segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O que é mesmo PHILOSOPHIA?

Vejam a entrevista do Ministro da Educação, Fernando Haddad ao Programa do Jô onde ele tenta responder a uma pergunta de uma telespectadora sobre a Filosofia e termina por não dizer nem o que é Filosofia nem a sua importância na Educação. Este vídeo pode ser encontrado no youtube no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=y9JRUzlpkkY. Diante disso, podemos nos perguntar: o que as autoridades em educação entendem por Filosofia e sua importância na formação cidadã dos nossos estudantes? A Filosofia iniciada lá com os gregos antigos pode ajudar na educação dos nossos jovens para que tenhamos uma nação mais esclarecida e crítica diante da atual conjuntura de corrupção pelo qual o Brasil vem passando? Para ajudar nessa reflexão recomendo a leitura do livro O que é Filosofia de Caio Prado Júnior da Coleção Primeiros Passos. Você pode tentar baixar no site: www.dominiopublico.gov.br.

345 comentários:

1 – 200 de 345   Recentes›   Mais recentes»
Erica disse...

É IMPORTANTE PORQUE ABORDAR VÁRIOS CONHECIMENTOS SOBRE
ARTE,E ABRE NOSSA MENTE PARA REFLETIMOS SOBRE O NOSSO COTIDIANO EM CASA,NA ESCOLA,NO TRABALHO,EM QUALQUER LUGAR.

Anônimo disse...

Isso é uma vergonha!O ministro não sabe nem o que é filosofia?Onde nossa educaçã

LEANDRO disse...

É IMPORTANTE PRA NOSSA SOCIEDADE SABEMOS O QUE É CONHECIMENTO DA FILOSOFISA PARA PODEMOS REFLETI SOBRE O QUE ACONTECE EM NOSSA SOCIEDADE COM O NOSSO DIA-A-DIA O CONHECIMENTO FAZ PARTE DA NOSSA HISTORIA POR ISSO NOS PRECISAMOS ENTENDER BEM O QUE E FILOSOFIA

Carlos Anderson disse...

Eu não consigo entender como um ministro da educação não consegue explicar o que é filosofia isso é uma vergonha.

José Irisvan disse...

Isso é uma vergonha!O ministro não sabe nem o que é filosofia?Onde nossa educação vai parar?

Domas disse...

A filosofia e o conhecimento do conhecimento!!!

Carlos Anderson disse...

filosofia é o estudo do conhecimento.

Carlos Eduardo disse...

A filosofia é o conhecimento do conhecimento. A filosofia de Sócrates só sei que nada sei.

Anônimo disse...

A FILOSOFIA FAZ PARTE DA NOSSA HISTORIA DO NOSSO CONTIDIANO POR ISSO PRECISAMOS SABE E ENTENDER A FILOSOFIA PARA PODEMOS CONHECER MELHOR O CONHECIMENTO DE NOSSA VIDAS,ESTRUTURAS ,DO NOSSO SABER PRA MIM A FILOSOFIA E IMPORTANTE PARA NOS IDENTIFICAR COM O NOSSO CONHECIMENTO SOBRE O QUE PENSAMOS SOBRE TUDO EM QUE FIZEMOS OU FALAMOS.

Jose diego sousa freitas disse...

filosofia; e a teoria do conhecimento onde procuramos o saber e o por que das coisa como: por que estamos no mundo e pra que estamos nele. a teoria da filosofia tenta explicar de uma forma mais critica. pois a filosofia e uma das opiniao mais importante pois ela expressa uma forma de como o mundo foi `criado´ pois existe uma grande¨pergunta¨"como fomos criado e quem foi a primeira pessoa a vir no mundo .

José Irisvan disse...

A Filosofia é basicamente o conhecimento do conhecimento.Ajuda as pessoas a se tornarem mais críticas na sociedade,sabendo se comunicar melhor com os outros.Sempre se fazendo perguntas para entender melhor sobre cada assunto,para não tornar-se mais um ignorante na sociedade.

wesley disse...

É uma vergonha o ministro da educação Fernando Haddad não saber a importância da filosofia para educação

Unknown disse...

filosofia e arazao do conhecimento pois encomtramos muitas resposta.

Unknown disse...

A filosofia é muito importante para a nossa educação,não é só uma matéria,é também um conhecimento que está sempre no dia-a-dia.Não adianta só ouvir,tem que aprender e interpretar a filosofia.É uma vergonha um ministro do governo não saber o que é filosofia e sua importância na educação.

Érica Valesca disse...

A filosofia é uma maneira de nós aprendermos mais sobre as coisa ao nosso redor,acho que o Ministro não soube explicar o que é filosofia e nem sobre o preparo dos professores por que ele não deve ter aprendido que a filosofia é importante tanto quanto o português e a matemática.

Unknown disse...

A filosofia é muito importante para a educação e para a nossa sociedade.e mostra o quanto precisamos dela para o nosso país crescer mais e mais.

Carlos Eduardo disse...

A filosofia é que estuda o conhecimento nos tornando pessoas mais criticas. Mostrando nossa opinião critica sobre cada assunto.

Alana Araújo da Silva disse...

A filosofia é muito importante para a nossa educação,não é só uma matéria,é também um conhecimento que está sempre no dia-a-dia.Não adianta só ouvir,tem que aprender e interpretar a filosofia.É uma vergonha um ministro do governo não saber o que é filosofia e sua importância na educação.

auriane 2ano tade disse...

o programa diz que;haddad enrola ,mas não responde a pergunta da moça, a filosofia para mim não deve ser só estudada mas tambem praticadanas escolas e na sociedade eu tambem acredito que não existe politica na filosofia

Unknown disse...

A FILOSOFIA PRA MIM É UM ENSINO QUE ESTUDAMOS PARA VERMOS ALÉM DO QUE OS OLHOS VEM,NOS QUE ESTAMOS NO ENSINO MÉDIO PRECISSAMOS TER UM CONHESIMENTO MAS ESPANDIDO.POIS ESTAMOS NOS TORNANDO ADULTOS E PRECISSAMOS TER O CONHECIMENTO EXPANDIDO.

Francisca Maria disse...

A filosofia é a teoria do conhecimento que estuda a razão: e que tem como estudo suas criticas e opiniões.

Aline Araujo disse...

Filosofia é um ponto de vista crítico,aprendemos a filosofar com a historia da filosofia.Onde quebramos as barreiras do aparente das coisa que nos é apresentado,acompanhando o cotidiano saindo de um mundo ilusório e passando a conhecer a realidade.

auriane disse...

para mim a filosofia não é uma politica mas sim conhecimento,que se estuda na sociedade e na escola,ela tambem não deve ser pratica mas estuda por;professores e alunos do ensino medio,por isso o ensino medio deve estudar para que possa conhecer,e aprender as formas de pensar e agir
auriane 2ano ensino; medio escola; noelia alencar

Lucas Marques 2ºB Liceu de Caucaia disse...

É uma saber crítico e racional dos príncipios básicos relacionado ao mundo e ao homem.
A Filosofia consiste no estudo das características mais gerais e abstratas do mundo e das categorias com que pensamos: Mente , matéria, razão e lógica.

ALINE DA SILVA ,VERUZA ARAUJO disse...

E UMA VERGONHA ESSE MINISTRO DA EDUCAÇÃO
NÃO SABER RESPONDER SOBRE FILOSOFIA.

Unknown disse...

lilian[1 ano/noelia]
filosofia é bom para o conhecimento
dos jovens,podemos refletir sobre
o mundo sobre nós mesmos,mais é muito vergonhoso o ministro nao saber responder
o que é filosofia,todos tem que saber o
que significa filosofia,pois no mundo de hoje em dia precisamos filosofar bastante
no nosso cotidiano

Unknown disse...

alice[1 ano/noelia]a filosofia é importante nos ajuda a pensar sobre os fatos da nossa sociedade,por isso podemos aprender sobre os acontecimentos do nosso cotidiano e que nos ajudam arefletir sobre a vida e sobre o mundo.

ALINE disse...

PRA ELE SER UM MINISTRO DA EDUCAÇÃO ELE TINHA QUE RESPONDE TODAS AS PERGUNTA COM MUITA FILOSOFIA .

LUCAS RAFAEL 1 A NOELIA ALENCAR disse...

ISSO E HORRIVEL O MINISTRO NAO TEM NEM NOÇAO DO QUE E FILOSOFIA , E EU TENHO CERTEZA QUE PPARA ELE NAO TEM IMPORTANCIA DE FILOSOFAR!!!

Debora Duate 1 "A" noèlia disse...

filosofia è a busca pelo saber.
mas as pessoas entre " " muitas vezes Nao pusca pelo saber das coisas
e acabam passando vergonha como nosso ministro Fernando Haddad

Jorismar Junior disse...

Se o ministro da educação não sabe explicar o que é filosofia então a educação no Brasil não esta a melhor.A imagem do Brasil esta ficando cada fez pior por essas pequenas coisas que acontecem, certo que explicar o conceito de filosofia não é um exeplo de sabedoria mas poderia ser um exemplo de informação.

taty 2h disse...

eu achei muito legal só assim agente sabe mais de filosofia, os jovens sabe mais sobre a filosofia e a sociologia mais do que o ministro beijo

Joao Souza 2ºh Liceu de Caucaia disse...

A filosofia e um matéria de estudo indispensável,pois ela nos proporciona um imenso conhecimento tanto critico como social,O Diviníssimo Ministro da Educação com seu vasto conhecimento mal conseguiu responder as 2 perguntas sobre a matéria de filosofia e muito despreparo de uma pessoa importante no meio educacional.

Davi de Sousa 2H Liceu de Caucaia disse...

A filosofia é uma das principais matérias de estudo do ensino médio, imperdoável o MINISTRO DA EDUCAÇÃO não fazer da filosofia a matéria que ela é.A filosofia é muito importante, tanto no estudo social como no estudo crítico.

Francisco Bruno 2 H. Liceu de Caucaia disse...

A Filosofia é algo de bom para todos. Ela faz com que todas as pessoas senten o prazer de sentir o que ela faz.
A Filosofia trata de conceitos como a beleza, a verdade, o bem, a justiça e etc...

Jonatha 2h Liceu de Caucaia disse...

Vai pra baixo da égua ministro sem futuro,se você que é o ministro da educação não sabe responder as perguntas sobre a educação do nosso país,quem é que vai saber.O que você fez foi inperdoável.

Jonatha 2h Liceu de Caucaia disse...

Vai pra baixo da égua ministro sem futuro,se você que é o ministro da educação não sabe responder as perguntas sobre a educação do nosso país,quem é que vai saber.O que você fez foi inperdoável.

TIEGO RODRIGUES 2H LICEU DE CAUCAIA disse...

NA MINHA OPNIÃO ESSE MINISTRO AI NÃO SABE É DE NADA NEM RESPONDER UMA SIMPLES PERGUNTA SÓ SABE GANHAR O DINHEIRO DOS OUTROS EU DIGO QUE ELE PASSOU UMA GRANDE VERGONHA NUNCA MAIS ELE QUER APARECER NA TV COM TRANSMISSÃO NACONAL NEM RESPONDER MAIS NENHUMA PERGUNTA DESSAS AI VIU DESSE JEITO O BRASIL NUCA VAI PRA FRENTE CARA BURRO DE UMA PORRA E É ISSO QUE EU ACHO NÉ...PORQUE ISSO É UMA VERGONHA NÃO SÓ PARA ELE MAS PARA NÓS TAMBEM!!!!!!!VALEU FUIIIIIIIIIIII!!!!!!

Erilene 2 ano G disse...

A filosofia é a teoria do conhecimento que estuda a razão: e que tem como estudo suas criticas e opiniões.

Roberto Marques 2G Liceu de Caucaia disse...

Filosofia é bom para o aluno ,melhorar a sua opinião sobre o mundo ao seu redor,ajudar melhorar sua opinião sobre as perguntas e etc...

Marcos Rafael 2º g liceu de caucaia disse...

É a teoria do conhecimento onde procuramos o saber e o por que das coisa como: por que estamos no mundo e pra que estamos nele. a teoria da filosofia tenta explicar de uma forma mais critica. pois a filosofia e uma das opinião mais importante pois ela expressa uma forma de como o mundo foi `criado´ pois existe uma grande¨pergunta¨"como fomos criado e quem foi a primeira pessoa a vir no mundo .

brena kelly 5 2G disse...

Filosofia nos ensina a como le dar com as questões do cotidiano.
E faz nos refletimos sobre nossas atitudes e é importante para nos sermos pensadores e nos ajuda não só na filisofia mais em todas as outras materias.........

MARIA CAROLINE 2"G" disse...

A filosofia e muito importante pa ra a nossa educaçao, pois e com ela que podemos adiquiri conhecimento além de nos ajudar a se expressar melhor.

maria caroline ,2"G", LICEU DE CAUCAIA

COYOTE ORIGINAL disse...

É VERGONHOSO SABER QUE O NOSSO MINISTRO DA EDUCAÇÃO NÃO SABE NEM O BASICO SOBRE FILOSOFIA ISSO É MOTIVO DE MUITA VERGONHA PARA NOS FAZER O QUE ESSE É O PAÍS ONDE VIVEMOS
PHILOSOPHIA NA MINHA OPINIÃO É O ESTUDO DO CONHECIMENTO DE TUDO.

Erilene 2'G' disse...

Filosofia é um ramo do conhecimento que pode ser caracterizado de três modos: seja pelos conteúdos ou temas tratados, seja pela função que exerce na cultura, seja pela forma como trata tais temas. Com relação aos conteúdos, contemporaneamente, a Filosofia trata de conceitos tais como bem, beleza, justiça, verdade. Mas, nem sempre a Filosofia tratou de temas selecionados, como os indicados acima.

ROSANE 2 "G" LICEU DE CAUCAIA disse...

isso e uma vergonha para a educaçao do brasil pois o ministro nao sabe responde as perguntas que foi feita a ele a onde o nosso pais vai para ?

Paula Joélia Escola Liceu de Caucaia,2ºG disse...

Bem,de início ele demonstra ter realmente conhecimento sobre a disciplina,demonstrando um posicionamento positivo.Mas como pode um ministro da educação não saber responder o que é,e como é a formação da disciplina?Será que o ensino da disciplina é tão precário que nem o ministro da educação sabe responder essa questão?Como aluna não posso responder com exatidão o que é FILOSOFIA,mas posso tentar.Filosofia é o ato de pensar e refletir sobre questões da atualidade,tentando assim dar uma resposta a elas.

Djenifar 2G Liceu de Caucaia disse...

No meu ponto de vista,filosofia é ciência que através da crítica à respeito das coisas que nos cercam, nos induz a refletir melhor antes de fazermos algumas escolhas na nossa vida. E eu não acredito como o MINISTRO DA EDUCAÇÃO não teve resposta para as perguntas que foram feitas.Sendo ele um ministro que como ele disse "aprovou como disciplina obrigatória filosofia", não saber qual a importância de se estudar essa matéria no ensino médio.

Paula Tathiane, Liceu de Caucaia 2°G n° 30 disse...

Bom o ministro da educação enrolou, enrolou e não conseguiu Responder o que é filosofia.
Bom filosofia é muito importante para a sociedade, porque aborta vários conhecimentos sobre arte,e abre nossa mente para refletimos em casa na escola e no trabalho.
Filosofia é bom para entendermos mais sobre a historia de vida da nossa sociedade.

Claudiana Silva de Sousa 2 "g" do Liceu de Caucaia disse...

Filosofia é uma dádiva, que nos concede o poder de tornar-nos pessoas sábias e críticas. Filosofar é o ato de refletir-mos sobre tudo que nos cerca. Filosofar é muito importante para nós jovens, pois nos ensina como viver e aceitar pessoa totalmente diferente de nós que vivem no nosso meio. Não entendi como o ministro da educação não conseguiu responder as perguntas da moça.

brena kelly n''5''2G Liceu disse...

filosofia um conhecimento muito importante para o nosso dia-a-dia e abre nossa mente para o conhecimento.
Como podemos definir filosofia se o proprio ministro não soube?

Deyvson 2 ANO 'G' LICEU DE CAUCAIA disse...

A Filosofia é um modo de pensar diferente sobre as coisas.

ANA PAULA2G disse...

FILOSOFIA É DUVIDAR DE TUDO PENSAR SE ALGO EXISTE OU NÃO EXISTE.FILOSOFIA É A MATERIA QUE AMA A SABEDORIA.ELA CONCENTRA SUA ATENÇÃO NA EXISTENCIA HUMANA E NO SEU AGIR.

GLEICIANE2ªG LICEU DE CAUCAIA-CE disse...

A filosofia no nosso conhecimento estudantil é concretizar e conhecer
atravez do estudo que temos com um conteúdo bastante rasuavél , mas com tudo isso temos que aprender filosofia com bastante atenção pois não temos respostas para o que é filosopia apenas gostamos de filosofar com o conteúdo que estudamos e navegar nos conhecimentos buscar ea acreditar mais na educação social e filosofica aprender a cada dia que
o jovem eo fúturo do amanhã temos que aprender a nós adaptarmos com
um cidadão com direitos e deveres como se dez o famoso filosofo antigo (só sei que nada sei)essa é a frase mais conhecida na filosofia antiga esse tem muitos conhecimento
navegue na filosofia e na sociologia e ae verás que é inesplicavél...

Paulo Anderson 2º G Liceu Estadual de Caucaia disse...

A Filosofia é o estudo do conhecimento por que procura saber o porque das coisas ela tenta explicar de uma forma crítica o conhecimento.

Paulo Anderson 2º G Liceu Estadual de Caucaia disse...

A Filosofia é o estudo do conhecimento por que procura saber o porque das coisas ela tenta explicar de uma forma crítica o conhecimento.

maria artemice 2G disse...

FILOSOFIA NÃO É ACEITAR UMA COISA SEM PRIMEIRO BUSCAR UMA VERDADE EXATA SOBRE ELA. MAIS AS VEZES ELA DEIXA AS PESSOAS CONFUSAS, A FILOSOFIA É CONSTUIDA PELO OUVIR,PENSAR,FALAR E QUESTIONAR.

Fernando Cleiton disse...

Paulo Ghiraldellijr, grande filosofo do nosso pais, admirado por muitos estudantes Brasileiros , fez com que entedessimos um pouco o que é filosofia.
eu ja tinha lindo algumas teorias dele e alguns pensamentos seus sobre filosofia ou filosofar como dizer.
Bem segundo ele, A FILOSOFIA é a desbanalização do Mundo, ou seja a desbamalição do banal... sim! concordo com ele, em um de seus videos ele da a explicação de um garoto de rua que sempre vemos nas ruas e não ligamos, na verdade não paramos para pensar ou seja para filosofar e perguntar, por que existe mendigos no nosso pais, da onde eles vinhero?? ai ele explica que a folosofia nos faz pensar, enchergar a realidade em que vivemos...

Anônimo disse...

A filosofia tem o valorizamento como uma materia importante tanto quanto as outras.explicar para o aluno a sua importancia e o seu sentido, e entender que como as outras materias já existe á muito tempo.

Deyvson numero 07 2 ano 'g' liceu de caucaia

Jade Oliveira 1.A Noelia disse...

A história da filosofia é importante para o próprio desenvolvimento da Filosofia.

Sem o conhecimento dos argumentos e erros dos filósofos anteriores, não poderia haver avanço e progresso na Filosofia. Os problemas que os filósofos desde Sócrates procuraram resolver, são ainda hoje, na sua maioria, os mesmos que os filósofos discutem actualmente, mas sem o conhecimento dos argumentos dos filósofos anteriores, não poderia haver progresso na Filosofia. A Filosofia progride através de um aperfeiçoamento dos argumentos na resposta ao problema proposto, no sentido em que os argumentos X respondem melhor ao problema do que os argumentos Y.
é triste ver o ministro nao saber explicar qual a importancia da filosofia

francisco iarly disse...

No entanto, história da filosofia e Filosofia não são a mesma coisa. A história da filosofia limita-se a enunciar aquilo que os filósofos afirmaram acerca de determinados problemas, dizendo que o filósofo x disse y. A Filosofia, por sua vez, é a análise e crítica daquilo que os filósofos afirmaram e a construção de novos argumentos a partir dessa crítica argumentativa.neiarly

Antonio marcio 1a noelia disse...

filosofia e bom para os jovens para nos ajudar a refletir e acreditar em algo que nao podemos ver e sentir e com o apoio da filosofofia a educacao ira evoluir cada vez mais mais e que a filosofia venca.

antonio lucas disse...

filosofia e uma ciência que estuda o pensamento e que expressa os jovens a pensar a questionar e sociologia ensina na
Educação na sociedade.

biel17 disse...

filosofia e muito importante para nos estudarmos e para nos refletimos sobre as perguntas que fazemos que temos que acha uma resposta.E é importante pra nossa sociedade pra eles saber refletir sobre as perguntas.

Marcelo 1a noélia disse...

E uma vergonha para o ministro que não
consegue explicar o que é filosofia?
E ainda o ministro fica enrolando.É o nosso estudo e a nosso conhecimento vai ficar aonde?

kaio wandersom 1A disse...

filosofia é uma ciência que estuda o pensamento e ajuda muito jovem a pensar a saber das coisas e a sociologia na educação na sociedade.

Ana Claudia 1 A noelia disse...

Filosofia para mim que os jovens possa refletir e acreditar em algo que nao podemos ver e o sentido do por que das coisas.

Milena, 1 ano A disse...

filosofia e o sertido do porque das coisas e ao mesmo tempo um complexo que envolve e observando o cntidiano que a cada dia busca o saber.

Emiliane Pereira 2 ano 'A' Liceu de Caucaia disse...

É muito importante termos a disciplina de Filosofia em nosso rendimento escolar , para podermos entender , conhecer tudo o que está ao nosso redor .

ROGER BRENDON 2A NUMERO:40 LICEU DE CAUCAIA disse...

'E UMA VERGONHA PARA O MINISTRO DA EDUCAÇÃO ISSO MOSTRA QUE ELE NÃO ESTA PREUCULPADO COM A EDUCAÇÃO DA GENTE E FICA UMA PERGUNTA ONDE ESTA A PREUCULPAÇÃO DO GOVERNO COM NOSSA EDUCAÇÃO?

francisco bruno 2 ano A LICEU DE CAUCAIA disse...

e uma vergonha para ministerio educação isso mostra.que ele não ista preuculpado com a nossa educação

anderson monte 2ano A Colégio Liceu de Caucaia disse...

A Filosfia é muito importante para os jovens pois ajudam eles a pararem para pensar na vida , sendo que hoje eles vivam um vida sem ligar. Agora sendo uma vergonha uma autoridade do governo não poder explicar o que é Filosofia , que é uma matéria muito importante nos ajudando a tornamos pessoas mais críticas.

Anônimo disse...

philosophia

nos faz ver o mundo de outro jeito.
ver a realidade.
pensar
ver a razão
logós.

MARCIA LIMA 2ºA LICEU DE CAUCAIA disse...

Isso é uma falta de etica,o ministro da educaçao fenando haddad não saber responder as perguntas sobre a filosofia.
ONDE ESTAR NOSSA EDUCAÇÃO?

beatriz disse...

philosophia é uma maneira de nos fazer pensar, refletir em tudo que esta acontecendo nos dias de hoje.



Beatriz Miranda. 2 ano A. Liceu de Caucaia

Unknown disse...

a filosofia é o ato de refleti sobre as questoes do nosso dia-a-dia! a filosofia esta educaçao.

mayara disse...

ele diz no texto que ele não fala sobre a filosofia ele fala mais é sobre o importancia da educação das pessoas.ele não sabe o que é filisofia.

Davi 2A LICEU DECAUCAIA disse...

philosophia e um estudo em que devemos entender e saber,em que podemos refletir, sobre a educaçao em que podemos explicar o mundo real.Entendendo açoes em nosso cotidiano.

carlos janderson da silva/2a liceu de caucaia disse...

A filosofia é bom para os jovens pois nos ajuda a refletir e a visar o mundo e a sociedade em que vivemos, e por isso e que precisamos estudar a filosofia.

natanael 2 ano A LICEU DE CAUCAIA disse...

Eu acho que e mais uma vergonha pra nossa educaçâo sera que o ministro esta querendo algo menhor pra nos? Ou ele tem medo que as pessoa saia da eguinorância ?nao sei de nada mais uma coisa eu sei que enquanto nos estamos nos dand0o mal o ministro comtinua levando sua vida de REI.

Mayara cafe 2 ANO A LICEU DE CAUCAIA disse...

a filosofia é um sabe que abre nossa cabeça para o mundo!

dniel disse...

A Filosofia é um ramo do conhecimento que pode ser caracterizado de três modos: seja pelos conteúdos ou temas tratados, seja pela função que exerce na cultura, seja pela forma como trata tais temas. Com relação aos conteúdos, contemporaneamente, a Filosofia trata de conceitos tais como bem, beleza, justiça, verdade. Mas, nem sempre a Filosofia tratou de temas selecionados, como os indicados acima

Anônimo disse...

A Filosofia é um ramo do conhecimento que pode ser caracterizado de três modos: seja pelos conteúdos ou temas tratados, seja pela função que exerce na cultura, seja pela forma como trata tais temas. Com relação aos conteúdos, contemporaneamente, a Filosofia trata de conceitos tais como bem, beleza, justiça, verdade. Mas, nem sempre a Filosofia tratou de temas selecionados, como os indicados acima .

(Daniel 3ª B número:15)

Anônimo disse...

A Filosofia é um ramo do conhecimento que pode ser caracterizado de três modos: seja pelos conteúdos ou temas tratados, seja pela função que exerce na cultura, seja pela forma como trata tais temas. Com relação aos conteúdos, contemporaneamente, a Filosofia trata de conceitos tais como bem, beleza, justiça, verdade. Mas, nem sempre a Filosofia tratou de temas selecionados, como os indicados acima

Daniel Alves 3ª B

Unknown disse...

Para algumas pessoas sim,pois tem muita gente que tem a mente fraca e que acham que quanto mais der dinheiro,logo a cura vai ser realizada.As pessoas hoje em dia se deixam levar pela religião e não estão mais acreditando em Deus.Com isso os pastores dessas igrejas se aproveitam da fé dessas pessoas.

Unknown disse...

Os pastores não pensaram nas pessoas que estavam dando este dinheiro,só pensaram na empresa que eles montaram.Então com o dízimo desses fiéis não tavam sendo para a obra da igreja,estavam sendo roubados. Patrícia Castro n:41 3b manhã

Unknown disse...

Para algumas pessoas sim,pois tem muita gente que tem a mente fraca e que acham que quanto mais derem dinheiro,logo a cura vai ser realizada.As pessoas hoje em dia se deixam levar pela religião e não estão mais acreditando em Deus.Com isso os pastores dessas igrejas se aproveitam da fé dessas pessoas.Aline batista n:04 3B manhã

Ítalo rocha 2 ano C disse...

A filosofia é uma forma de ajudar o aluno a raciocinar de forma maiis clara.

edson disse...

Isso só mostra que temos muitas pessoas que não saber o que estar fazendo,pois não tem como responde um pergunta sobre o seu trabalho{a filosofia e uma arma para uma vida como conhecimento e sabedoria}

Lúcio Rocha - disse...

Filosofia é uma porta entre aberta para um mundo cheio de questionamentos!

-Lúcio 2C'

Reclamações: luciorochaw@yahoo.com.br !

Msn-lucio2009@hotmail.com !

Divirtã-se !

Èdson disse...

A filosofia nos ajuda a entender o mundo em que vivemos. Ela nos faz ter pensamento crítico sobre a vida e o que nos cerca !


Édson 2C

Msn- edsonpivete@hotmail.com

JOSYLANE DE MOURA ARAÚJO disse...

A filosofia é necessária em nossas vidas. Ele me ajudou muito a entender certas coisa e a nunca baixar a minha cabeça!


Josylane 2C

carla anderlândia 2h liceu de caucaia disse...

Acho muito errado o ministros e as nossas autoridades não saberem como explicar o que é mesmo a filosofia.Agora foi criada uma lei que em todas as escolas do ensino médio no brasil e deve ter um professor bem capacitado para ensinar o que signica filosofia e qual é o seu objetivo para nosso saber!

Carla Anderlândia 2h Liceu de Caucaia disse...

Acho muito errado o ministro e não saber explicar o significa a filosofia,elas elhor do que ninguém tem como obrigação de saber decifrar a filosofia.Agora foi criada uma lei q ue em todas as escolas do Ensino Médio em todo Brasil tem que ter a matéria de filosofia e temos que ter um professor bem capacitado e formado para nois ensinar o que é filosofia.

Graciele disse...

Eu gostei muito dessa aula pois atraves dela eu aprendie bastante .

Graciele disse...

Eu gostei muito dessa aula pois melhorou muito o meu conhecimento.

Anônimo disse...

Filosofia ver o Mundo Com outros olhos de uma forma diferente.Ê o estudo Que aborda varios conhecimento.

Anônimo disse...

Adriana Alencar,Liceu de caucaia 3°B manhã.

Em primeiro lugar digo que o ministro da mesma forma que ele não sabe responder "O que é Philosophia?" O governo quer que os jovens do ensino médio não conheçam e que sejam leigos a repeito da filosofia, como a ciência que busca a primorar e espandi os conhecimentos do jovem como pessoa crítica e ao mesmo tempo filosofar.Achei que ele é só mais um homem que quando jovem não teve filosofia no esino médio e o que leva a mim ter vergonha do nosso governo e de alguma forma muda isso.

Adriana Alencar,3° B

darlan andrade disse...

Filosofia é a teoria do conhecimento, onde procuramos o saber o por que das coisa como: por que estamos no mundo e pra que estamos nele. A teoria da filosofia tenta explicar de uma forma mais critica.

Rodrigo Correia Nogueira-2ANO(D)-MANHÃ disse...

Que ama + sophia - sabedoria, « que ama a sabedoria ») é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem.

Rodrigo Correia Nogueira-2ANO(D)-MANHÃ disse...

que ama + sophia - sabedoria, « que ama a sabedoria ») é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem.

João E. Fonteles Pinto 2 ano d (29) LICEU DE CAUCAIA disse...

Filosofia é o mesmo que podemos chamar de sabedoria é um ato de pensar, e refletir sobre diversos assuntos, podemos dizer que Filosofia é um resumo do que é a historia varia gerações passadas viveram ou conviveram com o que chamamos de mito ou contos se é verdade ninguem sabe, mais ainda hoje temos muitas duvidas e isso pra mim é uma Filosofia são (perguntas sem respostas)....

Diego 2 D Liceu de caucaia disse...

Hoje em dia a filosofia ta muito dificil nas relação entre os jovens . a vida dos jovens hoje esta muito diferente . ainda eles nao pensa o que vão ser no futuro. Era entereçante ci 80% dos jovens paracem para ver o que estão perdendo.

roberto do 2° ano D liceu de caucaia disse...

A filosofia é importante pro jovens de hoje por que ela nos ajuda muito na educaçâo e tambem para que tenhamos uma noção mais clara e crítica diante da atual cunjuntura de currupção.

analia 2º ANO D disse...

Pelo o que eu pode entender a Filosofia é iniciada lá com os gregos antigos e que pode ajudar na educação dos nossos jovens para que tenhamos uma nação mais esclarecida sobre o assunto.

analia 2º ANO D disse...

Pelo o que eu pode entender a Filosofia é iniciada lá com os gregos antigos e que pode ajudar na educação dos nossos jovens para que tenhamos uma nação mais esclarecida sobre o assunto.XT

Welber 2D liceu estadual de caucaia disse...

A filosofia é uma ciência que estuda e analisa os fatos com precisão a filosofia diferente da ciência,a ciência apenas traz uma solução sem dar nenhuma satisfação e a filosofia cria uma hipótese e nessa hipótese criada ela faz questionamentos analisa os fatos até chegar a uma solução ou seja faz novas perguntas para as respostas que foram dadas anteriormente ou seja a filosofia é uma ciência que estuda um pouco de cada coisa que existe no mundo.

Welber 2D liceu estadual de caucaia disse...

A filosofia é uma ciência que estuda e analisa os fatos com precisão a filosofia diferente da ciência,a ciência apenas traz uma solução sem dar nenhuma satisfação e a filosofia cria uma hipótese e nessa hipótese criada ela faz questionamentos analisa os fatos até chegar a uma solução ou seja faz novas perguntas para as respostas que foram dadas anteriormente ou seja a filosofia é uma ciência que estuda um pouco de cada coisa que existe no mundo.

BARBARA RAMOS 2° ANO"D" disse...

A filosofia(philosophia)na minha opnião ela é uma
forma de explicar a realidade das coisas,atravez de metodos teoricos e muitas vezes por modo cientifico,e ela é muito importante para nós q de alguma forma descobrimos algo importante sobre as coisas do mundo,não importa o quê a filosofia nos traga de bom ou de ruim, depende de quem a usa,e não de quem a conhece melhor...
E aqui vai uma frase q foi dita
pelo filosofo sócrates:"SÓ SEI QUE NADA SEI"

ANA CAROLINE 2B LICEU DE CAUCAIA disse...

filosofia para mim e bom para os jovens para refleti para pensar e acreditar em que nao podemos setir nem ver e ajuda na educaçao.

tereza cristina 2 B Liceu de Caucaia disse...

a filosofia nos ajuda a questionar o mundo em que vivemos,o porque das coisas e a ter um pensamento mais critico sobre politica,cultura,midia entre outros assuntos.

raiana sales 2ºB liceu estadual de caucaia disse...

É uma saber crítico e racional dos príncipios básicos relacionado ao mundo e ao homem.
A Filosofia consiste no estudo das características mais gerais e abstratas do mundo e das categorias com que pensamos: Mente , matéria, razão e lógica

Nayara Roses de França-2 disse...

Filosofia é muito importante para a nossa educação, pois é através dela que adquirirmos um pensamento crítico. Capaz de fazermos refletir sobre acontecimentos do cotidiano.

daiane Marques 2 ano B Liceu de Caucaia disse...

A filosofia nos ajuda a melhorar o mundo em que vivemos como: os nossos direitos e deveres de cidadãos.

Wellyson 2° ano 'b' n° 17 disse...

A filosofia é um dos estudos que define as realidades os humanos é tambem que nos ajuda a compreender a realidade de tudo é tambem da nossa amada "natureza".

ROBSON BRITO 2°B LICEU DE CAUCAIA disse...

PHILOSOPHIA É O RAMO DA CIÊNCIA QUE ESTUDA
O POR QUE DAS COISAS (É O ATO DE QUESTIONAR)ASSIM COMO SÓCRATES (PHILOSOPHO GREGO)ERA UM QUESTIONADOR,ELE ERA CRÍTICADO POR TODOS POR QUE ELE QUESTIONAVA TUDO.

Reinaldo de Oliveira 2B liceu de caucaia disse...

A philosophia não se trata apenas de mentira ou verdade, se trata também de beleza e justiça. Ela também nos ensina a pensar de uma maneira diferente e fazer perguntas nas quais não temos a resposta.

JEFFERSON_LICEU DE CAUCAIA_2B_MANHÃ disse...

a filosofia já era pra ter sido engressada nas matérias a muito pois nem o ministro da educação consegui explicar o que é FILOSOFIA.
Filosofia é muito é muito importante pra o conhecimento das coisas e do mundo, para um melhor esclarecimento e uma melhor vivência.

Samuel Bruno dos Santos Souza 2b Liceu Estadual De Caucaia disse...

Por isso que o Brasil não vai pra frente uma pessoa com "estudo" não sabe dizer o que é filosofia é por causa disso que não é um país de primeiro mundo.

bruna kelly 2ªb Liceu disse...

A Filosofia é um ramo do conhecimento que pode ser caracterizado de três modos: seja pelos conteúdos ou temas tratados, seja pela função que exerce na cultura, seja pela forma como trata tais temas.

jonathan2-B Liceu de caucaia disse...

Eu acho a filosofia algo muito importante pois procura abordar e buscar mais o conhecimento das coisas que estão ao nosso redor e derredor

bruna kelly 2ªb Liceu disse...

A Filosofia é um ramo do conhecimento que pode ser caracterizado de três modos: seja pelos conteúdos ou temas tratados, seja pela função que exerce na cultura, seja pela forma como trata tais temas.

DEBORA PAULA 2B LICEU DE CAUCAIA disse...

filosofia e o modo de saber refletir sobre acontecimentos que nos perguntamos porque aconteceu.E o modo de pensar sobre o nosso comportamento na escola,no trabalho e em qualquer lugar.

Flavia Andre da Costa 2ºB disse...

A filosofia é muito importante no nosso cotidiano, pois a nossa sociedade não sabe mais o que pensa, um exemplo disso é o nosso próprio ministro da educação.

Alan dos Santos Apolinário.2°B(manhã)Liceu Estadual de Caucaia. disse...

Eu acho que filosofia pra mim é conhecimento aprofundado de tudo,é a explicação de coisas inesplicaveis q até hoje a ciência tenta desvendar,é o porque das coisas.
O homem possui a capacidade especial de pensar,o que lhe possibilita não apenas conviver com a realidade,como também conhecê-la,conhecer a realidade significa compreedê-la e explica-la.

Anônimo disse...

Como é que esse homen se diz ser o
ministro da educação sem saber explicar o que é philosophia.

PAULO HENRIQUE E RODRIGO 2°B disse...

É IMPORTANTE PRA NOSSA SOCIEDADE SABEMOS O QUE É CONHECIMENTO DA FILOSOFISA PARA PODEMOS REFLETI SOBRE O QUE ACONTECE EM NOSSA SOCIEDADE COM O NOSSO DIA-A-DIA O CONHECIMENTO FAZ PARTE DA NOSSA HISTORIA POR ISSO NOS PRECISAMOS ENTENDER BEM O QUE E FILOSOFIA

jonathan2-B Liceu de caucaia disse...

Eu acho a filosofia algo muito importante pois procura abordar e buscar mais o conhecimento das coisas que estão ao nosso redor e derredor

raiana sales 2ºB liceu estadual de caucaia disse...

nem o ministro soube responder o que e filosofia.

ISAEL-2B-LICEU DE CAUCAIA disse...

FILOSOFIA É O ATO DE CONHECER DE QUESTIONAR O PORQUE DAS COISAS ÁLEM DISSO ABRE NOSSAS MENTES PARA TUDO QUE É NOVO E A FILOSOFIA JÁ DEVIA TER CIDO AGRESSADA NAS MATERIAS ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO.

Maria Paula 2 ano B LICEU DE CAUCAIA disse...

Bom o vídeo nós mostra que nem todos sabem interpreta o que é filosofia, o ministro falou muito menos a resposta.Ou seja a filosofia é matéria que precisa ser mais estudada por todos seja quem for,ela nós ajuda a refletir por algo que nós vemos e não vemos.Cuja é muito importante para o aprendizagem.

orkut disse...

Isso e uma vergonha para o Brasil.
tem muitas pessoas qualificadas. ele só fez inrola, mais não respondeu nada. ele deixou a desejar, ou seja ele não sabe de nada de filosofia....

Juliana 2ªb Liceu de Caucaia disse...

a filosofia difere das ciências especiais na medida em que procura oferecer uma imagem do pensamento humano - ou mesmo da realidade, até onde se admite que isso possa ser feito

Nayara Roses de França-2ºano"B" disse...

A filosofia é muito importante, pois ela nos ajuda a termos um pensamento crítico, ela está sempre presente no nosso cotidiano. È uma vergonha o ministro da educação não saber dizer e explicar o que é filosofia.

Anônimo disse...

A filosofia tem que ser utilizada
no dia a dia de qualquer pessoa,um ministro não pode deixar de saber o que é philosophia.

BARBARA BRENDA ->2°ANO "B" disse...

É INTERESSANTE QUE O MENISTRO DA EDUCAÇÃO NAO SAIBA O QUE FILOSOFIA.
UMA MATERIA QUE É BEM COMENTADA E BEM ESTUDADA NOS DIAS DE HOJE.
UMA MATERIA QUE AJUDA OS ALUNOS A REFLETI E ACREDITA EM ALGO QUE NÃO PODEMOS VER E SENTE!

tyberu disse...

fiquei descepicionado com o ministroda educação pois o cara não falou coisa com coisa só enrolou

Lorena Damasceno 2º B Liceu de caucaia disse...

A filosofia é uma forma melhor de aprendizagem para os jovens , um modo para eles refletirem melhor sobre o que acontece no mundo .

tyberio disse...

fiquei decepicionado com o ministro da educaçao, pois o cara falou coisa com coisa.

CLEIDIANE (2 ANO B )LICEU DE CAUCAIA disse...

ACHO UMA VERGONHA O MINISTRO DA EDUCAÇÂO NÂO SABER NEM EXPLICAR O QUE È FILOSOFIA,LOGO ELE QUE TEM QUE DÀ O EXEMPLO JÀ QUE ELE È O MINISTRO.POR QUE NÒS QUE SOMOS ALUNOS SABEMOS O SIGNIFICADO E A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA EM NOSSAS VIDAS.

jonathan 2B liceu caucaia disse...

O ministro deve se envergonha por não
responder a pergunta feita por jô sobre filosofia

Érica Patrícia 2°B Liceu de Caicaia disse...

Definir o que é filosofia não é uma tarefa tão fácil, pois a própria filosofia já foi pensada e repensada desde que o termo foi inventado por Pitágoras.
Filosofia portanto seria amor pelo conhecimento, pela sabedoria.

ruthsilva2ºb liceu de caucaia disse...

É bem interessante saber que nem o ministro da educação não sabe o que é filosofia,algo que faz parte da educação dada para os jovens do pais.
É interessante que sem a filosofia nós não poderiamos estar falando sobre esse assunto.Filosofia pra mim é saber se desenvolver no mundo que vivemos,ser um ser desenvolvido na sociedade em geral.Pensar e agir de acordo com o pensamento.É desenvolver um ser,ou pelo menos ajudar.

Lucas2Bcaucaia disse...

o ministro parece que não estudou filosofia,e não sabe nem oque significa

LIVIANE SOUZA,(2 ANO B), LICEU DE CAUCAIA disse...

ACHO QUE ELE TEM QUE ESTUDAR UM POUCO MAIS O SIGNIFICADO DA FILOSOFIA.ELE DEVERIA VOLTA LÀ EXPLICAR O QUE È FILOSOFIA POIS ISSO È UMA VERGONHA POIS ELE È O MINISTRO DA EDUCAÇÃO.

LIVIANE SOUZA,(2 ANO B), LICEU DE CAUCAIA disse...

ACHO QUE ELE TEM QUE ESTUDAR UM POUCO MAIS O SIGNIFICADO DA FILOSOFIA.ELE DEVERIA VOLTA LÀ EXPLICAR O QUE È FILOSOFIA POIS ISSO È UMA VERGONHA POIS ELE È O MINISTRO DA EDUCAÇÃO.

tomas turbano disse...

O ministro e louca não sabe nem o que filosofia como e que ele e ministroso sabe ganhar dinheiro na moleza quer moleza senta num pudin ele so foi tumar café com o jÔ tomara que ele estude

LIVIANE SOUZA,(2 ANO B), LICEU DE CAUCAIA disse...

ACHO QUE ELE TEM QUE ESTUDAR UM POUCO MAIS O SIGNIFICADO DA FILOSOFIA.ELE DEVERIA VOLTA LÀ EXPLICAR O QUE È FILOSOFIA POIS ISSO È UMA VERGONHA POIS ELE È O MINISTRO DA EDUCAÇÃO.

Lucas Marques.29 - 2°B Liceu de Caucaia disse...

*Sim.

*Pelas doutrinas de sua igreja.

*Sim, pois muitos pastores são "malas"
e pedem dízimo dizendo que vai salvar a vida dos fiéis e acabam desviando o dinheiro para uso particular.

a Igreja hoje, está voltando aos tempos do feudalismo, onde a igreja católica "loteava" um pedaço de terra.

fabilio nogueira alves disse...

filosofia nos ajuda compreender e ver um lado mias real,uma coisa mais firme direta e contraditória das coisas que estamos acostumados a ver

josylene costa disse...

Filosofia é uma fonte de aprendizagem sobre a razão,verdade e etc...serve também para refletirmos sobre o nosso cotidiano. Filosofia é o conhecimento do próprio conhecimento.

Marinez 2° H liceu de caucaia disse...

Pelo vídeo que eu assisti as autoridades não sabe o que é filosofia e sua grande importância na sociedade pois como o seu significado já diz o amor a sabedoria.E a filosofia procura dar aos seus indivíduos uma concepção unificada do universo, e procura fazer deles pensadores críticos.

CRISTIELLY2°HLICEUCAUCAIA disse...

a filosofia procura dar o individuo uma concepção unificada do uiverso.também ê bom para a educaçao dos jovens

jairon cesar1 ;A; disse...

filosofia e sociologia, não e que elemo

Unknown disse...

É um ponto de vista mais critico, onde podemos dá opiniões próprias em questão da realidade... E ao pé da letra, filosofia é a teoria do conhecimento que estuda a razão. Que estuda um conhecimento pouco visto na sociedade. Diana de Sousa 3°ano B (Manhã) do Colégio Estadual Liceu de Caucaia

Unknown disse...

É um ponto de vista mais critico, onde podemos dá opiniões próprias em questão da realidade... E ao pé da letra, filosofia é a teoria do conhecimento que estuda a razão. Que estuda um conhecimento pouco visto na sociedade. Diana de Sousa 3°ano B n°23(Manhã) do Colégio Estadual Liceu de Caucaia

Unknown disse...

É um ponto de vista mais critico, onde podemos dá opiniões próprias em questão da realidade... E ao pé da letra, filosofia é a teoria do conhecimento que estuda a razão. Que estuda um conhecimento pouco visto na sociedade. >>Diana de Sousa 3°ano B (Manhã) do Colégio Estadual Liceu de Caucaia

DHIANA 3°B MANHÃ disse...

É um ponto de vista mais critico, onde podemos dá opiniões próprias em questão da realidade... E ao pé da letra, filosofia é a teoria do conhecimento que estuda a razão. Que estuda um conhecimento pouco visto na sociedade. Diana de Sousa 3°ano B (Manhã) do Colégio Estadual Liceu de Caucaia

Glaudênio disse...

Se o ministro da educação não sabe explicar o qeu é filosofia ele não deveria estar ocupando esse carco.

N:33 /3ª E tarde disse...

a filosofia e o semtido do mundo

Anônimo disse...

ele não sabe explica direito o que é filosofia ele explica mais é do mundo que tem hoje....

alex pessoa 2a liceu de caucaia disse...

a filosofia e muito importante para todos nos ou seja para toda a comunidade mais os grandes filosofos nao conseguiramchegar ao ponto o que e mesmo filosofia.

sabrina 2ºA disse...

a filosofia e sempre bom para que os jovens hoje posam pensa de como esta o mundo hoje
podemos acreditar em algo que não vemos.
e uma falta de educação o ministro não saber explica a filosofia...
e importante que a nossa sociedade saiba refleti sobre tudo um pouco.

JORDAN RODRIGUES 2ª A LICEU DE CAUCAIA disse...

A FILOSOFIA FAZ PARTE DO NOSSO CONTIDIANO POR ISSO PRECISAMOS SABER E ENTENDER A FILOSOFIA PARA PODEMOS CONHECER MELHOR O CONHECIMENTO DE NOSSA VIDAS E ESTRUTURAS

A FILOSOFIA É UM ATO DE CONHECIMENTO...

wellington 2a liceu de caucaia disse...

filosofia; e a teoria do conhecimento onde procuramos o saber e o por que das coisa como: por que estamos no mundo e pra que estamos nele. a teoria da filosofia tenta explicar de uma forma mais critica. pois a filosofia e uma das opiniao mais importante pois ela expressa uma forma de como o mundo foi `criado´ pois existe uma grande¨pergunta¨"como fomos criado e quem foi a primeira pessoa a vir no mundo .

marcia 2ºA disse...

eu nao compreendo como o ministro da educaçao nao sabe explicar o que e a filosofia isso e uma vergonha muito grande.Onde ele coloca a nossa educaçao.

jessics ferreira 2°A liceu de caucaia .''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''' disse...

A filofia e muito importante e intransferivel a nos ajunda a melhora o nosso conhecimeto dos por que da vida.

israel 2A liceu de caucaia disse...

A filosofia tem sido uma arma que
não é bem vista pelo governo.Filosofia é amor a sabedoria,essa luta não acaba.

Sabrina 2ºA Liceu de Caucaia disse...

a filosofia e sempre bom para que os jovens hoje posam pensa de como esta o mundo hoje
podemos acreditar em algo que não vemos.
e uma falta de educação o ministro não saber explica a filosofia...
e importante que a nossa sociedade saiba refleti sobre tudo um pouco.

Luis Alyson [2a]liceu de caucaia disse...

É MUITO IMPORTANTE PORQUE ABORDAR VÁRIOS CONHECIMENTOS SOBRE
ARTE E DE OUTRAS MATERIAS..

Francisca Beatriz 2° A Liceu de Caucaia disse...

Eu acho a filosofia uma matéria muito legal e importante para a nossa aprendisagem, apesar de eu não entender muito o que é.

Thais Rodrigues (2* A) manhã. disse...

é uma matéria que nos ajuda a pensar e refletir sobre assuntos que não somos acostumados a estar envolvidos e que na maioria das vezes é de grande ajuda para o nosso aprendizado, aprendemos a fazer críticas aos errados e elogios aos certos é claro que tudo dependendo do nosso ponto de vista.

beijos!!!

Erivando de Sousa 2° A Liceu de Caucaia disse...

Filosofia pra mim é uma disciplina muito legal pois nos ajuda a compreender melhor o que se passa no nosso redor...

Gessiane Araújo, 2º A, Liceu de Caucaia disse...

É uma vergonha saber que o ministro da educação não sabe falar da importância e nem mesmo dizer o que é PHILOSOPHIA!

Anônimo disse...

PHILOSOFIA PARA MIM É UM ENSINO DIFERENCIADO ONDE MOSTRA QUESTÕES DA SOCIEDADE ONDE OS ALUNOS PODEM DISCUTIR E TIRAR SUAS DUVIDAS SOBRE O PONTO DE VISTA POLÍTICO, ECONÔMICO, SOCIAL A RESPEITO DO MUNDO EM QUE VIVEMOS.

LIVÂNIA 3° B, LICEU DE CAUCAIA.

Elenizia de Gois Martins disse...

A palavra "filosofia" (do grego ) resulta da união de outras duas palavras: "philia" (φιλία), que significa "amizade", "amor fraterno" e respeito entre os iguais e "sophia" (σοφία), que significa "sabedoria", "conhecimento". De "sophia" decorre a palavra "sophos" (σοφός), que significa "sábio", "instruído".
Essa etimologia, descreve que o filósofo tem amor a sabedoria, não precisa falar bonito ou difícil, e sim tem a amor a verdade e ao saber.

Elenizia de Gois Martins 3º-B

david3ªA Manhã liceu de caucaia disse...

pra mim a filosofia é uma forma de enriqueser de coisas boas a mente dos jovens?

Andréa 3d liceu de Caucaia disse...

filosofia e ver o mundo com outros olhos de uma forma diferente. e o estudo que aborda varios conhecimentos.

emanuel souza 3ano liceui de caucaia disse...

filosofia ea maneira de pensar de cada um,e e bom para deixar os jovens mais criticos.

Camila 3] disse...

É muito importante estudarmos filosofia porque é uma aréa que estuda todos os conhecimento do mundo.

Fatynha 3°D Liceu de Caucaia disse...

A Filosofia ela é muito importante para aprendizagem do aluno, porquê? A Filosofia ela buscar respostas para as mais diversas indagações e problemas humanos,sejam eles individuais ou coletivas.

Magna 3°D Liceu de Caucaia disse...

É a investigação crítica e racional dos príncipios fundamentais.

Camila 3°D Liceu de Caucaia disse...

É muito importante estudarmos filosofia porque é uma aréa que estuda todos os conhecimentos do mundo

Sâmia Almeida 3 D Liceu de Caucaia disse...

A Filosofia é muito importante para a educação dos jovens de hoje em dia pois os ensina a serem mais participativos no meio onde ele, e também no que diz respeito a política porque o jovem de hoje está muito alheio ao que acontece à sua volta.

Ana Jéssica 3°D Liceu de Caucaia disse...

A Verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo á ter suas próprias opiniões e lutar pelos seus direitos, já que vivemos numa sociedade tão injusta.

Francileuda 3°D Liceu de Caucaia disse...

É a análise, discussão, formação e reflexão das ideias sobre o mundo, o Homem e o ser.

CARINA DOS SANTOS 3ºD Liceu de Caucaia disse...

A Filosofia nos ajuda a parar para pensar,refletir sobre a sociedade em que vivemos.

Bruno de Sousa.3 ano-D. disse...

A Philosophia é o meio que os estudiosos
encontraram de nos mostra o Mundo ouculto,o
mundo diferente do que vivemos.E assim.
Tentando nos mostra,outra educação e outros lados da Vida.

JULIA LICEU DE CAUCAIA 3°ANO TURMA D disse...

FILOSOFIA PELO QUE EU ENTENDI DURANTE TODAS AS AULAS E QUE ESTUDA O CONHCIMENTO DO HOMEME E O PENSAMENTO
E E MUITO IMPORTANTE EM MEIO A S DISCÍPLINAS.

elvis gomes de oliveira3D disse...

philosophia vém do grego éla nos ajuda muito para agenta posa ter amente mais aberta para omúndo

AMANDA 3D LICEU DE CAUCAIA disse...

EU NÃO CONSIGO IMAGIR QUE UMA PESSOA TÃO "INTELECTUAL" COMO O MINISTRO DA EDUÇÃO NÃO CONSIGA DEFINIR O QUE É PHILOSOFIA.

anyelle 3'D liceu de caucaia disse...

philosophia é na verdade uma questão de aprendizagem superior as outras.

maria danyelle3Dtarde liceu de caucaia disse...

filosofia é um conhecimento absoluto na nossa mente pra refletimos no nosso cotidiano.a filosofia faz parte da nossa historia de vida.

Rozilene R. da costa / disse...

filosofia é ver o mundo e saber quai s os seus problemas e fazer deles uma maneira de melhora o mumdo.

Rozilene /3E/ n 48 tarde disse...

filosofia é ver o mundo e saber quais os seus problemas e fazer deles uma maneira de se melhorar o mundo.

juliana pereira 3ª E disse...

A FILOSOFIA TRATA DE CONSEITOS TAIS COMO JUSTIÇA VERDADE ELA TAMBÉM É IMPORTANTE NA NOSSA FORMAÇÃO E ESTUDA-LA TRÁS CONHECIMENTO PARA AS PESSOAS SEREM MAIS CRÍTICA E ESPOREM A SUA PRÓPRIA OPINIÃO CRÍTICA SOBRE A FILOSOFÍA.

Anna Joyce 2° Ano "C" Liceu de Caucaia disse...

È inacreditável que o ministro da educação não tenha conseguido falar sobre a filosofia,pois ele era para dar um exemplo de sabedoria e ajuda a incentivar os alunos se enteressar por uma matéria tão importante para a educação dos jovens Brasileiros!

Dayanne,2°Ano"C"Liceu de Caucaia disse...

Se tratando de filosofia,no meu ponto de vista,o ministro nao soube se expessar de forma correta,pois essa disciplina é tao importante quanto as outras,porque ela nos ajuda a saber questionar,criticar e mostrar nossa opiniao,portanto ele nao deu exemplo que deveria dar...

manoel 2ºB Nº46 disse...

A Filosofia é um ramo do conhecimento que pode ser caracterizado de três modos: seja pelos conteúdos ou temas tratados, seja pela função que exerce na cultura, seja pela forma como trata tais temas. Com relação aos conteúdos, contemporaneamente, a Filosofia trata de conceitos tais como bem, beleza, justiça, verdade

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 345   Recentes› Mais recentes»