segunda-feira, 15 de março de 2010

O que é FILOSOFIA?

Quem nunca manteve contato com a Filosofia num primeiro momento sente uma certa confusão ao tentar definir, conceituar a filosofia. Mas a filosofia pode ser compreendida frente a realidade que é tida como natural, óbia, comum. Será? Vamos pensar a partir do cotidiano das pessoas, do que elas fazem no seu dia-a-dia e construirmos o nosso conceito. Bom trabalho!

64 comentários:

henrique 1ano G EEFM Jose Sarney disse...

filosofia é o debate entre as pessoas que falao um pouco de tudo que esta acontecendo na terra,é a chanse de ter outras opiniões e dessas opiniões saen o debate entre as pessoas é isso que eu acho que é filosofia no meu ponto de vista espero que voce tenha gostado professor evando

Professor Evando disse...

Muito bem, Henrique é um bom começo. Mas temos que ampliar mais essa idéia que você tem filosofia. A filosofia como debate já nos ajuda a compreendê-la. Sócrates e Platão deram muita importância ao diálogo para filosofar. Mas não é um debate de opiniões soltas sem nenhuma conexão. O debate filosófico pressupõe o uso da razão, do pensamento racional, da argumentação lógica. Filosofia não é algo que ensina facilmente porque ao estudar filosofia você já está filosofando diria Kant. Recomendo que inicie sua reflexão pela etimologia (origem da palavra) filosofia. O filósofo é aquele que busca o saber de forma racional. Tente aprofundar um pouco mais sua opinião sobre a filosofia. Um bom trabalho.

luan a moral disse...

filosofia é o debate entre as pessoas que falao um pouco de tudo que esta acontecendo na terra,o debate entre as pessoas é isso que eu acho que é filosofia no meu ponto .Filosofia não é algo que ensina facilmente porque ao estudar filosofia você já está filosofando

luan a moral disse...

A Filosofia é um ramo do conhecimento que pode ser caracterizado de três modos: seja pelos conteúdos ou temas tratados, seja pela função que exerce na cultura, seja pela forma como trata tais temas. Com relação aos conteúdos, contemporaneamente, a Filosofia trata de conceitos tais como bem, beleza, justiça, verdade.

luan a moral disse...

Mas, nem sempre a Filosofia tratou de temas selecionados, como os indicados acima. No começo, na Grécia, a Filosofia tratava de todos os temas, já que até o séc. XIX não havia uma separação entre ciência e filosofia. Assim, na Grécia, a Filosofia incorporava todo o saber. No entanto, a Filosofia inaugurou um modo novo de tratamento dos temas a que passa a se dedicar, determinando uma mudança na forma de conhecimento do mundo até então vigente. Isto pode ser verificado a partir de uma análise da assim considerada primeira proposição filosófica.

Caroline Gadelha 1 disse...

filosofia é uma visão de mundo , filosofia é um tipo de sabedoria e como o professor mesmo disse quem nunca manteve contato com a FILOSOFIA no primeiro momento sente uma certa confusão ao tentar definir , a filosofia se interessa por questionar o pq das coisas.

Ingrid Ellen da Cunha souza 1º ano H Presidente José Sarney disse...

filosofia pra mim é toda aquela visão que temos do nosso mundo.Ela siguinifica a amizade e a sabedoria de nossas vidas.é muito importante sabermos o que é filosofia pois ela se interessa em questionar o sentido real das coisas que existe em nosso mundo o seu interesse principal é a razão do saber. Eu gosto muito de filosofia ela me ajuda a enteder melhor as coisas do mundo.

Anônimo disse...

Os começos podem ser desejáveis ou assustadores...
Há começos que nos marcam para sempre e são o início de uma grande caminhada benéfica e apaixonante. Outros haverá que se revelam retrocesso, perda de tempo, e, que só de os lembrarmos nos causam náusea e um aperto desagradável e sufocante no estômago.

Talvez tenhamos deixado já para trás o nervosismo caloiro do início das aulas de anos há muito passados. Mas o começo de um ano lectivo propõem-se sempre, a nós, com aquela incontrolável força da novidade.



A Filosofia é nova por definição. Em filosofia - verás - estamos sempre no começo... A filosofia procura alcançar as primeiras perguntas, e estas, decerto, estão no começo das coisas.


As perguntas são fundamentais para a filosofia: os sábios são recordados e celebrados na história por darem respostas... os filósofos talvez se celebrizem por fazerem perguntas.

Esta 'perguntação crónica' é o motor interno da própria filosofia. Herdamo-la do grego Sócrates que afirmava que a sua sabedoria residia no "Só sei, que nada sei". E quem não sabe pergunta!

Claro que os filósofos não são os mais tontos dos homens que perguntam como tolinhos e desdenham respostas. Não.
Mas sabem que se não nos pusermos a caminho, a perguntar, permaneceremos, por medo e comodismo, assentes em terra pouco fértil ou já saturada.

Caroline Gadelha 1 H' EEFM presidente josé sarney disse...

filosofia é uma visão de mundo , filosofia é um tipo de sabedoria e como o professor mesmo disse quem nunca manteve contato com a FILOSOFIA no primeiro momento sente uma certa confusão ao tentar definir , a filosofia se interessa por questionar o pq das coisas

Adriano 1 H' EEFM Presidente José Sarney disse...

filosofia e o debate entre sa pessoas que falo um poucode tudo que estar acontecendo na terra e a chanse de ter outras opiniao entre pessoas é isso que eu acho que e filosofia

Raquel kelly, 1 H, PJS disse...

A filosofia pra mim é a sobedoria da vida, é o tipo de conhecimento sobre o mundo que difere tambem das ciencias da natureza .
pra mim é diferente das outras formas de saber, ele dialoga com essas formas de saber e busca ate mesmo pensar sobre o sentido e a razão deses saberes!!!

Brenna THays 1 H; Escola: José Sarney... disse...

'Filosofia ;
-
A Filosofia se torna mais interessante;porque é uma matéria que se interessa por questionar o porquê das coisas.Buscando FUNDAMENTOS e SENTIDOS;além de ser um exercício racionalpor meio de reflexão e pensamento;
filosofia quer dizer : visão de MUNDO ou SABEDORIA de VIDA ;!a filosofia vem de origem GREGA por duas palavras : philos que significa 'amigo' e sophia que significa ''sabedoria''; filosofia não é sabedoria cotidiana,nem de religião nem de mito! Ela busca conhecimentos diferentes ;ou seja Filosofia é diferente das outras formas de saber... ela é um tipo de conhecimento sobre o MUNDO ;!

johnalisson/1º h /escola josé sarney disse...

A Filosofia é nova por definição. Em filosofia - verás - estamos sempre no começo... A filosofia procura alcançar as primeiras perguntas, e estas, decerto, estão no começo das coisas.


As perguntas são fundamentais para a filosofia: os sábios são recordados e celebrados na história por darem respostas... os filósofos talvez se celebrizem por fazerem perguntas.

Esta 'perguntação crónica' é o motor interno da própria filosofia. Herdamo-la do grego Sócrates que afirmava que a sua sabedoria residia no "Só sei, que nada sei". E quem não sabe pergunta!

Claro que os filósofos não são os mais tontos dos homens que perguntam como tolinhos e desdenham respostas. Não.
Mas sabem que se não nos pusermos a caminho, a perguntar, permaneceremos, por medo e comodismo, assentes em terra pouco fértil ou já saturada.

Pedro (1ºH) pjs disse...

Filosofia (do grego philos - que ama + sophia - sabedoria, « que ama a sabedoria ») é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem.

Jamille 1º H Escola José Sarney disse...

A filosofia tem o objetivo de fazer as pessoas terem senso crítico (pensar além do que pensam as pessoas que têem senso comum), tem a função de nos fazer pensar mais do que os olhos vêm, mais do que todo cidadão comum pensa; enfim, nos faz raciocinar melhor nos nossos atos, nas nossas ações e a pensar de maneira diferenciada e evoluída, o que nos ajuda bastante a tomar decisões certas nas horas certas.
Ela tem também principalmente a função de nos ensinar a ter um bom relacionamento com os outros seres humanos e conosco mesmo.
Através de seu processo de aprendizagem; observação, experiência, reflexão e domínio do saber, aprendemos tudo na vida, e melhor do que isso; aprendemos com amor.

Joana Elita 1 ano H EEFM presidente josé sarney disse...

É um exercício racional de cconstante busca pelo saber.
Também muito preciso no mundo de hoje,embora algumas pessoas não reconheça sua importância e necessidae em nosso dia a dia.
Filosofia é amigo do saber, proporciona vários conhecimentos que precisamos saber.
O mundo não se vive só de presente e futuro,e sim do passado que através desse passado que vivemos no mundo de hoje.
se hoje em dia as pessoas tivessem um diálogo antes de tomar certas atitiudes, seria mais fácil conviver com essas pessoas.

valkelene,1H escola josé sarney disse...

A FILOSOFIA É UM EXERCICIO RACIONAL DE CONSTANTE BUSCA PELO SABER JUSTAMENTE POR ISSO ELA PODE SER PENSADA COMO A ATITUDE HUMANA DE AMOR Á SABEDORIA QUE TEM COMO FIM O PROPRIO INTERESSE HUMANO EM SABER SOBRE AS COISAS.

Vanesca 1 ano H EEFM presidente josé sarney disse...

A Filosofia é um exercício racional de contante busca pelo saber.
Justamente por isso ela pode ser pensada como atitude humana de amor a sabedoria que tem como o fim do pŕópri interesse humano em saber sobre as coisas.

Railton | 1a "H" | EEFM José Sarney disse...

Bom, no meu ponto de vista, Filosofia é tudo aquilo que pensamos no nosso dia-a-dia, tudo que procuramos compreender, que tentamos entender.
A gente sempre querer saber o porque das coisas, tipo: porque isso existe? será que se fosse de outro jeito não seria melhor? Etc.
E as pessoas usam filosofia para criar um conceito sobre as coisas, ter mais sabedoria/entendimento.

Jonas Alves, 1H escola JOSE SARNEY disse...

FILOSOFIA SE INTERESSA POR QUESTIONAR O PORQUE DAS COISAS. ELA BUSCA O FUNDAMENTO E O SENTIDO DO QUE EXISTE POR MEIO DE UM ESFORÇO RACIONAL.

Unknown disse...

A filosofia se refere como visão do mundo ou como sabedoria de vida. Mas para explicar o que é filosofia,tal definição é limitada. filosofia é uma palavra de origem grega,formada por duas outras palavras :philos,que significa ''amigo'',e sophia ,que significa sabedoria.filosofia,portanto seria a amizade ,ou o amor,pela sabedoria.

kelsen bruno 1h presidente jose sarney disse...

filosofia e o debate entre as pessoas que falam um pouco de tudo que esta acontecendo na terra .em outras opinioes saem o debate entre as pessoas entao e isso que eu acho da filosofia no meu ponto de vista por isso que o professor esta aqui para nos repaçar um pouco da filosofia

Kayque Barbosa da Silva - 1°H EEFM Jose Sarney disse...

Para mim, a filosofia é muito útil, e tem extrema importância por devido a sua existência eu já tornei-me uma pessoa mais crítica, cética em outros termos, e em busca de respostas de perguntas ''gerais'', pois como alguns devem saber, a filosofia é radical, rigorosa e tem uma visão de conjunto, não apenas um foco.
Alem de ter o objetivo de Criar hipóteses, teses, antíteses e sínteses, em outras palavras específicas, a dialética.

Gerliano 1º h EEFM Pres. José Sarney disse...

A filosofia se refere como visão do mundo ou como sabedoria de vida. Mas para explicar o que é filosofia,tal definição é limitada. filosofia é uma palavra de origem grega,formada por duas outras palavras :philos,que significa ''amigo'',e sophia ,que significa sabedoria.filosofia,portanto seria a amizade ,ou o amor,pela sabedoria.

jose charmilson 1h ano EEFM Jose sarney disse...

A filosofia é uma forma de visão emter as pesooas que querm saber um pucumas sobre aproria filosofia.
filosofia é uma forde de saber oque os outros pensão esuapinião
afilosofia e diferente de outras fornas de sabre. ela diologa com estas formas de saber e busca atemesmo osaber filosofagoestisc

Francisco Leandro de Oliveira N:9. 1 ano turma H. E.E.F.M.Pres. José Sarney disse...

A filosofia é um ramo do conhecimento que pode ser caracterizado de três modo: seja pelos conteúdos ou temas tratados, seja pela função que exerce na cultura, seja pela forma como trata tais temas. Com relação aos conteúdos, contemporaneamente, a Filosofia trata de conceitos tais como bem, beleza, justiça, verdade. Mas, nem sempre a Filosofia tratou de temas selecionados, como os indicados acima.

rickson cordeiro pereira 1h n33 E.E.F .M . JOSE´ SARNEY disse...

A verdade é um ponto distante que tentamos alcançar, e quando nos aproximamos percebemos que esta mais além, é como alguma coisa em movimento que cresce e vai se distanciando no horizonte e nunca está completo no mesmo lugar ate porque a verdade é o pressuposto do completamente perfeito e que não nessecita de retoque e não e conhecido nada tão completo e perfeito assim, a verdade é relativa, parcial e transitória e nunca esta completa em lugar nenhum, de tal forma que se alguém te disser que conhece a verdade total ele é um mentiroso.

airton barreto . 1G disse...

A Filosofia é um ramo do conhecimento que pode ser caracterizado de três modos: seja pelos conteúdos ou temas tratados, seja pela função que exerce na cultura, seja pela forma como trata tais temas. Com relação aos conteúdos, contemporaneamente, a Filosofia trata de conceitos tais como bem, beleza, justiça, verdade.

vanderson disse...

ea arte de falar e tanben e bas tan te adimirado por varias pessoas sabias afilosofia nao e um assunto qeu eu par ticulamente intendo muito pois comese a is tudar agora

Nome:Francisco Erison da Silva Lopes 1 Ano G Tarde José Sarney disse...

Nesse texto quer passar para a gente uma nova visão de Filosofia,muitas não sabe de fato o que é Filofosar de verdade pensam eles que a Filosofifa é falar so da vida dos outros.Mas a Filosofia tem o prósito de saber o sentindo e o por que das coisas essa sim é a verdadeira visão de Filosofia.

Romario jefferan 1g josé sarney disse...

filosofia é uma visão de mundo.Mas, nem sempre a Filosofia tratou de temas selecionados. filosofia é o debate entre as pessoas que falao um pouco de tudo que esta acontecendo na terra.............

tony wallison 1G. sarney disse...

o modo de agir e pensar que cada um de nos.filosofia é uma visão de mundo , e um tipo de sabedoria que ganhamos com o tenpo.

alexsandra cinara de castro barbosa disse...

filosofia e a busca constante pelo saber...afilosofia em si estuda omodo de penssar de cada um;assim tornando esencial na vida de cada um de nos.

josymara1g disse...

como no texto diz muitas pessoa confunde a filosofia,tem pessoas que pensa que filosofia é so falar uma com a outra mais estao enganada.filosofia nao e so materia mas sim um conceito para vida toda.

Unknown disse...

A filosofia é um ramo do conhecimento que pode ser caracterizado de três modo: seja pelos conteúdos ou temas tratados, seja pela função que exerce na cultura, seja pela forma como trata tais temas. Com relação aos conteúdos,

crislane (presidente josé sarney)1G-TARDE disse...

é o debate entre as pessoas que fala sobre os acontecimentos do mundo,e os comentarios das pessoas no que ela acham e é o ramo dos conhecimentos.

erleudo felix (1g) disse...

a filosofia e uma atividade de reflexão onde as pessoa tentam buscar o porque das coisas e refleti-la sobre ela.

airton barreto . 1G josé sarney disse...

A filosofia e um debate entre pessoas que fala um pouco de tudo a filosofia é aquela busca o saber de forma racional
a Filosofia não é algo que ensina facilmente porque ao estudar filosofia
fazem o nosso dia- dia !!

george 1°g PJS disse...

A filosofia pode ser um ato de sabedoria,pois quem numca se perguntou para sí mesmo,ouperguntou para uma outra pessoa,procurar saber o por que de algo,opu saber de algo é um tipo de sabedoria.XD.

brena melo 1°G EEFM jose sarney. disse...

sera uma realizaçao da filosofia. sao debate que a filosofia traz para acontecimento que acontence na trrra que e nosso planeta. espero que goste professor evando...

Unknown disse...

a filosofia pode ser um ato de sabedoriaa filosofia pode ser um ato de sabedoriaa filosofia pode ser um ato de sabedoriaa filosofia pode ser um ato de sabedoriaa filosofia pode ser um ato de sabedoriaa filosofia pode ser um ato de sabedoriaa filosofia pode ser um ato de sabedoriaa filosofia pode ser um ato de sabedoria

Unknown disse...

filosofia é um tipo de sabedoria e como o professor mesmo disse quem nunca manteve contato com a FILOSOFIA no primeiro momento sente uma certa confusão ao tentar definir , a filosofia se interessa por questionar o pq das coisas. filosofia é uma visão de mundo

brena melo 1°G EEFM jose sarney. disse...

sera uma realizaçao da filosofia. sao debate que a filosofia traz para acontecimento que acontence na trrra que e nosso planeta. espero que goste professor evando...

irenice abreu.E.E.F.M.pres.josé sarney disse...

hum...filosofia e a forma de debater com as pessoas e também um tipo de sabedoria de vida e uma forma das pessoas dar suas opinioes.professor ta ai eu nao sei dizer o que e filosofia direito,mas tentei, nao sei se esta bom.

M Conceição Martins 1°g tarde disse...

No meu ponto de vista filosofia é uma conversa qualquer que temos no nosso dia a dia.Quando conversamos com alguém estamos filosofando.filosofia é sempre buscar saber mais, ter mais conhecimento sobre o que está acontecendo no nosso mundo.Espero que tenha gostado.

Anônimo disse...

E muito bom estudar um pouco sobre filosofia,assim ficamos sabendo o q esta acontecendo na terra e de ter as nossas chances de ter a nossa propria opiniao e de mostrar as pessoas q isso nao e apenas brincadeira e sim importante para o mundo q elas vivem.
Pelomenos eu estou gostando de saber um poudo de tudo q acontece no mundo q eu vivo,acho isso muito importante.

mayara bruna1°G EEFM jose sarney disse...

afilosofia no meu ponto de vista è um pouco de tudo que esta acontecendo com os estudiosos da filosofia.afilosofia nâo é algo que ensina facilmente porque ao estudar filosofia você jà esta apredendo cada vez mas filosofia.nâo e algo que ensina fasilmente porque ao estudar filosofia você ja esta estudando bastante filosofia.

Alynda disse...

Filosofia é criar conceitos,
Filosofa é pensar continuamente no ato dinâmico da reflexão, de surpreender-se diante do imprevisto, do inexplicável, do maravilhoso...
Na popria convesa as pessoas debate para acha o porque das coisas .
Alynda Mydianny Moreira COUNHA
1°G PJS

RUTH PRIMEIRO ANO H disse...

afilosofia è um pouco de tudo que esta acontecendo com os estudiosos da filosofia.

tayuane de sousa 1° ano (h) disse...

Filosifia para mim é uma forma de estudar o mundo melhor, e entender tudo o que á nele. Como diz o filosofo a filosofia nasce de um espanto, pois quando tratamos de filosofia tanbém tratamos de curiozidade. Curiozidade de saber tudo sobre a filosofia, e com perguntas é que encontramos as respostas. Bem filosofia para mim é isoo.

RUTH PRIMEIRO ANO H disse...

a filosofia è um pouco de tudo que esta acontecendo com os estudiosos da filosofia.

JEYMISON FERREIRA DA CONCEIÇÃO SERIE:1H JOSE SARNEY disse...

filosofia é uma visão de mundo , filosofia é um tipo de sabedoria e como o professor mesmo disse quem nunca manteve contato com a FILOSOFIA no primeiro momento sente uma certa confusão ao tentar definir , a filosofia se interessa por questionar o pq das coisas

26 de abril de 2010 09:58

Anônimo disse...

filosofia é o debate entre as pessoas que falao um pouco de tudo que esta acontecendo na terra,o debate entre as pessoas é isso que eu acho que é filosofia no meu ponto .Filosofia não é algo que ensina facilmente porque ao estudar filosofia você já está filosofando

@lEv 1ano H disse...

filosofia é o debate entre as pessoas que falao de tudo que esta acontecendo na terra,é a chanse de ter outras opiniões e dessas opiniões saen o debate entre as pessoas,é isso que acho da filosofia no meu ponto de vista!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ricardo barbosa (1h pjs disse...

A Filosofia é um exercício racional de contante busca pelo saber.A filosofia se refere como visão do mundo ou como sabedoria de vida. Mas para explicar o que é filosofia,tal definição é limitada.

Francisco Erison da Silova Lopes 1G josé sarney disse...

De:Erison 1G

Para:Raquel 1H

Esse comentário foi bem dentro da minha opinião sobre Filofosia,eu tambem acho que a Filosofia é diferente de tudo aquilo que possamos imaginar esse é o nosso ponto de vista sobre Filosofia.

Anônimo disse...

filosofia é uma visão de mundo , filosofia é um tipo de sabedoria e como o professor mesmo disse quem nunca manteve contato com a FILOSOFIA no primeiro momento sente uma certa confusão ao tentar definir , a filosofia se interessa por questionar o pq das coisas.

Unknown disse...

Filosofia alem de uma boa matéria,e uma boa forma de debate em grupos alem do debate tem a tese que melhora o bom funcionamento do pensamento,dentre outras palavras a filosofia e o ato de compreensão do conceito humano.A filosofia tende de vários pontos de vista de várias outras teses.Vai da cabeça de cada um.

patricia garcia jose sarney 1ano G disse...

A Filosofia é um ramo do conhecimento que pode ser caracterizado de três modos: seja pelos conteúdos ou temas tratados, seja pela função que exerce na cultura, seja pela forma como trata tais temas.filosofia é o debate entre as pessoas que falao um pouco de tudo que esta acontecendo na terra hoje em dia filosofia pra mim é toda aquela visão que temos do nosso mundo.Ela siguinifica a amizade e a sabedoria de nossas vidas.

irenice abreu.EEFM.josé sarney.1ano''G'' disse...

de acordo com a ingrid ellen,concordo com o que ela debateu sobre a filosofia,que siquinifica a amizade e a sabedoria de nossas vidas e tambem a visao do mundo.

alex pjs 1g disse...

afilosofia no meu ponto de vista è um pouco de tudo que esta acontecendo com os estudiosos da filosofia.afilosofia nâo é algo que ensina facilmente porque ao estudar filosofia você jà esta apredendo cada vez mas filosofia.nâo e algo que ensina fasilmente porque ao estudar filosofia você ja esta estudando bastante filosofia.

mria da conceicao 1gjose disse...

a filosofia´édeba o modo de pensar das pessoas e agir no codiano e pode ser compriendida frete a realidade que e tida como uma coisa natural obia e comum.e tambem é debatida,a filosofia é questao da opiniao das pessoas.terensol

PROFESSOR EVANDO disse...

Paulo Luan, Francisco Leandro e Airton Barrto, seus comentários estão idênticos, pois um copiou do outro. Essa atividade no blog é para estimular o pensamento autônomo do estudante de forma crítica e não cabe aqui o Control C + Control V. Sejam honestos consigo mesmos porque se pensam enganar o professor o efeito pode ser contrário. Tentem ser vocês mesmos e respondam coerentemente com a visão de cada um. Um abraço.

lumamalu disse...

A Filosofia é a oportunidade de desenvolver um pensamento independente e crítico, ou seja, permite a ele experimentar um pensar individual. É a busca incessante do conhecimento e oportunidade de conhecer a si próprio.É a discussão entre pessoas, propiciando o conhecimento de valores e do auto conhecimento.