quarta-feira, 9 de março de 2011

Cultura, gênero e etnia

Há muitas definições para a palavra cultura. De um modo geral, fala-se de cultura como um conhecimento a ser adquirido, ou como conhecimento acumulado. Assim, diz-se que uma pessoa é "culta" quando ela é muito bem informada, tem muitos conhecimentos, fez universidade, pós-graduação. Um indivíduo nessas condições, segundo o nosso senso comum, é uma pessoa que "tem" cultura. Para as Ciências Sociais, entretanto, o conceito de cultura tem um significado diferente: é o conjunto de crenças, regras, manifestações artísticas, técnicas, tradições, ensinamentos e costumes produzidos e transmitidos no interior de uma sociedade. A disciplina das Ciências Sociais que mais se dedica ao estudo da cultura é a Antropologia.

Identidade Cultural

Cada sociedade elabora sua própria cultura ao longo da história e recebe a influência de outras culturas. Todas as sociedades, desde as mais simples até as mais complexas, têm sua própria cultura. Não há sociedade sem cultura.
Desde que nasce, um indivíduo é influenciado pelo meio social em que vive. Com exceção do recém-nascido e dos raros indivíduos que foram privados da possibilidade de convivio humano, não há pessoas desprovidas de cultura. Ver a história de Amala e Kamala no texto Construção do Sujeito Moral.
A cultura pode ser definida também como um estilo de vida próprio, um modo de vida particular que todas as sociedades desenvolvem e que carcteriza cada uma delas. Assim, os indivíduos que compartilham a mesma cultura apresentam o que se chama de identidade cultural. É essa identidade cultural que faz com que a pessoa se sinta pertencendo ao grupo, é por meio dela que se desenvolve o sentimento de pertencimento a uma comunidade, a uma sociedade, a uma nação, a uma cultura.
Por exemplo, as comunidades indígenas são realidades culturais diferenciadas em relação à sociedade dita "civilizada". como tal, são capazes de reproduzir regras, valores e estilos próprios de organização. Os indivíduos que pertencem a elas desenvolvem um forte sentimento de identidade cultural. Assim acontece com as comunidades quilombolas, originadas dos escravos fugidos, na época da escravidão no Brasil,  com a organização dos quilombos.
Se fóssemos elencar alguns elementos da identidade cultural brasileira destacaríamos:
- A bandeira brasileira 
- O Hino Nacional brasileiro
- O idioma português (originário do colonizador europeu)
- A miscigenação de raças (branco europeu, negro africano e o indio nativo)

O aspecto material e o não-material da cultura
A cultura material consiste em todo tipo de utensílios produzidos em uma sociedade - ferramentas, instrumentos, máquinas, hábitos alimentares, habitação, etc. - e interfere diretamente em seu estilo de vida.
Por exemplo: um dos alimentos básicos no interior do Nordeste é a farinha de mandioca; muitos nordestinos preferem utilizar redes em vez de camas para dormir; também no interior dessa região, as casas das classess baixas são muitas vezes construídas com barro socado entre hastes de madeira cruzadas (taipa) e cobertura de palha. Forma-se, assim, um modo ou estilo de vida fundamentado na cultura material da região.
Já cultura não-material abrange todos os aspectos morais e intelectuais da sociedade, tais como: normas sociais, religião, costumes, ideologia, ciências, artes, folclore, etc.
Por exemplo, a maior parte da população brasileira segue a religião católica, não há pena de morte em nossa legislação e a miscigenação racial é muito forte, embora persistam manifestações de proconceito e atitudes discriminatórias, principalmente contra os negros. Esses aspectos não materiais de nossa cultura contrastam com o que encontramos, por exemplo, nos Estados Unidos - uma sociedade de maioria protestante, na qual muitos estados  empregam a pena de morte e onde a discriminação racial era oficialmente permitida até a década de 1960, quando, após muita luta, criaram-se leis que impedem as práticas racistas.

Identidade de gênero e diversidade sexual

Existem comportamentos na sociedade que são caracterizados como do gênero masculino ou do feminino. Criança que brinca de boneca é menina e que brinca de bola é menino, embora isso não seja o que define o sexo da pessoa.
A mulher, na sociedade ocidental, tem conseguido sua emancipação em todos os níveis. Ela está presente em todos os setores da sociedade em posição de destaque, gerência e comando. No caso do Brasil, em 2010 os brasileiros elegeram a primeira mulher presidente do Brasil, desde 1889 quando foi proclamada a República.
Mas, a mulher, na sociedade oriental, principalmente de orientação muçulmana, ocupa o papel de submissão ao homem, ao marido e precisa, muitas vezes, se esconder por baixo de uma manta que cobre todo o seu corpo.
Na sociedade contemporânea, em todo o mundo, vivemos uma abertura para a diversidade sexual com a aprovação em alguns países de união civil entre pessoas do mesmo sexo. A palavra de ordem, nesta questão, deve ser de tolerância com a opção sexual das pessoas. 

Multiculturalismo e educação
Por Maria Aparecida da Silva
O texto a seguir aborda um conceito relativamente novo, surgido na Europa e nos Estados Unidos: multiculturalismo. Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação. A autora do texto, porém, chama a atenção para as contradições inerentes ao conceito, já que o multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.
O multiculturalismo está na ordem do dia. Talvez seja uma alternativa para a famigerada "crise de paradigmas", uma saída, dita nova, para velhos problemas sem solução.
A multiplicidade de culturas e etnias tem caracterizado as sociedades modernas. Portanto, a ideia de multiculturalismo é uma resultante desses processos civilizatórios marcados pela heterogeneidade. são características do multiculturalismo: o reconhecimento da filiação de cada indivíduo a um grupo cultural; o destaque à herança cultural de cada um desses grupos, para que os demais possam apreciá-la e respeitá-la; a afirmação da equivalência dos vários grupos étnico-culturais de uma dada sociedade; a postulação (por vias legais ou não) do direito dos grupos sociais manterem sua singularidade cultural; o enaltecimento da diversidade como característica positiva das sociedades modernas.
Na sociedade norte-americana, o multiculturalismo tomou vulto nos últimos dez anos, em resposta às atitudes racistas e xenofóbias dirigidas contra os imigrantes latinos pela população branca dos Estados Unidos. Esses imigrantes buscam o "paraído do Tio Sam" como alternativa às péssimas condições econômicas (desemprego, inflação e baixos salários) dos países de origem.
Na Europa, o problema da diversidade étnico-cultural é mais antigo e complexo. As fortes migrações dos países da África e da Ásia ocorridas nas décadas de 1970 e 1980, motivadas por conflitos étinicos, guerras, perseguição política, fenômenos sociais e físicos (fome, seca), criaram a categoria dos "refugiados".
Pessoas que aportam identidades estranhas aos países nos quais se refugiam, expressam necessidades e exigem direitos das democracias européias. Mais recentemente, no processo de rearranjo do mundo socialista, emergiram no Leste europeu, exigindo direitos, minorias étnicas, linguisticas e religiosas, até então sufocadas pelas culturas dominantes.
Tornou-se necessário então que a educação formal desse respostas aos problemas gerados pela convivência de culturas diversas no mesmo espaço social. Nesse sentido, foram desenvolvidas várias iniciativas de tolerância cultural e enaltecimento da diversidade. Mas o que significa tolerar alguém, ou tolerar outra cultura?
 (Adaptado de: Maria Aparecida da Silva. Multiculturalismo e educação. Educa-Ação n. 7, 26.8.98. Publicação do Núcleo de Estudos Negros de Florianópoles)


Questões para pensar:

1. Explique com suas palavras o que é cultura?

2. Cite quatro elementos da cultura material e não material que o rodeiam neste momento.

3. Diga o que você entende por Identidade Cultural.

4. Além dos elementos citados que compõem a identidade cultural brasileira, quais você acrescentaria?

5. Leia o texto: Multiculturalismo e educação e responda:
a) O que é multiculturalismo?
b) Qual é a diferença entre multiculturalismo e educação anti-racista?
c) Com base no texto e na realidade que presenciamos no dia-a-dia, pode-se dizer que a sociedade brasileira pratica o multiculturalismo? Justifique sua resposta com argumentos tirados do texto.

75 comentários:

luan alves 3f noite disse...

cada sociedade tem seus habitos e costumes, sempre e lembrado com costumes,festas.

luan alves 3f noite disse...

cultural materia:ferramentas,intrumentos,maquinas,habitos.
cultura nao material:abrange todos os aspectos morais e intelectuais da sociedade, tais como: normas sociais, religião, costumes, ideologia, ciências, artes, folclore, etc.

luan alves 3f noite disse...

Individuos que compartilham a mesma cultura.

Maria 3°f noite n°33 disse...

1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.

miryan sabrina n°36 3°f noite disse...

1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a 1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a

lucas ribeiro 3-f noite n-48 disse...

1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a

Natanael Melo dos Reis 3F disse...

Cultura é um conjunto de crenças, regras, manifestações, costumes de uma sociedade.
Material: Ferramentas, instrumentos, maquinas, habitos.
Não material: até a década de 1960, quando, após muita luta, criaram-se leis que impedem as práticas racistas.
Identidade Cultural: Todas as sociedades, desde as mais simples até as mais complexas, têm sua própria cultura.
Assim acontece com as comunidades quilombolas, originadas dos escravos fugidos, na época da escravidão no Brasil, com a organização dos quilombos.
multiculturalismo: trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.
culturas diversas no mesmo espaço social. Nesse sentido, foram desenvolvidas várias iniciativas de tolerância cultural e enaltecimento da diversidade.

maiara e dara disse...

1.a vida total de um povo,a esperança social que um individuo recebe de seu grupo,ou pode ser considerada parte do ambiente que o próprio homem criou.
2.n.matconvivencia,raciocinio,sentimentos.material:computador,escola,gestão escolar etc.
3.cad sociedade elabora sua propria cultura ao longo da historia e recebe a influencia de outras culturas.desde que nasce o individuo age influenciado pelo meio em que vive.4.carnval,comidas tipicas,samba e etc.
5.a)é o que procura diferenciar as etnias e culturas.
b

Roniclelton brito - 3F noite disse...

1)É o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.
2)Cultura material: O baião de dois,computador,etc..
cultura não material: religiao:catolica,evangelica,espirita, regras de trabalho, etc...
3)Indentidade cultural são pessoas que apresentam a mesma cultura, onde esse indivíduo é influenciado pelo meio social em que vive.
4)Estilos de roupas, cabelo, sutaque, etc...
5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.
b)Multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados na cultura dominante.
c)Não. Por que as pessoas no Brasil são muito preconceituosas, principalmente em relação a escolha sexual.

Nadine - 3F noite disse...

1)É o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.
2)Cultura material: O baião de dois,computador,etc..
cultura não material: religiao:catolica,evangelica,espirita, regras de trabalho, etc...
3)Indentidade cultural são pessoas que apresentam a mesma cultura, onde esse indivíduo é influenciado pelo meio social em que vive.
4)Estilos de roupas, cabelo, sutaque, etc...
5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.
b)Multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados na cultura dominante.
c)Não. Por que as pessoas no Brasil são muito preconceituosas, principalmente em relação a escolha sexual.

MARIA LUCIELIA BARROS SA]NTOS 3 G NOITE N 36 disse...

(1)E A DIVERSIDADE DE COSTUMES CRENÇAS HABITOS REGRAS MANIFESTAÇÔES ARTÌSTICAS TECNICAS ENSINAMENTOS INSERIDOS DENTRO DE
UMA SOCIEDADE
(2)OBJETOS UTENSILIOS; FERRAMENTAS , MEIOS DE TRANSPORTES, MORADIAS, E ARMAS.
NÂO MATERIAL:RELIGIÂO CATOLICA, ESPIRITA, EVANGELICA ETC.
3)E TUDO AQUILO QUE O HOMEM FAZ DESTE MANIFESTAÇÔES FOLCLORICAS COMIDAS ARTES , OS MITOS

TECNOLOGIA PADROÔES E AS IDEIAS.

(5)SIM. E O RECONHECIMENTO DA FILIAÇÂO DE CADA INDIVIDUO A UM GRUPO CULTURAL O DESTAQUE A HERANÇA CULTURAL DE CADA UM DESSES GRUPOS PARA QUE OS DEMAIS POSSAM APRECIA_LOS.


AS ESCOLAS INTITUIÇÔES PUBLICAS ETC.

4) E UMA NOÇÂO QUE ALARGA O ESPAÇO DA DEMOCRACIA INSTAURA A TOLERÂNCIA MULTIRACIAL ONDE ANTES HAVIA INTOLERÂNCIA PRECONCEITO E DESCRIMINAÇ^AO.

aulys 3ºd nº 09 disse...

1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade

Antonio Elder 3°ano(d) Eliezer de Freitas Guimaraes n°07 disse...

1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a

anderson silva 3°d n°05 eliezer de freitas guimaraes disse...

1)É o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.
2)Cultura material: O baião de dois,computador,etc..
cultura não material: religiao:catolica,evangelica,espirita, regras de trabalho, etc...
3)Indentidade cultural são pessoas que apresentam a mesma cultura, onde esse indivíduo é influenciado pelo meio social em que vive.
4)Estilos de roupas, cabelo, sutaque, etc...
5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.
b)Multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados na cultura dominante.
c)Não. Por que as pessoas no Brasil são muito preconceituosas, principalmente em relação a escolha sexual.

antonio lailson 3°d n°08 eliezer de freitas guimaraes disse...

1)É o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.
2)Cultura material: O baião de dois,computador,etc..
cultura não material: religiao:catolica,evangelica,espirita, regras de trabalho, etc...
3)Indentidade cultural são pessoas que apresentam a mesma cultura, onde esse indivíduo é influenciado pelo meio social em que vive.
4)Estilos de roupas, cabelo, sutaque, etc...
5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.
b)Multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados na cultura dominante.
c)Não. Por que as pessoas no Brasil são muito preconceituosas, principalmente em relação a escolha sexual.

rainon silva 3°d n° 37 eliezer de freitas guimaraes disse...

1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.

Ana Rafaela 3º D tarde disse...

1)É o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.
2)Cultura material: O baião de dois,computador,etc..
cultura não material: religiao:catolica,evangelica,espirita, regras de trabalho, etc...
3)Indentidade cultural são pessoas que apresentam a mesma cultura, onde esse indivíduo é influenciado pelo meio social em que vive.
4)Estilos de roupas, cabelo, sutaque, etc...
5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.
b)Multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados na cultura dominante.
c)Não. Por que as pessoas no Brasil são muito preconceituosas, principalmente em relação a escolha sexual.

-'DéboraM. 3º D tarde disse...

1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.

Ednardo Rocha N°13 - 3°D - Eliezer de Freitas disse...

1=>É o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.
2=>Cultura material: O baião de dois,computador,etc..
cultura não material: religiao:catolica,evangelica,espirita, regras de trabalho, etc...
3=>Indentidade cultural são pessoas que apresentam a mesma cultura, onde esse indivíduo é influenciado pelo meio social em que vive.
4=>Estilos de roupas, cabelo, sutaque, etc...
5=>
a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância,
preconceito e discriminação.

b)Multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados na cultura dominante.

c)Não. Por que as pessoas no Brasil são muito preconceituosas, principalmente em relação a escolha sexual.

Giseli dos Santos N°20 - 3°D - Eliezer de freitas disse...

1=>É o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.
2=>Cultura material: O baião de dois,computador,etc..
cultura não material: religiao:catolica,evangelica,espirita, regras de trabalho, etc...
3=>Indentidade cultural são pessoas que apresentam a mesma cultura, onde esse indivíduo é influenciado pelo meio social em que vive.
4=>Estilos de roupas, cabelo, sutaque, etc...
5=>
a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância,
preconceito e discriminação.

b)Multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados na cultura dominante.

c)Não. Por que as pessoas no Brasil são muito preconceituosas, principalmente em relação a escolha sexual.

*-*Vanessa Sousa 3º D tarde*-* disse...

1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.

RICARDO CAVALCANTE LINHARES disse...

1)É o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)Cultura material: O baião de dois,computador,etc..
cultura não material: religiao:catolica,evangelica,espirita, regras de trabalho, etc...

3)Indentidade cultural são pessoas que apresentam a mesma cultura, onde esse indivíduo é influenciado pelo meio social em que vive.

4)Estilos de roupas, cabelo, sutaque, etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.
b)Multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados na cultura dominante.
c)Não. Por que as pessoas no Brasil são muito preconceituosas, principalmente em relação a escolha sexual.

Ricardo Cavalcante n°38 - 3°D - eliezer de Freitas disse...

1)É o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)Cultura material: O baião de dois,computador,etc..
cultura não material: religiao:catolica,evangelica,espirita, regras de trabalho, etc...

3)Indentidade cultural são pessoas que apresentam a mesma cultura, onde esse indivíduo é influenciado pelo meio social em que vive.

4)Estilos de roupas, cabelo, sutaque, etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.
b)Multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados na cultura dominante.
c)Não. Por que as pessoas no Brasil são muito preconceituosas, principalmente em relação a escolha sexual.

karina sales 3ªanoD tarde Escola Eliezer de freitas disse...

1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,técnicas,tradições,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.
2)Material: Ferramentas, instrumentos, maquinas, hábitos.
Não material: até a década de 1960, quando, após muita luta, criaram-se leis que impedem as práticas racistas.
3)identidade cultural são indivíduos que apresentam a mesma cultura.
4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...
5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.
b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.
c)Não. Por que as pessoas no Brasil são muito preconceituosas, principalmente em relação a escolha sexual.

Lucas Costa n°19 3D tarde Eliezer Freitas Guimarães disse...

1)É o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)Cultura material: O baião de dois,computador,etc..
cultura não material: religiao:catolica,evangelica,espirita, regras de trabalho, etc...

3)Indentidade cultural são pessoas que apresentam a mesma cultura, onde esse indivíduo é influenciado pelo meio social em que vive.

4)Estilos de roupas, cabelo, sutaque, etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.
b)Multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados na cultura dominante.
c)Não. Por que as pessoas no Brasil são muito preconceituosas, principalmente em relação a escolha sexual.

Ftamires disse...

1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,técnicas,tradições,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.
2)Material: Ferramentas, instrumentos, maquinas, hábitos.
Não material: até a década de 1960, quando, após muita luta, criaram-se leis que impedem as práticas racistas.
3)identidade cultural são indivíduos que apresentam a mesma cultura.
4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...
5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.
b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.
c)Não. Por que as pessoas no Brasil são muito preconceituosas, principalmente em relação a escolha sexual.

tamires 3ªanoD tarde Escola Eliezer de freitas disse...

1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,técnicas,tradições,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.
2)Material: Ferramentas, instrumentos, maquinas, hábitos.
Não material: até a década de 1960, quando, após muita luta, criaram-se leis que impedem as práticas racistas.
3)identidade cultural são indivíduos que apresentam a mesma cultura.
4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...
5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.
b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.
c)Não. Por que as pessoas no Brasil são muito preconceituosas, principalmente em relação a escolha sexual.

priscila 3 D tarde nº31 disse...

1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a 1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação .

Alexandro De Souza Vasconcelos 3°ano 'D' tarde n°2 !! disse...

1~>Cultura é um conjunto de costumes ,crenças,hábitos,manifestações artísticas,tradições,superstições,técnicas,regras,ensinamentos;produzidos e transmitidos no interior de uma sociedade.
2~>Cultura material:livros,computador,cartas,instrumentos,e etc.Não material:religião:católica,evangélica,espirita,crenças e etc...
3~>Identidade cultural:costumes(samba,carnaval,etc),futebol brasileiro,hino nacional,bandeira nacional,língua portuguesa;idioma,miscigenação de raça e etc.
4~>o vestimento do povo brasileiro,as religiões e etc.
5~>a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.
b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.
c)não. porque as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.

SÓ DE BOUA!!!!
by'alex#*-*

FºAÍDES,3°ANO D ELIEZER DE FREITAS disse...

RESPOSTAS
01-DE MODO GERAL FALA-SE QUE A CULTURA E COMO UM CONHECIMENTO A SER ADQUEIRIDO.

02-MATERIAL-FERRAMENTAS,INSTRUMENTOS,MAQUINAS,HABITOS ALIMENTARES E HABITOS.
NAO MATERIAL-NORMAS SOCIAIS,RELIGIÃO,COSTUMES,IDEOLOGIA,CIENCIAS,ARTES E FOLCLORE.

03-QUE CADA SOCIEDADE FAZ DO JEITO QUE ACHA MELHOR POIS ELA E LIVRE PARA FAZER O QUE QUER,NO PASSAR DO TEMPO ELA RECEBE OUTRAS INFLUENCIAS DE OUTRAS CULTURAS E QUE TODA SOCIEDADE TEM CULTURA.

04-A DANÇA BRASILEIRA O (SAMBA).

05-)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.

Ernando e Joel, números 14 e 24, 3 D disse...

1. Explique com suas palavras o que é cultura?
É o conjunto de crenças, regras, manifestações artísticas, tecnicas, tradições, ensinamentos e costumes introduzidos e transmitidos no interior de uma sociedade.

2. Cite quatro elementos da cultura material e não material que o rodeiam neste momento.
Ciência política, regimes, sociedade e econômia.

3. Diga o que você entende por Identidade Cultural.
Identidade cultural é se manifestar com os indivíduos que compartilham a mesma cultura.

4. Além dos elementos citados que compõem a identidade cultural brasileira, quais você acrescentaria?
O idioma português, o ino nacional brasileiro, o samba, o carnaval, o futebol e a miscigenação de raças.

5. Leia o texto: Multiculturalismo e educação e responda:
a) O que é multiculturalismo?
Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b) Qual é a diferença entre multiculturalismo e educação anti-racista?multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.
c) Com base no texto e na realidade que presenciamos no dia-a-dia, pode-se dizer que a sociedade brasileira pratica o multiculturalismo? Justifique sua resposta com argumentos tirados do textonão.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.

Natecio lIma 3ª D disse...

1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.

Ana Carolina N° 03 3°D disse...

1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.

Samara N° 40 3°D disse...

1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.

Eva Luanne 3°d eliezer disse...

1°Cultura é um conjunto crenças ,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos,supestiçoes,produzidos e transmitidos no interior de uma sociedade.
2°materiais-computador,aviao,mptudo,etc.
nao material-lei maria da Penha,democracia,etc.
3° é aquilo q faz uma pessoa se sentir pertensente a uma comunidade,sociedade , cultura e naçao.
4°A bandeira brasileira - O Hino Nacional brasileiro- O idioma português (originário do colonizador europeu)- A miscigenação de raças (branco europeu, negro africano e o indio nativo)
5°a trata-se de uma noção q larga o espaço da democracia e instaura a tolerancia, preconceito e descriminaçao
b-multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.
c-Não. Por que as pessoas no Brasil são muito preconceituosas, principalmente em relação a escolha sexual.

Thalita, Nº 43 3ºD, Eliezer de freitas disse...

1ºÉ m conjunto de creças, regras , tradições, e um conjunto de pessoas q tem o mesmo pensamento e atitudes.

2º cultura material= comput,aviao, telefone.
cultura não material=democracia, religão.

3ºéo q faz uma pessoa pertencente a um grupo, é por meio dela q uma pessoa desenvolve o sentimento de pertenciamento a uma comunidade.

4ºA bandeira brasileira - O Hino Nacional brasileiro- O idioma português (originário do colonizador europeu)- A miscigenação de raças (branco europeu, negro africano e o indio nativo)

5ºa)multiculturalismo trata-se de uma noção q larga o espaço da democracia e 9instaura a tolerancia,preconceito e descriminação.
b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.
c)Não. Por que as pessoas no Brasil são muito preconceituosas, principalmente em relação a escolha sexual.

talita sousa 3 E tarde disse...

1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

leilane 3 E TARDEl disse...

1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

Anônimo disse...

1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

wilker façanha 3 e disse...

wilker façanha 3 E TARDE
PROF : EVANDO

1-é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2-cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...


3-Indentidade cultural são pessoas que apresentam a mesma cultura, onde esse indivíduo é influenciado pelo meio social em que vive.

4-estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5-
A-Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

B-Multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados na cultura dominante.

C-Não. Por que as pessoas no Brasil são muito preconceituosas, principalmente em relação a escolha sexual.

kelviane kelle;Nº:23;3ºano E; disse...

1-é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.
2-cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita .
3-indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.
4-estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...
5-a:Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.
b:Multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados na cultura dominante.
c:Não. Por que as pessoas no Brasil são muito preconceituosas, principalmente em relação a escolha sexual.

talita sousa 3 E tarde n 40 disse...

1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

Henrique serie 3 ano E disse...

1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

talita sousa 3 E tarde n 40 disse...

1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

Oseas 3° ano E disse...

1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

natalia 3º E tarde nº 32 disse...

1)É m conjunto de creças, regras , tradições, e um conjunto de pessoas q tem o mesmo pensamento e atitudes.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)Multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados na cultura dominante.

c)Não. Por que as pessoas no Brasil são muito preconceituosas, principalmente em relação a escolha sexual.

leilane 3° E TARDE N=24 disse...

1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

felpe torres e anderson yury 3 ano-E tarde Eliezer de Freitas Guimarâes. disse...

1°Cultura é um conjunto crenças ,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos,supestiçoes,produzidos e transmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3. Diga o que você entende por Identidade Cultural.
Identidade cultural é se manifestar com os indivíduos que compartilham a mesma cultura.

4. Além dos elementos citados que compõem a identidade cultural brasileira, quais você acrescentaria?
O idioma português, o ino nacional brasileiro, o samba, o carnaval, o futebol e a miscigenação de raças.

5. a) O que é multiculturalismo?
Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.


b) Qual é a diferença entre multiculturalismo e educação anti-racista?multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c) Com base no texto e na realidade que presenciamos no dia-a-dia, pode-se dizer que a sociedade brasileira pratica o multiculturalismo? Justifique sua resposta com argumentos tirados do textonão.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.

Henrique serie 3° ano E turno Tarde disse...

1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

Maria Késlia;Nº27:3ºano E disse...

1:é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.
2:cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...
3:cada sociedade elabora sua propria cultura ao longo da historia e recebe a influencia de outras culturas.desde que nasce o individuo age influenciado pelo meio em que vive.4.carnval,comidas tipicas,samba e etc.
4:estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...
5:a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.
b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.
c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.

Wanderson 3°ano E disse...

1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.


2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.


4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.

Gleiciane 3º E tarde Nº 16 disse...

1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.

Natanael Rosa 3°E -ELIEZER FREITAS disse...

1-cultura é um conjunto de crenças,exercidos por um determinado povo.

2-cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espiritual e etc...

3-indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4-estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5-a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a

Mikaelli 3º E tarde nº 30 disse...

1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.

Jéssica Rodrigues 3°ano E turno=tarde disse...

1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

ALEXANDRE 3° Ano "E" tarde disse...

1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.


2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.


4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.

Ana Karoline 3º E tarde nº 2 disse...

1)É o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.
2)Cultura material: O baião de dois,computador,etc..
cultura não material: religiao:catolica,evangelica,espirita, regras de trabalho, etc...
3)Indentidade cultural são pessoas que apresentam a mesma cultura, onde esse indivíduo é influenciado pelo meio social em que vive.
4)Estilos de roupas, cabelo, sutaque, etc...
5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.
b)Multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados na cultura dominante.
c)Não. Por que as pessoas no Brasil são muito preconceituosas, principalmente em relação a escolha sexual.

erika regina e antonia cherlane 3º e disse...

1.cultura é o conjunto de ideias,crenças,habitos e etc.
2.material:ferramentas,instrumentos,hábitos alimentares,máquinas.
nao-material:religiÂo,normas socisis,ideologia,costumes.
3.é que cada sociedade elabora sua propria cultura.
4.samba,futebol e outros.
5.em principio trata se de celebrar a diferença entre a etnia e cultura,mas trata tambem da noçâo que alarga o espaço e a democracia.

Rodrigo Lima 3ºE tarde Nº 39 disse...

1)É o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.
2)Cultura material: O baião de dois,computador,etc..
cultura não material: religiao:catolica,evangelica,espirita, regras de trabalho, etc...
3)Indentidade cultural são pessoas que apresentam a mesma cultura, onde esse indivíduo é influenciado pelo meio social em que vive.
4)Estilos de roupas, cabelo, sutaque, etc...
5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.
b)Multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados na cultura dominante.
c)Não. Por que as pessoas no Brasil são muito preconceituosas, principalmente em relação a escolha sexual.

Augusto César 3º E Tarde nº09 disse...

1 é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.
2 cultura material:piranha,computador,etc..
3 cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc... )
4 indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.
estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5 a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.

daniel brito martins 3ºE disse...

1; cutura são: as leis,a religião,a politica,,etc,de uma determinada sosiedade.
2;material ,computador,foguete,carro,moto.
não material ,caticos,fé,
3. É a pessoa que respeita a sua proŕia cutura,e viver de acordo com sua cutura.
4.o saba ,oforro.
5.
a.trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.
b.

gabriel lima andrade 3° E N° 18 disse...

1ºÉ m conjunto de creças, regras , tradições, e um conjunto de pessoas q tem o mesmo pensamento e atitudes.

2º cultura material= comput,aviao, telefone.
cultura não material=democracia, religão.

3ºéo q faz uma pessoa pertencente a um grupo, é por meio dela q uma pessoa desenvolve o sentimento de pertenciamento a uma comunidade.

4ºA bandeira brasileira - O Hino Nacional brasileiro- O idioma português (originário do colonizador europeu)- A miscigenação de raças (branco europeu, negro africano e o indio nativo)

5ºa)multiculturalismo trata-se de uma noção q larga o espaço da democracia e 9instaura a tolerancia,preconceito e descriminação.
b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.
c)Não. Por que as pessoas no Brasil são muito preconceituosas, principalmente em relação a escolha sexual.

daniel brito martins 3ºE disse...

1; cutura são: as leis,a religião,a politica,,etc,de uma determinada sosiedade.
2;material ,computador,foguete,carro,moto.
não material ,caticos,fé,
3. É a pessoa que respeita a sua proŕia cutura,e viver de acordo com sua cutura.
4.o saba ,oforro.
5.
a.trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.
b.f

VIcToR HeNrIkE 3º E lite disse...

1º E o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade etc.

2º Cultura material: O baião de dois,computador,etc..
cultura não material: religiao:catolica,evangelica,espirita, regras de trabalho, etc.

3º Cada sociedade elabora sua propria cultura ao longo da historia e recebe a influencia de outras culturas.desde que nasce o individuo age influenciado pelo meio em que vive.4.carnval,comidas tipicas,samba.

4ºCarnval,comidas tipicas,samba e etc

5ºa)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)Multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)Não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.

antonia cherlane 3ºe disse...

1.cultura é as diferenças entre a sociedade
2.material;ferramentas,instrumentos,máquinas,habitaçoes.
nâo-material;artes,folclore,religiâo,costumes.
3.é que elabora sua propria cultura ao longo da historia.
4.samba,futebol,sutaque.
5.trata das noçoes que alarga o espaço.

luana 3e disse...

luana 3e taarde muideeeeira-kkk

1-é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e transmitidos no interior de uma sociedade
2-material:computador,piranha,livro
não material:religião catolica,normas do colegio,estudo.
3-E um individou que possiu a mesma forma de viver isso e indentidade de cultura !
4-Roupas ,cabelo ,maquiagens !
5-a)trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.
b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.
c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas.

natalia freitas 3e disse...

natalia silva de freitas 3e


1- cultura e um conjunto de varias coisa , religião ,hábitos sociais , ligua ,regras , manifestações artísticas, técnicas, tradições, ensinamentos e costumes por cada sociedade.
2-materiais :computadores ,lápis ,óculos ,livros ,cadernos!
Não materiais: linguá -portuguesa, religião católica ,cristã evangélica,aprendizagem,etc.
3-Inidentidade de Cultura e uma sociedade que vive da mesma forma com mesma tradições 'cultura' , que pode ser manifestadas de varias formas!a INDENTIDADE BRASILEIRA PASSUI UMA IDENTIDADE DE CULTURA HETEROGENIA ,e uma mistura de todas as culturas , ex : folclore , comida :tapiocas etc
4-Eu acrescentaria mas educação colegial , uma so religião , uma sociedade com preceitos bons.)
5-
a)Inicialmente , retrata sobre uma noção que abrange o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.
b)multiculturalismo tem objetivo de celebrar todos tipos de culturas ,etnias; mas não e contra a forma racista ,e preconceitos gerais.
c)esta tentando melhorar, pois já estão percebemos que preconceito não e justificativa so porque não gosta .Mas ainda existe pessoas no brasil e fora que são preconceituosas.

rafaeu disse...

1°É comum dizermos que uma pessoa não possui cultura quando ela não tem contato com a leitura, artes, história, música, etc. Não podemos dizer que um índio que não tem contato com livros, nem com música clássica, por exemplo, não possui cultura.alguns aspectos de cultura: crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, etc.

2° Material: farinha de mandioca, tapioca, taipa e cobertura de palha.
Não Material: Religião, Forró,lendas, Piadas.

3°Identidade cultural é o sentimento de identidade de um grupo ou cultura, ou de um indivíduo, na medida em que ele é influenciado pela sua pertença a um grupo ou cultura e/ou seus mecanismos de afiliação/ exclusão do mesmo.

4° Estilo de Vertice, Sutaque, Comida, etc..

5°a)é um termo que descreve a existência de muitas culturas numa localidade, cidade ou país, sem que uma delas predomine, porém separadas geograficamente e até convivialmente no que se convencionou chamar de “mosaico cultural”.
b)Multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados na cultura dominante.
c)/Não, devido ao preconceito.

francinato gomes disse...

1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.
3)Indentidade cultural são pessoas que apresentam a mesma cultura, onde esse indivíduo é influenciado pelo meio social em que vive.
4ºA bandeira brasileira - O Hino Nacional brasileiro- O idioma português (originário do colonizador europeu)- A miscigenação de raças (branco europeu, negro africano e o indio nativo)

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade

samilly nº41 3ºD disse...

1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.

Anônimo disse...

1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.
24 de março de 2011 17:21
miryan sabrina n°36 3°f noite disse...

1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a 1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a

maria priscila 3º D tarde n°31 disse...

1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.

charliano 3°D disse...

1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a sexualidade.
24 de março de 2011 17:21
miryan sabrina n°36 3°f noite disse...

1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a 1)é o conjunto de crença,regras,manifestaçoes artisticas,tecnicas,tradiçoes,ensinamentos e costumes produzido e trasmitidos no interior de uma sociedade.

2)cultura material:piranha,computador,etc..
cultura nao material:religiao:catolica,evangelica,espirita e etc...

3)indentidade cultural são individuos que apresentam a mesma cultura.

4)estilos de roupas,cabelo,sutaque,etc...

5)a)Em princípio, trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação.

b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.

c)não.por que as pessoas no brasil são muito preconceituosas,principalmente em relação a

Marcos andré 3° d .eliezer disse...

1ºÉ m conjunto de creças, regras , tradições, e um conjunto de pessoas q tem o mesmo pensamento e atitudes.

2º cultura material= comput,aviao, telefone.
cultura não material=democracia, religão.

3ºéo q faz uma pessoa pertencente a um grupo, é por meio dela q uma pessoa desenvolve o sentimento de pertenciamento a uma comunidade.

4ºA bandeira brasileira - O Hino Nacional brasileiro- O idioma português (originário do colonizador europeu)- A miscigenação de raças (branco europeu, negro africano e o indio nativo)

5ºa)multiculturalismo trata-se de uma noção q larga o espaço da democracia e 9instaura a tolerancia,preconceito e descriminação.
b)multiculturalismo procura celebrar as diferenças entre as etnias e culturas, mas não faz uma crítica sistemática do racismo, da discriminação e do preconceito que estão entranhados no próprio cerne da cultura dominante.
c)Não. Por que as pessoas no Brasil são muito preconceituosas, principalmente em relação a escolha sexual.

Karolina Clice disse...

Karolina Clice 3ºD nº 46
1- Cultura é o conjunto de crenças, valores e bens materiais que uma sociedade possui.
2-Material: bandeira, brasão, Hino nacional, roupas...
Não Material: religião, leis...
3-É a conceção de que cada cultura tem suas crenças suas leis qe a identifica. Não há sociedade sem cultura.
4- Cada região com se tipo de comida típica.
5- Trata-se de uma noção que alarga o espaço da democracia e instaura a tolerância multirracial onde antes havia intolerância, preconceito e discriminação. Não muito no Brasil pode-se notar a prática do multiculturalismo, pois ainda existe o preconceito.