quarta-feira, 25 de abril de 2012

Ementa da Disciplina de Sociologia para o ano letivo de 2012


E E M ELIÉZER DE FREITAS GUIMARÃES

PLANO DE ENSINO - 2012
 

1. IDENTIFICAÇÃO:

Área de Conhecimento: Ciências Humanas
Série: 1º Ano
Disciplina: Sociologia
Professor: Evando



2. EMENTA
Introdução a Metodologia do Trabalho Científico. Introdução ao Estudo da Sociedade. Interdisciplinaridade das Ciências Sociais. Autores clássicos do pensamento sociológico: August Comt, Emile Durkheim, Karl Marx e Max Weber.



3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Metodologia do Trabalho Científico aplicado ao Ensino Médio;
Tipos de conhecimentos: senso comum, ciência, religião e filosofia;
Contextualização das Ciências Sociais;
De que se ocupam as Ciências Sociais: Sociologia, Antropologia, Ciências Políticas e Economia;
O que é Sociologia?
Classes sociais, etnias e gêneros;
Interdisciplinaridade das Ciências Sociais: Filosofia, História, Geografia e Sociologia;
Sociologia como ciência e suas origens;
O nascimento da sociologia
Comte: a sociologia como “Física Social”
Durkheim: fato social, direito e anomia, solidariedade e coesão, ética e mercado;
Marx: da cooperação a propriedade privada, classes sociais, teoria e prática;
Weber: ação social, os caminhos da racionalidade, as maquinas modernas, o tempo mudou? Mudanças e resitências, o protestantismo e o espírito do capitalismo, o mundo desencantado;

4. AVALIAÇÃO

Processual, somativa e cumulativa;
NDI (frequência, participação e atividades) como nota parcial;
ADG (prova bimestral com 10 questões de múltipla escolha);
Comentário sobre temas expostos no blog www.professorevandofilosofia.blogspot.com


5. BIBLIOGRAFIA:
BOMENY, Helena e FREIRE-MEDEIROS, Bianca (Coord.). Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Editora do Brasil, 2010.






E E M ELIÉZER DE FREITAS GUIMARÃES

PLANO DE ENSINO - 2012


1. IDENTIFICAÇÃO:
Área de Conhecimento: Ciências Humanas
Série: 2º Ano
Disciplina: Sociologia
Professor: Evando



2. EMENTA
Introdução a Metodologia do Trabalho Científico. Poder, política, cidadania e participação. Poder e política institucional da vida. Cidadania.

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Metodologia do Trabalho Científico aplicado ao Ensino Médio;
Conceito de política, poder e autoridade na perspectiva das classes sociais, etnias e gênero;
A indiferença e a participação política;
Participação política, direitos e democracia
Estado Moderno: conceito, tipos e relações entre os poderes;
Formas de representações e de processos sociais: conselhos, movimentos sociais, organização social, instituições sociais;
O movimento feminista, negro, indígena e homossexual;
Cidadania: processo de construção individual e coletiva;
Cidadania numa perspectiva das classes sociais, das etnias e gênero;
Cidadania e direitos humanos;


4. AVALIAÇÃO
Processual, somativa e cumulativa;
NDI (frequência, participação e atividades) como nota parcial;
ADG (prova bimestral com 10 questões de múltipla escolha);
Comentário sobre temas expostos no blog www.professorevandofilosofia.blogspot.com


5. BIBLIOGRAFIA:
BOMENY, Helena e FREIRE-MEDEIROS, Bianca (Coord.). Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Editora do Brasil, 2010.










E E M ELIÉZER DE FREITAS GUIMARÃES

PLANO DE ENSINO - 2012


1. IDENTIFICAÇÃO:
Área de Conhecimento: Ciências Humanas
Série: 3º Ano
Disciplina: Sociologia
Professor: Evando



2. EMENTA
Introdução a Metodologia do Trabalho Científico. Natureza e Cultura: diferenças e concepções. Movimentos sociais. Cidadania. Autores do pensamento social brasileiro e a contribuição para o debate sobre as questões cotidianas.



3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Metodologia do Trabalho Científico aplicado ao Ensino Médio;
Conceito de cultura, gênero e etnia;
Identidade cultural (das etnias europeias, africanas, afro-brasileiras e indígenas): atitudes, preconceitos e estereotipos;
Identidade de gênero e diversidade sexual;
Multiculturalismo e diversidade;
Etnocentrismo e relativismo cultural;
Manifestações culturais;
Cultura, Subcultura e Contra Cultura;
Cultura de massa e Indústria cultural;
Globalização cultural;
Movimentos sociais: feminista, pacifista, quilombola, indígena e homossexual;
Juventude e participação política;
Gilberto Freyre e a teoria da democracia racial;
Florestan Fernandes e a implantação da Sociologia no Brasil;
Sérgio Buarque de Holanda e a influência dos países ibéricos na formação do Brasil;
Darcy Ribeiro e o povo brasileiro;
Roberto da Matta e a análise do público e do privado na sociedade brasileira;
Herbert de Sousa e a campanha Natal sem Fome.

4. AVALIAÇÃO
Processual, somativa e cumulativa;
NDI (frequência, participação e atividades) como nota parcial;
ADG (prova bimestral com 10 questões de múltipla escolha);
Comentário sobre temas expostos no blog www.professorevandofilosofia.blogspot.com


5. BIBLIOGRAFIA:
BOMENY, Helena e FREIRE-MEDEIROS, Bianca (Coord.). Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Editora do Brasil, 2010.




Fonte: Professor Evando

Nenhum comentário: