segunda-feira, 9 de abril de 2012

Aulas atraentes: Escolas investem em aparato tecnológico

Segundo professor, "alunos agora fazem fila para ir à lousa", graças aos recursos interativos dos conteúdos digitais
A lousa digital 3D é um dos recursos utilizados nas salas de aula para despertar o interesse dos alunos e dinamizar a forma como o conteúdo é transmitido. A ferramenta auxilia na compreensão de assuntos mais complexos da Química, por exemplo

A tecnologia adentrou a sala de aula. A afirmação é apenas uma consequência do que já se vê há alguns anos: cada vez mais crianças e adolescentes utilizam aparelhos como tablets e notebooks em seu cotidiano. Com isso, o uso da tecnologia na educação era só uma questão de tempo e agora já faz parte do dia a dia de muitas escolas em todo o País.

Em Fortaleza, não tem sido diferente a incorporação desta nova realidade em muitas escolas. No Colégio Christus, por exemplo, alunos de todas as idades têm contato com uma série de ferramentas tecnológicas que ajudam na fixação do aprendizado da sala de aula. Na educação infantil, as crianças já utilizam frequentemente PCs e tablets com jogos e exercícios interativos que facilitam a assimilação dos primeiros ensinamentos de Matemática, Ciências, Português e outras matérias.

Para os estudantes dos 6º ano do ensino fundamental ao 2º do ensino médio, a escola disponibiliza para download em seu portal online versões digitais dos livros utilizados nas classes. Alunos que possuem tablets e notebooks podem baixar gratuitamente o material do site da escola e utilizá-lo durante as aulas com o auxílio dos gadgets, que têm acesso à rede Wi-Fliberada para o uso coletivo.

O portal também possibilita que os alunos tirem suas dúvidas no período em que não estão na escola, com o chamado "Plantão Online". Uma vez por semana, professores de todas as disciplinas ficam à disposição para responder às perguntas sobre o conteúdo ministrado, e os alunos podem saber qual será o docente plantonista por meio de uma agenda eletrônica.

Vantagens para todos

E os estudantes não são os únicos beneficiados. Os pais agora podem acompanhar a educação dos filhos mais de perto, por meio de boletins enviados diariamente com tudo o que foi visto pelo alunos em classe.

A interação possível graças ao uso da tecnologia também leva vantagens ao corpo docente. O colégio utiliza o software "Class Builder" para permitir que os professores elaborem suas aulas em formato digital de qualquer lugar e compartilhem com os alunos e os próprios colegas de profissão via web. O material também pode ser lançado diretamente em uma lousa digital 3D, uma das principais inovações no ensino atualmente.

A plataforma auxilia na compreensão desde os assuntos escolares mais complexos que necessitam de uma visão tridimensional, como os relacionados à Biologia e à Química, bem como em disciplinas onde o aparato visual é apenas um acessório, como na Literatura.

Segundo o diretor do colégio, Davi Rocha, o uso dessas ferramentas facilita o aprendizado na sala de aula e traz benefícios a todos. "A aula fica mais interativa e os alunos podem participar mais. O conteúdo pode ser passado de uma forma mais rápida e permite ao professor mais tempo para fazer exercícios, tirar dúvidas", destaca.

Rocha ressalta que ainda é cedo para avaliar os resultados efetivos da tecnologia no rendimento escolar dos estudantes, mas que a recepção foi bastante positiva. De acordo com ele, uma pesquisa feita pela instituição revelou que 98 em cada 100 alunos afirmaram que as aulas ficaram mais interessantes e que eles estão prestando mais atenção no conteúdo.

Para o diretor do Christus, a adaptação dos professores às plataformas tão familiares no cotidiano dos alunos também acabou por aproximá-los. "Os alunos agora estão fazendo fila pra ver quem vai à lousa. É uma coisa que eles gostam muito e isso os aproximou dos professores. Eles dizem que o relacionamento melhorou, porque conseguem conversar na mesma linguagem", diz Davi Rocha.

Sem exageros

Para a professora de Pedagogia da Universidade de Fortaleza (Unifor), Xênia Benfatti, os recursos tecnológicos podem ser ricos mediadores do processo de aprendizagem e desenvolvimento, pois diversificam a forma como o conteúdo é apresentado aos estudantes.

"Trabalhar com outras tecnologias na sala de aula favorece a experiência sensorial de diversas formas e torna a aprendizagem mais interativa", avalia a professora. No entanto, a educadora alerta que o uso exagerado desses acessórios podem causar a dispersão dos alunos e prejudicar a forma como eles convivem em sociedade no resto do tempo. "Todo excesso é danoso. Quando você exacerba a tecnologia, o ambiente virtual, você cria um mundo paralelo que concorre com o mundo material", destaca Xênia Benfatti.

A professora de Pedagogia também acredita que a tecnologia não pode substituir as antigas plataformas de ensino, como os livros e a sala de aula, nem as metodologias mais tradicionais. "Nós temos que repensar metodologicamente as situações de aprendizagem em geral. Não podemos trocar uma metodologia mais arcaica por uma centrada na internet. O interessante é buscarmos a superação desse ensino", avalia a professora.

Interesse
98% dos alunos ouvidos em pesquisa realizada pela escola afirmaram estar mais interessados no conteúdo e prestar mais atenção na aula com o uso da tecnologia

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1124667

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