terça-feira, 29 de dezembro de 2009

O homem refletindo sobre si mesmo...

A VIDA HUMANA...

A existência humana é radicalmente diferente da vida dos animais. Os animais são levados pela vida, segundo simplesmente o movimento interno de seu dinamismo biológico. A vida não lhes é problemática, pois se encontram, já, sempre, plenamente constituídos em seu ser. Não podem ser mais do que já são. O homem pode ser mais do que aquilo que receber como seu ser, ao nascer. Não nasce pronto, realizado. Por isso, precisa assumir a sua vida como tarefa e responsabilidade sua. Não lhe basta ir vivendo, simplesmente. Precisa assumir o compromisso de ter que ir realizando a sua vida como projeto seu. Sua vida é um "ir-se-dando", como concretização de suas capacidades e potencialidades. Isto, porque o homem é um ser "por fazer-se", um ser que é projeto.
Assim, a existência humana é, em primeiro lugar, o encarregar-me do meu ser, recebido sob minha responsabilidade. É um ir desenvolvendo as potencialidades e capacidades e, neste processo construindo a própria vida. NEste sentido, a existÊncia humana é uma vontade pessoal, assumida, alimentada, desenvolvida. E quando isso não ocorre mais, o homem não vive: vegeta. E é por isso que só o homem pode perder a vontade de viver. E mais: por esta razão, há vidas qualitativamente diferentes: umas vividas mais intensamente; outras, menos.
Em segundo lugar, viver é projetar-se para o futuro. É lutar, preparar, construir um futuro. É propor-se ideais, objetivos, metas e ir em busca de sua realização, de sua concretização. E, neste movimento, ir constituindo a própria vida. O homem é o que ele vai fazendo de si mesmo, de sua vida. E ele sempre pode ser mais, nunca esgota plenamente as possibilidades de realização de sua vida.
Sujeito de realizações, o homem é um ser no mundo. Vive no mundo. Precisa do mundo para realizar sua vida, para caracterizar o que projeta ser. Isto é, o homem sempre se encontra em uma determinada circunstância, num contexto determinado, que é o seu mundo, no qual e a partir do qual vai realizando-se e construindo sua vida. Com efeito, ao nascer, o homem é dado num mundo e submetido as suas leis. Ao mesmo tempo, e ao longo de sua existência, vai enfrentando os obstáculos e desafios que o mundo lhe apresenta. E, nesta atividade de enfrentamento e superação dos desafios que o contexto em que vive lhe apresenta, vai construindo sua própria vida. E mais: vai criando um mundo propriamente humano - o mundo cultural - segundo seu modo de ser.
No mundo, o homem compreende-se como distinto do mundo. Diferente dos animais, que nele vivem totalmente imersos e submetidos às suas leis, o homem vive no mundo e com o mundo. Vive situado face ao mundo. É um ser consciente. Isto é, é o único ser capaz de compreender o mundo e de compreender-se a si mesmo. É capaz de dizer o que as coisas são e qual o significado da sua vida. É capaz de compreender o contexto em que vive e, a partir disso, escolher o que quer ser, como deve agir, como vai realizar a sua vida. E, por isso, pode assumir com responsabilidade sua vida como tarefa e projeto seu.
Como ser consciente, o homem, e somente ele, é capaz de tomar distância frente ao mundo e de tomá-lo como objeto de sua compreensão; a partir disso, é capaz de agir conscientemente sobre o mundo e transformá-lo de acordo com essa compreensão. E neste processo, que é a própria vida humana entendida como práxis, o homem vai atualizando suas potencialidades e capacidades, e constituindo a sua vida. A práxis, unidade indissolúvel entre ação e reflexão, é a atualidade e manifestação do ser do homem. Com efeito, é pela práxis que o homem vai desenvolvendo suas potencialidades e realizando sua vida como projeto. E, neste sentido, a práxis é simplesmente estar sendo homem.
Por outro lado, a vida humana compreendida como práxis manifesta que o homem é constitutivamente um ser de relações. Relações que constituem sua própria vida, aquilo que ele é. Por exemplo: alguém só é pai na medida em que está em relação com (ao ter) um filho. Sem filho, ninguém pode ser pai. E a relação é de paternidade que constitui alguém como pai.

Um comentário:

Unknown disse...

O homem é um ser por muitas das vezes imprevisível porque não sabemos quando ele vai se superar

Me refletindo sei o que fiz e o que posso fazer ,me defino como um sobrevivente poís saber viver nesse mundo não é pra qualquer um