quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Escritores da Liberdade: educação para a vida

Precisamos superar a chamada "educação bancária" que tanto o mestre Paulo Freire combateu na sua Pedagogia do Oprimido e começar a lançar sementes rumo a uma educação libertadora que aposta todas as suas fichas no ser humano, na construção de um ser ético, justo e solidário. Nossos estudantes não são meros bancos para somente serem depositados neles conhecimentos estanques, repetitivos, decorados sem nenhuma reflexão ou discussão. É chegada a hora de nós educadores nos juntarmos a eles estudantes e juntos nos libertarmos de uma educação que deseduca, que deforma, que nos torna passivos diante de realidades que nos desafiam à mudança, à transformação social. Assistam ao filme Escritores da Liberdade e discutam como a educação como prática engajada de educadores e estudantes pode transformar vidas que já não tinham mais nenhuma perspectiva de salvação. Os nossos estudantes espalhados por todas as escolas desse imenso país que são crianças e adolescentes, muitas vezes em situações precárias de ensino-aprendizagem precisam de educadores que acreditem na educação e tomem pra si a responsabilidade de educar para a vida. Não só nós educadores das chamadas Ciências Humanas como a Sociologia e a Filosofia, mas todos devemos nos engajar numa educação libertadora. Esse filme nos faz refletir na nossa prática de educadores e estimula aos nossos estudantes a acretidarem no seu próprio potencial, que todos nós somos capazes de vencer os nossos medos, nossas dificuldades, basta para isso acreditarmos em nós mesmos. Reflitam, comentem e boa discussão.

Escritores da Liberdade: Trailer
http://www.youtube.com/watch?v=xkEr2SDknLY

37 comentários:

Genilson Rodrigues 2 ano H Liceu de Caucaia disse...

A sociologia é a matéria que estuda a sociedade. Que hoje é muito importante pra nos sabermos o que aconteceu na sociologia
antiga e atual. A religião como negocio.
A religião como negocio, a igreja universal
foi muito critica por causa da atitude
dos pastoris de arrecadar dinheiro para o seu pastor principal Bispo Macedo!

Anônimo disse...

nossa liberdade e feita por cada momentos de nossa vida que fazemos parte de cada momentos por isso que e bom e a liberdade que deveriamos ter apensa de tudo o que se passa

katiana 3ano A LICEU DE CAUCAIA disse...

Os escritores da liberdade quer dizer que todas as matérias do ensino colegial não só deve passar a materia e explicar o assunto mas sim ter um introsamento com o aluno possamos dizer, que deve ter uma conversa, um debate em sala.

Vanessa da Silva 3 ano A LICEU DE CAUCAIA disse...

Existem muitos educadores que só sabem educar de maneira rígida, outros porém tentam mostrar os assuntos de uma maneira mais simples para que possamos aprender melhor. A melhor forma de um educador educar é sendo amigo e se igualando ao próximo e não querer ser superior aos outros.

ELIANA RODRIGUES SANTOS 3A MANHA LICEU DE CAUCAIA disse...

A DISCIPLINA SOCIOLOGIA ESTUDA SOBRE DIVERSOS ASSUNTOS ENTRE ELES A SOCIEDADE,OS JOVENS DE HOJE SE ENCONTRAM MUITO DESINTERESSADOS DA EDUCAÇAO.CERTO QUE CADA UM TEM O SEU LIVRE ARBITRIO MAIS DEVEMOS ESCOLHER O QUE E BOM.AJUDAR AS PESSOAS A VENCER PPRECONCEITO RACIAL,E FAZER COM QUE ELES TENHAM MAIS VONTADE DE SE TORNAR ALGO NO FUTURO.NOS DEVEMOS ACABAR COM O PRECONCEITO POI ISSO NAO NOS LEVAR SIMPLESMENTE A NADA E DAR ESPERAÇA PARA AQUELAS PESSOAS QUE SE ACABOU HA MUITO TEMPO ATRAS.

Unknown disse...

NA VIDA É PECISO ACREDITAR QUE SOMOS CAPAS DE VENCER QUAL QUER OBSTACULOS E QUE TEMOS QUE SUPERAR O MEDO DE "NÃO CONSIGO,NUMCA VOU VENCER..."MUITOS ACHAM QUE SOMOS FRACOS E INCOPETENTES. E A EDUCAÇÃO NUS MOSTRA QUE SOMOS LIFRES PARA CRITICAR,JUGAR O QUE ACHAMOS ÉRRADO. renata maria 3°"E"N°(46) LICEU DE CAUCAIA

Anônimo disse...

nos temos liberdade de varias maneiras mas a liberdade do aluno e o sentido de aprender é e uma educação para a vida toda

José Alisson 3 E liceu de Caucaia disse...

A educação para a vida quem ensina é o mundo ,
mais tem farios tipo de educação, educação dos pais ,educação da escola , e muito mais.
a pessoa só precisa de liberdade nesse mundo pra saber de cada maneira se comportar .

neyliany cavalcante 3A manhã disse...

Realmente concordo que temos que investir numa nova educação para a vida do jovem.Uma educação libertadora é o que muitos estão presisando,pois a maioria das pessoas não estão tendo uma reflexão de um futuro melhor.

Unknown disse...

Adriana Alenca,3°B, Liceu de caucaia.

O filme escritores da liberdade mostra que a educação é mais um ponto da vida que nós torna pessoas de bem, ele tambem mostra que todos nós, podemos escrever a nossa propria estória e porque não fazer isso?
As vezes e quase sempre nem a nossa vida é tudo que esperavamos, então, eu vou fazer como eles, vou escrever a minha quando achar que ela está muito chata mais é claro quando Deus permite...

obs.: Tu que passamos na vida é com permição de Deus na é sem permição dele.

Anônimo disse...

O filme retrata onde cada um passa por dificuldades e que se deixa ser atraido por um lado ruim, não tem disciplina nem mesmo na escola imagine na vida, não é obrigação dos educadores ajudar essas pessoas, mais o pouco que eles fizer, já é o bastante na vida de quem nunca teve um apoio moral.

ANA PATRICIA P. DA SILVA
3°B M-LICEU DE CAUCAIA

Anônimo disse...

O firme foi muito interessante; porque ajudou e salvou vidas de jovens,que não sabiam o que fazem,,,

Francisca lisa camila 3A manhã liceu de caucaia disse...

O firme foi muito interessante; porque ajudou e salvou vidas de pessoas eu adorei

VALNEIDE SOUZA 3 A LICEU DE CAUCAIA disse...

Nó estudantes estamos esquecendo cada vez mais o nosso papel, as vezes e até sem percebermos, deixamos de lado a importância de que precisamos adquirir conhecimento e ainda pegamos o nosso livro, caderno..., colocamos nas mãos e, por fim temos a cara de pau de disser que somos estudantes. Eu me pergunto: - como?
Mas, tem professores, educadores que também não ficam atrás, claro que não todos, é óbvio que existe as excessões e, fazem debate.

Joamila Brito - 3A - 22 - Liceu de Caucaia disse...

Sem dúvida, o filme é um ótimo exemplo de como as pessoas podem se tornar agentes no processo de mudança da educação.
Os professores precisam se mobilizar, mesmo que seja só um (será mais um construindo alguma coisa), e nós alunos devemos acreditar no que podemos fazer.
O filme deixa a lição porque fórmulas não existem.

juliana sales 3 A liceu de caucaia disse...

os "estudantes" de hoje em dia não querem mais saber de nada só de brincar e conversar na sala de aula e muitas vezes culpa o professor quando na verdade muitas vezes o culpado somos nós mesmos os alunos

Anônimo disse...

Eu não acho que nós somos marionetes de Deus, pra mim cada um faz seu próprio destino, Nós estudantes, temos que seguir em frente para conquistar nossos objetivos, seja com a ajuda de alguém, ou não.

Flávio Moreira, 3ºB Nº22

Anônimo disse...

nossa liberdade e feita por cada momentos de nossa vida o que fazemos o que construimos o que recebemos o que dmos e etc a liberdade é tudo isso um pouco mais




SANTIAGO DOS SANTOS ABREU

3ª E LICEU ESTADUAL DE CAUCAIA Nº 49

bianca3anoA licel de caucaia disse...

A educação da vida é nós faz escolhemos o que é o certo e errado por isso existe várias opções de escolha para conhecimento e a importância que ela nos faz para a vida.

giliardo dantas do nascimento 3;ano A disse...

as pessoas podem se tornar agentes no processo de mudança da educaçã pois a sociologia e a materia que coloca isto em descucao

Adriana de sousa 3ano B disse...

A disciplina sociologia vem nos aborda o que acontece na nossa sociedade,por isso os escritores quis dizer que a sociologia e um bom passo para a liberdade de expressar o que pensa da sociedade.

Vanessa Sousa 3 ano "A" Liceu de Caucaia disse...

Este filme mostra que é possível melhorar o ensino na sala de aula, juntos, professores e alunos podemos mudar a educação do nosso país.E nós alunos devemos nos conscientizar que as bricadeiras não nos levam a nada e que somos capazes de fazer uma educação de qualidade,assim nos qualificando e quem sabe futuramente representando o nosso país lá fora.

JOSIAN 3°C MANHÃ LICEU DE CAUCAIA disse...

BOM O QUE EU ACHO É QUE EU SOU UM ESCRITOR DA LIBERDADE. AGORA POR QUE? POR QUE EU SOU LIVRE PRA ESCREVER O QUE EU QUERO E O QUE EU PENSO,POR QUE NOSSA LIBERDADE É FEITA POR CADA MOMENTO DE NOSSA VIDA E DE CADA SEGUNDO, E ESTAMOS VIVENDO NUMA SOCIEDADE QUE É REAL, TEM GENTE QUE TÁ NO MUNDO DE FANTASIA, E AINDA NÃO CAIU NA REALIDADE DE NOSSA VIDA. EU SÓ SEI QUE SONHAR É BOM MAIS AGORA TEMOS QUE LUTAR PRA CHEGARMOS ATÉ ELE.

fabe disse...

Existem Muitos educadores que só sabem educar de maneira rígida, não sabem ter um momento com os alunos de saber debater, tem uns que só sabem escrever sem explicar sem debater com os alunos, temos que saber não só explicar mais sim saber fazer em grupo um debate com todos participando e a prendendo cada vez mais.

leandro disse...

nossa liberdade e feita por cada momentos de nossa vida que fazemos parte de cada momentos por isso que e bom e a liberdade que deveríamos ter apenas de tudo o que se passa

Roseane sousa 3ª disse...

A educação para a vida e aquela que aprendemos na escola mas que utilizamos na nossa vida, como as materias de filosofia e sociologia são materias que ensina coisas que podemos a prender sobre a vida e sociedade.

Anônimo disse...

Escritores da liberdade: educação

Particularmente desprezo o modo de ensino de certas entidades e educadores.
Somos transformados em máquinas que realmente só tem a utilidade de receber informações a todo instante, não sabem se queremos receber estas informações ou ao menos se estarmos preparados para tal.
Nos estudante precisamos saber os porquês das coisas. Alias, o mundo é feito de perguntas.
Acredito que somos capazes de nos dar uma educação mais rica de conhecimentos e liberdade. A educação que recebemos hoje no meu ponto de vista não é dada pela escola. Esta que foi substituída pela mídia e pelos prazeres que o mundo oferece.
Assim, pergunto o que será de nos estudante se não lutarmos para por uma educação digna?

Colégio Estadual Liceu de Caucaia
Thaizy de Góis Martins
Nº: 47 Turma: B Turno: manhã

Suzana N°48 Liceu de Caucaia disse...

Bom o escritores da liberdade me mostrou que devemos ter a nossa liberdade de vencer na vida.E Gosta da daquilo que a gente faz é estudar.

maria germana 3A N40 disse...

Nem sempra temos a liberdade de aprender tudo que possa nos ajudar a nos tornarmos pessoas mais inteligentes e não termos medo de expressar nossa opinião a respeito de algo.Somos induzidos a pensar e agir igual a todo mundo,levando a uma cultura homomogênea que só leva a mais atrasos na vida das pessoas...

Lonelygirl disse...

Eu assistir o filme em casa e achei muito interessante por que mostra a função do professor e a educação, é uma lição de vida para todos nós, ele faz você refletir, bem legal.
Biatriz Pinheiro 3ºA Liceu Estadual de Caucaia.

Anônimo disse...

Maria Jéssica do 3ªB Liceu de Cauaia
A Educação não só começa na escola mais em casa também por isso precisamos cada vez ficamos mais atualizado das coisas como essa matéria sociologia que pega do inicio ate os dias de hoje.

Danyele de Sousa 3d disse...

A sociologia estudar a sociedade e o comportamento da sociedade o filme fala onde cada um passa por dificuldades e que se deixa ser atraido por um lado ruim,e decisão sua se escolhe entre o bem e mal e a sociologia pode ajudar nessa escolhendo falando sobre as melhores decisões da vida.

Anônimo disse...

É uma historia bem interessante que nos leva a refletir a importancia do professor, é uma lição de vida.
lindenberg 3ºA

Unknown disse...

Jéssica Mariano 3°C manhã n°:26
Liceu Estadual de Caucaia.

O filme "Escritores da Liberdade" trata-se da educação de uma determinada escola que vai de mal a pior,e uma professora é chamada para dar aula nessa escola, apesar de ser insuportável de dar aula ela consegui transformá-los em escritores e apartir dai a escola passa a ser um lugar que eles tanto esperavam. Trazendo isso para nossa vida o filme quer informar dar mais valores o que a gente tem "ESTUDO e ESCOLA".

Anônimo disse...

Maria da Paz n°:34 3°B manhã.
Liceu Estadual de Caucaia.

O filme "escritores da liberdade", trata-se de um assunto bem conhecido: a educação na escola; o aprendizado, esse filme relata fatos e acontecimentos que ocorre nas escolas por exemplo o desinteresse dos jovens pela educação. O filme traz a todos como devemos ver a educação de uma forma diferente, é fácil você tirar notas boas mais é difícil não compreender o que fez ,essa as vezes são fatos comuns entre os jovens estudantes. No filme a chegada da professora traz incentivos para que os alunos se interessem cada vez mais para os estudos

Alan magno n52 3a liceu caucaia disse...

a sociologia é a matéria que aprendemos a viver da forma humana de ser, para o ser humano é a forma certa de viver..

Unknown disse...

a história relata uma reflexão que devemos nos fazer, pois o ensino hoje no brasil, mas podemos todos juntos, com força de vontade e concentração tornar um futuro melhor na educaçao para todos.

Cícero Gomes 3ºb manha.