terça-feira, 26 de outubro de 2010

Africanidade 2010 - EEFM Eliezer de Freitas Guimarães

EDITAL DA GINCANA AFRICANIDADE – 2010
  • OBJETIVO GERAL
  • Conhecer as diversidades culturais e materiais do Continente Africano.
  • OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Estimular a pesquisa sobre o Continente Africano e sua diversidade;
  • Incitar nos estudantes atitudes autônomas na construção do saber a partir da pesquisa;
  • Propiciar o trabalho em grupo, desenvolvendo habilidades, tais como: cooperação, respeito, liderança, responsabilidade, compromisso, etc.
TRABALHOS
  • 2º Cada turma que representará uma equipe ficará com 2 (duas) tarefas da gincana para trabalhar e apresentar seus resultados durante o período da culminância do evento.
  • Contudo, esse número de tarefas poderá ser alterado, nos casos em que o número total de tarefas dificulte essa distribuição.
  • Ocorrendo isso, os organizadores poderão diminuir ou aumentar o número de tarefas para determinada turma de alunos.
CULMINÂNCIA
  • 4ª Culminância – É o resultado de um Trabalho realizado por uma ou mais pessoas.
  • Nossa Culminância ocupará, a princípio, dois dias (17 e 18 de Dezembro/2010), mas poderá ser acrescentado mais um dia para a apresentação das atividades que foram propostas no Projeto.
  • O horário das apresentações está previsto para às 17:30.
As Tarefas são:
  • I - Organização de uma torcida uniformizada;
  • II - Grito de guerra;
  • III - Ornamentação de um espaço;
  • IV - Desfilar com a bandeira;
  • V - Desfile do vestuário;
  • VI - Danças (coreografia);
  • VII – Paródia;
  • VIII – Telejornal;
  • IX - Teatro;
  • X – Barraca;
  • XI – Mesa Redonda;
  • XII - Jogo de Desafios;
  • 4.1. Organização de uma torcida uniformizada em conformidade com a nação representada pela equipe. A turma responsável pela execução dessa tarefa tem o papel de criar, escolher e confeccionar o melhor uniforme (alegoria) padronizado de acordo com a vontade da maioria da equipe que ela representa.
A organização tem como critério a simetria dos movimentos na coreografia, o cumprimento dos comandos dos organizadores das torcidas e dos apresentadores do evento; (Arte e Área de Humanas
  • 4.2. Criação de grito de guerra com uso de apitos, instrumentos sonoros (tambores, berimbau, triângulo, etc..), adornos, preferencialmente se estes estiverem ligados à cultura daquele povo pesquisado.
  • O grito de guerra não poderá em nenhuma hipótese fazer apologia (incentivar e/ou defender) a violência, o preconceito, a intolerância religiosa e a imoralidade.
  • A turma responsável tem a função de conseguir que a totalidade dos membros de sua equipe participe ativamente dos momentos do grito de guerra.
  • O uso de sinalizadores e/ou algum tipo artefato para efeitos especiais, como shows pirotécnicos, dependerá de apresentação e autorização destes recursos por parte da Comissão Organizadora. (Arte e Área de Humanas).
  • 4.3. Ornamentação de um espaço escolhido pela Comissão Organizadora e separado, exclusivamente, para cada equipe dentro da escola.
  • Poderá ser um mural pintado ou painéis em pano, ou outros materiais com imagens (fotos), mapa com localização e frases que retratem o país; (Linguagens e códigos, Artes e Humanas)
  • 4.4. Confeccionar e desfilar com a bandeira do país pesquisado. Podendo haver inovações, como uma coreografia.
Tempo máximo de 5min; (Artes e Humanas)
  • 4.5. Desfile apresentando o vestuário da região (país) estudado (a).
Tempo máximo de 5min; (Artes e Humanas)
  • 4.6. Apresentação de danças (coreografia) típica dos países escolhidos; (Artes, Ed. Física e Humanas)
Tempo máximo 5min.
  • 4.7.Criação de uma paródia defendendo o tema da gincana; (Linguagens e Códigos)
Tempo máximo 5min.
  • 4.8. Apresentação de um telejornal, abordando assuntos referentes a política, a economia, a sociedade, a cultura que sejam mais atuaias, incluindo notícias sobre “crise dos alimentos” no referido país. (Linguagens e Códigos e Humanas).
Observação:
O telejornal tem que fazer chamadas no telão aos seus emissários e com cenas das reportagens. Sem erros na transmissão
Tempo máximo 10min.
  • 4.9. Peça de teatro sobre as realidades peculiares na nação e suas tradições, folclore e/ou História. Tempo máximo 15min. (História)
As falas dos atores deverão ser feitas com o recurso dos microfones portáteis devidamente acoplados.
4.10. Organização de uma barraca com comidas típicas de cada país pesquisado, que se encontrará no espaço reservado para cada equipe; (Todas as Ciências)
  • Obs.: A comida típica dos países são apenas amostragens. As barracas venderão outros pratos para os visitantes.
  • 4.11. Mesa Redonda
  • 4.11. 1. Regras
  • Cada Equipe/País terá um representante, que será escolhida na turma sorteada para esta tarefa.
  • Os representantes ficarão sentados em uma mesa e serão convidados a se pronunciarem sobre alguns temas expostos no Telão.
  • Cada um terá um tempo estipulado pela Comissão para dar seu ponto de vista, defesa ou outro tipo de argumento.
  • Os temas terão pontuações que variam entre 500, 1000 e 2000 pontos.
  • 4.11. Mesa Redonda
  • 4.11. 1. Regras (Continuação)
  • Os jurados distribuíram os pontos de acordo com o poder de persuasão, coerência, clareza de cada candidato.
  • Os Temas serão divulgados previamente no Edital, o qual constará algumas fontes de pesquisa.
4.12. Jogo de Desafios:
com explanações de cunho histórico, geográfico, filosófico e sociológico. (História e atualidades, Costumes, Política, Espaço geográfico, Clima, Relevo, população, indústria, agricultura ou pecuária, etc.).
  • 4.12.1. Regras do Jogo de Desafios:
  • As duas turmas sorteadas para representar a equipe nesta modalidade, escolherão, cada uma, um estudante para compor o grupo de jogadores.
  • O jogo tem início com um silvo de apito. Ao ouvirem o sinal, os participantes deverão correr e tocar num objeto. O primeiro a tocar terá o direito a responder a pergunta que será apresentada no telão.
  • O jogador poderá passar a vez para o concorrente da esquerda, o qual tem o direito de acolher ou repassar de volta ao candidato.
  • Após a exibição da Pergunta, a dupla terá 30 segundos para respondê-la. Ao esgotar seu tempo, deverá indicar o item escolhido: A, B, C ou D
  • Caso acerte, a dupla ganhará os pontos equivalentes àquela pergunta, que podem variar de 100, 500 e 1000 pontos.
  • Caso erre, a dupla irá pagar uma prenda previamente escolhida pela Comissão Organizadora.
  • Quando cumprida a prenda, a dupla ganhará a metade dos pontos da questão.
  • O não cumprimento da prenda, ou o sua realização insatisfatória, incorrerá na distribuição da metade dos pontos para as outras duplas concorrentes.
  • Atuação das Torcidas em Relação a Tarefa:
As torcidas poderão “soprar” as respostas para a dupla de sua equipe, mas deverá ficar quieta quando as outras duplas estiverem combinando sua resposta.
  • Sobre os Conteúdos das Questões:
Será divulgado um Edital, no qual constarão os Conteúdos Programáticos a serem abordados nas Questões do Desafio.
1. SUGESTÃO:
  • Aumentar o número de equipes para cinco;
2. JUSTIFICATIVA:
  • Maior Competitividade;
  • Maior Participação de todos os alunos, devido ao menor número de integrantes das equipes;
  • Busca de Inovação;
3. DESAFIOS
  • Discutir com os alunos;
  • Adaptar o espaço para as equipes
  • Outros
Países Africanos Apontados
  • Ruanda;
  • República Democrática do Congo;
  • Etiópia;
  • Somália;
  • Madagascar;
  • Sudão;
  • Argélia;
  • Senegal.

    Fontes de Pesquisa
    JOGOS DESAFIOS
    1.GEOGRAFIA:
    ARGÉLIA
    RUANDA
    ETIÓPIA

    2. HISTÓRIA



    MESA REDONDA
    PAÍS RUANDA:
    No ano de  1994, os militares e milícianos ligados ao antigo regime que governava Ruanda  mataram cerca de 800.000 tutsis e hutus oposicionistas, naquilo que ficou conhecido como o Genocídio de Ruanda.
    PAÍS ETIÓPIA:
            Sabemos que o país Etíopia é uma região conhecida mundialmente devido a sua maior problemática humana que é a FOME. Problema esse que atinge diversos outros países da África. Baseado nesse aspecto social e econômico

    PAÍS ARGÉLIA:
            Sabe-se que a Argélia ganha destaque na Africa do Norte por ser um país marcado pela influência islâmica e por se destacar na exploração de petróleo e de outros recursos energéticos e minérios no país. Diante dessas informações

    MESA REDONDA- TEMA :
    A Ruanda antes e depois do Genocídio

    Argelia.

    Mesa Redonda
    TEMA-    ”Guerra Santa” : A intolerância religiosa na Argélia.

    Mesa redonda

    TEMA – Etiopia em cores: Terror vermelho  X  Terror branco no pais da fome na década de 1970.

    FILOSOFIA
    Blog para pesquisar:
    http://problemasfilosoficos.blogspot.com/2007/01/genocdio-de-ruanda.html

Um comentário:

celso-1-c-romeu de castro disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.