sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Introdução à Filosofia


O Mito

A Filosofia nasceu realizando uma transformação gradual sobre os mitos gregos ou nasceu por uma ruptura radical com os mitos? O que é o Mito? Um Mito é a narrativa sobre a origem de alguma coisa (origem dos astros, da terra, dos homens, das plantas, dos animais, do fogo, da água, etc.). A palavra MITO vem do grego, MYTHOS, e deriva de 02 verbos: do verbo MYTHEYO (contar, narrar, falar alguma coisa para outros) e o verbo MYTHEO (conversar, contar, anunciar, nomear, designar). Para os gregos, Mito é um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que receberam como verdadeira a narrativa, porque confiam naquele que narra; é uma narrativa feita em público, baseada, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador. Quem narra o Mito? O poeta-rapsodo. Quem é ele? Por que tem autoridade? Acredita-se que o poeta é um escolhido dos deuses, que lhe mostram os acontecimentos passados e permitem que ele veja a origem de todos os seres e de todas as coisas para que possa transmiti-la aos ouvintes. Sua palavra – O Mito – é sagrada porque vem de uma revelação divina. O Mito é, pois, incontestável e inquestionável.
Como o mito narra à origem do mundo e de tudo que nele existe? De 03 maneiras principais:
  1. Encontrado o pai e a mãe e dos seres, Isto é, tudo o que existe decorre de relações sexuais entre forças divinas pessoais. Essas relações geram os demais deuses: os titãs (seres semi-humanos e semi-divinos), os heróis (filhos de um deus ou deusa com uma humana ou humano), os humanos, os metais, as plantas, os animais as qualidades. A narração da origem é, assim, uma genealogia, isto é, narrativa da geração dos seres, das coisas, por outros seres, que são seus país ou antepassados. Ex: o mito que narra à história do herói Hércules.
  2. Encontrando uma rivalidade ou uma aliança entre os deuses que faz surgir alguma coisa no mundo. Nesse caso, o mito narra ou uma guerra entre as forças divinas ou uma aliança entre elas para provocar alguma coisa no mundo dos homens. Ex: o mito que narra A Guerra de Tróia foi uma rivalidade entre as deusas. Elas aparecem em sonho para o príncipe troiano Páris, oferecendo para ele seus dons e ele escolheu a deusa do amor Afrodite. As outras deusas, enciumadas, o fizeram raptar a grega Helena, mulher do general Menelau, e isso deu início à guerra entre os humanos.
  3. Encontrando as recompensas ou castigos que os deuses dão a quem lhes obedece ou a quem lhes desobedece, respectivamente. Ex: O mito que narra a história do uso do fogo pelos homens, diz que o titã, Prometeu, roubou uma centelha de fogo dos deuses e a trouxe de presente para os humanos. Prometeu foi castigado (amarrado nem rochedo para que as aves de rapina, eternamente, devorassem seu fígado). Os homens foram castigados com uma mulher encantadora deita pelos deuses, Pandora, a quem foi entregue uma caixa que conteria coisas maravilhosas, mas que nunca deveria ser aberta. Pandora foi enviada aos humanos e, cheia de curiosidade e querendo dar a eles as maravilhas, abriu a caixa. Dela saíram todas as desgraças, doenças, pestes, guerras e, sobretudo, a morte. Explica-se, assim, a origem dos males do mundo.

Cosmogonias e Teogonias

O Mito narra à origem das coisas por meio de lutas, alianças e relações sexuais entre forças sobrenaturais que governavam o mundo e o destino dos homens. É um modo ingênuo e fantasioso de estabelecer algumas verdades que não só explicam parte dos fenômenos naturais ou mesmo a construção cultural, mas dão, também, as formas de ação humana. Como os mitos sobre a origem do mundo são genealogias, diz-se que são Cosmogonias e Teogonias. A palavra gonia vem de 02 palavras gregas: do verbo gennao (engendrar, gerar, fazer nascer e crescer) e do substantivo genos (nascimento, gênese, descendência, gênero, espécie). Gonia, portanto, quer dizer: geração, nascimento a partir da concepção sexual e do parto. Cosmos, que quer dizer mundo organizado. Assim, a Cosmogonia é a narrativa sobre o nascimento e a organização do mundo, a partir de forças geradoras (pai e mãe) divinas. Teogonia é uma palavra composta de gonia e theos, que, em grego, significa: as coisas divinas, os seres divinos, os deuses. A Teogonia é, portanto, a narrativa da origem dos deuses, a partir de seus antepassados.

Funções do Mito

Além de acomodar e tranqüilizar o homem em face de um mundo assustador, dando-lhe a confiança de que, através de suas ações mágicas, o que acontece no mundo natural depende, em parte, dos atos humanos, o Mito também fixa modelos exemplares d todas as funções e atividades humanas. O ritual é a repetição dos atos dos deuses foram executados no início dos tempos e que devem ser imitados e repetidos para que as forças do bem e do mal se mantenham sobre controle. Desse modo, o ritual “atualiza”, isto é, torna atual o acontecimento sagrado que teve lugar no passado mítico. O Mito, portanto, é uma primeira fala sobre o mundo, uma primeira atribuição de sentido ao mundo, sobre a qual a afetividade e a imaginação exercem grande papel, e cuja função principal não é explicar a realidade, mas acomodar o homem ao mundo.

Características do Mito

O Mito Primitivo é sempre um Mito Coletivo. O grupo, cuja sobrevivência deve ser assegurada, existe antes do indivíduo e é só através dele que os sujeitos individuais se reconhecem enquanto tal. Explicando melhor, o sujeito só têm consciência, só se conhece como parte do grupo. É através da existência dos outros e do reconhecimento dos outros que ele se afirma. Por isso, pode ser expulso simbolicamente: no momento em que falta reconhecimento dos outros integrantes do grupo, ele não se reconhece não se encontra mais. Outra característica do Mito é o fato de ser sempre Dogmático, isto é, de apresentar-se como verdade que não pode ter nenhuma contestação. A sua aceitação, então tem de ser através da fé e da crença. Não é uma aceitação racional, e não pode ser nem provado nem questionado. Dentro dessa perspectiva de coletivismo, a transgressão da norma, a não obediência da regra afeta o transgressor e toda sua família ou comunidade. Assim é criado o tabu – a proibição – envolto em clima de temor sobrenaturalidade, cuja desobediência é extremamente grave. Só os ritos de purificação ou de “bode expiatório”, nos quais o pecado é transferido para um animal, podem restaurar o equilíbrio da comunidade e evitar que o castigo dos deuses recaia sobre todos.

O Mito Hoje

Mas, e quanto aos nossos dias, os Mitos são diferentes? O pensamento crítico e reflexivo, que teve início com os primeiros filósofos, na Grécia do século VI a.C., e o desenvolvimento do pensamento científico a partir do século XIV, com o Renascimento, ocuparam todo o lugar do conhecimento e condenaram à morte o modo mítico de nos situarmos no mundo moderno? Essa é a posição defendida por Augusto Comte, filósofo francês do século XIX, fundador do Positivismo. Essa corrente filosófica explica a evolução da espécie humana em 03 estágios: o mítico (teológico), o filosófico (metafísico) e o científico. Este último apresenta-se como coroamento do desenvolvimento humano, que não só é superior aos outros, como é o único considerado válido para se chegar à verdade. Assim, ao opor o poder da razão à visão ingênua oferecida pelo Mito, o Positivismo, de um lado, empobrece a realidade humana. O homem moderno, tanto quanto o antigo, não é só razão, mas também afetividade e emoção. Se a ciência é importante e necessária à nossa construção de mundo, não oferece a única interpretação válida do real. Ao contrário, a própria ciência pode virar um Mito, quando somos levados a acreditar que ela é feita à margem da sociedade e de seus interesses, que mantém total objetividade é que é neutra. Negar o Mito é negar uma das formas fundamentais da existência humana. O Mito é a primeira forma de dar significado ao mundo: fundada no desejo de segurança, a imaginação cria historias que tranqüilizam que são exemplares e nos guiam no dia-a-dia. Continuamos a fazer isso pela vida afora, independente de nosso desenvolvimento intelectual. Essa de criar fábulas subsiste na arte popular permeia a nossa vida diária. Hoje em dia, os meios de comunicação de massa trabalham em cima dos desejos e anseios que existem na nossa natureza inconsciente e primitiva. Os super-heróis dos desenhos animados e dos quadrinhos, bem como os personagens de filmes. No campo político, certas figuras são transformadas em heróis, pregando um modelo de comportamento que promete combater a corrupção, os privilégios e demais mordomias, levar o país ao desenvolvimento. Têm de ganhar a eleição não é? Também artistas e esportistas podem ser transformados em modelos exemplares: são fortes, saudáveis, têm sucesso na profissão, são excelentes, país, filhos e maridos. Como não mitificá-los? Assim vemos que mito e razão se complementam em nossas vidas e o mesmo mundo, o pensamento reflexivo pode rejeitar alguns mitos, principalmente os que veiculam valores destrutivos ou que levam à desumanização da sociedade. Cabe a cada um de nós escolher quais serão nossos modelos de vida.

A Mitologia Grega

As lendas, criadas pela imaginação popular, deram origem aos mitos. Chamamos de Mitologia o conjunto de narrativas sobre a vida dos deuses, responsáveis pela criação do mundo e pelo destino dos homens. Esse saber mitológico explicava para a época e para o momento histórico as principais questões da existência humana, da natureza e da sociedade. A Mitologia Grega possuía muitos deuses. Zeus, o principal deles, reinava no Monte Olimpo e era o senhor dos fenômenos atmosféricos, dos rios, das chuvas, controlando todos os outros deuses. Hera, esposa de Zeus, protegia o casamento, a maternidade e a família; Apolo protegia as artes e era o deus do sol; Dionísio protegia os agricultores e era o deus do vinho. Muitos heróis, em função de seus feitos e ações, eram elevados a categoria de deuses: Perseu, Teseu, Hércules, por exemplo.

O Mito da Origem dos Deuses e da Humanidade

No início de tudo, o primeiro que existiu foi o abismo, que os gregos chamavam de Kháos. O que é o Caos? É o vazio, um vazio escuro onde não se distingue nada. Espaço queda, vertigem e confusão, sem fim, sem fundo. Depois surgiu Terra, que, para os gregos, é Gaia. Gaia é o lugar onde os deuses, os homens e os bichos podem andar em segurança. Ela é o chão do mundo. Assim Gaia surgiu do Caos, dela brotou o que havia em suas profundezas: primeiro Ouranós (Urano), o Céu estrelado; depois dele Pontós, as águas, mais exatamente a Onda do Mar. Urano e Gaia permanecem unidos e daí nascem vários filhos: 06 Titãs e suas 06 irmãs, as Titânias, mas que, pela proximidade dos país, não conseguem sair do ventre da mãe. Quando Khrónos, o mais jovem dos Titãs, separa Urano e Gaia, o Céu tornar-se um teto para a Terra, os filhos podem sair de dentro do ventre da mãe e ter seus próprios filhos. É o começo da sucessão de gerações e, assim, Cronos tornar-se o senhor do tempo. Zeus filho do Titã Cronos e de Réia, apoderou-se do poderá atacando Cronos e os Titãs, numa luta que durou 10 anos. Segundo as narrativas, o Titã Prometeu roubou o fogo sagrado dos deuses, fez do limo da terra o homem e com uma fagulha do fogo divino deu-lhe vida.

FILOSOFIA

O QUE É FILOSOFIA?

Martinho Carlos Rost

O que é “certo”? O que é “errado”? Há algo de “absoluto” que sirva de referência às nossas ações? Ou será tudo “relativo”, dependendo de época e lugar? Deus existe? Ou será que inventamos deuses e os fazemos portadores de nossas “verdades” e de nossos interesses? Perguntas assim sempre foram feitas, independentemente de tempo e de lugar. São perguntas que não querem calar? Perguntas que fazem de nós seres pensantes – e não, tão-somente, seres viventes. Perguntas que nos unem naquilo a que podemos dar o nome de “comunidade humana”. Perguntas que questionam – e sempre questionaram! – aquilo que está posto como “verdade”, mas que não nos convém. Perguntas... Filosóficas. O que é Filosofia? Filosofia é a faculdade de manter viva a curiosidade da infância e a rebeldia da adolescência. Filósofos são crianças que não cessam de se admirar (Platão) e de se espantar (Aristóteles) diante de um mundo que parece renascer de novo a cada aurora. Filósofos são como adolescentes que não aceitam os limites impostos pelo “já pensado”, pelo “já dito” e pelo “já feito”. Filosofia é a capacidade de manter sempre em vista uma utopia – como um horizonte – jamais será alcançada; mas que nos faz caminhar, ao invés de para e ficar pastando feito cordeirinhos mansos à espera do abate. Para um filósofo, a busca começa onde termina a busca daqueles que, como burros, andam em círculo perseguindo cenoura que lhe é oferecida por aqueles que exploram seu trabalho. Filósofos sabem que as respostas jamais serão encontradas nos jornais, nas revistas, nos livros, na tevê ou na Internet – mas sabem que, como numa história policial, mesmo um crime jamais será solucionado, a solução existe e depende dos que persistem em buscá-la. Filosofia não é para quem espera acontecer: é para quem sabe e faz à hora.


A Origem da Filosofia

  • Filosofia é uma linguagem de amor a sabedoria. Nasceu do amor que busca compreender o mundo, os outros e a si mesmo. Foi o desejo de compreender a realidade que gerou a Filosofia.
  • A Palavra FilosofiaFILO E SOPHIA é grega.
Amizade Sabedoria

  • Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito ao saber. Filosofo: o que ama a sabedoria tem amizade ao saber, deseja saber.
Qual é o seu nome? Por que você tem esse nome? Quem o escolheu?

  • Invenção da Palavra Pitágoras século V antes de Cristo. A Sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas os homens podem desejá-la e amá-la, tornando-se filósofo.
  • Considerações de Pitágoras – o filosofo não é movido por interesses comerciais – não coloca o saber como propriedade sua, como uma coisa comprada e vendida; é movido pelo desejo de contemplar, julgar e avaliar as coisas e ações, a vida; em resumo o desejo de saber. A verdade não pertence a ninguém, ela é o que buscamos e que está diante de nós para ser contemplada e vista, se tivermos olhos (do espírito) para vê-la.
  • O Nascimento da Filosofia – a Filosofia entendia como aspiração ao conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana, da origem e causas do mundo e de suas transformações, da origem e causas das ações humanas e do próprio pensamento, é um fato tipicamente grego. Evidentemente, isso não quer dizer, de modo algum, que outros povos, tão antigos quanto os gregos, como os chineses, os hindus, os japoneses, os árabes, os persas, os hebreus, os africanos ou os índios da América, não possuam sabedoria, pois possuíam e possuem. Também não quer dizer que todos esses povos não tivessem desenvolvido o pensamento e formas de conhecimento da Natureza e dos seres humanos, pois desenvolveram e desenvolvem. Quando se diz que a Filosofia é um fato grego, o que se quer dizer é que ela possuiu certas características, apresenta certas formas de pensar e de exprimir os pensamentos, estabelece certas concepções sobre o que desejam a realidade, o pensamento, a ação, as técnicas, que são completamente diferentes das características desenvolvidas por outros povos e outras culturas. Em outras palavras, Filosofia, é um modo de pensar e exprimir os pensamentos que surgiu especificamente com os gregos e que, o modo de pensar e de se exprimir predominantemente da chamada cultura européia ocidental, da qual, em decorrência da colonização portuguesa do Brasil, nos também participamos. Através da Filosofia, os gregos instituíram para o Ocidente europeu as bases e os princípios fundamentais do que chamamos razão, racionalidade, ciência, ética, política, técnica, arte.
  • A Filosofia nasceu no final do século VII e início do século Vi antes de cristo, nas colônias gregas da Ásia Menor, em uma região denominada Jônica, na cidade de Mileto. E o primeiro filósofo foi Tales de Mileto. O surgimento do pensamento filosófico nas colônias gregas é significativo uma vez que ali se dava um maior contato com outras culturas (egípcios, assírios, persas, caldeus babilônios), levando uma relativação do Mito e das práticas religiosas.

  • ATITUDES FILOSÓFICAS:
  • Questionar – ser curioso, perguntar a si mesmo e aos outros, colocar em questão, desconfiar da realidade.
  • Investigar – formular hipóteses; comparar; examinar; estabelecer critérios para julgar; desenvolver conceitos; procurar respostas para os problemas; buscar conclusões.
  • Ampliar Horizontes – ter sempre a mais ampla visão possível do assunto; considerar; pesquisar, imaginar; elaborar; sintetizar; levar em conta quem está falando.
Atividade

  1. Qual a diferença entre cosmogonia e teogonia?
  2. Levante, a partir do texto, as características do mito primitivo e do mito moderno.
  3. Cite uma figura que você considera mítica na atualidade e explique como ela se transformou em uma figura exemplar.
  4. Explique o texto seguinte, a partir do conceito de Mito: “Não há homem do campo que não conheça pra seu uso próprio infusões de raízes e folhas para males de diferentes órgãos, banhos de várias ervas para machucados e inflamações, rezas e simpatias para chamar a chuva ou afastar a peste de seu quintal, para livrar-se de uma achaque, para atrair dinheiro, etc. mesmo na cidade, cresce o contingente dos que, de uma forma ou de outra, se ligam ás benzeduras, aos trabalhos nos terreiros, dos que guardam seus amuletos e medalhas, dos que deixam os seus ex-votos junto aos santos, dos que confessam uma crença no poder paranormal de operar que têm certos médiuns ou `doutores`, ou na eficiência de uma simpatia feita com fé e respeito.” (Revista Mito e magia, nº 01, Editora Três.)
  5. Cite uma figura da Mitologia Grega e conte um pouco de sua história


O Conhecimento Filosófico

O Que é Filosofia?

Filosofia é a faculdade de manter viva a curiosidade. Filósofos não cessam de se admirar (Platão) e de se espantar (Aristóteles) diante de um mundo que parece renascer de novo a cada aurora. Filósofos não aceitam os limites impostos pelo “já pensado”, pelo “já dito” e pelo “já feito”. Filosofia é a capacidade de manter sempre em vista uma utopia – como um horizonte – jamais será alcançada; mas que nos faz caminhar.
A Filosofia é movimento, pois o mundo é movimento. A certeza e sua negação são apenas dois momentos (a tese e a antítese) que serão superados pela síntese, a qual, por sua vez, será nova tese, e assim por diante. A Filosofia é a procura da verdade, não a sua pose.

A Tarefa da Filosofia

A Filosofia é um jogo irreverente que parte do que existe, crítica, coloca em dúvida, faz perguntas inoportunas, abre a porta das possibilidades, faz-nos entrever outros mundos e outros modos de compreender a vida.
A Filosofia incomoda porque questiona o modo de ser das pessoas, das culturas e do mundo. Questiona as práticas política, científica, técnica, ética, econômica, cultural e artística. Não há área onde Lea não se meta, não indague, não perturbe. E, nesse sentido, a filosofia é perigosa, subversiva, pois vira a ordem estabelecida de cabeça para baixo.

Periodização da História da Grécia Antiga

A Filosofia terá, no decorrer dos séculos, um conjunto de preocupações, indagações e interesses que lhe vieram de seu nascimento na Grécia. A história da Grécia costuma ser dividida pelos historiadores em 04 grandes fases ou épocas:
  1. a da Grécia Homérica, corresponde aos 400 anos narrados pelo poeta Homero, em seus 02 grandes poemas, Ilíada e Odisséia;
  1. a da Grécia Arcaiaca ou dos 07 sábios, do século VII ao século V antes de Cristo, quando os gregos criaram cidades como Atenas, Esparta, Tebas, Megara, Samos, etc., onde predomina a economia urbana, baseada no artesanato e no comércio;
  1. a da Grécia Clássica, nos séculos V e IV antes de Cristo, quando a democracia se desenvolve, a vida intelectual e artística entre o apogeu e Atenas domina a Grécia com seu império comercial e militar;
  1. e, finalmente a época Helenística, a partir do final do século IV antes de Cristo, quando a Grécia passa para o poderio de Alexandre da Macedônia e, depois, para as mãos do Império Romano, terminado a história de sua existência independente.
Os períodos da Filosofia não correspondem exatamente a essas épocas, já que ela não existe na Grécia Homérica e só aparece nos meados da Grécia Arcaica. Entretanto, o apogeu da Filosofia aconteceu antes do apogeu da cultura e da sociedade gregas: portanto, durante a Grécia Clássica.

Os 04 grandes períodos da filosofia grega, nos quais seu conteúdo muda e se enriquece, são:

  1. Período Pré-Socrático ou cosmológico, do final do século VII ao final do século V a.C., quando a Filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações na Natureza.
  1. Período Socrático ou Antropológico, do final do século V e todo o século IV a.C., quando a Filosofia investiga as questões humanas, isto é, a ética, a política e as técnicas (em grego, ântropos, que dizer homem; por isso o período recebeu o nome de antropológico).
  1. Período Sistemático, do final do século IV ao final do século III a.C., quando a Filosofia busca reunir e sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia, interessando-se, sobretudo em mostrar que tufo pode ser objeto do conhecimento filosófico, desde que as leis do pensamento de suas administrações estejam firmemente estabelecidas para oferecer os critérios da verdade e da ciência.
  1. Período Helenístico ou Greco-Romano, do final do século III a.C. até o século VI depois de Cristo. Nesse longo período, que já alcança Roma e o pensamento dos primeiros padres da Igreja, a Filosofia se ocupa, sobretudo com as questões da ética, se ocupa, sobretudo com as questões da ética, do conhecimento e das relações entre o Homem e a Natureza e de ambos com Deus.

As Condições Para o Surgimento da Filosofia

  • As Viagens Marítimas, que permitiram aos gregos descobrir que os locais que os mitos diziam habitados por deuses, titãs e heróis eram, na verdade habitados por outros seres humanos; e que as regiões dos mares que os mitos diziam habitados por monstros e seres fabulosos não possuíam nem monstros nem seres fabulosos. As viagens produziram o desencantamento ou a desmitificação do mundo, que passou, assim, a exigir uma explicação sobre sua origem, explicação que o mito já não podia oferecer;
  • A Invenção do Calendário, que é a forma de calcular o tempo segundo as estações do ano, as horas do dia, os fatos importantes que se repetem, revelando, com isso, uma capacidade de abstração nova, ou seja, uma percepção do tempo como algo natural é não como um poder divino incompreensível;
  • A Invenção da Moeda, que permitiu uma forma de troca que não se realiza através das coisas ou objetos concretos. A moeda tinha sido inventada na Lídia aparece na Grécia por volta do século VII a.C., muito mais que um metal precioso que se troca por qualquer mercadoria, a moeda é um artifício racional, uma convenção humana, uma noção abstrata de valor que se estabelece a medida comum entre valores diferentes;
  • O Surgimento da Vida Urbana, com predomínio do comércio e do artesanato, dando desenvolvimento as técnicas de fabricação e de troca, e diminuindo o prestígio das famílias da aristocracia proprietária de terras, e por quem e para quem os mitos foram criados, além disso, o surgimento de uma classe de comerciantes ricos, que precisava encontrar pontos de poder e de prestígio para suplantar o velho poderio aristocracia de terras e sangue (as linhagens constituídas pelas famílias), fez com que se procurasse o prestígio pelo patrocínio e estímulo às artes, às técnicas e aos conhecimentos favorecendo um ambiente onde a filosofia poderia surgir;
  • A Invenção da Escrita Alfabética, que, como a do calendário e da moeda, revela o crescimento da capacidade de abstração e de generalização, uma vez que a escrita alfabética ou fonética, diferentemente das outras escritas – como, por exemplo, os hieróglifos dos egípcios ou os ideogramas dos chineses –, supõe que não se represente uma imagem que está sendo dita, mas a idéia dela, o que ela pensa e se transcreve;
  • A Invenção da Política, que introduz 03 aspectos novos e decisivos para o nascimento da filosofia:
  1. A idéia da lei como expressão de vontade de uma coletividade humana que decide por si mesma o que é melhor para si e como ela definira suas relações internas. O aspecto legislado e regulado da cidade – da polis – servirá de modelo para a filosofia propor o aspecto legislado, regulado e ordenado do mundo como um mundo racional
  1. O surgimento do espaço político, que faz aparecer um novo tipo de palavra ou de discurso, diferente daquele que era proferido pelo mito. Neste, um poeta-vidente, que recebia uma iluminação misteriosa, dizia aos homens quais eram as decisões dos deuses a que eles deveriam obedecer
Agora com a polis, isto é, a cidade política, surge a palavra como direito de cada cidadão de emitir em público sua opinião, discuti-la com os outros, persuadi-los a tomar uma decisão proposta por ele, de tal modo que surge o discurso político como a palavra humana compartilhada, como diálogo, discussão e deliberação humana, isto é, como decisão final racional e exposição dos motivos ou das razões para fazer ou não fazer alguma coisa.

  1. A política estimula um pensamento e um discurso que na procuram ser formulados por seitas secretas dos iniciados em mistérios sagrados, ser públicos, ensinados, transmitidos, comunicados e discutidos. A idéia de um pensamento que todos podem compreender e discutir, que todos podem comunicar e transmitir, e fundamental para a filosofia.

Características do Pensamento Filosófico

  • Tendência a Racionalidade, isto é, a razão e somente a razão, com seus princípios e regras, é o critério da explicação de alguma coisa;
  • Repostas Conclusivas, para os problemas, Istoé, colocado um problema, sua solução é submetida à análise, á crítica, á discussão e á demonstração, nunca sendo aceita como uma verdade, se não for provado racionalmente que é verdadeira;
  • Regras de Funcionamento, o filosofo é aquele que justifica suas idéias provando que segue regras universais do pensamento. Para os gregos, é uma lei universal do pensamento que a contradição indica erro ou falsidade. Uma contradição acontece quando afirmo e nego a mesma coisa sobre uma mesma coisa (ex. “o infinito não têm limites e é limitado”). Quando uma contradição aparecer numa explicação filosófica, ela deve ser considerada falsa;
  • Recusa de Explicações Preestabelecidas e, portanto, exigência de que, para cada problema, seja investigada e encontrada a solução própria exigida por ele; 
     
  • Tendência a Generalização, isto é, mostrar que uma explicação tem validade para muitas coisas diferentes porque, sob a variação percebida pelos órgãos de nossos sentidos, o pensamento descobre semelhanças e identidades.
A reflexão filosófica é:

  • Radical – a palavra latina radix, radicis significa “raiz”, e no sentido figurado, “fundamento base”. Portanto, a filosofia é radical não no sentido, corriqueiro de ser inflexível (nesse caso seria a antifilosofia!), mas enquanto busca explicitar os conceitos fundamentados usados em todos os campos do pensar e do agir. Por exemplo, a filosofia das ciências examina os pressupostos do saber científico, do mesmo modo que, diante da decisão de um vereador aprovar determinado projeto, a filosofia política investiga as “raízes” (os princípios políticos) que orientam sua ação.
  • Rigorosa – enquanto a “filosofia de vida” não leva as conclusões até as últimas conseqüências, e nem sempre é capaz de examinar os fundamentos dela, o filósofo deve dispor de um método claramente explicitado a fim de proceder com rigor, garantindo a coerência e o exercício da crítica. Mesmo porque o filósofo não faz afirmações apenas, precisa justificá-las com argumentos. Para tanto usa de linguagem rigorosa, que evita as ambigüidades (incertezas) das expressões cotidianas e lhe permite discutir com os outros filósofos a partir de conceitos definidos. É por isso que o filosofo sempre “inventa conceitos”, ou cria expressões novas (quanto fizeram isto os gregos!) ou altera e especifica o sentido de palavras usuais.
  • De conjunto – enquanto as ciências são particulares, porque abordam “recortes” da realidade e se distinguem de outras formas de conhecimento, e a ação humana expressa nas mais variadas formas (técnica, magia, arte, política, etc.), a filosofia é globalizante, porque examina os problemas sob a perspectiva de conjunto, relacionamento os diversos aspectos. Entre si. Nesse sentido, além de considerarmos o objeto da filosofia é tudo (porque nada escapa a seu interesse), completamos que a filosofia visa ao todo, a totalidade. Daí a função da interdisciplinaridade da filosofia, estabelecendo o elo entre as diversas formas de saber e agir humanos.
A maneira pela qual se faz rigorosamente a reflexão filosófica varia conforme a orientação do filosofo e as tendências históricas decorrentes da situação vivida pelos homens em sua ação sobre o mundo.

As diferenças entre o Mito e a Filosofia são basicamente 03:

  • O Mito pretendia narrar como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, longínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse, tal como existe agora. A Filosofia ao contrário, se preocupa em explicar como e por que, no passado, no presente e no futuro (isto é, na totalidade do tempo), as coisas são como são.
  • O Mito narra a origem através de genealogias e rivalidades ou alianças entre forças divinas sobrenaturais e personalizadas, enquanto a Filosofia, ao contrário, explica a produção natural das coisas por elementos e causas naturais e impessoais. O Mito falava em Urano, Ponto e Gaia; a Filosofia fala em céu, mar e terra. O Mito Nara a origem dos seres celestes (os astros), terrestres (plantas, animais e homens) e marinhos pelos casamentos de Gaia, Urano e Ponto. A Filosofia explica o surgimento desses seres por composição, combinação e separação dos 04 elementos – úmido, seco, quente e frio, ou água, terra, fogo e ar.
  • O Mito não se importava com as contradições, com o fabuloso e o incompreensível, não só porque esses eram traços próprios da narrativa mítica. Como também porque a confiança e a crença no Mito vinham da autoridade religiosa do narrador. A Filosofia, ao contrário, não admite contradições, fabulação e coisas incompreensíveis, mas exige que a explicação seja coerente, lógica e racional; além disso, a autoridade da explicação não vem da pessoa do filosofo, mas da razão, que é a mesma em todos os seres humanos.
Questões

  1. Defina Filosofia e sua tarefa?
  2. Comente as fases da história grega.
  3. O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
  4. O que foi o Período Socrático?
  5. O que foi o Período Sistemático?
  6. Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
  7. Mencione explique 03 características da filosofia nascente?
  8. O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.
  9. Qual a diferença entre Mito e Filosofia?
  10. Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.

78 comentários:

Thainar Nogueira 1°ano C disse...

Questões

Defina Filosofia e sua tarefa?
É uma forma de questionar aquilo que está sendo posto para o ser humano como “verdade”.A tarefa da filosofia ao meu ver é fazer o ser humano pensar sobre o porquê de sua existência.
Comente as fases da história grega.
A história da Grécia é dividida em 04 fases:A Grécia Homérica que teve uma grande importância cultural,devido à duas obras que descrevia os acontecimentos da época feitos por homero.A Grécia Arcaica é o período onde se teve uma maior ascensão da democracia e uma revitalização da linguagem escrita.A grécia Clássica que é marcada pelos seus conflitos e guerras.E a Grécia Helenística que é lembrada pela difusão da civilização grega no mundo mediterrâneo.
O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
É o ramo da astronomia que estuda o universo em geral.Foi o período onde se buscava uma explicação mitológica do universo.
O que foi o Período Socrático?
foi um novo período na história da filosofia que é compreendido pelo pensamento de Sócrates e os Sofistas.
O que foi o Período Sistemático?
Foi o período que buscou reunir e sistematizar tudo quanto foi pensado sobre a cosmologia e antropologia.
Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
As Viagens Marítimas,A Invenção do Calendário, A Invenção da Moeda,O Surgimento da Vida Urbana,A Invenção da Escrita Alfabética e a Invenção da Política.
Mencione explique 03 características da filosofia nascente?
Tendência a racionalização, em que somente a Razão é o critério de explicação sobre o mundo.Respostas Conclusivas,para os problemas,procurando oferecer respostas seguras e definitivas.E Tendência a Generalização,Reunindo semelhanças, o pensamento conclui que se trata de uma mesma coisa que aparece para nossos sentidos de maneiras diferentes, e como se fossem coisas diferentes.
O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.
buscar explicitar os conceitos fundamentados usados em todos os campos do pensar e do agir.
Qual a diferença entre Mito e Filosofia?
O ser humano primitivo buscava explicar tudo que ocorria, para isso criou o mito...
mais tarde, para desvendar o mito foi criada a filosofia...
para mim, a diferença entre os dois é que a filosofia usa a razão para explicar as coisas enquanto o mito cria deuses para isso.
Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.
As três Górgonas que fala sobre três irmãs(Medusa,Esteno e Euríale) que eram muito bonitas e pelo fato de Medusa ter provocado a Ira de Atena,transformou ela em mortal e as suas irmãs em mulheres muito feias que tinham a pele escamosa e cobras no cabelo.Medusa era a mais feia delas e que tinha o poder de petrificar as pessoas.

Gislleidy Uchoa 1° C disse...

1.Defina Filosofia e sua tarefa?
Filosofia é a capacidade de manter sempre em vista uma utopia – como um horizonte – jamais será alcançada; mas que nos faz caminhar, ao invés de para e ficar pastando feito cordeirinhos mansos à espera do abate. Filosofia é a faculdade de manter viva a curiosidade da infância e a rebeldia da adolescência.
A Filosofia é um jogo irreverente que parte do que existe, crítica, coloca em dúvida, faz perguntas inoportunas, abre a porta das possibilidades, faz-nos entrever outros mundos e outros modos de compreender a vida. Essa é sua tarefa.
2.Comente as fases da história grega.
A história da Grécia costuma ser dividida pelos historiadores em 04 grandes fases ou épocas: a da Grécia Homérica, corresponde aos 400 anos narrados pelo poeta Homero, em seus 02 grandes poemas, Ilíada e Odisséia; a da Grécia Arcaiaca ou dos 07 sábios, do século VII ao século V antes de Cristo, quando os gregos criaram cidades como Atenas, Esparta, Tebas, Megara, Samos, etc., onde predomina a economia urbana, baseada no artesanato e no comércio; a da Grécia Clássica, nos séculos V e IV antes de Cristo, quando a democracia se desenvolve, a vida intelectual e artística entre o apogeu e Atenas domina a Grécia com seu império comercial e militar; e, finalmente a época Helenística, a partir do final do século IV antes de Cristo, quando a Grécia passa para o poderio de Alexandre da Macedônia e, depois, para as mãos do Império Romano, terminado a história de sua existência independente.
3.O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
Cosmologia é o ramo da astronomia que estuda a origem, estrutura e evolução do Universo a partir da aplicação de métodos científicos..
Período Pré-Socrático ou cosmológico, do final do século VII ao final do século V a.C., quando a Filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações na Natureza.
4.O que foi o Período Socrático?
Período Socrático ou Antropológico, do final do século V e todo o século IV a.C., quando a Filosofia investiga as questões humanas, isto é, a ética, a política e as técnicas (em grego, ântropos, que dizer homem; por isso o período recebeu o nome de antropológico).
5.O que foi o Período Sistemático?
Período Sistemático, do final do século IV ao final do século III a.C., quando a Filosofia busca reunir e sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia, interessando-se, sobretudo em mostrar que tufo pode ser objeto do conhecimento filosófico, desde que as leis do pensamento de suas administrações estejam firmemente estabelecidas para oferecer os critérios da verdade e da ciência.

Gislleidy Uchoa 1°C disse...

6.Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
As Viagens Marítimas; A Invenção do Calendário; A Invenção da Moeda; O Surgimento da Vida Urbana; A Invenção da Escrita Alfabética; A Invenção da Política
Período Pré-Socrático ou cosmológico, do final do século VII ao final do século V a.C., quando a Filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações na Natureza Tendência a Racionalidade, isto é, a razão e somente a razão, com seus princípios e regras, é o critério da explicação de alguma coisa; Repostas Conclusivas, para os problemas, Istoé, colocado um problema, sua solução é submetida à análise, á crítica, á discussão e á demonstração, nunca sendo aceita como uma verdade, se não for provado racionalmente que é verdadeira; Regras de Funcionamento, o filosofo é aquele que justifica suas idéias provando que segue regras universais do pensamento. Para os gregos, é uma lei universal do pensamento que a contradição indica erro ou falsidade.
8.O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.
Radical – a palavra latina radix, radicis significa “raiz”, e no sentido figurado, “fundamento base”. Portanto, a filosofia é radical não no sentido, corriqueiro de ser inflexível (nesse caso seria a antifilosofia!), mas enquanto busca explicitar os conceitos fundamentados usados em todos os campos do pensar e do agir.
Rigorosa – enquanto a “filosofia de vida” não leva as conclusões até as últimas conseqüências, e nem sempre é capaz de examinar os fundamentos dela, o filósofo deve dispor de um método claramente explicitado a fim de proceder com rigor, garantindo a coerência e o exercício da crítica.
De conjunto – enquanto as ciências são particulares, porque abordam “recortes” da realidade e se distinguem de outras formas de conhecimento, e a ação humana expressa nas mais variadas formas (técnica, magia, arte, política, etc.), a filosofia é globalizante, porque examina os problemas sob a perspectiva de conjunto, relacionamento os diversos aspectos.
9.Qual a diferença entre Mito e Filosofia?
O Mito pretendia narrar como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, longínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse, tal como existe agora. A Filosofia ao contrário, se preocupa em explicar como e por que, no passado, no presente e no futuro (isto é, na totalidade do tempo), as coisas são como são.
10.Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.
Na cultura judaico-cristã sobre a Origem do Mundo, este foi criado pela ação de Deus:
- O mundo foi feito em seis dias, sendo o 7º dia para o descanso: 1ºdia: a Luz é criada; 4ºdia: são criado os astros e as estrelas; no 6ºdia: são criados os animais domésticos e o ser humano. No 7ºdia: o Criador abençoa a criação e descansa.
O próprio mito dita um ritmo de tempo, onde o trabalho também é uma criação de Deus, então, devemos trabalhar 6 dias e descansar um.
_________________________________

“Filosofia não é para quem espera acontecer: é para quem sabe e faz à hora.
A Filosofia não é apenas contemplação, ou a forma de transmitir idéias. Não é tão pouco somente a reflexão sobre determinada coisa. É o funcionamento dirigido ao conhecimento ilimitado e a um estilo de vida. A filosofia é uma reação intelectual para o caos que ameaça a inteligência e a vida.”

Amanda Mota disse...

1º)Qual a diferença entre cosmogonia e teogonia?
Cosmogonia: narrativa sobre
o nascimento e a organização do mundo,a partir de forças geradoras divinas.
Teogonia: narrativa da origem dos Deus a partir de seus antepassados.

2º)Levante, a partir do texto, as características do mito primitivo e do mito moderno.
O mito primitivo existe antes do individuo e é só através dele que cada sujeito se reconhece enquanto tal.
mito moderno:o homem moderno tanto quanto o antigo não é só razão mas também afetividade e emoção.A ciência é importante e necessária a construção de mundo, temos que considera que a ciência também pode vira mito, quando somos levados a acreditar que ela é construída a margem da sociedade e de seus interesses.Não podemos negar o mito pois ele é uma das formas fundamentais da existência humana.

3º)Cite uma figura que você considera mítica na atualidade e explique como ela se transformou em uma figura exemplar.
Perseu - matou Medusa, o que ajudou muitas pessoas.
Hércules - passou por vários desafios durante sua vida, e depois se tornou herói por seus feitos.
Teseu - matou o Minotáuro e libertou Dédalo e seu filho do Rei Minos.

4º)Explique o texto seguinte, a partir do conceito de Mito: “Não há homem do campo que não conheça pra seu uso próprio infusões de raízes e folhas para males de diferentes órgãos, banhos de várias ervas para machucados e inflamações, rezas e simpatias para chamar a chuva ou afastar a peste de seu quintal, para livrar-se de uma achaque, para atrair dinheiro, etc. mesmo na cidade, cresce o contingente dos que, de uma forma ou de outra, se ligam ás benzeduras, aos trabalhos nos terreiros, dos que guardam seus amuletos e medalhas, dos que deixam os seus ex-votos junto aos santos, dos que confessam uma crença no poder paranormal de operar que têm certos médiuns ou `doutores`, ou na eficiência de uma simpatia feita com fé e respeito.” (Revista Mito e magia, nº 01, Editora Três.)
O mito é algo inquestionável no sentido que envolve a fé das pessoas em alguem ou algo.Portanto cada lugar tem sua cultura e suas crenças, no campo por ex:mesmo sem terem estudado eles sabem uma erva para cada tipo de doença e isso é um conhecimento que passa de pai pra filho ou seja senso comum.

5º)Cite uma figura da Mitologia Grega e conte um pouco de sua história.
Na mitologia grega, Poseidon era o deus dos mares. Representado como um homem forte, com barbas e segurando sempre um tridente. Era filho do titã Cronos e Rea, irmão de Zeus (deus dos deuses) e de Hades (deus das almas dos mortos, do subterrâneo).
De acordo com a mitologia grega, Poseidon teve várias amantes e com elas vários filhos como, por exemplo, o gigante Órion e o ciclope Polifemo.

Poseidon aparece em vários mitos da Grécia Antiga. Num deles, disputou com a deusa Atena o controle da cidade-estado de Atenas, porém saiu derrotado. Num outro mito ajudou os gregos na Guerra de Tróia. Fez isto para se vingar do rei de Tróia que não havia lhe pagado pela construção do muro na cidade.
Na mitologia romana, Poseidon é conhecido como Netuno.

Amanda Mota disse...

Questões

1º)Defina Filosofia e sua tarefa?
Filosofia é um conhecimento uma espécie de saber que abrange um campo próprio de competência porém não é como as outras ciências que tem um campo bem especifico.
Sua tarefa é tentar resolver problemas da sociedade, do cotidiano, pois exigem argumentos racionais e lógicos.

2º)Comente as fases da história grega.
divididas em 04:
*Grécia Homérica: corresponde aos 400 anos narrados pelo poeta Homero, em seus 02 grandes poemas, Ilíada e Odisséia.
*Grécia Arcaiaca: quando os gregos criaram cidades como Atenas, Esparta, Tebas, Megara, Samos, etc. *Grécia Clássica: quando a democracia se desenvolve, a vida intelectual e artística entre o apogeu e Atenas domina a Grécia com seu império comercial e militar.
*época Helenística: quando a Grécia passa para o poderio de Alexandre da Macedônia e, depois, para as mãos do Império Romano, terminado a história de sua existência independente.

3º)O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
E o período cosmológico foi quando a filosofia se ocupou fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.

4º)O que foi o Período Socrático?
No período pré=socrático a filosofia procurava investigar a ética a política e as técnicas, ou seja, as questões humanas pois era a época em que a democracia florescia e possuia duas características básicas: dentro da filosofia igualdade de todos as homens e a participação de todos no governo.

5º)O que foi o Período Sistemático?
Foi quando a filosofia buscou reunir a sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia interessando-se sobretudo em mostrar que tudo poder ser pensamentos filosófico.

6º)Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
Foram as viagens marítimas, a invenção do calendário, a invenção da moeda, o surgimento da vida urbana, a invenção da escrita alfabética e a invenção da política.

7º)Mencione explique 03 características da filosofia nascente?
*Tendência a Racionalidade: somente razão, com seus princípios r regras.
*Tendências a Generalização: mostrar que uma explicação tem validade para muitas coisas, ou seja, de uma maneira geral.
*Respostas conclusivas: diante dos problemas suas solução é submetida a analise, a critica e discussão e a demonstração.

8º)O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.
Radicalismo quer dizer que a filosofia é radical mas não no sentido corriqueiro de inflexíbilidade mas busca deixar explícito os conceitos fundamentados usados em todos os campos tanto do pensar como no agir.
rigorosa:quando o filósofo faz afirmações ele precisa justifica-las com argumentos e para isso preciso usar a linguagem rigorosa que lhe permitir discutir com outros filósofos.

9º)Qual a diferença entre Mito e Filosofia?
O mito narra como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, logínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse tal como existe no presente.A filosofia, ao contrario, se preocupa em explicar como e por que no passado, no presente e no futuro as coisas são como são.

10º)Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.

Zeus é o deus dos trovões, senhor do Olimpo,ele era filho de Cronos e Réia.Com medo de perder o trono Cronos devorava os próprios filhos.
Até que Zeus nasceu e sua mãe Réia já cansada de tanto sangue e sofrimento deu a Cronos uma pedra embrulhada no lugar de Zeus, salvando sua vida. Réia decidiu que Zeus seria o ultimo filho e encerraria o reinado de sangue e sofrimento e tomaria o trono do pai.
Zeus tinha o poder dos fenômenos atmosféricos e fazia relâmpagos e trovões e com sua mão direita lançava a chuva, podia usar sua força como destruidora, mas também mandava chuvas para as plantações.
Portanto aprendemos que Zeus é o deus que dá ao homem o caminho da razão e também ensina que o verdadeiro conhecimento é obtido apenas a partir da dor.

Ana Beatriz Morais Mesquita disse...

1-Defina a filosofia e a sua tarefa?
É a capacidade de manter viva a curiosidade.É a capacidade de manter sempre em vista uma utopia,é um movimento onde a certeza e a sua negação são apenas dois monmentos,enfim é a procura da verdade ,não só a sua pose ,e a sua tarefa é questionar o mundo,abrir portas para novas possibilidades para que possamos compreender a vida.
2-Comente as fases da história grega.
A história grega é dividida em 4 fases:A Grécia Homérica que teve uma grande importância cultural,devidoas duas obras que descrevia os acontecimentos da época feitos por homero.A Grécia Arcaica é um período onde se teve uma maior ascensão da democracia e uma revitalização da linguagem escrita .A Grécia Clássica que é marcada peloseus conflitos e guerras e a Grécia Helenísta que é lembrada pela difusão da civilização grega no mundo mediterrâneo.
3-O que quer dizer Cosmologia?O que foi o Período Cosmológico?
É o ramo da astronomia que estuda a estrutura e a evolução do universo em seu todo,preocupando-se tanto com a origem quanto com a evolução.Foi quando a Filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.
4-O que foi o Período Socrático?
Ocorreu entre o final do séc.IV a.C.,foi quando a Filosofia investigou as questões humanas,isto é,a ética,a política e as técnicas.
5-O que foi o Período Sistemático?
Foi quando a Filosofia entre o final do séc.IV e o final do séc.III,busca reunir e sistematizar o que foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia.

Ana Beatriz Morais Mesquita disse...

6-Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
As Viagens Marítimas,A Invenção do Calendário, da Moeda,da Escrita Alfabética,da Política e O Surgimento da vida urbana.
7-Mencione ,explique 03 características da filosofia nascente?
Tendência a racionalização, em que somente a Razão é o critério de explicação sobre o mundo.Respostas Conclusivas,para os problemas,procurando oferecer respostas seguras e definitivas.E Tendência a Generalização,Reunindo semelhanças, o pensamento conclui que se trata de uma mesma coisa que aparece para nossos sentidos de maneiras diferentes, e como se fossem coisas diferentes.
8-O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica?
Radical -a palvra latim radix,radicis significa ''raiz'',e no sentido figurado,''fundamento base''.Portanto,a filosofia é radical não no sentido,corriqueiro de ser inflexível(nesse caso seria a antifilosofia!),mas enquanto busca explicitar os conceitos fundamentados usados em todos os campos do pensar e do agir.
Rigorosa-enquanto a ''filosofia de vida''não leva as conclusões até as últimas consequências,e nem sempre é capaz de examinar os fundamentos dela,o filósofo deve dispor de um método claramente explicitado a fim de proceder com rigor,garantindo a coerência e o exercício da crítica.
De conjunto-enquanto as ciências são particulares,porque abordam ''recortes'' da realidade e se distinguem de outras formas de conhecimento,e a ação humana expressa nas mais variadas formas (técnica,magia,arte,política,etc),a filosofia é globalizante,porque examina os problemas sob a perspectiva de conjunto,relacionamento os diversos aspectos.
9-Qual a diferença entre mito e filosofia?
O mito não se importava com o fabuloso e o incompreensível,não so porque esses eram traços da narrativa mítica.Como também porque a confiança e a crença no MITO vinham da autoridade religiosa do narrador.A filosofia, ao contrário,não admitecontradições,fabulação e coisas imcompreensíveis,mas exige que a explicação seja coerente ,lógica e racional;além disso,a autoridade da explicação não vem da pessoa do filosofo ,mas da razão ,que é a mesma em todos os seres humanos .
10-Escreva sobre alguma narrativa mitológica,conhecida por você .
Mitologia:As três Górgonas,originalmente,tinham rostos muito belos e corpos bem delineados,além de apresentarem graciosas asas douradas arqueadas por sobre os ombros.Essas irmãs,filhas imortais de Fórcis(o''Grisalho'',filho do extremo Ocidente)e Ceto (os dois são divindades marinhas),chamvam-se Medusa(''a ladina''),Esteno(''a forte'')e Euríale(''a que corre o mundo'').Medusa provocou a ira de Atena ao fazer amor com Podeidon(deus do Mar)em um dos santuários desta.Enfurecida,Atena tornou-se mortal e a transformou,e às suas irmãs,em feias megeras,as ''Repugnantes''.Tinham a pele escamosa de um lagarto e cobras silvantes por cabelos;sua língua era protuberante,cercada por presas de javali.Medusa era a mais feia e petrificadora dad três.

Georgiana disse...

1.Defina filosofia e sua terefa?é o estudo de problemas fundamentais relacionados a existencia,ao conhecimento,a verdade,aos valores morais e esteticos,á mente e á linguagem.Sua tarefa é fazer o ser humano pensar sobre o porque~de sua existencia.2.Comente as fases da historia grega.A historia da Grécia esta dividida em 04 fases:A Grécia Homérica que teve uma grande importancia cultural,devido á duas obras que descrevia os acontecimentos da época feitos por Homero.A Grécia Arcaica é o periodo onde se teve uma maior ascensão da democracia e uma revitalizacão da linguagem escrita.A Grécia Clássica que é marcada pelos seus conflitos e guerras.E a Grécia Helenística que é lembrada pela difusão da civilizaçao grega no mundo mediterraneo.O que quer dizer cosmologia?E o que foi o período cosmológico?é ramo da astronomia que estuda a origem,estrutura e evoluçao do universo a partir da aplicaçao de métodos científicos.foi o período onde se buscava uma explicaçao mitológica do universo.O que foi o periodo Socrático?foi o período em que a filosofia investiga as questões humanas,isto é,a ética,a política,e as técnicas.O que foi o periodo Sistemático?foi o periodo que buscou reunir e sistematizar tudo quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia.Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?As viagens marítimas,A invenção do calendário,A invenção da moeda,O surgimento da vida urbana,A invenção da escrita alfabética,A invenção da política.Mencione explique 03 caracteristicas da fiolosofia nascente?tendencia racional,em que somente a razão é o critério de explicação sobre o mundo segundo seus próprios princípios,a submiçao dos problemas á analise crítica.discurssão,demonstraçao,procurando oferecer respostas seguras e definitivas,e o pensamento que é a fonte do conhecimento.O que que dizer radicalismo,rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica?buscar explitar os conceitos fundamentos usados em todos os campos de pensar e do agir.Qual a diferença entre Mito e Filosofia?O mito não se importa com as contradições,com o fabuloso e o incompreensível,não só porque esses eram traços próprios da narrativa mítica.A filosofia,ao contrário,não admite contradições,fabulação e coisas imconpreensíveis,mas exige que a explicação seja coerente,lógica e racional.Escreva sobre alguma narrativa mitológica conhecida por voce.As tres Górgonas que falam sobre as tres irmãs que sao medusa Esteno e Euriale que tinham rostos muito belos e corpos bem delineados,além de apresentarem graciosas asas douradas e pelo fato de Medusa ter provocado a Ira de Atena.

Evandro /2º ano D/E.E.M Eliezer de Freitas Guimarães disse...

1º)Qual a diferença entre cosmogonia e teogonia?
Cosmogonia: narrativa sobre
o nascimento e a organização do mundo,a partir de forças geradoras divinas.
Teogonia: narrativa da origem dos Deus a partir de seus antepassados.

2º)Levante, a partir do texto, as características do mito primitivo e do mito moderno.
O mito primitivo existe antes do individuo e é só através dele que cada sujeito se reconhece enquanto tal.
mito moderno:o homem moderno tanto quanto o antigo não é só razão mas também afetividade e emoção.A ciência é importante e necessária a construção de mundo, temos que considera que a ciência também pode vira mito, quando somos levados a acreditar que ela é construída a margem da sociedade e de seus interesses.Não podemos negar o mito pois ele é uma das formas fundamentais da existência humana.

3º)Cite uma figura que você considera mítica na atualidade e explique como ela se transformou em uma figura exemplar.
Perseu - matou Medusa, o que ajudou muitas pessoas.
Hércules - passou por vários desafios durante sua vida, e depois se tornou herói por seus feitos.
Teseu - matou o Minotáuro e libertou Dédalo e seu filho do Rei Minos.

4º)Explique o texto seguinte, a partir do conceito de Mito: “Não há homem do campo que não conheça pra seu uso próprio infusões de raízes e folhas para males de diferentes órgãos, banhos de várias ervas para machucados e inflamações, rezas e simpatias para chamar a chuva ou afastar a peste de seu quintal, para livrar-se de uma achaque, para atrair dinheiro, etc. mesmo na cidade, cresce o contingente dos que, de uma forma ou de outra, se ligam ás benzeduras, aos trabalhos nos terreiros, dos que guardam seus amuletos e medalhas, dos que deixam os seus ex-votos junto aos santos, dos que confessam uma crença no poder paranormal de operar que têm certos médiuns ou `doutores`, ou na eficiência de uma simpatia feita com fé e respeito.” (Revista Mito e magia, nº 01, Editora Três.)
O mito é algo inquestionável no sentido que envolve a fé das pessoas em alguem ou algo.Portanto cada lugar tem sua cultura e suas crenças, no campo por ex:mesmo sem terem estudado eles sabem uma erva para cada tipo de doença e isso é um conhecimento que passa de pai pra filho ou seja senso comum.

5º)Cite uma figura da Mitologia Grega e conte um pouco de sua história.
Na mitologia grega, Poseidon era o deus dos mares. Representado como um homem forte, com barbas e segurando sempre um tridente. Era filho do titã Cronos e Rea, irmão de Zeus (deus dos deuses) e de Hades (deus das almas dos mortos, do subterrâneo).
De acordo com a mitologia grega, Poseidon teve várias amantes e com elas vários filhos como, por exemplo, o gigante Órion e o ciclope Polifemo.

Poseidon aparece em vários mitos da Grécia Antiga. Num deles, disputou com a deusa Atena o controle da cidade-estado de Atenas, porém saiu derrotado. Num outro mito ajudou os gregos na Guerra de Tróia. Fez isto para se vingar do rei de Tróia que não havia lhe pagado pela construção do muro na cidade.
Na mitologia romana, Poseidon é conhecido como Netuno.

Denis Costa 1° I Noite disse...

1° A Filosofia é movimento, pois o mundo é movimento. A certeza e sua negação são apenas dois momentos (a tese e a antítese) que serão superados pela síntese, a qual, por sua vez, será nova tese, e assim por diante. A Filosofia é a procura da verdade, não a sua pose.

Roberto gomes da silva junior disse...

1ªDefina Filosofia e sua tarefa?
R=Filosofia é a faculdade de manter viva a curiosidade,

Italo Santos / 1°ano "G" TARD E disse...

1º)Defina Filosofia e sua tarefa?
Filosofia é um conhecimento uma espécie de saber que abrange um campo próprio de competência porém não é como as outras ciências que tem um campo bem especifico.
Sua tarefa é tentar resolver problemas da sociedade, do cotidiano, pois exigem argumentos racionais e lógicos.

2º)Comente as fases da história grega.
divididas em 04:
*Grécia Homérica: corresponde aos 400 anos narrados pelo poeta Homero, em seus 02 grandes poemas, Ilíada e Odisséia.
*Grécia Arcaiaca: quando os gregos criaram cidades como Atenas, Esparta, Tebas, Megara, Samos, etc. *Grécia Clássica: quando a democracia se desenvolve, a vida intelectual e artística entre o apogeu e Atenas domina a Grécia com seu império comercial e militar.
*época Helenística: quando a Grécia passa para o poderio de Alexandre da Macedônia e, depois, para as mãos do Império Romano, terminado a história de sua existência independente.

3º)O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
E o período cosmológico foi quando a filosofia se ocupou fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.

4º)O que foi o Período Socrático?
No período pré=socrático a filosofia procurava investigar a ética a política e as técnicas, ou seja, as questões humanas pois era a época em que a democracia florescia e possuia duas características básicas: dentro da filosofia igualdade de todos as homens e a participação de todos no governo.

5º)O que foi o Período Sistemático?
Foi quando a filosofia buscou reunir a sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia interessando-se sobretudo em mostrar que tudo poder ser pensamentos filosófico.

6º)Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
Foram as viagens marítimas, a invenção do calendário, a invenção da moeda, o surgimento da vida urbana, a invenção da escrita alfabética e a invenção da política.

7º)Mencione explique 03 características da filosofia nascente?
*Tendência a Racionalidade: somente razão, com seus princípios r regras.
*Tendências a Generalização: mostrar que uma explicação tem validade para muitas coisas, ou seja, de uma maneira geral.
*Respostas conclusivas: diante dos problemas suas solução é submetida a analise, a critica e discussão e a demonstração.

8º)O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.
Radicalismo quer dizer que a filosofia é radical mas não no sentido corriqueiro de inflexíbilidade mas busca deixar explícito os conceitos fundamentados usados em todos os campos tanto do pensar como no agir.
rigorosa:quando o filósofo faz afirmações ele precisa justifica-las com argumentos e para isso preciso usar a linguagem rigorosa que lhe permitir discutir com outros filósofos.

9º)Qual a diferença entre Mito e Filosofia?
O mito narra como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, logínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse tal como existe no presente.A filosofia, ao contrario, se preocupa em explicar como e por que no passado, no presente e no futuro as coisas são como são.

10º)Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.

Zeus é o deus dos trovões, senhor do Olimpo,ele era filho de Cronos e Réia.Com medo de perder o trono Cronos devorava os próprios filhos.
Até que Zeus nasceu e sua mãe Réia já cansada de tanto sangue e sofrimento deu a Cronos uma pedra embrulhada no lugar de Zeus, salvando sua vida. Réia decidiu que Zeus seria o ultimo filho e encerraria o reinado de sangue e sofrimento e tomaria o trono do pai.
Zeus tinha o poder dos fenômenos atmosféricos e fazia relâmpagos e trovões e com sua mão direita lançava a chuva, podia usar sua força como destruidora, mas também mandava chuvas para as plantações.
Portanto aprendemos que Zeus é o deus que dá ao homem o caminho da razão e também ensina que o verdadeiro conhecimento é obtido apenas a partir da dor.

Italo Santos / 1°ano "G" TARD E disse...

1º)Defina Filosofia e sua tarefa?
Filosofia é um conhecimento uma espécie de saber que abrange um campo próprio de competência porém não é como as outras ciências que tem um campo bem especifico.
Sua tarefa é tentar resolver problemas da sociedade, do cotidiano, pois exigem argumentos racionais e lógicos.

2º)Comente as fases da história grega.
divididas em 04:
*Grécia Homérica: corresponde aos 400 anos narrados pelo poeta Homero, em seus 02 grandes poemas, Ilíada e Odisséia.
*Grécia Arcaiaca: quando os gregos criaram cidades como Atenas, Esparta, Tebas, Megara, Samos, etc. *Grécia Clássica: quando a democracia se desenvolve, a vida intelectual e artística entre o apogeu e Atenas domina a Grécia com seu império comercial e militar.
*época Helenística: quando a Grécia passa para o poderio de Alexandre da Macedônia e, depois, para as mãos do Império Romano, terminado a história de sua existência independente.

3º)O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
E o período cosmológico foi quando a filosofia se ocupou fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.

4º)O que foi o Período Socrático?
No período pré=socrático a filosofia procurava investigar a ética a política e as técnicas, ou seja, as questões humanas pois era a época em que a democracia florescia e possuia duas características básicas: dentro da filosofia igualdade de todos as homens e a participação de todos no governo.

5º)O que foi o Período Sistemático?
Foi quando a filosofia buscou reunir a sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia interessando-se sobretudo em mostrar que tudo poder ser pensamentos filosófico.

6º)Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
Foram as viagens marítimas, a invenção do calendário, a invenção da moeda, o surgimento da vida urbana, a invenção da escrita alfabética e a invenção da política.

7º)Mencione explique 03 características da filosofia nascente?
*Tendência a Racionalidade: somente razão, com seus princípios r regras.
*Tendências a Generalização: mostrar que uma explicação tem validade para muitas coisas, ou seja, de uma maneira geral.
*Respostas conclusivas: diante dos problemas suas solução é submetida a analise, a critica e discussão e a demonstração.

8º)O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.
Radicalismo quer dizer que a filosofia é radical mas não no sentido corriqueiro de inflexíbilidade mas busca deixar explícito os conceitos fundamentados usados em todos os campos tanto do pensar como no agir.
rigorosa:quando o filósofo faz afirmações ele precisa justifica-las com argumentos e para isso preciso usar a linguagem rigorosa que lhe permitir discutir com outros filósofos.

9º)Qual a diferença entre Mito e Filosofia?
O mito narra como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, logínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse tal como existe no presente.A filosofia, ao contrario, se preocupa em explicar como e por que no passado, no presente e no futuro as coisas são como são.

10º)Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.

Zeus é o deus dos trovões, senhor do Olimpo,ele era filho de Cronos e Réia.Com medo de perder o trono Cronos devorava os próprios filhos.
Até que Zeus nasceu e sua mãe Réia já cansada de tanto sangue e sofrimento deu a Cronos uma pedra embrulhada no lugar de Zeus, salvando sua vida. Réia decidiu que Zeus seria o ultimo filho e encerraria o reinado de sangue e sofrimento e tomaria o trono do pai.
Zeus tinha o poder dos fenômenos atmosféricos e fazia relâmpagos e trovões e com sua mão direita lançava a chuva, podia usar sua força como destruidora, mas também mandava chuvas para as plantações.
Portanto aprendemos que Zeus é o deus que dá ao homem o caminho da razão e também ensina que o verdadeiro conhecimento é obtido apenas a partir da dor.

Unknown disse...

DEFINA FILOSOFIA E SUA TAREFA?
A Filosofia é um jogo irreverente que parte do que existe, crítica, coloca em dúvida, faz perguntas inoportunas, abre a porta das possibilidades, faz-nos entrever outros mundos e outros modos de compreender a vida. Essa é sua tarefa.

Italo Santos / 1°ano "G" TARD E disse...

1º)Defina Filosofia e sua tarefa?
Filosofia é um conhecimento uma espécie de saber que abrange um campo próprio de competência porém não é como as outras ciências que tem um campo bem especifico.
Sua tarefa é tentar resolver problemas da sociedade, do cotidiano, pois exigem argumentos racionais e lógicos.

2º)Comente as fases da história grega.
divididas em 04:
*Grécia Homérica: corresponde aos 400 anos narrados pelo poeta Homero, em seus 02 grandes poemas, Ilíada e Odisséia.
*Grécia Arcaiaca: quando os gregos criaram cidades como Atenas, Esparta, Tebas, Megara, Samos, etc. *Grécia Clássica: quando a democracia se desenvolve, a vida intelectual e artística entre o apogeu e Atenas domina a Grécia com seu império comercial e militar.
*época Helenística: quando a Grécia passa para o poderio de Alexandre da Macedônia e, depois, para as mãos do Império Romano, terminado a história de sua existência independente.

3º)O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
E o período cosmológico foi quando a filosofia se ocupou fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.

4º)O que foi o Período Socrático?
No período pré=socrático a filosofia procurava investigar a ética a política e as técnicas, ou seja, as questões humanas pois era a época em que a democracia florescia e possuia duas características básicas: dentro da filosofia igualdade de todos as homens e a participação de todos no governo.

5º)O que foi o Período Sistemático?
Foi quando a filosofia buscou reunir a sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia interessando-se sobretudo em mostrar que tudo poder ser pensamentos filosófico.

6º)Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
Foram as viagens marítimas, a invenção do calendário, a invenção da moeda, o surgimento da vida urbana, a invenção da escrita alfabética e a invenção da política.

7º)Mencione explique 03 características da filosofia nascente?
*Tendência a Racionalidade: somente razão, com seus princípios r regras.
*Tendências a Generalização: mostrar que uma explicação tem validade para muitas coisas, ou seja, de uma maneira geral.
*Respostas conclusivas: diante dos problemas suas solução é submetida a analise, a critica e discussão e a demonstração.

8º)O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.
Radicalismo quer dizer que a filosofia é radical mas não no sentido corriqueiro de inflexíbilidade mas busca deixar explícito os conceitos fundamentados usados em todos os campos tanto do pensar como no agir.
rigorosa:quando o filósofo faz afirmações ele precisa justifica-las com argumentos e para isso preciso usar a linguagem rigorosa que lhe permitir discutir com outros filósofos.

9º)Qual a diferença entre Mito e Filosofia?
O mito narra como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, logínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse tal como existe no presente.A filosofia, ao contrario, se preocupa em explicar como e por que no passado, no presente e no futuro as coisas são como são.

10º)Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.

Zeus é o deus dos trovões, senhor do Olimpo,ele era filho de Cronos e Réia.Com medo de perder o trono Cronos devorava os próprios filhos.
Até que Zeus nasceu e sua mãe Réia já cansada de tanto sangue e sofrimento deu a Cronos uma pedra embrulhada no lugar de Zeus, salvando sua vida. Réia decidiu que Zeus seria o ultimo filho e encerraria o reinado de sangue e sofrimento e tomaria o trono do pai.
Zeus tinha o poder dos fenômenos atmosféricos e fazia relâmpagos e trovões e com sua mão direita lançava a chuva, podia usar sua força como destruidora, mas também mandava chuvas para as plantações.
Portanto aprendemos que Zeus é o deus que dá ao homem o caminho da razão e também ensina que o verdadeiro conhecimento é obtido apenas a partir da dor.

Ana Waleska / 1° ano G tarde disse...

1º)Defina Filosofia e sua tarefa?
Filosofia é um conhecimento uma espécie de saber que abrange um campo próprio de competência porém não é como as outras ciências que tem um campo bem especifico.
Sua tarefa é tentar resolver problemas da sociedade, do cotidiano, pois exigem argumentos racionais e lógicos.

2º)Comente as fases da história grega.
divididas em 04:
*Grécia Homérica: corresponde aos 400 anos narrados pelo poeta Homero, em seus 02 grandes poemas, Ilíada e Odisséia.
*Grécia Arcaiaca: quando os gregos criaram cidades como Atenas, Esparta, Tebas, Megara, Samos, etc. *Grécia Clássica: quando a democracia se desenvolve, a vida intelectual e artística entre o apogeu e Atenas domina a Grécia com seu império comercial e militar.
*época Helenística: quando a Grécia passa para o poderio de Alexandre da Macedônia e, depois, para as mãos do Império Romano, terminado a história de sua existência independente.

3º)O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
E o período cosmológico foi quando a filosofia se ocupou fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.

4º)O que foi o Período Socrático?
No período pré=socrático a filosofia procurava investigar a ética a política e as técnicas, ou seja, as questões humanas pois era a época em que a democracia florescia e possuia duas características básicas: dentro da filosofia igualdade de todos as homens e a participação de todos no governo.

5º)O que foi o Período Sistemático?
Foi quando a filosofia buscou reunir a sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia interessando-se sobretudo em mostrar que tudo poder ser pensamentos filosófico.

6º)Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
Foram as viagens marítimas, a invenção do calendário, a invenção da moeda, o surgimento da vida urbana, a invenção da escrita alfabética e a invenção da política.

7º)Mencione explique 03 características da filosofia nascente?
*Tendência a Racionalidade: somente razão, com seus princípios r regras.
*Tendências a Generalização: mostrar que uma explicação tem validade para muitas coisas, ou seja, de uma maneira geral.
*Respostas conclusivas: diante dos problemas suas solução é submetida a analise, a critica e discussão e a demonstração.

8º)O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.
Radicalismo quer dizer que a filosofia é radical mas não no sentido corriqueiro de inflexíbilidade mas busca deixar explícito os conceitos fundamentados usados em todos os campos tanto do pensar como no agir.
rigorosa:quando o filósofo faz afirmações ele precisa justifica-las com argumentos e para isso preciso usar a linguagem rigorosa que lhe permitir discutir com outros filósofos.

9º)Qual a diferença entre Mito e Filosofia?
O mito narra como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, logínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse tal como existe no presente.A filosofia, ao contrario, se preocupa em explicar como e por que no passado, no presente e no futuro as coisas são como são.

10º)Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.

Zeus é o deus dos trovões, senhor do Olimpo,ele era filho de Cronos e Réia.Com medo de perder o trono Cronos devorava os próprios filhos.
Até que Zeus nasceu e sua mãe Réia já cansada de tanto sangue e sofrimento deu a Cronos uma pedra embrulhada no lugar de Zeus, salvando sua vida. Réia decidiu que Zeus seria o ultimo filho e encerraria o reinado de sangue e sofrimento e tomaria o trono do pai.
Zeus tinha o poder dos fenômenos atmosféricos e fazia relâmpagos e trovões e com sua mão direita lançava a chuva, podia usar sua força como destruidora, mas também mandava chuvas para as plantações.
Portanto aprendemos que Zeus é o deus que dá ao homem o caminho da razão e também ensina que o verdadeiro conhecimento é obtido apenas a partir da dor.

rayanny medeiros 1g disse...

1-filosofia e sua terefa?é o estudo de problemas fundamentais relacionados a existencia,ao conhecimento,a verdade,aos valores morais e esteticos,á mente e á linguagem.Sua tarefa é fazer o ser humano pensar sobre o porque~de sua existencia.
2-É o ramo da astronomia que estuda o universo em geral.Foi o período onde se buscava uma explicação mitológica do universo.
3-.O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
Cosmologia é o ramo da astronomia que estuda a origem, estrutura e evolução do Universo a partir da aplicação de métodos científicos..
Período Pré-Socrático ou cosmológico, do final do século VII ao final do século V a.C., quando a Filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações na Natureza.
4.O que foi o Período Socrático?
Período Socrático ou Antropológico, do final do século V e todo o século IV a.C., quando a Filosofia investiga as questões humanas, isto é, a ética, a política e as técnicas (em grego, ântropos, que dizer homem; por isso o período recebeu o nome de antropológico).
5.O que foi o Período Sistemático?
Período Sistemático, do final do século IV ao final do século III a.C., quando a Filosofia busca reunir e sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia, interessando-se, sobretudo em mostrar que tufo pode ser objeto do conhecimento filosófico, desde que as leis do pensamento de suas administrações estejam firmemente estabelecidas para oferecer os critérios da verdade e da ciência.

rayanny medeiros 1g disse...

6-.Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
As Viagens Marítimas; A Invenção do Calendário; A Invenção da Moeda; O Surgimento da Vida Urbana; A Invenção da Escrita Alfabética; A Invenção da Política
Período Pré-Socrático ou cosmológico, do final do século VII ao final do século V a.C., quando a Filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações na Natureza Tendência a Racionalidade, isto é, a razão e somente a razão, com seus princípios e regras, é o critério da explicação de alguma coisa; Repostas Conclusivas, para os problemas, Istoé, colocado um problema, sua solução é submetida à análise, á crítica, á discussão e á demonstração, nunca sendo aceita como uma verdade, se não for provado racionalmente que é verdadeira; Regras de Funcionamento, o filosofo é aquele que justifica suas idéias provando que segue regras universais do pensamento. Para os gregos, é uma lei universal do pensamento que a contradição indica erro ou falsidade.

8.O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.
Radical – a palavra latina radix, radicis significa “raiz”, e no sentido figurado, “fundamento base”. Portanto, a filosofia é radical não no sentido, corriqueiro de ser inflexível (nesse caso seria a antifilosofia!), mas enquanto busca explicitar os conceitos fundamentados usados em todos os campos do pensar e do agir.
Rigorosa – enquanto a “filosofia de vida” não leva as conclusões até as últimas conseqüências, e nem sempre é capaz de examinar os fundamentos dela, o filósofo deve dispor de um método claramente explicitado a fim de proceder com rigor, garantindo a coerência e o exercício da crítica.
De conjunto – enquanto as ciências são particulares, porque abordam “recortes” da realidade e se distinguem de outras formas de conhecimento, e a ação humana expressa nas mais variadas formas (técnica, magia, arte, política, etc.), a filosofia é globalizante, porque examina os problemas sob a perspectiva de conjunto, relacionamento os diversos aspectos.
9.Qual a diferença entre Mito e Filosofia?
O Mito pretendia narrar como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, longínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse, tal como existe agora. A Filosofia ao contrário, se preocupa em explicar como e por que, no passado, no presente e no futuro (isto é, na totalidade do tempo), as coisas são como são.
10.Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.
Na cultura judaico-cristã sobre a Origem do Mundo, este foi criado pela ação de Deus:
- O mundo foi feito em seis dias, sendo o 7º dia para o descanso: 1ºdia: a Luz é criada; 4ºdia: são criado os astros e as estrelas; no 6ºdia: são criados os animais domésticos e o ser humano. No 7ºdia: o Criador abençoa a criação e descansa.cccx

cecilia 1G disse...

1- É a capacidade de manter sempre em vista uma utopia – como um horizonte – jamais será alcançada. A tarefa é fazer do ser humano pensar sobre o porque de sua existencia.

2- A história da Grécia costuma ser dividida pelos historiadores em 04 grandes fases ou épocas: a da Grécia Homérica, corresponde aos 400 anos narrados pelo poeta Homero, em seus 02 grandes poemas, Ilíada e Odisséia; a da Grécia Arcaiaca ou dos 07 sábios, do século VII ao século V antes de Cristo, quando os gregos criaram cidades como Atenas, Esparta, Tebas, Megara, Samos, etc., onde predomina a economia urbana, baseada no artesanato e no comércio; a da Grécia Clássica, nos séculos V e IV antes de Cristo, quando a democracia se desenvolve, a vida intelectual e artística entre o apogeu e Atenas domina a Grécia com seu império comercial e militar; e, finalmente a época Helenística, a partir do final do século IV antes de Cristo, quando a Grécia passa para o poderio de Alexandre da Macedônia e, depois, para as mãos do Império Romano, terminado a história de sua existência independente.

3- Cosmologia é o ramo da astronomia que estuda a origem, estrutura e evolução do Universo a partir da aplicação de métodos científicos..
Período Pré-Socrático ou cosmológico, do final do século VII ao final do século V a.C., quando a Filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações na Natureza.

4- Período Socrático ou Antropológico, do final do século V e todo o século IV a.C., quando a Filosofia investiga as questões humanas, isto é, a ética, a política e as técnicas (em grego, ântropos, que dizer homem; por isso o período recebeu o nome de antropológico).

5- Período Sistemático, do final do século IV ao final do século III a.C., quando a Filosofia busca reunir e sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia, interessando-se, sobretudo em mostrar que tufo pode ser objeto do conhecimento filosófico, desde que as leis do pensamento de suas administrações estejam firmemente estabelecidas para oferecer os critérios da verdade e da ciência.

hadna midian 1G disse...

1- É a capacidade de manter sempre em vista uma utopia – como um horizonte – jamais será alcançada. A tarefa é fazer do ser humano pensar sobre o porque de sua existencia.

2- A história da Grécia costuma ser dividida pelos historiadores em 04 grandes fases ou épocas: a da Grécia Homérica, corresponde aos 400 anos narrados pelo poeta Homero, em seus 02 grandes poemas, Ilíada e Odisséia; a da Grécia Arcaiaca ou dos 07 sábios, do século VII ao século V antes de Cristo, quando os gregos criaram cidades como Atenas, Esparta, Tebas, Megara, Samos, etc., onde predomina a economia urbana, baseada no artesanato e no comércio; a da Grécia Clássica, nos séculos V e IV antes de Cristo, quando a democracia se desenvolve, a vida intelectual e artística entre o apogeu e Atenas domina a Grécia com seu império comercial e militar; e, finalmente a época Helenística, a partir do final do século IV antes de Cristo, quando a Grécia passa para o poderio de Alexandre da Macedônia e, depois, para as mãos do Império Romano, terminado a história de sua existência independente.

3- Cosmologia é o ramo da astronomia que estuda a origem, estrutura e evolução do Universo a partir da aplicação de métodos científicos..
Período Pré-Socrático ou cosmológico, do final do século VII ao final do século V a.C., quando a Filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações na Natureza.

4- Período Socrático ou Antropológico, do final do século V e todo o século IV a.C., quando a Filosofia investiga as questões humanas, isto é, a ética, a política e as técnicas (em grego, ântropos, que dizer homem; por isso o período recebeu o nome de antropológico).

5- Período Sistemático, do final do século IV ao final do século III a.C., quando a Filosofia busca reunir e sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia, interessando-se, sobretudo em mostrar que tufo pode ser objeto do conhecimento filosófico, desde que as leis do pensamento de suas administrações estejam firmemente estabelecidas para oferecer os critérios da verdade e da ciência.

Jamilson/ beth 1º G nº 29/17 disse...

01-Defina a filosofia e sua tarefa.
É a capacidade de manter viva a curiosidade e de manter sempre em vista uma utopia, sua tarefa é tentar resolver problemas da sociedade, do cotidiano, que exigem argumentos racionais e lógicos.

02-Comente as fases da história grega.
A história da Grécia é dividida em 04 fases:A Grécia Homérica que teve uma grande importância cultural,devido à duas obras que descrevia os acontecimentos da época feitos por homero.A Grécia Arcaica é o período onde se teve uma maior ascensão da democracia e uma revitalização da linguagem escrita.A grécia Clássica que é marcada pelos seus conflitos e guerras.E a Grécia Helenística que é lembrada pela difusão da civilização grega no mundo mediterrâneo.

03-O que quer dizer cosmologia ? O que foi o período cosmológico ?
é ramo da astronomia que estuda a origem,estrutura e evoluçao do universo a partir da aplicaçao de métodos científicos.foi o período onde se buscava uma explicaçao mitológica do universo.

carol 1g ; disse...

1-Defina a filosofia e a sua tarefa?É a capacidade de manter viva a curiosidade.sua tarefa é questionar o mundo,abrir portas para novas possibilidades para que possamos compreender a vida.

2-Comente as fases da história grega.
A história grega é dividida em 4 fases:A Grécia Homérica que teve uma grande importância cultural,A Grécia Arcaica é um período onde se teve uma maior ascensão da democracia e uma revitalização da linguagem escrita,.A Grécia Clássica que é marcada peloseus conflitos e guerras e a Grécia Helenísta que é lembrada pela difusão da civilização grega no mundo mediterrâneo.

ana carla e neise mariana 1G disse...

1.
Defina Filosofia e sua tarefa?É uma forma de questionar aquilo que está sendo posto para o ser humano como “verdade”.A tarefa da filosofia ao meu ver é fazer o ser humano pensar sobre o porquê de sua existência.
2.
Comente as fases da história grega.Grécia Homérica, corresponde aos 400 anos narrados pelo poeta Homero, em seus 02 grandes poemas, Ilíada e Odisséia; a da Grécia Arcaiaca ou dos 07 sábios, do século VII ao século V antes de Cristo, quando os gregos criaram cidades como Atenas, Esparta, Tebas, Megara, Samos, etc., onde predomina a economia urbana, baseada no artesanato e no comércio; a da Grécia Clássica, nos séculos V e IV antes de Cristo, quando a democracia se desenvolve, a vida intelectual e artística entre o apogeu e Atenas domina a Grécia com seu império comercial e militar; e, finalmente a época Helenística, a partir do final do século IV antes de Cristo, quando a Grécia passa para o poderio de Alexandre da Macedônia e, depois, para as mãos do Império Romano, terminado a história de sua existência independente. Os períodos da Filosofia não correspondem exatamente a essas épocas, já que ela não existe na Grécia Homérica e só aparece nos meados da Grécia Arcaica. Entretanto, o apogeu da Filosofia aconteceu antes do apogeu da cultura e da sociedade gregas: portanto, durante a Grécia Clássica.
3.
O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?Cosmogonia é a narrativa sobre o nascimento e a organização do mundo, a partir de forças geradoras (pai e mãe) divinas.
4.
O que foi o Período Socrático?foi um novo período na história da filosofia que é compreendido pelo pensamento de Sócrates e os Sofistas.
5.
O que foi o Período Sistemático?Foi o período que buscou reunir e sistematizar tudo quanto foi pensado sobre a cosmologia e antropologia.
6.
Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?As Viagens Marítimas,A Invenção do Calendário, A Invenção da Moeda,O Surgimento da Vida Urbana,A Invenção da Escrita Alfabética e a Invenção da Política.
7.
Mencione explique 03 características da filosofia nascente?Tendência a racionalização, em que somente a Razão é o critério de explicação sobre o mundo.Respostas Conclusivas,para os problemas,procurando oferecer respostas seguras e definitivas.E Tendência a Generalização,Reunindo semelhanças, o pensamento conclui que se trata de uma mesma coisa que aparece para nossos sentidos de maneiras diferentes, e como se fossem coisas diferentes.
8.
O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.buscar explicitar os conceitos fundamentados usados em todos os campos do pensar e do agir.
9.
Qual a diferença entre Mito e Filosofia?O ser humano primitivo buscava explicar tudo que ocorria, para isso criou o mito...
mais tarde, para desvendar o mito foi criada a filosofia...
para mim, a diferença entre os dois é que a filosofia usa a razão para explicar as coisas enquanto o mito cria deuses para isso.
Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.
10.
Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.

Renato Santana 1º H disse...

Defina Filosofia e sua tarefa?

R= É uma forma de questionar aquilo que está sendo posto para o ser humano como “verdade”.A tarefa da filosofia ao meu ver é fazer o ser humano pensar sobre o porquê de sua existência.

marcos breno 1º H disse...

Defina Filosofia e sua tarefa?

R= É uma forma de questionar aquilo que está sendo posto para o ser humano como “verdade”.A tarefa da filosofia ao meu ver é fazer o ser humano pensar sobre o porquê de sua existência.

thiago nunes da silva 1ºH disse...

a filosofia pra mim é muito diversificada por que fala de muitas coisas da população,ou seja do ser humano,ex;mito,pelo oq eu entendie ja sabia assim é q o proprio relata de coisas antigas e novas tambem,é muito bom pra conversar com pessoas mas velhas e novas,etc...resumo é muito bom pro ser humano,tambem é bom pra relachar na conversa desabafar e demostrar oq vc sente num dialogo com ambas pessoas......

Renato Santana 1º H disse...

1)Defina Filosofia e sua tarefa?

R= É uma forma de questionar aquilo que está sendo posto para o ser humano como “verdade”.A tarefa da filosofia ao meu ver é fazer o ser humano pensar sobre o porquê de sua existência.

2)Comente as fases da história grega.

R= A história da Grécia costuma ser dividida pelos historiadores em 04 grandes fases ou épocas: a da Grécia Homérica, corresponde aos 400 anos narrados pelo poeta Homero, em seus 02 grandes poemas, Ilíada e Odisséia; a da Grécia Arcaiaca ou dos 07 sábios, do século VII ao século V antes de Cristo, quando os gregos criaram cidades como Atenas, Esparta, Tebas, Megara, Samos, etc., onde predomina a economia urbana, baseada no artesanato e no comércio; a da Grécia Clássica, nos séculos V e IV antes de Cristo, quando a democracia se desenvolve, a vida intelectual e artística entre o apogeu e Atenas domina a Grécia com seu império comercial e militar; e, finalmente a época Helenística, a partir do final do século IV antes de Cristo, quando a Grécia passa para o poderio de Alexandre da Macedônia e, depois, para as mãos do Império Romano, terminado a história de sua existência independente.

3)3.O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?

R= Cosmologia é o ramo da astronomia que estuda a origem, estrutura e evolução do Universo a partir da aplicação de métodos científicos..
Período Pré-Socrático ou cosmológico, do final do século VII ao final do século V a.C., quando a Filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações na Natureza

4)O que foi o Período Socrático?

R= Período Socrático ou Antropológico, do final do século V e todo o século IV a.C., quando a Filosofia investiga as questões humanas, isto é, a ética, a política e as técnicas (em grego, ântropos, que dizer homem; por isso o período recebeu o nome de antropológico).

5).O que foi o Período Sistemático?

R= Período Sistemático, do final do século IV ao final do século III a.C., quando a Filosofia busca reunir e sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia, interessando-se, sobretudo em mostrar que tufo pode ser objeto do conhecimento filosófico, desde que as leis do pensamento de suas administrações estejam firmemente estabelecidas para oferecer os critérios da verdade e da ciência.

marcos breno 1º H disse...

1)Defina Filosofia e sua tarefa?

R= É uma forma de questionar aquilo que está sendo posto para o ser humano como “verdade”.A tarefa da filosofia ao meu ver é fazer o ser humano pensar sobre o porquê de sua existência.

2)Comente as fases da história grega.

R= A história da Grécia costuma ser dividida pelos historiadores em 04 grandes fases ou épocas: a da Grécia Homérica, corresponde aos 400 anos narrados pelo poeta Homero, em seus 02 grandes poemas, Ilíada e Odisséia; a da Grécia Arcaiaca ou dos 07 sábios, do século VII ao século V antes de Cristo, quando os gregos criaram cidades como Atenas, Esparta, Tebas, Megara, Samos, etc., onde predomina a economia urbana, baseada no artesanato e no comércio; a da Grécia Clássica, nos séculos V e IV antes de Cristo, quando a democracia se desenvolve, a vida intelectual e artística entre o apogeu e Atenas domina a Grécia com seu império comercial e militar; e, finalmente a época Helenística, a partir do final do século IV antes de Cristo, quando a Grécia passa para o poderio de Alexandre da Macedônia e, depois, para as mãos do Império Romano, terminado a história de sua existência independente.

3)3.O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?

R= Cosmologia é o ramo da astronomia que estuda a origem, estrutura e evolução do Universo a partir da aplicação de métodos científicos..
Período Pré-Socrático ou cosmológico, do final do século VII ao final do século V a.C., quando a Filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações na Natureza

4)O que foi o Período Socrático?

R= Período Socrático ou Antropológico, do final do século V e todo o século IV a.C., quando a Filosofia investiga as questões humanas, isto é, a ética, a política e as técnicas (em grego, ântropos, que dizer homem; por isso o período recebeu o nome de antropológico).

5).O que foi o Período Sistemático?

R= Período Sistemático, do final do século IV ao final do século III a.C., quando a Filosofia busca reunir e sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia, interessando-se, sobretudo em mostrar que tufo pode ser objeto do conhecimento filosófico, desde que as leis do pensamento de suas administrações estejam firmemente estabelecidas para oferecer os critérios da verdade e da ciência.

maikiro josimar 1H disse...

1)Defina Filosofia e sua tarefa?
Filosofia é um conhecimento uma espécie de saber que abrange um campo próprio de competência porém não é como as outras ciências que tem um campo bem especifico.
Sua tarefa é tentar resolver problemas da sociedade, do cotidiano, pois exigem argumentos racionais e lógico.
2)Comente as fases da história grega.
A historia da Grécia esta dividida em A Grécia Homérica que teve uma grande importancia cultural,devido á duas obras que descrevia os acontecimentos da época feitos por Homero.A Grécia Arcaica é o periodo onde se teve uma maior ascensão da democracia e uma revitalizacão da linguagem escrita
3) caracteristicas da fiolosofia nascente?tendencia racional,em que somente a razão é o critério de explicação sobre o mundo segundo seus próprios princípios,a submiçao dos problemas á analise crítica.discurssão,demonstraçao,procurando oferecer respostas seguras e definitivas,e o pensamento que é a fonte do conhecimento
4º)O que foi o Período Socrático?
No período pré=socrático a filosofia procurava investigar a ética a política e as técnicas, ou seja, as questões humanas pois era a época em que a democracia florescia e possuia duas características básicas: dentro da filosofia igualdade de todos as homens e a participação de todos no governo.

marcos breno 1º H disse...

1)Defina Filosofia e sua tarefa?

R= É uma forma de questionar aquilo que está sendo posto para o ser humano como “verdade”.A tarefa da filosofia ao meu ver é fazer o ser humano pensar sobre o porquê de sua existência.

2)Comente as fases da história grega.

R= A história da Grécia costuma ser dividida pelos historiadores em 04 grandes fases ou épocas: a da Grécia Homérica, corresponde aos 400 anos narrados pelo poeta Homero, em seus 02 grandes poemas, Ilíada e Odisséia; a da Grécia Arcaiaca ou dos 07 sábios, do século VII ao século V antes de Cristo, quando os gregos criaram cidades como Atenas, Esparta, Tebas, Megara, Samos, etc., onde predomina a economia urbana, baseada no artesanato e no comércio; a da Grécia Clássica, nos séculos V e IV antes de Cristo, quando a democracia se desenvolve, a vida intelectual e artística entre o apogeu e Atenas domina a Grécia com seu império comercial e militar; e, finalmente a época Helenística, a partir do final do século IV antes de Cristo, quando a Grécia passa para o poderio de Alexandre da Macedônia e, depois, para as mãos do Império Romano, terminado a história de sua existência independente.

3)3.O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?

R= Cosmologia é o ramo da astronomia que estuda a origem, estrutura e evolução do Universo a partir da aplicação de métodos científicos..
Período Pré-Socrático ou cosmológico, do final do século VII ao final do século V a.C., quando a Filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações na Natureza

4)O que foi o Período Socrático?

R= Período Socrático ou Antropológico, do final do século V e todo o século IV a.C., quando a Filosofia investiga as questões humanas, isto é, a ética, a política e as técnicas (em grego, ântropos, que dizer homem; por isso o período recebeu o nome de antropológico).

5).O que foi o Período Sistemático?

R= Período Sistemático, do final do século IV ao final do século III a.C., quando a Filosofia busca reunir e sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia, interessando-se, sobretudo em mostrar que tufo pode ser objeto do conhecimento filosófico, desde que as leis do pensamento de suas administrações estejam firmemente estabelecidas para oferecer os critérios da verdade e da ciência.

carlos eduardo de almeida lima[1anoh] disse...

1] a filósofia é a arte de explicar as coisas através de mitos ou histórias.
2]a Idade do Bronze durante a qual floresceram as civilizações minoana e miceniana; (2) a Idade Média grega , quando se registraram vários surtos migratórios no Mediterrâneo; e (3) o Renascimento , que assinala o triunfo da civilização helênica e a colonização, pelos povos da Hélade, de quase todo o mundo mediterrâneo e das costas ocidentais da Ásia Menor.
3]Cosmologia é o ramo da astronomia que estuda a origem, estrutura e evolução do Universo a partir da aplicação de métodos científicos.
4]I. Período pré-socrático (séc. VII-V a.C.) - Problemas cosmológicos. Período Naturalista: pré-socrático, em que o interesse filosófico é voltado para o mundo da natureza
5]O período sistemático foi considerado o segundo periodo da história do pensamento grego. Através da lógica de sistematização, atingiu um ponto mais elevado em Aristóteles, através de Sócrates e Platão, onde os mesmos fixavam o conceito de ciência e de inteligível, e também usavam da crise cética dos sofístas.
6]

thamyris teles alves disse...

1ª) defina filosofia e sua tarefa

Definir Filosofia é uma tarefa subjectiva - cada Filósofo define filosofia de acordo com a sua própria concepção de filosofia. O objecto de estudo da filosofia é muito abrangente, ela estuda tudo aquilo que rodeia o homem e que o preocupa. Logo, é difícil abarcar uma definição de tudo aquilo que ela trata. A definição de Filosofia não é algo de acabado, não é intemporal, tal como a filosofia evoluí ao longo da história , também a sua definição está em construção, é algo que se vai fazendo.

2ª) Comente as fases da história grega. O que quer dizer Cosmologia?

A filosofia é grega em sua essência. É na Grécia, que encontramos as primeiras manifestações filosóficas. É na Hélade que a filosofia distingue-se da religião.

3ª) O que foi o Período Cosmológico?

Este período é assim chamado porque desenvolveu temáticas diferentes daquelas inaugurada pela "mosca de Atenas". É também é chamado de período Cosmológico. Os pensadores deste período são de várias cidades ou das colônias gregas. Nenhum era de Atenas.

4ª) O que foi o Período Socrático?

I. Período pré-socrático (séc. VII-V a.C.) - Problemas cosmológicos. Período Naturalista: pré-socrático, em que o interesse filosófico é voltado para o mundo da natureza;

II. Período socrático (séc. IV a.C.) - Problemas metafísicos. Período Sistemático ou Antropológico: o período mais importante da história do pensamento grego (Sócrates, Platão, Aristóteles), em que o interesse pela natureza é integrado com o interesse pelo espírito e são construídos os maiores sistemas filosóficos, culminando com Aristóteles;

III. Período pós-socrático (séc. IV a.C. - VI p.C.) - Problemas morais. Período Ético: em que o interesse filosófico é voltado para os problemas morais, decaindo entretanto a metafísica;

IV. Período Religioso: assim chamado pela importância dada à religião, para resolver o problema da vida, que a razão não resolve integralmente. O primeiro período é de formação, o segundo de apogeu, o terceiro de decadência.

5ª) O que foi o Período Sistemático?

O segundo período da história do pensamento grego é o chamado período sistemático. Com efeito, nesse período realiza-se a sua grande e lógica sistematização, culminando em Aristóteles, através de Sócrates e Platão , que fixam o conceito de ciência e de inteligível, e através também da precedente crise cética da sofística. O interesse dos filósofos gira, de preferência, não em torno da natureza, mas em torno do homem e do espírito; da metafísica passa-se à gnosiologia e à moral. Daí ser dado a esse segundo período do pensamento grego também o nome de antropológico, pela importância e o lugar central destinado ao homem e ao espírito no sistema do mundo, até então limitado à natureza exterior.

Fco leoberto Nº 26 1º I Noite disse...

Respostas
1- É uma forma de questionar aquilo que está sendo posto para o ser humano como verdade tarefa; e fazer o ser humano oensar sobre o porque de sua existência.
3- É a ciência que estuda a estrutura e evolução do univerço.
4-Foi um periodo marcado pela democracia que dava igualdade a todos nas cidades dando direito à participação do governo.
5-Foi considerado o segundo período da história do pensamento grego.
8-Mito: é uma imaginação execendo grande papel e sua principal fução não e explicar a realidade, mas acomodar o homem ao mundo
Filosofia: capacidade de manter sempre em vista uma sociedade ideal e imaginaria.

savio 1º E disse...

1º)Defina Filosofia e sua tarefa?
Filosofia é um conhecimento uma espécie de saber que abrange um campo próprio de competência porém não é como as outras ciências que tem um campo bem especifico.
Sua tarefa é tentar resolver problemas da sociedade, do cotidiano, pois exigem argumentos racionais e lógicos.

2º)Comente as fases da história grega.
divididas em 04:
*Grécia Homérica: corresponde aos 400 anos narrados pelo poeta Homero, em seus 02 grandes poemas, Ilíada e Odisséia.
*Grécia Arcaiaca: quando os gregos criaram cidades como Atenas, Esparta, Tebas, Megara, Samos, etc. *Grécia Clássica: quando a democracia se desenvolve, a vida intelectual e artística entre o apogeu e Atenas domina a Grécia com seu império comercial e militar.
*época Helenística: quando a Grécia passa para o poderio de Alexandre da Macedônia e, depois, para as mãos do Império Romano, terminado a história de sua existência independente.

3º)O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
E o período cosmológico foi quando a filosofia se ocupou fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.

4º)O que foi o Período Socrático?
No período pré=socrático a filosofia procurava investigar a ética a política e as técnicas, ou seja, as questões humanas pois era a época em que a democracia florescia e possuia duas características básicas: dentro da filosofia igualdade de todos as homens e a participação de todos no governo.

5º)O que foi o Período Sistemático?
Foi quando a filosofia buscou reunir a sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia interessando-se sobretudo em mostrar que tudo poder ser pensamentos filosófico.

6º)Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
Foram as viagens marítimas, a invenção do calendário, a invenção da moeda, o surgimento da vida urbana, a invenção da escrita alfabética e a invenção da política.

7º)Mencione explique 03 características da filosofia nascente?
*Tendência a Racionalidade: somente razão, com seus princípios r regras.
*Tendências a Generalização: mostrar que uma explicação tem validade para muitas coisas, ou seja, de uma maneira geral.
*Respostas conclusivas: diante dos problemas suas solução é submetida a analise, a critica e discussão e a demonstração.

8º)O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.
Radicalismo quer dizer que a filosofia é radical mas não no sentido corriqueiro de inflexíbilidade mas busca deixar explícito os conceitos fundamentados usados em todos os campos tanto do pensar como no agir.
rigorosa:quando o filósofo faz afirmações ele precisa justifica-las com argumentos e para isso preciso usar a linguagem rigorosa que lhe permitir discutir com outros filósofos.

9º)Qual a diferença entre Mito e Filosofia?
O mito narra como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, logínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse tal como existe no presente.A filosofia, ao contrario, se preocupa em explicar como e por que no passado, no presente e no futuro as coisas são como são.

10º)Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.

Zeus é o deus dos trovões, senhor do Olimpo,ele era filho de Cronos e Réia.Com medo de perder o trono Cronos devorava os próprios filhos.
Até que Zeus nasceu e sua mãe Réia já cansada de tanto sangue e sofrimento deu a Cronos uma pedra embrulhada no lugar de Zeus, salvando sua vida. Réia decidiu que Zeus seria o ultimo filho e encerraria o reinado de sangue e sofrimento e tomaria o trono do pai.
Zeus tinha o poder dos fenômenos atmosféricos e fazia relâmpagos e trovões e com sua mão direita lançava a chuva, podia usar sua força como destruidora, mas também mandava chuvas para as plantações.
Portanto aprendemos que Zeus é o deus que dá ao homem o caminho da razão e também ensina que o verdadeiro conhecimento é obtido apenas a partir da dor.

savio 1º E disse...

1-filosofia e sua terefa?é o estudo de problemas fundamentais relacionados a existencia,ao conhecimento,a verdade,aos valores morais e esteticos,á mente e á linguagem.Sua tarefa é fazer o ser humano pensar sobre o porque~de sua existencia.
2-É o ramo da astronomia que estuda o universo em geral.Foi o período onde se buscava uma explicação mitológica do universo.
3-.O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
Cosmologia é o ramo da astronomia que estuda a origem, estrutura e evolução do Universo a partir da aplicação de métodos científicos..
Período Pré-Socrático ou cosmológico, do final do século VII ao final do século V a.C., quando a Filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações na Natureza.
4.O que foi o Período Socrático?
Período Socrático ou Antropológico, do final do século V e todo o século IV a.C., quando a Filosofia investiga as questões humanas, isto é, a ética, a política e as técnicas (em grego, ântropos, que dizer homem; por isso o período recebeu o nome de antropológico).
5.O que foi o Período Sistemático?
Período Sistemático, do final do século IV ao final do século III a.C., quando a Filosofia busca reunir e sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia, interessando-se, sobretudo em mostrar que tufo pode ser objeto do conhecimento filosófico, desde que as leis do pensamento de suas administrações estejam firmemente estabelecidas para oferecer os critérios da verdade e da ciência.

saviel 1º E disse...

1-filosofia e sua terefa?é o estudo de problemas fundamentais relacionados a existencia,ao conhecimento,a verdade,aos valores morais e esteticos,á mente e á linguagem.Sua tarefa é fazer o ser humano pensar sobre o porque~de sua existencia.
2-É o ramo da astronomia que estuda o universo em geral.Foi o período onde se buscava uma explicação mitológica do universo.
3-.O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
Cosmologia é o ramo da astronomia que estuda a origem, estrutura e evolução do Universo a partir da aplicação de métodos científicos..
Período Pré-Socrático ou cosmológico, do final do século VII ao final do século V a.C., quando a Filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações na Natureza.
4.O que foi o Período Socrático?
Período Socrático ou Antropológico, do final do século V e todo o século IV a.C., quando a Filosofia investiga as questões humanas, isto é, a ética, a política e as técnicas (em grego, ântropos, que dizer homem; por isso o período recebeu o nome de antropológico).
5.O que foi o Período Sistemático?
Período Sistemático, do final do século IV ao final do século III a.C., quando a Filosofia busca reunir e sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia, interessando-se, sobretudo em mostrar que tufo pode ser objeto do conhecimento filosófico, desde que as leis do pensamento de suas administrações estejam firmemente estabelecidas para oferecer os critérios da verdade e da ciência.

saviel 1º E disse...

1º)Defina Filosofia e sua tarefa?
Filosofia é um conhecimento uma espécie de saber que abrange um campo próprio de competência porém não é como as outras ciências que tem um campo bem especifico.
Sua tarefa é tentar resolver problemas da sociedade, do cotidiano, pois exigem argumentos racionais e lógicos.

2º)Comente as fases da história grega.
divididas em 04:
*Grécia Homérica: corresponde aos 400 anos narrados pelo poeta Homero, em seus 02 grandes poemas, Ilíada e Odisséia.
*Grécia Arcaiaca: quando os gregos criaram cidades como Atenas, Esparta, Tebas, Megara, Samos, etc. *Grécia Clássica: quando a democracia se desenvolve, a vida intelectual e artística entre o apogeu e Atenas domina a Grécia com seu império comercial e militar.
*época Helenística: quando a Grécia passa para o poderio de Alexandre da Macedônia e, depois, para as mãos do Império Romano, terminado a história de sua existência independente.

3º)O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
E o período cosmológico foi quando a filosofia se ocupou fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.

4º)O que foi o Período Socrático?
No período pré=socrático a filosofia procurava investigar a ética a política e as técnicas, ou seja, as questões humanas pois era a época em que a democracia florescia e possuia duas características básicas: dentro da filosofia igualdade de todos as homens e a participação de todos no governo.

5º)O que foi o Período Sistemático?
Foi quando a filosofia buscou reunir a sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia interessando-se sobretudo em mostrar que tudo poder ser pensamentos filosófico.

6º)Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
Foram as viagens marítimas, a invenção do calendário, a invenção da moeda, o surgimento da vida urbana, a invenção da escrita alfabética e a invenção da política.

7º)Mencione explique 03 características da filosofia nascente?
Tendência a Racionalidade: somente razão, com seus princípios r regras.
Tendências a Generalização: mostrar que uma explicação tem validade para muitas coisas, ou seja, de uma maneira geral.
Respostas conclusivas: diante dos problemas suas solução é submetida a analise, a critica e discussão e a demonstração.

8º)O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.
Radicalismo quer dizer que a filosofia é radical mas não no sentido corriqueiro de inflexíbilidade mas busca deixar explícito os conceitos fundamentados usados em todos os campos tanto do pensar como no agir.
rigorosa:quando o filósofo faz afirmações ele precisa justifica-las com argumentos e para isso preciso usar a linguagem rigorosa que lhe permitir discutir com outros filósofos.

9º)Qual a diferença entre Mito e Filosofia?
O mito narra como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, logínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse tal como existe no presente.A filosofia, ao contrario, se preocupa em explicar como e por que no passado, no presente e no futuro as coisas são como são.

10º)Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.

Zeus é o deus dos trovões, senhor do Olimpo,ele era filho de Cronos e Réia.Com medo de perder o trono Cronos devorava os próprios filhos.
Até que Zeus nasceu e sua mãe Réia já cansada de tanto sangue e sofrimento deu a Cronos uma pedra embrulhada no lugar de Zeus, salvando sua vida. Réia decidiu que Zeus seria o ultimo filho e encerraria o reinado de sangue e sofrimento e tomaria o trono do pai.
Zeus tinha o poder dos fenômenos atmosféricos e fazia relâmpagos e trovões e com sua mão direita lançava a chuva, podia usar sua força como destruidora, mas também mandava chuvas para as plantações.
Portanto aprendemos que Zeus é o deus que dá ao homem o caminho da razão e também ensina que o verdadeiro conhecimento é obtido apenas a partir da dor.

caroline margareth 1° E tarde disse...

1.Defina Filosofia e sua tarefa?
Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
filosofia tem a função de fazer com que o individuo crie maior senso critico e busque por si mesmo respostas para suas dúvidas questionando o fundamento da cultura e toda forma de padrão posta pela sociedade, não se limitando apenas à isso, pois uma vez que o individuo começa a se questionar ele busca uma posição na sociedade assim para defender suas ideias.
2.Comente as fases da história grega.
A história grega é dividida em 4 fases:A Grécia Homérica que teve uma grande importância cultural,devidoas duas obras que descrevia os acontecimentos da época feitos por homero.A Grécia Arcaica é um período onde se teve uma maior ascensão da democracia e uma revitalização da linguagem escrita .A Grécia Clássica que é marcada peloseus conflitos e guerras e a Grécia Helenísta que é lembrada pela difusão da civilização grega no mundo mediterrâneo.
3.O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
É o ramo da astronomia que estuda a estrutura e a evolução do universo em seu todo,preocupando-se tanto com a origem quanto com a evolução.Foi quando a Filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.
4.O que foi o Período Socrático?
Período Socrático ou Antropológico, do final do século V e todo o século IV a.C., quando a Filosofia investiga as questões humanas, isto é, a ética, a política e as técnicas.
5.O que foi o Período Sistemático?
Período Sistemático, do final do século IV ao final do século III a.C., quando a Filosofia busca reunir e sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia, interessando-se, sobretudo em mostrar que tufo pode ser objeto do conhecimento filosófico, desde que as leis do pensamento de suas administrações estejam firmemente estabelecidas para oferecer os critérios da verdade e da ciência.
6.Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
As Viagens Marítimas,A Invenção do Calendário, da Moeda,da Escrita Alfabética,da Política e O Surgimento da vida urbana.
7.Mencione explique 03 características da filosofia nascente?
Tendência a racionalização, em que somente a Razão é o critério de explicação sobre o mundo.Respostas Conclusivas,para os problemas,procurando oferecer respostas seguras e definitivas.E Tendência a Generalização,Reunindo semelhanças, o pensamento conclui que se trata de uma mesma coisa que aparece para nossos sentidos de maneiras diferentes, e como se fossem coisas diferentes.
8.O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.
O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.buscar explicitar os conceitos fundamentados usados em todos os campos do pensar e do agir.
9.Qual a diferença entre Mito e Filosofia?
O Mito pretendia narrar como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, longínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse, tal como existe agora. A Filosofia ao contrário, se preocupa em explicar como e por que, no passado, no presente e no futuro (isto é, na totalidade do tempo), as coisas são como são.
10.Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.
Hércules,filho de Zeus e da mortal Alcmena. As antigas fontes romanas indicam que o herói grego "importado" veio substituir um antigo pastor mitológico chamado pelos povos da Itália de Recaranus ou Garanus, e que era famoso por sua força. Enquanto o mito de Hércules incorporou muito da iconografia e da própria mitologia do personagem grego, ele também tinha um número de características e lendas que eram marcadamente romanas.

Fco Leoberto nº26 1ºI noite disse...

Respostas
2-Elas são divididas em 4 fases:
1-Grécia homérico;que teve uma grande importancia cultural
2-Grécia arcaica;é o período onde se teve uma maior ascenção da democracia.
3-Grécia clássica;que é marcado pelo seus conflitos e guerras.
4-Grécia helenísta;que é lembrada pela difusão da civilização.
6-As viagens marítimas, a invenção do calendário, a invenção da moeda, da escrita alfabetica,a politica e a urbanização.
7-Tendência a racionalidade: razão com seu pricipios-Tendência a generalização;Tem explicação valida para muitas coisas-Conclusivas;Temsolução,analise a criticas e a demostração.
9-Radicalismo e a filosofia radical no sentido corriqueiro na busca de deixa explicado os comentario usados em todo o campo do pensar e agir;Rigor quando a filosofia faz afirmaçoes precisas.
10-Zeus o principal deus grego,Apolo seu filho deus da guerra,Ariteu filho de Apolo,Eros deus do amor.

samara bianca e larissa alves 1° E disse...

1º)Defina Filosofia e sua tarefa?
Filosofia é um conhecimento uma espécie de saber que abrange um campo próprio de competência porém não é como as outras ciências que tem um campo bem especifico.
Sua tarefa é tentar resolver problemas da sociedade, do cotidiano, pois exigem argumentos racionais e lógicos.

2º)Comente as fases da história grega.
divididas em 04:
*Grécia Homérica: corresponde aos 400 anos narrados pelo poeta Homero, em seus 02 grandes poemas, Ilíada e Odisséia.
*Grécia Arcaiaca: quando os gregos criaram cidades como Atenas, Esparta, Tebas, Megara, Samos, etc. *Grécia Clássica: quando a democracia se desenvolve, a vida intelectual e artística entre o apogeu e Atenas domina a Grécia com seu império comercial e militar.
*época Helenística: quando a Grécia passa para o poderio de Alexandre da Macedônia e, depois, para as mãos do Império Romano, terminado a história de sua existência independente.

3º)O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
E o período cosmológico foi quando a filosofia se ocupou fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.

4º)O que foi o Período Socrático?
No período pré=socrático a filosofia procurava investigar a ética a política e as técnicas, ou seja, as questões humanas pois era a época em que a democracia florescia e possuia duas características básicas: dentro da filosofia igualdade de todos as homens e a participação de todos no governo.

5º)O que foi o Período Sistemático?
Foi quando a filosofia buscou reunir a sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia interessando-se sobretudo em mostrar que tudo poder ser pensamentos filosófico.

6º)Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
Foram as viagens marítimas, a invenção do calendário, a invenção da moeda, o surgimento da vida urbana, a invenção da escrita alfabética e a invenção da política.

7º)Mencione explique 03 características da filosofia nascente?
*Tendência a Racionalidade: somente razão, com seus princípios r regras.
*Tendências a Generalização: mostrar que uma explicação tem validade para muitas coisas, ou seja, de uma maneira geral.
*Respostas conclusivas: diante dos problemas suas solução é submetida a analise, a critica e discussão e a demonstração.

8º)O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.
Radicalismo quer dizer que a filosofia é radical mas não no sentido corriqueiro de inflexíbilidade mas busca deixar explícito os conceitos fundamentados usados em todos os campos tanto do pensar como no agir.
rigorosa:quando o filósofo faz afirmações ele precisa justifica-las com argumentos e para isso preciso usar a linguagem rigorosa que lhe permitir discutir com outros filósofos.

9º)Qual a diferença entre Mito e Filosofia?
O mito narra como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, logínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse tal como existe no presente.A filosofia, ao contrario, se preocupa em explicar como e por que no passado, no presente e no futuro as coisas são como são.

10º)Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.

Zeus é o deus dos trovões, senhor do Olimpo,ele era filho de Cronos e Réia.Com medo de perder o trono Cronos devorava os próprios filhos.
Até que Zeus nasceu e sua mãe Réia já cansada de tanto sangue e sofrimento deu a Cronos uma pedra embrulhada no lugar de Zeus, salvando sua vida. Réia decidiu que Zeus seria o ultimo filho e encerraria o reinado de sangue e sofrimento e tomaria o trono do pai.
Zeus tinha o poder dos fenômenos atmosféricos e fazia relâmpagos e trovões e com sua mão direita lançava a chuva, podia usar sua força como destruidora, mas também mandava chuvas para as plantações.
Portanto aprendemos que Zeus é o deus que dá ao homem o caminho da razão e também ensina que o verdadeiro conhecimento é obtido apenas a partir da dor.

gabriel lemos 1ºE disse...

1º)Defina Filosofia e sua tarefa?
Filosofia é um conhecimento uma espécie de saber que abrange um campo próprio de competência porém não é como as outras ciências que tem um campo bem especifico.
Sua tarefa é tentar resolver problemas da sociedade, do cotidiano, pois exigem argumentos racionais e lógicos.

2º)Comente as fases da história grega.
divididas em 04:
*Grécia Homérica: corresponde aos 400 anos narrados pelo poeta Homero, em seus 02 grandes poemas, Ilíada e Odisséia.
*Grécia Arcaiaca: quando os gregos criaram cidades como Atenas, Esparta, Tebas, Megara, Samos, etc. *Grécia Clássica: quando a democracia se desenvolve, a vida intelectual e artística entre o apogeu e Atenas domina a Grécia com seu império comercial e militar.
*época Helenística: quando a Grécia passa para o poderio de Alexandre da Macedônia e, depois, para as mãos do Império Romano, terminado a história de sua existência independente.

3º)O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
E o período cosmológico foi quando a filosofia se ocupou fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.

4º)O que foi o Período Socrático?
No período pré=socrático a filosofia procurava investigar a ética a política e as técnicas, ou seja, as questões humanas pois era a época em que a democracia florescia e possuia duas características básicas: dentro da filosofia igualdade de todos as homens e a participação de todos no governo.

5º)O que foi o Período Sistemático?
Foi quando a filosofia buscou reunir a sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia interessando-se sobretudo em mostrar que tudo poder ser pensamentos filosófico.

6º)Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
Foram as viagens marítimas, a invenção do calendário, a invenção da moeda, o surgimento da vida urbana, a invenção da escrita alfabética e a invenção da política.

7º)Mencione explique 03 características da filosofia nascente?
Tendência a Racionalidade: somente razão, com seus princípios r regras.
Tendências a Generalização: mostrar que uma explicação tem validade para muitas coisas, ou seja, de uma maneira geral.
Respostas conclusivas: diante dos problemas suas solução é submetida a analise, a critica e discussão e a demonstração.

8º)O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.
Radicalismo quer dizer que a filosofia é radical mas não no sentido corriqueiro de inflexíbilidade mas busca deixar explícito os conceitos fundamentados usados em todos os campos tanto do pensar como no agir.
rigorosa:quando o filósofo faz afirmações ele precisa justifica-las com argumentos e para isso preciso usar a linguagem rigorosa que lhe permitir discutir com outros filósofos.

9º)Qual a diferença entre Mito e Filosofia?
O mito narra como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, logínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse tal como existe no presente.A filosofia, ao contrario, se preocupa em explicar como e por que no passado, no presente e no futuro as coisas são como são.

10º)Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.

Zeus é o deus dos trovões, senhor do Olimpo,ele era filho de Cronos e Réia.Com medo de perder o trono Cronos devorava os próprios filhos.
Até que Zeus nasceu e sua mãe Réia já cansada de tanto sangue e sofrimento deu a Cronos uma pedra embrulhada no lugar de Zeus, salvando sua vida. Réia decidiu que Zeus seria o ultimo filho e encerraria o reinado de sangue e sofrimento e tomaria o trono do pai.
Zeus tinha o poder dos fenômenos atmosféricos e fazia relâmpagos e trovões e com sua mão direita lançava a chuva, podia usar sua força como destruidora, mas também mandava chuvas para as plantações.
Portanto aprendemos que Zeus é o deus que dá ao homem o caminho da razão e também ensina que o verdadeiro conhecimento é obtido apenas a partir da dor.

samara bianca 1° E disse...

1º)Defina Filosofia e sua tarefa?
Filosofia é um conhecimento uma espécie de saber que abrange um campo próprio de competência porém não é como as outras ciências que tem um campo bem especifico.
Sua tarefa é tentar resolver problemas da sociedade, do cotidiano, pois exigem argumentos racionais e lógicos.

2º)Comente as fases da história grega.
divididas em 04:
*Grécia Homérica: corresponde aos 400 anos narrados pelo poeta Homero, em seus 02 grandes poemas, Ilíada e Odisséia.
*Grécia Arcaiaca: quando os gregos criaram cidades como Atenas, Esparta, Tebas, Megara, Samos, etc. *Grécia Clássica: quando a democracia se desenvolve, a vida intelectual e artística entre o apogeu e Atenas domina a Grécia com seu império comercial e militar.
*época Helenística: quando a Grécia passa para o poderio de Alexandre da Macedônia e, depois, para as mãos do Império Romano, terminado a história de sua existência independente.

3º)O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
E o período cosmológico foi quando a filosofia se ocupou fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.

4º)O que foi o Período Socrático?
No período pré=socrático a filosofia procurava investigar a ética a política e as técnicas, ou seja, as questões humanas pois era a época em que a democracia florescia e possuia duas características básicas: dentro da filosofia igualdade de todos as homens e a participação de todos no governo.

5º)O que foi o Período Sistemático?
Foi quando a filosofia buscou reunir a sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia interessando-se sobretudo em mostrar que tudo poder ser pensamentos filosófico.

6º)Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
Foram as viagens marítimas, a invenção do calendário, a invenção da moeda, o surgimento da vida urbana, a invenção da escrita alfabética e a invenção da política.

7º)Mencione explique 03 características da filosofia nascente?
*Tendência a Racionalidade: somente razão, com seus princípios r regras.
*Tendências a Generalização: mostrar que uma explicação tem validade para muitas coisas, ou seja, de uma maneira geral.
*Respostas conclusivas: diante dos problemas suas solução é submetida a analise, a critica e discussão e a demonstração.

8º)O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.
Radicalismo quer dizer que a filosofia é radical mas não no sentido corriqueiro de inflexíbilidade mas busca deixar explícito os conceitos fundamentados usados em todos os campos tanto do pensar como no agir.
rigorosa:quando o filósofo faz afirmações ele precisa justifica-las com argumentos e para isso preciso usar a linguagem rigorosa que lhe permitir discutir com outros filósofos.

9º)Qual a diferença entre Mito e Filosofia?
O mito narra como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, logínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse tal como existe no presente.A filosofia, ao contrario, se preocupa em explicar como e por que no passado, no presente e no futuro as coisas são como são.

10º)Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.

Zeus é o deus dos trovões, senhor do Olimpo,ele era filho de Cronos e Réia.Com medo de perder o trono Cronos devorava os próprios filhos.
Até que Zeus nasceu e sua mãe Réia já cansada de tanto sangue e sofrimento deu a Cronos uma pedra embrulhada no lugar de Zeus, salvando sua vida. Réia decidiu que Zeus seria o ultimo filho e encerraria o reinado de sangue e sofrimento e tomaria o trono do pai.
Zeus tinha o poder dos fenômenos atmosféricos e fazia relâmpagos e trovões e com sua mão direita lançava a chuva, podia usar sua força como destruidora, mas também mandava chuvas para as plantações.
Portanto aprendemos que Zeus é o deus que dá ao homem o caminho da razão e também ensina que o verdadeiro conhecimento é obtido apenas a partir da dor.

samara bianca 1° E disse...

1º)Defina Filosofia e sua tarefa?
Filosofia é um conhecimento uma espécie de saber que abrange um campo próprio de competência porém não é como as outras ciências que tem um campo bem especifico.
Sua tarefa é tentar resolver problemas da sociedade, do cotidiano, pois exigem argumentos racionais e lógicos.

2º)Comente as fases da história grega.
divididas em 04:
*Grécia Homérica: corresponde aos 400 anos narrados pelo poeta Homero, em seus 02 grandes poemas, Ilíada e Odisséia.
*Grécia Arcaiaca: quando os gregos criaram cidades como Atenas, Esparta, Tebas, Megara, Samos, etc. *Grécia Clássica: quando a democracia se desenvolve, a vida intelectual e artística entre o apogeu e Atenas domina a Grécia com seu império comercial e militar.
*época Helenística: quando a Grécia passa para o poderio de Alexandre da Macedônia e, depois, para as mãos do Império Romano, terminado a história de sua existência independente.

3º)O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
E o período cosmológico foi quando a filosofia se ocupou fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.

4º)O que foi o Período Socrático?
No período pré=socrático a filosofia procurava investigar a ética a política e as técnicas, ou seja, as questões humanas pois era a época em que a democracia florescia e possuia duas características básicas: dentro da filosofia igualdade de todos as homens e a participação de todos no governo.

5º)O que foi o Período Sistemático?
Foi quando a filosofia buscou reunir a sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia interessando-se sobretudo em mostrar que tudo poder ser pensamentos filosófico.

6º)Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
Foram as viagens marítimas, a invenção do calendário, a invenção da moeda, o surgimento da vida urbana, a invenção da escrita alfabética e a invenção da política.

7º)Mencione explique 03 características da filosofia nascente?
*Tendência a Racionalidade: somente razão, com seus princípios r regras.
*Tendências a Generalização: mostrar que uma explicação tem validade para muitas coisas, ou seja, de uma maneira geral.
*Respostas conclusivas: diante dos problemas suas solução é submetida a analise, a critica e discussão e a demonstração.

8º)O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.
Radicalismo quer dizer que a filosofia é radical mas não no sentido corriqueiro de inflexíbilidade mas busca deixar explícito os conceitos fundamentados usados em todos os campos tanto do pensar como no agir.
rigorosa:quando o filósofo faz afirmações ele precisa justifica-las com argumentos e para isso preciso usar a linguagem rigorosa que lhe permitir discutir com outros filósofos.

9º)Qual a diferença entre Mito e Filosofia?
O mito narra como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, logínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse tal como existe no presente.A filosofia, ao contrario, se preocupa em explicar como e por que no passado, no presente e no futuro as coisas são como são.

10º)Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.

Zeus é o deus dos trovões, senhor do Olimpo,ele era filho de Cronos e Réia.Com medo de perder o trono Cronos devorava os próprios filhos.
Até que Zeus nasceu e sua mãe Réia já cansada de tanto sangue e sofrimento deu a Cronos uma pedra embrulhada no lugar de Zeus, salvando sua vida. Réia decidiu que Zeus seria o ultimo filho e encerraria o reinado de sangue e sofrimento e tomaria o trono do pai.
Zeus tinha o poder dos fenômenos atmosféricos e fazia relâmpagos e trovões e com sua mão direita lançava a chuva, podia usar sua força como destruidora, mas também mandava chuvas para as plantações.
Portanto aprendemos que Zeus é o deus que dá ao homem o caminho da razão e também ensina que o verdadeiro conhecimento é obtido apenas a partir da dor.

adagday marques de castro sousa disse...

adagday marques 1 ano E N01
Defina Filosofia e sua tarefa?
É uma forma de questionar aquilo que está sendo posto para o ser humano como “verdade”.A tarefa da filosofia ao meu ver é fazer o ser humano pensar sobre o porquê de sua existência.
Comente as fases da história grega.
A história da Grécia é dividida em 04 fases:A Grécia Homérica que teve uma grande importância cultural,devido à duas obras que descrevia os acontecimentos da época feitos por homero.A Grécia Arcaica é o período onde se teve uma maior ascensão da democracia e uma revitalização da linguagem escrita.A grécia Clássica que é marcada pelos seus conflitos e guerras.E a Grécia Helenística que é lembrada pela difusão da civilização grega no mundo mediterrâneo.
O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
É o ramo da astronomia que estuda o universo em geral.Foi o período onde se buscava uma explicação mitológica do universo.
O que foi o Período Socrático?
foi um novo período na história da filosofia que é compreendido pelo pensamento de Sócrates e os Sofistas.
O que foi o Período Sistemático?
Foi o período que buscou reunir e sistematizar tudo quanto foi pensado sobre a cosmologia e antropologia.
Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
As Viagens Marítimas,A Invenção do Calendário, A Invenção da Moeda,O Surgimento da Vida Urbana,A Invenção da Escrita Alfabética e a Invenção da Política.
Mencione explique 03 características da filosofia nascente?
Tendência a racionalização, em que somente a Razão é o critério de explicação sobre o mundo.Respostas Conclusivas,para os problemas,procurando oferecer respostas seguras e definitivas.E Tendência a Generalização,Reunindo semelhanças, o pensamento conclui que se trata de uma mesma coisa que aparece para nossos sentidos de maneiras diferentes, e como se fossem coisas diferentes.

larissa alves 1° E disse...

1º)Defina Filosofia e sua tarefa?
Filosofia é um conhecimento uma espécie de saber que abrange um campo próprio de competência porém não é como as outras ciências que tem um campo bem especifico.
Sua tarefa é tentar resolver problemas da sociedade, do cotidiano, pois exigem argumentos racionais e lógicos.

2º)Comente as fases da história grega.
divididas em 04:
*Grécia Homérica: corresponde aos 400 anos narrados pelo poeta Homero, em seus 02 grandes poemas, Ilíada e Odisséia.
*Grécia Arcaiaca: quando os gregos criaram cidades como Atenas, Esparta, Tebas, Megara, Samos, etc. *Grécia Clássica: quando a democracia se desenvolve, a vida intelectual e artística entre o apogeu e Atenas domina a Grécia com seu império comercial e militar.
*época Helenística: quando a Grécia passa para o poderio de Alexandre da Macedônia e, depois, para as mãos do Império Romano, terminado a história de sua existência independente.

3º)O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
E o período cosmológico foi quando a filosofia se ocupou fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.

4º)O que foi o Período Socrático?
No período pré=socrático a filosofia procurava investigar a ética a política e as técnicas, ou seja, as questões humanas pois era a época em que a democracia florescia e possuia duas características básicas: dentro da filosofia igualdade de todos as homens e a participação de todos no governo.

5º)O que foi o Período Sistemático?
Foi quando a filosofia buscou reunir a sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia interessando-se sobretudo em mostrar que tudo poder ser pensamentos filosófico.

6º)Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
Foram as viagens marítimas, a invenção do calendário, a invenção da moeda, o surgimento da vida urbana, a invenção da escrita alfabética e a invenção da política.

7º)Mencione explique 03 características da filosofia nascente?
*Tendência a Racionalidade: somente razão, com seus princípios r regras.
*Tendências a Generalização: mostrar que uma explicação tem validade para muitas coisas, ou seja, de uma maneira geral.
*Respostas conclusivas: diante dos problemas suas solução é submetida a analise, a critica e discussão e a demonstração.

8º)O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.
Radicalismo quer dizer que a filosofia é radical mas não no sentido corriqueiro de inflexíbilidade mas busca deixar explícito os conceitos fundamentados usados em todos os campos tanto do pensar como no agir.
rigorosa:quando o filósofo faz afirmações ele precisa justifica-las com argumentos e para isso preciso usar a linguagem rigorosa que lhe permitir discutir com outros filósofos.

9º)Qual a diferença entre Mito e Filosofia?
O mito narra como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, logínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse tal como existe no presente.A filosofia, ao contrario, se preocupa em explicar como e por que no passado, no presente e no futuro as coisas são como são.

10º)Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.

Zeus é o deus dos trovões, senhor do Olimpo,ele era filho de Cronos e Réia.Com medo de perder o trono Cronos devorava os próprios filhos.
Até que Zeus nasceu e sua mãe Réia já cansada de tanto sangue e sofrimento deu a Cronos uma pedra embrulhada no lugar de Zeus, salvando sua vida. Réia decidiu que Zeus seria o ultimo filho e encerraria o reinado de sangue e sofrimento e tomaria o trono do pai.
Zeus tinha o poder dos fenômenos atmosféricos e fazia relâmpagos e trovões e com sua mão direita lançava a chuva, podia usar sua força como destruidora, mas também mandava chuvas para as plantações.
Portanto aprendemos que Zeus é o deus que dá ao homem o caminho da razão e também ensina que o verdadeiro conhecimento é obtido apenas a partir da dor.

ana jhessyca 1°E disse...

1º)Defina Filosofia e sua tarefa?
Filosofia é um conhecimento uma espécie de saber que abrange um campo próprio de competência porém não é como as outras ciências que tem um campo bem especifico.
Sua tarefa é tentar resolver problemas da sociedade, do cotidiano, pois exigem argumentos racionais e lógicos.

2º)Comente as fases da história grega.
divididas em 04:
*Grécia Homérica: corresponde aos 400 anos narrados pelo poeta Homero, em seus 02 grandes poemas, Ilíada e Odisséia.
*Grécia Arcaiaca: quando os gregos criaram cidades como Atenas, Esparta, Tebas, Megara, Samos, etc. *Grécia Clássica: quando a democracia se desenvolve, a vida intelectual e artística entre o apogeu e Atenas domina a Grécia com seu império comercial e militar.
*época Helenística: quando a Grécia passa para o poderio de Alexandre da Macedônia e, depois, para as mãos do Império Romano, terminado a história de sua existência independente.

3º)O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
E o período cosmológico foi quando a filosofia se ocupou fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.

4º)O que foi o Período Socrático?
No período pré=socrático a filosofia procurava investigar a ética a política e as técnicas, ou seja, as questões humanas pois era a época em que a democracia florescia e possuia duas características básicas: dentro da filosofia igualdade de todos as homens e a participação de todos no governo.

5º)O que foi o Período Sistemático?
Foi quando a filosofia buscou reunir a sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia interessando-se sobretudo em mostrar que tudo poder ser pensamentos filosófico.

6º)Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
Foram as viagens marítimas, a invenção do calendário, a invenção da moeda, o surgimento da vida urbana, a invenção da escrita alfabética e a invenção da política.

7º)Mencione explique 03 características da filosofia nascente?
Tendência a Racionalidade: somente razão, com seus princípios r regras.
Tendências a Generalização: mostrar que uma explicação tem validade para muitas coisas, ou seja, de uma maneira geral.
Respostas conclusivas: diante dos problemas suas solução é submetida a analise, a critica e discussão e a demonstração.

8º)O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.
Radicalismo quer dizer que a filosofia é radical mas não no sentido corriqueiro de inflexíbilidade mas busca deixar explícito os conceitos fundamentados usados em todos os campos tanto do pensar como no agir.
rigorosa:quando o filósofo faz afirmações ele precisa justifica-las com argumentos e para isso preciso usar a linguagem rigorosa que lhe permitir discutir com outros filósofos.

9º)Qual a diferença entre Mito e Filosofia?
O mito narra como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, logínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse tal como existe no presente.A filosofia, ao contrario, se preocupa em explicar como e por que no passado, no presente e no futuro as coisas são como são.

10º)Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.

Zeus é o deus dos trovões, senhor do Olimpo,ele era filho de Cronos e Réia.Com medo de perder o trono Cronos devorava os próprios filhos.
Até que Zeus nasceu e sua mãe Réia já cansada de tanto sangue e sofrimento deu a Cronos uma pedra embrulhada no lugar de Zeus, salvando sua vida. Réia decidiu que Zeus seria o ultimo filho e encerraria o reinado de sangue e sofrimento e tomaria o trono do pai.
Zeus tinha o poder dos fenômenos atmosféricos e fazia relâmpagos e trovões e com sua mão direita lançava a chuva, podia usar sua força como destruidora, mas também mandava chuvas para as plantações.
Portanto aprendemos que Zeus é o deus que dá ao homem o caminho da razão e também ensina que o verdadeiro conhecimento é obtido apenas a partir da dor.

JulyannaAzevedo 1*ano E N*22 tarde disse...

JuLyannaAzevedo N'22 1"Ano E Tarde!

1.Defina Filosofia e sua tarefa?
Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
filosofia tem a função de fazer com que o individuo crie maior senso critico e busque por si mesmo respostas para suas dúvidas questionando o fundamento da cultura e toda forma de padrão posta pela sociedade, não se limitando apenas à isso, pois uma vez que o individuo começa a se questionar ele busca uma posição na sociedade assim para defender suas ideias.

2.Comente as fases da história grega.
A história grega é dividida em 4 fases:A Grécia Homérica que teve uma grande importância cultural,devidoas duas obras que descrevia os acontecimentos da época feitos por homero.A Grécia Arcaica é um período onde se teve uma maior ascensão da democracia e uma revitalização da linguagem escrita .A Grécia Clássica que é marcada peloseus conflitos e guerras e a Grécia Helenísta que é lembrada pela difusão da civilização grega no mundo mediterrâneo.

3.O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
É o ramo da astronomia que estuda a estrutura e a evolução do universo em seu todo,preocupando-se tanto com a origem quanto com a evolução.Foi quando a Filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.

4.O que foi o Período Socrático?
Período Socrático ou Antropológico, do final do século V e todo o século IV a.C., quando a Filosofia investiga as questões humanas, isto é, a ética, a política e as técnicas.

5.O que foi o Período Sistemático?
Período Sistemático, do final do século IV ao final do século III a.C., quando a Filosofia busca reunir e sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia, interessando-se, sobretudo em mostrar que tufo pode ser objeto do conhecimento filosófico, desde que as leis do pensamento de suas administrações estejam firmemente estabelecidas para oferecer os critérios da verdade e da ciência.

6.Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
As Viagens Marítimas,A Invenção do Calendário, da Moeda,da Escrita Alfabética,da Política e O Surgimento da vida urbana.

7.Mencione explique 03 características da filosofia nascente?
Tendência a racionalização, em que somente a Razão é o critério de explicação sobre o mundo.Respostas Conclusivas,para os problemas,procurando oferecer respostas seguras e definitivas.E Tendência a Generalização,Reunindo semelhanças, o pensamento conclui que se trata de uma mesma coisa que aparece para nossos sentidos de maneiras diferentes, e como se fossem coisas diferentes.

8.O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.
.buscar explicitar os conceitos fundamentados usados em todos os campos do pensar e do agir.

9.Qual a diferença entre Mito e Filosofia?
O Mito pretendia narrar como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, longínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse, tal como existe agora. A Filosofia ao contrário, se preocupa em explicar como e por que, no passado, no presente e no futuro (isto é, na totalidade do tempo), as coisas são como são.

10.Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.
Hércules,filho de Zeus e da mortal Alcmena. As antigas fontes romanas indicam que o herói grego "importado" veio substituir um antigo pastor mitológico chamado pelos povos da Itália de Recaranus ou Garanus, e que era famoso por sua força. Enquanto o mito de Hércules incorporou muito da iconografia e da própria mitologia do personagem grego, ele também tinha um número de características e lendas que eram marcadamente romanas.

matheus pereira 1° E disse...

1º)Defina Filosofia e sua tarefa?
Filosofia é um conhecimento uma espécie de saber que abrange um campo próprio de competência porém não é como as outras ciências que tem um campo bem especifico.
Sua tarefa é tentar resolver problemas da sociedade, do cotidiano, pois exigem argumentos racionais e lógicos.

2º)Comente as fases da história grega.
divididas em 04:
*Grécia Homérica: corresponde aos 400 anos narrados pelo poeta Homero, em seus 02 grandes poemas, Ilíada e Odisséia.
*Grécia Arcaiaca: quando os gregos criaram cidades como Atenas, Esparta, Tebas, Megara, Samos, etc. *Grécia Clássica: quando a democracia se desenvolve, a vida intelectual e artística entre o apogeu e Atenas domina a Grécia com seu império comercial e militar.
*época Helenística: quando a Grécia passa para o poderio de Alexandre da Macedônia e, depois, para as mãos do Império Romano, terminado a história de sua existência independente.

3º)O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
E o período cosmológico foi quando a filosofia se ocupou fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.

4º)O que foi o Período Socrático?
No período pré=socrático a filosofia procurava investigar a ética a política e as técnicas, ou seja, as questões humanas pois era a época em que a democracia florescia e possuia duas características básicas: dentro da filosofia igualdade de todos as homens e a participação de todos no governo.

5º)O que foi o Período Sistemático?
Foi quando a filosofia buscou reunir a sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia interessando-se sobretudo em mostrar que tudo poder ser pensamentos filosófico.

6º)Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
Foram as viagens marítimas, a invenção do calendário, a invenção da moeda, o surgimento da vida urbana, a invenção da escrita alfabética e a invenção da política.

7º)Mencione explique 03 características da filosofia nascente?
Tendência a Racionalidade: somente razão, com seus princípios r regras.
Tendências a Generalização: mostrar que uma explicação tem validade para muitas coisas, ou seja, de uma maneira geral.
Respostas conclusivas: diante dos problemas suas solução é submetida a analise, a critica e discussão e a demonstração.

8º)O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.
Radicalismo quer dizer que a filosofia é radical mas não no sentido corriqueiro de inflexíbilidade mas busca deixar explícito os conceitos fundamentados usados em todos os campos tanto do pensar como no agir.
rigorosa:quando o filósofo faz afirmações ele precisa justifica-las com argumentos e para isso preciso usar a linguagem rigorosa que lhe permitir discutir com outros filósofos.

9º)Qual a diferença entre Mito e Filosofia?
O mito narra como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, logínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse tal como existe no presente.A filosofia, ao contrario, se preocupa em explicar como e por que no passado, no presente e no futuro as coisas são como são.

10º)Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.

Zeus é o deus dos trovões, senhor do Olimpo,ele era filho de Cronos e Réia.Com medo de perder o trono Cronos devorava os próprios filhos.
Até que Zeus nasceu e sua mãe Réia já cansada de tanto sangue e sofrimento deu a Cronos uma pedra embrulhada no lugar de Zeus, salvando sua vida. Réia decidiu que Zeus seria o ultimo filho e encerraria o reinado de sangue e sofrimento e tomaria o trono do pai.
Zeus tinha o poder dos fenômenos atmosféricos e fazia relâmpagos e trovões e com sua mão direita lançava a chuva, podia usar sua força como destruidora, mas também mandava chuvas para as plantações.
Portanto aprendemos que Zeus é o deus que dá ao homem o caminho da razão e também ensina que o verdadeiro conhecimento é obtido apenas a partir da dor.

Alice Sales 1*ano E Tarde N* 04 disse...

1.Defina Filosofia e sua tarefa?
Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
filosofia tem a função de fazer com que o individuo crie maior senso critico e busque por si mesmo respostas para suas dúvidas questionando o fundamento da cultura e toda forma de padrão posta pela sociedade, não se limitando apenas à isso, pois uma vez que o individuo começa a se questionar ele busca uma posição na sociedade assim para defender suas ideias.

2.Comente as fases da história grega.
A história grega é dividida em 4 fases:A Grécia Homérica que teve uma grande importância cultural,devidoas duas obras que descrevia os acontecimentos da época feitos por homero.A Grécia Arcaica é um período onde se teve uma maior ascensão da democracia e uma revitalização da linguagem escrita .A Grécia Clássica que é marcada peloseus conflitos e guerras e a Grécia Helenísta que é lembrada pela difusão da civilização grega no mundo mediterrâneo.

3.O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
É o ramo da astronomia que estuda a estrutura e a evolução do universo em seu todo,preocupando-se tanto com a origem quanto com a evolução.Foi quando a Filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.

4.O que foi o Período Socrático?
Período Socrático ou Antropológico, do final do século V e todo o século IV a.C., quando a Filosofia investiga as questões humanas, isto é, a ética, a política e as técnicas.

5.O que foi o Período Sistemático?
Período Sistemático, do final do século IV ao final do século III a.C., quando a Filosofia busca reunir e sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia, interessando-se, sobretudo em mostrar que tufo pode ser objeto do conhecimento filosófico, desde que as leis do pensamento de suas administrações estejam firmemente estabelecidas para oferecer os critérios da verdade e da ciência.

6.Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
As Viagens Marítimas,A Invenção do Calendário, da Moeda,da Escrita Alfabética,da Política e O Surgimento da vida urbana.

7.Mencione explique 03 características da filosofia nascente?
Tendência a racionalização, em que somente a Razão é o critério de explicação sobre o mundo.Respostas Conclusivas,para os problemas,procurando oferecer respostas seguras e definitivas.E Tendência a Generalização,Reunindo semelhanças, o pensamento conclui que se trata de uma mesma coisa que aparece para nossos sentidos de maneiras diferentes, e como se fossem coisas diferentes.

8.O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.
O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.buscar explicitar os conceitos fundamentados usados em todos os campos do pensar e do agir.

9.Qual a diferença entre Mito e Filosofia?
O Mito pretendia narrar como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, longínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse, tal como existe agora. A Filosofia ao contrário, se preocupa em explicar como e por que, no passado, no presente e no futuro (isto é, na totalidade do tempo), as coisas são como são.

10.Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.
Hércules,filho de Zeus e da mortal Alcmena. As antigas fontes romanas indicam que o herói grego "importado" veio substituir um antigo pastor mitológico chamado pelos povos da Itália de Recaranus ou Garanus, e que era famoso por sua força. Enquanto o mito de Hércules incorporou muito da iconografia e da própria mitologia do personagem grego, ele também tinha um número de características e lendas que eram marcadamente romanas.

jéssica yohanna 1ºE disse...

1º)Qual a diferença entre cosmogonia e teogonia?
Cosmogonia: narrativa sobre
o nascimento e a organização do mundo,a partir de forças geradoras divinas.
Teogonia: narrativa da origem dos Deus a partir de seus antepassados.

2º)Levante, a partir do texto, as características do mito primitivo e do mito moderno.
O mito primitivo existe antes do individuo e é só através dele que cada sujeito se reconhece enquanto tal.
mito moderno:o homem moderno tanto quanto o antigo não é só razão mas também afetividade e emoção.A ciência é importante e necessária a construção de mundo, temos que considera que a ciência também pode vira mito, quando somos levados a acreditar que ela é construída a margem da sociedade e de seus interesses.Não podemos negar o mito pois ele é uma das formas fundamentais da existência humana.

3º)Cite uma figura que você considera mítica na atualidade e explique como ela se transformou em uma figura exemplar.
Perseu - matou Medusa, o que ajudou muitas pessoas.
Hércules - passou por vários desafios durante sua vida, e depois se tornou herói por seus feitos.
Teseu - matou o Minotáuro e libertou Dédalo e seu filho do Rei Minos.

4º)Explique o texto seguinte, a partir do conceito de Mito: “Não há homem do campo que não conheça pra seu uso próprio infusões de raízes e folhas para males de diferentes órgãos, banhos de várias ervas para machucados e inflamações, rezas e simpatias para chamar a chuva ou afastar a peste de seu quintal, para livrar-se de uma achaque, para atrair dinheiro, etc. mesmo na cidade, cresce o contingente dos que, de uma forma ou de outra, se ligam ás benzeduras, aos trabalhos nos terreiros, dos que guardam seus amuletos e medalhas, dos que deixam os seus ex-votos junto aos santos, dos que confessam uma crença no poder paranormal de operar que têm certos médiuns ou `doutores`, ou na eficiência de uma simpatia feita com fé e respeito.” (Revista Mito e magia, nº 01, Editora Três.)
O mito é algo inquestionável no sentido que envolve a fé das pessoas em alguem ou algo.Portanto cada lugar tem sua cultura e suas crenças, no campo por ex:mesmo sem terem estudado eles sabem uma erva para cada tipo de doença e isso é um conhecimento que passa de pai pra filho ou seja senso comum.

5º)Cite uma figura da Mitologia Grega e conte um pouco de sua história.
Na mitologia grega, Poseidon era o deus dos mares. Representado como um homem forte, com barbas e segurando sempre um tridente. Era filho do titã Cronos e Rea, irmão de Zeus (deus dos deuses) e de Hades (deus das almas dos mortos, do subterrâneo).
De acordo com a mitologia grega, Poseidon teve várias amantes e com elas vários filhos como, por exemplo, o gigante Órion e o ciclope Polifemo.

Poseidon aparece em vários mitos da Grécia Antiga. Num deles, disputou com a deusa Atena o controle da cidade-estado de Atenas, porém saiu derrotado. Num outro mito ajudou os gregos na Guerra de Tróia. Fez isto para se vingar do rei de Tróia que não havia lhe pagado pela construção do muro na cidade.
Na mitologia romana, Poseidon é conhecido como Netuno.

robson 1º E thiago1º E disse...

1.Defina Filosofia e sua tarefa?
Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
filosofia tem a função de fazer com que o individuo crie maior senso critico e busque por si mesmo respostas para suas dúvidas questionando o fundamento da cultura e toda forma de padrão posta pela sociedade, não se limitando apenas à isso, pois uma vez que o individuo começa a se questionar ele busca uma posição na sociedade assim para defender suas ideias.
2.Comente as fases da história grega.
A história grega é dividida em 4 fases:A Grécia Homérica que teve uma grande importância cultural,devidoas duas obras que descrevia os acontecimentos da época feitos por homero.A Grécia Arcaica é um período onde se teve uma maior ascensão da democracia e uma revitalização da linguagem escrita .A Grécia Clássica que é marcada peloseus conflitos e guerras e a Grécia Helenísta que é lembrada pela difusão da civilização grega no mundo mediterrâneo.
3.O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
É o ramo da astronomia que estuda a estrutura e a evolução do universo em seu todo,preocupando-se tanto com a origem quanto com a evolução.Foi quando a Filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.
4.O que foi o Período Socrático?
Período Socrático ou Antropológico, do final do século V e todo o século IV a.C., quando a Filosofia investiga as questões humanas, isto é, a ética, a política e as técnicas.
5.O que foi o Período Sistemático?
Período Sistemático, do final do século IV ao final do século III a.C., quando a Filosofia busca reunir e sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia, interessando-se, sobretudo em mostrar que tufo pode ser objeto do conhecimento filosófico, desde que as leis do pensamento de suas administrações estejam firmemente estabelecidas para oferecer os critérios da verdade e da ciência.
6.Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
As Viagens Marítimas,A Invenção do Calendário, da Moeda,da Escrita Alfabética,da Política e O Surgimento da vida urbana.
7.Mencione explique 03 características da filosofia nascente?
Tendência a racionalização, em que somente a Razão é o critério de explicação sobre o mundo.Respostas Conclusivas,para os problemas,procurando oferecer respostas seguras e definitivas.E Tendência a Generalização,Reunindo semelhanças, o pensamento conclui que se trata de uma mesma coisa que aparece para nossos sentidos de maneiras diferentes, e como se fossem coisas diferentes.
8.O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.
O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.buscar explicitar os conceitos fundamentados usados em todos os campos do pensar e do agir.
9.Qual a diferença entre Mito e Filosofia?
O Mito pretendia narrar como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, longínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse, tal como existe agora. A Filosofia ao contrário, se preocupa em explicar como e por que, no passado, no presente e no futuro (isto é, na totalidade do tempo), as coisas são como são.
10.Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.
Hércules,filho de Zeus e da mortal Alcmena. As antigas fontes romanas indicam que o herói grego "importado" veio substituir um antigo pastor mitológico chamado pelos povos da Itália de Recaranus ou Garanus, e que era famoso por sua força. Enquanto o mito de Hércules incorporou muito da iconografia e da própria mitologia do personagem grego, ele também tinha um número de características e lendas que eram marcadamente romanas.

carlos luan 1°E disse...

1º)Defina Filosofia e sua tarefa?
Filosofia é um conhecimento uma espécie de saber que abrange um campo próprio de competência porém não é como as outras ciências que tem um campo bem especifico.
Sua tarefa é tentar resolver problemas da sociedade, do cotidiano, pois exigem argumentos racionais e lógicos.

2º)Comente as fases da história grega.
divididas em 04:
*Grécia Homérica: corresponde aos 400 anos narrados pelo poeta Homero, em seus 02 grandes poemas, Ilíada e Odisséia.
*Grécia Arcaiaca: quando os gregos criaram cidades como Atenas, Esparta, Tebas, Megara, Samos, etc. *Grécia Clássica: quando a democracia se desenvolve, a vida intelectual e artística entre o apogeu e Atenas domina a Grécia com seu império comercial e militar.
*época Helenística: quando a Grécia passa para o poderio de Alexandre da Macedônia e, depois, para as mãos do Império Romano, terminado a história de sua existência independente.

3º)O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
E o período cosmológico foi quando a filosofia se ocupou fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.

4º)O que foi o Período Socrático?
No período pré=socrático a filosofia procurava investigar a ética a política e as técnicas, ou seja, as questões humanas pois era a época em que a democracia florescia e possuia duas características básicas: dentro da filosofia igualdade de todos as homens e a participação de todos no governo.

5º)O que foi o Período Sistemático?
Foi quando a filosofia buscou reunir a sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia interessando-se sobretudo em mostrar que tudo poder ser pensamentos filosófico.

6º)Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
Foram as viagens marítimas, a invenção do calendário, a invenção da moeda, o surgimento da vida urbana, a invenção da escrita alfabética e a invenção da política.

7º)Mencione explique 03 características da filosofia nascente?
Tendência a Racionalidade: somente razão, com seus princípios r regras.
Tendências a Generalização: mostrar que uma explicação tem validade para muitas coisas, ou seja, de uma maneira geral.
Respostas conclusivas: diante dos problemas suas solução é submetida a analise, a critica e discussão e a demonstração.

8º)O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.
Radicalismo quer dizer que a filosofia é radical mas não no sentido corriqueiro de inflexíbilidade mas busca deixar explícito os conceitos fundamentados usados em todos os campos tanto do pensar como no agir.
rigorosa:quando o filósofo faz afirmações ele precisa justifica-las com argumentos e para isso preciso usar a linguagem rigorosa que lhe permitir discutir com outros filósofos.

9º)Qual a diferença entre Mito e Filosofia?
O mito narra como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, logínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse tal como existe no presente.A filosofia, ao contrario, se preocupa em explicar como e por que no passado, no presente e no futuro as coisas são como são.

10º)Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.

Zeus é o deus dos trovões, senhor do Olimpo,ele era filho de Cronos e Réia.Com medo de perder o trono Cronos devorava os próprios filhos.
Até que Zeus nasceu e sua mãe Réia já cansada de tanto sangue e sofrimento deu a Cronos uma pedra embrulhada no lugar de Zeus, salvando sua vida. Réia decidiu que Zeus seria o ultimo filho e encerraria o reinado de sangue e sofrimento e tomaria o trono do pai.
Zeus tinha o poder dos fenômenos atmosféricos e fazia relâmpagos e trovões e com sua mão direita lançava a chuva, podia usar sua força como destruidora, mas também mandava chuvas para as plantações.
Portanto aprendemos que Zeus é o deus que dá ao homem o caminho da razão e também ensina que o verdadeiro conhecimento é obtido apenas a partir da dor.

Carla Andressa Araujo 1'ano E Tarde N* 10 disse...

1.Defina Filosofia e sua tarefa?
Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
filosofia tem a função de fazer com que o individuo crie maior senso critico e busque por si mesmo respostas para suas dúvidas questionando o fundamento da cultura e toda forma de padrão posta pela sociedade, não se limitando apenas à isso, pois uma vez que o individuo começa a se questionar ele busca uma posição na sociedade assim para defender suas ideias.

2.Comente as fases da história grega.
A história grega é dividida em 4 fases:A Grécia Homérica que teve uma grande importância cultural,devidoas duas obras que descrevia os acontecimentos da época feitos por homero.A Grécia Arcaica é um período onde se teve uma maior ascensão da democracia e uma revitalização da linguagem escrita .A Grécia Clássica que é marcada peloseus conflitos e guerras e a Grécia Helenísta que é lembrada pela difusão da civilização grega no mundo mediterrâneo.

3.O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
É o ramo da astronomia que estuda a estrutura e a evolução do universo em seu todo,preocupando-se tanto com a origem quanto com a evolução.Foi quando a Filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.

4.O que foi o Período Socrático?
Período Socrático ou Antropológico, do final do século V e todo o século IV a.C., quando a Filosofia investiga as questões humanas, isto é, a ética, a política e as técnicas.

5.O que foi o Período Sistemático?
Período Sistemático, do final do século IV ao final do século III a.C., quando a Filosofia busca reunir e sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia, interessando-se, sobretudo em mostrar que tufo pode ser objeto do conhecimento filosófico, desde que as leis do pensamento de suas administrações estejam firmemente estabelecidas para oferecer os critérios da verdade e da ciência.

6.Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
As Viagens Marítimas,A Invenção do Calendário, da Moeda,da Escrita Alfabética,da Política e O Surgimento da vida urbana.

7.Mencione explique 03 características da filosofia nascente?
Tendência a racionalização, em que somente a Razão é o critério de explicação sobre o mundo.Respostas Conclusivas,para os problemas,procurando oferecer respostas seguras e definitivas.E Tendência a Generalização,Reunindo semelhanças, o pensamento conclui que se trata de uma mesma coisa que aparece para nossos sentidos de maneiras diferentes, e como se fossem coisas diferentes.

8.O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.
O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.buscar explicitar os conceitos fundamentados usados em todos os campos do pensar e do agir.

9.Qual a diferença entre Mito e
Filosofia?
O Mito pretendia narrar como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, longínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse, tal como existe agora. A Filosofia ao contrário, se preocupa em explicar como e por que, no passado, no presente e no futuro (isto é, na totalidade do tempo), as coisas são como são.

10.Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.
Hércules,filho de Zeus e da mortal Alcmena. As antigas fontes romanas indicam que o herói grego "importado" veio substituir um antigo pastor mitológico chamado pelos povos da Itália de Recaranus ou Garanus, e que era famoso por sua força. Enquanto o mito de Hércules incorporou muito da iconografia e da própria mitologia do personagem grego, ele também tinha um número de características e lendas que eram marcadamente romanas.

francisco fernando 1°E disse...

1º)Defina Filosofia e sua tarefa?
Filosofia é um conhecimento uma espécie de saber que abrange um campo próprio de competência porém não é como as outras ciências que tem um campo bem especifico.
Sua tarefa é tentar resolver problemas da sociedade, do cotidiano, pois exigem argumentos racionais e lógicos.

2º)Comente as fases da história grega.
divididas em 04:
*Grécia Homérica: corresponde aos 400 anos narrados pelo poeta Homero, em seus 02 grandes poemas, Ilíada e Odisséia.
*Grécia Arcaiaca: quando os gregos criaram cidades como Atenas, Esparta, Tebas, Megara, Samos, etc. *Grécia Clássica: quando a democracia se desenvolve, a vida intelectual e artística entre o apogeu e Atenas domina a Grécia com seu império comercial e militar.
*época Helenística: quando a Grécia passa para o poderio de Alexandre da Macedônia e, depois, para as mãos do Império Romano, terminado a história de sua existência independente.

3º)O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
E o período cosmológico foi quando a filosofia se ocupou fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.

4º)O que foi o Período Socrático?
No período pré=socrático a filosofia procurava investigar a ética a política e as técnicas, ou seja, as questões humanas pois era a época em que a democracia florescia e possuia duas características básicas: dentro da filosofia igualdade de todos as homens e a participação de todos no governo.

5º)O que foi o Período Sistemático?
Foi quando a filosofia buscou reunir a sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia interessando-se sobretudo em mostrar que tudo poder ser pensamentos filosófico.

6º)Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
Foram as viagens marítimas, a invenção do calendário, a invenção da moeda, o surgimento da vida urbana, a invenção da escrita alfabética e a invenção da política.

7º)Mencione explique 03 características da filosofia nascente?
Tendência a Racionalidade: somente razão, com seus princípios r regras.
Tendências a Generalização: mostrar que uma explicação tem validade para muitas coisas, ou seja, de uma maneira geral.
Respostas conclusivas: diante dos problemas suas solução é submetida a analise, a critica e discussão e a demonstração.

8º)O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.
Radicalismo quer dizer que a filosofia é radical mas não no sentido corriqueiro de inflexíbilidade mas busca deixar explícito os conceitos fundamentados usados em todos os campos tanto do pensar como no agir.
rigorosa:quando o filósofo faz afirmações ele precisa justifica-las com argumentos e para isso preciso usar a linguagem rigorosa que lhe permitir discutir com outros filósofos.

9º)Qual a diferença entre Mito e Filosofia?
O mito narra como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, logínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse tal como existe no presente.A filosofia, ao contrario, se preocupa em explicar como e por que no passado, no presente e no futuro as coisas são como são.

10º)Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.

Zeus é o deus dos trovões, senhor do Olimpo,ele era filho de Cronos e Réia.Com medo de perder o trono Cronos devorava os próprios filhos.
Até que Zeus nasceu e sua mãe Réia já cansada de tanto sangue e sofrimento deu a Cronos uma pedra embrulhada no lugar de Zeus, salvando sua vida. Réia decidiu que Zeus seria o ultimo filho e encerraria o reinado de sangue e sofrimento e tomaria o trono do pai.
Zeus tinha o poder dos fenômenos atmosféricos e fazia relâmpagos e trovões e com sua mão direita lançava a chuva, podia usar sua força como destruidora, mas também mandava chuvas para as plantações.
Portanto aprendemos que Zeus é o deus que dá ao homem o caminho da razão e também ensina que o verdadeiro conhecimento é obtido apenas a partir da dor.

leticia matos 1°ano E disse...

A historia da grécia é dividida em fazes:A Grécia Homerica que teve uma grande importancia cultural , dividido à duas obras que descrevia os acontecimentos da época feitos por homeros.A Grécia Arcaica é o período onde se teve uma maior ascensão da democracia e uma revitalização da linguagem escrita.A grécia Clássica que é marcada pelos seus conflitos e guerras.E a Grécia Helenística que é lembrada pela difusão da civilização grega no mundo mediterrâneo.
O que quer dizer Cosmologia? ? O que foi o Período Cosmológico?É o ramo da astronomia que estuda o universo em geral.Foi o período onde se buscava uma explicação mitológica do universo.

natanael guimarães 1°E disse...

1º)Defina Filosofia e sua tarefa?
Filosofia é um conhecimento uma espécie de saber que abrange um campo próprio de competência porém não é como as outras ciências que tem um campo bem especifico.
Sua tarefa é tentar resolver problemas da sociedade, do cotidiano, pois exigem argumentos racionais e lógicos.

2º)Comente as fases da história grega.
divididas em 04:
*Grécia Homérica: corresponde aos 400 anos narrados pelo poeta Homero, em seus 02 grandes poemas, Ilíada e Odisséia.
*Grécia Arcaiaca: quando os gregos criaram cidades como Atenas, Esparta, Tebas, Megara, Samos, etc. *Grécia Clássica: quando a democracia se desenvolve, a vida intelectual e artística entre o apogeu e Atenas domina a Grécia com seu império comercial e militar.
*época Helenística: quando a Grécia passa para o poderio de Alexandre da Macedônia e, depois, para as mãos do Império Romano, terminado a história de sua existência independente.

3º)O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
E o período cosmológico foi quando a filosofia se ocupou fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.

4º)O que foi o Período Socrático?
No período pré=socrático a filosofia procurava investigar a ética a política e as técnicas, ou seja, as questões humanas pois era a época em que a democracia florescia e possuia duas características básicas: dentro da filosofia igualdade de todos as homens e a participação de todos no governo.

5º)O que foi o Período Sistemático?
Foi quando a filosofia buscou reunir a sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia interessando-se sobretudo em mostrar que tudo poder ser pensamentos filosófico.

6º)Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
Foram as viagens marítimas, a invenção do calendário, a invenção da moeda, o surgimento da vida urbana, a invenção da escrita alfabética e a invenção da política.

7º)Mencione explique 03 características da filosofia nascente?
Tendência a Racionalidade: somente razão, com seus princípios r regras.
Tendências a Generalização: mostrar que uma explicação tem validade para muitas coisas, ou seja, de uma maneira geral.
Respostas conclusivas: diante dos problemas suas solução é submetida a analise, a critica e discussão e a demonstração.

8º)O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.
Radicalismo quer dizer que a filosofia é radical mas não no sentido corriqueiro de inflexíbilidade mas busca deixar explícito os conceitos fundamentados usados em todos os campos tanto do pensar como no agir.
rigorosa:quando o filósofo faz afirmações ele precisa justifica-las com argumentos e para isso preciso usar a linguagem rigorosa que lhe permitir discutir com outros filósofos.

9º)Qual a diferença entre Mito e Filosofia?
O mito narra como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, logínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse tal como existe no presente.A filosofia, ao contrario, se preocupa em explicar como e por que no passado, no presente e no futuro as coisas são como são.

10º)Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.

Zeus é o deus dos trovões, senhor do Olimpo,ele era filho de Cronos e Réia.Com medo de perder o trono Cronos devorava os próprios filhos.
Até que Zeus nasceu e sua mãe Réia já cansada de tanto sangue e sofrimento deu a Cronos uma pedra embrulhada no lugar de Zeus, salvando sua vida. Réia decidiu que Zeus seria o ultimo filho e encerraria o reinado de sangue e sofrimento e tomaria o trono do pai.
Zeus tinha o poder dos fenômenos atmosféricos e fazia relâmpagos e trovões e com sua mão direita lançava a chuva, podia usar sua força como destruidora, mas também mandava chuvas para as plantações.
Portanto aprendemos que Zeus é o deus que dá ao homem o caminho da razão e também ensina que o verdadeiro conhecimento é obtido apenas a partir da dor.

josé hilton 1º E disse...

1º)Defina Filosofia e sua tarefa?
Filosofia é um conhecimento uma espécie de saber que abrange um campo próprio de competência porém não é como as outras ciências que tem um campo bem especifico.
Sua tarefa é tentar resolver problemas da sociedade, do cotidiano, pois exigem argumentos racionais e lógicos.

2º)Comente as fases da história grega.
divididas em 04:
*Grécia Homérica: corresponde aos 400 anos narrados pelo poeta Homero, em seus 02 grandes poemas, Ilíada e Odisséia.
*Grécia Arcaiaca: quando os gregos criaram cidades como Atenas, Esparta, Tebas, Megara, Samos, etc. *Grécia Clássica: quando a democracia se desenvolve, a vida intelectual e artística entre o apogeu e Atenas domina a Grécia com seu império comercial e militar.
*época Helenística: quando a Grécia passa para o poderio de Alexandre da Macedônia e, depois, para as mãos do Império Romano, terminado a história de sua existência independente.

3º)O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
E o período cosmológico foi quando a filosofia se ocupou fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.

4º)O que foi o Período Socrático?
No período pré=socrático a filosofia procurava investigar a ética a política e as técnicas, ou seja, as questões humanas pois era a época em que a democracia florescia e possuia duas características básicas: dentro da filosofia igualdade de todos as homens e a participação de todos no governo.

5º)O que foi o Período Sistemático?
Foi quando a filosofia buscou reunir a sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia interessando-se sobretudo em mostrar que tudo poder ser pensamentos filosófico.

6º)Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
Foram as viagens marítimas, a invenção do calendário, a invenção da moeda, o surgimento da vida urbana, a invenção da escrita alfabética e a invenção da política.

7º)Mencione explique 03 características da filosofia nascente?
Tendência a Racionalidade: somente razão, com seus princípios r regras.
Tendências a Generalização: mostrar que uma explicação tem validade para muitas coisas, ou seja, de uma maneira geral.
Respostas conclusivas: diante dos problemas suas solução é submetida a analise, a critica e discussão e a demonstração.

8º)O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.
Radicalismo quer dizer que a filosofia é radical mas não no sentido corriqueiro de inflexíbilidade mas busca deixar explícito os conceitos fundamentados usados em todos os campos tanto do pensar como no agir.
rigorosa:quando o filósofo faz afirmações ele precisa justifica-las com argumentos e para isso preciso usar a linguagem rigorosa que lhe permitir discutir com outros filósofos.

9º)Qual a diferença entre Mito e Filosofia?
O mito narra como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, logínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse tal como existe no presente.A filosofia, ao contrario, se preocupa em explicar como e por que no passado, no presente e no futuro as coisas são como são.

10º)Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.

Zeus é o deus dos trovões, senhor do Olimpo,ele era filho de Cronos e Réia.Com medo de perder o trono Cronos devorava os próprios filhos.
Até que Zeus nasceu e sua mãe Réia já cansada de tanto sangue e sofrimento deu a Cronos uma pedra embrulhada no lugar de Zeus, salvando sua vida. Réia decidiu que Zeus seria o ultimo filho e encerraria o reinado de sangue e sofrimento e tomaria o trono do pai.
Zeus tinha o poder dos fenômenos atmosféricos e fazia relâmpagos e trovões e com sua mão direita lançava a chuva, podia usar sua força como destruidora, mas também mandava chuvas para as plantações.
Portanto aprendemos que Zeus é o deus que dá ao homem o caminho da razão e também ensina que o verdadeiro conhecimento é obtido apenas a partir da dor.

gislene 1°E n°17 tarde disse...

Defina Filosofia e sua tarefa?
É uma forma de questionar aquilo que está sendo posto para o ser humano como “verdade”.A tarefa da filosofia ao meu ver é fazer o ser humano pensar sobre o porquê de sua existência.
Comente as fases da história grega.
A história da Grécia é dividida em 04 fases:A Grécia Homérica que teve uma grande importância cultural,devido à duas obras que descrevia os acontecimentos da época feitos por homero.A Grécia Arcaica é o período onde se teve uma maior ascensão da democracia e uma revitalização da linguagem escrita.A grécia Clássica que é marcada pelos seus conflitos e guerras.E a Grécia Helenística que é lembrada pela difusão da civilização grega no mundo mediterrâneo.
O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
É o ramo da astronomia que estuda o universo em geral.Foi o período onde se buscava uma explicação mitológica do universo.
O que foi o Período Socrático?
foi um novo período na história da filosofia que é compreendido pelo pensamento de Sócrates e os Sofistas.
O que foi o Período Sistemático?
Foi o período que buscou reunir e sistematizar tudo quanto foi pensado sobre a cosmologia e antropologia.
Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
As Viagens Marítimas,A Invenção do Calendário, A Invenção da Moeda,O Surgimento da Vida Urbana,A Invenção da Escrita Alfabética e a Invenção da Política.
Mencione explique 03 características da filosofia nascente?
Tendência a racionalização, em que somente a Razão é o critério de explicação sobre o mundo.Respostas Conclusivas,para os problemas,procurando oferecer respostas seguras e definitivas.E Tendência a Generalização,Reunindo semelhanças, o pensamento conclui que se trata de uma mesma coisa que aparece para nossos sentidos de maneiras diferentes, e como se fossem coisas diferentes.
O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.
buscar explicitar os conceitos fundamentados usados em todos os campos do pensar e do agir.
Qual a diferença entre Mito e Filosofia?
O ser humano primitivo buscava explicar tudo que ocorria, para isso criou o mito...
mais tarde, para desvendar o mito foi criada a filosofia...
para mim, a diferença entre os dois é que a filosofia usa a razão para explicar as coisas enquanto o mito cria deuses para isso.
Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.
As três Górgonas que fala sobre três irmãs(Medusa,Esteno e Euríale) que eram muito bonitas e pelo fato de Medusa ter provocado a Ira de Atena,transformou ela em mortal e as suas irmãs em mulheres muito feias que tinham a pele escamosa e cobras no cabelo.Medusa era a mais feia delas e que tinha o poder de petrificar as pessoas.

leticia matos 1°ano E disse...

A história da Grécia é dividida em 04 fases:A Grécia Homérica que teve uma grande importância cultural,devido à duas obras que descrevia os acontecimentos da época feitos por homero.A Grécia Arcaica é o período onde se teve uma maior ascensão da democracia e uma revitalização da linguagem escrita.A grécia Clássica que é marcada pelos seus conflitos e guerras.E a Grécia Helenística que é lembrada pela difusão da civilização grega no mundo mediterrâneo.
O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
É o ramo da astronomia que estuda o universo em geral.Foi o período onde se buscava uma explicação mitológica do universo.

tayane kelly 1°ano E disse...

O que foi o Período Sistemático?
Foi o período que buscou reunir e sistematizar tudo quanto foi pensado sobre a cosmologia e antropologia.
Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
As Viagens Marítimas,A Invenção do Calendário, A Invenção da Moeda,O Surgimento da Vida Urbana,A Invenção da Escrita Alfabética e a Invenção da Política.
Mencione explique 03 características da filosofia nascente?
Tendência a racionalização, em que somente a Razão é o critério de explicação sobre o mundo.Respostas Conclusivas,para os problemas,procurando oferecer respostas seguras e definitivas.E Tendência a Generalização,Reunindo semelhanças, o pensamento conclui que se trata de uma mesma coisa que aparece para nossos sentidos de maneiras diferentes, e como se fossem coisas diferentes.
O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.
buscar explicitar os conceitos fundamentados usados em todos os campos do pensar e do agir.
Qual a diferença entre Mito e Filosofia?
O ser humano primitivo buscava explicar tudo que ocorria, para isso criou o mito...
mais tarde, para desvendar o mito foi criada a filosofia...
para mim, a diferença entre os dois é que a filosofia usa a razão para explicar as coisas enquanto o mito cria deuses para isso.
Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.
As três Górgonas que fala sobre três irmãs(Medusa,Esteno e Euríale) que eram muito bonitas e pelo fato de Medusa ter provocado a Ira de Atena,transformou ela em mortal e as suas irmãs em mulheres muito feias que tinham a pele escamosa e cobras no cabelo.Medusa era a mais feia delas e que tinha o poder de petrificar as pessoas.

josé hilton 1º E disse...

1º)Defina Filosofia e sua tarefa?
Filosofia é um conhecimento uma espécie de saber que abrange um campo próprio de competência porém não é como as outras ciências que tem um campo bem especifico.
Sua tarefa é tentar resolver problemas da sociedade, do cotidiano, pois exigem argumentos racionais e lógicos.

2º)Comente as fases da história grega.
divididas em 04:
*Grécia Homérica: corresponde aos 400 anos narrados pelo poeta Homero, em seus 02 grandes poemas, Ilíada e Odisséia.
*Grécia Arcaiaca: quando os gregos criaram cidades como Atenas, Esparta, Tebas, Megara, Samos, etc. *Grécia Clássica: quando a democracia se desenvolve, a vida intelectual e artística entre o apogeu e Atenas domina a Grécia com seu império comercial e militar.
*época Helenística: quando a Grécia passa para o poderio de Alexandre da Macedônia e, depois, para as mãos do Império Romano, terminado a história de sua existência independente.

3º)O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
E o período cosmológico foi quando a filosofia se ocupou fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.

4º)O que foi o Período Socrático?
No período pré=socrático a filosofia procurava investigar a ética a política e as técnicas, ou seja, as questões humanas pois era a época em que a democracia florescia e possuia duas características básicas: dentro da filosofia igualdade de todos as homens e a participação de todos no governo.

5º)O que foi o Período Sistemático?
Foi quando a filosofia buscou reunir a sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia interessando-se sobretudo em mostrar que tudo poder ser pensamentos filosófico.

6º)Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
Foram as viagens marítimas, a invenção do calendário, a invenção da moeda, o surgimento da vida urbana, a invenção da escrita alfabética e a invenção da política.

7º)Mencione explique 03 características da filosofia nascente?
Tendência a Racionalidade: somente razão, com seus princípios r regras.
Tendências a Generalização: mostrar que uma explicação tem validade para muitas coisas, ou seja, de uma maneira geral.
Respostas conclusivas: diante dos problemas suas solução é submetida a analise, a critica e discussão e a demonstração.

8º)O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.
Radicalismo quer dizer que a filosofia é radical mas não no sentido corriqueiro de inflexíbilidade mas busca deixar explícito os conceitos fundamentados usados em todos os campos tanto do pensar como no agir.
rigorosa:quando o filósofo faz afirmações ele precisa justifica-las com argumentos e para isso preciso usar a linguagem rigorosa que lhe permitir discutir com outros filósofos.

9º)Qual a diferença entre Mito e Filosofia?
O mito narra como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, logínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse tal como existe no presente.A filosofia, ao contrario, se preocupa em explicar como e por que no passado, no presente e no futuro as coisas são como são.

10º)Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.

Zeus é o deus dos trovões, senhor do Olimpo,ele era filho de Cronos e Réia.Com medo de perder o trono Cronos devorava os próprios filhos.
Até que Zeus nasceu e sua mãe Réia já cansada de tanto sangue e sofrimento deu a Cronos uma pedra embrulhada no lugar de Zeus, salvando sua vida. Réia decidiu que Zeus seria o ultimo filho e encerraria o reinado de sangue e sofrimento e tomaria o trono do pai.
Zeus tinha o poder dos fenômenos atmosféricos e fazia relâmpagos e trovões e com sua mão direita lançava a chuva, podia usar sua força como destruidora, mas também mandava chuvas para as plantações.
Portanto aprendemos que Zeus é o deus que dá ao homem o caminho da razão e também ensina que o verdadeiro conhecimento é obtido apenas a partir da dor.

iago 1°E disse...

Defina Filosofia e sua tarefa?
É uma forma de questionar aquilo que está sendo posto para o ser humano como “verdade”.A tarefa da filosofia ao meu ver é fazer o ser humano pensar sobre o porquê de sua existência.
Comente as fases da história grega.
A história da Grécia é dividida em 04 fases:A Grécia Homérica que teve uma grande importância cultural,devido à duas obras que descrevia os acontecimentos da época feitos por homero.A Grécia Arcaica é o período onde se teve uma maior ascensão da democracia e uma revitalização da linguagem escrita.A grécia Clássica que é marcada pelos seus conflitos e guerras.E a Grécia Helenística que é lembrada pela difusão da civilização grega no mundo mediterrâneo.
O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
É o ramo da astronomia que estuda o universo em geral.Foi o período onde se buscava uma explicação mitológica do universo.
O que foi o Período Socrático?
foi um novo período na história da filosofia que é compreendido pelo pensamento de Sócrates e os Sofistas.
O que foi o Período Sistemático?
Foi o período que buscou reunir e sistematizar tudo quanto foi pensado sobre a cosmologia e antropologia.
Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
As Viagens Marítimas,A Invenção do Calendário, A Invenção da Moeda,O Surgimento da Vida Urbana,A Invenção da Escrita Alfabética e a Invenção da Política.
Mencione explique 03 características da filosofia nascente?
Tendência a racionalização, em que somente a Razão é o critério de explicação sobre o mundo.Respostas Conclusivas,para os problemas,procurando oferecer respostas seguras e definitivas.E Tendência a Generalização,Reunindo semelhanças, o pensamento conclui que se trata de uma mesma coisa que aparece para nossos sentidos de maneiras diferentes, e como se fossem coisas diferentes.
O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.
buscar explicitar os conceitos fundamentados usados em todos os campos do pensar e do agir.
Qual a diferença entre Mito e Filosofia?
O ser humano primitivo buscava explicar tudo que ocorria, para isso criou o mito...
mais tarde, para desvendar o mito foi criada a filosofia...
para mim, a diferença entre os dois é que a filosofia usa a razão para explicar as coisas enquanto o mito cria deuses para isso.
Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.
As três Górgonas que fala sobre três irmãs(Medusa,Esteno e Euríale) que eram muito bonitas e pelo fato de Medusa ter provocado a Ira de Atena,transformou ela em mortal e as suas irmãs em mulheres muito feias que tinham a pele escamosa e cobras no cabelo.Medusa era a mais feia delas e que tinha o poder de petrificar as pessoas.

dayane guedes farias 1;e disse...

1;filosofia e a capaciade de anter em vista uma utpia
2;sao divididas em 4 fases
3;cosmologia e o romano da astronomia que estuda partida da aplicasao;
4;

Unknown disse...

1.filosofia é o estudo da razão ,e sua tarefa é abrir a mente das pessoas.

Anônimo disse...

Defina Filosofia e sua tarefa?
É uma forma de questionar aquilo que está sendo posto para o ser humano como “verdade”.A tarefa da filosofia ao meu ver é fazer o ser humano pensar sobre o porquê de sua existência.
Comente as fases da história grega.
A história da Grécia é dividida em 04 fases:A Grécia Homérica que teve uma grande importância cultural,devido à duas obras que descrevia os acontecimentos da época feitos por homero.A Grécia Arcaica é o período onde se teve uma maior ascensão da democracia e uma revitalização da linguagem escrita.A grécia Clássica que é marcada pelos seus conflitos e guerras.E a Grécia Helenística que é lembrada pela difusão da civilização grega no mundo mediterrâneo.
O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
É o ramo da astronomia que estuda o universo em geral.Foi o período onde se buscava uma explicação mitológica do universo.
O que foi o Período Socrático?
foi um novo período na história da filosofia que é compreendido pelo pensamento de Sócrates e os Sofistas.
O que foi o Período Sistemático?
Foi o período que buscou reunir e sistematizar tudo quanto foi pensado sobre a cosmologia e antropologia.
Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
As Viagens Marítimas,A Invenção do Calendário, A Invenção da Moeda,O Surgimento da Vida Urbana,A Invenção da Escrita Alfabética e a Invenção da Política.
Mencione explique 03 características da filosofia nascente?
Tendência a racionalização, em que somente a Razão é o critério de explicação sobre o mundo.Respostas Conclusivas,para os problemas,procurando oferecer respostas seguras e definitivas.E Tendência a Generalização,Reunindo semelhanças, o pensamento conclui que se trata de uma mesma coisa que aparece para nossos sentidos de maneiras diferentes, e como se fossem coisas diferentes.
O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.
buscar explicitar os conceitos fundamentados usados em todos os campos do pensar e do agir.
Qual a diferença entre Mito e

Andriely Vieira 1* E tarde Nº3 disse...

1.Defina Filosofia e sua tarefa?
Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
filosofia tem a função de fazer com que o individuo crie maior senso critico e busque por si mesmo respostas para suas dúvidas questionando o fundamento da cultura e toda forma de padrão posta pela sociedade, não se limitando apenas à isso, pois uma vez que o individuo começa a se questionar ele busca uma posição na sociedade assim para defender suas ideias.
2.Comente as fases da história grega.
A história grega é dividida em 4 fases:A Grécia Homérica que teve uma grande importância cultural,devidoas duas obras que descrevia os acontecimentos da época feitos por homero.A Grécia Arcaica é um período onde se teve uma maior ascensão da democracia e uma revitalização da linguagem escrita .A Grécia Clássica que é marcada peloseus conflitos e guerras e a Grécia Helenísta que é lembrada pela difusão da civilização grega no mundo mediterrâneo.
3.O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
É o ramo da astronomia que estuda a estrutura e a evolução do universo em seu todo,preocupando-se tanto com a origem quanto com a evolução.Foi quando a Filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.
4.O que foi o Período Socrático?
Período Socrático ou Antropológico, do final do século V e todo o século IV a.C., quando a Filosofia investiga as questões humanas, isto é, a ética, a política e as técnicas.
5.O que foi o Período Sistemático?
Período Sistemático, do final do século IV ao final do século III a.C., quando a Filosofia busca reunir e sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia, interessando-se, sobretudo em mostrar que tufo pode ser objeto do conhecimento filosófico, desde que as leis do pensamento de suas administrações estejam firmemente estabelecidas para oferecer os critérios da verdade e da ciência.
6.Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
As Viagens Marítimas,A Invenção do Calendário, da Moeda,da Escrita Alfabética,da Política e O Surgimento da vida urbana.
7.Mencione explique 03 características da filosofia nascente?
Tendência a racionalização, em que somente a Razão é o critério de explicação sobre o mundo.Respostas Conclusivas,para os problemas,procurando oferecer respostas seguras e definitivas.E Tendência a Generalização,Reunindo semelhanças, o pensamento conclui que se trata de uma mesma coisa que aparece para nossos sentidos de maneiras diferentes, e como se fossem coisas diferentes.
8.O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.
O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.buscar explicitar os conceitos fundamentados usados em todos os campos do pensar e do agir.
9.Qual a diferença entre Mito e Filosofia?
O Mito pretendia narrar como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, longínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse, tal como existe agora. A Filosofia ao contrário, se preocupa em explicar como e por que, no passado, no presente e no futuro (isto é, na totalidade do tempo), as coisas são como são.
10.Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.
Hércules,filho de Zeus e da mortal Alcmena. As antigas fontes romanas indicam que o herói grego "importado" veio substituir um antigo pastor mitológico chamado pelos povos da Itália de Recaranus ou Garanus, e que era famoso por sua força. Enquanto o mito de Hércules incorporou muito da iconografia e da própria mitologia do personagem grego, ele também tinha um número de características e lendas que eram marcadamente romanas.

Unknown disse...

1.Defina Filosofia e sua tarefa?
Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
filosofia tem a função de fazer com que o individuo crie maior senso critico e busque por si mesmo respostas para suas dúvidas questionando o fundamento da cultura e toda forma de padrão posta pela sociedade, não se limitando apenas à isso, pois uma vez que o individuo começa a se questionar ele busca uma posição na sociedade assim para defender suas ideias.
2.Comente as fases da história grega.
A história grega é dividida em 4 fases:A Grécia Homérica que teve uma grande importância cultural,devidoas duas obras que descrevia os acontecimentos da época feitos por homero.A Grécia Arcaica é um período onde se teve uma maior ascensão da democracia e uma revitalização da linguagem escrita .A Grécia Clássica que é marcada peloseus conflitos e guerras e a Grécia Helenísta que é lembrada pela difusão da civilização grega no mundo mediterrâneo.
3.O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
É o ramo da astronomia que estuda a estrutura e a evolução do universo em seu todo,preocupando-se tanto com a origem quanto com a evolução.Foi quando a Filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.
4.O que foi o Período Socrático?
Período Socrático ou Antropológico, do final do século V e todo o século IV a.C., quando a Filosofia investiga as questões humanas, isto é, a ética, a política e as técnicas.
5.O que foi o Período Sistemático?
Período Sistemático, do final do século IV ao final do século III a.C., quando a Filosofia busca reunir e sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia, interessando-se, sobretudo em mostrar que tufo pode ser objeto do conhecimento filosófico, desde que as leis do pensamento de suas administrações estejam firmemente estabelecidas para oferecer os critérios da verdade e da ciência.
6.Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
As Viagens Marítimas,A Invenção do Calendário, da Moeda,da Escrita Alfabética,da Política e O Surgimento da vida urbana.
7.Mencione explique 03 características da filosofia nascente?
Tendência a racionalização, em que somente a Razão é o critério de explicação sobre o mundo.Respostas Conclusivas,para os problemas,procurando oferecer respostas seguras e definitivas.E Tendência a Generalização,Reunindo semelhanças, o pensamento conclui que se trata de uma mesma coisa que aparece para nossos sentidos de maneiras diferentes, e como se fossem coisas diferentes.
8.O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.
O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.buscar explicitar os conceitos fundamentados usados em todos os campos do pensar e do agir.
9.Qual a diferença entre Mito e Filosofia?
O Mito pretendia narrar como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, longínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse, tal como existe agora. A Filosofia ao contrário, se preocupa em explicar como e por que, no passado, no presente e no futuro (isto é, na totalidade do tempo), as coisas são como são.
10.Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.
Hércules,filho de Zeus e da mortal Alcmena. As antigas fontes romanas indicam que o herói grego "importado" veio substituir um antigo pastor mitológico chamado pelos povos da Itália de Recaranus ou Garanus, e que era famoso por sua força. Enquanto o mito de Hércules incorporou muito da iconografia e da própria mitologia do personagem grego, ele também tinha um número de características e lendas que eram marcadamente romanas.

Leandro Torres 1°F disse...

1-E fazer com que o homem passe a pensar, a questionar o que lhe e proposto como "verdade"
2-A história da Grécia costuma ser dividida pelos historiadores em 04 grandes fases: a da Grécia Homérica, narrados pelo poeta Homero,a da Grécia Arcaiaca ou dos 07 sábios, do século VII ao século V antes de Cristo, quando os gregos criaram cidades como Atenas, Esparta, Tebas, Megara, Samos, etc
3-É o ramo da astronomia que estuda o universo em geral.Foi o período onde se buscava uma explicação mitológica do universo.
4-foi um novo período na história da filosofia que é compreendido pelo pensamento de Sócrates e os Sofistas.
5-Foi o período que buscou reunir e sistematizar tudo quanto foi pensado sobre a cosmologia e antropologia.
6-As Viagens Marítimas,A Invenção do Calendário, A Invenção da Moeda,O Surgimento da Vida Urbana,A Invenção da Escrita Alfabética e a Invenção da Política
7-Tendência a racionalização, em que somente a Razão é o critério de explicação sobre o mundo
8- Radicalismo quer dizer que a filosofia é radical mas não no sentido corriqueiro de inflexíbilidade mas busca deixar explícito os conceitos fundamentados usados em todos os campos tanto do pensar como no agir
9-a filosofia usa a razão para explicar as coisas enquanto o mito cria deus
10-O mundo foi feito em seis dias, sendo o 7º dia para o descanso: 1ºdia: a Luz é criada; 4ºdia: são criado os astros e as estrelas; no 6ºdia: são criados os animais domésticos e o ser humano. No 7ºdia: o Criador abençoa a criação e descansa.

thierry oliveira 1º F disse...

Questões

1.Defina Filosofia e sua tarefa?
Filosofia é um conhecimento uma espécie de saber que abrange um campo próprio de competência porém não é como as outras ciências que tem um campo bem especifico.
Sua tarefa é tentar resolver problemas da sociedade, do cotidiano, pois exigem argumentos racionais e lógicos.
2.Comente as fases da história grega.
A história grega é dividida em 4 fases:A Grécia Homérica que teve uma grande importância cultural,devidoas duas obras que descrevia os acontecimentos da época feitos por homero.A Grécia Arcaica é um período onde se teve uma maior ascensão da democracia e uma revitalização da linguagem escrita .A Grécia Clássica que é marcada peloseus conflitos e guerras e a Grécia Helenísta que é lembrada pela difusão da civilização grega no mundo mediterrâneo.
3.O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
É o ramo da astronomia que estuda a estrutura e a evolução do universo em seu todo,preocupando-se tanto com a origem quanto com a evolução.Foi quando a Filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.
4.O que foi o Período Socrático?
Período Socrático ou Antropológico, do final do século V e todo o século IV a.C., quando a Filosofia investiga as questões humanas, isto é, a ética, a política e as técnicas.
5. O que foi o Período Sistemático?
Período Sistemático, do final do século IV ao final do século III a.C., quando a Filosofia busca reunir e sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia, interessando-se, sobretudo em mostrar que tufo pode ser objeto do conhecimento filosófico, desde que as leis do pensamento de suas administrações estejam firmemente estabelecidas para oferecer os critérios da verdade e da ciência.
6.Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
As Viagens Marítimas,A Invenção do Calendário, da Moeda,da Escrita Alfabética,da Política e O Surgimento da vida urbana.
7.Mencione explique 03 características da filosofia nascente?
Tendência a racionalização, em que somente a Razão é o critério de explicação sobre o mundo.Respostas Conclusivas,para os problemas,procurando oferecer respostas seguras e definitivas.E Tendência a Generalização,Reunindo semelhanças, o pensamento conclui que se trata de uma mesma coisa que aparece para nossos sentidos de maneiras diferentes, e como se fossem coisas diferentes.
8. O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.buscar explicitar os conceitos fundamentados usados em todos os campos do pensar e do agir.
9. Qual a diferença entre Mito e Filosofia?
O mito narra como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, logínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse tal como existe no presente.A filosofia, ao contrario, se preocupa em explicar como e por que no passado, no presente e no futuro as coisas são como são.

10. Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.Zeus é o deus dos trovões, senhor do Olimpo,ele era filho de Cronos e Réia.Com medo de perder o trono Cronos devorava os próprios filhos.
Até que Zeus nasceu e sua mãe Réia já cansada de tanto sangue e sofrimento deu a Cronos uma pedra embrulhada no lugar de Zeus, salvando sua vida. Réia decidiu que Zeus seria o ultimo filho e encerraria o reinado de sangue e sofrimento e tomaria o trono do pai.
Zeus tinha o poder dos fenômenos atmosféricos e fazia relâmpagos e trovões e com sua mão direita lançava a chuva, podia usar sua força como destruidora, mas também mandava chuvas para as plantações.
Portanto aprendemos que Zeus é o deus que dá ao homem o caminho da razão e também ensina que o verdadeiro conhecimento é obtido apenas a partir da dor.



aluno(a)thierry oliveira nº48
serie:1 f

joyce e luan disse...

Filosofia é um conhecimento uma espécie de saber que abrange um campo próprio de competência porém não é como as outras ciências que tem um campo bem especifico.
Sua tarefa é tentar resolver problemas da sociedade, do cotidiano, pois exigem argumentos racionais e lógico

Anônimo disse...

1.
Defina Filosofia e sua tarefa?
É uma forma de questionar aquilo que está sendo posto para o ser humano como “verdade”.A tarefa da filosofia ao meu ver é fazer o ser humano pensar sobre o porquê de sua existência.
2.
Comente as fases da história grega.
A história da Grécia é dividida em 04 fases:A Grécia Homérica que teve uma grande importância cultural,devido à duas obras que descrevia os acontecimentos da época feitos por homero.A Grécia Arcaica é o período onde se teve uma maior ascensão da democracia e uma revitalização da linguagem escrita.A grécia Clássica que é marcada pelos seus conflitos e guerras.E a Grécia Helenística que é lembrada pela difusão da civilização grega no mundo mediterrâneo.
3.
O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
É o ramo da astronomia que estuda o universo em geral.Foi o período onde se buscava uma explicação mitológica do universo.
4.
O que foi o Período Socrático?
foi um novo período na história da filosofia que é compreendido pelo pensamento de Sócrates e os Sofistas.
5.
O que foi o Período Sistemático?
Foi o período que buscou reunir e sistematizar tudo quanto foi pensado sobre a cosmologia e antropologia.
6.
Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
As Viagens Marítimas,A Invenção do Calendário, A Invenção da Moeda,O Surgimento da Vida Urbana,A Invenção da Escrita Alfabética e a Invenção da Política.
7.
Mencione explique 03 características da filosofia nascente?
Tendência a racionalização, em que somente a Razão é o critério de explicação sobre o mundo.Respostas Conclusivas,para os problemas,procurando oferecer respostas seguras e definitivas.E Tendência a Generalização,Reunindo semelhanças, o pensamento conclui que se trata de uma mesma coisa que aparece para nossos sentidos de maneiras diferentes, e como se fossem coisas diferentes.
8.
O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.
buscar explicitar os conceitos fundamentados usados em todos os campos do pensar e do agir.
9.
Qual a diferença entre Mito e Filosofia?
O ser humano primitivo buscava explicar tudo que ocorria, para isso criou o mito...
mais tarde, para desvendar o mito foi criada a filosofia...
para mim, a diferença entre os dois é que a filosofia usa a razão para explicar as coisas enquanto o mito cria deuses para isso.
10.
Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.
As três Górgonas que fala sobre três irmãs(Medusa,Esteno e Euríale) que eram muito bonitas e pelo fato de Medusa ter provocado a Ira de Atena,transformou ela em mortal e as suas irmãs em mulheres muito feias que tinham a pele escamosa e cobras no cabelo.Medusa era a mais feia delas e que tinha o poder de petrificar as pessoas.

sabryna disse...

Defina Filosofia e sua tarefa? Comente as fases da história grega. O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico? O que foi o Período Socrático? O que foi o Período Sistemático? Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia? Mencione explique 03 características da filosofia nascente? O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica. Qual a diferença entre Mito e Filosofia? Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.
respostas...
01-Filosofia é a capacidade de manter sempre em vista uma utopia – como um horizonte – jamais será alcançada; mas que nos faz caminhar, ao invés de para e ficar pastando feito cordeirinhos mansos à espera do abate.
A Filosofia nasceu realizando uma transformação gradual sobre os mitos gregos

02-Cosmogonia é a narrativa sobre o nascimento e a organização do mundo, a partir de forças geradoras (pai e mãe) divinas.

03- A palavra gonia vem de 02 palavras gregas: do verbo gennao (engendrar, gerar, fazer nascer e crescer) e do substantivo genos (nascimento, gênese, descendência, gênero, espécie). Gonia, portanto, quer dizer: geração, nascimento a partir da concepção sexual e do parto. Cosmos, que quer dizer mundo

04-Período Socrático ou Antropológico, do final do século V e todo o século IV a.C., quando a Filosofia investiga as questões humanas, isto é, a ética, a política e as técnicas (em grego, ântropos, que dizer homem; por isso o período recebeu o nome de antropológico).

05-. Período Sistemático, do final do século IV ao final do século III a.C., quando a Filosofia busca reunir e sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia, interessando-se, sobretudo em mostrar que tufo pode ser objeto do conhecimento filosófico, desde que as leis do pensamento de suas administrações estejam firmemente estabelecidas para oferecer os critérios da verdade e da ciência.

06-

monaliza letielly 1 ano f disse...

1: á filosofia é uma linguagem de amor a sabedoria,sua tarefa é um jogo irreverente que parte do que existe, crítica, coloca em dúvida, faz perguntas inoportunas, abre a porta das possibilidades, faz-nos entrever outros mundos e outros modos de compreender a vida.

thays oliveira gomes disse...

2.sei que a Grécia tem 4 fases:A Grécia Homérica que teve uma grande importância cultutal,A Grécia Arcaica onde se teve uma maior ascensâo da democracia e uma revitalizaçâo da linguagem escrita.A Grécia classica que é marcada pelos seus conflitos e guerras.Grécia Helenistica que e lembrada pela a difusão
3.É o ramo da astronomia que estuda o universo em geral.Foi o período onde se buscava uma explicação mitológica do universo.
4.foi um novo período na história da filosofia que é compreendido pelo pensamento de Sócrates e os Sofistas. 5.Foi o período que buscou reunir e sistematizar tudo quanto foi pensado sobre a cosmologia e antropologia. 6.sangsb

Luan Alves 1º H tarde Nº 25 disse...

1.Defina Filosofia e sua tarefa?
Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
filosofia tem a função de fazer com que o individuo crie maior senso critico e busque por si mesmo respostas para suas dúvidas questionando o fundamento da cultura e toda forma de padrão posta pela sociedade, não se limitando apenas à isso, pois uma vez que o individuo começa a se questionar ele busca uma posição na sociedade assim para defender suas ideias.

2.Comente as fases da história grega.
A história grega é dividida em 4 fases:A Grécia Homérica que teve uma grande importância cultural,devidoas duas obras que descrevia os acontecimentos da época feitos por homero.A Grécia Arcaica é um período onde se teve uma maior ascensão da democracia e uma revitalização da linguagem escrita .A Grécia Clássica que é marcada peloseus conflitos e guerras e a Grécia Helenísta que é lembrada pela difusão da civilização grega no mundo mediterrâneo.

3.O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
É o ramo da astronomia que estuda a estrutura e a evolução do universo em seu todo,preocupando-se tanto com a origem quanto com a evolução.Foi quando a Filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.

4.O que foi o Período Socrático?
Período Socrático ou Antropológico, do final do século V e todo o século IV a.C., quando a Filosofia investiga as questões humanas, isto é, a ética, a política e as técnicas.

5.O que foi o Período Sistemático?
Período Sistemático, do final do século IV ao final do século III a.C., quando a Filosofia busca reunir e sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia, interessando-se, sobretudo em mostrar que tufo pode ser objeto do conhecimento filosófico, desde que as leis do pensamento de suas administrações estejam firmemente estabelecidas para oferecer os critérios da verdade e da ciência.

6.Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
As Viagens Marítimas,A Invenção do Calendário, da Moeda,da Escrita Alfabética,da Política e O Surgimento da vida urbana.

7.Mencione explique 03 características da filosofia nascente?
Tendência a racionalização, em que somente a Razão é o critério de explicação sobre o mundo.Respostas Conclusivas,para os problemas,procurando oferecer respostas seguras e definitivas.E Tendência a Generalização,Reunindo semelhanças, o pensamento conclui que se trata de uma mesma coisa que aparece para nossos sentidos de maneiras diferentes, e como se fossem coisas diferentes.

8.O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.
O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.buscar explicitar os conceitos fundamentados usados em todos os campos do pensar e do agir.

9.Qual a diferença entre Mito e Filosofia?
O Mito pretendia narrar como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, longínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse, tal como existe agora. A Filosofia ao contrário, se preocupa em explicar como e por que, no passado, no presente e no futuro (isto é, na totalidade do tempo), as coisas são como são.

10.Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.
Hércules,filho de Zeus e da mortal Alcmena. As antigas fontes romanas indicam que o herói grego "importado" veio substituir um antigo pastor mitológico chamado pelos povos da Itália de Recaranus ou Garanus, e que era famoso por sua força. Enquanto o mito de Hércules incorporou muito da iconografia e da própria mitologia do personagem grego, ele também tinha um número de características e lendas que eram marcadamente romanas.

jose augusto de araujo filho 1ano i numero30 disse...

1)Filosofia é um conhecimento uma espécie de saber que abrange um campo próprio de competência porém não é como as outras ciências que tem um campo bem especifico.
Sua tarefa é tentar resolver problemas da sociedade, do cotidiano, pois exigem argumentos racionais e lógicos.

2)divididas em 04:
*Grécia Homérica: corresponde aos 400 anos narrados pelo poeta Homero, em seus 02 grandes poemas, Ilíada e Odisséia.
*Grécia Arcaiaca: quando os gregos criaram cidades como Atenas, Esparta, Tebas, Megara, Samos, etc. *Grécia Clássica: quando a democracia se desenvolve, a vida intelectual e artística entre o apogeu e Atenas domina a Grécia com seu império comercial e militar.
*época Helenística: quando a Grécia passa para o poderio de Alexandre da Macedônia e, depois, para as mãos do Império Romano, terminado a história de sua existência independente.

3)Cosmologia é o ramo da astronomia que estuda a origem, estrutura e evolução do Universo a partir da aplicação de métodos científicos..
Período Pré-Socrático ou cosmológico, do final do século VII ao final do século V a.C., quando a Filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações na Natureza

4)Período Socrático ou Antropológico, do final do século V e todo o século IV a.C., quando a Filosofia investiga as questões humanas, isto é, a ética, a política e as técnicas (em grego, ântropos, que dizer homem; por isso o período recebeu o nome de antropológico).

5)Foi quando a filosofia buscou reunir a sistematizar quando foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia interessando-se sobretudo em mostrar que tudo poder ser pensamentos filosófico.

6)Foram as viagens marítimas, a invenção do calendário, a invenção da moeda, o surgimento da vida urbana, a invenção da escrita alfabética e a invenção da política.

7)*Tendência a Racionalidade: somente razão, com seus princípios r regras.
*Tendências a Generalização: mostrar que uma explicação tem validade para muitas coisas, ou seja, de uma maneira geral.
*Respostas conclusivas: diante dos problemas suas solução é submetida a analise, a critica e discussão e a demonstração.

8)Radicalismo quer dizer que a filosofia é radical mas não no sentido corriqueiro de inflexíbilidade mas busca deixar explícito os conceitos fundamentados usados em todos os campos tanto do pensar como no agir.
rigorosa:quando o filósofo faz afirmações ele precisa justifica-las com argumentos e para isso preciso usar a linguagem rigorosa que lhe permitir discutir com outros filósofos.

9)O Mito pretendia narrar como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, longínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse, tal como existe agora. A Filosofia ao contrário, se preocupa em explicar como e por que, no passado, no presente e no futuro (isto é, na totalidade do tempo),

10)Zeus é o deus dos trovões, senhor do Olimpo,ele era filho de Cronos e Réia.Com medo de perder o trono Cronos devorava os próprios filhos.
Até que Zeus nasceu e sua mãe Réia já cansada de tanto sangue e sofrimento deu a Cronos uma pedra embrulhada no lugar de Zeus, salvando sua vida. Réia decidiu que Zeus seria o ultimo filho e encerraria o reinado de sangue e sofrimento e tomaria o trono do pai.
Zeus tinha o poder dos fenômenos atmosféricos e fazia relâmpagos e trovões e com sua mão direita lançava a chuva, podia usar sua força como destruidora, mas também mandava chuvas para as plantações.
Portanto aprendemos que Zeus é o deus que dá ao homem o caminho da razão e também ensina que o verdadeiro conhecimento é obtido apenas a partir da dor.

Daniel de Lima 1ª ano F, Nº11 disse...

1.Defina Filosofia e sua tarefa?
É uma forma de questionar aquilo que está sendo posto para o ser humano como “verdade”.A tarefa da filosofia ao meu ver é fazer o ser humano pensar sobre o porquê de sua existência.
2.Comente as fases da história grega.
A história da Grécia é dividida em 04 fases:A Grécia Homérica que teve uma grande importância cultural,devido à duas obras que descrevia os acontecimentos da época feitos por homero.A Grécia Arcaica é o período onde se teve uma maior ascensão da democracia e uma revitalização da linguagem escrita.A grécia Clássica que é marcada pelos seus conflitos e guerras.E a Grécia Helenística que é lembrada pela difusão da civilização grega no mundo mediterrâneo.
3.O que quer dizer Cosmologia? O que foi o Período Cosmológico?
É o ramo da astronomia que estuda o universo em geral.Foi o período onde se buscava uma explicação mitológica do universo.
4.O que foi o Período Socrático?
foi um novo período na história da filosofia que é compreendido pelo pensamento de Sócrates e os Sofistas.5.
O que foi o Período Sistemático?
Foi o período que buscou reunir e sistematizar tudo quanto foi pensado sobre a cosmologia e antropologia.
6.Que condições históricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grécia?
As Viagens Marítimas,A Invenção do Calendário, A Invenção da Moeda,O Surgimento da Vida Urbana,A Invenção da Escrita Alfabética e a Invenção da Política.
7.Mencione explique 03 características da filosofia nascente?
Tendência a racionalização, em que somente a Razão é o critério de explicação sobre o mundo.Respostas Conclusivas,para os problemas,procurando oferecer respostas seguras e definitivas.E Tendência a Generalização,Reunindo semelhanças, o pensamento conclui que se trata de uma mesma coisa que aparece para nossos sentidos de maneiras diferentes, e como se fossem coisas diferentes.
8.O que quer dizer radicalismo, rigor e conjunto no interior da reflexão filosófica.
buscar explicitar os conceitos fundamentados usados em todos os campos do pensar e do agir.
9.Qual a diferença entre Mito e Filosofia?
O ser humano primitivo buscava explicar tudo que ocorria, para isso criou o mito...
mais tarde, para desvendar o mito foi criada a filosofia...
para mim, a diferença entre os dois é que a filosofia usa a razão para explicar as coisas enquanto o mito cria deuses para isso.
10.Escreva sobre alguma narrativa mitológica, conhecida por você.
As três Górgonas que fala sobre três irmãs(Medusa,Esteno e Euríale) que eram muito bonitas e pelo fato de Medusa ter provocado a Ira de Atena,transformou ela em mortal e as suas irmãs em mulheres muito feias que tinham a pele escamosa e cobras no cabelo.Medusa era a mais feia delas e que tinha o poder de petrificar as pessoas.

francisco benedito 1º I disse...

Respostas
2-Elas são divididas em 4 fases:
1-Grécia homérico;que teve uma grande importancia cultural
2-Grécia arcaica;é o período onde se teve uma maior ascenção da democracia.
3-Grécia clássica;que é marcado pelo seus conflitos e guerras.
4-Grécia helenísta;que é lembrada pela difusão da civilização.
6-As viagens marítimas, a invenção do calendário, a invenção da moeda, da escrita alfabetica,a politica e a urbanização.
7-Tendência a racionalidade: razão com seu pricipios-Tendência a generalização;Tem explicação valida para muitas coisas-Conclusivas;Temsolução,analise a criticas e a demostração.
9-Radicalismo e a filosofia radical no sentido corriqueiro na busca de deixa explicado os comentario usados em todo o campo do pensar e agir;Rigor quando a filosofia faz afirmaçoes precisas.
10-Zeus o principal deus grego,Apolo seu filho deus da guerra,Ariteu filho de Apolo,Eros deus do amor.