segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Consciência Política e Cidadania

    O poeta e dramaturgo alemão Bertold Brecht, no início do século XX nos alerta para o perigo da omissão e indiferença frente à política. Na verdade, ele escreveu pensando no contexto da Alemanha do final do século XIX e início do XX, onde a Alemanha se encontrava atrasada frente às outras nações européias. Mas se você lê esse texto e aplica ao contexto brasileiro de hoje vai perceber que parece que foi escrito para o momento atual. Claro que não podemos generalizar e dizer que todos os brasileiros são omissos e indiferentes com a política, mas grande parte não entende a diferença entre política, que pensa no bem comum, e politicagem, que é a prática da corrupção.

O ANALFABETO POLÍTICO
Bertold Brecht, escritor e teatrólogo alemão (1898-1956)

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

Nenhum comentário: