quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010 e projetos para 2011

2010 será lembrado como um ano de conquistas e vitórias. Durante o ano de 2010 continuei participando do Concurso Público para professor do Estado do Ceará iniciado em setembro de 2009, com quatro etapas e muito criticado. No final deu tudo certo e fui efetivado como servidor público e professor do Estado do Ceará em 1º de outubro de 2010 e estou lecionando em quatro escolas estaduais localizadas na Grande Jurema, a EEFM Eliezer de Freitas Guimarães, EEFM Romeu de Castro Menezes, EEFM Pres. José Sarney e EEFM Rotary Club São Miguel. Todas elas são boas escolas.
Mas até setembro deste ano, estava lecionando na EEFM Noélia Alencar no Novo São Miguel, vizinho ao Parque Albano, onde moro e na EEFM Pres. José Sarney. Desde 2007 que leciono na Escola Noelia e tenho um carinho muito grande por meus ex-alunos. 
Gosto muito de trabalhar com projetos educacionais. Em 2010, inscrevi a escola Noelia Alencar e Pres. José Sarney no Projeto Construção Compartilhada da Cidadania do INESP em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará visando dar oportunidade para os alunos desenvolverem a consciência crítica e cidadã dos seus direitos e deveres perante a sociedade.
Também na Escola Noélia criei em parceria com os demais professores um projeto interdisciplinar para discutir o processo de Emancipação da Jurema (ver http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=100698344) para esclarecer a comunidade escolar, principalmente os alunos sobre as vantagens e desvantagens dessa emancipação.
No segundo semestre a Escola Noelia Alencar me matriculou no Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas realizado em Ead pela UNB em parceria com a Secretaria Nacional sobre Drogas. Como proposta criei em parceria com os professores da Escola Noelia o Projeto Prevenção ao Uso de Drogas, um debate com toda a comunidade escolar tendo como convidados o representante da Secretaria de Segurança Pública, Conselho Tutelar, Agente de Saúde do bairro, Juizado da Infância e Juventude, Caps AD, Ministério Público. O resultado foi postitivo e essas instituições foram convidadas para fazer parceria com a escola no sentido de garantir políticas públicas que protejam crianças e adolescentes do perigo das drogas.

Também fui professor do Projovem Urbano de Fortaleza até novembro deste ano. O Projovem Urbano atende jovens de 18 a 29 anos que não concluiram o ensino fundamental e tem problemas de evasão escolar, exclusão social, desemprego, etc. Desde 2005 que entrei no Projovem e foi uma experiência enriquecedora.
Como bom cristão que procuro ser, também acompanho e participo dos trabalhos pastorais na Igreja de São Francisco na comunidade do Parque Albano e na Área Pastoral de Araturi, assumindo  a Pastoral da Catequese de Crisma e Pastoral da Família.
Em resumo, 2010 foi um ano muito bom para mim e minha família. Agradeço a Deus por tudo de bom que aconteceu na minha vida em 2010.
Que 2011 entre com novas conquistas e vitórias. O projeto que tenho para 2011 é desenvolver um bom trabalho no Conselho Tutelar da Jurema para cobrar da Prefeitura e Câmara municipal de Caucaia políticas efetivas de proteção as crianças e adolescentes da Grande Jurema. Mas para isso preciso antes passar por um processo de escolha, uma eleição para o Conselho Tutelar. Essa eleição é parecida com as outras, mas não é obrigatória e não tem caráter político-partidário. O Conselho Tutelar é um órgão criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente de 13 de julho de 1990 e que visa a proteger crianças e adolescentes de abusos e exploração. A eleição será em maio de 2011 e é preciso uma grande mobilização para garantir a nossa eleição. Por isso, desde já, peço o seu voto e da sua família, que conhecem e acreditam que Professor Evando será um bom conselheiro tutelar porque mora aqui na Grande Jurema desde 1989, é professor e conhece os problemas sociais que afetam a vida das pessoas nessa área. Mas isso é um projeto pra 2011...
Gostaria de desejar a todos que me conhecem, com quem trabalho, amigos, alunos, professores, um feliz natal e um próspero 2011.

4 comentários:

Neto Alves disse...

Muito bem, professor Evando. Conheço um pouco do seu trabalho e sei que é um cara que faz a diferença. Torço por você!

Neto Alves (Seduc-CE)

Amparo disse...

Oi, Evando! Mto legal sua retrospectiva 2010 e vc decididamente é um VENCEDOR! Parabéns e que 2011 vc possa realizar ainda mais, tornando-se cada vez mais e fazendo os outros felizes. Abraços, Amparo.

PROFESSOR EVANDO disse...

Neto, que bom ouvir de um filósofo esse reconhecimento. Também conheço você e sua força de vontade. Obrigado e um abraço.

PROFESSOR EVANDO disse...

Amparo, obrigado por suas palavras. Um abraço.