sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Construção do Sujeito Moral



Liberdade na sociedade

"O homem nasce livre e, por toda parte, encontra-se a ferros." Jean-Jacques Rousseau


Uma das maiores conquistas da humanidade foi desenvolver a sociedade: homens, mulheres e crianças convivem no mesmo espaço  cívico, produzindo objetos domésticos, instrumentos de trabalho, vestuário, edificações, comércio, templos, indústrias e conhecimento variados em escolas, laboratórios e universidades.
Junto com a sociedade foi necessário estabelecer regras de convívio para evitar atos de prepotência dos fortes sobre os fracos e para estabelecer a liberdade de ação e pensamento de todos os integrantes. A liberdade social, portanto, baseia-se em direitos e deveres comuns e não na libertinagem - ideia de que cada um faz o que quer e quando quer. A liberdade individual tem que ser respeitada, mas repreendida quando prejudica a qualidade de vida na coletividade. Por isso existem regras que proíbem roubar, matar, poluir.
A sociedade livre perde valor quando é sufocada ou impedida por interesses privados, egoístas ou racistas, como nos casos de escravidão, prisão injusta, exploração ou privação do trabalho, de governos autoritários ou quando a própria pessoa dela abdica, por comodismo, insegurança ou descrença.
A Constituição Federal brasileira de 1988 assegura a liberdade para todos os cidadãos, bastando, para isso, nossa vontade para exigir que ela se cumpra. Diz o artigo 5º: todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à segurança e à propriedade.

Para refletir sobre o que foi dito, analise os trechos a seguir, extraídos da obra O Contrato Social, de Jean-Jacques Rousseau. Leia-os e associe com o tema construção do sujeito moral e com a dinâmica do cego e do guia ( uma pessoa guia o outro que está de olhos fechados e se coloca no lugar de cego e o outro no lugar de guia e orienta a pessoa que não vê).

"A mais antiga de todas as sociedades, e a única natural, é a da família; ainda assim só se prendem os filhos ao pai enquanto dele necessitam, para a própria conservação. Desde que tal necessidade cessa, desfaz-se o liame (a ligação) natural. Os filhos, isentos da obediência que devem ao pai, e este, isento dos cuidados que deve aos filhos, voltam todos a ser igualmente independentes. Se continuarem unidos, já não é natural, mas voluntariamente, e a própria família só se mantém por convenção. (...)
Visto que homem algum tem autoridade natural sobre seus semelhantes e que a força não produz nenhum direito, só restam as convenções como base de toda a autoridade legítima existente entre os homens." Jean-Jacques Rousseau. O Contrato Social.

Atividades

1. Discuta as questões abaixo com seus colegas e coloque o seu pensamento a respeito:
a) A cidadania garante a liberdade individual?
b) Por que dependemos do outro para exercer a liberdade?
c) Podemos fazer tudo de que temos vontade?
d) A sociedade possibilita a liberdade ou a reprime?

2. Leia estes trechos:
Trecho 1
Ora, nada é mais meigo do que o homem em seu estado primitivo, quando, colocado pela natureza a igual distância da estupidez dos brutos e da luzes funestas do homem civil, e compelido tanto pelo instinto quanto pela razão a defender-se do mal que o ameaça, é impedido pela piedade natural de fazer mal a alguém sem ser a isso levado por alguma coisa ou mesmo depois de atingido por algum mal. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamenos de desigualdade entre os homens. São Paulo: Abril, 1978. p.264.

Trecho 2
O homem nasce livre e, por toda parte, encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais não deixa de ser mais escravo do que eles. ROUSSEAU, Jean-Jacques. O Contrato social. São Paulo: Abril, 1978. p.22.

A partir das ideias contidas nesses trechos:
a)Defina a condição do homem no seu estado natural;

b) Compare a situação do homem primitivo, descrita por Rousseau, com a situação vivida pelos homens nas sociedades industriais contemporâneas.

O ser humano é livre ou determinado?

- Eu sou uma pessoa determinada!
Você já afirmou isso ou pelo menos ouviu alguém dizer? As palavras "determinada, determinado ou determinismo" estão presentes no dia-a-dia em diversas situações, porém nem sempre com o mesmo significado. Segundo o Dicionário Houaiss, determinismo indica o princípio segundo o qual tudo no Universo, até mesmo a vontade humana, está submetido a leis necessárias e imutáveis, de tal forma que o comportamento humano está totalmente predeterminado pela natureza, e o sentimento de liberdade não passa de uma ilusão subjetiva.
Parece complicado, mas não é: isso significa que nem sempre agimos conforme nossas vontades, porque existem leis naturais que nos impedem. Não podemos voar, respirar embaixo da água, correr na velocidade do som ou da luz, comer plantas venenosas e assim por diante. Temos limitações!
Além das leis naturais, existem aquelas criadas em sociedade pelos vereadores, deputados, senadores, juízes, advogados e especialistas em leis (os juristas). Até os grupos organizados criam suas leis: entre presos nas penitenciárias, entre meninos e meninas de rua, entre lutadores, entre os ecologistas.
O filósofo francês Hippolyte Taine (1828-1893) chamava a atenção, já no século XIX, para o fato  de sermos herdeiros diretos de uma raça, de um meio físico e cultural e do tempo histórico. Para ele, esses elementos formam nosso modo de ser e agir. No Brasil, as obras do escritor Aluisio de Azevedo retratam esse modo de pensar, especialmente nos romances O Mulato e O Cortiço.
As leis naturais e culturais existem e devemos conviver com elas. Usando a inteligência e a criatividade, o ser humano aproveitou os desafios e determinismos oferecidos pelas leis naturais para criar maneiras de viver, e desenvolveu objetos que aumentaram seu poder de ação na sociedade. Automóveis, móveis, cidades, eletrodomésticos, máquinas, shoppings e outras criações ajudaram a melhorar a vida e o poder de liberdade, de pensamento e de ação. Nós podemos nos determinar!
A autodeterminação faz as pessoas sentirem-se bem, trabalharem com alegria e relacionarem-se umas com as outras, com segurança e vontade. Fazer escolhas e tomar decisões por conta própria torna-as mais realizadas. A consciência dos determinismos natural e cultural e a capacidade de autocontrole constituem o livre-arbítrio. Como acreditava o filósofo alemão Karl Jaspers (1883-1969), só nos momentos em que exerço minha liberdade é que sou plenamente eu mesmo: ser livre significa ser eu mesmo.
A interessante visão do filósofo Jaspers leva-nos a concluir que o ser humano é livre e determinado ao mesmo tempo. Livre porque é capaz de pensar e decidir por si mesmo; determinado porque vive em sociedade. Tal conclusão nos faz pensar filosoficamente a liberdade sob três aspectos:
1. A liberdade é essencial para todos os seres humanos, independentemente de credo, raça, condição social, política ou econômica.
2. A liberdade deve ser garantida para todos os indivíduos, através da Constituição do país, como convenção ou acordo social: a pessoa tem o direito de ser livre e o dever de respeitar a liberdade dos seus pares.
3. A liberdade é um valor ou direito inalienável do ser humano, sendo a escravidão considerada antiética e imoral.
Tendo consciência das forças ou leis que agem sobre nós, fica mais fácil alimentar a vontade e exercitar a inteligência para escolher a direção que desejamos tomar; em outras, estabelecer um projeto de vida com livre-arbítrio.

Atividades
Pesquisem na internet, em livros, jornais ou revistas como funciona uma prisão ou uma penitenciária e, em seguida, procedam conforme explicado a seguir.
a) Descrevam o funconamento do local pesquisado: quem está preso, quem toma conta oficialmente dos presos, qual a regra para visitas, quais as principais penas, qual o tempo médio de prisão.
b) Discuta e opine sobre a pena de morte existente em alguns países como os EUA.

Será que existe destino?


 Strudiwick - Um fio de ouro - 1885 - óleo sobre tela Tje Tate Gallery, Londres



As Moiras, divindades gregas, eram três irmãs que teciam o destino das pessoas desde o nascimento até a morte. O fio era trabalhado na trama da vida e cortado quando, arbitrariamente, as Moiras decidiam, encerrando assim a existência.
Você acredita em destino? Já ouviu dizer que sua vida estava escrita antes de vocês nascer? Aquele que crê nisso está influenciado pela ideia determinista, que consiste em entender a realidade como uma situação preestabelecida e independemente da vontade humana. Existem religiões que defendem a ideia de que o ser humano apenas faz o que já havia sido determinado por Deus ou pelos deuses.
No cristianismo, por exemplo, acredita-se que Deus dotou o homem de livre-arbitrio: capacidade de escolher entre o bem e o mal, ou seja, de escolher o próprio caminho. O destino do ser humano, traçado por Deus, é fazer escolhas para a vida e, racionalmente, viver da forma como optou.
Isso nos leva a pensar no seguinte: quando não se tem poder de decisão sobre os rumos da própria vida, ou seja, quando se acredita em destino traçado por forças naturais ou divinas, nada do que se faz poderá interferir no resultado. Destino é viver o que foi planejado por uma mente ou um ser mais poderoso.
Quando se acredita na liberdade, ao contrário, tudo pode ser feito, modificado ou criado quantas vezes forem necessárias. A vida passa a ter mais sentido e as realizações ganham maior importância. "Ter o pé no chão" é não aceitar o destino traçado, independentemente de nossa vontade ou desejo.

Atividades

1. Leia o texto a seguir e identifique se existem manifestações do destino.

Amala e Kamala: as meninas-lobo
Na Índia, onde os casos de meninos-lobo foram relativamente numerosos, descobriram-se, em 1920, duas crianças. Amala e Kamala, vivendo no meio de uma família de lobos. A primeira tinha um ano e meio e veio a morrer um ano mais tarde. Kamala, de oito anos de idade, viveu até os 16 anos e morreu em 1929. Não tinham nada de humano, e seu comportamento era exatamente semelhante àquele de seus irmãos lobos.
Elas caminhavam de quatro, apoiando-se sobre os joelhos e cotovelos para os pequenos trajetos e sobre as mãos e os pés para os trajetos longos e rápidos.
Eram incapazes de permanecer em pé. Só se alimentavam de carne rua ou podre. Comiam e bebiam como os animais, lançando a cabeça para frente e lambendo os líquidos. Na instituição onde foram recolhidas, passavam o dia acabrunhadas e prostradas numa sombra. Eram ativas e ruidosas durante a noite, procurando fugir e uivando como lobos. Nunca choravam ou riam.
Kamala viveu oito anos na instituição que a acolheu, humanizando-se lentamente. Necessitou de seis anos para aprender a andar e, pouco antes de morrer, tinha um vocabulário de apenas cinquenta palavras. Atitudes afetivas foram aparecendo aos poucos. Chorou pela primeira vez  quando Amala morreu e se apegou lentamente às pessoas que cuidaram dela, bem como às outras com as quais conviveu. Sua inteligência permitiu-lhes comunicar-se por gestos, inicialmente, e depois por palavras de um vocabulário rudimentar, aprendendo a executar ordens simples. LEYMOND, B. Le development social de l'enfant et del'adolescent.Bruxelles: Dessart, 1965. p. 12-14.

Analisem a história e respondam às questões propostas.
a) Por que as meninas-lobo não tinham comportamentos iguais aos de um ser humano considerado normal ou civilizado?
b) Por que não conseguiam permanecer em pé, como os seres humanos?
c) Quais as razões prováveis que explicam a dificuldade de Kamala em manifestar atitudes afetivas em relação aos outros?
d) O fato de as meninas-lobo terem sido levadas para um orfanato indica que seus destinos estavam traçados, ou resultou da interferência humana na vida delas?
e) Defina o que são destino, determinismo e liberdade. Cite um exemplo prático para ilustrar cada definição.

Liberdade é responsabilidade

O exercício da liberdade individual leva-nos a assumir responsabilidades à medida que nossas ações afetam positiva ou negativamente nossos semelhantes. Nesse sentido, o filósofo francês Jean-Paul Sartre (1905-1980) diz que o homem está condenado a ser livre. Condenado porque não se criou a si mesmo; e como, no entanto, é livre, uma vez que foi lançado ao mundo, é responsável por tudo o que faz. Ser livre é aprender a conviver, viver junto, respeitando os limites de cada um, aprendendo a compartilhar os sonhos, a vida, as alegrias, as esperanças.
Graças a essa compreensão da liberdade, surgiu na Europa, entre os séculos XIX e XX, a filosofia da existência ou existencialismo, tornando-se influente no período pós-Segunda Guerra Mundial, como resposta a uma situação histórica européia nunca antes observada: países separados pelo capitalismo e socialismo; destruição da infra-estrutura de saúde, educação, segurança, trabalho, moradia e transportes; genocídio de judeus e eslavos; perda de liberdade com regimes totalitários; descrença em relação à diplomacia e ao diálogo, como consequência do conflito armado.
O existencialismo surgiu visando a resgatar o sentido da vida depois das atrocidades  e destruições nas duas guerras, afirmando que o ser humano foi lançado no mundo para enfrentar problemas e encontrar soluções - através da racionalidade e das emoções - sem a necessidade de usar, como ferramenta, métodos e técnicas científicas para provar a superioridade de um povo sobre outro.
Para levar em frente as denúncias e suas teses, os filósofos existencialistas criaram e se dividiram em duas grandes correntes: o existencialismo cristão, que procura relacionar a existência humana (seus erros e acertos) com Deus, tendo como representante principal o filósofo Kierkegaard; e o existencialismo humanista, que investiga a natureza da existência humana como sendo passageira, contingente, autocriadora e autodestruidora, tendo como representantes principais os filósofos Heidegger e Sartre.

EXISTENCIALISMO CRISTÃO

Soren Kierkeggard, considerado o precursor do movimento existencialista, em função da ardente fé cristã, sofreu com chacotas e críticas de todo tipo. O cristão, dizia, deve seguir verdadeiramente os ensinamentos de Jesus Cristo, porque o cristianismo é de uma seriedade tremenda: é nesta vida que se decide a tua eternidade (...).
Ele define o indivíduo como ser moral autônomo. O que determina o homem como ser moral é o fato de que somente ele tem capacidade de tomar decisões: pela atitude decidida, cada um cria sua vida e se assume sendo quem é. Para Kierkeggard, a escolha e a decisão têm implicações religiosas, pois a alma individual está ligada diretamente a Deus.

EXISTENCIALISMO HUMANISTA


Para Martin Heidegger, filósofo existencialista mais influente do século XX, o homem é o único ser qque tem consciência da própria existência. O fato de ele existir implica necessariamente existir num mundo juntamente com os outros, com os animais e com o mundo físico (objetos, coisas).A vida em conjunto tanto pode ser alienante, uma que assumimos o que os outros pensam, quanto autêntica, visto sermos livres para escolher o modo de viver. Para Heidegger, a liberdade só tem sentido associada à responsabilidade de assumir o próprio ser.
Jean Paul Sartre, filósofo mais popular de todos os tempos, teve brilhante carreira literária, além de ser professor colegial de filosofia.
Sua contribuição mais marcante no movimento existencialista foi a de afirmar que a existência precede a essência. Isso significa dizer que o homem faz a si mesmo no ato de existir, ou seja, não há nenhum projeto ou destino que determine seu modo de ser. A liberdade, para ele, significa criar a si mesmo, sempre assumindo o compromisso social com a responsabilidade de seus atos.

Atividades

1. O que você entende por tomar decisão? Associe decisão com liberdade.
2. O que Heidegger quer dizer com "a liberdade só tem sentido associada à responsabilidade"?
3. Explique como surgiu o movimento existencialista e quais as suas principais ideias.
4. (UFMG) Leia este trecho:
O homem é, antes de mais nada, um projeto que se vive subjetivamente, em vez de ser um creme, qualquer coisa podre ou uma couve-flor; nada existe anteriormente a este projeto; nada há inteligível, e o homem será antes de mais nada o que tiver projetado ser. Não o que ele quiser ser. Porque o que entendemos vulgarmente por querer uma decisão consciente e que, para a maior parte de nós, é posterior àquilo que ele próprio se fez. Posso querer aderir a um partido, escrever um livro, casar-me; tudo isso não é mais do que a manifestação duma escolha mais original, mais espontânea do que o que se chama de vontade. Mas se verdadeiramente a existência precede a essência, o homem é responsável por aquilo que é (...)
Se, com efeito, a existência precede a essência, não será nunca possível referir uma explicação a uma natureza dada e imutável; por outras palavras, não há determinismo, o homem é livre, o homem é liberdade (...).
... o homem, sem qualquer apoio e sem qualquer auxílio, está condenado a cada instante a inventar o homem. SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. São Paulo: Abril Cultural, 1978. p. 6, 9 e 10.

Com base na leitura desse trecho e em outros conhecimentos presentes nessa obra de Sartre:
a) Explique o que o autor quer dizer ao afirmar que a existência precede a essência.

b) Argumente a favor ou contra a ideia do autor de que o homem está condenado a ser livre.

5. Leia o texto complementar de Sartre sobre a questão de liberdade e responda à questão.

O existencialista não pensará também que o homem pode encontrar auxilio num sinal dado sobre a Terra, e que o há de orientar; porque pensa que o homem decifra ele mesmo esse sinal como lhe aprouver. Pensa, portanto, que o homem, sem qualquer apoio e sem qualquer auxilio, está condenado a cada instante a inventar o homem. (Sartre)

O texto diz respeito aos assunto liberdade. Explique o conceito de liberdade, segundo Sartre, e cite um exemplo que se relacione ao seu cotidiano.


Fonte: Filosofia. Ensino Médio. Editora Dom Bosco. Curitiba-PR.1998.










173 comentários:

natanael pinto pereira disse...

1) a)-A cidadania garante a liberdade individual? = não
b)- Por que dependemos do outro para exercer a liberdade? = porque precisamos das opniões dos outros
c)- Podemos fazer tudo de que temos vontade? = não
d)- A sociedade possibilita a liberdade ou a reprime? = eu acho ki a sociedade reprime

Hallyson e kERLY 3ºG disse...

eu acho que o sujeito moral não é aquele que usa sua liberdade pra fazer lirbetinagem, e sim usa para fazer algo diferente!!!

Milene Duarte 3º g disse...

1) a)-A cidadania garante a liberdade individual? = depende de ate q ponto a cidadania interfere em sua vida
b)- Por que dependemos do outro para exercer a liberdade? = pq precisamos de varias opnioes para fazer boas escolhas
c)- Podemos fazer tudo de que temos vontade? = nao
d)- A sociedade possibilita a liberdade ou a reprime? = reprime pq muitas coisas nao fazemos pensando no q a sociedade pode pensar a respeito da nossa opniao

Ana de Fátima, maria da Conceição, Anna Kryzia. Nrs.: 01, 31, 03. 3G - noite. disse...

1- a) SIM. porque quando se é cidadão segue- se regras de respeito e convivio, o que possibilita a total liberdade do individuo como ser único.

b) Porque precisamos respeitar a liberdade de cada um, dando inicio a nossa propria - não interferindo no alheio.

c) não. porque nossa liberdade termina com o inicio da do outro. devemos ter limite em nossas ações e vontades, para que o que fazemos não interfira na vida de outros de modo incomodo.

d) possibilita. porque se voce obedecer as regras sociais pode ser livre. é questão de respeito.

milene e eriko 3°G noite disse...

o q vcentende por decisao?
=vc tomar atitude a respeito de algo e fazer escolhas

O que Heidegger quer dizer com "a liberdade só tem sentido associada à responsabilidade"

=a vida em conjunto pode ser tanto alienante uma vez q assumimos o q os outros pensam qnto autentica visto sermos livres para escolher o modo de viver ,a liberdade so tem sentido associada a responsabilidade de assumir o proprio ser........

Milene Duarte 3º G noite disse...

o q vc entende por decisao ?
=vc tomar atitudea respeito de algo para fazer escolhas

Reginaldo Paiva Pontes 3°g disse...

1) a)-A cidadania garante a liberdade individual? não.
b)- Por que dependemos do outro para exercer a liberdade? = porque nos vivemos em sociedade e deperdemos ums dos outros.
c)- Podemos fazer tudo de que temos vontade? não porque temos direitos e deveres.
d)- A sociedade possibilita a liberdade ou a reprime? = nos vivemos em uma sociedade livres e todos sao lvres.

Jessica Sousa Lima 3g noite n 23 disse...

(01)Não porque dependemos de outras pessoas para termos a nossa cidadania garantida.
(02)porque tudo o que vamos fazer depende de outra pessoa ñao podemos resolver certos problemas sozinhos.
(03)Ela possibilita para alguns pontos da vida,mais para outros ela reprimi pois não permite que você faça tudo aquilo que você quer.
(04)O homem é responsável pelos seus atos ele é livre e tem a capacidade de pensar e se desenvover na sociedade.
(05)O homem de antigamente não tinha os recursos de hoje em dia como por exemlplo:escola,saúde,trabalho digno e entre outros.Já o homem de hoje, tem tudo isso porém não tem toda a sua liberdade pois hoje existem muito mais regras e leis que antes, e hoje o homem tem o tempo mais corrido.

jessica rodrigues 3 g disse...

1;A)NÃO PORQUER TODOS NOS TEMOS DEVERES. B)PARA TERMOS UMA SOCIEDADE MAS CONCIENTE DE SEUS ATOS, QUE CADA ATO TEM A SUA CONSEQUENCIA. C)NÃO,PORQUER SE CADA UM FOR FAZER AQUILO QUE DER NA TELHA ACABARIA EM UMA ZONA. D)REPRIME POIS NÃO PODEMOS FAZER O QUE QUEREMOS. 2;A)INDEFESSO. B)

MARIA LUCIELIA BARROS SA]NTOS 3 G NOITE N 36 disse...

(1)nâo a cidadania garante que vc desfrute de aquilo que o paìste oferece direitos e deveres garantindo acesso a justiça responsabilidade pelo o que coletivo. 2)porque nâo podemos tomar todas as atitudes das situaçôes dificiesde nossasvidas (3)nem sempre . somos seres sociaveis e portanto temos se preocupar com o bem estar dos outros na sociedade.
4)quando prejudica a qualidade de vida na coletividade por isso que existem regras que broibem (roubar e matar)
5)os direitos naturais sâo pertecentes a todos os individuos esses direitos exitem antes mesmo da constituiçAo do poder do estado e limitado pelos direitos naturais

aulys 3ºd nº 09 disse...

1) a)-A cidadania garante a liberdade individual? = depende de ate q ponto a cidadania interfere em sua vida
b)- Por que dependemos do outro para exercer a liberdade? = pq precisamos de varias opnioes para fazer boas escolhas
c)- Podemos fazer tudo de que temos vontade? = nao
d)- A sociedade possibilita a liberdade ou a reprime? = reprime pq muitas coisas nao fazemos pensando no q a sociedade pode pensar a respeito da nossa opniao

Dinardo Rocha disse...

(1)nâo a cidadania garante que vc desfrute de aquilo que o paìste oferece direitos e deveres garantindo acesso a justiça responsabilidade pelo o que coletivo. 2)porque nâo podemos tomar todas as atitudes das situaçôes dificiesde nossasvidas (3)nem sempre . somos seres sociaveis e portanto temos se preocupar com o bem estar dos outros na sociedade.
4)quando prejudica a qualidade de vida na coletividade por isso que existem regras que broibem (roubar e matar)
5)os direitos naturais sâo pertecentes a todos os individuos esses direitos exitem antes mesmo da constituiçAo do poder do estado e limitado pelos direitos naturais

Débora Madeira 3º D tarde disse...

1- a) SIM. porque quando se é cidadão segue- se regras de respeito e convivio, o que possibilita a total liberdade do individuo como ser único.

b) Porque precisamos respeitar a liberdade de cada um, dando inicio a nossa propria - não interferindo no alheio.

c) não. porque nossa liberdade termina com o inicio da do outro. devemos ter limite em nossas ações e vontades, para que o que fazemos não interfira na vida de outros de modo incomodo.

d) possibilita. porque se voce obedecer as regras sociais pode ser livre. é questão de respeito.

lailson 3º d n º08 disse...

1) a)-A cidadania garante a liberdade individual? não.
b)- Por que dependemos do outro para exercer a liberdade? = porque nos vivemos em sociedade e deperdemos ums dos outros.
c)- Podemos fazer tudo de que temos vontade? não porque temos direitos e deveres.
d)- A sociedade possibilita a liberdade ou a reprime? = nos vivemos em uma sociedade livres e todos sao lvres.

Ednardo Rocha n°13 - 3°D Tarde - Eliezer de Freitas disse...

(1)nâo a cidadania garante que vc desfrute de aquilo que o paìste oferece direitos e deveres garantindo acesso a justiça responsabilidade pelo o que coletivo. 2)porque nâo podemos tomar todas as atitudes das situaçôes dificiesde nossasvidas (3)nem sempre . somos seres sociaveis e portanto temos se preocupar com o bem estar dos outros na sociedade.
4)quando prejudica a qualidade de vida na coletividade por isso que existem regras que broibem (roubar e matar)
5)os direitos naturais sâo pertecentes a todos os individuos esses direitos exitem antes mesmo da constituiçAo do poder do estado e limitado pelos direitos naturais

Antonio Elder 3°ano(d) Eliezer de Freitas Guimaraes n°07 disse...

1) a)-A cidadania garante a liberdade individual? não.
b)- Por que dependemos do outro para exercer a liberdade? = porque nos vivemos em sociedade e deperdemos ums dos outros.
c)- Podemos fazer tudo de que temos vontade? não porque temos direitos e deveres.
d)- A sociedade possibilita a liberdade ou a reprime? = nos vivemos em uma sociedade livres e todos sao lvres.

Vanessa Sousa 3º D Tarde disse...

1- a) SIM. porque quando se é cidadão segue- se regras de respeito e convivio, o que possibilita a total liberdade do individuo como ser único.

b) Porque precisamos respeitar a liberdade de cada um, dando inicio a nossa propria - não interferindo no alheio.

c) não. porque nossa liberdade termina com o inicio da do outro. devemos ter limite em nossas ações e vontades, para que o que fazemos não interfira na vida de outros de modo incomodo.

d) possibilita. porque se voce obedecer as regras sociais pode ser livre. é questão de respeito.

Vanessa Sousa 3º D Tarde disse...

1- a) SIM. porque quando se é cidadão segue- se regras de respeito e convivio, o que possibilita a total liberdade do individuo como ser único.

b) Porque precisamos respeitar a liberdade de cada um, dando inicio a nossa propria - não interferindo no alheio.

c) não. porque nossa liberdade termina com o inicio da do outro. devemos ter limite em nossas ações e vontades, para que o que fazemos não interfira na vida de outros de modo incomodo.

d) possibilita. porque se voce obedecer as regras sociais pode ser livre. é questão de respeito.

anderson silva 3°d n°05 eliezer de freitas guimaraes disse...

1) a)-A cidadania garante a liberdade individual? não.
b)- Por que dependemos do outro para exercer a liberdade? = porque nos vivemos em sociedade e deperdemos ums dos outros.
c)- Podemos fazer tudo de que temos vontade? não porque temos direitos e deveres.
d)- A sociedade possibilita a liberdade ou a reprime? = nos vivemos em uma sociedade livres e todos sao lvres.

Anônimo disse...

NOME;francisco aìdes liberato.
SERIE:3anoD TARDE. NUMERO:18

RESPOSTAS:
01)Não porque dependemos de outras pessoas para termos a nossa cidadania garantida.
(02)porque tudo o que vamos fazer depende de outra pessoa ñao podemos resolver certos problemas sozinhos.
(03)Ela possibilita para alguns pontos da vida,mais para outros ela reprimi pois não permite que você faça tudo aquilo que você quer.
(04)O homem é responsável pelos seus atos ele é livre e tem a capacidade de pensar e se desenvover na sociedade.
(05)O homem de antigamente não tinha os recursos de hoje em dia como por exemlplo:escola,saúde,trabalho digno e entre outros.Já o homem de hoje, tem tudo isso porém não tem toda a sua liberdade pois hoje existem muito mais regras e leis que antes, e hoje o homem tem o tempo mais corrido.

rainon silva 3°d n° 37 eliezer de freitas guimaraes disse...

(01)Não porque dependemos de outras pessoas para termos a nossa cidadania garantida.
(02)porque tudo o que vamos fazer depende de outra pessoa ñao podemos resolver certos problemas sozinhos.
(03)Ela possibilita para alguns pontos da vida,mais para outros ela reprimi pois não permite que você faça tudo aquilo que você quer.
(04)O homem é responsável pelos seus atos ele é livre e tem a capacidade de pensar e se desenvover na sociedade.
(05)O homem de antigamente não tinha os recursos de hoje em dia como por exemlplo:escola,saúde,trabalho digno e entre outros.Já o homem de hoje, tem tudo isso porém não tem toda a sua liberdade pois hoje existem muito mais regras e leis que antes, e hoje o homem tem o tempo mais corrido.

janaina kelly 3°D, Eliezer disse...

1) a)-A cidadania garante a liberdade individual? = não
b)- Por que dependemos do outro para exercer a liberdade? = porque precisamos das opniões dos outros
c)- Podemos fazer tudo de que temos vontade? = não
d)- A sociedade possibilita a liberdade ou a reprime? = eu acho ki a sociedade reprime

Antonio Elder 3°ano(d) n°o7 Eliezer de Freitas Guimaraes disse...

(01)Não porque dependemos de outras pessoas para termos a nossa cidadania garantida.
(02)porque tudo o que vamos fazer depende de outra pessoa ñao podemos resolver certos problemas sozinhos.
(03)Ela possibilita para alguns pontos da vida,mais para outros ela reprimi pois não permite que você faça tudo aquilo que você quer.
(04)O homem é responsável pelos seus atos ele é livre e tem a capacidade de pensar e se desenvover na sociedade.
(05)O homem de antigamente não tinha os recursos de hoje em dia como por exemlplo:escola,saúde,trabalho digno e entre outros.Já o homem de hoje, tem tudo isso porém não tem toda a sua liberdade pois hoje existem muito mais regras e leis que antes, e hoje o homem tem o tempo mais corrido.

maria valdelice da silva 3º disse...

1- a) SIM. porque quando se é cidadão segue- se regras de respeito e convivio, o que possibilita a total liberdade do individuo como ser único.

b) Porque precisamos respeitar a liberdade de cada um, dando inicio a nossa propria - não interferindo no alheio.

c) não. porque nossa liberdade termina com o inicio da do outro. devemos ter limite em nossas ações e vontades, para que o que fazemos não interfira na vida de outros de modo incomodo.

d) possibilita. porque se voce obedecer as regras sociais pode ser livre. é questão de respeito.

anderson silva 3°d n°05 eliezer de freitas guimaraes disse...

(01)Não porque dependemos de outras pessoas para termos a nossa cidadania garantida.
(02)porque tudo o que vamos fazer depende de outra pessoa ñao podemos resolver certos problemas sozinhos.
(03)Ela possibilita para alguns pontos da vida,mais para outros ela reprimi pois não permite que você faça tudo aquilo que você quer.
(04)O homem é responsável pelos seus atos ele é livre e tem a capacidade de pensar e se desenvover na sociedade.
(05)O homem de antigamente não tinha os recursos de hoje em dia como por exemlplo:escola,saúde,trabalho digno e entre outros.Já o homem de hoje, tem tudo isso porém não tem toda a sua liberdade pois hoje existem muito mais regras e leis que antes, e hoje o homem tem o tempo mais corrido.

CHARLIANO 3°D ELIEZER disse...

1) a)-A cidadania garante a liberdade individual? = depende de ate q ponto a cidadania interfere em sua vida
b)- Por que dependemos do outro para exercer a liberdade? = pq precisamos de varias opnioes para fazer boas escolhas
c)- Podemos fazer tudo de que temos vontade? = nao
d)- A sociedade possibilita a liberdade ou a reprime? = reprime pq muitas coisas nao fazemos pensando no q a sociedade pode pensar a respeito da nossa opniao

alexandro de souza vasconcelos 3°ano 'D' tarde disse...

1- a) Sim. porque quando se é cidadão segue-se regras de respeito e convívio, o que possibilita a total liberdade do individuo como ser único.
b)porque nos vivemos em sociedade e dependemos uns dos outros.
c)Não. Porque fazendo tudo o que der vontade;estamos entrando na liberdade de outras pessoas.
d)possibilita. porque se você obedecer as regras sociais pode ser livre. é questão de respeito. E também se obedecer os seus deveres como cidadão;cobrando seus direitos.

antonio lailson 3°d n°08 eliezer de freitas guimaraes disse...

(01)Não porque dependemos de outras pessoas para termos a nossa cidadania garantida.
(02)porque tudo o que vamos fazer depende de outra pessoa ñao podemos resolver certos problemas sozinhos.
(03)Ela possibilita para alguns pontos da vida,mais para outros ela reprimi pois não permite que você faça tudo aquilo que você quer.
(04)O homem é responsável pelos seus atos ele é livre e tem a capacidade de pensar e se desenvover na sociedade.
(05)O homem de antigamente não tinha os recursos de hoje em dia como por exemlplo:escola,saúde,trabalho digno e entre outros.Já o homem de hoje, tem tudo isso porém não tem toda a sua liberdade pois hoje existem muito mais regras e leis que antes, e hoje o homem tem o tempo mais corrido.

maria valdelice da silva 3º d nº32 disse...

1- a) SIM. porque quando se é cidadão segue- se regras de respeito e convivio, o que possibilita a total liberdade do individuo como ser único.

b) Porque precisamos respeitar a liberdade de cada um, dando inicio a nossa propria - não interferindo no alheio.

c) não. porque nossa liberdade termina com o inicio da do outro. devemos ter limite em nossas ações e vontades, para que o que fazemos não interfira na vida de outros de modo incomodo.

d) possibilita. porque se voce obedecer as regras sociais pode ser livre. é questão de respeito.

lucas costa 3°d n° 19 eliezer de freitas guimaraes disse...

(01)Não porque dependemos de outras pessoas para termos a nossa cidadania garantida.
(02)porque tudo o que vamos fazer depende de outra pessoa ñao podemos resolver certos problemas sozinhos.
(03)Ela possibilita para alguns pontos da vida,mais para outros ela reprimi pois não permite que você faça tudo aquilo que você quer.
(04)O homem é responsável pelos seus atos ele é livre e tem a capacidade de pensar e se desenvover na sociedade.
(05)O homem de antigamente não tinha os recursos de hoje em dia como por exemlplo:escola,saúde,trabalho digno e entre outros.Já o homem de hoje, tem tudo isso porém não tem toda a sua liberdade pois hoje existem muito mais regras e leis que antes, e hoje o homem tem o tempo mais corrido.

alef gomes 3°d n°01 eliezer de freitas guimaraes disse...

(01)Não porque dependemos de outras pessoas para termos a nossa cidadania garantida.
(02)porque tudo o que vamos fazer depende de outra pessoa ñao podemos resolver certos problemas sozinhos.
(03)Ela possibilita para alguns pontos da vida,mais para outros ela reprimi pois não permite que você faça tudo aquilo que você quer.
(04)O homem é responsável pelos seus atos ele é livre e tem a capacidade de pensar e se desenvover na sociedade.
(05)O homem de antigamente não tinha os recursos de hoje em dia como por exemlplo:escola,saúde,trabalho digno e entre outros.Já o homem de hoje, tem tudo isso porém não tem toda a sua liberdade pois hoje existem muito mais regras e leis que antes, e hoje o homem tem o tempo mais corrido.

Ernando 3ano D número 14 disse...

1. Discuta as questões abaixo com seus colegas e coloque o seu pensamento a respeito:
a) A cidadania garante a liberdade individual?
Não

b) Por que dependemos do outro para exercer a liberdade?
Porque a nossa liberdade termina quando atrapalhamos alguém.


c) Podemos fazer tudo de que temos vontade?
Não.

d) A sociedade possibilita a liberdade ou a reprime?
Faz as duas doisas, possibilita com as regras de convicência e reprime com o desrespeito.

FºAÍDES,3°ANO D ELIEZER DE FREITAS disse...

RESPOSTA:
(01)Não porque dependemos de outras pessoas para termos a nossa cidadania garantida.
(02)porque tudo o que vamos fazer depende de outra pessoa ñao podemos resolver certos problemas sozinhos.
(03)Ela possibilita para alguns pontos da vida,mais para outros ela reprimi pois não permite que você faça tudo aquilo que você quer.
(04)O homem é responsável pelos seus atos ele é livre e tem a capacidade de pensar e se desenvover na sociedade.
(05)O homem de antigamente não tinha os recursos de hoje em dia como por exemlplo:escola,saúde,trabalho digno e entre outros.Já o homem de hoje, tem tudo isso porém não tem toda a sua liberdade pois hoje existem muito mais regras e leis que antes, e hoje o homem tem o tempo mais corrido

OCLEZIANE 3°D ELIEZER disse...

(1)nâo a cidadania garante que vc desfrute de aquilo que o paìste oferece direitos e deveres garantindo acesso a justiça responsabilidade pelo o que coletivo. 2)porque nâo podemos tomar todas as atitudes das situaçôes dificiesde nossasvidas (3)nem sempre . somos seres sociaveis e portanto temos se preocupar com o bem estar dos outros na sociedade.
4)quando prejudica a qualidade de vida na coletividade por isso que existem regras que broibem (roubar e matar)
5)os direitos naturais sâo pertecentes a todos os individuos esses direitos exitem antes mesmo da constituiçAo do poder do estado e limitado pelos direitos naturais

rafaela º3 d nº04 disse...

01)Não porque dependemos de outras pessoas para termos a nossa cidadania garantida.
(02)porque tudo o que vamos fazer depende de outra pessoa ñao podemos resolver certos problemas sozinhos.
(03)Ela possibilita para alguns pontos da vida,mais para outros ela reprimi pois não permite que você faça tudo aquilo que você quer.
(04)O homem é responsável pelos seus atos ele é livre e tem a capacidade de pensar e se desenvover na sociedade.
(05)O homem de antigamente não tinha os recursos de hoje em dia como por exemlplo:escola,saúde,trabalho digno e entre outros.Já o homem de hoje, tem tudo isso porém não tem toda a sua liberdade pois hoje existem muito mais regras e leis que antes, e hoje o homem tem o tempo mais corrido.

rafaela 3º d nº04 disse...

01)Não porque dependemos de outras pessoas para termos a nossa cidadania garantida.
(02)porque tudo o que vamos fazer depende de outra pessoa ñao podemos resolver certos problemas sozinhos.
(03)Ela possibilita para alguns pontos da vida,mais para outros ela reprimi pois não permite que você faça tudo aquilo que você quer.
(04)O homem é responsável pelos seus atos ele é livre e tem a capacidade de pensar e se desenvover na sociedade.
(05)O homem de antigamente não tinha os recursos de hoje em dia como por exemlplo:escola,saúde,trabalho digno e entre outros.Já o homem de hoje, tem tudo isso porém não tem toda a sua liberdade pois hoje existem muito mais regras e leis que antes, e hoje o homem tem o tempo mais corrido.

Joel 3ano D número 24 disse...

1. Discuta as questões abaixo com seus colegas e coloque o seu pensamento a respeito:
a) A cidadania garante a liberdade individual?
Não, pois o individualismo não tem nada a ver com a cidadania.

b) Por que dependemos do outro para exercer a liberdade?
Não dependemos, famos o que queremos na hora que queremos, dependemos dos outros para conviver apenas.

c) Podemos fazer tudo de que temos vontade?
Podemos, posso fazer o que eu quiser se ningém me impedir.

d) A sociedade possibilita a liberdade ou a reprime?
Reprime, pois ningém é livre se estiver preso aos pensamentos e restrições da sociedade

Joel 3ano D número 24 disse...

1. Discuta as questões abaixo com seus colegas e coloque o seu pensamento a respeito:
a) A cidadania garante a liberdade individual?
Não, pois o individualismo não tem nada a ver com a cidadania.

b) Por que dependemos do outro para exercer a liberdade?
Não dependemos, famos o que queremos na hora que queremos, dependemos dos outros para conviver apenas.

c) Podemos fazer tudo de que temos vontade?
Podemos, posso fazer o que eu quiser se ningém me impedir.

d) A sociedade possibilita a liberdade ou a reprime?
Reprime, pois ningém é livre se estiver preso aos pensamentos e restrições da sociedade

MARCOS ANDRÉ 3° D ELIEZER disse...

(1)nâo a cidadania garante que vc desfrute de aquilo que o paìste oferece direitos e deveres garantindo acesso a justiça responsabilidade pelo o que coletivo. 2)porque nâo podemos tomar todas as atitudes das situaçôes dificiesde nossasvidas (3)nem sempre . somos seres sociaveis e portanto temos se preocupar com o bem estar dos outros na sociedade.
4)quando prejudica a qualidade de vida na coletividade por isso que existem regras que broibem (roubar e matar)
5)os direitos naturais sâo pertecentes a todos os individuos esses direitos exitem antes mesmo da constituiçAo do poder do estado e limitado pelos direitos naturais

Ricardo Cavalcante n°38 - 3°D - eliezer de Freitas disse...

01)Não porque dependemos de outras pessoas para termos a nossa cidadania garantida.
(02)porque tudo o que vamos fazer depende de outra pessoa ñao podemos resolver certos problemas sozinhos.
(03)Ela possibilita para alguns pontos da vida,mais para outros ela reprimi pois não permite que você faça tudo aquilo que você quer.
(04)O homem é responsável pelos seus atos ele é livre e tem a capacidade de pensar e se desenvover na sociedade.
(05)O homem de antigamente não tinha os recursos de hoje em dia como por exemlplo:escola,saúde,trabalho digno e entre outros.Já o homem de hoje, tem tudo isso porém não tem toda a sua liberdade pois hoje existem muito mais regras e leis que antes, e hoje o homem tem o tempo mais corrido.

Ricardo Cavalcante n°38 - 3°D - eliezer de Freitas disse...

01)Não porque dependemos de outras pessoas para termos a nossa cidadania garantida.
(02)porque tudo o que vamos fazer depende de outra pessoa ñao podemos resolver certos problemas sozinhos.
(03)Ela possibilita para alguns pontos da vida,mais para outros ela reprimi pois não permite que você faça tudo aquilo que você quer.
(04)O homem é responsável pelos seus atos ele é livre e tem a capacidade de pensar e se desenvover na sociedade.
(05)O homem de antigamente não tinha os recursos de hoje em dia como por exemlplo:escola,saúde,trabalho digno e entre outros.Já o homem de hoje, tem tudo isso porém não tem toda a sua liberdade pois hoje existem muito mais regras e leis que antes, e hoje o homem tem o tempo mais corrido.

karina sales 2ªano E Escola eliezer de freitas disse...

(1)nâo a cidadania garante que vc desfrute de aquilo que o paìste oferece direitos e deveres garantindo acesso a justiça responsabilidade pelo o que coletivo.
2)porque nâo podemos tomar todas as atitudes das situaçôes dificiesde nossasvidas
3)nem sempre . somos seres sociaveis e portanto temos se preocupar com o bem estar dos outros na sociedade.
4)quando prejudica a qualidade de vida na coletividade por isso que existem regras que broibem (roubar e matar)
5)os direitos naturais sâo pertecentes a todos os individuos esses direitos exitem antes mesmo da constituiçAo do poder do estado e limitado pelos direitos naturais

Natércio Lima N°34 - 3° D tarde - Eliezer de Freitas disse...

01)Não porque dependemos de outras pessoas para termos a nossa cidadania garantida.
(02)porque tudo o que vamos fazer depende de outra pessoa ñao podemos resolver certos problemas sozinhos.
(03)Ela possibilita para alguns pontos da vida,mais para outros ela reprimi pois não permite que você faça tudo aquilo que você quer.
(04)O homem é responsável pelos seus atos ele é livre e tem a capacidade de pensar e se desenvover na sociedade.
(05)O homem de antigamente não tinha os recursos de hoje em dia como por exemlplo:escola,saúde,trabalho digno e entre outros.Já o homem de hoje, tem tudo isso porém não tem toda a sua liberdade pois hoje existem muito mais regras e leis que antes, e hoje o homem tem o tempo mais corrido.

kassia campos-3º ano D- tarde-Nº 28-Eliezer freitas disse...

1:eu entendo como ter liberdade.
2:que pra pessoa ter liberdade tem que ter responsabilidade com a propria pessoa.
3:num mundo juntamente com os outros,com os animais e com o mundo fisico?(objetos,coisas).
4:a)o homem e responsavel pelos seus atos.
b)sim,eu sou a favor da ideia,pois a cada instante o homem esta a inventar algo.
5:que querendo ou nao o homem e livre.
o homem inventa varias coisas para substituir a mao-de-obra.

Ana Carolina N° 03 3°D disse...

01)Não porque dependemos de outras pessoas para termos a nossa cidadania garantida.
(02)porque tudo o que vamos fazer depende de outra pessoa ñao podemos resolver certos problemas sozinhos.
(03)Ela possibilita para alguns pontos da vida,mais para outros ela reprimi pois não permite que você faça tudo aquilo que você quer.
(04)O homem é responsável pelos seus atos ele é livre e tem a capacidade de pensar e se desenvover na sociedade.
(05)O homem de antigamente não tinha os recursos de hoje em dia como por exemlplo:escola,saúde,trabalho digno e entre outros.Já o homem de hoje, tem tudo isso porém não tem toda a sua liberdade pois hoje existem muito mais regras e leis que antes, e hoje o homem tem o tempo mais corrido.i

izamara fernandes 3º D Nº 21 TARDE ELIEZER disse...

1-E uma coisa q necessitamos embora nao temos.
2-E pra pessoa ter liberdade tem que ter responsabilidade com a propria pessoa.
3-Um mundo juntamente com os outros,com os animais e com o mundo fisico.
4-a)O homem e responsavel pelos seus atos.
b)Sim,eu sou a favor da ideia,pois a cada instante o homem esta a inventar algo INOVADOR.
5-Que querendo ou nao o homem e livre.
o homem inventa varias coisas para substituir a mao-de-obra.

Samara N° 40 3°D disse...

(1)nâo a cidadania garante que vc desfrute de aquilo que o paìste oferece direitos e deveres garantindo acesso a justiça responsabilidade pelo o que coletivo. 2)porque nâo podemos tomar todas as atitudes das situaçôes dificiesde nossasvidas (3)nem sempre . somos seres sociaveis e portanto temos se preocupar com o bem estar dos outros na sociedade.
4)quando prejudica a qualidade de vida na coletividade por isso que existem regras que broibem (roubar e matar)
5)os direitos naturais sâo pertecentes a todos os individuos esses direitos exitem antes mesmo da constituiçAo do poder do estado e limitado pelos direitos naturais

gisele dos santos pinto 3° ano 'D' n°20 disse...

(01)Não porque dependemos de outras pessoas para termos a nossa cidadania garantida.
(02)porque tudo o que vamos fazer depende de outra pessoa ñao podemos resolver certos problemas sozinhos.
(03)Ela possibilita para alguns pontos da vida,mais para outros ela reprimi pois não permite que você faça tudo aquilo que você quer.
(04)O homem é responsável pelos seus atos ele é livre e tem a capacidade de pensar e se desenvover na sociedade.
(05)O homem de antigamente não tinha os recursos de hoje em dia como por exemlplo:escola,saúde,trabalho digno e entre outros.Já o homem de hoje, tem tudo isso porém não tem toda a sua liberdade pois hoje existem muito mais regras e leis que antes, e hoje o homem tem o tempo mais corrido.

tamires 3ªanoD tarde Escola Eliezer de freitas disse...

(1)nâo a cidadania garante que vc desfrute de aquilo que o paìste oferece direitos e deveres garantindo acesso a justiça responsabilidade pelo o que coletivo.
2)porque nâo podemos tomar todas as atitudes das situaçôes dificiesde nossasvidas
3)nem sempre . somos seres sociaveis e portanto temos se preocupar com o bem estar dos outros na sociedade.
4)quando prejudica a qualidade de vida na coletividade por isso que existem regras que broibem (roubar e matar)
5)os direitos naturais sâo pertecentes a todos os individuos esses direitos exitem antes mesmo da constituiçAo do poder do estado e limitado pelos direitos naturais

karina sales 3ªanoD tarde Escola Eliezer de freitas disse...

1)nâo a cidadania garante que vc desfrute de aquilo que o paìste oferece direitos e deveres garantindo acesso a justiça responsabilidade pelo o que coletivo.
2)porque nâo podemos tomar todas as atitudes das situaçôes dificiesde nossasvidas
3)nem sempre . somos seres sociaveis e portanto temos se preocupar com o bem estar dos outros na sociedade.
4)quando prejudica a qualidade de vida na coletividade por isso que existem regras que broibem (roubar e matar)
5)os direitos naturais sâo pertecentes a todos os individuos esses direitos exitem antes mesmo da constituiçAo do poder do estado e limitado pelos direitos naturais

samara disse...

Samara 3º ano f noite

1)nâo a cidadania garante que vc desfrute de aquilo que o paìste oferece direitos e deveres garantindo acesso a justiça responsabilidade pelo o que coletivo.
2)porque nâo podemos tomar todas as atitudes das situaçôes dificiesde nossasvidas
3)nem sempre . somos seres sociaveis e portanto temos se preocupar com o bem estar dos outros na sociedade.
4)quando prejudica a qualidade de vida na coletividade por isso que existem regras que broibem (roubar e matar)
5)os direitos naturais sâo pertecentes a todos os individuos esses direitos exitem antes mesmo da constituiçAo do poder do estado e limitado pelos direitos naturais

Leilinha disse...

Leila Danielly n°25 3° ano F noite

1°Não porque dependemos de outras pessoas para termos a nossa cidadania garantida.
2°porque tudo o que vamos fazer depende de outra pessoa ñao podemos resolver certos problemas sozinhos.
3°Ela possibilita para alguns pontos da vida,mais para outros ela reprimi pois não permite que você faça tudo aquilo que você quer.
4°O homem é responsável pelos seus atos ele é livre e tem a capacidade de pensar e se desenvover na sociedade.
5°O homem de antigamente não tinha os recursos de hoje em dia como por exemlplo:escola,saúde,trabalho digno e entre outros.Já o homem de hoje, tem tudo isso porém não tem toda a sua liberdade pois hoje existem muito mais regras e leis que antes, e hoje o homem tem o tempo muito mais rapido.

Maria silvia n 34 noite disse...

1) a)-A cidadania garante a liberdade individual?
Não porque dependemos de outras pessoas para termos a nossa cidadania garantida.
b)- Por que dependemos do outro para exercer a liberdade?
Porque precisamos respeitar a liberdade de cada um, dando inicio a nossa propria - não interferindo no alheio.
c)- Podemos fazer tudo de que temos vontade?

Não
d)- A sociedade possibilita a liberdade ou a reprime?
possibilita. porque se voce obedecer as regras sociais pode ser livre. é questão de respeito.

Elisangela 3 ano F disse...

Maria Elisângela 3°ano Noite

(01)Não porque dependemos de outras pessoas para termos a nossa cidadania garantida.
(02)porque tudo o que vamos fazer depende de outra pessoa ñao podemos resolver certos problemas sozinhos.
(03)Ela possibilita para alguns pontos da vida,mais para outros ela reprimi pois não permite que você faça tudo aquilo que você quer.
(04)O homem é responsável pelos seus atos ele é livre e tem a capacidade de pensar e se desenvover na sociedade.
(05)O homem de antigamente não tinha os recursos de hoje em dia como por exemlplo:escola,saúde,trabalho digno e entre outros.Já o homem de hoje, tem tudo isso porém não tem toda a sua liberdade pois hoje existem muito mais regras e leis que antes, e hoje o homem tem o tempo mais corrido.

katyanne3f disse...

Katyanne n° 22 3°anoF

(01)Não porque dependemos de outras pessoas para termos a nossa cidadania garantida.
(02)porque tudo o que vamos fazer depende de outra pessoa ñao podemos resolver certos problemas sozinhos.
(03)Ela possibilita para alguns pontos da vida,mais para outros ela reprimi pois não permite que você faça tudo aquilo que você quer.
(04)O homem é responsável pelos seus atos ele é livre e tem a capacidade de pensar e se desenvover na sociedade.
(05)O homem de antigamente não tinha os recursos de hoje em dia como por exemlplo:escola,saúde,trabalho digno e entre outros.Já o homem de hoje, tem tudo isso porém não tem toda a sua liberdade pois hoje existem muito mais regras e leis que antes, e hoje o homem tem o tempo mais corrido.

miryan sabrina 3 ano f turno noite n°36 disse...

1) a)-A cidadania garante a liberdade individual? = na minha opnião não...
b)- Por que dependemos do outro para exercer a liberdade? = porque com a ajuda e opniao dos outros as coisas melhoram
c)- Podemos fazer tudo de que temos vontade? = nem tudo...as vezes temos que pemsar primeiro antes de tomar algumas decisoes...
d)- A sociedade possibilita a liberdade ou a reprime? = nao muito..ela dar oportunidades da pessoa ser livre sim mas tambem cada um tem que ter seu limite...

Itamara 3f disse...

Itamara N°15 3°anoF
(1)nâo a cidadania garante que vc desfrute de aquilo que o paìste oferece direitos e deveres garantindo acesso a justiça responsabilidade pelo o que coletivo. 2)porque nâo podemos tomar todas as atitudes das situaçôes dificiesde nossasvidas (3)nem sempre . somos seres sociaveis e portanto temos se preocupar com o bem estar dos outros na sociedade.
4)quando prejudica a qualidade de vida na coletividade por isso que existem regras que broibem (roubar e matar)
5)os direitos naturais sâo pertecentes a todos os individuos esses direitos exitem antes mesmo da constituiçAo do poder do estado e limitado pelos direitos naturais

ADRIANA SOUZA 3 F NOITE NUMERO 1 disse...

1) a)-A cidadania garante a liberdade individual? = depende de ate q ponto a cidadania interfere em sua vida
b)- Por que dependemos do outro para exercer a liberdade? = pq precisamos de varias opnioes para fazer boas escolhas
c)- Podemos fazer tudo de que temos vontade? = nao
d)- A sociedade possibilita a liberdade ou a reprime? = reprime pq muitas coisas nao fazemos pensando no q a sociedade pode pensar a respeito da nossa opniao

Nadine 3F noite disse...

1)nâo a cidadania garante que vc desfrute de aquilo que o país te oferece direitos e deveres garantindo acesso a justiça responsabilidade pelo o que coletivo.

2)porque temos q ter conciencia da liberdade e responder por nossos atos.

3)nem sempre . somos seres sociaveis e portanto temos se preocupar com o bem estar dos outros na sociedade.

4)a)O homem e responsavel pelos seus atos.

b)O homem não estar condenado a ser liver, pois o homem vive de regras e leis.
E não estar livre para fazer o bem quiser.

5)que querendo ou nao o homem e livre.
o homem inventa varias coisas para substituir a mao-de-obra.

Bruno 3F disse...

Bruno n°10 3anoF
(1)nâo a cidadania garante que vc desfrute de aquilo que o paìste oferece direitos e deveres garantindo acesso a justiça responsabilidade pelo o que coletivo. 2)porque nâo podemos tomar todas as atitudes das situaçôes dificiesde nossasvidas (3)nem sempre . somos seres sociaveis e portanto temos se preocupar com o bem estar dos outros na sociedade.
4)quando prejudica a qualidade de vida na coletividade por isso que existem regras que broibem (roubar e matar)
5)os direitos naturais sâo pertecentes a todos os individuos esses direitos exitem antes mesmo da constituiçAo do poder do estado e limitado pelos direitos naturais

Nadine 3F noite disse...

1)nâo a cidadania garante que vc desfrute de aquilo que o país te oferece direitos e deveres garantindo acesso a justiça responsabilidade pelo o que coletivo.

2)porque temos q ter conciencia da liberdade e responder por nossos atos.

3)nem sempre . somos seres sociaveis e portanto temos se preocupar com o bem estar dos outros na sociedade.

4)a)O homem e responsavel pelos seus atos.

b)O homem não estar condenado a ser liver, pois o homem vive de regras e leis.
E não estar livre para fazer o bem quiser.

5)que querendo ou nao o homem e livre.
o homem inventa varias coisas para substituir a mao-de-obra.

Roniclelton 3F noite disse...

1)nâo a cidadania garante que vc desfrute de aquilo que o país te oferece direitos e deveres garantindo acesso a justiça responsabilidade pelo o que coletivo.

2)porque temos q ter conciencia da liberdade e responder por nossos atos.

3)nem sempre . somos seres sociaveis e portanto temos se preocupar com o bem estar dos outros na sociedade.

4)a)O homem e responsavel pelos seus atos.

b)O homem não estar condenado a ser liver, pois o homem vive de regras e leis.
E não estar livre para fazer o bem quiser.

5)que querendo ou nao o homem e livre.
o homem inventa varias coisas para substituir a mao-de-obra.

Unknown disse...

Jully Kelly 3 ano F
1)a)É relativo;
b)Porque a liberdade social,baseia-se em direitos deveres comuns.
c)Não,
d)

Unknown disse...

Luana Matos Camelo. número=29
Monitora do 3 c manhã



1) a)-A cidadania garante a liberdade individual? = depende de ate q ponto a cidadania interfere em sua vida
b)- Por que dependemos do outro para exercer a liberdade? = pq precisamos de varias opnioes para fazer boas escolhas
c)- Podemos fazer tudo de que temos vontade? = nao
d)- A sociedade possibilita a liberdade ou a reprime? = reprime pq muitas coisas nao fazemos pensando no q a sociedade pode pensar a respeito da nossa opniao

Douglas Lima ' 3º C disse...

01- a -Não pois nem tudo que a liberdade oferece nos é permitido
b - Na sociedade somos muitos influenciados, por isso nossa liberdade depende muito da opinião do outro
c - não pois nem tudo nos irá fazer bem .
d - reprime pois ele quem da as cartas e basta apenas você jogar .

o sujeito moral é aquele que sabe usar sua liberdade com sabedoria , sendo influênciado ou não pela sociedade.

Renata Araújo 3ºc disse...

1ºA) A liberdade individual tem que ser respeitada, mas repreendida quando prejudica a qualidade de vida na coletividade. Por isso existem regras que proíbem roubar, matar, poluir.

B)Junto com a sociedade foi necessário estabelecer regras de convívio para evitar atos de prepotência dos fortes sobre os fracos e para estabelecer a liberdade de ação e pensamento de todos os integrantes.

C)Sim,Pois a liberdade social, portanto, baseia-se em direitos e deveres comuns e não na libertinagem - ideia de que cada um faz o que quer e quando quer.

D)Reprime.

Unknown disse...

David Jonathan 3 C manhã'


1- a) SIM. porque quando se é cidadão segue- se regras de respeito e convivio, o que possibilita a total liberdade do individuo como ser único.

b) Porque precisamos respeitar a liberdade de cada um, dando inicio a nossa propria - não interferindo no alheio.

c) não. porque nossa liberdade termina com o inicio da do outro. devemos ter limite em nossas ações e vontades, para que o que fazemos não interfira na vida de outros de modo incomodo.

d) possibilita. porque se voce obedecer as regras sociais pode ser livre. é questão de respeito.

Hada 3º C, nº 18 disse...

1.Não porque dependemos de outras pessoas para termos a nossa cidadania garantida.
2.porque tudo o que vamos fazer depende de outra pessoa não podemos resolver certos problemas sozinhos.
3.Ela possibilita para alguns pontos da vida,mais para outros ela reprimi pois não permite que você faça tudo aquilo que você quer.
4.O homem é responsável pelos seus atos ele é livre e tem a capacidade de pensar e se desenvolver na sociedade.
5.O homem de antigamente não tinha os recursos de hoje em dia como por exemplo:escola,saúde,trabalho digno e entre outros.Já o homem de hoje, tem tudo isso porém não tem toda a sua liberdade pois hoje existem muito mais regras e leis que antes, e hoje o homem tem o tempo mais corrido.

Douglas Lima ' 3º C disse...

01- a -Não pois nem tudo que a liberdade oferece nos é permitido
b - Na sociedade somos muitos influenciados, por isso nossa liberdade depende muito da opinião do outro
c - não pois nem tudo nos irá fazer bem .
d - reprime pois ele quem da as cartas e basta apenas você jogar .

o sujeito moral é aquele que sabe usar sua liberdade com sabedoria , sendo influênciado ou não pela sociedade.

Dayane 3º C, nº 10 disse...

(01)Não porque dependemos de outras pessoas para termos a nossa cidadania garantida.
(02)porque tudo o que vamos fazer depende de outra pessoa ñao podemos resolver certos problemas sozinhos.
(03)Ela possibilita para alguns pontos da vida,mais para outros ela reprimi pois não permite que você faça tudo aquilo que você quer.
(04)O homem é responsável pelos seus atos ele é livre e tem a capacidade de pensar e se desenvolver na sociedade.
(05)O homem de antigamente não tinha os recursos de hoje em dia como por exemplo:escola,saúde,trabalho digno e entre outros.Já o homem de hoje, tem tudo isso porém não tem toda a sua liberdade pois hoje existem muito mais regras e leis que antes, e hoje o homem tem o tempo mais corrido.

Unknown disse...

Luana Matos Camelo 3 C


(01)Não porque dependemos de outras pessoas para termos a nossa cidadania garantida.
(02)porque tudo o que vamos fazer depende de outra pessoa ñao podemos resolver certos problemas sozinhos.
(03)Ela possibilita para alguns pontos da vida,mais para outros ela reprimi pois não permite que você faça tudo aquilo que você quer.
(04)O homem é responsável pelos seus atos ele é livre e tem a capacidade de pensar e se desenvover na sociedade.
(05)O homem de antigamente não tinha os recursos de hoje em dia como por exemlplo:escola,saúde,trabalho digno e entre outros.Já o homem de hoje, tem tudo isso porém não tem toda a sua liberdade pois hoje existem muito mais regras e leis que antes, e hoje o homem tem o tempo mais corrido

Unknown disse...

David Jonathan 3 C

(01)Não porque dependemos de outras pessoas para termos a nossa cidadania garantida.
(02)porque tudo o que vamos fazer depende de outra pessoa ñao podemos resolver certos problemas sozinhos.
(03)Ela possibilita para alguns pontos da vida,mais para outros ela reprimi pois não permite que você faça tudo aquilo que você quer.
(04)O homem é responsável pelos seus atos ele é livre e tem a capacidade de pensar e se desenvover na sociedade.
(05)O homem de antigamente não tinha os recursos de hoje em dia como por exemlplo:escola,saúde,trabalho digno e entre outros.Já o homem de hoje, tem tudo isso porém não tem toda a sua liberdade pois hoje existem muito mais regras e leis que antes, e hoje o homem tem o tempo mais corrido

Unknown disse...

Francisco Orleans 3 C

(01)Não porque dependemos de outras pessoas para termos a nossa cidadania garantida.
(02)porque tudo o que vamos fazer depende de outra pessoa ñao podemos resolver certos problemas sozinhos.
(03)Ela possibilita para alguns pontos da vida,mais para outros ela reprimi pois não permite que você faça tudo aquilo que você quer.
(04)O homem é responsável pelos seus atos ele é livre e tem a capacidade de pensar e se desenvover na sociedade.
(05)O homem de antigamente não tinha os recursos de hoje em dia como por exemlplo:escola,saúde,trabalho digno e entre outros.Já o homem de hoje, tem tudo isso porém não tem toda a sua liberdade pois hoje existem muito mais regras e leis que antes, e hoje o homem tem o tempo mais corrido

Daniel Leite 3°C disse...

1)Decisao , é um direito de expressão.
2) O ser Humano so pode ter liberdade se tiver responsabilidade
3)O existencialismo afirma a prioridade da existencia sobre a essencia, segundo a Celebre definição do filosofo francês Jean-Paul Sartre
4)a-O homem e um ser em construção


b-O homem tem direito do livre arbitrio

5)Eu tenho a Liberdade de fazer o que eu quizer mas dentro das regras da minha mae ;]

Germano disse...

Germano Moreira 3º ano "C" Nº 17

1) a)-A cidadania garante a liberdade individual? = não

b)Por que dependemos do outro para exercer a liberdade? = pq precisamos de varias opnioes para fazer boas escolhas

c) não. porque nossa liberdade termina com o inicio da do outro. devemos ter limite em nossas ações e vontades, para que o que fazemos não interfira na vida de outros de modo incomodo.

d)A sociedade possibilita a liberdade ou a reprime? = nos vivemos em uma sociedade livres e todos sao lvres.

Anônimo disse...

EEM Eliezer de Freitas
John Ermerson Nº 21 3ºC

1.Não dependemos de outras pessoas para termos a nossa opnião própria. Não precisamos de ninguém para ter nossa cidadania garantida.

2.Porque temos que se importar com as pessoas ao nosso redor, afinal não estamos sozinhos no mundo e precisamos das outras pessoas.

3.Talvez. Somos seres sociaveis e portanto temos se preocupar com o bem estar dos outros na sociedade.

4. Quando prejudica a qualidade de vida na coletividade, por isso que existem regras que proibem (roubar e matar)

5.O homem de antigamente não tinha os recursos de hoje em dia por exemplo:escola,saúde,trabalho digno e entre outros.Já o homem de hoje, tem tudo isso, porém não tem toda a sua liberdade pois hoje existem mais regras e leis que antigamente, e hoje o homem tem o tempo mais corrido porque tem seus meninos pra criar e a mulher pra sustentar.




-Uh'!

Adailson disse...

Adailson Silva 3º ano "C" Nº 01

1) a)-A cidadania garante a liberdade individual? = não

b)Por que dependemos do outro para exercer a liberdade? = pq precisamos de varias opnioes para fazer boas escolhas

c) não. porque nossa liberdade termina com o inicio da do outro. devemos ter limite em nossas ações e vontades, para que o que fazemos não interfira na vida de outros de modo incomodo.

d)A sociedade possibilita a liberdade ou a reprime? = nos vivemos em uma sociedade livres e todos sao lvres.

Anônimo disse...

EEM Eliezer de Freitas
Thaisa Adrielly Nº 42 3ºC

1.Não dependemos de outras pessoas para termos a nossa opnião própria. Não precisamos de ninguém para ter nossa cidadania garantida.

2.Porque temos que se importar com as pessoas ao nosso redor, afinal não estamos sozinhos no mundo e precisamos das outras pessoas.

3.Talvez. Somos seres sociaveis e portanto temos se preocupar com o bem estar dos outros na sociedade.

4. Quando prejudica a qualidade de vida na coletividade, por isso que existem regras que proibem (roubar e matar)

5.O homem de antigamente não tinha os recursos de hoje em dia por exemplo:escola,saúde,trabalho digno e entre outros.Já o homem de hoje, tem tudo isso, porém não tem toda a sua liberdade pois hoje existem mais regras e leis que antigamente, e hoje o homem tem o tempo mais corrido porque tem seus meninos pra criar e a mulher pra sustentar.




-Uh'!

Maria Bhrenda disse...

Maria Bhrenda 3º ano "C" Nº 49

1) a)-A cidadania garante a liberdade individual? = não

b)Por que dependemos do outro para exercer a liberdade? = pq precisamos de varias opnioes para fazer boas escolhas

c) não. porque nossa liberdade termina com o inicio da do outro. devemos ter limite em nossas ações e vontades, para que o que fazemos não interfira na vida de outros de modo incomodo.

d)A sociedade possibilita a liberdade ou a reprime? = nos vivemos em uma sociedade livres e todos sao lvres.

Rebeka Costa,3º ano C, eliezer de freitas guimarãess disse...

1º)Fazer escolhas que serão necessarias no decorrer da sua vida.
2º)O exercício da liberdade individual leva-nos a assumir responsabilidades à medida que nossas ações afetam positiva ou negativamente nossos semelhantes.
3º)foi uma tendência do pensamento conteporâneo, ela é voltada preferencialmente para a questão da existencia humana.
4º)a)que o homem é responsável por aquilo que é.

b)mesmo que o homem nasça livre ja esta condenado a viver numa sociedade cheia de regras.
5º)Como ja eu ja citei, o homem esta condenado a viver em uma sociedade cheia de regras,como num caso de emprego o homem tem que se capacitar para conseguir o que ele quer, seja das coisas mais básicas para as mais dificeis.

Paulo Ronay disse...

Paulo Ronay 3º ano "C" Nº 36

1) a)-A cidadania garante a liberdade individual? = não

b)Por que dependemos do outro para exercer a liberdade? = pq precisamos de varias opnioes para fazer boas escolhas

c) não. porque nossa liberdade termina com o inicio da do outro. devemos ter limite em nossas ações e vontades, para que o que fazemos não interfira na vida de outros de modo incomodo.

d)A sociedade possibilita a liberdade ou a reprime? = nos vivemos em uma sociedade livres e todos sao lvres.

Anônimo disse...

Vanessa Holanda Cavalcante 3ªc
(01)Não porque dependemos de outras pessoas para termos a nossa cidadania garantida.
(02)porque tudo o que vamos fazer depende de outra pessoa ñao podemos resolver certos problemas sozinhos.
(03)Ela possibilita para alguns pontos da vida,mais para outros ela reprimi pois não permite que você faça tudo aquilo que você quer.
(04)O homem é responsável pelos seus atos ele é livre e tem a capacidade de pensar e se desenvover na sociedade.
(05)O homem de antigamente não tinha os recursos de hoje em dia como por exemlplo:escola,saúde,trabalho digno e entre outros.Já o homem de hoje, tem tudo isso porém não tem toda a sua liberdade pois hoje existem muito mais regras e leis que antes, e hoje o homem tem o tempo mais corrido.

renata 3ºc disse...

1º)O exercício da liberdade individual leva-nos a assumir responsabilidades à medida que nossas ações afetam positiva ou negativamente nossos semelhantes.

2º)Porque nem uma pessoa pode chegar e tomar POR SE PRÓPRIO DECISÕES SEM PENÇAR.(e confundir a palavra liberdade, só porque é livre poder fazer o que quer).

3º)O existencialismo surgiu visando a resgatar o sentido da vida depois das atrocidades e destruições nas duas guerras, afirmando que o ser humano foi lançado no mundo para enfrentar problemas e encontrar soluções - através da racionalidade e das emoções - sem a necessidade de usar, como ferramenta, métodos e técnicas científicas para provar a superioridade de um povo sobre outro.

Rayane Dias,3ºC , Nº38 disse...

1.A liberdade não depende necessariamente de uma pessoa com bases em outra,mas decisões dependem muito de convivência,aprendizagem,já a liberdade depende de outra pessoa,pois não existe liberdade sem conseqüência.
2.Não existe liberdade com responsabilidade

Anônimo disse...

EEM Eliezer de Freitas
Monyele Ferreira Nº 34 3ºC

1.Não dependemos de outras pessoas para termos a nossa opnião própria. Não precisamos de ninguém para ter nossa cidadania garantida.

2.Porque temos que se importar com as pessoas ao nosso redor, afinal não estamos sozinhos no mundo e precisamos das outras pessoas.

3.Talvez. Somos seres sociaveis e portanto temos se preocupar com o bem estar dos outros na sociedade.

4. Quando prejudica a qualidade de vida na coletividade, por isso que existem regras que proibem (roubar e matar)

5.O homem de antigamente não tinha os recursos de hoje em dia por exemplo:escola,saúde,trabalho digno e entre outros.Já o homem de hoje, tem tudo isso, porém não tem toda a sua liberdade pois hoje existem mais regras e leis que antigamente, e hoje o homem tem o tempo mais corrido porque tem seus meninos pra criar e a mulher pra sustentar.




-Uh'!

Jose Fernandes disse...

Jose Fernandes 3º ano "C" Nº 48


1) a)-A cidadania garante a liberdade individual? = não

b)Por que dependemos do outro para exercer a liberdade? = pq precisamos de varias opnioes para fazer boas escolhas

c) não. porque nossa liberdade termina com o inicio da do outro. devemos ter limite em nossas ações e vontades, para que o que fazemos não interfira na vida de outros de modo incomodo.

d)A sociedade possibilita a liberdade ou a reprime? = nos vivemos em uma sociedade livres e todos sao lvres.

wesley oliveira noronha 3° c disse...

1°-Tomar decisão é fazer escolha.Todos somos livres para tomar nossas decisões.

2°-Ele quer dizer que todos nós podemos fazer escolhas,mas elas devem ser feitas com responsabilidade.

3°-O existencialismo surgiu visando a resgatar o sentido da vida depois das atrocidades e destruições nas duas guerras, afirmando que o ser humano foi lançado no mundo para enfrentar problemas e encontrar soluções - através da racionalidade e das emoções - sem a necessidade de usar, como ferramenta, métodos e técnicas científicas para provar a superioridade de um povo sobre outro.

4°-a)Quer dizerque o homem é responsável por suas decisões.
b)Eu concordo todos nós podemos escolher nossos cominhos.

5°-Para Sartre a liberdade, significa criar a si mesmo, sempre assumindo o compromisso social com a responsabilidade de seus atos.

Nayara dos Santos Barros 3ºC Nº35 MANHA disse...

1º Tomar decisões e uma escolha de cada pessoa. As pessoas so podem tomar decisões dependendo da sua liberdade.

2º Que as pessoas so podem ter a liberdade para fazer o que quiser se primeito ter a responsabilidade de responder seus proprios erros.

3º O existencialismo surgiu visando a resgatar o sentido da vida depois das atrocidades e destruições nas duas guerras, afirmando que o ser humano foi lançado no mundo para enfrentar problemas e encontrar soluções - através da racionalidade e das emoções - sem a necessidade de usar, como ferramenta, métodos e técnicas científicas para provar a superioridade de um povo sobre outro.

4º A)Mas se verdadeiramente a existência precede a essência, o homem é responsável por aquilo que é (...)
B)Concordo em parte pois o homem é livre ele tem o livro arbitrio pra fazer o que acha que deve ser feito, mas no final paga as consequencias

eclecio 3c disse...

1-trata-se de uma respossabilidade a qual o homem toma em sua vida, seja ela boa seja ela mau isso sempre sera uma liberdade de espreção.

Thalita, Nº 43 3ºD, Eliezer de freitas disse...

1ºa) A cidadania garante a liberdade individual?
resp=depende ate q ponto a cidadania interfere em sua vida.

b) Por que dependemos do outro para exercer a liberdade?
resp=)porque tudo o q vamos fazer depende de outra pessoa ñ podemos resolver certos problemas sozinhos.

c) Podemos fazer tudo de que temos vontade?
resp=nem sempre . somos seres sociaveis e portanto temos se preocupar com o bem estar dos outros na sociedade.

d) A sociedade possibilita a liberdade ou a reprime?
resp=possibilita. porque se voce obedecer as regras sociais pode ser livre. é questão de respeito.

2ºa)a)Defina a condição do homem no seu estado natural;
resp=homem em seu estado primitivo, quando, colocado pela natureza e se iguala a estupidez do homem civil, e compelido tanto pelo instinto quanto pela razão a defender-se do mal que o ameaça, é impedido pelo seu instinto natural de fazer mal a alguém sem ser a isso levado por alguma coisa ou mesmo depois de atingido por algum mal.

b)homem primitivo, com a situação vivida pelos homens nas sociedades industriais contemporâneas.
resp=O homem nasce livre , no seu estado natural e depois encontra-se escravos dos homens.

1. O que você entende por tomar decisão? Associe decisão com liberdade.
resp=tomar decisaõ é vc ter responsabilidade e liberdade p decidir algo da forma q vc bem entender.

2. O que Heidegger quer dizer com "a liberdade só tem sentido associada à responsabilidade"?
resp=a vida em conjunto pode ser tanto alienante, ma vez q assuminos o qos outros pensan, quando visto sermos livres p escolher o mo0do de viver.

3. Explique como surgiu o movimento existencialista e quais as suas principais ideias.
resp=O existencialismo surgiu visando a resgatar o sentido da vida depois das atrocidades e destruições nas duas guerras, afirmando que o ser humano foi lançado no mundo para enfrentar problemas e encontrar soluções, através da racionalidade e das emoções, sem a necessidade de usar, como ferramenta, métodos e técnicas científicas para provar a superioridade de um povo sobre outro.



4ºa) Explique o que o autor quer dizer ao afirmar que a existência precede a essência.
resp=não será nunca possível referir uma explicação a uma natureza dada e imutável; por outras palavras, não há determinismo, o homem é livre, o homem é liberdade

b) Argumente a favor ou contra a ideia do autor de que o homem está condenado a ser livre.
resp=hoje as pessoas tem livre arbrito p decidir o q quer, mas por tras detudo o homen e escravo a sociedade mesmo podendo fazer o q quer


5ºExplique o conceito de liberdade, segundo Sartre, e cite um exemplo que se relacione ao seu cotidiano
resp=O homen pensa q e livre e q n precisa de apoio e um qualquer auxilio,mas está condenado a cada instante a ser escravo do homen.

Antônia Natália 3° A disse...

Antônia Natália n° 49 - 3°A Manhã - Eliezer de Freitas disse...

(1)nâo a cidadania garante que vc desfrute de aquilo que o paìste oferece direitos e deveres garantindo acesso a justiça responsabilidade pelo o que coletivo. 2)porque nâo podemos tomar todas as atitudes das situaçôes dificiesde nossasvidas (3)nem sempre . somos seres sociaveis e portanto temos se preocupar com o bem estar dos outros na sociedade.
4)quando prejudica a qualidade de vida na coletividade por isso que existem regras que broibem (roubar e matar)
5)os direitos naturais sâo pertecentes a todos os individuos esses direitos exitem antes mesmo da constituiçAo do poder do estado e limitado pelos direitos naturais

Shayanne Vanêssa 3° A disse...

01- Decidir coisas por sua conta própria.Decisão e liverdade se associam pois você decide o que quer fazer mais tem que assumir as consequências.
02-Porque você tem que ter responsabilidade para asumir as suas atitudes.
03-Surge com a tomada de posição de alguns pensadores frente ao cientificismo que desenvolvia na época.
04- a)O ser se manifesta , a essência é um vir a ser responsabilidade de ser e poder para tornar-se um ser que existirá apenas como for.
b)Porque ele já nasce destinado a alguma cultura e é influenciado a tal cultura.
05-O homem é livre e responsável por tudo a sua volta.Somos responsáveis pelo nosso passado, presente e futuro.

Raissa Kérvia 3° disse...

01- Decidir coisas por sua conta própria.Decisão e liverdade se associam pois você decide o que quer fazer mais tem que assumir as consequências.
02-Porque você tem que ter responsabilidade para asumir as suas atitudes.
03-Surge com a tomada de posição de alguns pensadores frente ao cientificismo que desenvolvia na época.
04- a)O ser se manifesta , a essência é um vir a ser responsabilidade de ser e poder para tornar-se um ser que existirá apenas como for.
b)Porque ele já nasce destinado a alguma cultura e é influenciado a tal cultura.
05-O homem é livre e responsável por tudo a sua volta.Somos responsáveis pelo nosso passado, presente e futuro.

Raissa Kérvia 3° A disse...

01- Decidir coisas por sua conta própria.Decisão e liverdade se associam pois você decide o que quer fazer mais tem que assumir as consequências.
02-Porque você tem que ter responsabilidade para asumir as suas atitudes.
03-Surge com a tomada de posição de alguns pensadores frente ao cientificismo que desenvolvia na época.
04- a)O ser se manifesta , a essência é um vir a ser responsabilidade de ser e poder para tornar-se um ser que existirá apenas como for.
b)Porque ele já nasce destinado a alguma cultura e é influenciado a tal cultura.
05-O homem é livre e responsável por tudo a sua volta.Somos responsáveis pelo nosso passado, presente e futuro.

Alana disse...

1)a: não, pq a cidadania é praticada é grupo então deve ser respeitada as opniões de cada membro desse grupo.

b:pq nossas opniões pode prejudicar outra pessoa.

c:não pois existe leis.

d:reprime, por conta de leis, tbm pq devemos pensar no proximo antes de tomar alguma decisão e etc.

Alana.J

Alana 3' A disse...

1)a: não, pq a cidadania é praticada é grupo então deve ser respeitada as opniões de cada membro desse grupo.

b:pq nossas opniões pode prejudicar outra pessoa.

c:não pois existe leis.

d:reprime, por conta de leis, tbm pq devemos pensar no proximo antes de tomar alguma decisão e etc.

Alana.J

Alana 3' A disse...

1)a: não, pq a cidadania é praticada é grupo então deve ser respeitada as opniões de cada membro desse grupo.

b:pq nossas opniões pode prejudicar outra pessoa.

c:não pois existe leis.

d:reprime, por conta de leis, tbm pq devemos pensar no proximo antes de tomar alguma decisão e etc.

Alana.J

Maria de Fátima de Oliveira 3º A ELIÉZER disse...

1) a)não.
b) porque vivemos em conjunto, e não devemos fazer o que não convém ao próximo.
c) não. Pois existem leis a serem seguidas.
d) reprime

Rebeka Melo,3º ano A, eliezer de freitas guimarães disse...

1- tomar decisão é fazer escolhas que podem ser certas ou erradas, boas ou ruins.
2-ele quis dizer que a liberdade total como escolher o que quer,ter responsabilidade p/ nao fazer errada
3-surgiu como tomada ou deposição de alguns pensadores frente ao centificismo que desenvolvia na época
4-a)não será nunca possível referir uma explicação a uma natureza dada e imutável; por outras palavras, não há determinismo, o homem é livre.co
b)sartre defende que o homem é livre e responsavelpor tudo que esta a sua volta,somo responsaveis pornosso passado, presente e futuro.
5-se, com efeito, a existência precede a essência, não será nunca possível referir uma explicação a uma natureza dada e imutável; por outras palavras, não há determinismo, o homem é livre, o homem é liberdade

Yorrana Thalyta disse...

1-Quando se tem uma ideia ,tomamos varios decisoes a partir dessa ideia,então é o ato de decidir c oisas.
2-Para se ter uma alta liberdade é necessario que se tenha o uso da razão.
3-Sartre defende que o homem é livre,é reposavel por tudo que está a sua volta.Somos responsaveis pelo nosso passado,presente e futuro.
4-a)Enquanto todas as outras coisas são o que são sem se definir,e por isso sente uma "essencia" posterior a existencia.
5-Sua filosofia dizia que no caso humano a existencia precede a essencia ,pois o homem primeiro existe,depois se define.

Nalyson Breno, 3º A manhã , eliezer de freitas guimarães disse...

1- tomar decisão é fazer escolhas que podem ser certas ou erradas, boas ou ruins.
2-ele quis dizer que a liberdade total como escolher o que quer,ter responsabilidade p/ nao fazer errada
3-surgiu como tomada ou deposição de alguns pensadores frente ao centificismo que desenvolvia na época
4-a)não será nunca possível referir uma explicação a uma natureza dada e imutável; por outras palavras, não há determinismo, o homem é livre.co
b)sartre defende que o homem é livre e responsavelpor tudo que esta a sua volta,somo responsaveis pornosso passado, presente e futuro.
5-se, com efeito, a existência precede a essência, não será nunca possível referir uma explicação a uma natureza dada e imutável; por outras palavras, não há determinismo, o homem é livre, o homem é liberdade

LINDA LEE 3º A ELIÉZER disse...

1)
A)NÃO
B)PARA ENTRAR EM BOM SENSO. POIS AS OPINIOES SAO DIFERENTES.
C) NAO.
D)REPRIME

LINDA LEE 3º A ELIÉZER disse...

1)
A)NÃO
B)PARA ENTRAR EM BOM SENSO. POIS AS OPINIOES SAO DIFERENTES.
C) NAO.
D)REPRIME

Christian lennon 3ºA/ disse...

1º)A) sim
B)para não entrarmos em libertinagen
C)não porque podemos invadir a liberdade dos otros
D)a reprime
2º)A)em casa deitado na rede
B)que naquele tonpo era que o homem era livre de verdade

LINDA LEE 3º A ELIÉZER disse...

1)
A)NÃO
B)PARA ENTRAR EM BOM SENSO. POIS AS OPINIOES SAO DIFERENTES.
C) NAO.
D)REPRIME

Alana disse...

1)a: não, pq a cidadania é praticada é grupo então deve ser respeitada as opniões de cada membro desse grupo.

b:pq nossas opniões pode prejudicar outra pessoa.

c:não pois existe leis.

d:reprime, por conta de leis, tbm pq devemos pensar no proximo antes de tomar alguma decisão e etc.

Alana.J

FRANCISCA LEILA 3º A ELIÉZER disse...

1)
a) nao
b) porque é importante a opiniao de quem vive a nossa volta.
c) nao
d)reprime

Diego Quinto 3ºA disse...

1)nâo a cidadania garante que vc desfrute de aquilo que o país te oferece direitos e deveres garantindo acesso a justiça responsabilidade pelo o que coletivo.

2)porque temos q ter conciencia da liberdade e responder por nossos atos.

3)nem sempre . somos seres sociaveis e portanto temos se preocupar com o bem estar dos outros na sociedade.

4)a)O homem e responsavel pelos seus atos.

b)O homem não estar condenado a ser liver, pois o homem vive de regras e leis.
E não estar livre para fazer o bem quiser.

5)que querendo ou nao o homem e livre.
o homem inventa varias coisas para substituir a mao-de-obra.

ronyelle de castro 3 ano A disse...

1. O que você entende por tomar decisão? Associe decisão com liberdade.
Fazer uma ação que lhe beneficie ou não.Você não pode fazer algo que passe a prejudicar as outras pessoas.

2. O que Heidegger quer dizer com "a liberdade só tem sentido associada à responsabilidade"?
Cada pessoa possui a sua liberdade , mas vc não pode passar dos limites,prejudicando o espaço do outro.

3. Explique como surgiu o
movimento existencialista e quais as suas principais idéias.
existencialista mais influente do século XX, o homem é o único ser que tem consciência da própria existência.

Paulo Henrique - 3ª A disse...

1 - É ter vontade de fazer algo e fazer. Mas aí vem a “liberdade”, isto é, você nem sempre tem a liberdade de fazer aquilo que você deseja, ou seja, nem tudo que você queira fazer talvez não possa fazer.

2 – Ele quis dizer que para fazer algo tem que ter responsabilidade.

3 – O existencialismo surgiu na Europa, entre os séculos XIX e XX, visando a resgatar o sentido da vida depois das atrocidades  e destruições nas duas guerras, afirmando que o ser humano foi lançado no mundo para enfrentar problemas e encontrar soluções - através da racionalidade e das emoções - sem a necessidade de usar, como ferramenta, métodos e técnicas científicas para provar a superioridade de um povo sobre outro.

4 - a) Se verdadeiramente a existência precede a essência, o homem é responsável por aquilo que é.
b) O homem não é 100% livre, pois a lei impõe leis que impede o homem de fazer certas coisas. Então, como ele disse, o homem está condenado a ser livre.

5 – Você é livre até certo ponto.

Anônimo disse...

1)nâo a cidadania garante que vc desfrute de aquilo que o país te oferece direitos e deveres garantindo acesso a justiça responsabilidade pelo o que coletivo.

2)porque temos q ter conciencia da liberdade e responder por nossos atos.

3)nem sempre . somos seres sociaveis e portanto temos se preocupar com o bem estar dos outros na sociedade.

4)a)O homem e responsavel pelos seus atos.

b)O homem não estar condenado a ser liver, pois o homem vive de regras e leis.
E não estar livre para fazer o bem quiser.

5)que querendo ou nao o homem e livre.
o homem inventa varias coisas para substituir a mao-de-obra.

ELANO MOTA MARQUES N 15 3B

Victor Hugo Barbosa Maciel - 3°B - n° 47 disse...

1° Dependemos de outras pessoas para que exista uma cidadania.
2° Temos que viver em sociedade.
3° Nossa liberdade termina com o inicio da do outro.
4° O homem é responsável por seus atos.
5° Antigamente não existia meios de comunicação para que as pessoas possam saber das regras.

lucas azevedo , 3º B disse...

1) a)-A cidadania garante a liberdade individual? = não
b)- Por que dependemos do outro para exercer a liberdade? = porque precisamos das opniões dos outros
c)- Podemos fazer tudo de que temos vontade? = não
d)- A sociedade possibilita a liberdade ou a reprime? = eu acho ki a sociedade reprime

Leonardo de OLiveira 3ºB N° 34 disse...

(01)Não porque dependemos de outras pessoas para termos a nossa cidadania garantida.
(02)porque tudo o que vamos fazer depende de outra pessoa ñao podemos resolver certos problemas sozinhos.
(03)Ela possibilita para alguns pontos da vida,mais para outros ela reprimi pois não permite que você faça tudo aquilo que você quer.
(04)O homem é responsável pelos seus atos ele é livre e tem a capacidade de pensar e se desenvover na sociedade.
(05)O homem de antigamente não tinha os recursos de hoje em dia como por exemlplo:escola,saúde,trabalho digno e entre outros.Já o homem de hoje, tem tudo isso porém não tem toda a sua liberdade pois hoje existem muito mais regras e leis que antes, e hoje o homem tem o tempo mais corrido.

lucas azevdo , 3º B disse...

1) a)-A cidadania garante a liberdade individual? = não
b)- Por que dependemos do outro para exercer a liberdade? = porque precisamos das opniões dos outros
c)- Podemos fazer tudo de que temos vontade? = não
d)- A sociedade possibilita a liberdade ou a reprime? = eu acho ki a sociedade reprime

Thiago Melo *-* ( A MAIS LINDA ) 3 B disse...

1- nâo a cidadania garante que vc desfrute de aquilo que o país te oferece direitos e deveres garantindo acesso a justiça responsabilidade pelo o que coletivo.

2- porque temos q ter conciencia da liberdade e responder por nossos atos.

3- nem sempre . somos seres sociaveis e portanto temos se preocupar com o bem estar dos outros na sociedade.

4-a)o homem e responsavel pelos seus atos.
b)siim,eu sou a favor da ideia,pois a cada instante o homem esta a inventar algo inovador.

5- que querendo ou nao o homem e livre.
o homem inventa varias coisas para substituir a mao-de-obra.

Jardênia Barros 3°B N°08 disse...

1)nâo a cidadania garante que vc desfrute de aquilo que o país te oferece direitos e deveres garantindo acesso a justiça responsabilidade pelo o que coletivo.

2)porque temos q ter conciencia da liberdade e responder por nossos atos.

3)nem sempre . somos seres sociaveis e portanto temos se preocupar com o bem estar dos outros na sociedade.

4)a)O homem e responsavel pelos seus atos.

b)O homem não estar condenado a ser liver, pois o homem vive de regras e leis.
E não estar livre para fazer o bem quiser.

5)que querendo ou nao o homem e livre.
o homem inventa varias coisas para substituir a mao-de-obra.

keneth anderson , 3º B disse...

1) a)-A cidadania garante a liberdade individual? = não
b)- Por que dependemos do outro para exercer a liberdade? = porque precisamos das opniões dos outros
c)- Podemos fazer tudo de que temos vontade? = não
d)- A sociedade possibilita a liberdade ou a reprime? = eu acho ki a sociedade reprime

keneth anderson , 3º B disse...

1) a)-A cidadania garante a liberdade individual? = não
b)- Por que dependemos do outro para exercer a liberdade? = porque precisamos das opniões dos outros
c)- Podemos fazer tudo de que temos vontade? = não
d)- A sociedade possibilita a liberdade ou a reprime? = eu acho ki a sociedade reprime

Jardila Rayane ( A MAIS LINDA ) 3B disse...

(01)não, precisamos de outras pessoas para termos a nossa cidadania garantida.
(02)porque tudo o que vamos fazer depende de outra pessoa ñao podemos resolver certos problemas sozinhos.
(03)Ela possibilita para alguns pontos da vida,mais para outros ela reprimi pois não permite que você faça tudo aquilo que você quer.
(04)O homem é responsável pelos seus atos ele é livre e tem a capacidade de pensar e se desenvover na sociedade.
(05)O homem de antigamente não tinha os recursos de hoje em dia como por exemlplo:escola,saúde,trabalho digno e entre outros.Já o homem de hoje, tem tudo isso porém não tem toda a sua liberdade pois hoje existem muito mais regras e leis que antes, e hoje o homem tem o tempo mais corrido.

Danilo Viana Teixeira - 3°B - n° 14 disse...

1° Porque quando se é cidadão segue- se regras de respeito e convivio, o que possibilita a total liberdade do individuo como ser único.

2° Porque nos vivemos em sociedade e deperdemos ums dos outros.

3° Ela possibilita para alguns pontos da vida, mais para outros ela reprime pois não permite que você faça tudo aquilo que você quer.

4° Quando prejudica a qualidade de vida na coletividade por isso que existem regras que proibem (roubar e matar).

5° O homem de antigamente não tinha os recursos de hoje em dia como por exemlplo: escola, saúde, trabalho digno e entre outros. Já o homem de hoje, tem tudo isso porém não tem toda a sua liberdade pois hoje existem muito mais regras e leis que antes, e hoje o homem tem o tempo mais corrido.

lucas azevedo , 3º B disse...

1) a)-A cidadania garante a liberdade individual? não.
b)- Por que dependemos do outro para exercer a liberdade? = porque nos vivemos em sociedade e deperdemos ums dos outros.
c)- Podemos fazer tudo de que temos vontade? não porque temos direitos e deveres.
d)- A sociedade possibilita a liberdade ou a reprime? = nos vivemos em uma sociedade livres e todos sao lvres.

AMAURI N 2 3'B' disse...

1)A cidadania garante a liberdade individual? =
2) depende de ate q ponto a cidadania interfere em sua vida
3)- Por que dependemos do outro para exercer a liberdade? = pq precisamos de varias opnioes para fazer boas escolhas
4)- Podemos fazer tudo de que temos vontade? = nao
5)- A sociedade possibilita a liberdade ou a reprime? = reprime pq muitas coisas nao fazemos pensando no q a sociedade pode pensar a respeito da nossa opniao

keneth anderson , 3º B disse...

1) a)-A cidadania garante a liberdade individual? não.
b)- Por que dependemos do outro para exercer a liberdade? = porque nos vivemos em sociedade e deperdemos ums dos outros.
c)- Podemos fazer tudo de que temos vontade? não porque temos direitos e deveres.
d)- A sociedade possibilita a liberdade ou a reprime? = nos vivemos em uma sociedade livres e todos sao lvres.

Emanuela e Bruna 3º B manhã disse...

1. Fazer o que a pessoa bem entende.
2. Que o homem tem o livre arbítrio desde que nasce.
3. O existencialismo não constitui-se em uma escola filosófica mas antes foi uma tendência do pensamento contemporâneo.
4.a)Ele quis dizer que o homem tem que ter essência para poder seguir a vida.
b)

Andreia Duarte 3B - Eliezer disse...

1. tomar decisão é decidir o que fazer lembrando-se sempre que temos que respeitar os limites dos outros parq que possamos continuar a ter nossa liberdade na sociedade que vivemos para que todos compartilhem sonhos alegrias e esperanças.
2. ele quis dizer que sua liberdade termina no instante que você deixa de respeitar aos limites dos outros
3. surgiu na frança no periodo do pos-guerra. ele tem como tema central a analise do homem em sua relaçao com o mundo
4. a) que antes de mais nada o homem é um projeto que vive subjetivamente e que o homem é responsável pelo aquilo que é
b)sou a favor, pois o homem é dono de suas próprias escolhas excetuando-se a de escolher nascer O homem não escolhe nasce e este nasce livre portanto o homem está condenado a ser livre
5. ele diz que o homem em suas escolhas favorecera a seus gostos sem pensar nos próximos

Rayanne Kelly 3ºB - Eliezer disse...

1. tomar decisão é fazer uma escolha, não esquecendo da responsabilidade que essa escolha pode ter.
2. Que somos livres para fazer nossas escolhas, mas sabendo respeitar a todos.
3. surgiu na frança no periodo do pos-guerra. ele tem como tema central a analise do homem em sua relaçao com o mundo.
4. a)que a nossa essência existe, mesmo antes noós existirmos.
b) a favor, porque o homem nasceu para ser livre, e somos criados para aprender a usufruir dessa liberdade com responsabilidade.
5. ele diz que o homem em suas escolhas favorecera a seus gostos sem pensar nos próximos

emi disse...

Eliezer de Freitas Guimarães 3°B manhã 1°a) A liberdade individual tem que ser respeitada, mas repreendida quando prejudica a qualidade de vida na coletividade.
b)sim, quando se é de menor depende do pai e da mãe para se sustentar por esso fica depente.
c)não, por que tem leis que inpedem que as pessoas cometam crimes na sociedade.
d)

Carlos Kenny 3º A disse...

1-a) não.
b) porque é preciso escultar outras opiniões antes de tomar decisões.
c) ás vezes, pq tem coisas que fazemos mesmo sabendo que é errado.
d) um pouco de cada.

carlos 3º E tarde disse...

b) Porque precisamos respeitar a liberdade de cada um, dando inicio a nossa propria - não interferindo no alheio.

c) não. porque nossa liberdade termina com o inicio da do outro. devemos ter limite em nossas ações e vontades, para que o que fazemos não interfira na vida de outros de modo incomodo.

d) possibilita. porque se voce obedecer as regras sociais pode ser livre. é questão de respeito.

(02)porque tudo o que vamos fazer depende de outra pessoa ñao podemos resolver certos problemas sozinhos.

Marcos'Felipe n° 31' 3°C Manhã disse...

(01)Não porque dependemos de outras pessoas para termos a nossa cidadania garantida.
(02)porque tudo o que vamos fazer depende de outra pessoa ñao podemos resolver certos problemas sozinhos.
(03)Ela possibilita para alguns pontos da vida,mais para outros ela reprimi pois não permite que você faça tudo aquilo que você quer.
(04)O homem é responsável pelos seus atos ele é livre e tem a capacidade de pensar e se desenvover na sociedade.
(05)O homem de antigamente não tinha os recursos de hoje em dia como por exemlplo:escola,saúde,trabalho digno e entre outros.Já o homem de hoje, tem tudo isso porém não tem toda a sua liberdade pois hoje existem muito mais regras e leis que antes, e hoje o homem tem o tempo mais corrido

Unknown disse...

- Rafaella Brasileiro. 3º A - ELiezer.



1º Tomar decisão é ter consiencia da qual você tomou sendo ela boa ou ruim.
2º Pra ele o fato de existir é a liberdade mas caiba cada um com sua responsabilidade.
3º O existencialismo surgiu visando a resgatar o sentido da vida depois das atrocidades e destruições nas duas guerras, afirmando que o ser humano foi lançado no mundo para enfrentar problemas e encontrar soluções. Suas idéias foram duas grandes correntes: O existencialismo cristão e o exisrencialismo humanista
4ºa) o homem sim é responsavel pelo seus atos cometidos e pensados
b) Só acho que o homem é responsavel por tudo aquilo que é
5º Liberdade é um termo muito discutido, hoje o homem pensa que ser livre é não respeitar o pai e a mãe não respeitar a lei, não respeitar o proximo, mais liberdade é consiência é também ser responsavel pelo que faz e pelo que é.

Flavianne Kelly;Nº14;3ºano A;Eliezer Freitas Guimarães disse...

1- a) SIM. porque quando se é cidadão segue- se regras de respeito e convivio, o que possibilita a total liberdade do individuo como ser único.

b) Porque precisamos respeitar a liberdade de cada um, dando inicio a nossa propria - não interferindo no alheio.

c) não. porque nossa liberdade termina com o inicio da do outro. devemos ter limite em nossas ações e vontades, para que o que fazemos não interfira na vida de outros de modo incomodo.

d) possibilita. porque se voce obedecer as regras sociais pode ser livre. é questão de respeito.
1º Tomar decisão é ter consiencia da qual você tomou sendo ela boa ou ruim.
2º Pra ele o fato de existir é a liberdade mas caiba cada um com sua responsabilidade.
3º O existencialismo surgiu visando a resgatar o sentido da vida depois das atrocidades e destruições nas duas guerras, afirmando que o ser humano foi lançado no mundo para enfrentar problemas e encontrar soluções. Suas idéias foram duas grandes correntes: O existencialismo cristão e o exisrencialismo humanista
4ºa) o homem sim é responsavel pelo seus atos cometidos e pensados
b) Só acho que o homem é responsavel por tudo aquilo que é
5º Liberdade é um termo muito discutido, hoje o homem pensa que ser livre é não respeitar o pai e a mãe não respeitar a lei, não respeitar o proximo, mais liberdade é consiência é também ser responsavel pelo que faz e pelo que é.

Kelviane Kelle:Nº disse...

1-a)sim,mas a liberdade individual tem que ser respeitada,mas repreendida quando prejudicar a qualidade de vida na coletividade.
b)Para evitar atos de prepotênciaa dos fortes sobre os fracos e estabecer a liberdade de ação e pensamento de todos.
c)sim,mas temosque respeitar o espaço do outro.
d)possibilita pois a liberdade social,portanto,baseia-se em direitos e deveres comuns.
(01)Não porque dependemos de outras pessoas para termos a nossa cidadania garantida.
(02)porque tudo o que vamos fazer depende de outra pessoa ñao podemos resolver certos problemas sozinhos.
(03)Ela possibilita para alguns pontos da vida,mais para outros ela reprimi pois não permite que você faça tudo aquilo que você quer.
(04)O homem é responsável pelos seus atos ele é livre e tem a capacidade de pensar e se desenvover na sociedade.
(05)O homem de antigamente não tinha os recursos de hoje em dia como por exemlplo:escola,saúde,trabalho digno e entre outros.Já o homem de hoje, tem tudo isso porém não tem toda a sua liberdade pois hoje existem muito mais regras e leis que antes, e hoje o homem tem o tempo mais corrido

Kelviane Kelle:Nº23;3ºano E;Eliezer Freitas Guimarães disse...

1- a)SIM. porque quando se é cidadão segue- se regras de respeito e convivio, o que possibilita a total liberdade do individuo como ser único.
b)Porque precisamos respeitar a liberdade de cada um, dando inicio a nossa propria - não interferindo no alheio.
c)não. porque nossa liberdade termina com o inicio da do outro. devemos ter limite em nossas ações e vontades, para que o que fazemos não interfira na vida de outros de modo incomodo.
d) possibilita. porque se voce obedecer as regras sociais pode ser livre. é questão de respeito.
1º Tomar decisão é ter consiencia da qual você tomou sendo ela boa ou ruim.
2º Pra ele o fato de existir é a liberdade mas caiba cada um com sua responsabilidade.
3º O existencialismo surgiu visando a resgatar o sentido da vida depois das atrocidades e destruições nas duas guerras, afirmando que o ser humano foi lançado no mundo para enfrentar problemas e encontrar soluções. Suas idéias foram duas grandes correntes: O existencialismo cristão e o exisrencialismo humanista
4ºa) o homem sim é responsavel pelo seus atos cometidos e pensados
b) Só acho que o homem é responsavel por tudo aquilo que é
5º Liberdade é um termo muito discutido, hoje o homem pensa que ser livre é não respeitar o pai e a mãe não respeitar a lei, não respeitar o proximo, mais liberdade é consiência é também ser responsavel pelo que faz e pelo que é.

IZABELE DE ANDRADE SOARES 3º C MANHÃ Nª20 disse...

01º Tomar decisões é algo muito importante pois com as decisões vem as responsabilidades.Acho que cada um tem a liberdade de tomar a decisão que quizer.

02º Que devemos ter a conciencia de que com a liberdade vem a responsabilidade.

03º O existencialismo surgiu visando resgatar o sentido da vida depois das atrocidades e destruições nas duas guerras, afirmando que o ser humano foi lançado no mundo para enfrentar problemas e encontrar soluções - através da racionalidade e das emoções sem a necessidade de usar, como ferramenta, métodos e técnicas científicas para provar a superioridade de um povo sobre outro.

04ºA) Se, com efeito, a existência precede a essência, não será nunca possível referir uma explicação a uma natureza dada e imutável; por outras palavras, não há determinismo, o homem é livre, o homem é liberdade

B) Na verdade o homem ao mesmo tempo que esta livre se encontra preso de alguma forma.

05º Ele diz que o homem pensa que e livre mas de alguma forma encontra-se preso

JEORDANIA MENDES 3*A disse...

1)A= não, pq a cidadania é praticada é grupo então deve ser respeitada as opniões de cada membro desse grupo.

b=pq nossas opniões pode prejudicar outra pessoa.

c=não pois existe leis.

d=reprime, por conta de leis, tbm pq devemos pensar no proximo antes de tomar alguma decisão e etc.

Kaoliny Venâncio n°26 3°A manhã/Eliezer de freitas guimarães disse...

1. Assumir a responsabilidade, e decidir por si mesmo, pensando nas consequencias.
2. Para se ter ma alta liberdade é necessário que se tenha o uso da razão.
3. O existencialismo surgiu visando a resgatar o sentido da vida depois das atrocidades e destruições nas duas guerras, afirmando que o ser humano foi lançado no mundo para enfrentar problemas e encontrar soluções - através da racionalidade e das emoções - sem a necessidade de usar, como ferramenta, métodos e técnicas científicas para provar a superioridade de um povo sobre outro.
4.a) O homem faz a si mesmo no ato de existir, ou seja, não há nenhum projeto ou destino que determine seu modo de ser.
b) O homem não está condenado a ser livre,ele está condenado a viver em uma sociedade cheia de regras.
5. Para ele não existe nenhum Deus que tenha planejado o homem e portanto não existe nenhuma natureza humana fixa a que o homem deve respeitar. O homom está totalmente livre e é o unico responsável pelo que faz de si mesmo. Acho que somos responsaveis pelo os nossos atos,mas devemos respeitar o outro em todos os sentidos.

PROFESSOR EVANDO disse...

1.sim pois a liberdade de espreção e um direito de todos.

Alexandre de Sousa, 3° "E", tarde disse...

1- a) SIM. porque quando se é cidadão segue- se regras de respeito e convivio, o que possibilita a total liberdade do individuo como ser único.

b) Porque precisamos respeitar a liberdade de cada um, dando inicio a nossa propria - não interferindo no alheio.

c) não. porque nossa liberdade termina com o inicio da do outro. devemos ter limite em nossas ações e vontades, para que o que fazemos não interfira na vida de outros de modo incomodo.

d) possibilita. porque se voce obedecer as regras sociais pode ser livre. é questão de respeito.

Wanderson Rodrigues, 3 "E" tarde. disse...

1- a) SIM. porque quando se é cidadão segue- se regras de respeito e convivio, o que possibilita a total liberdade do individuo como ser único.

b) Porque precisamos respeitar a liberdade de cada um, dando inicio a nossa propria - não interferindo no alheio.

c) não. porque nossa liberdade termina com o inicio da do outro. devemos ter limite em nossas ações e vontades, para que o que fazemos não interfira na vida de outros de modo incomodo.

d) possibilita. porque se voce obedecer as regras sociais pode ser livre. é questão de respeito.

talita sousa 3 E tarde n 40 disse...

1ºa) A cidadania garante a liberdade individual?
resp=depende ate q ponto a cidadania interfere em sua vida.

b) Por que dependemos do outro para exercer a liberdade?
resp=)porque tudo o q vamos fazer depende de outra pessoa ñ podemos resolver certos problemas sozinhos.

c) Podemos fazer tudo de que temos vontade?
resp=nem sempre . somos seres sociaveis e portanto temos se preocupar com o bem estar dos outros na sociedade.

d) A sociedade possibilita a liberdade ou a reprime?
resp=possibilita. porque se voce obedecer as regras sociais pode ser livre. é questão de respeito.

2ºa)a)Defina a condição do homem no seu estado natural;
resp=homem em seu estado primitivo, quando, colocado pela natureza e se iguala a estupidez do homem civil, e compelido tanto pelo instinto quanto pela razão a defender-se do mal que o ameaça, é impedido pelo seu instinto natural de fazer mal a alguém sem ser a isso levado por alguma coisa ou mesmo depois de atingido por algum mal.

b)homem primitivo, com a situação vivida pelos homens nas sociedades industriais contemporâneas.
resp=O homem nasce livre , no seu estado natural e depois encontra-se escravidãosa

Carlos Mota, 3 "E" tarde.. disse...

1- a) SIM. porque quando se é cidadão segue- se regras de respeito e convivio, o que possibilita a total liberdade do individuo como ser único.

b) Porque precisamos respeitar a liberdade de cada um, dando inicio a nossa propria - não interferindo no alheio.

c) não. porque nossa liberdade termina com o inicio da do outro. devemos ter limite em nossas ações e vontades, para que o que fazemos não interfira na vida de outros de modo incomodo.

d) possibilita. porque se voce obedecer as regras sociais pode ser livre. é questão de respeito.

leilane lima 3º ano E tarde Nº 24 disse...

1ºa) A cidadania garante a liberdade individual?
resp=depende ate q ponto a cidadania interfere em sua vida.

b) Por que dependemos do outro para exercer a liberdade?
resp=)porque tudo o q vamos fazer depende de outra pessoa ñ podemos resolver certos problemas sozinhos.

c) Podemos fazer tudo de que temos vontade?
resp=nem sempre . somos seres sociaveis e portanto temos se preocupar com o bem estar dos outros na sociedade.

d) A sociedade possibilita a liberdade ou a reprime?
resp=possibilita. porque se voce obedecer as regras sociais pode ser livre. é questão de respeito.

2ºa)a)Defina a condição do homem no seu estado natural;
resp=homem em seu estado primitivo, quando, colocado pela natureza e se iguala a estupidez do homem civil, e compelido tanto pelo instinto quanto pela razão a defender-se do mal que o ameaça, é impedido pelo seu instinto natural de fazer mal a alguém sem ser a isso levado por alguma coisa ou mesmo depois de atingido por algum mal.

b)homem primitivo, com a situação vivida pelos homens nas sociedades industriais contemporâneas.
resp=O homem nasce livre , no seu estado natural e depois encontra-se escravos dos homens.

Carlos Augusto 3º E Nº 9 disse...

1ºa) A cidadania garante a liberdade individual?
resp=depende ate q ponto a cidadania interfere em sua vida.

b) Por que dependemos do outro para exercer a liberdade?
resp=)porque tudo o q vamos fazer depende de outra pessoa ñ podemos resolver certos problemas sozinhos.

c) Podemos fazer tudo de que temos vontade?
resp=nem sempre . somos seres sociaveis e portanto temos se preocupar com o bem estar dos outros na sociedade.

d) A sociedade possibilita a liberdade ou a reprime?
resp=possibilita. porque se voce obedecer as regras sociais pode ser livre. é questão de respeito.

2ºa)a)Defina a condição do homem no seu estado natural;
resp=homem em seu estado primitivo, quando, colocado pela natureza e se iguala a estupidez do homem civil, e compelido tanto pelo instinto quanto pela razão a defender-se do mal que o ameaça, é impedido pelo seu instinto natural de fazer mal a alguém sem ser a isso levado por alguma coisa ou mesmo depois de atingido por algum mal.

b)homem primitivo, com a situação vivida pelos homens nas sociedades industriais contemporâneas.
resp=O homem nasce livre , no seu estado natural e depois encontra-se escravos dos homens.

vIcToR hEnRiQuE 3º E disse...

(1º) Nâo a cidadania garante que vc desfrute de aquilo que o
paìste oferece direitos
e deveres garantindo acesso
a justiça responsabilidade pelo
o que coletivo.
(2º)Porque tudo o que vamos
fazer depende de outra pessoa
ñao podemos resolver certos
problemas sozinhos.
(3º)Nem sempre . somos seres sociaveis e portanto temos se preocupar com o bem estar dos outros na sociedade.
(4º)
a)O homem sim é responsavel pelo seus atos cometidos e pensados.
b)Só acho que o homem é responsavel por tudo aquilo que é.
(5º)Para ele não existe nenhum Deus que tenha planejado o homem e portanto não existe nenhuma natureza humana fixa a que o homem deve respeitar. O homom está totalmente livre e é o unico responsável pelo que faz de si mesmo. Acho que somos responsaveis pelo os nossos atos,mas devemos respeitar o outro em todos os sentidos.

Lidiane, 3° "" disse...

1- a) SIM. porque quando se é cidadão segue- se regras de respeito e convivio, o que possibilita a total liberdade do individuo como ser único.

b) Porque precisamos respeitar a liberdade de cada um, dando inicio a nossa propria - não interferindo no alheio.

c) não. porque nossa liberdade termina com o inicio da do outro. devemos ter limite em nossas ações e vontades, para que o que fazemos não interfira na vida de outros de modo incomodo.

d) possibilita. porque se voce obedecer as regras sociais pode ser livre. é questão de respeito.

Lidiane, 3° "E" tarde disse...

1- a) SIM. porque quando se é cidadão segue- se regras de respeito e convivio, o que possibilita a total liberdade do individuo como ser único.

b) Porque precisamos respeitar a liberdade de cada um, dando inicio a nossa propria - não interferindo no alheio.

c) não. porque nossa liberdade termina com o inicio da do outro. devemos ter limite em nossas ações e vontades, para que o que fazemos não interfira na vida de outros de modo incomodo.

d) possibilita. porque se voce obedecer as regras sociais pode ser livre. é questão de respeito.

vIcToR hEnRiQuE 3º E lite nº 41 disse...

(1º) Nâo a cidadania garante que vc desfrute de aquilo que o
paìste oferece direitos
e deveres garantindo acesso
a justiça responsabilidade pelo
o que coletivo.
(2º)Porque tudo o que vamos
fazer depende de outra pessoa
ñao podemos resolver certos
problemas sozinhos.
(3º)Nem sempre . somos seres sociaveis e portanto temos se preocupar com o bem estar dos outros na sociedade.
(4º)
a)O homem sim é responsavel pelo seus atos cometidos e pensados.
b)Só acho que o homem é responsavel por tudo aquilo que é.
(5º)Para ele não existe nenhum Deus que tenha planejado o homem e portanto não existe nenhuma natureza humana fixa a que o homem deve respeitar. O homom está totalmente livre e é o unico responsável pelo que faz de si mesmo. Acho que somos responsaveis pelo os nossos atos,mas devemos respeitar o outro em todos os sentidos.

Oseas 3° ano E nº: 35 disse...

1ºa) A cidadania garante a liberdade individual?
resp=depende ate q ponto a cidadania interfere em sua vida.

b) Por que dependemos do outro para exercer a liberdade?
resp=)porque tudo o q vamos fazer depende de outra pessoa ñ podemos resolver certos problemas sozinhos.

c) Podemos fazer tudo de que temos vontade?
resp=nem sempre . somos seres sociaveis e portanto temos se preocupar com o bem estar dos outros na sociedade.

d) A sociedade possibilita a liberdade ou a reprime?
resp=possibilita. porque se voce obedecer as regras sociais pode ser livre. é questão de respeito.

2ºa)a)Defina a condição do homem no seu estado natural;
resp=homem em seu estado primitivo, quando, colocado pela natureza e se iguala a estupidez do homem civil, e compelido tanto pelo instinto quanto pela razão a defender-se do mal que o ameaça, é impedido pelo seu instinto natural de fazer mal a alguém sem ser a isso levado por alguma coisa ou mesmo depois de atingido por algum mal.

b)homem primitivo, com a situação vivida pelos homens nas sociedades industriais contemporâneas.
resp=O homem nasce livre , no seu estado natural e depois encontra-se escravos dos homens.

daniela3ano E tarde disse...

[b] 01º Tomar decisões é algo muito importante pois com as decisões vem as responsabilidades.Acho que cada um tem a liberdade de tomar a decisão que quizer.

02º Que devemos ter a conciencia de que com a liberdade vem a responsabilidade.

03º O existencialismo surgiu visando resgatar o sentido da vida depois das atrocidades e destruições nas duas guerras, afirmando que o ser humano foi lançado no mundo para enfrentar problemas e encontrar soluções - através da racionalidade e das emoções sem a necessidade de usar, como ferramenta, métodos e técnicas científicas para provar a superioridade de um povo sobre outro.

04ºA) Se, com efeito, a existência precede a essência, não será nunca possível referir uma explicação a uma natureza dada e imutável; por outras palavras, não há determinismo, o homem é livre, o homem é liberdade

B) Na verdade o homem ao mesmo tempo que esta livre se encontra preso de alguma forma.

05º Ele diz que o homem pensa que e livre mas de alguma forma encontra-se preso

2 de abril de 2011 12:13
Anônimo JEORDANIA MENDES 3*A disse...

1)A= não, pq a cidadania é praticada é grupo então deve ser respeitada as opniões de cada membro desse grupo.

b=pq nossas opniões pode prejudicar outra pessoa.

c=não pois existe leis.

d=reprime, por conta de leis, tbm pq devemos pensar no proximo antes de tomar alguma decisão e etc.

joao carlos 3 ano E tarde disse...

1- tomar decisao e uma coisa propria do der humano depedende da decisao tomada vai se colher algo de bom ou ruim.
2-(02)porque tudo o que vamos fazer depende de outra pessoa ñao podemos resolver certos problemas sozinhos.
(03)Ela possibilita para alguns pontos da vida,mais para outros ela reprimi pois não permite que você faça tudo aquilo que você quer.
(04)O homem é responsável pelos seus atos ele é livre e tem a capacidade de pensar e se desenvover na sociedade.
(05)O homem de antigamente não tinha os recursos de hoje em dia como por exemlplo:escola,saúde,trabalho digno e entre outros.Já o homem de hoje, tem tudo isso porém não tem toda a sua liberdade pois hoje existem muito mais regras e leis que antes, e hoje o homem tem o tempo mais corrido.

jessica 3 E disse...

1=que cada individuo pode decidir entre o bem e o mal,O exercício da liberdade individual leva-nos a assumir responsabilidades à medida que nossas ações afetam positiva ou negativamente nossos semelhantes.,

2=. O fato de ele existir implica necessariamente existir num mundo juntamente com os outros, com os animais e com o mundo físico (objetos, coisas).A vida em conjunto tanto pode ser alienante, uma que assumimos o que os outros pensam, quanto autêntica, visto sermos livres para escolher o modo de viver.

jessica

Daniel brito 3º E disse...

1.a)sim pois a liberdade de espreção e um direito de todos.
b)pois sor com outro e que nos podemos nos sentir livre.
c)não pois o homem vive sobre regras da sociedade que oprime sertas assões.
d)as duas coisas pois a sociedade dita suas regas e direitos.
2.

maria priscila 3º D tarde n°31 disse...

1) a)-A cidadania garante a liberdade individual? = depende de ate q ponto a cidadania interfere em sua vida
b)- Por que dependemos do outro para exercer a liberdade? = pq precisamos de varias opnioes para fazer boas escolhas
c)- Podemos fazer tudo de que temos vontade? = nao
d)- A sociedade possibilita a liberdade ou a reprime? = reprime pq muitas coisas nao fazemos pensando no q a sociedade pode pensar a respeito da nossa opniao

Eva Luanne 3º d eliezer disse...

1-nâo a cidadania garante que vc desfrute de aquilo que o paìste oferece direitos e deveres garantindo acesso a justiça responsabilidade pelo o que coletivo.
2-porque nâo podemos tomar todas as atitudes das situaçôes dificiesde nossasvidas
3-nem sempre . somos seres sociaveis e portanto temos se preocupar com o bem estar dos outros na sociedade.

4-quando prejudica a qualidade de vida na coletividade por isso que existem regras que broibem (roubar e matar)
5-os direitos naturais sâo pertecentes a todos os individuos esses direitos exitem antes mesmo da constituiçAo do poder do estado e limitado pelos direitos naturais.

thalita n°43 3°d.eliezer disse...

1.Não porque dependemos de outras pessoas para termos a nossa cidadania garantida.
2.porque tudo o que vamos fazer depende de outra pessoa ñao podemos resolver certos problemas sozinhos.
3.Ela possibilita para alguns pontos da vida,mais para outros ela reprimi pois não permite que você faça tudo aquilo que você quer.
4.O homem é responsável pelos seus atos ele é livre e tem a capacidade de pensar e se desenvover na sociedade.
5.O homem de antigamente não tinha os recursos de hoje em dia como por exemlplo:escola,saúde,trabalho digno e entre outros.Já o homem de hoje, tem tudo isso porém não tem toda a sua liberdade pois hoje existem muito mais regras e leis que antes, e hoje o homem tem o tempo mais corrido.

Unknown disse...

1) a)-A cidadania garante a liberdade individual?

Depende, pois ela não interfere completamente em sua vida, a pessoa ainda tem o direito de escolher.

b)- Por que dependemos do outro para exercer a liberdade?

Porque você não vai ter uma opnião do nada sem nenhuma pessoa para insentivalo ou te mostrar outro caminho.

c)- Podemos fazer tudo de que temos vontade?

Não tudo pois mesmo se acharmos que temos liberdade total, ainda existem as leis que o impedem de praticar algo fora dos principios da lei.

d)- A sociedade possibilita a liberdade ou a reprime?

Reprime, pois nos preucupamos muito com o que as pessoas pensam sobre você e fica REPRIMIDO de ter sua total liberdade.

Unknown disse...

2) - b) Compare a situação do homem primitivo, descrita por Rousseau, com a situação vivida pelos homens nas sociedades industriais contemporâneas.

Rousseau diz que é bem melhor ser o homem primitivo pois ele estava livre de tantas futilidades do homem civil (homens nas sociedades industriais contemporâneas), pois os homens primitivos são meigos e estão compelidos tanto pelo instinto quanto pela razão a defender-se do mal que o ameaça, dos homens civis.

Jamila Moura 3°ano "B" manhã disse...

Jamila Moura Fraga n°24 3° ano “A” manhã
Liberdade na sociedade.
1-a) Cidadania garante que você desfrute de tudo aquilo que o país te oferece sem culpas. Cidadania é liberdade limitada até onde começa a do "outro", direitos e deveres garantidos, acesso à justiça, respeito pelo que é coletivo e não individual... Enfim, cidadania é "coletivo" e a dita liberdade individual...
b)porque nossa liberdade realmente é liberdade ate quando não prejudica o próximo.
c) Não , porque fazer tudo por impulso , só para a própria satisfação , além de poder prejudicar outras pessoas , pode levar você a prejudicar a si mesmo.
d) Ela possibilita ate o momento que não acontece nenhum tipo de infração ou crime contra a liberdade ou a integridade do próximo.
2-a) O homem em seu estado natural é um animal e só se manifesta para satisfazer suas necessidades instintivas, possuindo apenas duas características que podemos perceber facilmente: o desejo de busca de seu bem estar e a necessidade de ver o outro da sua espécie sofrer.
b) homem primitivo, com a situação vivida pelos homens nas sociedades industriais contemporâneas.
resp=O homem nasce livre , no seu estado natural e depois encontra-se escravos dos homens.
SEGUNDA PARTE:
1.Não dependemos de outras pessoas para termos a nossa própria opiãé ter dircenimento do que é certo e que é errado, decisões tem consequencias, e as conseqüências não podem bater com o direito e a liberdade dos outros.

2.Porque temos que se importar com as pessoas ao nosso redor, afinal não estamos sozinhos no mundo e precisamos das outras pessoas.

3.Talvez. Somos seres sociaveis e portanto temos se preocupar com o bem estar dos outros na sociedade.

4. Quando prejudica a qualidade de vida na coletividade, por isso que existem regras que proibem (roubar e matar)

5.O homem de antigamente não tinha os recursos de hoje em dia por exemplo:escola,saúde,trabalho digno e entre outros.Já o homem de hoje, tem tudo isso, porém não tem toda a sua liberdade pois hoje existem mais regras e leis que antigamente, e hoje o homem tem o tempo mais corrido porque tem seus meninos pra criar e a mulher pra sustentar.

Jamila Moura 3°ano "B" manhã disse...

Jamila Moura Fraga n°24 3° ano “A” manhã
Liberdade na sociedade.
1-a) Cidadania garante que você desfrute de tudo aquilo que o país te oferece sem culpas. Cidadania é liberdade limitada até onde começa a do "outro", direitos e deveres garantidos, acesso à justiça, respeito pelo que é coletivo e não individual... Enfim, cidadania é "coletivo" e a dita liberdade individual...
b)porque nossa liberdade realmente é liberdade ate quando não prejudica o próximo.
c) Não , porque fazer tudo por impulso , só para a própria satisfação , além de poder prejudicar outras pessoas , pode levar você a prejudicar a si mesmo.
d) Ela possibilita ate o momento que não acontece nenhum tipo de infração ou crime contra a liberdade ou a integridade do próximo.
2-a) O homem em seu estado natural é um animal e só se manifesta para satisfazer suas necessidades instintivas, possuindo apenas duas características que podemos perceber facilmente: o desejo de busca de seu bem estar e a necessidade de ver o outro da sua espécie sofrer.
b) homem primitivo, com a situação vivida pelos homens nas sociedades industriais contemporâneas.
resp=O homem nasce livre , no seu estado natural e depois encontra-se escravos dos homens.
SEGUNDA PARTE:
1.Não dependemos de outras pessoas para termos a nossa própria opiãé ter dircenimento do que é certo e que é errado, decisões tem consequencias, e as conseqüências não podem bater com o direito e a liberdade dos outros.

2.Porque temos que se importar com as pessoas ao nosso redor, afinal não estamos sozinhos no mundo e precisamos das outras pessoas.

3.Talvez. Somos seres sociaveis e portanto temos se preocupar com o bem estar dos outros na sociedade.

4. Quando prejudica a qualidade de vida na coletividade, por isso que existem regras que proibem (roubar e matar)

5.O homem de antigamente não tinha os recursos de hoje em dia por exemplo:escola,saúde,trabalho digno e entre outros.Já o homem de hoje, tem tudo isso, porém não tem toda a sua liberdade pois hoje existem mais regras e leis que antigamente, e hoje o homem tem o tempo mais corrido porque tem seus meninos pra criar e a mulher pra sustentar.

Anderson Bruno nª 08, 3ª ano A manha ( E.E.M Eliezer de Freitas Guimaraes ) disse...

1- Tomar decisão é toda ação que decidimos tomar a parti do nosso ponto,é algo que na maioria das vezes não precisamos se preocupar com ninguém e é um direito nosso assim como votar,ir e vir e etc.

2- A liberdade só é certa quando temos a responsabilidade de assumir com qualquer atitude que tomamos,quando é prejudicial a alguém ou a nos mesmo.

3-Surgiu logo após a 1° Guerra Mundial era um pensamento filosofico eles queriam ampliar esse movimento que teve uma grande repercussão em meios artísticos,religiosos e sociais.O maior foco do existencialismo é justificar ou entender o problema da existência humana.A preocupação do existencialismo é com o problema do homem como o sentido da vida e morte e os sentimentos mais profundos.

4- a) A essência do homem vem de suas escolhas. Quando ele vem ao mundo não tem essência, ele é um não-ser, ou seja, ausência de ser.Por isso a existência dele devi-se a suas escolhas atitudes que precede a sua vinda ao mundo.

b) A liberdade tem seu preço e toda as pessoas que querem ter devem arca com as suas atitudes sendo elas certas ou erradas.O homem é condenado a tudo que faz ou fala.

Antonino Marcionilo 3º A disse...

a) não, pq a cidadania é praticada em grupo então deve ser respeitada as opniões de cada membro desse grupo.

b) pq nossas opniões pode prejudicar outra pessoa.

c) não pois existe leis.

d) reprime, por conta de leis, tbm pq devemos pensar no proximo antes de tomar alguma decisão e etc.

Ana Marcia 3º A disse...

a) não, pq a cidadania é praticada em grupo então deve ser respeitada as opniões de cada membro desse grupo.

b) pq nossas opniões pode prejudicar outra pessoa.

c) não pois existe leis.

d) reprime, por conta de leis, tbm pq devemos pensar no proximo antes de tomar alguma decisão e etc.

Yágara Jéssica 3ºA disse...

a) não, pq a cidadania é praticada em grupo então deve ser respeitada as opniões de cada membro desse grupo.

b) pq nossas opniões pode prejudicar outra pessoa.

c) não pois existe leis.

d) reprime, por conta de leis, tbm pq devemos pensar no proximo antes de tomar alguma decisão e etc.

daniel brito mrtins 3º ano E disse...

1
a)sim pois na sidadania temos o podsr de nos espresamos
b)
c)ñ esatamente ,temos que segui as leis ,ser oque fasemos estive na lei sim nos podemos
d)a sociedade tonto reprime quanto possibilita as manifestasões pessoais

2
a)O homem primitivo
B)o homem primitivo de rousseau se encontra presso a ferros,que dise,ele esta predestinado aser ascrovo do mundo;ohomem industrialisado esta predominado a trabalha para viver.

Anônimo disse...

ANTONIA EVILENE 3 ANO C n 5
1}1ºA) A liberdade individual tem que ser respeitada, mas repreendida quando prejudica a qualidade de vida na coletividade. Por isso existem regras que proíbem roubar, matar, poluir.

B)Junto com a sociedade foi necessário estabelecer regras de convívio para evitar atos de prepotência dos fortes sobre os fracos e para estabelecer a liberdade de ação e pensamento de todos os integrantes.

C)Sim,Pois a liberdade social, portanto, baseia-se em direitos e deveres comuns e não na libertinagem - ideia de que cada um faz o que quer e quando quer.
2}02-Porque você tem que ter responsabilidade para asumir as suas atitudes.
03-Surge com a tomada de posição de alguns pensadores frente ao cientificismo que desenvolvia na época.
04- a)O ser se manifesta , a essência é um vir a ser responsabilidade de ser e poder para tornar-se um ser que existirá apenas como for.
b)Porque ele já nasce destinado a alguma cultura e é influenciado a tal cultura.
05-O homem é livre e responsável por tudo a sua volta.Somos responsáveis pelo nosso passado, presente e futuro.

EVILENE 3 C disse...

1- a) SIM. porque quando se é cidadão segue- se regras de respeito e convivio, o que possibilita a total liberdade do individuo como ser único.

b) Porque precisamos respeitar a liberdade de cada um, dando inicio a nossa propria - não interferindo no alheio.

c) não. porque nossa liberdade termina com o inicio da do outro. devemos ter limite em nossas ações e vontades, para que o que fazemos não interfira na vida de outros de modo incomodo.

d) possibilita. porque se voce obedecer as regras sociais pode ser livre. é questão de respeito.
1º Tomar decisão é ter consiencia da qual você tomou sendo ela boa ou ruim.
2º Pra ele o fato de existir é a liberdade mas caiba cada um com sua responsabilidade.
3º O existencialismo surgiu visando a resgatar o sentido da vida depois das atrocidades e destruições nas duas guerras, afirmando que o ser humano foi lançado no mundo para enfrentar problemas e encontrar soluções. Suas idéias foram duas grandes correntes: O existencialismo cristão e o exisrencialismo humanista
4ºa) o homem sim é responsavel pelo seus atos cometidos e pensados
b) Só acho que o homem é responsavel por tudo aquilo que é
5º Liberdade é um termo muito discutido, hoje o homem pensa que ser livre é não respeitar o pai e a mãe não respeitar a lei, não respeitar o proximo, mais liberdade é consiência é também ser responsavel pelo que faz e pelo que é.
EVILENE 3 C N 5

thais....3°B...manhã.... disse...

1- a) SIM.quando se é cidadão segue- se regras de respeito e convivio, o que possibilita a total liberdade do individuo como ser único.

b) Porque precisamos respeitar a liberdade de cada um, dando inicio a nossa propria - não interferindo no alheio.

c) não. porque nossa liberdade termina com o inicio da do outro. devemos ter limite em nossas ações e vontades, para que o que fazemos não interfira na vida de outros de modo incomodo.

d) possibilita. porque se voce obedecer as regras sociais pode ser livre. é questão de respeito.

joaocarlos3ano e N21 disse...

1 perda da razao.cessao com se mesmo
2 conjunto de regras entre o bem e o mal,etca,conjunto de faculdade morais.
3-esta relacionado eo individualismo,egoismo das pessoasa.

antonio gean tarde h disse...

1) a)-A cidadania garante a liberdade individual? = depende de ate q ponto a cidadania interfere em sua vida
b)- Por que dependemos do outro para exercer a liberdade? = pq precisamos de varias opnioes para fazer boas escolhas
c)- Podemos fazer tudo de que temos vontade? = nao
d)- A sociedade possibilita a liberdade ou a reprime? = reprime pq muitas coisas nao fazemos pensando no q a sociedade pode pensar a respeito da nossa opniao

28 de março de 2011 16:35

antonio gean tarde h disse...

1) a)-A cidadania garante a liberdade individual? = depende de ate q ponto a cidadania interfere em sua vida
b)- Por que dependemos do outro para exercer a liberdade? = pq precisamos de varias opnioes para fazer boas escolhas
c)- Podemos fazer tudo de que temos vontade? = nao
d)- A sociedade possibilita a liberdade ou a reprime? = reprime pq muitas coisas nao fazemos pensando no q a sociedade pode pensar a respeito da nossa opniao

28 de março de 2011 16:35

lucas albuquerque bezerra disse...

o processo em qual os individuos formam a sociedade e sao formados por ela e chamado de socializaçao a imagem que melhor descreveesse processo e a de uma rede tecida por relaçoes sociais que nao se entrelaçam econfunde diversas outras relaçoes
.
O isolamento social é um tipo de categoria sociológica que tenta estudar fenômenos onde grupos ou indivíduos são – voluntária ou obrigatoriamente – banidos do convívio com determinados grupos ou pessoas. Muitas vezes, esse tipo de fenômeno envolve a ação de grupos munidos de poder econômico e políticos interessados em evitar o contato com determinadas parcelas da sociedade, alegando “superioridade” em relação às demais.