quarta-feira, 17 de março de 2010

Cultura, gênero e etnia

As chamadas Ciências Sociais se dividem em: Sociologia, Economia, Ciência Política e Antropologia. O que cada uma delas estuda?

Sociologia: estuda as relações sociais e as formas de associação; considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. A Sociologia envolve, portanto, o estudo dos grupos e dos fatos sociais, da divisão da sociedade em classes e camadas, da mobilidade social, dos processos de cooperação, competição e conflito na sociedade.

Economia: Tem por objeto as atividades humanas ligadas à produção, circulação, distrituição e consumo de bens e serviços. Portanto, são fenômenos estudados pela Economia a distribuição da renda no país, a política salarial, a produtividade de uma empresa etc.

Ciência Política: Ocupa-se da distribuição de poder na sociedade, assim como da formação e do desenvolvimento das diversas formas de governo. É a Ciência Política que estuda por exemplo os partidos políticos, os mecanismo eleitorais, etc.

Antropologia: Estuda e pesquisa as semelhanças e as diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos, assim como a origem e a evolução das culturas. Além de estudar a cultura dos povos pré-letrados, a Antropologia ocupa-se também da diversidade cultural existente nas sociedades industriais. São objetos de estudo da Antropologia os tipos de organização familiar, as religiões, a magia, os ritos de iniciação dos jovens, o casametno, etc.

Fonte: Introdução à Sociologia, Série Brasil, Pérsio Santos de Oliveira, p. 11.

Mas o que nos interessa aqui é o conceito de cultura e sua relação com a questão de gênero e etnia. O que é cultura? Qual a diferença entre a cultura ocidental e a oriental? O que é contracultura e subcultura? Qual o aspecto material e o não-material da cultura?

42 comentários:

José Irisvan.3º ANO A.NOÉLIA ALENCAR. disse...

Cultura é o conjunto de tradições de um povo ou individuo,é todo o costume que uma civilização tem,eque vem seguindo desde muito tempo,desde os seus antepassados.Tendo cada país do planeta uma cultura diferente,e podendo o país ter em cada região umtipo de cultura diferente.Existindo no planeta duas culturas dominantes:a ocidental,e a oriental,sendo elas totalmente diferentes.Existindo a subcultura que é o conjunto de culturas de um certo grupo social e a contracultura que é um novo tipo de cultura,tendo um novo geito de pensar e agir.A cultura é material devido aos costumes físicos do povo,como as roupas,por exemplo o kimono no Japão,e ela é não-material devido ogeito de pensar do povo que a segue.

Unknown disse...

Cultura é o conjunto de várias tradições de uma civilização,são os costumes que a civilização possui,que vem desde muito tempo,desde seus ancestrais.Cada país possui uma cultura diferente,em alguns países para cada região diferente,um tipo de cultura diferente.

Elivelton Medeiros 3 ano disse...

Cultura é o conjunto de várias tradições de uma civilização,são os costumes que a civilização possui,que vem desde muito tempo,desde seus ancestrais.

leandro disse...

a cultura é uma tradição que nasce de familia,é sua tradiçãoes devem ser sempre celebrada pelos os seus ancestrai.para cada familia tem suas tradiçãos deferentes

Anônimo disse...

Cultura popular, ou cultura pop é a cultura vernacular - isto é, do povo - que existe numa sociedade moderna. O conteúdo da cultura popular é determinado em grande parte pelas indústrias que disseminam o material cultural, como por exemplo as indústrias do cinema, televisão, música e editorais, bem como os veículos de divulgação de notícias. No entanto, a cultura popular não pode ser descrita como o produto conjunto dessas indústrias; pelo contrário, é o resultado de uma interação contínua entre aquelas e as pessoas pertencentes à sociedade que consome os seus produtos.

ERICA DE SOUSA disse...

A cultura popular está constantemente mudando e é específica quanto ao local e ao tempo. Dentro da cultura popular, formam-se correntes, na medida em que um pequeno grupo de indivíduos terá maior interesse numa área da qual a cultura popular mais generalizada se percebe apenas parcialmente a existencia.

tamara lia disse...

A cultura popular está constantemente mudando e é específica quanto ao local e ao tempo. Dentro da cultura popular, formam-se correntes, na medida em que um pequeno grupo de indivíduos terá maior interesse numa área da qual a cultura popular mais generalizada se percebe apenas parcialmente a existencia.

Marivalda 3ano Noelia Alencar disse...

Cultura são práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo. Se refere a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e "preenchem" a sociedade. As culturas orientais e ocidentais são muito diferentes, e em algum momento da história foram consideradas inclusive opostas.No ocidente a vestimenta para o luto é de cor preta, no oriente esta é branca.
Subcultura:variação de uma cultura que mantém grande parte de suas características:ex. maconha. Contracultura:novos estilos, padrões de comportamento.A cultura possui os dois aspectos, ainda que se trate de algo pelo valor agregado e não a materialidade é assim que ela se manifesta.
A religião é um exemplo de imaterialidade que se manisfesta concretamente através de simbolos materiais.
O imaterial possui um valor abstrato, que é concretizado por materialmente. Ainda não foi possível dissociar um do outro.

Alana Araújo da Silva-3º ano A -Noélia Alencar disse...

Cultura é o conjunto de tradiçães artísticas,sociais,línguisticas e comportamentais de um povo ou civilização.Mas tendo cada país uma cultura diferente:a ocidental e a oriental.Por exemplo:no ocidente a vestimenta para o luto é de cor preta,no oriente é branca;no ocidente reza-se para o exterior,Deus encontra-se nos céus,no oriente reza-se para o interior, para o despertar o Deus que existe em nós,etc...existindo a subcultura grupo de pessoas com características específicas que criam ou pretendem criar uma subdivisão cultural e a contracultura conjunto de manifestações que marca uma revolta contra as atividades ideológicas e artísticas dominantes.A cultura é material devido suas tradições e costumes,e não-material devido o jeito,o pensar e o agir do povo.

Aline Araújo 3º Ano A Noélia Alencar disse...

Cultura é um conjunto de tradições, hábitos e costumes de uma determinada sociedade, que a caracteriza dando-lhe identidade própria.Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade.Há diferenças entre a cultura oriental e a ocidental...exemplos:
• No ocidente reza-se para um Deus exterior, Deus está potencialmente fora do homem, já no oriente reza-se para o interior, para despertar o Deus que existe dentro dos homens.
• No ocidente a vestimenta para o luto é de cor preta, no oriente esta é branca.
• A música culta do ocidente é suave, no oriente é estridente.
• A alimentação ocidental é preferencialmente com base salina, a oriental é doce, amarga, ácida, inclusive na Índia provam-se os sete sabores a cada dia da semana.
E muitas outras diferenças.
Contracultura é cultura alternativa, focada principalmente nas transformações da consciência, dos valores e do comportamento, na busca de outros espaços e novos canais de expressão para o indivíduo e pequenas realidades do cotidiano,tendo um novo geito de pensar e agir;Subcultura é um grupo de pessoas com características distintas de comportamentos e credos que os diferenciam de uma cultura mais ampla da qual elas fazem parte.A cultura é material devido aos costumes físicos do povo,como as roupas,e ela é não-material devido ao jeito de pensar do povo que a segue.

Professor Evando disse...

Erica de Sousa e Tamara Lia o objetivo dos comentários dos textos aqui no blog é estimular o pensamento autônomo do educando. Constatei que os comentários de vocês está idêntico porque uma copiou e colou da outra talvez sem querer, por isso refaçam os seus comentários. Bom trabalho.

Gicelia Moura Silva-3º ano A -Noélia Alencar disse...

Cultura é um conjunto de tradições e costumes de um povo ou civilizãçãos,que devem ser sempre lembradas e celebradas.Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade.

Unknown disse...

CULTURA E UM CONJUNTO DE ABTOS DE UMA SOCIEDADE AO LONGO DE VARIAS GERACOES .CULTURA NAO MATERIAL E OS VALORES DE UMA SOCIEDADE.CULTURA MATERIAL EO MODO DE SE VESTIR MODA E ETC..
SERA QUE A CULTURA E UMA COISA BOA , EU ACHO QUE NEM SEMPRE. OU SERA UMA FORMA DE NOS PRENDER AOS COSTUMES PASSADOS,NOS EMPENDIDO DE PESSAMENTOS REVOLUCIONARIOS.CUSTUMES DO SECULO PASSADO EM MUITAS PESSOAS DE HOJE ACABAM GERANDO PRECONSEITO PARA COM AS PESSOAS QUE PENSAN DE MODO MODERNOS.

francisca maria disse...

cultura é um conjunto de tradiçães que vem deste as civilizaçães anteriores até agora que havia os costumes de cada país do modo de se vestir de falar etc.tinha também as contradiçães entre as familias cada um tinha o modo de agir com o seu povo.

Érica de Sousa 3ºAno A Noélia Alencar disse...

A cultura são tradições de um povo que acredita em lendas,costumes dos seus antepassados.Práticas de famílias diferentes que acredita em seus próprios valores.

Unknown disse...

CICIANE E CRISTIANE 3ANO A TARDE a cultura e o conjuto dee varios tradiçaes de uma civilizaçao sao os costumes que a civilizaçao possui. existido a subcultura que e um novo tipo de cultura; tendo um novo tipo de cultura tendo um novo geito de pensar e agir.

ciciane Noelia Alencar 3Ano disse...

E a cutulra eo conjuto de varias tradiçoes de uma civilizaçao sao os costumes que a civilizaçao possui. existindo a subcultura que e o conjuto de cultura que e um novo tipo de cultura tendo um novo geito de pensar e agir.

Domas disse...

cultura é o conjunto de tradiçoes de custumes todos nos demos uma cultura temos custumes e ele vem mais dos nossos ancestrais!!!!

Unknown disse...

Para o senso comum, cultura possui um sentido de erudição, uma instrução vasta e variada adquirida por meio de diversos mecanismos, principalmente o estudo. Quantas vezes já ouvimos os jargões “O povo não tem cultura”, “O povo não sabe o que é boa música”, “O povo não tem educação”, etc. De fato, esta é uma concepção arbitrária e equivocada a respeito do que realmente significa o termo “cultura”.

Não podemos dizer que um índio que não tem contato com livros, nem com música clássica, por exemplo, não possui cultura. Onde ficam seus costumes, tradições, sua língua?

O conceito de cultura é bastante complexo. Em uma visão antropológica, podemos o definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Essa rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, etc.

Nesse sentido, podemos chegar à conclusão de que é impossível que um indivíduo não tenha cultura, afinal, ninguém nasce e permanece fora de um contexto social, seja ele qual for. Também podemos dizer que considerar uma determinada cultura (a cultura ocidental, por exemplo) como um modelo a ser seguido por todos é uma visão extremamente etnocêntrica.

Gleiverson kennedy 3º ano Pres.José Sarney disse...

Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um conceito desenvolvido inicialmente pelo antropólogo Edward Burnett Tylor para designar o todo complexo metabiológico criado pelo homem.[1] São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade. Explica e dá sentido à cosmologia social; É a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.

nathalia 3c presidente josé sarney disse...

A cultura é um conjunto de tradições de um povo ou individuo.Existindo no paneta duas culturas dominantes que é a oriental e a ocidental sendo elas totamente diferentes.A subcultura é o conjunto de culturas de um certo grupo social e a contracultura, que é um tipo de cultura.

Renata C. Moreira-3o C-Pres. José Sarney disse...

Cultura é a junção de tradições de povos ou de uma civilização que seguem costumes que passam de geração em geração.Cada lugar tem uma cultura diferente,com pessoas diferentes,atos diferentes,e crenças diferentes.geist

Gustavo 3 ano c presidente jose sarney disse...

As chamadas Ciências Sociais se dividem em: Sociologia, Economia, Ciência Política e Antropologia.A Sociologia envolve, portanto, o estudo dos grupos e dos fatos sociais.Economia: Tem por objeto as atividades humanas ligadas à produção, circulação, distrituição e consumo de bens e serviços. Além de estudar a cultura dos povos pré-letrados, a Antropologia ocupa-se também da diversidade cultural existente nas sociedades industriais.

Unknown disse...

Rassan 3ºC
cultura é um conjunto de tradiçães que vem deste as civilizaçães anteriores até agora que havia os costumes de cada país do modo de se vestir de falar etc.tinha também as contradiçães entre as familias cada um tinha o modo de agir com o seu povo.

Ritinha 3 ano c presidente Jose sarney disse...

As chamadas Ciências Sociais se dividem em: Sociologia, Economia, Ciência Política e Antropologia.
A cultura é material devido aos costumes físicos do povo,como as roupas,por exemplo o kimono no Japão,e ela é não-material devido ogeito de pensar do povo que a segue.Sociologia: estuda as relações sociais e as formas de associação; considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade.A Sociologia envolve, portanto, o estudo dos grupos e dos fatos sociais, da divisão da sociedade em classes e camadas, da mobilidade social, dos processos de cooperação, competição e conflito na sociedade.Antropologia: Estuda e pesquisa as semelhanças e as diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos, assim como a origem e a evolução das culturas.Mas o que nos interessa aqui é o conceito de cultura e sua relação com a questão de gênero e etnia.

Jessica do Nascimento Bastos 3 ano EEFM Presidente José Sarney disse...

Cultura é a construção de uma sociedade, baseada em tradições de um povo referente ao modo de vida desse determinado local.

Wesley Maia 3ºC José Sarney disse...

Cultura é o conjunto de conças e costumes de uma determinada região.

Cotracultura é uma cultura que vai de encontro à cultura padrão.

A cultura ocidental é conjunto de todas as manifestações culturais desenvolvidas ao longo da evolução histórica da Civilização Ocidental.

subcultura é um grupo de pessoas com características distintas de comportamentos e credos que os diferenciam de uma cultura mais ampla da qual elas fazem parte.

PROFESSOR EVANDO disse...

O comentário da pessoa que se identificou como Gospel Voice é bastante interessante porque ele distingue o conceito de cultura para o senso comum e para a antropologia. Cita o exemplo do índio que por não conhecer a música clássica nem ter contato com os livros não quer dizer que não tenha cultura, pois tem as suas tradições e costumes, sua língua. Por fim é interessante que tomemos o cuidade para não cair no erro de querer julgar as culturas como uma sendo melhor do que a outra e desmbocar na visão etnocêntrica de que uma cultura é a melhor e deve comandar as outras. Corremos o risco hoje com a chamada Globalização econômica, política e também cultural disso acontecer. Boa reflexão.

PROFESSOR EVANDO disse...

Gustavo, aluno do 3 ano C, da Escola Pres. José Sarney, você não respondeu aos questionamentos, apenas copiou o que estava no texto sobre as Ciências Sociais, mas dizer o que é cultura, contracultura, subcultura, cultura material e imaterial ainda não está presente no seu comentário. Tente rever os pontos principais, comente-os e boa sorte.

PROFESSOR EVANDO disse...

Ritinha, aluna do 3 ano C, da Escola José Sarney, você compilou partes do texto e colocou no seu comentário, mas como alertei o Gustavo, também peço a você que comente os pontos solicitados como o conceito de cultura, contracultura, subcultura. Boa sorte.

PROFESSOR EVANDO disse...

Rassan, aluno do 3 ano C, da Escola Pres. José Sarney, seu comentário se aproximou do conceito de cultura, mas não aprofundou os de contracultura, subcultura, cultura material e imaterial. Tente observa esses pontos no seu comentário e boa sorte.

sara yonara 3 ANO C disse...

As chamadas Ciências Sociais se dividem em: Sociologia, Economia, Ciência Política e Antropologia.
A cultura é material devido aos costumes físicos do povo,como as roupas,por exemplo o kimono no Japão,e ela é não-material devido ogeito de pensar do povo que a segue.Sociologia: estuda as relações sociais e as formas de associação; considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade.A cultura popular está constantemente mudando e é específica quanto ao local e ao tempo.

JOAO PAULO 3 ANO C disse...

As chamadas Ciências Sociais se dividem em: Sociologia, Economia, Ciência Política e Antropologia.A Sociologia envolve, portanto, o estudo dos grupos e dos fatos sociais.Economia: Tem por objeto as atividades humanas ligadas à produção, circulação, distrituição e consumo de bens e serviços. Além de estudar a cultura dos povos pré-letrados, a Antropologia ocupa-se também da diversidade cultural existente nas sociedades industriais.

nathalia 3c presidente josé sarney disse...

Sociologia: estuda as relações sociais e as formas de associação;Economia: Tem por objeto as atividades humanas ligadas à produção, circulação, distrituição e consumo de bens e serviços. Ciência Política: Ocupa-se da distribuição de poder na sociedade, assim como da formação e do desenvolvimento das diversas formas de governo.Antropologia: Estuda e pesquisa as semelhanças e as diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos, assim como a origem e a evolução das culturas.
Cultura é o conjunto de tradições de um povo ou individuo;A cultura é material devido aos costumes físicos do povo;e ela é não-material devido ogeito de pensar do povo que a segue.

Gustavo 3 ano c presidente jose sarney disse...

Sociologia: estuda as relações sociais e as formas de associação;Economia: Tem por objeto as atividades humanas ligadas à produção, circulação, distrituição e consumo de bens e serviços. Ciência Política: Ocupa-se da distribuição de poder na sociedade, assim como da formação e do desenvolvimento das diversas formas de governo.Antropologia: Estuda e pesquisa as semelhanças e as diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos, assim como a origem e a evolução das culturas.
Cultura é o conjunto de tradições de um povo ou individuo;A cultura é material devido aos costumes físicos do povo;e ela é não-material devido ogeito de pensar do povo que a segue.

karen 3° C manhã disse...

A palavra 'CULTURA' tem vários sentidos e significados.Cultura é arte,são pessoas que que se reunem em grupos, são artes, crenças e religiões.aquilo que seguede geração em geração e etc...
A cultura pode ser entendida como tudo que o homem através da sua racionalidade pode executar.
Enfim esse é o meu conceito de cultura.

Ritinha 3 ano c presidente Jose sarney disse...

Sociologia: estuda as relações sociais e as formas de associação;Economia: Tem por objeto as atividades humanas ligadas à produção, circulação, distrituição e consumo de bens e serviços. Ciência Política: Ocupa-se da distribuição de poder na sociedade, assim como da formação e do desenvolvimento das diversas formas de governo.Antropologia: Estuda e pesquisa as semelhanças e as diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos, assim como a origem e a evolução das culturas.
Cultura é o conjunto de tradições de um povo ou individuo;A cultura é material devido aos costumes físicos do povo;e ela é não-material devido ogeito de pensar do povo que a segue.

Anônimo disse...

cultura sao as tradições que envolve uma sociedade seguindo tradições,cada povo em determinados locais tem suas caracteristicas culturais tambem se observa em aspectos religiosos

Brenda Rayanne 3c pjs disse...

o conceito de cultura tem um sentido diferente do senso comum. Sintetizando simboliza tudo o que é aprendido e partilhado pelos indivíduos de um determinado grupo e que confere uma identidade dentro do seu grupo que pertença. Na sociologia não existem culturas superiores, nem culturas inferiores pois a cultura é relativa, designando-se em sociologia por relativismo cultural, isto é, a cultura do Brasil não é igual à cultura portuguesa, por exemplo: diferem na maneira de se vestirem, na maneira de agirem, têm crenças, valores e normas diferentes… isto é, têm padrões culturais distintos.

David Willame A. Maia 3ºc josé Sarney disse...

cultura sao as tradicoes que envolve um sociedade tem aspectos religiosos,musicais entre varios aspectos

cristina 3 c josé sarney disse...

fala de cada um desse,sobre sociologia ,economia ,ciência politica,antropologia e explique cada tem desse fala sobre que estuda as relações sociais e as formas de associação ..que por objeto as atividades humanas ligadas á produção ,circulação distrituição e consumo de bens e seviços.ocupa-se da distribuição de poder na sociedade ,assim como formação e do desenvolvimento das diversas formas de governo.estuda e pesquisa as semelhanças e as diferenças culturais entre os vários agrupamento humanos ,assim como a origem e a evolução das culturas..o que achei mais importante foi essas coisas que eu escrevie....

lenimar 3º c disse...

A sociologia é uma maneira bem interresante que nos ajudar estudar fatos relacionados a nossa sociedade e assim podemos nos aperfeiçoar aquela idéia que antes não passava de uma simples idéia.