" Liceu de Caucaia

Gilson L Leite 3°C N°24 Manhã( Liceu de Caucaia) disse...

O que é Philosophia?

Filo + Sofia = Amor à Sabedoria;
- Circunstâncias históricas do nascimento da filosofia;
- Filosofia e Mito;
- Filosofia e Incerteza;
- Filosofia, Ócio e Espanto(Aristóteles);
- A universalidade das preocupações e das questões da filosofia;
- A profundidade da filosofia;
- A douta ignorância(Sócrates);
- Filosofia como actividade crítica - vencer o dogmatismo e o preconceito;
- Problemas; Teorias; Argumentos;
- Conceito;
- O método e o Objecto da filosofia;
- Filosofar é 'estar a caminho'.
Desde sempre o Homem procurou compreender o mundo que habitava - o visível e o invisível, isto é : o sentido e o pressentido. Partindo da sua experiência existencial e factual no mundo, reflectindo a partir dela, procurou elaborar explicações que o situassem. É assim que surge o MITO como primeira forma de saber.

Gilson L Leite (Liceu de Caucaia 3°C manhã) N°24 disse...

Para que serve a Filosofia e a Sociologia no Ensino Médio?
Como filósofos e educadores devemos estar atentos aos mais diversos desafios, com os quais cotidianamente nos deparamos em sala de aula no contato direto e enriquecedo com a juventude. Cabe, portanto, estar bem conscientes das exigências do tempo presente e inquirir com força e sinceridade: quais atribuições da Filosofia, ou seja: para que serve a filosofia? Estamos, porventura, contribuindo e inspirando a juventude no desenvolvimento da capacidade crítica, na ampliação questionadora de sua visão de mundo, bem como, tornar um momento de prazer a aula de Filosofia viabilizando o raciocínio filosófico sem barreiras ao exercício sadio do conhecer em sintonia com o realizar.
A Filosofia no Ensino Médio é uma área de saber que, indiscutivelmente, colabora com o despertar das noções de Ética nas Relações Humanas, da consciência do ser cidadão na efetivação da prática consciente de sua cidadania.
Que utilidade tem a sociologia? Para que estudar sociologia?

A Sociologia é uma das ciências humanas que estuda a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a Sociologia tem uma base teórico-metodológica, que serve para estudar os fenômenos sociais, tentando explicá-los, analisando os homens em suas relações de interdependência. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia, com isso os jovens do ensino médio pode ter mais visões do mundo em que viver.

paulin popstar 2°D Liceu de Caucaia disse...

A silosofia é importante porque nos ensina a conhecer mais sobre nosso dia á dia e sobre o fa to de saber quem é moral e quem é éticasabemos também que o significado da palavra PHILOSOPHIA significa:amante da sabedoria.Então é isso que acho sobre a filosófia no ensino médio,ah e não esqueçam de acessar meu blog viu é:paulinpopstar.blogspot.com.br ou paulin@popstar.com.br ou também paulinpopstar.blogfashion.com até mais...bye bye...

paulo henrique N°49 2°D Liceu de Caucaia disse...

A filososia pra mim é muito importante porque nos ensian a conhecer a diferença entre o "bem" e o "mal" com "bom" e "mau" e também o significado da palavra PHILOSOPHIA que significa:amante da sabedoria e é isso que acho sobre saber aprender filosofia.Ah e não esqueçam de entrar no meu blog:paulinpopstar.blogspot.com paulin@popstar.com.br ou também
paulinpopstar.blogfashion.com...rsrrs
bye bye...

Gleicy disse...

GLEICIANE N°20 3°E
LICEU DE CAUCAIA
Ela e importante para formaçao,porque é que nem outra materia,essa materia faz pessoas ter capacidade para a realidade de enfrentar o problema, ela faz pessoas assim porque ela motiva eles a saberem e realidade.

Anônimo disse...

Adriana Alencar, 3°B Liceu de caucaia.

Na minha opnião a filosofia sim deve ter o seu lugar no ensino e mais não só no ensino médio, mas também no fundamental e ocupar seu lugar em outros as formas de nós cidadões mostra nossa cidadania na nossa sociedade num todo pois a filosofia ela faz com que todos nós alunos busque a lutar pelos nossos objetivos.

Gilson L Leite 3°C N°24 (Liceu de Caucaia) manhã disse...

A força da industria cultural?
a televisão brasileira chega a quase todos os lares,
sendo poucas as regiões do país sem acesso a ela.
Portanto, se a televisão tem essa difusão, pecerbe-se
que é impossivel compreender a sociedade brasileira
sem compreender a cultura e a educação brasileira, sem
passar pela industria cultural,e cometer um grande equivoco.

josévalber 3°C N°30 manhã Liceu de Caucia disse...

o que é philosophia?

A Filosofia é um ramo do conhecimento que pode ser caracterizado de três modos: seja pelos conteúdos ou temas tratados, seja pela função que exerce na cultura, seja pela forma como trata tais temas. Com relação aos conteúdos, contemporaneamente, a Filosofia trata de conceitos tais como bem, beleza, justiça, verdade. Mas, nem sempre a Filosofia tratou de temas selecionados, como os indicados acima. No começo, na Grécia, a Filosofia tratava de todos os temas, já que até o séc. XIX não havia uma separação entre ciência e filosofia. Assim, na Grécia, a Filosofia incorporava todo o saber. No entanto, a Filosofia inaugurou um modo novo de tratamento dos temas a que passa a se dedicar, determinando uma mudança na forma de conhecimento do mundo até então vigente. Isto pode ser verificado a partir de uma análise da assim considerada primeira proposição filosófica.

josévalber 3°C N°30 manhã Liceu de Caucia disse...

A religião como negócio?
muitas pessoas usam a igreja como uma forma de ganha dinheiro. Muitos dos fies são enganado por pástores das igreja usam a palavra de Deus para pode ganha dinheiro dos fies.

josévalber 3°C N°30 manhã Liceu de Caucia disse...

O luga da filosofa no ensino médio?

Há uma questão que muita gente formula de imediato quando ouve falar de filosofia: qual a utilidade da filosofia? Não há certamente expectativa alguma de que ela contribua para a produção de riqueza material. Contudo, a menos que suponhamos que a riqueza material seja a única coisa de valor, a incapacidade da filosofia de promover esse tipo de riqueza não implica que não haja sentido prático em filosofar. Não valorizamos a riqueza material por si própria - aquela pilha de papel que chamamos de dinheiro não é boa por si mesma -, mas por contribuir para nossa felicidade. Não resta dúvida de que uma das mais importantes fontes de felicidade, ao menos para os que podem apreciá-la, consiste na busca da verdade e na contemplação da realidade; eis aí o objetivo do filósofo. Ademais, aqueles que, em nome de um ideal, não classificaram todos os prazeres como idênticos em seu valor, tendo chegado a experimentar o prazer de filosofar, consideraram essa experiência como superior em qualidade a qualquer outra. Visto que a maior parte dos bens que a indústria produz, excetuando os que suprem nossas necessidades básicas, valem apenas como fontes de prazer, torna-se a filosofia perfeitamente apta, no que se refere à utilidade, para competir com a maioria dos produtos industriais, quando poucos são os que podem dedicar-se, em tempo integral à tarefa de filosofar. Mesmo que entendêssemos a filosofia como fonte de um inocente prazer particularmente válido por si próprio (obviamente, não apenas para os filósofos, mas também para todos aqueles a quem eles ensinam e influenciam), não haveria razão para invejar tão pequeno desperdício da força humana dedicada ao filosofar.

Joamila Brito - 3A - 22 - Liceu de Caucaia disse...

A filosofia amplia os horizontes, dá uma nova cor ao ensino médio. Nós que estamos cheios de disciplinas que muitas vezes não nos despertam para nada e não fazem realmente parte da nossa vida prática, podemos nos libertar por algum tempo (mesmo que pouco) e assim conhecer uma nova forma de enfrentar a vida.

juliana sales 3 A liceu de caucaia disse...

o ensino da filosofia no ensino médio para mim é muito importante porque nos ajuda a conhecer algumas coisas que é nossa realidade e não percebemos

bianca3anoA licel de caucaia disse...

A filosofia no ensino médio é um meio de estimular o conhecimento que nós falta,e fazendo que temos uma capacidade de pensar melhor.

Vanessa Sousa 3 ano "A' Liceu de Caucaia disse...

A filosofia é fundamental no ensino médio, pois ajuda os adolescentes a abrirem sua mente sobre deter minados assuntos, como por exemplo a política e o modo como vivemos, nos ajudando a sermos mais críticos.

Anônimo disse...

E de suma importância estudar a filosofia afinal de contas é a ciência que estuda os nossos antepassados.




SANTIAGO DOS SANTOS ABREU
3ºE LICEU DE CAUCAIA Nº49

ADRIANA DE SOUSA 3ANO B disse...

TODOS SABEMOS QUR A FILOSOFIA E INTERRESANTE PARA A SOCIEDADE OU TALVEZ PARA A HUMANIDADE EM SI PROPRIO.

FABIELE 2°A LICEU DE CAUCAIA disse...

O LUGAR DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO É QUE É BOM ESTUDAR A FILOSOFIA PARA TERMOS UMA VISÃO AMPLA DE TUDO QUE ACONTECE AO NOSSO A REDOR.

JOSIAN 3°C MANHÃ LICEU DE CAUCAIA disse...

o lugar da Filosofia no ensino médio? para podemos se aprimorar mais na filosofia e nos estudos.

tamires 3ºA 49 disse...

a filosofia tem sido muito importante através dela aprendo sobre coisas que acontecem no dia a dia,as do passado, e também aprendemos a analisar,a debater sobre determinado assunto,´também a refletir,a ver a vida de um lado um tanto possitivo ou também tem o casso do negativo...
Tamires 3ºA nº 49

leandro disse...

a importância da filosofia no ensino medio e porque nos ensina a saber sobre nosso passado e de coisa que acontece no nosso dia-a-dia

kaio wandersom 1 ANO disse...

FILOSOFIA, NO ENSINO MÉDIO TEM COMO OBJETIVO DE ALUNO APRENDER, INTERESSA, A PENSAR, A REFLETIR ,FOI UMA CIÊNCIA QUE AJUDA PENSAR, ELA É A MÃE DA CIÊNCIA.

marilene 3º ano E tarde liceu de caucaia disse...

A filosofia tem um papel muito importante como disciplina pois ela nós ajuda a refletir sobre tudo o que estamos fazendo e também para termos um pensamento mais crítico sobre tudo que esta a nossa volta.

graycelene segundo ano A liceu de caucaia disse...

Ela preciso para que os alunos tenha um entender melhor dos problemas que existem em nossa sociedade.

Daniele De Souza 2A Liceu de caucaia. disse...

É BASTANTE IMPORTANTE,POIS ELA TEM UMA MANEIRA DE FAZER O ALUNO TER UM AMPLO PENSAMENTO SOBRE TUDO.

Daniele De Souza 2A Liceu de caucaia. disse...

É BASTANTE IMPORTANTE,POIS ELA TEM UMA MANEIRA DE FAZER O ALUNO TER UM AMPLO PENSAMENTO SOBRE TUDO.

Daniele De Souza 2A Liceu de caucaia. disse...

É BASTANTE IMPORTANTE,POIS ELA TEM UMA MANEIRA DE FAZER O ALUNO TER UM AMPLO PENSAMENTO SOBRE TUDO.

Daniele De Souza 2A Liceu de caucaia. disse...

É BASTANTE IMPORTANTE,POIS ELA TEM UMA MANEIRA DE FAZER O ALUNO TER UM AMPLO PENSAMENTO SOBRE TUDO.

Daniele De Souza 2A Liceu de caucaia. disse...

É BASTANTE IMPORTANTE,POIS ELA TEM UMA MANEIRA DE FAZER O ALUNO TER UM AMPLO PENSAMENTO SOBRE TUDO.

KELIANE MAGALHÃES N: 32 3B LICEU DE CAUCAIA disse...

O ensino da filosofia nos disperta a sermos jovens, mas críticos, debatentes, e nos informa o que está por trás das câmeras. A filosofia abre os olhos dos jovens para a verdadeira realidade.

MARIA GEANNE N: 39 3A LICEU DE CAUCAIA disse...

O lugar da filosofia é justamente situar o jovem brasileiro, ou seja, ajudar a compreender determinados conceitos, alguns jovens estudam filosofia apenas para ter nota, outros para adquirir conhecimento.

Raquel 2° ano A N°20 liceu estadual de caucaia disse...

filosofia teve o direito como todas as matérias ia ser injusto que fosse dado só no 1°ano agora está em todas as séries do ensino médio
foi bom o professor é muito legal

Erika disse...

A filosofia é muito importante?
Sim pois,relata coisas que já aconteceram
e nos ajuda a entender o que aconteceu.
E assim entender melhor o mundo em vivemos.



ERIKA 3E n:10

Erika disse...

A filosofia é muito importante?
Sim pois,relata coisas que já aconteceram
e nos ajuda a entender o que aconteceu.
E assim entender melhor o mundo em vivemos.



ERIKA 3E n:10

Sayonara reis 3ano'E' Liceu de caucaia disse...

A flosofia contribui ao ensino médio,ensinamentos sobre o mundo,a vida dos seres o pensamento critico perante a sociedade e nos transmite o conhecimento de forma sutil,nos fazendo seres críticos e pensantes.

Eguibeto 3D Liceu deCaucaia disse...

A filosofia para mim é muito emportante para o meu desevolvimento,como aluno.fazemmos pate de uma cultura muito grante que envolve filosofia.

Anônimo disse...

Filosofia faz pate do pensamento critico,que emvolve politicos em geral ha humanidade

davi disse...

FILOSOFIA NOS MOSTRA UM PENSAMENTO MAIS CLARO DA CITUAÇÕES QUE,ACONTECEM NO NOSSO DIA-DIA NOS DÁ UM OUTRA FORMA DE REALIDADE ISSO É MUITO IMPORTANTE

DAVI C.ALMEIDA 3° B DO LICEU DE CAUCAIA

davi disse...

FILOSOFIA NOS MOSTRA UM PENSAMENTO MAIS CLARO DA CITUAÇÕES QUE,ACONTECEM NO NOSSO DIA-DIA NOS DÁ UM OUTRA FORMA DE REALIDADE ISSO É MUITO IMPORTANTE

DAVI C.ALMEIDA 3° B DO LICEU DE CAUCAIA

Anônimo disse...

Para termos um senso mais crítico sobre vários asuntos do nosso cotidiano,devemos saber pelo menos um pouco de filosofia,pois ela nos dá um suporte para refletirmos antes de tomar atitudes precipitadas na vida.A filosofia vê o mundo de uma forma mais diferente e mais aberta indo mais adentro das coisas para compreendê-las melhor.

maria germana 3A N40 disse...

Para termos um senso mais crítico sobre vários asuntos do nosso cotidiano,devemos saber pelo menos um pouco de filosofia,pois ela nos dá um suporte para refletirmos antes de tomar atitudes precipitadas na vida.A filosofia vê o mundo de uma forma mais diferente e mais aberta indo mais adentro das coisas para compreendê-las melhor.

Anônimo disse...

• Débora Nogueira Rufino
• 3° B

- Pra mim filosofia é muito importante sim, porque elas nos ensina muitas coisas, abre as nossas mentes, para ver o mundo de outro jeito, ela é muito impotante no ensino médio sim.

Lonelygirl disse...

A filosofia é bom para o ensino pq faz com que os jovens tenha um seu proprio pensamento, ser critico, observar o mundo de uma maneira mais aberta.
Biatriz Pinheiro 3ºA Liceu Estadual de Caucaia

Samia Almeida 3° D Liceu de Caucaia disse...

A filosofia tem muita importância na formação do aluno pois o estimula a pensar mais em seus atos e se questionar do acontece em sua volta.

Julyana Sabrina 3ºa Nº31 disse...

A filosofia tem como objetivo fazer com que as pessoa tenham um carater critico, opine e expresse sua opinião em fatos que ocorrem no dia a dia.

cassia caetano,3anoC disse...

a filosofia no ensino medio é importante pois é ela que nos mostra como o mundo realmente é.e infelizmente os alunos ainda estão vinvendo no seu proprio mundo

Anderson Monte 2Ano A disse...

A filosofia tem o seu lugar no ensino e é uma maneira dos alunos pararem para pensar na vida e nos mostra uma nova cidadania.

Taís ferreira 2'A' LICEU DE CAUCAIA disse...

A filosofia é muito importante para nossa vida,pois nós ajuda refltir mais no que é a filosofia.

wilson 3C N22 disse...

serve para dar apoio as nossas decisoes como cidadoes e ter estabilidade moral em nossas vidas.Ela serve tambem como forma de ensino como se portar diante da sociedade que cada dia fica mais dificil habita-la.

jhone adson disse...

Bem, a Filosofia é uma das matérias mais previlegiadas pelo o ser,que nela tem contato, para aprender sobre a vida e a inportância da disciplina e fazer com que o aluno se dedique ao aprendizado a manter o respeito e a se enteressar mais pela questão do conheçimento.....
by; jHoNe...

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 239   Recentes› Mais recentes»