quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A importância da Memória para a História

As principais fontes históricas são a escrita, a material e a oral. Assista ao filme brasileiro Narradores de Javé, seu trailer pode ser encontrado no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=GlaFRraqeOg

e um trecho do filme: http://www.youtube.com/watch?v=lVYXZb9JYxM

Depois de assisti ao filme respondas as seguintes questões: qual a importância da memória para a história? Quais as variáveis que existem entre as histórias que passam de geração a geração antes de serem escritas? Comentem essas questões.

69 comentários:

Anônimo disse...

a filosofia e importante?sim eu acho pelos mitos que o retrata a memoria de muitos filosofos E PRINCIPALMENTE POR SUA TRANSPARENCIA.




MARCELO 3:B

Romário Sousa, 1 ano D , Liceu de Caucaia disse...

Qual a importância da memória para a história? resposta: A memória tem papel principal no estudo da história, é através dela que pessoas mais velhas, moradoras de uma certa localidade historica podem relatar os acontecimentos vividos por elas.

Quais as variáveis que existem entre as histórias que passam de geração a geração antes de serem escritas? resposta: Os acontecimentos podem ser modificados dependendo do tempo ao qual o mesmo levou para ser escrito. Alguns chegam a ser tão alterados que acabam por ser totalmente descaracterizado, sendo impossível acreditar que o tal fato realmente aconteceu.

GRACE KELLY 1 ANO D LICEU DE CAUCAIA disse...

OI GOSTEI MUITO DO FILME QUE PENA QUE NAO ASSITIR TUDO GOSTEI POR QUE FALA SOBRE A CULTURA AFRICANA

jessé soares de menezes pereira 1ªD Liceu de Caucaia disse...

quando não se consegue achar fatos, podemos
procurar na memória de quem viveu aquele determinado acontecimento

SAMYA SOUSA 1 D. disse...

A IMPORTÃNCIA DA HISTORIA ANTIGA PARA NÓS É QUE NOS TRÁS MUITAS RECORDAÇÕES DOS TEMPOS QUE AGENTE NÃO PENSAVA NEM EM NASCER. VER COISAS ANTIGAS PARA MIM É MUITO LEGAL POIS ME ACHO NO TEMPOS DELAS. EXISTEM MUITAS VIAS PARA NÓS ENTRARMOS NO MUNDO DAS ANTIGAS. JÁ O FILME NARRADORES DE JAVÉ, NÃO ENTENDE MUITO SÓ VI AS CENAS MAIS NÃO O OUVIR, NO TRILLER VI CENAS DE ROMANCE, COMÉDIA ETC..
ACHEI BEM LEGAL.

nivea maria 1ano D liceu de caucaia disse...

Muito bom. Pena que não deu pra escutar muito mais assistir um pedaço deste filme que inclusive já passou em festival de cinema de Alta Floresta MT.
eu adorei este filme

GRACE KELLY 1 ANO D LICEU DE CAUCAIA disse...

OI GOSTEI MUITO DO FILMEQUE PENA QUE ASSISTIR SO A METADE DO FILME MAS EU GOSTEI POR QUE FALA SOBRE A CULTURA AFRICANA

Patricia Regia ,1ªD LICEU DE CAUCAIA disse...

qual a importância da memória para historia?resposta:é passada de pai para filho,sempre muda um pouco,dependendo de cada memória.

priscila ribeiro disse...

a importancia da historia e importante para a humanidade q estuda o passado da humandade por q se ñ tevesse historia os antigos nao ixistiam e nem o antepassado.
[eu acho isso]

SAMYA SOUSA 1 D. disse...

A HISTORIA É UM ESTUDO QUE ENSINA O PASSADO DA HUMANIDADES, ENSINA COMO ERA ANTES DE CRISTO, E COMO TÁ CENDO AGORA, A GRANDE DIFERENÇA DO PASSADO, OS AVANÇO QUE TEVE NOS ULTIMUS TEMPOS. E COMO O NOME JÁ DES TUDO SEMPRE VAI TÁ NA HISTORIA, DA NOSSA HUMANIDADE, AS PESSOAS SEMPRE MORRENDO, NASCENDO E AS HISTORIA CRESCENDO.

evair barros gomes 1ªD liceu de caucaia disse...

a importância é que as pessoas mas novas não sabem o que aconteceu no passado e que
a historia pode ser modificada com passar
do tempo.

Gemima Graziela Soares deOliveira 1ªD Liceu de caucaia disse...

QUAL A INPORTANCIA DA MEMORIA PARA HISTORIA.ela se modifica com o passar do tempo passando hereditariamente ou seja de pai para filho

laÉcio tavares,1D licel de caucaia disse...

Qual a importamcia da memoria para a historia? pArA nóS lembrAr doS fatoS reAIS Q acOMTESERAm NO MUNDoM EM EM NOssO paiS.

valeska pequeno de almeida 1D Liceu de caucaia disse...

A importância é que apartir da memória e dos acontecimento é criada a historia.

valeska pequeno de almeida 1D Liceu de caucaia disse...

A importância é que apartir da memória e dos acontecimento é criada a historia.

Maria Adriana Brioso Mateus 1ªd Liceu de caucaia disse...

A história foi muito importante para as pessoas daquela época pois cada um tinha uma linda história para contar sobre o seu povo o que eles um dia viveram e soferam para conquistar outros povos onde todos podesse conquistar o mundo.

Jose Egberto Friere Junior 1ª D liceu de caucaia disse...

QuAL A INPORTANCIA DA MEMORIA PARA HISTORIA.ela se modifica com o passar do tempo passando hereditariamente ou seja de pai para filho

janaina 1 D liceu de caucaia disse...

A importancia da memoria da historia vivida pelos nossos antepassados é o que é importante pois a historia foi vivida e escrita para que agente estudasse no presente.

janaina 1 D liceu de caucaia disse...

A importancia da memoria da historia vivida pelos nossos antepassados é o que é importante pois a historia foi vivida e escrita para que agente estudasse no presente.

SAMYA SOUSA 1 D. disse...

O FILME NARRADORES DE JAVÉ, FALA DE PESSOAS QUE ERA IMPORTANTE NA CIDADE. VINDALICIO ERA O NOME DELE BRIGAVAM FALANDO COMO ELE MORREU.ENSIMA DO CAVALO, DE COCORAS ETC.. MUITI LEGAL O FILME..

herdeson de brito 1 D liceu de caucaia disse...

O filme narradores de javé fala da importãncia da memoria para a historia que conta a historia do povo de javé por que se não fosse a memoria do povo muitas coisas do nosso passado nao teriam sido descorbertas.

willian 1D liceu de caucai disse...

O texto foi muito bem falado pois
foi explica muitas coisas legais
gostei de toda a gravação do video pois foi muito engraçado por diverssas parte,efoi com personagem muito legaispon

samuel 1d liceu de caucaia disse...

A memoria serve pra nos lembra do passado,para nossa vida epara o nosso estudo.E sem ela não poderiamos viver para ofuturo,é para isso que serve a memória.

Paloma araujo silva. 1D licel de caucaia disse...

A historia e muito legal as pessoas pessoas contando suas historias emocionantes, e tudo o que elas viveram.

francisco 1d liceu de caucaia disse...

o videu de javè fala de uma cidade muito umiudi e eu gostei porque ele muito engrasado

jelson ramos,1d liceu de caucaia disse...

a impotancia da memoria para historia nao é tâo definitiva como registros historicos mas é muito importante para o conhecimento historico para uma sociedade.

david3ªa disse...

É muito interesante evando você fala da filosofia no seu blog eu não falo mais por falta de asunto.

david alves 3anoA liceu disse...

Com serteza ha filosofia é importante para as nossas vidas, pois da uma coisa diferente que faz o nosso censo critico aflorar.

JULIA LICEU DE CAUCAIA 3°ANO TURMA D disse...

IMPORTANTE PORQUE TUDO O QUE ESISTIU NO PASSADO HOJE E BASTANTE ESTUDADO.

José Irisvan disse...

A memória é muito importante para a história,pois tudo que aconteceu no passado,e está na memória das pessoas,pode ser passado para as gerações futuras.Não deixando essas Histórias se perderem para sempre.

erica de sousa disse...

Esse filme relata um pouco da historia dos
nosso atempassado,a sua luta para conseguir
seus direitos como todos nos deveriamos ter
des do começo da historia.

Jorismar Junior disse...

O que há na nossa memória é aquilo que pode contar uma historia de algum fato que aconteceu na nossa vida.
No caso do filme "Narradores de Javé" a memória dos moradores ajudou a fazer um histórico da cidade, relatando fatos importantes para que a cidade se mantece.

Anônimo disse...

o filme fala de gente que tenta salvar um
lugar muito querido para eles .que é javé
há historia é muito engraçada.e no final acabam conseguindo.

kaio wandersom 1 ano A disse...

para povo jave não tinha o documento para prova a sua terra, todo mundo falando mas não tinha prova. é muito inportante a historia deste povo ,pois nos pode dar exemplo a historia do povo hebreu que não tinha documento das sua terra que tinha .

Unknown disse...

é importante para no futuro não sofrer igual os moradores de javé átras da historia da cidades para ñ ser imundadas.

aline da silva soares disse...

para esse povo que naõ tinha documento eles na queles momento eles se sentinham um pova abadonado eles para quela historia de cultura pra mim e um povo sagrado e muito preciso.......

debora disse...

O texto foi muito bem falado pois
foi explica muitas coisas legais
gostei de toda a gravação do video pois foi muito engraçado por diverssas parte,efoi com personagem muito legaispon

veruza disse...

O filme narradores de javé fala da importãncia da memoria para a historia que conta a historia do povo de javé por que se não fosse a memoria do povo muitas coisas do nosso passado nao teriam sido descorbertas.

Anônimo disse...

A importancia da memoria para a Historia, e que a memoria podi servi para criar documentus que posão comprovar fatus acomtecidos a muito tempo atrais, e que pode ajudar um povo como o fiume Narradores de Jave!

Unknown disse...

A memória tem papel principal no estudo da história, é através dela que pessoas mais velhas, moradoras de uma certa localidade historica podem relatar os acontecimentos vividos por elas.

milesom disse...

A memória tem papel principal no estudo da história, é através dela que pessoas mais velhas, moradoras de uma certa localidade historia podem relatar os acontecimentos vividos por elas.

glaudenio disse...

A memória tem papel principal no estudo da história, é através dela que pessoas mais velhas, moradoras de uma certa localidade histórica podem relatar os acontecimentos vividos por elas.

Robson Darlan3aLICEUDECAUCAIA disse...

Memorisar a historia é inportante pelo fato de que conhessemos mais a cultura de nosso povo,como,costues,tradições,forma da vida antiga.São artigos que enriquecem nossa vida e nos marca para toda vida.

Bruno lucas 3-c liceu de caucaia disse...

EU NAO VIR MAIS FALAR QUE FALA SOBRE A CULTURA AFRICANA.QUE ERA MUITO TRISTE.

lillian karine 3*c manhã disse...

bom a história deve ser lembrada,pois com ela conseguimos adiquirir mas experiência.e estar sempre bem informado

giliardodantas 3;A liceudecaucaia disse...

A FILOSOFIA E UM ASUNTO PARA SERTRATADO COM CAUMA POS E UMA PARTE DA ESTORIA DO MUNDO

JANAINA 3D N:22 Liceu de caucaia disse...

A importância da memória para a historia trás muitas recordações das coisas antigas que agente nunca ouviu falar e é muito bom para as pessoas que gostam de estudar esse assuntos de antigamente.

carine 3ªD N:10 liceu de caucaia disse...

a importância da historia e que acontecer vários fatos na sociedade entre os povos que relatar um papal principal no estudo da historia.

JULIANA 3ª E Nª 34 LICEU DE CAUCAIA disse...

A IMPOTÂNCIA DA MEMÓRIA PARA A HISTÓRIA É UM ESTUDO QUE ENSINA O PASSADO DA HUMANIDADES.A HISTORIA É MUITO IMPORTANTE PARA O CONHECIMENTO HISTORICO PARA UMA SOCIEDADE.

27 de Agosto de 2009 06:46

Andre N°09 3°anp"A" Liceu de Caucaia disse...

Que so tem historia se tiver alguem que conte.
A historia vai pasando de geração a geração mudando pocas coisas devido o tempo, mais quando ela vai ser escrita muda muitas coisas,pois o escrito ou altor vai decidir qual a informação ele quer que você saiba.

carlos césar 3C disse...

A importância da memória para a historia trás muitas recordações das coisas antigas que agente nunca ouviu falar e é muito bom para as pessoas que gostam de estudar esse assuntos de antigamente para obter comencimento de fatores historicos e comhecer um pouco da sua cultura

Bruno Xavier,Wilson 3E Liceu de Caucaia disse...

Para lembrar as coisas importantes,que as pessoas escrevem e fazem!!!

José Alisson 3 E liceu de Caucaia disse...

a memoria da história é importante porque fala de fatos antigos!, e muitas curiosidades q a gente nunca ouviu fala .
se ñ fosse a historia nois ñ sabia de muita coisas no passado .

Anônimo disse...

Sem as memórias não existe história, A partir das memórias que nos passam as histórias de geração a geraçã, e que famos descobrindo ao longo do tempo, mais nem sempre da forma como ela realmente é.

ANA PATRICIA P. DA SILVA
3°B M-LICEU DE CAUCAIA

Daiane da Conceição 3A Liceu de Caucaia disse...

O filme é muito interessante e importante nos traz muitas recordações agradáveis de como nossa vida era antes, e muitas saudades ..

Unknown disse...

lilian[noelia]1 ano/
on filme fala sobre uma cidade que
iria ser destruida pois iriam construir
uma represa na cidade par aisso ele precisavam usar a memorias das pessoas da cidade para fazer
um documento provando que a cidade
tinha uma historia vivida pelas pessoa de la,entao um homem saiu fazendo perguntas a todos os moradores para fazer este documento,por isso termos conhecimento de uma historia é muito importante pois um dia podemos precisar.

Unknown disse...

alice[noelia]1 ano/
que atraves da memoria das pessoa s da cidade eles queriam fazer que sua cidade nao fosse destruida para construir uma represa por isso cada um tinha que lembrar todos os acontecimentos da cidade para fazer um historico.

Anônimo disse...

a memoriais e tudo na nossa historia por isso que nos precisamos saber da nossa historia porque sem ela e nao existe memoria de sua historiall

Anônimo disse...

A mémoria é muito importante na historia afinal de contas gravamos na memoria a historia, então, pode se dizer que a importancia da memória é essa, sem memória não existe historia.



SANTIAGO DOS SANTOS ABREU Nº49

3ºE LICEU ESTADUAL DE CAUCAIA

denilson 1 d liceu de caucaia disse...

é importante pra lembrar do nosso passado.....é através dela que pessoas mais velhas, moradoras de uma certa localidade historica podem relatar os acontecimentos vividos por elas.

Rosa 3D N:46 disse...

Relatar sobre acontecimentos na nossa vida,na dos outros,registrar.

denilson disse...

por que se nao fosse a memoria nao ixistia a historia!!!..serve pra nois se lembra dos velhos tempo..é através dela que pessoas mais velhas, moradoras de uma certa localidade historica podem relatar os acontecimentos vividos por elas.

Unknown disse...

A memoria é muito importante para estudar historia , pois ela relata tudo que aconteceu no passado.
O conhecimento é mudado através do tempo.A história é passada por gerações.
Cássia Cristina,Noélia Alencar 1ano

Samia Almeida 3° D Liceu de Caucaia disse...

A memória tem um papel vital na compeenção da história posto que é através da memória que a história é formada. Assim os registros históricos, bem como, todo o acervo cultural de um povo tem como ponto inicial a memória que é passada de geração em geração. Enfim sem memória não há história.

Unknown disse...

MARCELO 1°D.

A HISTORIA É UM ESTUDO QUE ENSINA O PASSADO DA HUMANIDADES, ENSINA COMO ERA ANTES DE CRISTO, E COMO TÁ CENDO AGORA, A GRANDE DIFERENÇA DO PASSADO, OS AVANÇOS TECNOLOGICOS ESTÃO FAZENDO QUASE TUDO,PARA O HOMEM HOJE EM DIA.

Unknown disse...

MARCELO,1°D LICEU DE CAUCAIA.


A HISTORIA É UM ESTUDO QUE ENSINA O PASSADO DA HUMANIDADES, ENSINA COMO ERA ANTES DE CRISTO, E COMO TÁ CENDO AGORA, A GRANDE DIFERENÇA DO PASSADO, OS AVANÇO TECNOLOGICO ESTA FAZENDO QUASE TUDO PARA O HOMEM HOJE EM DIA.

elienzer 1 D liceu de caucaia disse...

A memoria é muito importante para estudar historia , pois ela relata tudo que aconteceu no passado.
O conhecimento é mudado através do tempo.A história é passada por gerações.
Cássia Cristina,Noélia Alencar 1ano

bruno 1 D liceu de caucaia disse...

A IMPORTÃNCIA DA HISTORIA ANTIGA PARA NÓS É QUE NOS TRÁS MUITAS RECORDAÇÕES DOS TEMPOS QUE AGENTE NÃO PENSAVA NEM EM NASCER. VER COISAS ANTIGAS PARA MIM É MUITO LEGAL POIS ME ACHO NO TEMPOS DELAS.

Anônimo disse...

a memoria é muito importante para a história , pois isso tudo aconteceu no passado, pois esses lutaram para conseguir seus direito