quarta-feira, 23 de março de 2011

Sugestão de filmes que geram debate filosófico

Este espaço é para a sugestão de filmes que levantem problemas filosóficos. O primeiro filme que eu indico é recomendado para maiores de 18 anos. O nome do filme é LARANJA MECÂNICA. Direção Stanley Kubrick. 1971.

Sinopse:
Violento, bombástico, arrebatador, sonoro, dançante e assustador. O alucinado Alex (Malcolm McDowell) tem sua própria forma de se divertir. Sempre às custas da tragédia dos outros.
A transformação de Alex de um punk sem moral até um cidadão exemplar doutrinado e sua volta ao estado rebelde, compõe a chocante visão do futuro que Stanley Kubrick elaborou a partir do livro de Anthony Burgess. Às imagens inesquecíveis, a música arrebatadora, e a linguagem fascinante utilizada por Alex e sua gangue, foram moldadas por Kubrick neste conto sobre os caminhos da moralidade. Extremamente controvertido na época de seu lançamento, Laranja Mecânica ganhou os prêmios de Melhor filme e Melhor Direção da Associação dos Críticos de Cinema de Nova York, e recebeu quatro indições ao Oscar, incluindo melhor filme. O poder de sua arte é tamanha que ainda nos atrai, choca e nos mantém presos em seu domínio.

Problemas filosóficos levantados pelo filme:

O que gera a violência na nossa sociedade?

O homem pode fazer tudo o que quer? Se não o que o limita?

Somos livres ou determinados ou condicionados?
 
Fonte: Comunidade no orkut OLIMPIADA DE FILOSOFIA ELIEZER

Nenhum comentário: