Este curso é realizado pelo PRODEQUI – Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas e do Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília (CEAD/UnB).
A prevenção do uso de drogas é uma ação primordial de políticas públicas para a proteção e promoção da atenção integral à saúde do adolescente. Esta ação faz parte da implantação da política nacional, encaminhada pela Secretaria de Políticas Sobre Drogas (SENAD) em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade de Brasília(UnB).
Este curso é resultado do trabalho de uma equipe de professores e especialistas com uma experiência de quase duas décadas em atividades de pesquisa, ensino e extensão junto ao PRODEQUI que é um laboratório do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, do Departamento de Psicologia Clínica, do Instituto de Psicologia, da Universidade de Brasília. Além disso, contamos com o CEAD que tem sido parceiro em todas as edições, assumindo a responsabilidade pela tecnologia EaD.
A presente edição 2010 do curso está totalmente atualizada e ampliada, contemplando construções originais de nossas pesquisas sobre a metodologia das redes sociais na prevenção do uso de drogas que vimos realizando no decorrer das edições anteriores (desde 2004). A proposta metodológica apresenta mídias integradas e diversos recursos didáticos complementares. Todo nosso esforço metodológico direciona-se para que, além de transmitir informações, possamos compartilhar nossas utopias no sentido de introduzir um novo paradigma na prevenção, fundamentado na perspectiva da educação para a saúde e das redes sociais.
Mas o que vem a ser esta proposta de prevenção na metodologia das redes sociais?
É um novo olhar sobre a temática que trata a drogadição como um sintoma e não como uma doença. Entendemos que o uso de drogas pelo adolescente serve para comunicar necessidade de mudanças. Nesse sentido, o adolescente é protagonista das transformações necessárias para uma melhor qualidade da vida relacional nos diversos contextos de seu cotidiano. Basta perceber o que ele está nos comunicando com este ato provocativo e até arriscado, mas que nunca é desprovido de um sentido! Sabemos que não é nada fácil, mas é importante que avancemos nesta compreensão sistêmica para ajudar mais nossos alunos, numa perspectiva inclusiva e de acolhimento.
Apostamos nos fatores protetivos e nos potenciais das redes sociais como estratégia de mobilização das famílias, da escola, da comunidade para um trabalho criativo junto aos jovens, fundamentado no resgate dos valores da convivência solidária e da promoção da inclusão social. Destacamos em todo o curso que o adolescente – como ser em formação e vulnerável – exige da família, dos educadores e da sociedade como um todo, ações protetivas face aos riscos pelo envolvimento com drogas.
Mas, como a escola vai proteger o adolescente se ela mesma sente-se ameaçada ou desvalorizada, ou isolada, ou mesmo abandonada?
O curso prioriza o cuidado dos educadores, pois somos sensíveis ao momento difícil vivido por vocês junto às escolas. Também somos uma equipe de professores que se identifica e se solidariza com vocês, neste desafio comum que assumimos: educar crianças, adolescentes e jovens para e no século XXI!
Face aos desafios de uma política intersetorial que exige ações integradas, trazemos uma estratégia do trabalho comunitário que denominamos A ESCOLA EM REDE – visando otimizar o potencial educativo da escola por meio da mobilização da rede interna e da rede de parcerias com os demais segmentos implicados que são: a família e os amigos (rede primária); as instituições da saúde, assistência, trabalho, cultura e lazer, justiça, segurança pública ( rede secundária).
Qual a sua importância para quem trabalha com crianças e adolescentes?
Este curso visa atender a sociedade que vive o problema das drogas entre a juventude brasileira. O Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA defende que devemos agir preventivamente quanto ao uso de drogas entre crianças e adolescentes. No ambiente escolar vimos diariamente os adolescentes sendo utilizados para o tráfico e consumo de drogas o que é preocupante. É preciso que a escola em conjunto com a família possa intervir para proteger as crianças e adolescentes desse perigo e os professores junto com pais são todos responsáveis.
Professor Evando
Conselho Tutelar Jurema/Suplência
Participa do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas
Qual a sua importância para quem trabalha com crianças e adolescentes?
Este curso visa atender a sociedade que vive o problema das drogas entre a juventude brasileira. O Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA defende que devemos agir preventivamente quanto ao uso de drogas entre crianças e adolescentes. No ambiente escolar vimos diariamente os adolescentes sendo utilizados para o tráfico e consumo de drogas o que é preocupante. É preciso que a escola em conjunto com a família possa intervir para proteger as crianças e adolescentes desse perigo e os professores junto com pais são todos responsáveis.
Professor Evando
Conselho Tutelar Jurema/Suplência
Participa do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas
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