terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Seminário Filosofia e Sociologia no Ensino Médio: por quê? Para quê?


No ano de 2008, após quase 40 anos de exclusão, as disciplinas de Filosofia e Sociologia foram novamente incorporadas ao currículo escolar, com a entrada em vigor da lei 11.684/2008, medida que tornou obrigatório o ensino destas  disciplinas nas três séries do Ensino Médio.

Mas, o que implica o estudo da Filosofia e da Sociologia na escola de Ensino Médio? Que compreensões epistemológicas perpassarão os saberes dessas disciplinas em sala de aula?  Quais são as práticas necessárias aos professores? Como pensar os currículos das disciplinas? O que ensinar e por que ensinar Filosofia e Sociologia aos jovens brasileiros? Que experiências bem-sucedidas estão acontecendo em sala de aula? Como está a formação dos professores dessas áreas? 

Longe de oferecer respostas fechadas a essas perguntas o Núcleo HUMANAS/UFC convida todos a participar do seminário “Filosofia e Sociologia no Ensino Médio: por quê? Para quê?”, e dialogar sobre a dimensão política, relevância social, conteúdos, concepções pedagógicas, currículos, práticas, saberes e didática relacionados ao ensino de Filosofia e Sociologia.

Objetivo

Discutir a natureza do Ensino de Filosofia e Sociologia, considerando as suas particularidades; os saberes e habilidades próprios dos professores dessas disciplinas e refletir sobre a formação de professores e experiências de ensino nessas áreas.

Público-alvo

Professores Universitários, Pesquisadores, Especialistas, técnicos em educação, secretários de educação, Professores de Sociologia e Filosofia da rede pública e privada, estudantes de licenciatura.

Inscrições

As inscrições para o evento ocorrerão entre os dias 6 e 16 de Dezembro de 2010. Podem ser feitas de forma presencial, na secretaria do Humanas/UFC, localizada no Campus do Pici, no térreo da Biblioteca Central, anexo do Instituto UFC Virtual, ou por e-mail. Neste caso, clique no link (ver notícia neste site intitulada "Ficha de Inscrição no Seminário Sociologia e Filosofia") para baixar a Ficha de Inscrição. Preencha-a com seus dados e envie-a para o e-mail eventoshumanas@yahoo.com.br

As inscrições são gratuitas e os participantes terão direito a certificado.

Local do Evento

O evento ocorrerá no Auditório Rachel de Queiroz, do CH2 da UFC, situado na Av. da Universidade, nº 2762, em Fortaleza - CE, no dia 18 de dezembro de 2010, das 8h as 17h.

Informações

(85) 3366.9032
humanas@virtual.ufc.br

Programação

8h- Credenciamento

8h30- Abertura do evento: acolhimento

Convidada: Profª Dra. Maria Neyara de Oliveira Araújo (UFC)

9h- Palestra de abertura: “Filosofia e Sociologia no ensino Médio: por quê? Para quê?”.

Convidados - Palestrante Prof. Dr. Amaury César Moraes  (USP); Debatedor: Prof. Ms. Marney Eduardo F. Cruz (HUMANAS/UFC) 

11h- Debate aberto

11h40- Encerramento dos trabalhos da manhã

13h30- Palestra: “Didática e ensino de Filosofia e Sociologia”

Convidados- Palestrante Prof. Dr. Evanildo Costeski  (UFC); Profª Dra. Danyelle Nilin Gonçalves (UFC)

16h- Debate aberto

Fonte: http://www.virtual.ufc.br/humanas/semin%C3%A1rio-sociologia-e-filosofia-no-ensino-m%C3%A9dio-por-qu%C3%AA--para-que.aspx 


Nenhum comentário: