E E M ELIÉZER DE FREITAS GUIMARÃES
PLANO DE ENSINO - 2011
1. IDENTIFICAÇÃO:
Área de Conhecimento: Ciências Humanas
Série: 1º Ano
Disciplina: Filosofia
Professor: Evando
2. EMENTA
Introdução aos estudos filosóficos: conceito de filosofia, principais fases de sua história e os
problemas que a determinaram, sua importância para se entender os fundamentos do conhecimento
humano.
humano.
3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Metodologia do Trabalho Científico aplicado ao Ensino Médio;
Consciência mítica;
Condições históricas para o surgimento da Filosofia e o mito do “milagre grego”;
Características do pensamento filosófico;
Os pré-socráticos e a preocupação cosmológica;
Sofistas: contextualização do pensamento dos sofistas e a crítica de Platão;
Contextualização do pensamento de Sócrates: a Ironia e a Maiêutica;
Sócrates e a reviravolta antropocêntrica (Conhece-te a ti mesmo);
Platão e a distinção entre mundo sensível e mundo inteligível;
Teoria da Reminiscência de Platão;
A ideia de bem em Platão;
O pensamento político de Platão: A República;
Aristóteles e a sistematização da filosofia: metafísica, ética, teoria política e lógica;
A Filosofia Helenistíca: Hedonismo, Estoicismo, Epicurismo, Pirronismo e Cinismo;
Filosofia Medieval: a Patrística e a Escolástica (Filosofia Cristã);
As relações entre Fé e Razão;
Santo Agostinho: a fé ilumina a razão;
Santo Tomás de Aquino: a razão é serva da fé.
4. AVALIAÇÃO
Processual, somativa e cumulativa;
NDI (frequência, participação e atividades) como nota parcial;
ADG (prova bimestral com 10 questões de múltipla escolha);
Projetos aplicados pela disciplina de Filosofia e pela Área de Ciências Humanas e suas
Tecnologias;
Tecnologias;
I Olimpíada de Filosofia da EEM Eliézer de Freitas Guimarães.
5. BIBLIOGRAFIA:
INCONTRI, Dora e BIGHETO, Alessandro Cesar. Filosofia. Volume Único. São Paulo: Escala
Educacional, 2008;
GAARDER, Jostein. O Mundo de Sofia: romance da história da filosofia. São Paulo: Companhia das
Letras, 1955
TD de Filosofia preparado por professor Evando.
E E M ELIÉZER DE FREITAS GUIMARÃES
PLANO DE ENSINO - 2011
1. IDENTIFICAÇÃO:
Área de Conhecimento: Ciências Humanas
Série: 2º Ano
Disciplina: Filosofia
Professor: Evando
2. EMENTA
Introdução a Metodologia do Trabalho Científico. Teoria do Conhecimento. Antropologia Filosófica.
Filosofia da Arte e Estética. Filosofia e Tecnologia. Filosofia Contemporânea no Brasil.
3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Metodologia do Trabalho Científico aplicado ao Ensino Médio;
O conhecimento como problema filosófico;
Relação entre sujeito e objeto na construção do conhecimento;
Filosofia Moderna: Teoria do Conhecimento;
Indução e Dedução – Novum Organum (Bacon e a prevalecência da indução);
Empirismo de John Locke;
Racionalismo (Descartes – ideias inatas);
Ceticismo (David Hume);
Criticismo (Immanuel Kant);
Positivismo: Universalidade, Objetividade e Neutralidade;
Mito do Cientificismo: as concepções reducionistas da ciência;
A Escola de Frankfurt (crítica à racionalidade científica);
A Crítica dos Pós-modernos ao Projeto de Modernidade (Lyotard, Foucault e Derrida);
Antropologia Filosófica: concepções do homem na Filosofia Ocidental;
Nietzsche e a ideia de super-homem;
Kierkegaard e o existencialismo;
A Filosofia da Arte e a busca pelo belo;
Ciência, Técnica e Tecnologia: aproximações e afastamentos;
A tecnologia a serviço de objetivos humanos e os riscos da tecnologia;
A Filosofia Contemporânea no Brasil e seus pensadores.
4. AVALIAÇÃO
Processual, somativa e cumulativa;
NDI (frequência, participação e atividades) como nota parcial;
ADG (prova bimestral com 10 questões de múltipla escolha);
parcial);
Projetos aplicados pela disciplina de Filosofia e pela Área de Ciências Humanas e suas
Tecnologias;
I Olimpíada de Filosofia da EEM Eliézer de Freitas Guimarães.
5. BIBLIOGRAFIA:
INCONTRI, Dora e BIGHETO, Alessandro Cesar. Filosofia. Volume Único. São Paulo: Escala Educacional,
2008.
TD de Filosofia preparado por professor Evando.
E E M ELIÉZER DE FREITAS GUIMARÃES
PLANO DE ENSINO - 2011
1. IDENTIFICAÇÃO:
Área de Conhecimento: Ciências Humanas
Série: 3º Ano
Disciplina: Filosofia
Professor: Evando
2. EMENTA
Introdução a Metodologia do Trabalho Científico. O Sujeito Moral e as formas de alienação moral.
Ética e Política. A Democracia. Filosofia e Ideologia. Filosofia Contemporânea no Brasil.
3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Metodologia do Trabalho Científico aplicado ao Ensino Médio;
Existencialismo e Humanismo em Jean-Paul Sartre;
Autonomia e Liberdade: As várias dimensões da liberdade e a liberdade como fundadora do
humano;
Liberdade e Determinismo;
O determinismo absoluto, o fatalismo e a liberdade;
O indivíduo contemporâneo e a recusa do outro: individualismo, narcisismo e niilismo;
pluralismo, racismo e xenofobia;
pluralismo, racismo e xenofobia;
As condutas massificadas na sociedade contemporânea (reality show): indústria cultural e
consumo;
Hedonismo e Relativismo;
Multiculturalismo (europeu, indígena, afro-brasileiro);
Identidades culturais na Pós-Modernidade;
Identidade, subjetividade e gênero;
Corporeidade;
Filosofia Política: Conceito de Estado Moderno;
Maquiavel: as relações entre Moral e Política;
Cidadania: os limites entre o público e o privado;
Propriedade privada dos meios de produção e senso comunitário e o Socialismo;
O contexto histórico e a constituição da democracia grega;
Democracia direta x Democracia representativa;
Montesquieu e a Teoria dos Três Poderes;
Relação entre Filosofia e Ideologia.
4. AVALIAÇÃO
Processual, somativa e cumulativa;
NDI (frequência, participação e atividades) como nota parcial;
ADG (prova bimestral com 10 questões de múltipla escolha);
parcial);
Projetos aplicados pela disciplina de Filosofia e pela Área de Ciências Humanas e suas
Tecnologias;
I Olimpíada de Filosofia da EEM Eliézer de Freitas Guimarães.
5. BIBLIOGRAFIA:
INCONTRI, Dora e BIGHETO, Alessandro Cesar. Filosofia. Volume Único. São Paulo: Escala Educacional,
2008.
E E M ELIÉZER DE FREITAS GUIMARÃES
PLANO DE ENSINO - 2011
1. IDENTIFICAÇÃO:
Área de Conhecimento: Ciências Humanas
Série: 1º Ano
Disciplina: Sociologia
Professor: Evando/Kledir
2. EMENTA
Introdução ao Estudo da Sociedade. Interdisciplinaridade das Ciências Sociais. Autores clássicos do
pensamento sociológico. Comunidade e Interação social. Contatos e processos sociais.
3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Metodologia do Trabalho Científico aplicado ao Ensino Médio;
Tipos de conhecimentos: senso comum, ciência, religião e filosofia;
Contextualização das Ciências Sociais;
De que se ocupam as Ciências Sociais: Sociologia, Antropologia, Ciências Políticas e Economia;
Classes sociais, etnias e gêneros;
Interdisciplinaridade das Ciências Sociais: Filosofia, História, Geografia e Sociologia;
Sociologia como ciência e suas origens;
Sociologia e Sociedade;
Marx: classes sociais, ideologia e luta de classes;
Durkheim: fato social, anomia, solidariedade orgânica e mecânica, socialização e grupo social;
Weber: ação social, tipos de ação social, racionalidade, poder, política e dominação;
Comunidade e rivalidade;
Interação social/socialização;
Contatos sociais e processos sociais.
4. AVALIAÇÃO
Processual, somativa e cumulativa;
NDI (frequência, participação e atividades) como nota parcial;
ADG (prova bimestral com 10 questões de múltipla escolha);
parcial);
Projeto Jogos Pan Americanos de Sociologia e Projeto ParticipAção Social;
I Olimpíada de Filosofia da EEM Eliézer de Freitas Guimarães.
5. BIBLIOGRAFIA:
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de e COSTA, Ricardo Cesar Rocha. Sociologia para jovens do século XXI – Rio
de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2007.
Apostila de Sociologia
E E M ELIÉZER DE FREITAS GUIMARÃES
PLANO DE ENSINO - 2011
1. IDENTIFICAÇÃO:
Área de Conhecimento: Ciências Humanas
Série: 2º Ano
Disciplina: Sociologia
Professor: Evando/Kledir
2. EMENTA
Introdução a Metodologia do Trabalho Científico. Sociologia do Trabalho. Estratificação social.
Poder, política, cidadania e participação. Poder e política institucional da vida. A influência do
capitalismo na religião ocidental.
3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Metodologia do Trabalho Científico aplicado ao Ensino Médio;
O conceito de trabalho em Marx;
Contribuição de Karl Marx para a compreensão da realidade social: conceitos básicos
(mercadoria, alienação, fetichismo e mais valia);
Modos de produção: primitivo, asiático, escravista, feudalista, capitalista e socialista;
Modo de produção capitalista: taylorismo, toyotismo e fordismo;
Divisão social do trabalho: alienação e exploração;
O liberalismo de Adam Smith;
Estratificação social: castas, estamentos e classes sociais;
Papel social e status;
Conceito de política, poder e autoridade na perspectiva das classes sociais, etnias e gênero;
A indiferença e a participação política;
Formas de representações e de processos sociais: conselhos, movimentos sociais, organização
social, instituições sociais;
Cidadania: processo de construção individual e coletiva;
Cidadania numa perspectiva das classes sociais, das etnias e gênero;
Cidadania e direitos humanos;
O que tem a ver a Sociologia com a religião?
A Ética protestante e o espírito do capitalismo – Max Weber;
Teologia da Prosperidade x Teologia da Libertação.
4. AVALIAÇÃO
Processual, somativa e cumulativa;
NDI (frequência, participação e atividades) como nota parcial;
ADG (prova bimestral com 10 questões de múltipla escolha);
parcial);
Projeto Jogos Pan Americanos de Sociologia e Projeto ParticipAção Social;
I Olimpíada de Filosofia da EEM Eliézer de Freitas Guimarães.
5. BIBLIOGRAFIA:
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de, COSTA, Ricardo Cesar Rocha. Sociologia para jovens do século XXI – Rio
de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2007.
Apostila de Sociologia
E E M ELIÉZER DE FREITAS GUIMARÃES
PLANO DE ENSINO - 2011
1. IDENTIFICAÇÃO:
Área de Conhecimento: Ciências Humanas
Série: 3º Ano
Disciplina: Sociologia
Professor: Evando/Kledir
2. EMENTA
Introdução a Metodologia do Trabalho Científico. Natureza e Cultura: diferenças e concepções.
Movimentos sociais. Cidadania. Autores do pensamento social brasileiro e a contribuição para o
debate sobre as questões cotidianas.
3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Metodologia do Trabalho Científico aplicado ao Ensino Médio;
Conceito de cultura, gênero e etnia;
Identidade cultural (das etnias europeias, africanas, afro-brasileiras e indígenas): atitudes,
preconceitos e estereotipos;
Identidade de gênero e diversidade sexual;
Multiculturalismo e diversidade;
Etnocentrismo e relativismo cultural;
Manifestações culturais;
Cultura, Subcultura e Contra Cultura;
Cultura de massa e Indústria cultural;
Globalização cultural;
Movimentos sociais: feminista, pacifista, quilombola, indígena e homossexual;
Juventude e participação política;
Gilberto Freyre e a teoria da democracia racial;
Florestan Fernandes e a implantação da Sociologia no Brasil;
Sérgio Buarque de Holanda e a influência dos países ibéricos na formação do Brasil;
Darcy Ribeiro e o povo brasileiro;
Roberto da Matta e a análise do público e do privado na sociedade brasileira;
Herbert de Sousa e a campanha Natal sem Fome.
4. AVALIAÇÃO
Processual, somativa e cumulativa;
NDI (frequência, participação e atividades) como nota parcial;
ADG (prova bimestral com 10 questões de múltipla escolha);
parcial);
Projeto Jogos Pan Americanos de Sociologia e Projeto ParticipAção Social;
I Olimpíada de Filosofia da EEM Eliézer de Freitas Guimarães.
5. BIBLIOGRAFIA:
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de, COSTA, Ricardo Cesar Rocha. Sociologia para jovens do século XXI – Rio
de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2007.
Apostila de Sociologia
E E M ELIÉZER DE FREITAS GUIMARÃES
PLANO DE ENSINO - 2011
1. IDENTIFICAÇÃO:
Área de Conhecimento: Ciências Humanas
Série: 1º ano
Disciplina: História
Professor (a): Aline e Júnior
2. EMENTA
1. Introdução ao Estudo da História, 2. Pré-História, 3. História Antiga,
4. História Medieval.
3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- 1.1. O que é História, As Correntes Historiográficas, A Problemática do Tempo, As Fontes e suas Leituras, O discurso em História, A Divisão da História – (Textos);
- 2.1. O que é Pré-História, Os períodos da Pré-História e suas Características: Idade das Pedras (Paleolítico, Mesolítico, Neolítico) e Idade dos Metais (Cobre, Bronze e Ferro) – (Capítulos 1 ao 3 e Texto);
- 3.1. Idade Antiga:Surgimento, Desenvolvimento e Características Básicas das Civilizações do Crescente Fértil (Mesopotâmia, Egito, Fenícia, Hebreus, Persa, etc...), Civilizações Africanas (Reinos africanos) e Civilizações Orientais (Índia e China) – (Capítulos 4 ao 10);
3.2. Idade Antiga: Surgimento, Desenvolvimento e Características Básicas das Civilizações Gregas e Romanas – (Capítulos 11 ao 16);
- 4.1. Idade Média: Surgimento, Desenvolvimento e Características Básicas - Formação do Feudalismo Europeu, Civilização Bizantina, Mundo Árabe, A África Medieval e o Oriente Medieval, O Feudalismo e o Renascimento – (Capítulos 17 ao 24)
4. AVALIAÇÃO (critérios, processo, ponderação e recuperação):
- Aulas expositivas; Oficinas de Pesquisa Histórica; Produção Textual; Discussão de textos a partir de leituras individuais e/ou coletivas; Resumos teóricos; Debates; Avaliação rápida; Avaliações individuais e/ou em grupo; Avaliação individual de conhecimento; Vídeos sobre temas abordados no bimestre; Resolução de exercícios; Aula de campo/estudo do meio/aula em campo, Seminários.
5. BIBLIOGRAFIA:
BLOCH, Marc. Apologia da História ou O Ofício de Historiador. Rio de Janeiro: Joge Zahar, 2001.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos / Circe Maria Fernandes Bittencourt – 3ª Ed. – São Paulo: Cortez, 2009.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos / Ecléa Bosi. – 3ª Ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
JENKINS, Keith, A História Repensada; tradução de Mario Vilela, 3. Ed., 2ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2009.
COMFORD, Francis Macdonald, 1874-1943. Antes e depois de Sócrates; tradução Valter Lellis Siqueira. – São Paulo: Martins Fontes, 2001.
FLETCHER,R. A. A cruz e o crescente: cristianismo e islã, de Maomé à Reforma/ Richard Fletcher; tradução de Andréa Rocha. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.
FRANCHINI, A. S. As 100 melhores histórias da mitologia: deuses, heróis, monstros e guerras da tradição Greco-romana / A. S. Franchini /e/ Carmen Seganfredo. 9. Ed. Porto Alegre: L & PM, 2007.
FREITAS, Marco Cezar de. Da Micro-história à história das ideias / Marcos Cezar de Freitas. São Paulo: Cortez: USF-IFAN, 1999.
LE GOFF, Jaques (Dir.), Roger Chartier, Jacques Revel; A História Nova. [tradução eduardo Brandão]. – 4ª Ed. – São Paulo: Martins Fontes, 1988. – 2ª tiragem, 2001.
REIS, José Carlos. Escola dos Annales – A inovação em história. José Carlos Reis. – São Paulo: Paz e Terra, 2000.
SERIACOPI, Gislane Campos Azevedo. História: volume único: livro do professor/ Gislane Campos Azevedo Seriacopi, Reinado Seriacopi. 1. Ed. São Paulo: Ática, 2005.
E E M ELIÉZER DE FREITAS GUIMARÃES
PLANO DE ENSINO - 2011
1. IDENTIFICAÇÃO:
Área de Conhecimento: Ciências Humanas
Série: 2º ano
Disciplina: História
Professor (a): Aline e Júnior
2. EMENTA
1. Idade Moderna I, 2. Idade Moderna II, 3. Idade Contemporânea I, 4. Idade Contemporânea II (Mundo Globalizado).
3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- 1.1. Idade Moderna I: Formação dos Estados Nacionais, Humanismo e Renascimento, as Monarquias Nacionais e Reforma Protestante e Contra-Reforma) – (Capítulos 25, 26 e 27).
- 2.1. Idade Moderna I: Expansão Marítima Européia, Absolutismo, Iluminismo, Revoluções Burguesas I (Revolução Industrial, Formação e Independência dos EUA) – (Capítulos 28, 30, 31, 42, 43 e 44);
-3.1. Idade Contemporânea I: Revoluções Burguesas I (Revolução Francesa), Era Napoleônica, Revoluções Burguesas II (Ideologias a partir do século XIX – Liberalismo, Socialismo e Nacionalismo - , Imperialismo e Neocolonialismo. – (Capítulos 45, 46, 56, 57 e 58)
- 3.1. Idade Contemporânea II: Primeira Guerra Mundial (Antecedentes Históricos, Fatores, A Guerra e suas Consequências), Revolução Russa, Período entre Guerras (Crises Econômicas e Políticas – Grande Depressão e Regimes Totalitários), Segunda Guerra (Antecedentes Históricos, Fatores, A Guerra e suas Consequências) – (Capítulos 63, 64, 65, 69, 70 e 71).
4. AVALIAÇÃO (critérios, processo, ponderação e recuperação):
- Aulas expositivas; Oficinas de Pesquisa Histórica; Produção Textual; Discussão de textos a partir de leituras individuais e/ou coletivas; Resumos teóricos; Debates; Avaliação rápida; Avaliações individuais e/ou em grupo; Avaliação individual de conhecimento; Vídeos sobre temas abordados no bimestre; Resolução de exercícios; Aula de campo/estudo do meio/aula em campo, Seminários.
5. BIBLIOGRAFIA:
ANTUNES, Edvan. Como enlouquecer um político: 171 (ops!) dicas para você rir por último/ Edvan Antunes. São Paulo: Matrix, 2000.
AQUINO, Rubim. Santos Leão de, 1929 - . História das sociedades americanas. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1990.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos / Circe Maria Fernandes Bittencourt – 3ª Ed. – São Paulo: Cortez, 2009.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos / Ecléa Bosi. – 3ª Ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
CHALITA, Gabriel. Mulheres que mudaram o mundo/ Gabriel Chalita. – 1. Ed. – São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005.
CHEVALLIER, Jean-Jacques. História do Pensamento Político: Tomo 1 da Cidade- Estado ao apogeu do Estado-Nação monárquico. [tradução de Roberto Cortes de Lacerda]. 1ª ed. Rio de Janeiro. Zahar editores.
COMFORD, Francis Macdonald, 1874-1943. Antes e depois de Sócrates; tradução Valter Lellis Siqueira. – São Paulo: Martins Fontes, 2001.
FREITAS, Marco Cezar de. Da Micro-história à história das ideias / Marcos Cezar de Freitas. São Paulo: Cortez: USF-IFAN, 1999.
HOBSBAWM, Eric J., 1917- . Era dos Extremos: O breve século XX: 1914-1991/Eric Hobsbawm; tradução Marcos Santarrita; revisão técnica Maria Célia Paoli. – São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
SERIACOPI, Gislane Campos Azevedo. História: volume único: livro do professor/ Gislane Campos Azevedo Seriacopi, Reinado Seriacopi. 1. Ed. São Paulo: Ática, 2005.
E E M ELIÉZER DE FREITAS GUIMARÃES
PLANO DE ENSINO - 2011
1. IDENTIFICAÇÃO:
Área de Conhecimento: Ciências Humanas
Série: 3º ano
Disciplina: História
Professor (a): Aline e Júnior
2. EMENTA
1. Brasil Colônia I e II, 2. Brasil Império, 3. Brasil República I, 4. Brasil República II .
3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- 1.1. Brasil Colônia I: Os Índios, A “Descoberta” do Brasil, Colonização Portuguesa: Capitanias hereditárias, Governo Geral, Ação Jesuítica e resistência indígena, Escravidão e Tráfico negreiro; - (Capítulos: 32, 34, 35, 36 e 37)
- 1.2. Brasil Colônia II: Os Engenhos de açúcar, União Ibérica (invasões holandesas), Os bandeirantes, Ouro das Minas Gerais, Conflitos na colônia portuguesa, Independência do Brasil– (Capítulos 38, 39, 40, 41, 48, 49 e 50).
- 2.1. Brasil Império: Transição (Família Real no Brasil e Proc. Independência), Primeiro Reinado (Assembléia e a Constituição, Revolta, Crises), Período Regencial (As regências, os Partidos e tendências, As Revoltas, O golpe), Segundo Reinado (mudanças e fim da escravidão, proclamação da República) – (Capítulos 51, 52, 53, 54, 55, 59, 60, 61 e 62);
- 3.1. Brasil República I: Brasil no início do século XX (A República dos Cafeicultores, Tenentismo, Revol. 30 e Gov. Vargas)– (Capítulos 66, 67, 68, 72)
- 4.1. Brasil República II: Período democrático, Ditadura Militar, período redemocrático (neoliberal), Governo Lula – (Capítulos 77, 78, 83).
4. AVALIAÇÃO (critérios, processo, ponderação e recuperação):
- Aulas expositivas; Oficinas de Pesquisa Histórica; Produção Textual; Discussão de textos a partir de leituras individuais e/ou coletivas; Resumos teóricos; Debates; Avaliação rápida; Avaliações individuais e/ou em grupo; Avaliação individual de conhecimento; Vídeos sobre temas abordados no bimestre; Resolução de exercícios; Aula de campo/estudo do meio/aula em campo, Seminários.
5. BIBLIOGRAFIA:
ANTUNES, Edvan. Como enlouquecer um político: 171 (ops!) dicas para você rir por último/ Edvan Antunes. São Paulo: Matrix, 2000.
AQUINO, Rubim. Santos Leão de, 1929 - . História das sociedades americanas. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1990.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos / Circe Maria Fernandes Bittencourt – 3ª Ed. – São Paulo: Cortez, 2009.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos / Ecléa Bosi. – 3ª Ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
CARVALHO, José Murilo de, 1939 -. A formação das almas: o imaginário da República do Brasil/José Murilo de Carvalho - São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CHALITA, Gabriel. Mulheres que mudaram o mundo/ Gabriel Chalita. – 1. Ed. – São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005.
CHEVALLIER, Jean-Jacques. História do Pensamento Político: Tomo 1 da Cidade- Estado ao apogeu do Estado-Nação monárquico. [tradução de Roberto Cortes de Lacerda]. 1ª ed. Rio de Janeiro. Zahar editores.
COMFORD, Francis Macdonald, 1874-1943. Antes e depois de Sócrates; tradução Valter Lellis Siqueira. – São Paulo: Martins Fontes, 2001.
DEL PRIORE, Mary. O príncipe maldito: traição e loucura na família imperial/Mary Del Priore. – Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.
FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala. Editora Record, Rio de Janeiro, 1998, cap. IV, 34ª edição, pág. 372.
__________. Sobrados e Mucambos. São Paulo: Compahia Editora Nacional, 1936.
FREITAS, Marco Cezar de. Da Micro-história à história das ideias / Marcos Cezar de Freitas. São Paulo: Cortez: USF-IFAN, 1999.
HOBSBAWM, Eric J., 1917- . Era dos Extremos: O breve século XX: 1914-1991/Eric Hobsbawm; tradução Marcos Santarrita; revisão técnica Maria Célia Paoli. – São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
SERIACOPI, Gislane Campos Azevedo. História: volume único: livro do professor/ Gislane Campos Azevedo Seriacopi, Reinado Seriacopi. 1. Ed. São Paulo: Ática, 2005.
VASCONCELOS, José Gerardo. Memória da saudade: busca e espera no Brasil autoritário/ José Gerardo Vasconcelos. – São Paulo: Annablume; Fortaleza: Secretaria de Cultura e Desporto do Estado do Ceará, 2000.
VIEIRA JUNIOR, Antonio Otaviano. A inquisição e o sertão: ensaios sobre ações do Tribunal do Santo Ofício no Ceará/Antonio Otaviano Vieira Júnior. – Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2008.
_______________________________________________________
Escola de Ensino Médio Eliezer de Freitas Guimarães
Rua 145, S/N – Conjunto Nova Metrópole - Caucaia-Ce
CNPJ:01653170/0012-90 Fone: 3101.3043
blog: www.eliezerdefreitas.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário