Comecemos com uma constatação: as sociedades com regimes democráticos são exceções na história da humanidade. Por mais que sejamos suficientemente tolerantes quanto ao conceito de democracia, é preciso reconhecer que da sua invenção, por volta do século V a.C. em Atenas, até o século XIX, é possível contar nos dedos os períodos e os lugares onde ela existiu.
Por outro lado, é necessário reconhecer que a partir do século XX a democracia propagou-se em escala mundial, e são vistos com muita estranheza os países com práticas políticas e regimes de governo não democráticos.
Em contrapartida, não se pode deixar de considerar um aspecto fundamental para nossa investigação: o que entendemos e aceitamos como democracia hoje pouco tem a ver com a democracia inventada e praticada pelos atenienses da Antiguidade.
Nosso objetivo é examinar alguns aspectos que acreditamos ser essenciais nas principais concepções modernas e contemporâneas de democracia (concepção liberal; a crítica de Marx e a concepção republicana), assumindo como pressuposto o fato de que a concepção liberal é hegemônica em nossos dias.
Mas, por que o individualismo pode ser um problema para a constituição de uma sociedade democrática? Não seria, o individualismo, a grande marca da modernidade? Não seria pela via da absoluta autonomia do indivíduo que poderíamos alcançar a liberdade política?
Para responder estas questões, é necessário colocar a democracia contemporânea sob análise e, nesse exercício de pensamento, tornar possível a construção de outros sentidos que possam superar aqueles que o senso comum nos oferece de imediato, geralmente derivados da aceitação tácita de uma democracia meramente formal ou mesmo de uma espécie de niilismo político, ambos caracterizados como sucedâneos fraudulentos do ideal democrático.
Assuntos abordados em sequência:
. Modernidade e Individualismo;
. A Concepção Liberal de Política;
. John Locke e Adam Smith: A Propriedade Privada como Fundamento da Liberdade;
. Benjamin Constant: Duas Concepções de Liberdade;
. A Representação Política;
. John Stuart Mill: um liberal que dialogava com o socialismo;
. O Utilitarismo de Mill;
. Sobre Marx e o Marxismo;
. Marx e a Emancipação Humana;
. Feuerbach e o Conceito de Alienação;
. Alienação e Crítica ao Estado de Direito Burguês no Jovem Marx;
. Marx e a Liberdade;
. Republicanismo e a Liberdade antes do Liberalismo;
. Republicanismo: Liberdade como Não-Dominação;
. A Lei como Garantia da Liberdade;
. O republicanismo exige cidadania ativa;
. Orçamento Participativo: A Criação de um Novo Espaço Público.
Fonte: Filosofia/vários autores. - Curitiba: SEED-PR, 2006, p. 208.
Questões objetivas:
1. É uma criação típica da modernidade. Não é possível compreender a política, o Estado e a idéia de cidadania moderna sem considerar o projeto burguês da autonomia do indivíduo. Tal criação está baseada no:
a) ( ) consumismo
b) ( ) capitalismo
c) ( ) individualismo
d) ( ) socialismo
2. O liberalismo é uma corrente que tem sua aparição no cenário do pensamento político por volta do século XIX, ainda que existam traços das suas idéias fundamentais antes desse período. Podemos considerar como traços fundamentais do liberalismo, exceto:
a) ( ) o liberalismo é definido como um projeto que busca conceber e justificar o Estado de forma leiga (não religiosa).
b) ( ) defende as limitações dos poderes dos governos, visando a proteção dos direitos dos membros da sociedade.
c) ( ) constitui "pura e simplesmente a expressão segundo a qual o poder do Estado deve ser sistematicamente limitado". (PETTIT, 2003)
d) ( ) de acordo, com este último sentido, os liberais afirmam que a verdadeira liberdade depende da maior interferência possível do Estado e das leis.
3. Pensadores que tem na propriedade privada o fundamento da liberdade:
a) ( ) Kant e Hegel
b) ( ) Stuart Mill e Bentham
c) ( ) John Locke e Adam Smith
d) ( ) Rousseau e Wittgenstein
4. Analise as afirmativas e coloque V para verdadeiro ou F para falso:
( ) Adam Smith é um dos maiores representantes do liberalismo econômico clássico.
( ) Smith defende a liberdade irrestrita do comércio, como fator de desenvolvimento e de geração de riquezas das nações e, para tal, não deveria haver qualquer intervenção do Estado. O que Smith propõe é a emancipação da economia em relação às demais esferas da sociedade, sobretudo a política.
( ) Segundo, Smith a economia se tornaria dimensão de referência da realidade, a qual as demais dimensões estariam subordinadas e, na condição de fundamento da prosperidade e das transformações, livre do controle do Estado - laissez faire -, se autoregularia através das dinâmicas próprias de seu fundamento. O controle se exerce basicamente pelo sistema de livre concorrência e da lei da oferta e da procura, denominada a "mão invisível" do mercado.
( ) A defesa da interferência do Estado na economia, a divisão social do trabalho e a mecanização da indústria são os principais elementos do liberalismo econômico.
5. O pensador e político franco-suíço, Benjamin Constant captou e demonstrou com perspicácia a essência da modernidade, no que se refere à política, as relações entre os indivíduos e seus interesses particulares e suas relações com a sociedade. Constant defende:
a) ( ) duas concepções de liberdade, a dos antigos, onde a liberdade consistia na participação na vida pública e a vida no domínio privado, estava necessariamente subordinada à vida política e a dos modernos, onde a liberdade se configura, enquanto exercício de prerrogativas privadas.
b) ( ) uma concepção, onde a liberdade é essencial para a modernidade, mas os antigos não possuíam liberdade.
c) ( ) três concepções: liberdade social, liberdade individual e liberdade civil. A liberdade social se dá no âmbito da sociedade; a individual manifesta os interesses próprios e a civil na garantia dos seus direitos.
d) ( ) na verdade, Benjamin Constant defende o anarquismo social.
6. Montesquieu, em O Espírito das Leis, defende a:
a) ( ) democracia
b) ( ) tirania
c) ( ) aristocracia
d) ( ) monarquia constitucional
7. O liberalismo de John Stuart Mill tem no seu fundamento a moral utilitarista que prega:
a) ( ) a busca da felicidade, do bem comum.
b) ( ) para o utilitarismo, uma ação moral é considerada útili e correta se proporciona felicidade e incorreta e inútil se, pela ausência de prazer, ocasiona a infelicidade.
c) ( ) no pensamento utilitarista, a felicidade baseia-se no prazer.
d) ( ) todas estão corretas.
8. Ainda na juventude Marx (1818-1883) defenderá que a reintegração do homem a si mesmo se daria através de um processo de superação que implicaria na abolição da:
a) ( ) liberdade e do individualismo
b) ( ) propriedade privada e na instalação do comunismo
c) ( ) escravidão e da propriedade privada
d) ( ) direito e na instalação do socialismo
9. Considerando as formas de alienação e de dominação religiosa, política e econômica, pode-se dizer que a questão nuclear da filosofia política do Marx é a:
a) ( ) emancipação política
b) ( ) emancipação humana
c) ( ) liberdade política
d) ( ) liberdade individual
10. Marx faz severas críticas a:
a) ( ) a religião e ao consumismo
b) ( ) a alienação e ao Estado de direito burguês
c) ( ) a ética e ao liberalismo
d) ( ) a cultura e ao individualismo
O QUE É GOOGLE NOTEBOK LM? COMO USAR?
-
O *Google Notebook LM *é uma IA que, basicamente, transforma grandes
volumes de texto em informações fáceis de digerir. Você pode subir arquivos
como PD...
Há uma semana
153 comentários:
-Democracia
1ª)indidualismo
2ª)de acordo, com este último sentido, os liberais afirmam que a verdadeira liberdade depende da maior interferência possível do Estado e das leis.
3ª)John Locke e Adam Smith
4ª)
a)V
b)V
c)V
d)F
5ª)duas concepções de liberdade, a dos antigos, onde a liberdade consistia na participação na vida pública e a vida no domínio privado, estava necessariamente subordinada à vida política e a dos modernos, onde a liberdade se configura, enquanto exercício de prerrogativas privadas.
6ª)democracia
7ª)no pensamento utilitarista, a felicidade baseia-se no prazer.
8ª)propriedade privada e na instalação do comunismo
9ª)emancipação humana
10ª)a alienação e ao Estado de direito burguês
Liceu Estadual de Caucaia
Respostas das 10 questões da "Democracia"
1°)c
2°)d
3°)c
4°)V,V,V,F
5°)a
6°)a
7°)c
8°)b
9°)b
10°)b
A democracia:
1ª)individualismo
2ª)d
3º)C
4º)V,V,V,F
5º)A
6ª)A
7ª)C
8ª)B
9ª)B
10ª)B
1º-C
2º-B
3º-C
4º-V
-F
-F
-V
5º-A
6º-D
7º-B
8º-C
9º-B
10º-B
DAYVIDSON ----3ºC-----Nº12-----LICEU DE CAUCAIA---
1.c
2.d
3.c
4.vvvf
5.a
6.a
7.c
8.b
9.c
10.b
Tatyane 3°C n°41
1º-C
2º-B
3º-C
4º-V
-F
-F
-V
5º-A
6º-D
7º-B
8º-C
9º-B
10º-B
1)c
2)a
3)c
4)v,v,f,v
5)a,b
6)d
7)c
8)a
9)c
10)a
1)c
2)a
3)c
4)v,v,f,v
5)a,b
6)d
7)c
8)a
9)c
10)a
Respostas
"A Democracia"
1-C
2-D
3-C
4-V,V,V,F
5-A
6-A
7-C
8-B
9-B
10-B
1-c
2-a
3-c
4-v,v,f,v
5-b
6-d
7-c
8-a
9-c
10-c
Respostas
"A Democracia"
1.questao-C
2.questao-D
3.questao-C
4.questao-V,V,V,F
5.questao-A
6.questao-A
7.questao-C
8.questao-B
9.questao-B
10.questao-B
Respostas do questionário do texto DEMOCRACIA:
1°A
2°B
3°C
4°V,V,F,F
5°C
6°D
7°D
8°A
9°B
10°B
Damares n°11 3°B
1-C
2-B
3-C
4-V,F,F,V
5-A
6-D
7-B
8-C
9-B
10-B
respostas:
1)c
2)d
3)c
4)v,v.v.f
5)a
6)a
7)c
8)b
9)b
10)b
Respostas
"A Democracia"
1questao-C
2questao-D
3questao-C
4questao-V,V,V,F
5questao-A
6questao-A
7questao-C
8questao-B
9questao-B
10questao-B
respostas;
1)c
2)d
3)c
4)v,v,v,f
5)a
6)a
7)c
8)b
9)c
10)b
Bruno justino 3*ano(c)
respostas;
1)c
2)d
3)c
4)v,v,v,f
5)a
6)a
7)c
8)b
9)c
10)b
Respostas do questionário do texto DEMOCRACIA:
1°A
2°B
3°C
4°V V F F
5°C
6°D
7°D
8°A
9°B
10°B
Damares n°11 3°b
1(a)
2(B)
3(C)
4v,v,F,F
5(c)
6(d)
7(d)
8(a)
9(d)
10(b)
Meiriane Araujo 3º c LICEU DE CAUCAIA
1-C
2-A
3-C
4-VVVF
5-B
6-A
7-B
8-A
9-B
10-B
Aline luiza , 3º c LICEU DE CAUCAIA
1-C
2-A
3-C
4-VVVF
5-B
6-A
7-B
8-A
9-B
10-B
Respostas do questionário do texto DEMOCRACIA:
1°A
2°B
3°C
4°V,V,F,F
5°C
6°D
7°D
8°A
9°B
10°B
Damares n°11 3°C
Desculpe prof° é 3°C
1°"B" 2°"A" 3°"C" 4°F,F,F,V 5°"A" 6°"B"
"A DEMOCRACIA"
1°"B" 2°"A" 3°"C" 4°F,F,F,V 5°"A" 6°"B"
resposta;
1)c
2)d
3)c
4)v,v,v,f
5)a
6)a
7)c
8)b
9)b
10)b
A Democracia
1º)Individualismo
2º)D
3º)C
4º)V,V,V,F
5º)A
6º)A
7º)C
8º)B
9º)B
10º)B
-Democracia
1º)Individualismo
2º)D
3º)C
4º)V,V,V,F
5º)A
6º)A
7º)C
8º)B
9º)B
10º)B
Respostas da "Democracia"
1ª)C
2ª)D
3ª)C
4ª)V,V,V,F
5ª)A
6ª)A
7ª)C
8ª)B
9ª)B
10ª)B
-Democracia
1°)C
2°)D
3°)C
4°)V,V,V,F
5°)A
6°)A
7°)C
8°)B
9°)B
10°)B
A Democracia
1ºC
2ºD
3ºC
4ºV,V,V,F
5ºA
6ºA
7ºC
8ºB
9ºB
10ºB
Diego Barbosa 3A Manha N 15
Respostas Do Blog A Democracia
1 A
2 C
3 B
4 V,V,V,F
5 D
6 C
7 A
8 C
9 D
10 A
DIEGO BARBOSA 3A MANHA N 15
RESPOSTAS DO BLOG A DEMOCRACIA
1 INDIVIDOALISMO
2 C
3 JOHN LOCKE E ADAM SMITH
4 V,V,V,F
5 D
6 DEMOCRACIA
7 A
8 C
9 D
10 A
Diego Barbosa 3A Manha N 15
Respostas Das Questoes Objetivas
1 Democracia
2 C
3 John Loccke e Adam Smith
4 V,V,V,F
5 D
6 Democracia
7 A
8 C
9 D
10 A
A Democracia
1º)Individualismo
2º)D
3º)C
4º)V,V,V,F
5º)A
6º)A
7º)C
8º)B
9º)B
10º)B
1-(c)individualismo
2-(d)
3-(c)
4-(v,v,v,f)
5-(a)
6-(a)
7-(c)
8-(b)
9-(b)
10-(b)
1=Democracia
2=C
3=John Loccke eo Adam Smith
4=V,V,V,F
5=D
6=Democracia
7=A
8=C
9=D
10=A
BrendaA Albuquerque
3°A N°7
1=C
2=D
3=C
4=V,V,V,F
5ª)A
6ª)A
7ª)C
8ª)B
9ª)B
10ª)B
Brenda albuquerque
Democracia;Gabarito.
1ª) C
2ª) D
3ª) C
4ª) V V V F
5ª) A
6ª) A
7ª) C
8ª B
9ª) B
10ª) B
1ª C
2ª D
3ª C
4ª V V V F
5ª A
6 A
7ª C
8ª B
9 B
10ª B
1ª C
2ª D
3ª C
4ª V V V F
5ª A
6 A
7ª C
8ª B
9 B
10ª B
Gabarito
1:c
2:d
3:c
4:v;v;v;f
5:a
6:d
7:b
8:b
9:b
10:b
FBI_3°E
Gabarito:
1-C
2-D
3-:C
4-:V;_V;_V;_F
5-:A
6-:D
7-:B
8-:B
9-:B
10-:B
1. c
2. d
3. c
4. V V V F
5. a
6. d
7. d
8. b
9. b
10. b
1-C
2-D
3-C
4-VVVF
5-A
6-A
7-C
8-D
9-B
10-B
Respostas: 1-individualismo 2-de acordo,com este ultimo sentido,os liberais afirmam que a verdadeira liberdade depende da maior interferÊncia possivel da Estado e das leis. 3-John Locke e Adam Smith. 4-a)V b)V C)V d)F 5-duas concepções de liberdade,a dos antigos, onde a liberdade consistia na participação na vida publica e a vida no dominio privado,estava necessariamente subordinada a vida politica e a dos modernos,onda a liberdade se configura,enquanto exercicio de prerrogativas privadas. 6-monarquia constitucional. 7-para o ultilitarismo, uma ação moral é considerada útili e correta se propociona felicidade e incorreta e inutil se,pela ausência de prazer,ocasiona a infelicidade. 8-propriedade privada e na instalação do comunismo. 9-emancipação humana. 10-a alienação e ao Estado de direito burguês.
1-C 2-D 3-C 4-V,V,V,F 5-A 6-D 7-B 8-B 9-B 10-B
1. c
2. d
3. c
4. V V V F
5. a
6. d
7. d
8. b
9. b
10. b
1. c
2. d
3. c
4. V V V F
5. a
6. d
7. d
8. b
9. b
10. b
1. c
2. d
3. c
4. V V V F
5. a
6. d
7. d
8. b
9. b
10. b
Só as respostas sobre a " Democracia"
1°)c
2°)d
3°)c
4°)V,V,V,F
5°)a
6°)a
7°)c
8°)b
9°)b
10°)b
professor ta ai a continuaçao do meu dever!!!!! 7)c
8)a
9)c
10)a
reposta Democracia
1°)c
2°)d
3°)c
4°)V,V,V,F
5°)a
6°)a
7°)c
8°)b
9°)b
10°)b
fabiana kelly 3ºc manhã
1)c
2)a
3)c
4)v,v,f,v
5)a,b
6)d
7)c
8)a
9)c
10)a
1. c
2. d
3. c
4. V V V F
5. a
6. d
7. d
8. b
9. b
10. b
1. c
2. d
3. c
4. V V V F
5. a
6. d
7. d
8. b
9. b
10. b
C liceu
Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha nasceu em Cantagalo (RJ), no dia 20 de janeiro de 1866. Foi escritor, professor, sociólogo, repórter jornalístico e engenheiro, tendo se tornado famoso internacionalmente por sua obra-prima, “Os Sertões”, que retrata a Guerra dos Canudos
Florestan Fernandes (São Paulo, 22 de julho de 1920 — São Paulo, 10 de agosto de 1995) foi um sociólogo e político brasileiro. Foi duas vezes deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores.
Florestan começou a escrever no final dos anos 40, e ao longo de sua vida, publicou mais de 50 livros e centenas de artigos. Suas principais obras foram:
Organização social dos tupinambá (1949);
A função social da guerra na sociedade tupinambá (1952);
A etnologia e a sociologia no Brasil (1958) (resenhas e questioamentos sobre a produção das Ciências Sociais no Brasil, até os anos 50);
Fundamentos empíricos da explicação sociológica (1959);
Mudanças sociais no Brasil (1960) (nesta obra Florestan faz um panorama de seu trabalho e retrata o Brasil);
Folclore e mudança social na cidade de São Paulo (1961) (esta obra reúne trabalhos e pesquisas realizadas nos anos em que Florestan foi aluno de Roger Bastide na USP, dedicados a várias manifestações de cultura popular entre crianças da cidade de São Paulo).
A integração do negro na sociedade de classes (1964) (estudo das relações raciais no Brasil);
Sociedade de classes e subdesenvolvimento (1968);
A investigação etnológica no Brasil e outros ensaios (1975) (reedição em volume de artigos anteriormente publicados em revisas científicas e dedicados à produção recente da antropologia brasileira);
A revolução burguesa no Brasil: Ensaio de Interpretação Sociológica (1975).
ANTONIO JOSE N:04 3:A MANHA A DEMOCRACIA 1:C 2:D 3:C 4:VVVF 5:A 6:D 7:D 8:B 9:B 10:B
Gabarito
1-c
2-d
3-c
4-v;v;v;f
5-a
6-d
7:b
8-b
9-b
10-b
Gabarito
1:c
2:d
3:c
4:v;v;v;f
5:a
6:d
7:b
8:b
9:b
10:b
Liceu de Caucaia 3ª anoE REJANE SOARES DOS SANTOS n°45
'A democracia'
1:C
2:D
3:C
4:VVFV
5:A
6:A
7:C
8:B
9:B
10:B
GLEICIANE DE CASTRO Nº20
3ºE TARDE
LICEU DE CAUCAIA
1ºD
2ºC
3ºC
4ºV,V,F,F
5ºA
6ºB
7ºC
8ºD
9ºB
10ºB
1c.2d.3c.4vvvf.5a.6a.7c.8b.9b.10b
1 c 2 d 3c 4v v v f 5 a 6d 7 c 8b 9 b 10c
A Democracia em Questão
1-C individualismo
2-D
3-C
4-V-V-V-F
5-A
6-D
7-D
8-B
9-B
10-B
EDSON SOUSA 3 ANO A
1)C 2)D 3)C 4)V,V,V,F 5)A 6)D
7)B 8)B 9)A 10)B
EDSON SOUSA 3 ANO A
1)C 2)D 3)C 4)V,V,V,F 5)A 6)D
7)B 8)B 9)A 10)Bexe
A DEMOCRACIA
1ª)C
2ª)A
3ª)C
4ª)a)v b)v c)v d)f
5ª)A
6ª)D
7ª)B
8ª)B
9ª)B
10ª)B
A DEMOCRACIA
1ª)C
2ª)A
3ª)C
4ª)a)v b)v c)v d)f
5ª)A
6ª)D
7ª)B
8ª)B
9ª)B
10ª)B
resp 01=>c
resp 02=>a
resp03=>c
resp 04=>v,v,v,f
resp 05=>a
resp 06=>d
resp 07=b
resp 08=>b
resp 09=>b
resp 10=>b
Questões Objetivas
Respostas
1-c
2-d
3-c
4-v-v-v-f
5-a
6-a
7-c
8-d
9-b
10-b
Questões objetivas
Respostas
1-c
2-d
3-c
4-v-v-v-f
5-a
6-a
7-c
8-d
9-b
10-b
Liceu de Caucaia
Maria Juliana
3 ano B
número 35
GERMANA 3ºA-Nº40
LICEU DE CAUCAIA
1)c
2)d
3)c
4)V V V F
5)a
6)d
7)d
8)b
9)b
10)b
ERIKA DE MENEZES VIANA
LICEU DE CAUCAIA
N:10 3E
1:C
2:D
3:C
4:V;V;V;F
5:A
6:A
7:C
8:B
9:C
10:B
1=C
2=D
3=C
4=V,V,V,F
5ª)A
6ª)A
7ª)C
8ª)B
9ª)B
10ª)B
1°)c
2°)d
3°)c
4°)V,V,V,F
5°)a
6°)a
7°)c
8°)b
9°)b
10°)b
plec
1°)c
2°)d
3°)c
4°)V,V,V,F
5°)a
6°)a
7°)c
8°)b
9°)b
10°)b
1-questão letra C
2-A
3-C
4-VVVF
5-A
6-D
7-C
8-B
9-B
10-B
-DEMOCRACIA
QUESTÃO 1)
:C)INDIVIDUALISMO
QUESTÃO 2):ALTERNATIVA A)
QUESTÃO 3):C)
QUESTÃO 4):V;V;V;F
QUESTÃO 5):A
QUESTAO 6):D
QUESTÃO 7);B
QUESTÃO 8);B
QUESTÃO 9);B
QUESTÃO10);B
Tamires da Silva Santos 3ºA nº49
1. C individualismo
2. (D) de acordo, com este último sentido, os liberais afirmam que a verdadeira liberdade depende da maior interferência possível do Estado e das leis.
3. (C) John Locke e Adam Smith
4. V V V F
5. (A) duas concepções de liberdade, a dos antigos, onde a liberdade consistia na participação na vida pública e a vida no domínio privado, estava necessariamente subordinada à vida política e a dos modernos, onde a liberdade se configura, enquanto exercício de prerrogativas privadas.
6. (d) monarquia constitucional
7. (d) todas estão corretas.
8.( b) propriedade privada e na instalação do comunismo
9. (b) emancipação humana
10. (b) a cultura e ao individualismo
1. C individualismo
2. (D) de acordo, com este último sentido, os liberais afirmam que a verdadeira liberdade depende da maior interferência possível do Estado e das leis.
3. (C) John Locke e Adam Smith
4. V V V F
5. (A) duas concepções de liberdade, a dos antigos, onde a liberdade consistia na participação na vida pública e a vida no domínio privado, estava necessariamente subordinada à vida política e a dos modernos, onde a liberdade se configura, enquanto exercício de prerrogativas privadas.
6. (d) monarquia constitucional
7. (d) todas estão corretas.
8.( b) propriedade privada e na instalação do comunismo
9. (b) emancipação humana
10. (b) a cultura e ao individualismo
1°=C
2°=A
3°=C
4°=Questão.
A)V
B)V
C)v
D)F
5°=A
6°=D
7°=B
8°=B
9°=B
10°=B
1°=C
2°=A
3°=C
4°=Questão.
A)V
B)V
C)v
D)F
5°=A
6°=D
7°=B
8°=B
9°=B
10°=B
1°)c
2°)d
3°)c
4°)V,V,V,F
5°)a
6°)a
7°)c
8°)b
9°)b
10°)b
Gabarito das questões do texto:A Democracia:
1. c
2. d
3. c
4. V V V F
5. a
6. d
7. d
8. b
9. b
10. b
1.c) 2.c)3.c)4.v,v,f,f 5.v,f,v,f 6.a)7.d)8.a)9.d)10.d)
1°)C
2°)D
3°)C
4°)a-V
b-V
c-V
d-V
5°)A
6°)A
7°)C
8°)B
9°)B
10°)D
1°)C
2°)D
3°)C
4°)a-V
b-V
c-V
d-F
5°)A
6°)A
7°)C
8°)B
9°)D
10°)D
A Democracia
1º)Individualismo
2º)D
3º)C
4º)V,V,V,F
5º)A
6º)A
7º)C
8º)B
9º)B
10º)b
1. c
2. d
3. c
4. V V V F
5. a
6. d
7. d
8. b
9. b
10. b
1-c;
2-d;
3-c;
4-v,v,v,f;
5-a;
6-d;
7-d;
8-b;
9-b;
10-b.
Que a democracia com o passar dos anos ela foi se modificando,ficando totalmente diferente do que era antes.Principalmente apartir do séc. xx.
1)c
2)a
3)c
4)a)v
b)v
c)v
d)f
5)a
6)d
7)b
8)b
9)b
10)b
1-c;
2-d;
3-c;
4-v,v.v.f;
5-a;
6-d;
7-d;
8-b;
9-b;
10-b.
que ao longo dos tempos principalmente apartir do séc.xx a democracia ficou muito diferente do que era antes.
1.c
2.d
3.c
4.vvvf
5.a
6.d
7.d
8.b
9.b
10.b
Ao longo do tempo principalmente depois do sec.xx a democracia foi vista com muita diferença pois o governo já não era como antigamente ,ficando mais independente.
1-c;
2-d;
3-c;
4-v,v,v,f;
5-a;
6-d;
7-d;
8-b;
9-b;
10-b.
apartir do séc. xx a democracia ficou mais individualista tendo assim seu proprio poder.
-Democracia
1°)C
2°)D
3°)C
4°)V,V,V,F
5°)A
6°)A
7°)C
8°)B
9°)B
10°)B
-Democracia
1ª)indidualismo
2ª)de acordo, com este último sentido, os liberais afirmam que a verdadeira liberdade depende da maior interferência possível do Estado e das leis.
3ª)John Locke e Adam Smith
4ª)
a)V
b)V
c)V
d)F
5ª)duas concepções de liberdade, a dos antigos, onde a liberdade consistia na participação na vida pública e a vida no domínio privado, estava necessariamente subordinada à vida política e a dos modernos, onde a liberdade se configura, enquanto exercício de prerrogativas privadas.
6ª)democracia
7ª)no pensamento utilitarista, a felicidade baseia-se no prazer.
8ª)propriedade privada e na instalação do comunismo
9ª)emancipação humana
10ª)a alienação e ao Estado de direito burguês
-Democracia
1°)C
2°)D
3°)C
4°)V,V,V,F
5°)A
6°)A
7°)C
8°)B
9°)B
10°)B
1°)c
2°)d
3°)c
4°)V,V,V,F
5°)a
6°)a
7°)c
8°)b
9°)b
10°)b
1°)c
2°)d
3°)c
4°)V,V,V,F
5°)a
6°)a
7°)c
8°)b
9°)b
10°)b
Respostas
"A Democracia"
1-C
2-D
3-C
4-V,V,V,F
5-A
6-A
7-C
8-B
9-B
10-B
1°)c
2°)d
3°)c
4°)V,V,V,F
5°)a
6°)a
7°)c
8°)b
9°)b
10°)b
Respostas
"A Democracia"
1-C
2-D
3-C
4-V,V,V,F
5-A
6-A
7-C
8-B
9-B
10-B
1°)c
2°)d
3°)c
4°)V,V,V,F
5°)a
6°)a
7°)c
8°)b
9°)b
10°)b
texto "a democracia"
1° item c
2° item d
3° item c
4° v,v,v,f
5° item a
6° item a
7° item c
8° item b
9° item b
10° item b
1°)c
2°)d
3°)c
4°)V,V,V,F
5°)a
6°)a
7°)c
8°)b
9°)b
10°)b
1°)c
2°)d
3°)c
4°)V,V,V,F
5°)a
6°)a
7°)c
8°)b
9°)b
10°)b
a democracia
questão 1 item c
questão 2 item d
questão 3 item c
questão 4 v,v,v,f
questão 5 item a
questão 6 item a
questão 7 item c
questão 8 item b
questão 9 item b
questão 10 item b
1°)c
2°)d
3°)c
4°)V,V,V,F
5°)a
6°)a
7°)c
8°)b
9°)b
10°)b
1(c)
2(d)
3(c)
4(v,v,v,f)
5(a)
6(a)
7(c)
8(b)
9(b)
10(b)
1-c
2-d
3-c
4-v v v f
5-a
6-d
7-d
8-b
9-b
10-b
1º- c
2º- d
3º- c
4º- V V V F
5º- a
6º- d
7º- d
8º- b
9º- b
10º- b
Geovane 3°D Licel de Caucaia
1-c
2-d
3-c
4-v v v f
5-a
6-d
7-d
8-b
9-b
10-b
Adriana Alencar Ribeiro, 3° ano B manhã.
Blog.:
1-QUESTÂO:
Letra c.
2-QUESTÂO:
Letra d.
3-Questão:
letra c.
4-Questão:
v
v
v
f
5-Questão:
Letra a.
6-Questão:
Letra a.
7-Questão:
Letra c.
8-Questão:
Letra b.
9-Questão:
Letra b.
10-Questão:
Letra b.dradman
Democracia;Gabarito.
1ª) C
2ª) D
3ª) C
4ª) V V V F
5ª) A
6ª) A
7ª) C
8ª B
9ª) B
10ª) B
Democracia;Gabarito.
1ª) C
2ª) D
3ª) C
4ª) V V V F
5ª) A
6ª) A
7ª) C
8ª B
9ª) B
10ª) B
Respostas das 10 questões da "Democracia"
1°)c
2°)d
3°)c
4°)V,V,V,F
5°)a
6°)a
7°)c
8°)b
9°)b
10°)b
Respostas das 10 questões da "Democracia"
1°)c
2°)d
3°)c
4°)V,V,V,F
5°)a
6°)a
7°)c
8°)b
9°)b
10°)b
Democracia;Gabarito.
1ª) C
2ª) D
3ª) C
4ª) V V V F
5ª) A
6ª) A
7ª) C
8ª B
9ª) B
10ª) B
Èika Farias
3°A-Liceu De Caucaia
Democracia
1)C
2)A
3)C
4)VVVF
5)A
6)D
7)B
8)B
9)B
10)B
=> A Democracia
1ª)C
2ª)A
3ª)C
4ª)V,V,V,F
5ª)A
6ª)D
7ª)B
8ª)B
9ª)B
10ª)B
ANA PATRICIA P.
N°:05 3°B-LICEU DE CAUCAIA
Thaizy de Gois Martins
Colegio Estadual Liceu de Caucaia
Texto:A democracia
1-C
2-D
3-C
4-VVVF
5-A
6-D
7-A
8-C
9-D
10-B
1º-C
2º-B
3º-C
4º-V
-F
-F
-V
5º-A
6º-D
7º-B
8º-C
9º-B
10º-B
Magdiel - 3°C - N° 36
Debora lopes da Silva Liceu de Caucaia
3ªAno B
A democracia
1ª)c
2ª)d
3ª)c
4ª)f
v
v
f
5ª)a
6ª)d
7ª)b
8ª)b
9ª)b
10ª)b
Jovina Priscila/3°ano B
Democracia
1- c
2- d
3- c
4- v
v
v
f
5- b
6- d
7- b
8- b
9- b
10- b
iJovina Priscila/3°ano B
Democracia
1- c
2- d
3- c
4- v
v
v
f
5- b
6- d
7- b
8- b
9- b
10- b
Jovina Priscila/3°ano B
Democracia
1- c
2- d
3- c
4- v
v
v
f
5- b
6- d
7- b
8- b
9- b
10- b
GLESIANE NOGUEIRA 3ºAno B
1ª.c
2ª.d
3ª.c
4ª.v,v,v,f
5ª.a
6ª.d
7ª.c
8ª.b
9ª.b
10ª.b
• Débora Nogueira Rufino
• N°:20
• 3°B
1) C
2) D
3) C
4)V,V,V,F
5) A
6 D
7) D
8) B
9) B
10)B
1°=C
2°=D
3°=C
4°=a)V
b)V
c)V
d)F
5°=A
6°=D
7°=D
8°=B
9°=B
10°=B
Cassia Caitano 3 ano C número 08
respostas das questões objetivas:
1-c
2-d
3-c
4-v-v-v-f
5-a
6-d
7-b
8-b
9-b
10-b
1ª)individualismo
2ª)de acordo, com este último sentido, os liberais afirmam que a verdadeira liberdade depende da maior interferência possível do Estado e das leis.
3ª)John Locke e Adam Smith
4ª) a)V b)V c)V d)F
5ª)duas concepções de liberdade, a dos antigos, onde a liberdade consistia na participação na vida pública e a vida no domínio privado, estava necessariamente subordinada à vida política e a dos modernos, onde a liberdade se configura, enquanto exercício de prerrogativas privadas.
6ª)democracia
7ª)no pensamento utilitarista, a felicidade baseia-se no prazer.
8ª)propriedade privada e na instalação do comunismo
9ª)emancipação humana
10ª)a alienação e ao Estado de direito burguês
1-c; 2-d; 3-c; 4-v,f,v,v; 5-c; 6-a; 7-d; 8-c; 9-d; 10-a.
1ºc
2ºd
3ºc
4ºvvvf
5ºa
6ºd
7ºd
8ºb
9ºb
10ºb
DEMOCRACIA
1ª C
2ª D
3ª C
4ª VVVF
5ª A
6ª D
7ª D
8ª B
9ª B
10ª B
1-C; 2-D; 3-C; 4-V,F,V,V; 5-C; 6-A; 7-D; 8-C; 9-D; 10-A.
1-C; 2-D; 3-C; 4-V,F,V,V; 5-C; 6-A; 7-D; 8-C; 9-D; 10-A.
As 10 questões:"DEMOCRACIA"
1º=C
2º=D
3º=C
4º=VVVF
5º=A
6º=D
7º=D
8º=B
9º=B
10º=B
1°)c
2°)d
3°)c
4°)V,V,V,F
5°)a
6°)a
7°)c
8°)b
9°)b
10°)b
Democracia
1ªc
2ªd
3ªc
4ªVVVF
5ªA
6ªD
7ªD
8ªB
9ªB
10ªB
1°)c
2°)d
3°)c
4°)V,V,V,F
5°)a
6°)a
7°)c
8°)b
9°)b
10°)b
1°)c
2°)d
3°)c
4°)V,V,V,F
5°)a
6°)a
7°)c
8°)b
9°)b
10°)b
1°)c
2°)d
3°)c
4°)V,V,V,F
5°)a
6°)a
7°)c
8°)b
9°)b
10°)b
1)individualismo
2)D
3)C
4)VFVF
5)A
6)Democracia
7)B
8)B
9)Emancipação Politica
10)A ética e ao Liberalismo
1.c
2.c
3.c
4.vvvf
5.a
6.a
7.c
8.b
9.b
10.b
1.c
2.c
3.c
4.vvvf
5.a
6.a
7.c
8.b
9.b
10.b
1.c
2.c
3.c
4.vvvf
5.a
6.a
7.c
8.b
9.b
10.b
1-c
2-b
3-c
4-vfvf
5-a
6-d
7-a
8-b
9-b
10-b
1-c
2-b
3-c
4-vfvf
5-a
6-d
7-a
8-b
9-b
10-b
Escola Liceu de Caucaia
Leiliane 3ª E Nº36
1)c
2)d
3)c
4)v, v, v, f
5)a
6)d
7)d
8)b
9)b
10)d
1ª)b
2ª)a
3ª)c
4ª)vvff
5ª)a
6ª)a
7ª)b
8ª)b
9ª)c
10ª)b
aline batista n:04 3ªb
Kely Bernardo 52 3B MANHÃ
A DEMOGRACIA
1-d
2-d
3-c
4v-v-v-f
5-a
6-d
7-d
8-b
9-b
10-b
Kely Bernardo 52 3B MANHÃ
A DEMOGRACIA
1-d
2-d
3-c
4v-v-v-f
5-a
6-d
7-d
8-b
9-b
10-b
Postar um comentário