quinta-feira, 12 de maio de 2011

OAB-CE diz que vai entrar com ação contra internauta que manifestou preconceito a nordestinos

A usuária Amanda Régis foi identificada pelos seguidores do @opovoonline como a ''nova'' Mayara Petruso


A Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará (OAB-CE), vai entrar com ação no Ministério Público Federal (MPF), na tarde desta quinta-feira, 12, contra os internautas Amanda Régis (@_AmandaRegis) e Lucian Farah (@lucianfarah77), por conta das mensagens de preconceito contra nordestinos tuitadas durante a partida entre Ceará e Flamengo na noite de quarta-feira, 11. As informações são do presidente da OAB-CE, Valdedário Monteiro, também divulgadas no perfil dele no Twitter (@valdetario).

O jogo entre Ceará e Flamengo, que acabou com o empate de 2 a 2 e classificou o Ceará para a semi-final da Copa do Brasil, causou polêmica no Twitter. Durante os momentos finais da partida, outros torcedores do Flamengo também publicaram na rede de microblogs comentários preconceituosos.
 
Segundo o presidente da OAB-CE, as denúncias que foram recebidas serão encaminhadas para o MPF. Ele destacou que, mesmo com pedidos de desculpas ou com as mensagens apagadas, os internautas cometeram crime de racismo que é imprescritível e inafiançável. “O internauta tem que perceber que o que ele escreve no mundo virtual tem a mesma dimensão no real. Em um país como o Brasil, o racismo é segregação”, disse Vadetário.
 
No Twitter

A usuária que se identifica como Amanda Régis escreveu, no fim da noite de quarta, a frase: “Esse povinho falando do meu time, são tudo uns mal amados, invejosos!!!”, se remetendo aos torcedores do Ceará. A mesma usuária publicou, minutos depois, frases sobre a partida e sobre os nordestinos. “Esses nordestinos pardos, bugres, indios acham que tem moral, cambada de feios. Não é atoa que não gosto desse tipo de raça”, publicou na rede.

Outro torcedor do Flamengo, identificado como Lucian Farah, lançou no Twitter frases preconceituosas. “Só vim no Twitter falar o qnto os nordestinos é a desgraça do brasil..(sic)”, disse no microblog.
 
Nesta manhã, por volta das 9h35min, Farah publicou pedidos de desculpas na rede e explicou os motivos dos tuítes. “Como brasileiro, TORÇO sim ! e quando torço, sou FANÁTICO ! e qdo sou fanático, eu xingo msm ! mas ontem me exaltei e fui alé disso ! qdo me referi aos nordestinos, queria me referir inteiramente ao time do ceara. e tenho CERTEZA que nao fui o unico a xingar os nordestinos (sic)”, disse.
 
Onda de preconceito

A usuária Amanda Régis foi identificada pelos seguidores do @opovoonline como a “nova” Mayara Petruso. Mayara ficou conhecida por ter tuitado palavras de preconceito sobre os nordestinos após a vitória de Dilma Rousseff nas eleições presidenciais contra José Serra, em outubro de 2010.

Por volta das 12h, a hashtag #orgulhodesernordestino era a expressão mais tuitada no Brasil, seguido por Parabéns Ceará e pelo nome de Amanda Régis. O nome da usuária também está entre os termos mais comentados do Twitter no mundo.
 
Orgulho de ser nordestino

A hashtag #orgulhodesernordestino tem mostrado críticas e mensagens de apoio aos nordestinos e à região Nordeste. “Ariano Suassuna, ‘Não troco o meu oxente pelo Ok de ninguém.’ (sic)”, disse a usuária Angelica Alexandria (@angelalexandri4), de Fortaleza.

A internauta que se identifica como Aline Gueiros (@alinepetrini) criticou a hashtag. “Já disse um trilhão de vezes que sou preconceituosa com nordestinos. (eu sei que isso não é bom) ô povo nojento até de boca fechada... (sic)”, tuitou.
 

Gabriela Ramos
redacaoportal@opovo.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

ta certo mais do que certo