quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O que é o Homem? A grande questão filosófica.

“A reflexão sobre nós próprios, reflexão sempre renovada que o homem faz para chegar a compreender-se” Bernar Groethuysen

“Explicação conceitual da idéia do homem a partir da concepção que este tem de si mesmo em determinada fase de sua existência.” Landsberg

Desde o início da filosofia na Grécia antiga que a questão sobre "o que é o homem?" vem instigando os filósofos a responderem tal questionamento no decorrer do tempo. Sócrates afirmava "conhece-te a ti mesmo" iniciando o estudo do homem filosoficamente, ou seja, buscando a essência do ser humano.

O homem para Platão era dividido em corpo e alma. O corpo era a matéria e a alma era o imaterial e o divino que o homem possuía. Enquanto o corpo está em constante mudança de aparência, a alma não muda nunca. Desde quando nascemos, temos a alma perfeita, porém não sabemos. As verdades essenciais estão inscritas na alma eternamente, porém, ao nascermos, nós as esquecemos, pois a alma é aprisionada no corpo.

Para Platão a alma é divida em três partes:

  • 1 Racional: cabeça; esta tem que controlar as outras duas partes. Sua virtude é a sabedoria ou prudência (phrónesis).
  • 2 Irascível: tórax; parte da impetuosidade, dos sentimentos. Sua virtude é a coragem (andreía).
  • 3 Concupiscente: baixo ventre; apetite, desejo, mesmo carnal (sexual), ligado ao libido. Sua virtude é a moderação ou temperança (sophrosýne).

Platão acreditava que a alma depois da morte reencarnava em outro corpo, mas a alma que se ocupava com a filosofia e com o Bem, esta era privilegiada com a morte do corpo. A ela era concedida o privilégio de passar o resto dos seus tempos em companhia dos deuses.

Por meio da relação de sua alma com a Alma do Mundo, o homem tem acesso ao mundo das Idéias e aspira ao conhecimento e às idéias do Bem e da Justiça. A partir da contemplação do mundo das Idéias, o Demiurgo, tal como Platão descreveu no Timeu, organizou o mundo sensível. Não se trata de uma criação ex nihilo, isto é, do nada, como no caso do Deus judaico-cristão, pois o Demiurgo não criou a matéria (Timeu, 53b) nem é a fonte da racionalidade das Idéias por ele contempladas. A ação do homem se restringe ao mundo material; no mundo das Idéias o homem não pode transformar nada. Pois o que é perfeito, não pode ser mais perfeito.

A tradição representa um elemento vital para a compreensão da filosofia aristotélica. Em certo sentido, Aristóteles via o próprio pensamento como o ponto culminante do processo desencadeado por Tales de Mileto. A filosofia pretendia não apenas rever como também corrigir as falhas e imperfeições das filosofias anteriores. Ao mesmo tempo, trilhou novos caminhos para fundamentar as críticas, revisões e novas proposições.

Aluno de Platão, Aristóteles discorda de uma parte fundamental da filosofia. Platão concebia dois mundos existentes: aquele que é apreendido por nossos sentidos, o mundo concreto -, em constante mutação; e outro mundo - abstrato -, o das idéias, acessível somente pelo intelecto, imutável e independente do tempo e do espaço material. Aristóteles, ao contrário, defende a existência de um único mundo: este em que vivemos. O que está além de nossa experiência sensível não pode ser nada para nós.

A Psicologia é a teoria da alma e baseia-se nos conceitos de alma (psykhé) e intelecto (noûs). A alma é a forma primordial de um corpo que possui vida em potência, sendo a essência do corpo. O intelecto, por sua vez, não se restringe a uma relação específica com o corpo; sua atividade vai além dele.

O organismo, uma vez desenvolvido, recebe a forma que lhe possibilitará perfeição maior, fazendo passar suas potências a ato. Essa forma é alma. Ela faz com que vegetem, cresçam e se reproduzam os animais e plantas e também faz com que os animais sintam.

No homem, a alma, além de suas características vegetativas e sensitivas, há também a característica da inteligência, que é capaz de apreender as essências de modo independente da condição orgânica.

Ele acreditava que a mulher era um ser incompleto, um meio homem. Seria passiva, ao passo que o homem seria ativo.

Evolução do pensamento do homem ao longo dos séculos

  • Antiguidade: a Antiguidade centrava-se em torno do “cosmos” ou da natureza em si estática e encarava o homem em conexão com ela.
  • Idade Média: o homem era membro da “ordem” emanada de Deus.
  • Idade Moderna: firma o homem sobre si mesmo, mas predominantemente como “sujeito” ou razão, de sorte que esta, como sujeito transcendental ou razão universal panteísticamente absoluta, acabou por subjugar e volatilizar o homem, convertendo-o em momento fugaz do curso evolutivo do absoluto.
  • Pensamento contemporâneo: o homem tomou consciência da inanidade de tais construções e verificou haver perdido tudo, incluindo a própria personalidade e que principalmente, depois de haver sacrificado a vida do conceito abstrato ilusório, se encontrava agora perante o nada.

22 comentários:

Felipe Henrique- 2° ano A- N° 47 , liceu de Caucaia disse...

Qualquer indivíduo da espécie animal que apresenta o maior grau de complexidade na escala evolutiva; o ser humano.

Israel Soares de Oliveira2Ano A disse...

Eu entendo o homem como uma criatura de Deus.A ciência procura esplicar o homem como um ser que surgiu de seres
unicelulares que evoluiram, mas é uma teoria um pouco controverssa.Deta forma eu vejo Deus como o criador de todas as coisas.

Ana Haylane - 2. Ano "A" -Manhã - N.03 disse...

O homem é a grande questão que até hoje não se tem todas as respostas, pelo simples fato de não sabermos de onde vimos e nem para onde vamos.
A filosofia busca perguntas; a filosofia as respostas... mas o que há são pessoas que tentam apenas entender o que ouve para o melhor estudo o que somos.

Anônimo disse...

O homem uma máquina feita por Deus.
Falar quem eu sou, é muito difícil olhar pra me mesmo.

Algo que não dar pra explicar.

QUEM SOU EU?

Sempre me falaram que não era pra eu pensar nessas coisas.

Agora vejo não sei quem sou eu.


2anoA

lucas2Aliceu de caucaia disse...

é também um angustiado Ser para a morte, cônscio da finitude, embora rotineiramente se esquive de pensar no fim. Tabu, esse tema é deletado, como se a vida já não implicasse em morte, como se por trás de todo berço não houvesse um túmulo.

Erivando Sousa 2° A liceu de Caucaia disse...

O homem é ainda pra mim um ser mistérioso, pois tem capacidades que nem um outro ser tem.
Eu acho que a filosofia trata o HOMEM como um ser pensador de uma forma que possa mudar tudo que está a seu alcance.

Jordan Rodrigues Silva 2° a n° 29- Liceu de Caucaia disse...

O homem é um pensador de diversas áreas e um Ser complexo em processo de vir-a-ser. Mas será como intolerante e estabelecedor de limites, que o homem conservará e revelará sua mais animalesca característica: a de delimitador de território...

francico bruno2anoa;colegio liceu de caucai;numero:18 disse...

O homem è criatura de deus que a
filosofia a ciencia tenta esplica o homem è quasi um animal mais inteligenti que capas de cria suas propias escohas

Angelina Ferrreira 2°A Liceu de Caucaia disse...

O homem pra filosofia é um ser toalmente inteligente que tem o poder do LOGOS.

weslemberg 2ano a :numero :45 liceu de caucaia disse...

na minha opiniao des dos seculos antigos o homem era um grande pensador filosofico ele conhecia muito sobre questoes sabias ele si mostra um grande sabio.

Robson - 2A liceu de caucaia disse...

o homem é um Ser quase completo em processo Mas será como Ser de Fronteiras, estabelecedor de limites, que o homem conservará e revelará sua mais sua característica:o homem gosta de mandar no que e seu, e muito conservador cuida do que e seu.Assim e o homem.

Roger brendon2anoA: colegio liceu de caucaia;numero:40 disse...

Pelo meu entender o homem foi feito imagem e semehança de deus e que por sua ves a antropologia tem estudar e com prender a natureza huma pelo seus metodos e conhecimento muintas veses sem levar emconta a deus que o criou e o fez.

Anônimo disse...

O homem é inesplicável cheio de incertezas e certezas.

Nunca parei pra pensar sobre o homem.

A humanidade nunca nos fez pensar o que é o homem. Sempre nos esconde muitas coisas.


Beatriz Miranda 2ano A

SABRINA SOUSA 2ªA Nª41 LICEU DE CAUCAIA disse...

Desde inicio da filosofia na grecia antiga, o homem vem invertigandoos filósofos. Os sócrates afirma "conhecer a ti mesmo".
o corpo eraa materia e a alma a imateria por meios des relações de nossas alma do mundo. Tipo hoje o mundo não ta mais nei ai para o ser humano faz o que que. e pronto....

Carlos Janderson da Silva/ 2ªA manhã/ liceu de caucaia disse...

O homem na minha opinião e feito deseu erros e acertos dessa forma
ele os mandamentos da sociedade!!!

Taís Ferreira 2 'A' Liceu de caucaia n'42 disse...

O homem é uma reflexão renovada para a compreenção de algo.ele tomou conciencia do tanto de estragos ele ja fez pra nos mesmo.

graycelene segundo A manhã disse...

o que é o homem ? fica ai um ponto D ? nunca saberemos ao certo quem somos sempre terá uma duvida em questão que não será resolvida ou explicada essa pergunta fica ai para um dia e um louco responde só não sei quando!

DANIELE DE SOUZA 2A disse...

O HOMEM TEM UMA ÚNICA DEFINIÇÃO:ESPÍRITO,ALMA E CORPO.ESPÍRITO QUE É A VIDA,ALMA,É POR ELA QUE TEMOS OS SENTIMENTOS, E CORPO QUE É A MATÉRIA.,

DENYS disse...

1)questão(E)
2)questão(A)
3)questão(D)
4)questão(C)
5)questão(A)

ELIEZER disse...

1)QUESTÃO(E)
2)QUESTÃO(A)
3)QUESTÃO(D)
4)QUESTÃO(C)
5)QUESTÃO(A)

DENYS1D LICEU disse...

6)(D)
7)(C)
9)(A)
10)(C)

Unknown disse...

Meiriane e aline 3º c nº: 02 , 42 LICEU DE CAUCAIA

- o homem é um criatura extranha , misteriosa é um ser quase completo .

Faz coisas que desafia as leis da natureza . O homem é um ser sabio mais muitas vezes seu instinto animal fala mais alto .