sábado, 23 de outubro de 2010

O mito e a filosofia

O mito é a narrativa mais antiga a respeito do surgimento e do funcionamento dos deuses, do mundo e da vida. Está presente em todas as culturas humanas. Ele serve muitas vezes para arranjar uma explicação sobre o mundo e a realidade. O sistema mítico de explicação projeta as paixões, as motivações e as experiências dos próprios seres humanos para o mundo celeste. Os povos antigos, em geral, orientavam suas vidas com base nos mitos.
A característica principal do mito é que o seu conteúdo não é passível de ser demonstrado de forma racional. Nos mitos gregos, por exemplo, afirma-se que os raios que caem sobre a Terra provêem de Zeus e, claro, tal afirmação não é passível de ser comprovada. Em geral, quem recebe as explicações mitológics confia nelas como explicações verdadeiras. O mito é um pensamento acrítico, pois não explica nem analisa sua maneira de conhecer ou o processo pelo qual chega ao saber. O mito é inquestionável e incontestável.
Porém, no século VI a.C., uma série de fatores históricos e culturais - contato com  outras culturas, surgimento do comércio, novas formas de organização política e social, a utilização da moeda - levou os gregos a questionar a explicação mitológica. A partir desse momento, as respostas dadas pelos mitos a certas questões não satisfaziam mais a alguns pensadores, que exigiam explicações mais rigorosas. A concepção tradicional do mundo estava se esgotando. Abria-se uma brecha na estrutura mitológica para o surgimento do pensamento filosófico-científico, que valorizava a razão como principal capacidade humana para conhecer a realidade. Até certo ponto, o pensamento filosóficosurgiu em oposição ao pensamento mitológico. Mas seria um erro pensar que o pensamento mitológico tenha sido completamente desprezado pelo pensamento que o sucederia. Podemos dizer que o pensamento filosófico-científico, por um lado, nasceu em ruptura com a visão mítica do mundo e, por outro lado, incorporou em certa medida a estrutura mítica, que era a base da cultura grega.
Platão, por exemplo, em suas obras, utiliza-se muitas vezes de mitos para expressar alguma ideia filosófica e fazer-se entender por meio de simbologias. (Fonte: Incontri, Dora; Bigheto, Alessandro Cesar. Filosofia - Construindo o pensar, volume único. São Paulo. Escala Educacional, 2008, p. 16) 

Mitologia grega e religião
Na Grécia Antiga, as pessoas seguiam uma religião politeísta, ou seja, acreditavam em vários deuses. Estes, apesar de serem imortais, possuíam características de comportamentos e atitudes semelhantes aos seres humanos. Maldade, bondade, egoísmo, fraqueza, força, vingança e outras características estavam presentes nos deuses, segundo os gregos antigos. De acordo com este povo, as divindades habitavam o topo do Monte Olimpo, de onde decidiam a vida dos mortais. Zeus era o de maior importãncia, considerado a divindade seprema do panteão grego. Acreditavam também que, muitas vezes, os deuses desciam do monte sagrado para relacionarem-se com as pessoas. Neste sentido, os heróis eram os filhos das divindades com os seres humanos comuns. Cada cidade da Grécia Antiga possuía um deus protetor.
Cada entidade divina representava forças da natureza ou sentimentos humanos. Poseidon, por exemplo, era o representante dos mares e Afrodite a deusa da beleza corporal e do amor. A mitologia grega era passada de forma oral de pai para filho e, muitas vezes, servia para explicar fenômenos da natureza ou passar conselhos de vida. Ao invadir e dominar a Grécia, os romanos absorveram o panteão grego, modificando apenas os nomes dos deuses.  

Conheça abaixo uma relação das principais divindades da Grécia Antiga e suas características.

Nome do deus   O que representava
Zeus rei de todos os deuses
Afrodite amor
Ares guerra
Hades mundo dos mortos e do subterrâneo
Hera protetora das mulheres, do casamento e do nascimento
Poseidon mares e oceanos
Eros amor, paixão
Héstia lar
Apolo luz do Sol, poesia, música, beleza masculina
Ártemis caça, castidade, animais selvagens e luz
Deméter colheita, agricultura
Dionísio festas, vinho
Hermes mensageiro dos deuses, protetor dos comerciantes
Hefesto metais, metalurgia, fogo
Crono tempo
Gaia planeta Terra

Questões para debate:

1. Defina mito.

2. Estabeleça a diferença entre mito e filosofia.

3. No mundo contemporâneo, ainda podemos perceber a existência de mitos? Dê exemplos.

77 comentários:

paulo silvino( 1 ano b) romeu de castro. disse...

1:O mito é um tipo de opinião de cada pessoa;o modo de pensar.

2:O mito é tipo de mentira;E a filosofia é uma verdade.

3:Sim; por quer existem várias pessoas
que inventam bobagens para mito.

Paulo black!!!

Jamilles Sousa 1º B ROMEU DE CASTRO disse...

1) O mito é a narrativa mais antiga a respeito do surgimento e do funcionamento dos deuses, do mundo e da vida.
2) O mito é um pensamento acrítico, pois não explica nem analisa sua maneira de conhecer ou o processo pelo qual chega ao saber.
3) sim.saci perere, curupira,etc

Raniele Oliveira 1B . Romeu de Castro disse...

1 . Mito era uma forma que o(s) homem(s) utilizava para explicar fenômenos naturais , na qual ele(s) não tinham conhecimento .

2 . Mito:Explicar sem saber o proposito .
Filosofia:Explicar e saber o proposito .

3 . Não .

marcos rodrigues.' 1° b romeu de castro (manhã) disse...

o mito é a narrativa mais antiga a respeito do surgimento e do funcianamento dos deuses.'

leonardonascimento1Bmanharomeudecastro disse...

1:mito e a opiniao dde pessoas diferentes para esclarecer algu que tenha duvida.

2:mito e apergunta que quere que seja exclarecida e filosofia e o debate das pessoas envolvendo essa pergunta.

3:sim historias sem sentido que ninguem nunca viu visualmente

José Augusto(1 ano B) Romeu de castro. disse...

1:O mito é a opinião que as pessoas devem pensar sobre o assunto.

2:O mito é modo de pensar de cada pessoa;A filosofia é um debate das pessoa envolvendo essas perguntas.

3:Sim;por que a cada dia as pessoas pensam mais sobre várias coisas.

kelton jonathan 1º ano b romeu de castro disse...

respostas
1ª) defina mito?
R= o mito foi uma forma que os povos antigos encontrar uma resposta para o que eles não conseguiam explicar

2º) qual a diferença entre mito e filosofia?
R= mito e a forma der pensamento encontrada para explicar alguns fenômeno que não tinham explicaçao antigamente.ex: raios.já filosofia é uma ciência do pensamento onde tenta se achar a explicação é o porque de tudo.

3º)sim.saci,curupirae outros menbros do folclóre.

Daianni N°.:7 Escola:Romeu de Castro 1º b Manhã. disse...

É uma narrativa antiga a respeito dos deuses,da vida e do mundo.Esta presente em várias culturas e serve para explicar algumas coisas sobre o mundo e a realidade.
Mito= Conjunto fechado de conhecimentos, capaz de explicar a realidade do meio. Tenta explicar a realidade pela própria realidade.
Filosofia= Conhecimento objetivo, caracterizado pela razão, preocupa-se com a essência das coisas.
Mitos Folcloricos.

Samia Graziella 1ºB ROMEU DE CASTRO disse...

1) O mito é a narrativa mais antiga a respeito do surgimento e do funcionamento dos deuses, do mundo e da vida. Está presente em todas as culturas humanas.
2) O mito é um pensamento acrítico, pois não explica nem analisa sua maneira de conhecer ou o processo pelo qual chega ao saber. O mito é inquestionável e incontestável.
3) Sim . como os personagens do folclore
ex: curupira , saci-perere , lobisomen , etc...

maykon 1b romeu de castro disse...

1)mito è uma narrativa muito antiga que o seu sugimento veio dos deuses,do mundo e da vida.
2)a diferença é que o mito é uma narrativa e a filosofia é o amor pelo saber das historias antigas e futuras.
3)sim,pois o mito faz parte de quase tudo e o mundo conteporanio é que não vai ficar de fora pois o mito é uma narrativa e a narrativa é quase nossa segunda vida.

Edivan Mendes Alves 1° B Romeu de Castro disse...

1°-Mito é uma forma que os povos antigos econtram para explicar coisas que não sabiam, pra suprir sua falta de conhecimento sobre as coisas naturais.
2°A filosofia se baseia em respostas logicas,coisas que podem ser vistas ou explicadas, ao contrario dos mitos, que se baseiam em coisas que não se tem certeza.
3°Acredito que sim,coisa como anjos e demônios, que as pessoas não veem, mas acreditam, são de certa forma são mitos.Eu penso que enquanto as pessoas não conhecerem algo,sempre existirá mitos.

A filosofia surgiu a partir do ponto em que os mitos não estavam podendo explicar as coisas, então acredito que a filosofia é de certa forma uma evolução dos mitos.Então acho que filosófia e mito sempre estarão juntos, dependendo um do outro.

david wuallison 1 B romeu de castro menezes disse...

1) mitoea narrativa mais antiga a respeito do surgimento e do funcionamento dos deuses,do mundo e da vida.
2)mito caracterizado pelo seu conteudo
não e passivel de ser.
filosofia fazer se entender por meio de simbologia.
3)folclore.

jonata 1.b romeudecastro disse...

1. O mito è a narrativa mais antiga a respeito do sugimento e do funcionamento dos deuses, do mundo e da vida. 2.

elizabeth romeu de castro 1b disse...

1 mito e a narativa mais antiga a respeito do surgimentoe do funcionamento dos deuses do mundo e da vida o mito esta presente em todos as culturas humanas
O mito é um pensamento acrítico, pois não explica nem analisa sua maneira de conhecer ou o processo pelo gual chega ao saber
2A característica principal do mito é que o seu conteúdo não é passível de ser demonstrado de forma racional
3 eu acho gue nao

Maria do carmo 1°B Romeu de Castro. disse...

1°- mito,é a forma que as pesoas usavam antigamente para desvendar os misterios da natureza,tudo o que acontecia,tinha somente uma explicaçao,os deuses e a seus poderes sobre naturais. 2°- A filosofia valorizava a razão como principal capacidade humana para conhecer a realidade.já o mito,é um pensasmento criticopois não explica nem analisa sua maneira de conhecer ou o processo pelo qual chega ao saber. 3°- Na minha opnião,não,pois hoje nos temos varios tipos de "ciencia"...e hoje esses DEUSES não são mais tão visto assim,os SANTOS são mais conhecidos...

Vitoria Regia N°.:41 Escola Romeu de Castro 1º B Manhã. disse...

É uma narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma dada cultura.
MITO: fixa a narrativa no passado;
FILOSOFIA: se preocupa em explicar como e porque, no passado, no presente e no futuro.
Mitos folcloricos,lendas antigas,etc.

GEMILKSON 1B ROMEU DE CASTRO disse...

1. O mito é a narrativa mais antiga a respeito do sugimento e dofuncionamento dos deuses, do mundo e da vida.

2. Adiferensa é que omito falados .





















ala

Bianca Mendes da Silva,1°B,N°4.Romeu de Castro disse...

1:Mito é a narrativa mais antiga a respeito do surgimento e do funcionamento dos deuses,do mundo e da vida e também serve para explicar as coisas do mundo e da realidade.
2:mito:explicar sem saber o seu devido proposito.
filosofia:explica com algum proposito.
3:sim,pois muitos lugares,cidades e regiões se baseam em mitos de seus antepassado para a nova geração.

ariane da guia diniz 1 B escola romeu de castro disse...

''o mito é a narrativa mais antiga a respeito do surgimento e do funcionamento dos deuses,do mundo e da vida. ''


''a diferença entre mito e filosofia e q o mito é um pensamento acrítico ,pois não explica nam analisa sua maneira de conhecer ou o processo pelo qual chega ao saber .e a filosofia pois valorizava a razão como principal capacidade humana para conhecer a realidade.''


''sim. nas previsoes de chuva , nos feitiços , quando o mar estar em furia muita vezes dizemos q e poseidon q esta com raiva .''

Maria Aline 1B Escola Romeu de Castro disse...

O mito é a narrativa mais antiga a respeito do surgimento e do funcionamento dos deuses,do mundo e da vida.


O mito é um pensamento acrítico,pois não explica nem analisa sua maneira de conhecer ou o processo pelo qual chega ao saber.



Sim.Saci perere, etc.

jessica 1 ano B Rotary club disse...

1. É a narrativa mais antiga a respeito do surgimento e do funcionamento dos deuses, do mundo e da vida.

2. Mito é que o seu conteúdo não é passivo de ser demonstrado de forma racional.

3. Sim. Hoje é conhecido como lendas urbanas

diogo B ESCOLA ROTARY disse...

o mito e a narrativa mais antiga a respeito do surgimento e do funcionamento dos deuses do mundo e da VIDA

Maria de Jesus-1º ano B-Escola Rotary disse...

O mito é um narrativa mais antiga a respeito do surgimento e do funcionamento dos deuses, do mundo e da vida.
O mito é algo inventado por alguém;modo de pensar de uma pessoas.

paulomichael sousa da silva 1b disse...

1.o mito é a narrativa mais antiga arespaito do surgimento dos deuses.
2.o mito é que o seu conteúdo

Westerley escola rotari disse...

O MITO É A NARRATIVA MAIS ANTIGA A RESPEITO DO SURGIMENTO DOS DEUSES DO MUNDO E DA VIDA.

maicon 1 ANO B TARDE rotary disse...

O mito é a narrativa mais antiga a respeito
do surgimento e do funcionamento dos deuses

jeferson 1ano escola rotary disse...

1) O mito é narrativa mais antiga a respeito do surgimento e do funcionamentos dos Deuses.

Unknown disse...

EU ME TERESSEI MUITO POR FILSSOFIA POR SEU TEXTO SAO MUIO INTERESSANTE EU ENTENDE QUE O MITO É UMA MENTIRA E A FILOSOFIA E UMA VERDADE A FILOSOFIA E UM TIPO DE INVERTIGAÇAO RACINAL SOCIAL HUMANA A FILSOFIA ELA VERDADEIRA E O MITO NAO POR QUE A FILOSOFIA ESTUDA A VERDADE E O MITO NAO

Antonia Edilene 1 ano C Romeu da Castro disse...

E a narrativa mais antiga a respeito do surgimento e do funcionamento dos deuses, do mundo e da vida.Esta presentente em todas as culturas humanas.

O mito é modo de pensar de cada pessoa A filosofia é um debate das pessoa envolvendo essas perguntas.

Boi da cara preta,saci,curupira,lobisome,mula sem cabeça entre outras...

Jackson Monteiro e Jaime Junior 1 Ano C Romeu de Castro disse...

O mito é a narrativa mais antiga a respeito do surgimento e do funcionamento dos deuses domundo e da vida.

O mito é o modo de pensa de cada pessoa A filosofia e um debate das pessoas envolvendo essas perguntas.

saci,curupira,boi da cara preta,mula sem cabeça,girita,m,mapinguari,pombinti e outro mito

Francisca Dayane 1 ano C Romeu de Castro disse...

E A NARRATIVA MAIS ANTIGA A RESPEITO DO SURGIMENTO E DO FUNCIONAMENTO DOS DEUSES,DO MUNDO E DA VIDA.ESTA PRESENTE EM TODAS AS CULTURAS HUMANAS.

A DIFERENÇA ENTRE MITO E FILOSOFIA É QUE ELA FALA A RESPEITO DO FUNCIONAMENTO DOS DEUSES,DO MUNDO E DA VIDA

BOI DA CARA PRETA,SACI,CURUPIRA,LOBISOMEN

maycon de oliveira 1°c romeu de castro meneses disse...

o mito é uma narrativa que está presente nas culturas humanas.e servia
para orientar a vida dos povos antigos.
o mito é uma mentira,e não analisa sua maneira de conheçer.
sim,plantão ultiliza mitos para expressar alguma ideia filosofica.

Tiago Pereira 1° C manhã Romeu de Castro disse...

1° O mito, pode ser uma historia verdadeira ou falsa.Para alguns que acreditam no mito é verdade, já para outros que não acreditam é falsa!


2° Pode-se dizer que o mito foge um pouco da realidade humana, já a filosofia é muito real para o ser humano.

3° Sim, ainda existem pessoas que acreditam em mitos! exemplos: fantasmas, deuses, etc.

Rhayane Santos 1:C Romeu de Castro disse...

Questão.1: O mito é a narrativa mais antiga que estar presente na filosofia e tambem nas cultura humanas ela serve varias veses para arranjar uma explicação sobre o mundo e a realidade.

Questão.2:O mito é uma mentira foi uma coisa enventada pelos povos antigos,e já a filosofia e uma verdade.

Questão.3:Sim,como[saci perere,curupira mula sem cabeça,etc;.

GABRIELA 1°C ROMEU DE CASTRO disse...

1= É A NARRATIVA MAIS ANTIGA A RESPEITO DO SURGIMENTO EDO FUNCIONAMENTO DOS DEUSES,DO MUNDO E DA VIDA.ETÁ PRESENTE EM TODAS AS CULTURAS HUMANAS.ELE SERVE MUITAS VEZES PARA ARRANJAR UMA EXPLICAÇÃO SOBRE O MUNDO E A REALIDADE.
2=MITO= MODO DE PENSAR E FILOSOFIA É TER CORIOSIDADE EM APRENDER E QUERER SABER MAIS.
3=SIM,MUITAS ESTÓRIAS QUE AINDA EXISTE SÓ PARA ASSUSTAR AS PESSOAS QUER SE ENLUDEM COM ISSO

jUSSILENE Paula 1.C Romeu de Castro Menezes disse...

1. O mito é uma narrativa de origem muito antiga e está presente em todas as culturas humanas. Os povos antigos,em geral,as pessoas mas velhas horientava suas vidas com base nos mitos mas antigos.

2. O mito é como se fosse uma mintira das estorias que não existe quem acredita mas nessas histórias são os povos mais antigos.
Filosofia: Até certo ponto,o pensamento filosófico surgio em oposição ao pensamento dos filosofos e historias etc.
3.sim no mundo com temporáneo existe alguns mitos que as pessoas falam Curupira,Mulhercavalo,mula sem cabeça

maanoel1c romeu de castro disse...

e a narrativa mais antiga a respeito do surgimento e do funcionamento dos deuses do mundo e da vida.
2mito é modo de pensar e filosofia é ter curiosidade em aprender e querer saber

Jessyca Kelly 1 ano C Romeu de Castro disse...

O mito é a narrativa mais antiga a respeito do surgimento e do funcionamento dos deuses,do mundo e da vida.

mito e apergunta que quere que seja exclarecida e filosofia e o debate das pessoas envolvendo essa pergunta.

Boi da cara preta,saci.curupira entre outros

alison 1c romeu de castro disse...

e narrativa mais antiga a respeito do surgimento e do funcionamento dos deuses,do mundo e da vida.n

alzeni,1A Romeu disse...

O mito é a narrativa mais antiga a respeito do surgimento e do funcionamento dos deuses, do mundo e da vida.

Suzy Oliveira 1ª A Romeu de Castro disse...

- É a narrativa mais antiga a respeito do surgimento e do fucionamento dos deuses,do mundo e da vida.
- Mito: É uma explicação sobre o mundo e a realidade.
Filosifia:É uma visão de mundo.
- Não. Porquer eu não vejo isso no mundo

tulio, 1A, romeu disse...

O MITO É A NARRATIVA MAIS ANTIGA A RESPEITO DO SURGIMENTO E DO FUNCIONAMENTO DOS DEUSES, DO MUNDO E DA VIDA.É esta presenteem todas as culturas humanas.

jefferson kaio 1ano a romeu de castro disse...

o mito e a narrativa mais antiga a respeito do surgimento e do funncionamemto dos deuses,do mundo e da vida.
mito e uma narrativa,e a filosofia e uma visao de mundo.
sim.por que ja ouvi varios tipos de mitos.

Robson Pinheiro 1ºA disse...

Mito é um pensamento acrítico, pois não explica nem analisa sua maneira de conhecer ou o processo pelo qual chega ao saber

Mito e a forma do pensamento encontrado para explicar alguns fenômeno que não tinham explicaçao antigamente.ex: raios.já filosofia é uma ciência do pensamento onde tenta se achar a explicação é o porque de tudo.

Quedas de raios pois acham que e coisa de zeus
o amor ea beleza de Afrodite

ismael de sousa 1a romeu de castro disse...

1 O mito é a narrativa mais antiga
a respeito do surgimento e do fucionamento
dos Deuses, do mundo e da vida.

2 Mito é que o seu conteúdo não é passível
de ser demostrado de forma racional
Filosofia Construindo o pensar, volume único. São Paulo. Escala Educacional, 2008, p. 16)

3O mito é um pensamento acrítico, pois não explica nem analisa sua maneira de conhecer ou o processo pelo qual chega ao saber

Guilherme 1ºA disse...

Mito é uma historia que esta presente em todas as culturas, nao comprovada, esta apenas associada a explicaçao de como o mundo veio a existir.

O mito e uma historia imaginária de um filosofo ridículo, que nunca foi comprovada por cientista.A filosofia esta baseada na forma de pensar e viver com sabedoria.

Acontecimentos desastrosos, como raios, inundações de rios,Paixões, musicas.Toda forma as pessoas pode se vê associada a mito

samio 1a romeu d castro disse...

1:O mito é um tipo de opinião de cada pessoa;o modo de pensar.

2:O mito é tipo de mentira;E a filosofia é uma verdade.

3:Sim; por quer existem várias pessoas
que inventam bobagens para mito.

Gabriel brasil 1A Romeu de Castro disse...

1-E a narrativa mais antiga a respeito do surgimento e do funcionamento dos deuses, do mundo e da vida.
2-O mito explica o conhecimento sobre os deuses.ea filosofia e uma forma de perguntar as questoes que mais afligem o homem.
3-nao

gustavo 1a Romeu de castro meneses disse...

O mito e a narrativa mais antiga arespeito do funcionamento dos deuses, do mundo e da vida.

O mito e o pensamento

Marcos Paulo disse...

Os povos antigos, em geral, orientavam suas vidas com base nos mitos.

paulo silvino(1 ano B)Romeu de Castro. disse...

O que eu achei dos comentários é que cada um deles tem uma opnião diferente,tem um jeito diferente de fazer os comentários.

PAULO BLACK!!!

charleane disse...

mito é a narrativa mais antiga a respeito do surgimento do funcionamento dos deuses, do mundo e da vida.

mito é um tipo de se expressar com mentira filosofar ja é uma tipo de expressar se verdade

sim.o mito esta presentes no nosso dia a dia é coisas q as pessoas as inventam q ñ existem.

Bronson DE Oliveira 1c Escola romeu de castro disse...

1:R: O mito é a narrativa mais antiga a respeito do surgimento e do funcionamento dos deuses, do mundo e da vida

2:R:MITO Ele serve muitas vezes para arranjar uma explicação sobre o mundo e a realidade.
A Filosofia, desde os gregos, se questiona sobre o seu próprio saber e o saber das coisas. Onde são evocados a razão e os sentidos como formas de atingir esse saber. Aristóteles, na sua Metafísica, disse que o homem deseja conhecer.

3:R::Sim; por quer existem várias pessoas
que inventam bobagens para mito

regis disse...

eu acho q a filosofia é muito importante para destacarmos o q é mito e verdade.

rafaelly cardoso 1 c romeu de castro disse...

1 o mito e um pensamento da pessoa o que a pessoa inventa ;
2 a fisolofia e um modo de mostrar a verdade
3 sim historia com muitas mentiras que o povo acreditar sem ver so por cabeça mais sabendo que nao existe

Celso Jeferson-1AnoC-romeu de castro disse...

1.mito é uma investigaçao critica do que não foi conprovado cientificamente do surgimento e do funcionamento do mundo e da vida.
2.A filosofia investiga a razão dos prícipios do funcionamento relacionados ao mundo e ao homem.E o mito inestiga o funcionamentodo que não foi conprovado.
3.sim;muitos ainda que nossos avôs contam e passam de geração em geração,e que vai modificando com o passar do tempo.Ex.:curupira,sasiperere,etc...

felipe 1º c romeu de castro disse...

1.o mito é a narrativa mais antiga a respeito do surgimento e do funcionamento dos deuses,do mundo e da vida
2.é que o mito é um tipo de mentira,e a filosofia é uma forma de explicar as caisas do mundo e da vida.
3.sim,o lobisomem,mula sem cabeça,saci,curupira,caipora e dentre outros.

Lucivando 1º Croeu de castro disse...

1 O mito é narrativa mais antiga a respeito do surgimento e do funcionamento
dos deuses
2.O mito é uma hitória criada por alguem
A filosofia é um meio de aprender cada vez mas, pois na filosofia é perguntando
que se aprende.
3.Sim como por exemplo lobisomem,mula sem cabeça,mapinguari, besta fera etc.

CHARLES ROBERTO UCHOA1 C ROMEU DECASTRO disse...

1 mito e uma maneira de de referir as historias dos deuses o mito uma historia nao sendo real mas que se conta para explicar algumas historias. 2 o mito e uma historia que se cria a filosoFIA E UM ESTUDO QUE SE FALA DOS MITOS E DOS DEUSES.3 A IARA A CUCA O LOBISOMEN.

Anônimo disse...

1) O mito é a narrativa mais antiga a respeito do surgimento e do funcionamento dos deuses, do mundo e da vida. Está presente em todas as culturas humanas.
2) O mito é um pensamento acrítico, pois não explica nem analisa sua maneira de conhecer ou o processo pelo qual chega ao saber. O mito é inquestionável e incontestável.
3) Sim . como os personagens do folclore
ex: curupira , saci-perere , lobisomen , etc...

felipesantos 11, 1°A Romeu disse...

O mito é uma narrativa de origem muito antiga e está presente em todas as culturas humanas,pensamento acrítico,pois não explica nem analisa sua maneira de conhecer ou o processo pelo qual chega ao saber.

James 1A romeu d castro disse...

:O mito é um tipo de opinião de cada pessoa;o modo de pensar.

2:O mito é tipo de mentira;E a filosofia é uma verdade.

3:Sim; por quer existem várias pessoas
que inventam bobagens para mito.

alisson 1a romeu de castro menezes disse...

o mito é uma forma de narrativa antiga,e esta presente nas culturas humanas.1:O mito é um tipo de opinião de cada pessoa;o modo de pensar.

2:O mito é tipo de mentira;E a filosofia é uma verdade.

3:Sim; por quer existem várias pessoas
que inventam bobagens para mito.

felipesantos 11, 1°A Romeu disse...

1 O mito é uma narrativa de origem muito antiga e está presente em todas as culturas humanas,pensamento acrítico,pois não explica nem analisa sua maneira de conhecer ou o processo pelo qual chega ao saber.
2 O mito é um pensamento acrítico, pois não explica nem analisa sua maneira de conhecer ou o processo pelo qual chega ao saber
3 acho que nâo.

flávio 1a romeu de castro. disse...

1:O mito é um tipo de opinião de cada pessoa;o modo de pensar.

O mito é a narrativa mais antiga a respeito do surgimento e do funcionamento dos deuses.

2:O mito é tipo de mentira;E a filosofia é uma verdade.

sim todo mito é mentira.

3:Sim; por quer existem várias pessoas
que inventam bobagens para mito.

pessoas q gostam de inventar mito..

James 1A romeu d castro disse...

1:O mito é um tipo de opinião de cada pessoa;o modo de pensar.

2:O mito é tipo de mentira;E a filosofia é uma verdade.

3:Sim; por quer existem várias pessoas
que inventam bobagens para mito.

felipesantos 11, 1°A Romeu disse...

1 O mito é uma narrativa de origem muito antiga e está presente em todas as culturas humanas,pensamento acrítico,pois não explica nem analisa sua maneira de conhecer ou o processo pelo qual chega ao saber.
2:mito e apergunta que quere que seja exclarecida e filosofia e o debate das pessoas envolvendo essa pergunta.
3 Não.

edilene 1a romeu de castro disse...

o mito e a narrativa mais antiga a respeito do surgimento e do funcionamento dos deuses, do mundo e da vida.
mito e uma narrativa mais antiga sobre o mundo e a filosofia e uma visao sobre o mundo.
sim.ja ouvi falar sobre os deuses da grecia.

Odair jose 1A Romeu d castro disse...

o mito é uma forma de narrativa antiga,e esta presente nas culturas humanas.1:O mito é um tipo de opinião de cada pessoa;o modo de pensar.

2:O mito é tipo de mentira;E a filosofia é uma verdade.

3:Sim; por quer existem várias pessoas
que inventam bobagens para mito.

gustavo 1a Romeu de castro meneses disse...

1:O mito é a opinião que as pessoas devem pensar sobre o assunto.

2:mito e apergunta que quere que seja exclarecida e filosofia e o debate das pessoas envolvendo essa pergunta.

.3:Sim;por que a cada dia as pessoas pensam mais sobre várias coisas.

gerliane 1 ano a romeu de castro disse...

mito e a narrativa mais antiga a respeito do deuses do mundo e da vida.
o mito e uma mentira e a filosofia e uma verdade,e a filosofia e uma visao de mundo.
sim porque ja ouvi varias pessoas falar sobre os deuses.

Odair jose 1A Romeu d castro disse...

''o mito é a narrativa mais antiga a respeito do surgimento e do funcionamento dos deuses,do mundo e da vida. ''


''a diferença entre mito e filosofia e q o mito é um pensamento acrítico ,pois não explica nam analisa sua maneira de conhecer ou o processo pelo qual chega ao saber .e a filosofia pois valorizava a razão como principal capacidade humana para conhecer a realidade.''


''sim. nas previsoes de chuva , nos feitiços , quando o mar estar em furia muita vezes dizemos q e poseidon q esta com raiva .''

joelton 1a romeu de castro menezes disse...

:O mito é um tipo de opinião de cada pessoa;o modo de pensar.

2:O mito é tipo de mentira;E a filosofia é uma verdade.

3:Sim; por quer existem várias pessoas
que inventam bobagens para mito.

luanasousa 1A romeu de castro disse...

1:O mito é a opinião que as pessoas devem pensar sobre o assunto.
2) O mito é um pensamento crítico, pois não explica nem analisa sua maneira de conhecer ou o processo pelo qual chega ao saber.
3)acho que sim.

joelton 1a romeu de castro menezes disse...

1:O mito é um tipo de opinião de cada pessoa;o modo de pensar.

2:O mito é tipo de mentira;E a filosofia é uma verdade.

3:Sim; por quer existem várias pessoas
que inventam bobagens para mito.

Eduardo A.de Sousa 1°a disse...

(1)>>> A característica principal do mito é que o seu conteúdo não é passível de ser demonstrado de forma racional.Nos mitos gregos, por exemplo, afirma-se que os raios que caem sobre a Terra provêem de Zeus e, claro, tal afirmação não é passível de ser comprovada.

(2)>>> O mito é um pensamento acrítico, pois não explica nem analisa sua maneira de conhecer o processo pelo qual chega ao saber.O mito é inquestionável e incontestável.
Filosofia É uma atividade e uma forma de pesamento sobre certas questões de vida.

(3)>>>Sim,Porque Nos mitos gregos, por exemplo,afirma-se que os raios que caiu sobre a Terra provêem de Zeus e, claro, tal afirmação não é possível de ser comprovada.

PEDRO MATIAS ROMEU DE CASTRO 1º A disse...

O MITO É NARRATIVA MAS ANTIGA SOBREO SURGIMENTO E DO FUNCIONAMTO DOS DEUSES
DO MUNDO E DE TODA VIDA.A FILOSOFIA É
A BOSCA DO SABER.SIM O MITO ESTA PRESETE NACULTURA DE TODOS OS POVOS.