segunda-feira, 9 de abril de 2012

Inscrições abertas para o Parlamento Jovem Brasileiro

 
“Você já cresceu. Agora é hora de aparecer."

A Câmara dos Deputados abriu mais uma vez as portas à juventude do país com o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2012. O programa é uma oportunidade para que jovens cidadãos brasileiros possam simular, durante cinco dias, a jornada de trabalho dos deputados federais.

A 9º edição do PJB será realizada entre 24 e 28 de setembro, e vai reunir 78 estudantes de todos os estados, o Ceará contará com a participação de três alunos, selecionados mediante apresentação da análise de um Projeto de Lei.

O tema do projeto de lei a ser apresentado é livre. O aluno pode participar escrevendo projetos em qualquer área das Comissões Temáticas do Parlamento Jovem Brasileiro desde que a proposta tenha relevância e possa impactar positivamente na sociedade nas seguintes áreas:

* Agricultura e Meio Ambiente;
* Saúde e Segurança Pública;
* Economia, Emprego e Defesa do Consumidor;
* Educação, Cultura, Esporte e Turismo.


Uma pré-seleção será realizada pela SEDUC/COAPE. O projeto de lei deverá ser apresentado nas escolas, em conjunto com a ficha de inscrição e documentação requerida. Os estudantes:

1.Devem ter entre 16 e 22 anos;
2.Estar matriculado e frequentando regularmente o 2º ou 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas ou particulares.

Durante o período da Legislatura prevista para os estudantes, que tem a duração de cinco dias, os participantes têm a oportunidade de experimentar o dia-a-dia dos parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções. O trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se dá de acordo, na medida do possível, com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados.

As informações referentes ao programa estão disponível no site http://www2.camara.gov.br/responsabilidade-social/parlamentojovem da Câmara dos Deputados. Nele você encontrará ainda o manual de orientações e um curso de Elaboração de Projeto de Lei.

A Coordenação Estadual do Parlamento Jovem Brasileiro está localizada na SEDUC/COAPE, onde a comunidade educacional poderá obter informações sobre como participar dessa ação.

Mais informações:

Tels: 85. 3101.3968
Responsável:Prof. Paulo Venício
e-mail veniciobp@seduc.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
09.04.2012
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Educação

Nenhum comentário: