sábado, 19 de setembro de 2009

Aulão do Enem de Ciências Humanas (Filosofia e Sociologia)

1. (UFC 2008.2) O impacto da globalização sobre o mercado de trabalho foi imediato. Houve uma tendência a transferir empresas das nações mais ricas para as mais pobres. Isto pode ser explicado:
a) pela política neoliberal de tentar reduzir as disparidades entre países ricos e pobres.
b) pela busca de trabalhadores com salários mais baixos, que gozam de menos benefícios sociais.
c) pelo maior avanço tecnológico verificado nos países situados na periferia do sistema capitalista frente à tecnologia dos países centrais.
d) pela substituição de tecnologias atrasadas por outras mais qualificadas, e consequente necessidade de mais mão-de-obra nos postos de trabalho.
e) pela necessidade de aproveitamento de matéria-prima abundante nos países em desenvoilvimento, com o emprego em massa de trabalhadores mais qualificados do Primeiro Mundo.
2. Durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, sociólogo, o Brasil continuou com a política do neoliberalismo, implantada pelo seu antecessor, que defende a teoria do Estado Mínimo. Isto ficou claro através da seguinte ação:
a) aumento das exportações brasileiras
b) rápida industrialização do país.
c) monopólio dos produtos nacionais.
d) privatização de empresas públicas.
e) implantação da ALCA.
3. Na contemporaneidade, numa sociedade capitalista, os obstáculos à democracia são diversos, exceto:
a) exploração de uma classe social por outra.
b) a exclusão social, política e cultural de grandes massas da população.
c) consolidação da democracia através da garantia dos direitos civis.
d) divisão internacional do trabalho e da exploração.
e) implantação de ditaduras e regimes totalitários.
4. Há 30 anos em uma propaganda de cigarro o então jogador Gerson terminava dizendo que se fumasse tal cigarro "levaria vantagem, certo?". Uma análise mais aprofundada, porém, leva a percepção de um apelo ao egocentrismo, a grande causa do caos em que se encontra a nossa sociedade, e que se encontra de modo subliminar neste jargão. Daí deriva a chamada Lei de Gerson que defende:
a) o consumismo controlado
b) o princípio segundo qual devemos levar vantagem em tudo.
c) a ética capitalista
d) a idéia de uma sociedade igualitária
e) um mundo melhor para todos
5. Desde a notícia da clonagem da ovelha Dolly no ano 2000, o tema causa certa polêmica no meio acadêmico e intelectual. Temas como eutanásia, aborto, clonagem, manipulação de células-tronco são abordados por um novo campo do saber que é a:
a) biologia, pois se preocupa com a vida.
b) ética, pois investiga o comportamento ético.
c) bioética, pois estuda o problema do início da vida e a sua própria defesa acima de tudo.
d) filosofia, já que tudo é objeto da filosofia.
e) sociologia, pois procura entender atitudes sociais decorrentes de tais procedimentos.
6. (ENEM 2004) Em conflitos regionais e na guerra entre nações tem sido observada a ocorrência de sequestros, execuções sumárias, torturas e outras violações de direitos. Em 10 de dezembro de 1948, a Assembléia Geral das Nações das Nações Unidas adotou a Declaração Universal dos Direitos do Homem, que, em seu artigo 5º, afirma: Ninguém será submetido nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.
Assim, entre nações que assinaram essa Declaração, é coerente esperar que:
a) a Constituição de cada país deva se sobrepor aos Direitos Universais do Homem, apenas enquanto houver conflito.
b) a soberania dos Estados esteja em conformidade com os Direitos Universais do Homem, até mesmo em situações de conflito.
c) a violaçãodos direitos humanos por uma nação autorize a mesma violação pela nação adversária.
d) sejam estabelecidos limites de tolerância, para além dos quais a violação aos direitos humanos seria permitida.
e) a autodefesa nacional legitima a supressão dos Direitos Universais do Homem.
7.
8. (ENEM 2004) A questão étnica no Brasil tem provocado diferentes atitudes:
I. Instituiu-se o "Dia Nacional da Consciência Negra" em 20 de novembro, ao invés da tradicional celebração do 13 de maio. Essa nova data é o aniversário da morte de Zumbi(dos Palmares), que hoje simboliza a crítica à segregação e à exclusão social.
II. Um turista estrangeiro que veio ao Brasil, no carnaval, afirmou que nunca viu tanta convivência harmoniosa entre as diversas etnias.
Também sobre essa questão, estudiosos fazem diferentes reflexões:
Entre nós (brasileiros), (...) a separação imposta pelo sistema de produção foi a mais fluída possível. Permitiu constante mobilidade de classe para classe e até de uma raça para outra. Esse amor, acima de preconceitos de raça e de convenções de classe, do branco pela cabocla, pela cunhã, pela índia (...) agiu poderosamente na formação do Brasil, adoçando-o.
(Gilberto Freire. O mundo que o português criou).
(Porém) o fato é que ainda hoje a miscigenação não faz parte de um processo de integração das "raças" em condições de igualdade social. O resultado foi que (...) ainda são pouco numerosos os segmentos da "população de cor" que conseguiram se integrar, efetivamente, na sociedade competitiva.
(Florestan Fernandes. O negro no mundo dos brancos.)
Considerando as atitudes expostas acima e os pontos de vista dos estudiosos, é correto aproximar:
a) a posição de Gilberto Freire e a de Florestan Fernandes igualmente às duas atitudes.
b) a posição de Gilberto Freire à atitude I e a de Florestan Fernandes à atitude II.
c) a posição de Florestan Fernandes à atitude I e a de Gilberto Freire à atitude II.
d) somente a posição de Gilberto Freire a ambas as atitudes.
e) somente a posição de Florestan Fernandes a ambas as atitudes.

2 comentários:

Dai Pinheiro disse...

Caro Profº Francisco,

Venho aqui elogiar a qualidade das questões postadas no seu blog e ao mesmo tempo pedir-lhe permissão para utilizá-las em minhas aulas. Começei a trabalhar com Filosofia e Sociologia esse ano e é muito interessante buscar referências com profissionais experientes.
Gostaria que você me informasse quais serão os assuntos abordados em Filosofia e Sociologia no ENEM. (pinheirodai@gmail.com) Profº Dai Pinheiro

Francisco Evando de Sousa disse...

Cara Profª Dai Pinheiro,

Obrigado pelas suas palavras e dizer que com certeza você pode utilizá-las em suas aulas. Essas questões eu pesquisei em alguns vestibulares, inclusive o da UFC que se relacionasse com assuntos tanto da Sociologia como da Filosofia. Na prova do Enem haverá uma parte dedicada as Ciências Humanas, mas as questões não são identificadas diretamente como de História ou Sociologia, por exemplo, virão apenas com o nome de Ciências Humanas e as quatro áreas História, Geografia, Sociologia e Filosofia estão muito interligadas e uma mesma questão pode envolver conhecimentos de uma ou mais dessas áreas. Como esse é o 1º ano de obrigatoriedade do ensino de Filosofia e Sociologia nas escolas de ensino médio brasileiras, os assuntos serão os mais diversos e aqueles que são abordados em sala de aula como História da Filosofia, Ética, socidade e indivíduo, realidade social, globalização, etc.
Espero ter ajudado de alguma forma.