sábado, 26 de setembro de 2009

Projeto Construção Compartilhada da Cidadania

O Projeto Construção Compartilhada da Cidadania da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará tem o objetivo de resgatar nas comunidades escolares os valores necessários para uma maior conscientização política e social e disseminar entre as escolas cearenses informações sobre assuntos como direitos do consumidor, preservação do meio ambiente e cidadania.
Por meio de palestras, o Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (INESP) pretende orientar os participantes sobre os direitos e deveres do cidadão (educação para o consumidor); resgatar os valores que contribuem para um melhor relacionamento interpessoal e qualidade de vida; despertar nos cidadãos o interesse pela Educação Política, possibilitando a compreensão, a importância e as atribuições dos poderes constituídos, com ênfase no Poder Legislativo; e destacar a importância da participação de todos na preservação do meio ambiente.
O "Projeto Construção Compartilhada da Cidadania" destina-se a todos os segmentos que compõem as escolas públicas e privadas do Estado do Ceará: professores, alunos, dirigentes, familiares e comunidade em geral.
Fonte: http://www.al.ce.gov.br/inesp/projeto_completo.php?codigo=1&tabela=projeto

O Projeto acontece em duas etapas: a escola receberá a visita de um deputado estadual escolhido pelo Presidente da Assembléia Legislativa no dia 09 de novembro de 2009, as 9 horas, onde será proferida a palestra. Na segunda etapa, serão selecionados de 30 a 40 alunos para visitarem a Assembléia Legislativa no dia 26 de novembro de 2009, as 8h30 onde será disponibilizado um ônibus pela própria Assembléia para conhecer o funcionamento do Poder Legislativo Estadual. Esse projeto será implantado na Escola Estadual Liceu de Caucaia com as turmas de 3º anos, sob a coordenação do Professor Evando das disciplinas de Filosofia e Sociologia. Escolhemos os alunos dos 3º anos porque estão em fase de conclusão do Ensino Médio, e segundo a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e dos PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio), deverão, ao concluir o Ensino Médio, estarem preparados para exercerem a sua cidadania plena.

Por isso, procurem informações sobre o funcionamento dos poderes legislativos e executivos do Estado do Ceará, inclusive os de Caucaia tanto a Câmara de Vereadores como a Prefeitura Municipal de Caucaia. Quantos e quais são os vereadores de Caucaia? O que fazem para melhorar as condições de vida da população mais carente e sofrida da sociedade? Que leis municipais estão criando para benefício dessa população? Quem fiscaliza esses poderes?

Todos podem contribuir para uma sociedade mais educada politicamente participando de movimentos sociais que visem esse propósito. Atualmente, o Movimento de Cambate a Corrupção Eleitoral - MCCE está com uma campanha denominada de "FICHA LIMPA" com o slogan "voto não tem preço, tem consequências" para criar um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que proíba a candidatura de políticos envolvidos em corrupção, desvio do dinheiro público ou benefiamento financeiro em virtude de cargo público. Para isso, precisa coletar 1.300.000 assinaturas em todo Brasil (correspondente a 1% dos eleitores brasileiros), já chegaram ao número de 1.000.000 precisam de mais 300.000 mil. Todos os eleitores ativos e aptos podem assinar seu nome e respectivo título eleitoral. Participem.
Maiores informações:
http://www.mcce.org.br/

Assista ao vídeo da campanha FICHA LIMPA:
http://www.youtube.com/watch?v=1rs8X_h6REg

17 comentários:

iiiii disse...

legal

Anônimo disse...

O Projeto é de grande importância para todos. Alunos, professores, a comunidade em geral pois ensina as pessoas a questionar os seus direitos de cidadaos.


Bruna Alves de Sousa
3 ano B n 09
Liceu de Caucaia

Unknown disse...

É uma grande idéia,tentar incluir e educar politicamente os jovens na sociedade,pois muitos necessitam de se informar sobre o assunto.

Unknown disse...

bom esse projeto serve como um tipo de experiência para os jovens para poderem entenderem melhor como fuciona a cidadania e a sociedade.E poderem entender melhor o mundo da política.

Anônimo disse...

É muito legal ter progetos como essa na escola



Cristiana 3B

Anônimo disse...

A construção compartilhada da cidadania e o meio em que podemos usufruir de varias maneiras respeito carisma dignidade é isso viver é preciso.



MARCELO 3:B

Anônimo disse...

Colegio liceu de caucaia
Adriana Alencar Ribeiro 3°B manhã

Acho que esse projeto tem tudo pra da certo, se realmente ele for usado para o bem, com fundamentos que o projeto tem em mente, como trazer, os valores sociais de todos nós cidadões, que somos e que tentamos avaliar os pontos bons e ruins de nossa sociedade...

dayse 3 b disse...

é legal esse novo projeto pois muitas pessoas principalmente alunos não sabem e não entendem os políticos e em especial a pólitica em si e essa é uma ótima oportunidade...espero q eu possa ser escolhida para ir ta..

patricia lucena 3.b manha disse...

e muito bom pois ajuda em muita coisa tudo que e compartilhado com a cidadania sempre da certo.

Unknown disse...

bom é muito immportante esse projeto,principalmente para os jovens porque assim eles vão ter a oportunidade de poderem conhecer e entender melhor como fucinciona a política e a sociedade. ALINE 3B MANHA N:04

Anônimo disse...

É um projeto muito bom de participar todos ficam por dentro da cidadania.trabalham em equipe e compartilham seus bens.
Marcelo3:b

Anônimo disse...

Gostei do projeto,atrás uma proposta bem legal, mas não inovadoura para os alunos de escola pública,princilpamente.Vários projetos como esse já foram invetados, mas nunca concluidos com sucesso(tipo aquele livro que ganhamos na escola no começo do ano ,que fala sobre os direitos tributário.)Espero que essse dê certo e que nos ajude ter conhecimentos politicamente corretos,e que eu particularmente,
venha a conhecer algum deputado.Pois umas das grandes dificuldades do povo brasileiro é não conhecer seus representantes, no qual votaram.
Jovina Priscila,n:30, 3B.

Anônimo disse...

Esse projeto que esta sendo organizado é muito omportante por que o que a maioria das pessoas so conhece a politica pela televisão ou rádio,e o que nós jovens estamos precisando é dessas oportunidades de conhecer como funciona lá dentro da assembléia o que esta sendo implantado para a sociedade,só assim nos ajuda a ser bem mais critico e dar sujestões que a sociedade esta precisando para se alertar.Pois tem gente que só discute sem entender nada.

Cledina pereia 3anoB n:12

Roseane sousa 3ºB liceu de caucaia disse...

Este projeto é muito importante pois muitos de nos não sabemos como é a assembleia e nem quem trabalha lá e aparti de deste projeto iremos saber.

cassia,3anoC disse...

Esse projeto é de grande importancia para os jovens, pois os jovens presiça saber a quetionar quando for preciso e precisa saber todos os seus direitos.

Anônimo disse...

O projeto compartilhada da cidadania é de muita importãncia para que cada cidadão possa entender todos os seus valores necessários dentro da comunidade tendo uma maior conscientização política e social. Esse projeto também tem como objetivo obter informações necessárias para que cada uma dessas pessoas fiquem por dentro de tudo que ocorrem na sua comunidade. Espero que esse projeto não fique só no papel.

Anônimo disse...

O projeto compartilhada da cidadania é de muita importãncia para que cada cidadão possa entender todos os seus valores necessários dentro da comunidade tendo uma maior conscientização política e social. Esse projeto também tem como objetivo obter informações necessárias para que cada uma dessas pessoas fiquem por dentro de tudo que ocorrem na sua comunidade. Espero que esse projeto não fique só no papel.

Déborah Lopes
3 ano B n19
Liceu de Caucaia