quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Projeto Prevenção do Uso de Drogas

EEFM NOÉLIA ALENCAR

PROJETO ESCOLAR: PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS

NÚCLEO GESTOR: Aurélio – Diretor
Niédia – Coordenadora Pedagógica
Socorro – Secretária

PROFESSOR COLABORADOR: Professor Evando

DATA: 29 DE NOVEMBRO DE 2010

HORÁRIO: 19h

1. OBJETIVO GERAL:

O projeto visa conhecer a realidade onde fica localizada a escola com relação ao problema das drogas e promover o debate com a comunidade escolar (alunos, pais, professores e núcleo gestor) para exigir do poder público a criação de políticas públicas mais efetivas que ajudem as famílias a proteger seus filhos do mundo das drogas.

1.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Promover o debate sobre a prevenção do uso de drogas com a comunidade escolar;

  • Discutir políticas públicas de prevenção ao uso de drogas na infância e adolescência;

  • Sugerir a integração de órgãos públicos para prevenir o uso de drogas entre crianças e adolescentes como Conselho Tutelar, Secretaria de Segurança Pública, Ministério Público; Juizado da Infância e Adolescência.

2. METODOLOGIA:

O projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar pelos professores. No dia 29 de novembro, segunda-feira, as 19h será realizado um debate sobre a prevenção do uso de drogas onde serão convidados: um agente de saúde do bairro representando a Secretaria de Saúde Municipal; um representante do CAPS-AD; um representante do Conselho Tutelar da Jurema; um parlamentar do Congresso Nacional; um representante da SSPDS; um representante do Juizado da Infância e Adolescência.

Cada professor elaborará uma ou mais questões sobre o debate da prevenção do uso de drogas para a prova do 4º bimestre.

Os alunos do turno da tarde deverão vir no turno da noite porque o debate ocorrerá somente neste horário de 19h.

Os professores do turno da tarde são convidados a participarem se não tiverem compromissos em outras escolas.

Os professores que estão participando do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas pela EEFM Noélia Alencar – Professor Evando, Socorro, Leila darão apoio aos demais professores nas possíveis dúvidas que eles ou alunos tenham.


3. CRONOGRAMA:

16 A 19/11 – Apresentação do Projeto para os professores e alunos

22 a 26/11 – Cada professor destinará 10 minutos da sua aula para motivar os alunos a participarem do debate sobre a prevenção do uso de drogas e a chamarem os seus pais e familiares também a participarem.

29/11 – Culminância do projeto as 19h com a realização do debate sobre a prevenção do uso de drogas envolvendo toda a comunidade escolar.

4. RESULTADOS E IMPACTOS ESPERADOS:

A sociedade atual coloca desafios a educação de crianças e adolescentes e o problema das drogas chegou as nossas escolas e os professores se veem diante de situações que não sabem como se comportarem. Por isso, a preparação dos professores para saberem agir diante de alunos envolvidos com drogas e o apoio da família se torna o mais importante para tentar resolver problemas com drogas. Esperamos que pais e filhos com a ajuda dos professores consigam superar as drogas, principalmente atuando na prevenção do uso de drogas. Também que as autoridades políticas atuem de forma efetiva na criação de políticas públicas de prevenção ao uso de drogas.

Nenhum comentário: