quarta-feira, 17 de março de 2010

A atualidade em debate

A SOCIOLOGIA sempre foi tratada, ao longo da sua breve história, com um certo desprezo. Ou porque era imbuída de um conservadorismo muito grande, no seu início, na França, ou quando tratada como instrumento subversivo, de contestação da ordem vigente, na América Latina. A Sociologia sempre foi manipulada por interesses específicos. Nunca foi tratada como uma ciência. Nossa intenção é resgatar esta disciplina dentro das escolas de Ensino Médio com o seu perfil de ciência.

Nosso papel como sociólogos é analisar a sociedade, refletir sobre ela e transformar a sociedade. Isso não é consenso entre os sociólogos, porque depende de qual escola sociólogica eles pertencem. Então, é o estudo dos fenômenos sociais: de como a sociedade se organiza coletivamente; em suas instituições sociais; em seus aparatos de poder; entender as relações que existem nestes aparatos e instituições todas.
Também recorremos à história do passado para entender e fazer uma reflexão sobre o momento atual, porque para nós essa ciência, a sua alma, contempla o seguinte: em momento algum se explicam os fenômenos sociais sem compreender a dimensão histórica que eles carregam sem compreender a dimensão social do momento em que vive.

CIÊNCIA DA VIDA

Existem temas relevantes universais, mas dar conta da especificidade, do universo em que os jovens estão inseridos, é fundamental, porque a nossa ciência é uma ciência da vida social, não é uma ciência de teóricos mortos: é uma ciência da vida. Então nós sempre vamos fazer levantamentos.
Entre os temas que são relevantes para os jovens está o mundo do trabalho. Como estamos no epicentro da terceira revolução, e somos protagonistas dela, não conseguimos nos dar conta muito bem do que está acontecendo, como todos os protagonistas de todas as revoluções que ocorreram na história da humanidade. Então, os jovens querem entender o que está acontecendo: O que é precarização do trabalho? O que significa um trabalho não-formal?
Outro tema é a compreensão do universo da juventude: os grandes movimentos que surgem, que ocorrem dentro das comunidades, a musicalidade, o hip hop e outros temas específicos. Na realidade, são manifestações que a juventude expressa.
Outro tema significativo tem sido a violência. Questiona-se muito por que as pessoas são violentas ou por que uma sociedade é violenta. Não é só a violência como nós conhecemos, a chamada violência vermelha, aquela que produz sangue, morte, danos no plano físico. Estamos falando de violência de um modo geral e a corrupção, por exemplo, é uma violência que também produz danos.
A questão do desenvolvimento, a questão da guerra... Em sala de aula os alunos questionam muito isto. Qual a relação que existe entre o poderio bélico do primeiro mundo e a subserviência do terceiro mundo? Relações de não simetria de poder... São temas que são a agenda de meninos e meninas.

QUESTÕES PARA DEBATE

1. A Sociologia pode ajudar a compreender o mundo no qual vivemos? Justifique.

2. Que temas sociológicos e da atualidade você acha importantes serem debatidos na escola?

3. O que significa a afirmação de que o papel da Sociologia é analisar e transformar a realidade?

Fonte: Jornal Mundo Jovem, maio/2007, p. 3.

58 comentários:

versos & poemas de amor disse...

Claro! Tudo que nos cerca envolve a sociologia:religiao,Estado,cidadão,democ… etc. Como podemos compreender o mundo sem antes conhecer o que nos cerca? E a sociologia faz isso, explica ao indivíduo como é o mundo em que vive. A sociologia é estudo da sociedade, portanto, tudo o que envolve o conviviu dos homens uns com os outro é do interesse da sociologia.

henrique 1ano G EEFM Jose Sarney disse...

1)A Sociologia Pode Ajudar a conpreender o mundo em que vivemos?Justifique

R_sim.porque a sociologia é o meio de convivencia que nos temos aqui ou em outro lugar para não acontecer as violencias que nos vemos hoje em dia nos nossos bairros

2)que temas sociologicos e da atualidade voce acha importantes serem debatidos na escola

R_os casos da violencia que tem acontecidos nas bairros que ficam conhecidos como bairros perigosos por conta de mortes e traficos de drogas que ocorren nesses bairros

3)o que significa a afirmaçao de que o papel da sociologia é analisar e transforma a realidade?

R_Nosso papel como sociólogos é analisar a sociedade, refletir sobre ela e transformar a sociedade. Isso não é consenso entre os sociólogos, porque depende de qual escola sociólogica eles pertencem.

Francisco Erison.1 Ano G Escola:José Sarnay disse...

1. A Sociologia pode ajudar a compreender o mundo no qual vivemos? Justifique.
Pode.Por que a Sociologia abre as nossas mentes para o mundo real.

2. Que temas sociológicos e da atualidade você acha importantes serem debatidos na escola?
A violencia,os desavetos familiares,e histórias de superação.

3. O que significa a afirmação de que o papel da Sociologia é analisar e transformar a realidade?
Não sei ainda.



Meu comentário esse texto envolve muitas debates que a sociedade deve acorda para o mundo e lutar por uma vida melhor.

paulo henrique winchester 1Ano G escola presidente jose sarney disse...

1. A Sociologia pode ajudar a compreender o mundo no qual vivemos? Justifique.
Pode.Por que a Sociologia abre as nossas mentes para o mundo real.

2. Que temas sociológicos e da atualidade você acha importantes serem debatidos na escola?
A violencia,os desavetos familiares,e histórias de superação.

3. O que significa a afirmação de que o papel da Sociologia é analisar e transformar a realidade?
Não sei ainda.



Meu comentário esse texto envolve muitas debates que a sociedade deve acorda para o mundo e lutar por uma vida melhor.

Leandro 1/ disse...

A Sociologia é a ciência que trata dos fenômenos sociais, e descreve sistemáticamente o comportamento social particular - seria, por exemplo, a Sociologia do Trabalho, Social, Religiosa, etc. estudando, igualmente, os fenômenos sociais totais, visando integrar todo o fato social no grupo em que esse fato se manifesta, chega-se às conclusões necessárias a partir de observação atenta, análise objetiva, sondagem estatística etc., construindo modelos descritivos de origem matemática... mas, resumindo objetivamente a Sociologia é a ciência que estuda a sociedade; os fatos sociais e o reflexo desses fatos na sociedade...um abraço.

josymara cris 1G JOSE SARNEY disse...

Foi muito bom ter levantado essa historia dos alunos em sala de aula,por que nem todo aluno sao igual os outros.as escolas podia dar a oportunidade a quem quer estudar.

vanderson premero g jose sarney disse...

a sociologia e uma ciencia qeu estuda a maneira das pessoas pensar a socioologia basiado nese texto ela senpre foi disprezada pela sociedade por qeu ela tra tava de asuntos muitos polemicos para sua epoca a sociologia nunca foi trata da como uma ciencia ela estuda fenomenos socias as transformasoes da sociedade isso qeu eu intedi

jose rodrigo 1 g jose sarney disse...

a sociologia e um modo de entender a nossa ciencias dentro das escolas de ensino medio com o seu perfil de ciencias.por que sobre ela transformar ensino inteligensia e apreendis educação.poder entender as relacões que existem tambem recorremos a historia do passado para enterde a fazer uma reflexão

Maria disse...

1º sim, por que a sociologia reflete tudo que está aconteçendo, a miseria a fome e a disregulariade da autoridade das sociedades.

2º a cerca da convivencia com as pessoas, viverem em sociedade, as ordens que é pra ser.

3º como a sociedade si organiza, coletivamente em suas instituições sociais, seus amparados, de poder entender as relações que existe nesse amparado.

Maria da Conceição Alves da Silva
1º G tarde
José sarney

Daved lopes 9 c ( jose sarney) disse...

interessante!!

Alynda disse...

1°R.É claro pois a sociedade relete tudo que esta aconteçendo no mundo.

2°R.As guerras,a violencia,o preconceito.

3°R.Nosso papel como sociólogos é analisar a sociedade, refletir sobre ela e transformar a sociedade. Isso não é consenso entre os sociólogos, porque depende de qual escola sociólogica eles pertencem.

1°G Tarde
EEFM José Sarney
Alynda Mydianny Moreira Cunha

Professor Evando disse...

Olá Francisco Erison e Paulo Henrique, a nossa intenção com o trabalho de comentários nesse blog é estimular o pensamento autônomo do próprio aluno para debater os temas aqui propostos. Me parece que os comentários de vocês estão idênticos porque alguém copiou e colou do outro. Isso não é bom para o desenvolvimento da capacidade de pensar por si mesmo, próprio da filosofia e da sociologia, por isso refaçam seus comentários de forma individual. Bom trabalho.

Caroline Gadelha 1 H' EEFM presidente josé sarney disse...

A sociologia é uma ciência que estuda a organização das sociedades humanas, os fatos sociais, as relações sociais, as formas de associações e etc...


O que os professores hoje auxilia o aluno no seu cotidiano? Em quase nada! Até os professores reconhecem isso. O currículo que é trabalhado nas escolas contempla as disciplinas básicas, mas deveria ser inserida como disciplina a política. Desconversamos quando o assunto é política.


Penso que se pode dizer o mesmo sobre qualquer ramo da Ciência.

A Sociologia enquanto Ciência, ao analisar e esmiuçar o objeto formal a que se dedica, percebe-lhe as eventuais falhas (ao menos para um dado contexto, inclusive histórico-cultural) e, ao perceber, pode corrigir-lhe o curso, transformando, assim, a realidade vigente.

Adriano 1 H' EEFM Presidente José Sarney disse...

e a sociologia faz isso explica ao individu como e o mundo em que vive a sociologia é estudo da sociedade portanto. tudo o que envolve o conviviu dos homens

johnalisson/1º h /escola josé sarney disse...

Ela pode partir desde a perspectiva do sociólogo individual, submetendo a produção do conhecimento não ao progresso da ciência por si ou da sociedade, mas aos seus interesses materiais imediatos. Há, porém, o meio indireto, no qual o Estado, como principal ente financiador de pesquisas nas áreas da sociologia escolhe financiar aquelas pesquisas que lhe renderam algum tipo de resultado ou orientação estratégicas claras: pode ser tanto como melhor controlar o fluxo de pessoas dentro de um território, como na orientação de políticas públicas promovidas nem sempre de acordo com o interesse das maiorias ou no respeito às minorias.

Tem muitos. Eu sugiro: Capitalismo de consumo; exclusão social; asédio moral no trabalho e na escola; a democracia atual e suas caracteristicas (isso já é mais complexo, creios ser mais apropriado para um curso de pós-graduação); diversidade cultural e social; mídia e poder

Sociologia do Trabalho, Social, Religiosa, etc. estudando, igualmente, os fenômenos sociais totais, visando integrar todo o fato social no grupo em que esse fato se manifesta, chega-se às conclusões necessárias a partir de observação atenta, análise objetiva, sondagem estatística etc., construindo modelos descritivos de origem matemática... mas, resumindo objetivamente a Sociologia é a ciência que estuda a sociedade; os fatos sociais e o reflexo desses fatos na sociedade

Ingrid Ellen da Cunha souza 1º ano H Presidente José Sarney disse...

Eu acho que a sociologia pode compreender o mundo no qual vivemos pois ela vai nos ajudar a entender melhor as pessoas e saber como nos dar e respeitar o ambiente no qual vivemos. Eu acho que deveria ser debatido alguns termos sociológicos nas escolas como os valores das pessoas,a solidariedade,e o valor social pois isso ajudaria muito os alunos.O papel da sociologia é analisar e trasformar a realidade, eu acho que é saber compeender o povo e fazer as pessoas como ver a realidade em nossas vidas na atualidade.

luan a moral disse...

A Sociologia é a ciência que trata dos fenômenos sociais, e descreve sistemáticamente o comportamento social particular - seria, por exemplo, a Sociologia do Trabalho, Social, Religiosa, etc.

Brenna THays 1 H; Escola: José Sarney... disse...

Claro! Tudo que nos cerca envolve a sociologia:religiao,Estado,cidadão,democracia etc. Como podemos compreender o mundo sem antes conhecer o que nos cerca? E a sociologia faz isso, explica ao indivíduo como é o mundo em que vivemos...
--------------------------------------
'''''''ESSES TEMAS QUE DEVERIAM SER DEBATIDOS NA ESCOLA;!'''''''

A sociologia é estudo da sociedade, portanto, tudo o que envolve o conviviu dos homens uns com os outros é do interesse da sociologia.
Nossas crianças de 12 anos, já sabem o que é sexo, corrupção, pobreza, desemprego, desesperança, e isto não aprenderam na escola. Faz parte do dia a dia delas e a mídia informa sobre estes assuntos. A mídia informa. Apenas informa! A família e a escola precisam buscar uma formação integral que os possibilite a conhecer, entender e se conscientizar para transpor barreiras...
--------------------------------------
A Sociologia é analizar e transformar a realidade ?

A Sociologia do Trabalho, Social, Religiosa, etc. estudando, igualmente, os fenômenos sociais totais, visando integrar todo o fato social no grupo em que esse fato se manifesta, chega-se às conclusões necessárias a partir de observação atenta, análise objetiva, sondagem estatística etc., construindo modelos descritivos de origem matemática... mas, resumindo objetivamente a Sociologia é a ciência que estuda a sociedade; os fatos sociais e o reflexo desses fatos na sociedade;!

valkelene,1H escola josé sarney disse...

A SOCIOLOGIA É UMA CIENCIA. E COMO CIENCIA NAO EXISTIU DESDE SEMPRE,ELA APARECEU EM UM MOMENTO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE QUE COINCIDE COM A PASSAGEM DA SOCIEDADE FEUDAL PARA A SOCIEDADE INDUSTRIAL CAPITALISTA.
A SOCIOLOGIA NOS AJUDA A COMPREENDER O MODO COMO NÓS PRÓPRIOS E COMO OS OUTROS VIVEM, É PORISSO QUE A SOCIOLOGIA NAO PODE FALTAR NAS ESCOLAS.

Jamille 1º H Escola José Sarney disse...

1. A Sociologia pode ajudar a compreender o mundo no qual vivemos? Justifique.
- Sim, pois tem o papel de analizar a sociedade, refletir sobre ela e tranformar a sociedade.

2. Que temas sociológicos e da atualidade você acha importantes serem debatidos na escola?
- As questões politicas, sociais e economicas, pois nosso país é muito mal organizado e precario por conta da corrupção e da má distribuição de renda.

3. O que significa a afirmação de que o papel da Sociologia é analisar e transformar a realidade?
- O fato de que ela transforma e concientiza a sociedade para entender melhor as questões politicas, sociais e economicos da sociedade.

Railton | 1a "H" | EEFM José Sarney disse...

::QUESTÕES PARA DEBATE::

1. A Sociologia pode ajudar a compreender o mundo no qual vivemos? Justifique.

R: Pode sim! porque atráves da Sociologia a gente pode compreender/entender a nossa sociedade de uma maneira mais ampla, mais óbvia.
-
2. Que temas sociológicos e da atualidade você acha importantes serem debatidos na escola?

R: Violência, Preconceito, Racismo, Religião, Catástrofes Naturais, etc.
-
3. O que significa a afirmação de que o papel da Sociologia é analisar e transformar a realidade?

R: Porque a Sociologia tem o dever de analizar os problemas de nossa sociedade, e tentar melhorar/corrigir para que sempre tenhamos uma realidade melhor, sem problemas ambientais, direitos, social e etc.

RAQUELKELLY, 1H, PJS!!! disse...

A SOCIOLOGIA PRA MIM É O COTIDIANO EM QUE VIVEMOS NO MUNDO DE HOJE. É UM MUNDO CHEIO DE REGRAS.A SOCIOLOGIA SE PREOCUPA EM ENTENDER COMO E POR QUE AS PESSOAS SE RELACIONAM EM GRUPO. A SOCIOLOGIA NOS ENSINA QUE CADA SOCIEDADE SE COMPORTA E SE ORGANIZAR DE FORMA DIFERENTE!!!

Jonas Alves, 1H escola JOSE SARNEY disse...

A SOCIOLOGIA sempre foi tratada, ao longo da sua breve história, com um certo desprezo. Ou porque era imbuída de um conservadorismo muito grande, no seu início, na França, ou quando tratada como instrumento subversivo, de contestação da ordem vigente, na América Latina. A Sociologia sempre foi manipulada por interesses específicos. Nunca foi tratada como uma ciência. Nossa intenção é resgatar esta disciplina dentro das escolas de Ensino Médio com o seu perfil de ciência.

Vanesca 1 ano H EEFM presidente josé sarney disse...

1- A Sociologia pode ajudar a compreender o mundo, no qual vivemos?

-Claro! Tudo que nos cerca envolve a sociologia:religiao,Estado,cidadão,democ… etc. Como podemos compreender o mundo sem antes conhecer o que nos cerca? E a sociologia faz isso, explica ao indivíduo como é o mundo em que vive. A sociologia é estudo da sociedade, portanto, tudo o que envolve o conviviu dos homens uns com os outro é do interesse da sociologia.

2-Que temas sociológicos e da atualidade você acha importantes serem debatidas na escola?

Educar é formar pessoas melhores, conscientes do papel que representam na sociedade e da responsabilidade com o outro e com o meio. É preciso saber como funciona o mundo, não este mundo que nossos governantes querem que vejamos, mas sim, o mundo real. Por que não falamos dentro da escola sobre política ou temas como planejamento familiar? Um planejamento familiar bem trabalhado faz com que possamos traçar horizontes, caminhos que devemos percorrer, para chegar aos nossos objetivos e alcançar nossos sonhos.

3- o que significa a afirmaçao de que o papel da sociologia é analisar e transformar a realidae?

A Sociologia é a ciência que trata dos fenômenos sociais, e descreve sistemáticamente o comportamento social particular - seria, por exemplo, a Sociologia do Trabalho, Social, Religiosa, etc. estudando, igualmente, os fenômenos sociais totais, visando integrar todo o fato social no grupo em que esse fato se manifesta, chega-se às conclusões necessárias a partir de observação atenta, análise objetiva, sondagem estatística etc., construindo modelos descritivos de origem matemática... mas, resumindo objetivamente a Sociologia é a ciência que estuda a sociedade; os fatos sociais e o reflexo desses fatos na sociedade

joana elita 1 ano h presidente josé sarney disse...

1- A Sociologia pode ajudar a compreender o mundo, no qual vivemos?

-Claro! Tudo que nos cerca envolve a sociologia:religiao,Estado,cidadão,democ… etc. Como podemos compreender o mundo sem antes conhecer o que nos cerca? E a sociologia faz isso, explica ao indivíduo como é o mundo em que vive. A sociologia é estudo da sociedade, portanto, tudo o que envolve o conviviu dos homens uns com os outro é do interesse da sociologia.

2-Que temas sociológicos e da atualidade você acha importantes serem debatidas na escola?

Educar é formar pessoas melhores, conscientes do papel que representam na sociedade e da responsabilidade com o outro e com o meio. É preciso saber como funciona o mundo, não este mundo que nossos governantes querem que vejamos, mas sim, o mundo real. Por que não falamos dentro da escola sobre política ou temas como planejamento familiar? Um planejamento familiar bem trabalhado faz com que possamos traçar horizontes, caminhos que devemos percorrer, para chegar aos nossos objetivos e alcançar nossos sonhos.

3- o que significa a afirmaçao de que o papel da sociologia é analisar e transformar a realidae?

A Sociologia é a ciência que trata dos fenômenos sociais, e descreve sistemáticamente o comportamento social particular - seria, por exemplo, a Sociologia do Trabalho, Social, Religiosa, etc. estudando, igualmente, os fenômenos sociais totais, visando integrar todo o fato social no grupo em que esse fato se manifesta, chega-se às conclusões necessárias a partir de observação atenta, análise objetiva, sondagem estatística etc., construindo modelos descritivos de origem matemática... mas, resumindo objetivamente a Sociologia é a ciência que estuda a sociedade; os fatos sociais e o reflexo desses fatos na sociedade

adriano 1H EEFM pres jose sarney disse...

1. A Sociologia pode ajudar a compreender o mundo no qual vivemos? Justifique.[resp]por que a Sociologia abre sa nossa mentes para o mundo real

2. Que temas sociológicos e da atualidade você acha importantes serem debatidos na escola?[resp] os casos da violencia que tem acontecidos nos bairros que ficam conhecido como ou bairro perigoso

3. O que significa a afirmação de que o papel da Sociologia é analisar e transformar a realidade?[resp] nosso papel com sociologo é analisa socieda
de reflete sobre ela

Francisco Leandro de Oliveira N:9. 1 ano turma H. E.E.F.M.Pres. José Sarney disse...

1:Entre os temas que são relevantes para os jovens está o mundo do trabalho.
2:A Sociologia sempre foi manipulada por interesses específicos. Nunca foi tratada como uma ciência. Nossa intenção é resgatar esta disciplina dentro das escolas de Ensino Médio com o seu perfil de ciência.
3:Nosso papel como sociólogos é analisar a sociedade, refletir sobre ela e transformar a sociedade. Isso não é consenso entre os sociólogos, porque depende de qual escola sociólogica eles pertencem.

charmilson 1h jose sarnei disse...

1.sim por que emvolve os jovems grandes movimentos que surgem, que ocorrem dentro das comunidades, a musicalidade, o hip hop e outros temas específicos.
2.Questiona-se muito por que as pessoas são violentas ou por que uma sociedade é violenta. Não é só a violência como nós conhecemos, a chamada violência vermelha, aquela que produz sangue, morte, danos no plano físico.
3.A questão do desenvolvimento, a questão da guerra... Em sala de aula os alunos questionam muito isto. Qual a relação que existe entre o poderio bélico do primeiro mundo e a subserviência do terceiro mundo?

rickson cordeiro pereira 1h n33 E.E.F .M . JOSE´ SARNEY disse...

1q [Entre os temas que são relevantes para os jovens está o mundo do trabalho.Isso não é consenso entre os sociólogos, porque depende de qual escola sociólogica eles pertencem. q2 Não é só a violência como nós conhecemos, a chamada violência vermelha, aquela que produz sangue, morte, danos no plano físico.

q3os grandes movimentos que surgem, que ocorrem dentro das comunidades, a musicalidade, o hip hop e outros temas específicos.stamos falando de violência de um modo geral e a corrupção, por exemplo, é uma violência que também produz danos.

kelsen bruno 1ano h presidente jose sarney disse...

1. A Sociologia pode ajudar a compreender o mundo no qual vivemos? Justifique.por que a sociologia abre as nossas mentes para o mundo real

2. Que temas sociológicos e da atualidade você acha importantes serem debatidos na escola? a violencia os desavetos familiares e historias de superaçao

3. O que significa a afirmação de que o papel da Sociologia é analisar e transformar a realidade?

nosso papel como sociologos e analisar a sociedade e refletir sobre ela trout

Kayque Barbosa da Silva - 1°H EEFM Jose Sarney disse...

1)A Sociologia Pode Ajudar a compreender o mundo em que vivemos?Justifique
R_ sim.pois a sociologia e a ciência da ordem, que objetiva compreender e interpretar a sociedade nas formas de relação social com: o cotidiano ea legitimaçaõ do poder.Em outras palavras, ela busca identificar os padrões de relacionamento que vão sendo criados pela a convivência mútua, que estão ligados tanto a origem quanto à manutenção da sociedade buscando identificar os padrões de relacionamento que vão sendo criados que estão ligados tanto à origem quanto a manutenção da sociedade. Esses padrões que servem de orientação para a conduta de cada um, são os valores ou as instituições

2)Que temas sociologicos e da atualidade você acha importantes serem debatidos na escola

R_Capitalismo de consumo, exclusão social, asédio moral no trabalho e na escola, a democracia atual e suas caracteristicas, diversidade cultural e social, mídia e poder

3)O que significa a afirmaçao de que o papel da sociologia é analisar e transforma a realidade?

R_A Sociologia é a ciência que trata dos fenômenos sociais, e descreve sistemáticamente o comportamento social particular - seria, por exemplo, a Sociologia do Trabalho, Social, Religiosa, etc. estudando, igualmente, os fenômenos sociais totais, visando integrar todo o fato social no grupo em que esse fato se manifesta, chega-se às conclusões necessárias a partir de observação atenta, análise objetiva, sondagem estatística etc., construindo modelos descritivos de origem matemática... mas, resumindo objetivamente a Sociologia é a ciência que estuda a sociedade; os fatos sociais e o reflexo desses fatos na sociedade.

antoniojefferson.1g n;8 turno.tarde.jose.sarney disse...

A Sociologia é a ciência que trata dos fenômenos sociais, e descreve sistemáticamente o comportamento social particular - seria, por exemplo, a Sociologia do Trabalho, Social, Religiosa, etc. estudando, igualmente, os fenômenos sociais totais, visando integrar todo o fato social no grupo em que esse fato se manifesta, chega-se às conclusões necessárias a partir de observação atenta, análise objetiva, sondagem estatística etc., construindo modelos descritivos de origem matemática... mas, resumindo objetivamente a Sociologia é a ciência que estuda a sociedade; os fatos sociais e o reflexo desses fatos na sociedade...um abraço.

joelmo.1g.n;19. turno.tarde.jose.sarney disse...

Ela pode partir desde a perspectiva do sociólogo individual, submetendo a produção do conhecimento não ao progresso da ciência por si ou da sociedade, mas aos seus interesses materiais imediatos. Há, porém, o meio indireto, no qual o Estado, como principal ente financiador de pesquisas nas áreas da sociologia escolhe financiar aquelas pesquisas que lhe renderam algum tipo de resultado ou orientação estratégicas claras: pode ser tanto como melhor controlar o fluxo de pessoas dentro de um território, como na orientação de políticas públicas promovidas nem sempre de acordo com o interesse das maiorias ou no respeito às minorias.

Erison da Silva 1 ano g jose sarney disse...

1.A sociologia pode sim nos ajudar atender a sociedae em geral por que ela alem de estudar ela tambem compreende a sociedade.

2.A politica,o prenconceito,e a vida em geral.


3.professor não entendi.

tony wallison 1G. sarney disse...

A sociologia pode nos ajudar a compriender o modo de agir das pesoas no ambiente em que vivemos

CRISLANE(PRESIDENTE JOSÉ SARNEY)1G-TARDE disse...

1_sim, por que a sociologia reflete tudo que está aconteçendo, a miseria a fome e a disregulariade da autoridade das sociedades.MANTH

CRISLANE(PRESIDENTE JOSÉ SARNEY)1G-TARDE disse...

2-temas que falem sobre as drogas q estar mantando os jovens e a violência no mundo.

CRISLANE(PRESIDENTE JOSÉ SARNEY)1G-TARDE disse...

o papel como sociólogos é analisar a sociedade, refletir sobre ela e transformar a sociedade

josymara cris(jose sarney)1g disse...

sim por que o mundo de hoje esta complicado e a sociologia pode ajudar.as pessoas que conhece a sociologia pode tratar de dialogar com outrs que nao conhece e assim o mundo pode conhecer a si mesmo

o tema que deveriaser debatido na escola era o modo das pessoas que nao conhece a sociologia e ainda critica e descorda

significa que o mundo deveria abrir mas os olhos para o que esta acontecendo na nossa realidade e para debatemos mas e mas o conceito da sociedade

Conceiçao Martins 1°g tarde disse...

1.Sim ,com certeza a sociologia é fundamental para que venhamos compreender o mundo em que vivemos .tanto quanto a religião a etnica,cidade onde moramosem fim sociologia é importante.
2.Historia de superação,brigas framiliares...
3.porque como convivemos em sociedade devemos sempre observar ou seja sociologar tudo o que vemos em nossa sociedade.

lia kerciane 1g escola jose sarney disse...

1-Sim ela ajuda muito a comprender esse mundo no qual vivemos e tbm ela reflete e transforma a sociedade.

2-manifestações que a juventude expressa,a questão do desenvolvimento, a questão da guerra e a currunpição.

3-E analisar a sociedade, refletir sobre ela e transformar a sociedade. Isso não é consenso entre os sociólogos, porque depende de qual escola sociólogica eles pertencem.

irenice abreu tarde.E.E.F.M.pres.josé sarney disse...

Sim.pois a sociedade depende do mundo em que vivemos.
Entao,é o estudo dos fenomenos sociais; de como a sociedade es organiza coletivamente;em suas instituições todas.
significa que os sociologos analisam a sociedade e refleti sobre ela e trasformar a sociedade.as

brena mello 1°G EEFM JOSE SARNEY disse...

1.sim. porque a sociologia é tudo o que envolve religião, estado cidadão,e nos ajuda a compreender melhor a sociedade em que vivemos
2.os caos das violências que tem acontecido no nosso dia a dia.
3.Porque o nosso papel é analizar os fatos ocorrido na nossa vida diaria

brena mello 1°G EEFM JOSE SARNEY disse...

th1.sim. porque a sociologia é tudo o que envolve religião, estado cidadão,e nos ajuda a compreender melhor a sociedade em que vivemos
2.os caos das violências que tem acontecido no nosso dia a dia.
3.Porque o nosso papel é analizar os fatos ocorrido na nossa vida diaria

erleudo felix 1g jose sarney disse...

sim porquer a sociologia envolve cultara religiao e estuda a sociedade em um todo.ajuda tambem a melhorar o modo de vida da sociedade.1.
2]temas que fale de oportunidades para os jovens para tentar melhorar a juventude. violencia que estar em tebate na atualidade eu gostaria de falar sobre isso.
3]significa que a sociologia estaduda e busca entender a sociedade e tentar mudala. significa tambem sociologar buscar solucoes para a sociedade em atualidadeardsurr

erleudo felix 1g jose sarney disse...

eu acho que devemos buscar mais conhecer as coisas melhor e tentar compreender a sociedade em que vivemoshttps://www.blogger.com/captcha?type=IMAGE&captchaKey=pmt7d6sqks8x

erleudo felix 1g jose sarney disse...

eu acho que devemos buscar mais conhecer as coisas melhor e tentar compreender a sociedade em que vivemoshttps://www.blogger.com/captcha?type=IMAGE&captchaKey=pmt7d6sqks8x

JEYMISON FERREIRA DA CONCEIÇÃO SERIE:1H JOSE SARNEY disse...

ALUNO:JEYMISON FERREIRA DA CONCEIÇÃO
N:16 SERIE:1H TURNO:TARDE
PROFESSOR:EVANDRO.



(1):resposta>>sim.pois a sociologia é o meio de convivencia que nos temos aqui ou em outro lugar para não acontecer as violencias que nos vemos hoje em dia nos nossos bairros e em outro lugares.

(2):resposta>>os casos da violencia que tem acontecidos nas bairros.por conta de mortes e traficos de drogas que ocorren nesses bairros.

(3)resposta>>Nosso papel como sociólogos é analisar a sociedade, refletir sobre ela e transformar a sociedade.

tayuane de sousa 1° ano (h) disse...

A sociologia é uma maneira de estudar a ciência da sociedade, ela compreende tudo o que nós cerca, a religião as crenças, o modo em que vivemos e entender melhor como vivem as pessoas no mundo de hoje.

ruth primeiro h disse...

sociologia e a ciencia que estuda a sociedade,tambem a sociologia se preuculpa em entender como e o por que das pessoas se relaciona em grupo.o

tony disse...

A sociologia ela possui um cotidiano
cheio de regras . asociologia nos ajuda
a comprender o modo como nos proprios e como os outros vivem. esplicando as diferencias que existem entre os povos e como as pessoas reagem a essas diferenças.

airtinho disse...

sim poder ajudar por que a sociologia
ajudar transformar e refletir a sociedade ? sim também acho muito importante debate a sociologia na escola por que a gente aprende mais
sobre a sociologia .

airton barreto . 1G josé sarney disse...

sim poder ajudar por que a sociologia
ajudar transformar e refletir a sociedade ? sim também acho muito importante debate a sociologia na escola por que a gente aprende mais
sobre a sociologia .

Erison da Silva 1 ano g jose sarney disse...

De:Erison 1G

Para:David Lopes 9 C

David eu não lhe conheço mas cara a gente tem que mas para ter um pouco mas de criatividade na hora de dá uma opinião mas concreta sobre nossos pensamentos,se não sempre os outros vão sempre pisar na gente meros ignorandes que não sabe de nada sobre a vida.

patricia garcia jose sarney 1ano G disse...

1-A sociologia pode ajuda a compreender o mundo no qual vivemos? justifique.

é o meio de convivencia que nos temos aqui ou em outro lugar para não acontecer

2-Que temas sociologicos e da atualidade voce acha importantes serem debatidos na escola?

a cerca da convivencia com as pessoas, viverem em sociedade, as ordens que é pra ser.

3-O que significa a afirmacao de que o papel da sociologia e analisar e transformar a realidade?

Nosso papel como sociólogos é analisar a sociedade, refletir sobre ela e transformar a sociedade. Isso não é consenso entre os sociólogos...

patricia garcia jose sarney 1ano G disse...

1-A sociologia pode ajuda a compreender o mundo no qual vivemos? justifique.

é o meio de convivencia que nos temos aqui ou em outro lugar para não acontecer

2-Que temas sociologicos e da atualidade voce acha importantes serem debatidos na escola?

a cerca da convivencia com as pessoas, viverem em sociedade, as ordens que é pra ser.

3-O que significa a afirmacao de que o papel da sociologia e analisar e transformar a realidade?

Nosso papel como sociólogos é analisar a sociedade, refletir sobre ela e transformar a sociedade. Isso não é consenso entre os sociólogos...

Conceição Martins 1°g G EEFM José Sarney disse...

(1°)Sim por que sociologia sempre foi manipulada pelos seus principais interesses e objetivos especificos.Ecada um de nós temos um papel importante o de analisar a sociedade e estar sempre atento as mudanças da nossa sociedade.
(2°)As mudanças que ocorrem no nosso dia a dia e que deve existir uma forma de adaptação para cada ser humano se adaptar as mudanças da sua sociedade.
(3°)Por que cada um deve ter a responsabilidade de observar os fatos,acontecimentos,mudanças ocorridos no seu local de sobrevivência(sociedade)

TONY WALLISON SARNEY 1ºG Nº31 disse...

1_Sim.porque,a sociologia nos ajuda a compeender o em que anbiente nós vivemos, e o modo de agir das pessoas
2_A violencia que vemos no dia-à-dia,o preconseito e outros problemas do cotidiano.
3_O Papel da sociologia e nos propor a
analisar uma visão deferente da nosa realidade