segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A existência ética



Senso moral e consciência moral

Muitas vezes, tomamos conhecimento de movimentos nacionais e internacionais de luta contra a fome. Ficamos sabendo que, em outros países e no nosso, milhares de pessoas, sobretudo crianças e velhos, morrem de penúria e inanição. Sentimos piedade. Sentimos indignação diante de tamanha injustiça (especialmente quando vemos o desperdício dos que não têm fome e vivem na abundância). Sentimos responsabilidade. Movidos pela solidariedade, participamos de campanhas contra a fome. Nossos sentimentos e nossas ações exprimem nosso senso moral .

Quantas vezes, levados por algum impulso incontrolável ou por alguma emoção forte (medo, orgulho, ambição, vaidade, covardia), fazemos alguma coisa de que, depois, sentimos vergonha, remorso, culpa. Gostaríamos de voltar atrás no tempo e agir de modo diferente. Esses sentimentos também exprimem nosso senso moral.

Em muitas ocasiões, ficamos contentes e emocionados diante de uma pessoa cujas palavras e ações manifestam honestidade, honradez, espírito de justiça, altruísmo, mesmo quando tudo isso lhe custa sacrifícios. Sentimos que há grandeza e dignidade nessa pessoa. Temos admiração por ela e desejamos imitála.

Tais sentimentos e admiração também exprimem nosso senso moral. Não raras vezes somos tomados pelo horror diante da violência: chacinas de seres humanos e animais, linchamentos, assassinatos brutais, estupros, genocídio, torturas e suplícios. Com freqüência, ficamos indignados ao saber que um inocente foi injustamente acusado e condenado, enquanto o verdadeiro culpado permanece impune. Sentimos cólera diante do cinismo dos mentirosos, dos que usam outras pessoas como instrumento para seus interesses e para conseguir vantagens às custas da boa-fé de outros. Todos esses sentimentos manifestam nosso senso moral .

Vivemos certas situações, ou sabemos que foram vividas por outros, como situações de extrema aflição e angústia. Assim, por exemplo, uma pessoa querida, com uma doença terminal, está viva apenas porque seu corpo está ligado a máquinas que a conservam. Suas dores são intoleráveis. Inconsciente, geme no sofrimento. Não seria melhor que descansasse em paz? Não seria preferível deixá-la morrer? Podemos desligar os aparelhos? Ou não temos o direito de fazêlo? Que fazer? Qual a ação correta?

Uma jovem descobre que está grávida. Sente que seu corpo e seu espírito ainda não estão preparados para a gravidez. Sabe que seu parceiro, mesmo que deseje apoiá-la, é tão jovem e despreparado quanto ela e que ambos não terão como se responsabilizar plenamente pela gestação, pelo parto e pela criação de um filho.

Ambos estão desorientados. Não sabem se poderão contar com o auxílio de suas famílias (se as tiverem). Se ela for apenas estudante, terá que deixar a escola para trabalhar, a fim de pagar o parto e arcar com as despesas da criança. Sua vida e seu futuro mudarão para sempre. Se trabalha, sabe que perderá o emprego, porque vive numa sociedade onde os patrões discriminam as mulheres grávidas, sobretudo as solteiras. Receia não contar com os amigos. Ao mesmo tempo, porém, deseja a criança, sonha com ela, mas teme dar-lhe uma vida de miséria e ser injusta com quem não pediu para nascer. Pode fazer um aborto? Deve fazê-lo?

Um pai de família desempregado, com vários filhos pequenos e a esposa doente, recebe uma oferta de emprego, mas que exige que seja desonesto e cometa irregularidades que beneficiem seu patrão. Sabe que o trabalho lhe permitirá sustentar os filhos e pagar o tratamento da esposa. Pode aceitar o emprego, mesmo sabendo o que será exigido dele? Ou deve recusá-lo e ver os filhos com fome e a mulher morrendo?

Um rapaz namora, há tempos, uma moça de quem gosta muito e é por ela correspondido. Conhece uma outra. Apaixona-se perdidamente e é correspondido. Ama duas mulheres e ambas o amam. Pode ter dois amores simultâneos, ou estará traindo a ambos e a si mesmo? Deve magoar uma delas e a si mesmo, rompendo com uma para ficar com a outra? O amor exige uma única pessoa amada ou pode ser múltiplo? Que sentirão as duas mulheres, se ele lhes contar o que se passa? Ou deverá mentir para ambas? Que fazer? Se, enquanto está atormentado pela decisão, um conhecido o vê ora com uma das mulheres, ora com a outra e, conhecendo uma delas, deve contar a ela o que viu? Em nome da amizade, deve falar ou calar?

Uma mulher vê um roubo. Vê uma criança maltrapilha e esfomeada roubar frutas e pães numa mercearia. Sabe que o dono da mercearia está passando por muitas dificuldades e que o roubo fará diferença para ele. Mas também vê a miséria e a fome da criança. Deve denunciá-la, julgando que com isso a criança não se tornará um adulto ladrão e o proprietário da mercearia não terá prejuízo? Ou deverá silenciar, pois a criança corre o risco de receber punição excessiva, ser levada para a polícia, ser jogada novamente às ruas e, agora, revoltada, passar do furto ao homicídio? Que fazer?

Situações como essas – mais dramáticas ou menos dramáticas – surgem sempre em nossas vidas. Nossas dúvidas quanto à decisão a tomar não manifestam apenas nosso senso moral, mas também põem à prova nossa consciência moral, pois exigem que decidamos o que fazer, que justifiquemos para nós mesmos e para os outros as razões de nossas decisões e que assumamos todas as conseqüências delas, porque somos responsáveis por nossas opções.

Todos os exemplos mencionados indicam que o senso moral e a consciência moral referem-se a valores (justiça, honradez, espírito de sacrifício, integridade, generosidade), a sentimentos provocados pelos valores (admiração, vergonha, culpa, remorso, contentamento, cólera, amor, dúvida, medo) e a decisões que conduzem a ações com conseqüências para nós e para os outros. Embora os conteúdos dos valores variem, podemos notar que estão referidos a um valor mais profundo, mesmo que apenas subentendido: o bom ou o bem. Os sentimentos e as ações, nascidos de uma opção entre o bom e o mau ou entre o bem e o mal, também estão referidos a algo mais profundo e subentendido: nosso desejo de afastar a dor e o sofrimento e de alcançar a felicidade, seja por ficarmos contentes conosco mesmos, seja por recebermos a aprovação dos outros.

O senso e a consciência moral dizem respeito a valores, sentimentos, intenções, decisões e ações referidos ao bem e ao mal e ao desejo de felicidade. Dizem respeito às relações que mantemos com os outros e, portanto, nascem e existem como parte de nossa vida intersubjetiva.

Juízo de fato e de valor

Se dissermos: “Está chovendo”, estaremos enunciando um acontecimento constatado por nós e o juízo proferido é um juízo de fato. Se, porém, falarmos: “A chuva é boa para as plantas” ou “A chuva é bela”, estaremos interpretando e avaliando o acontecimento. Nesse caso, proferimos um juízo de valor.

Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.

Juízos de valor avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis.

Os juízos éticos de valor são também normativos, isto é, enunciam normas que determinam o dever ser de nossos sentimentos, nossos atos, nossos comportamentos. São juízos que enunciam obrigações e avaliam intenções e ações segundo o critério do correto e do incorreto.

Os juízos éticos de valor nos dizem o que são o bem, o mal, a felicidade. Os juízos éticos normativos nos dizem que sentimentos, intenções, atos e comportamentos devemos ter ou fazer para alcançarmos o bem e a felicidade.

Enunciam também que atos, sentimentos, intenções e comportamentos são condenáveis ou incorretos do ponto de vista moral.

Como se pode observar, senso moral e consciência moral são inseparáveis da vida cultural, uma vez que esta define para seus membros os valores positivos e negativos que devem respeitar ou detestar.

Qual a origem da diferença entre os dois tipos de juízos? A diferença entre a Natureza e a Cultura. A primeira, como vimos, é constituída por estruturas e processos necessários, que existem em si e por si mesmos, independentemente de nós: a chuva é um fenômeno meteorológico cujas causas e cujos efeitos necessários podemos constatar e explicar.

Por sua vez, a Cultura nasce da maneira como os seres humanos interpretam a si mesmos e suas relações com a Natureza, acrescentando-lhe sentidos novos, intervindo nela, alterando-a através do trabalho e da técnica, dando-lhe valores.

Dizer que a chuva é boa para as plantas pressupõe a relação cultural dos humanos com a Natureza, através da agricultura. Considerar a chuva bela pressupõe uma relação valorativa dos humanos com a Natureza, percebida como objeto de contemplação.

Freqüentemente, não notamos a origem cultural dos valores éticos, do senso moral e da consciência moral, porque somos educados (cultivados) para eles e neles, como se fossem naturais ou fáticos, existentes em si e por si mesmos. Para garantir a manutenção dos padrões morais através do tempo e sua continuidade de geração a geração, as sociedades tendem a naturalizá-los. A naturalização da existência moral esconde, portanto, o mais importante da ética: o fato de ela ser criação histórico-cultural.

Ética e violência

Quando acompanhamos a história das idéias éticas, desde a Antiguidade clássica (greco-romana) até nossos dias, podemos perceber que, em seu centro, encontra-se o problema da violência e dos meios para evitá-la, diminuí-la, controlá-la.

Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo social.

Evidentemente, as várias culturas e sociedades não definiram e nem definem a violência da mesma maneira, mas, ao contrário, dão-lhe conteúdos diferentes, segundo os tempos e os lugares. No entanto, malgrado as diferenças, certos aspectos da violência são percebidos da mesma maneira, nas várias culturas e sociedades, formando o fundo comum contra o qual os valores éticos são erguidos. Fundamentalmente, a violência é ercebida como exercício da força física e da coação psíquica para obrigar alguém a fazer alguma coisa contrária a si, contrária aos seus interesses e desejos, contrária ao seu corpo e à sua consciência, causando-lhe danos profundos e irreparáveis, como a morte, a loucura, a auto-agressão ou a agressão aos outros.

Quando uma cultura e uma sociedade definem o que entendem por mal, crime e vício, circunscrevem aquilo que julgam violência contra um indivíduo ou contra o grupo. Simultaneamente, erguem os valores positivos – o bem e a virtude – como barreiras éticas contra a violência.

Em nossa cultura, a violência é entendida como o uso da força física e do constrangimento psíquico para obrigar alguém a agir de modo contrário à sua natureza e ao seu ser. A violência é a violação da integridade física e psíquica, da dignidade humana de alguém. Eis por que o assassinato, a tortura, a injustiça, a mentira, o estupro, a calúnia, a má-fé, o roubo são considerados violência, imoralidade e crime.

Considerando que a humanidade dos humanos reside no fato de serem racionais, dotados de vontade livre, de capacidade para a comunicação e para a vida em sociedade, de capacidade para interagir com a Natureza e com o tempo, nossa cultura e sociedade nos definem como sujeitos do conhecimento e da ação, localizando a violência em tudo aquilo que reduz um sujeito à condição de objeto. Do ponto de vista ético, somos pessoas e não podemos ser tratados como coisas. Os valores éticos se oferecem, portanto, como expressão e garantia de nossa condição de sujeitos, proibindo moralmente o que nos transforme em coisa usada e manipulada por outros.

A ética é normativa exatamente por isso, suas normas visando impor limites e controles ao risco permanente da violência.

Os constituintes do campo ético

Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício. A consciência moral não só conhece tais diferenças, mas também reconhece-se como capaz de julgar o valor dos atos e das condutas e de agir em conformidade com os valores morais, sendo por isso responsável por suas ações e seus sentimentos e pelas conseqüências do que faz e sente.

Consciência e responsabilidade são condições indispensáveis da vida ética.

A consciência moral manifesta-se, antes de tudo, na capacidade para deliberar diante de alternativas possíveis, decidindo e escolhendo uma delas antes de lançar-se na ação. Tem a capacidade para avaliar e pesar as motivações pessoais, as exigências feitas pela situação, as conseqüências para si e para os outros, a
conformidade entre meios e fins (empregar meios imorais para alcançar fins morais é impossível), a obrigação de respeitar o estabelecido ou de transgredi-lo (se o estabelecido for imoral ou injusto).

A vontade é esse poder deliberativo e decisório do agente moral. Para que exerça tal poder sobre o sujeito moral, a vontade deve ser livre, isto é, não pode estar submetida à vontade de um outro nem pode estar submetida aos instintos e às paixões, mas, ao contrário, deve ter poder sobre eles e elas.

O campo ético é, assim, constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Estas são realizadas pelo sujeito moral , principal constituinte da existência ética.

O sujeito ético ou moral, isto é, a pessoa, só pode existir se preencher as seguintes condições:

? ser consciente de si e dos outros, isto é, ser capaz de reflexão e de reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais a ele;

? ser dotado de vontade, isto é, de capacidade para controlar e orientar desejos, impulsos, tendências, sentimentos (para que estejam em conformidade com a consciência) e de capacidade para deliberar e decidir entre várias alternativas possíveis;

? ser responsável, isto é, reconhecer-se como autor da ação, avaliar os efeitos e conseqüências dela sobre si e sobre os outros, assumi-la bem como às suas conseqüências, respondendo por elas;

? ser livre, isto é, ser capaz de oferecer-se como causa interna de seus sentimentos, atitudes e ações, por não estar submetido a poderes externos que o forcem e o constranjam a sentir, a querer e a fazer alguma coisa. A liberdade não é tanto o poder para escolher entre vários possíveis, mas o poder para autodeterminar-se, dando a si mesmo as regras de conduta.

O campo ético é, portanto, constituído por dois pólos internamente relacionados: o agente ou sujeito moral e os valores morais ou virtudes éticas.

Do ponto de vista do agente ou sujeito moral, a ética faz uma exigência essencial, qual seja, a diferença entre passividade e atividade. Passivo é aquele que se deixa governar e arrastar por seus impulsos, inclinações e paixões, pelas circunstâncias, pela boa ou má sorte, pela opinião alheia, pelo medo dos outros, pela vontade de um outro, não exercendo sua própria consciência, vontade, liberdade e responsabilidade.

Ao contrário, é ativo ou virtuoso aquele que controla interiormente seus impulsos, suas inclinações e suas paixões, discute consigo mesmo e com os outros o sentido dos valores e dos fins estabelecidos, indaga se devem e como devem ser respeitados ou transgredidos por outros valores e fins superiores aos existentes, avalia sua capacidade para dar a si mesmo as regras de conduta, consulta sua razão e sua vontade antes de agir, tem consideração pelos outros sem subordinar-se nem submeter-se cegamente a eles, responde pelo que faz, julga suas próprias intenções e recusa a violência contra si e contra os outros.

Numa palavra, é autônomoxii. Do ponto de vista dos valores, a ética exprime a maneira como a cultura e a sociedade definem para si mesmas o que julgam ser a violência e o crime, o mal e o vício e, como contrapartida, o que consideram ser o bem e a virtude. Por realizar-se como relação intersubjetiva e social, a ética não é alheia ou indiferente às condições históricas e políticas, econômicas e culturais da ação moral.

Conseqüentemente, embora toda ética seja universal do ponto de vista da sociedade que a institui (universal porque seus valores são obrigatórios para todos os seus membros), está em relação com o tempo e a História, transformando-se para responder a exigências novas da sociedade e da Cultura, pois somos seres históricos e culturais e nossa ação se desenrola no tempo.

Além do sujeito ou pessoa moral e dos valores ou fins morais, o campo ético é ainda constituído por um outro elemento: os meios para que o sujeito realize os fins.

Costuma-se dizer que os fins justificam os meios, de modo que, para alcançar um fim legítimo, todos os meios disponíveis são válidos. No caso da ética, porém, essa afirmação deixa de ser óbvia.

Suponhamos uma sociedade que considere um valor e um fim moral a lealdade entre seus membros, baseada na confiança recíproca. Isso significa que a mentira, a inveja, a adulação, a má-fé, a crueldade e o medo deverão estar excluídos da vida moral e ações que os empreguem como meios para alcançar o fim serão imorais.

No entanto, poderia acontecer que para forçar alguém à lealdade seria preciso fazê-lo sentir medo da punição pela deslealdade, ou seria preciso mentir-lhe para que não perdesse a confiança em certas pessoas e continuasse leal a elas. Nesses casos, o fim – a lealdade – não justificaria os meios – medo e mentira? A resposta ética é: não. Por quê? Porque esses meios desrespeitam a consciência e a liberdade da pessoa moral, que agiria por coação externa e não por reconhecimento interior e verdadeiro do fim ético.

No caso da ética, portanto, nem todos os meios são justificáveis, mas apenas aqueles que estão de acordo com os fins da própria ação. Em outras palavras, fins éticos exigem meios éticos.

A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

Poderíamos indagar se a educação ética não seria uma violência. Em primeiro lugar, porque se tal educação visa a transformar-nos de passivos em ativos, poderíamos perguntar se nossa natureza não seria essencialmente passional e, portanto: forçar-nos à racionalidade ativa não seria um ato de violência contra a nossa natureza espontânea? Em segundo lugar, porque se a tal educação visa a colocar-nos em harmonia e em acordo com os valores de nossa sociedade, poderíamos indagar se isso não nos faria submetidos a um poder externo à nossa consciência, o poder da moral social. Para responder a essas questões precisamos examinar o desenvolvimento das idéias éticas na Filosofia.

Fonte: Convite à Filosofia, Marilena Chauí

Questões para reflexão:

1. Cite uma situação vivida por você em que sentiu dificuldade para tomar uma decisão porque envolvia seus valores morais e a sua consciência.

2. Defina Juizo e diferencia Juizo de Valor e Juizo de Fato.

3. Qual a relação entre ética e violência?

4. Quais são os constituintes do campo ético? Dê exemplos.

5. Qual a relação entre o agente ou sujeito moral e os valores morais ou virtudes éticas?

106 comentários:

wilker façanha disse...

02 - Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.

03- Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo social.

04 - constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Estas são realizadas pelo sujeito moral , principal constituinte da existência ética.

05 - A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.



Aluno : Wilker Façanha 3 ° E Tarde '

rodrigo lima 3 ano E disse...

1-tentanram me suborna pra entra com uma bebida numa festa ai fiquei mu assim pois poderiam descobrir e eu perderia o trabalho
2-definição de juizo de valor:Se dissermos: “Está chovendo”, estaremos enunciando um acontecimento constatado por nós e o juízo proferido é um juízo de fato. Se, porém, falarmos: “A chuva é boa para as plantas” ou “A chuva é bela”, estaremos interpretando e avaliando o acontecimento. Nesse caso, proferimos um juízo de valor. juizo de fato:Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são
juizo de valor:juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.
3-e que na violencia tem uma etica de agredir pra conseguir oque se quer por iso se usa muito a violencia ao inves da etica
4-ara que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício.
5-A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

Natalia s. Freitas disse...

1. Cite uma situação vivida por você em que sentiu dificuldade para tomar uma decisão porque envolvia seus valores morais e a sua consciência.
R-Ate então não me recordo de ter tomado alguma decisão sendo assim contra valores morais !

2. Defina Juizo e diferencia Juizo de Valor e Juizo de Fato
R-Juízo é o processo que conduz ao estabelecimento das relações significativas entre conceitos, que conduzem ao pensamento lógico objetivando alcançar uma integração significativa, que possibilite uma atitude racional frente as necessidades do momento. E julgar é, nesse caso, estabelecer uma relação entre conceitos. A natureza do Juízo consiste em afirmar uma coisa de outra, diz Aristóteles. O Juízo encerra, pois, três elementos: duas idéias e uma afirmação. A idéia da qual se afirma alguma coisa chama-se sujeito. A idéia que se afirma do sujeito chama-se atributo ou predicado. Quanto à própria afirmação, representa-se pelo verbo é, chamado cópula, porque une o atributo ao sujeito.
Juízos de fato - são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes.
juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.
Juízos de valor avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis.

3. Qual a relação entre ética e violência?
R-a relação existe em culturas diferentes ,em algumas localidades violência e algo normal e etico, mas em outros não e algo que e agradavel e feio e não e etico!
4. Quais são os constituintes do campo ético? Dê exemplos.
R-Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo social.
5. Qual a relação entre o agente ou sujeito moral e os valores morais ou virtudes éticas?
R - A relação entre são que os dois tem a conciencia de saber o certo e o errado ate mesmo podendo julgar .

Maria de Fatima 3 E ESCOLA ELIEZER disse...

2- Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.

Juízos de valor avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis.

3-Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo social.

Em nossa cultura, a violência é entendida como o uso da força física e do constrangimento psíquico para obrigar alguém a agir de modo contrário à sua natureza e ao seu ser. A violência é a violação da integridade física e psíquica, da dignidade humana de alguém. Eis por que o assassinato, a tortura, a injustiça, a mentira, o estupro, a calúnia, a má-fé, o roubo são considerados violência, imoralidade e crime.

4-? ser consciente de si e dos outros, isto é, ser capaz de reflexão e de reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais a ele;

? ser dotado de vontade, isto é, de capacidade para controlar e orientar desejos, impulsos, tendências, sentimentos (para que estejam em conformidade com a consciência) e de capacidade para deliberar e decidir entre várias alternativas possíveis;

? ser responsável, isto é, reconhecer-se como autor da ação, avaliar os efeitos e conseqüências dela sobre si e sobre os outros, assumi-la bem como às suas conseqüências, respondendo por elas;

? ser livre, isto é, ser capaz de oferecer-se como causa interna de seus sentimentos, atitudes e ações, por não estar submetido a poderes externos que o forcem e o constranjam a sentir, a querer e a fazer alguma coisa. A liberdade não é tanto o poder para escolher entre vários possíveis, mas o poder para autodeterminar-se, dando a si mesmo as regras de conduta.

5-é uma relação de dependência.

JOAOCARLOS N:21 3 ANO E TARDE. disse...

1. Cite uma situação vivida por você em que sentiu dificuldade para tomar uma decisão porque envolvia seus valores morais e a sua consciência.
R-

2. Defina Juizo e diferencia Juizo de Valor e Juizo de Fato.
R-Juízo é o processo que conduz ao estabelecimento das relações significativas entre conceitos, julgar, entender, comparar e tirar conclusões.
Julgamento, apreciação.
Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.
Juízos de valor avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis.



3. Qual a relação entre ética e violência?
R-A falta de respeito e a falta de etica leva a violencia ao proximo,e uma pessoa quando não tem respeito para com proximo certamente é uma pessoa violenta.Essa é a relação..."Pessoa sem etica é certamente uma pessoa violenta,e sem respeito"



4. Quais são os constituintes do campo ético? Dê exemplos.
R-O campo ético é, assim, constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Estas são realizadas pelo sujeito moral , principal constituinte da existência ética.
EXEMPLO:? ser consciente de si e dos outros, isto é, ser capaz de reflexão e de reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais a ele;
? ser dotado de vontade, isto é, de capacidade para controlar e orientar desejos, impulsos, tendências, sentimentos (para que estejam em conformidade com a consciência) e de capacidade para deliberar e decidir entre várias alternativas possíveis;
O campo ético é, portanto, constituído por dois pólos internamente relacionados: o agente ou sujeito moral e os valores morais ou virtudes éticas.

5. Qual a relação entre o agente ou sujeito moral e os valores morais ou virtudes éticas?
R-A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

roberson n°46 3E escola eliezer disse...

2- Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são.Juízos de valor avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis.

3-A ética é normativa
suas normas visando impor limites e controles ao risco permanente da violência.

4-ser consciente de si e dos outros, isto é, ser capaz de reflexão e de reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais a ele;

ser dotado de vontade, isto é, de capacidade para controlar e orientar desejos, impulsos, tendências, sentimentos (para que estejam em conformidade com a consciência) e de capacidade para deliberar e decidir entre várias alternativas possíveis;

ser responsável, isto é, reconhecer-se como autor da ação, avaliar os efeitos e conseqüências dela sobre si e sobre os outros, assumi-la bem como às suas conseqüências, respondendo por elas;

ser livre, isto é, ser capaz de oferecer-se como causa interna de seus sentimentos, atitudes e ações, por não estar submetido a poderes externos que o forcem e o constranjam a sentir, a querer e a fazer alguma coisa. A liberdade não é tanto o poder para escolher entre vários possíveis, mas o poder para autodeterminar-se, dando a si mesmo as regras de conduta.

5-uma relação de dependencia em que o sujeito depende de seus valores para agir.

Roberson Gomes N°46 3° ano E

JOAOCARLOS N:21 3 ANO E TARDE. disse...

1. Cite uma situação vivida por você em que sentiu dificuldade para tomar uma decisão porque envolvia seus valores morais e a sua consciência.
R-devolver o troco a mais,fala nao frente a uma situaçao de vantagem

daniel brito martins 3ºano E disse...

1-Não recordo nem uma situação na qual fui contra meu senso moral.
2-É aquele que dizem o que as coisas são, como são e por que são;Se dissermos:ao enuncia um acontecimento constatado por nós é um juízo de fato;porem ser estivemos interpretando e avaliando o acontecimento. Nesse caso, é um juízo de valor.
3-sem ética a sociedade tende a se tornar mais violenta pois não há normas que impeçam.
4-ser consciente de si e dos outro,ser responssaveu;ser dotado de vontade,

kelviane kelle;23;3°E;Eliezer de freitas disse...

2-No mais geral, entende-se por juízo a faculdade de avaliar e escolher, própria de todos os seres animados. Aristóteles dizia que o juízo é uma das faculdades da alma dos animais (a outra é a faculdade motriz).
-Juízos de fato:são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana,mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles;
-os juízos de valor: avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.

3-Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo social.

4-O campo ético é, assim, constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Estas são realizadas pelo sujeito moral , principal constituinte da existência ética. Como:ser consciente de si e dos outros;ser dotado de vontade;ser responsável;ser livre...

Natalia Fernandes N°32 3° E disse...

1)Ainda nao tive que fazer essa decisao.
2)são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são.Juízos de valor avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis.
3)
4)

antonia cherlane 3e n-05 eliezer de freitas disse...

1-já quis ajuda uma pessoa e naõ deu muito certo porque tinha que ter dinheiro por que era muitas pessoas que passava fome.2-juizo é o que fazemos de um certo fato,os juizos de valor avaliações sobre coisas,pessoas, e situações são proferidos na moral nas artes na politica, e na religião 3-a etica é um conjunto de normas e condutas a violencia não tem mas haver com lutas guerras.4-

Luis Fellipe n°51 2°E disse...

1-tentanram me suborna pra entra com uma bebida numa festa ai fiquei mu assim pois poderiam descobrir e eu perderia o trabalho

2. Defina Juizo e diferencia Juizo de Valor e Juizo de Fato
R-Juízo é o processo que conduz ao estabelecimento das relações significativas entre conceitos, que conduzem ao pensamento lógico objetivando alcançar uma integração significativa, que possibilite uma atitude racional frente as necessidades do momento. E julgar é, nesse caso, estabelecer uma relação entre conceitos. A natureza do Juízo consiste em afirmar uma coisa de outra, diz Aristóteles. O Juízo encerra, pois, três elementos: duas idéias e uma afirmação. A idéia da qual se afirma alguma coisa chama-se sujeito. A idéia que se afirma do sujeito chama-se atributo ou predicado. Quanto à própria afirmação, representa-se pelo verbo é, chamado cópula, porque une o atributo ao sujeito.
Juízos de fato - são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes.
juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.
Juízos de valor avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis.

3. Qual a relação entre ética e violência?
R-a relação existe em culturas diferentes ,em algumas localidades violência e algo normal e etico, mas em outros não e algo que e agradavel e feio e não e etico!

04 - constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Estas são realizadas pelo sujeito moral , principal constituinte da existência ética.


5. Qual a relação entre o agente ou sujeito moral e os valores morais ou virtudes éticas?
R - A relação entre são que os dois tem a conciencia de saber o certo e o errado ate mesmo podendo julgar .

Leilane Lima Nº 24 3º E disse...

1º)Até o momento não me recordo de ter passado por alguma situação do tipo.

2º)Juízo é o processo que conduz ao estabelecimento das relações significativas entre conceitos, julgar, entender, comparar e tirar conclusões.
Julgamento, apreciação.
Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.
Juízos de valor avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis.

3º)A falta de etica pode tornar uma pessoa violenta. é uma pessoa etica ela tem seus padrões de conduta,e comportamento sociais.

4º)
-O campo ético é, assim, constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Estas são realizadas pelo sujeito moral , principal constituinte da existência ética.
EXEMPLO:? ser consciente de si e dos outros, isto é, ser capaz de reflexão e de reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais a ele;
? ser dotado de vontade, isto é, de capacidade para controlar e orientar desejos, impulsos, tendências, sentimentos (para que estejam em conformidade com a consciência) e de capacidade para deliberar e decidir entre várias alternativas possíveis;
O campo ético é, portanto, constituído por dois pólos internamente relacionados: o agente ou sujeito moral e os valores morais ou virtudes éticas.

5º)A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

Germano Moreira - 3º C - Nº 17 disse...

1- Ate então não me recordo de ter tomado alguma decisão sendo assim contra valores morais

2- Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.

3- e que na violencia tem uma etica de agredir pra conseguir oque se quer por iso se usa muito a violencia ao inves da etica

4- Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo social.

5- A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

Adailson Silva 3º C Eliezer de Freitas Guimarães disse...

1) tentanram me suborna pra entra com uma bebida numa festa ai fiquei mu assim pois poderiam descobrir e eu perderia o trabalho

2) definição de juizo de valor:Se dissermos: “Está chovendo”, estaremos enunciando um acontecimento constatado por nós e o juízo proferido é um juízo de fato. Se, porém, falarmos: “A chuva é boa para as plantas” ou “A chuva é bela”, estaremos interpretando e avaliando o acontecimento. Nesse caso, proferimos um juízo de valor. juizo de fato:Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são
juizo de valor:juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.

3)e que na violencia tem uma etica de agredir pra conseguir oque se quer por iso se usa muito a violencia ao inves da etica

4) para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício.

5) A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

Fernandes 3º C Eliezer de Freitas Guimarães disse...

1) tentanram me suborna pra entra com uma bebida numa festa ai fiquei mu assim pois poderiam descobrir e eu perderia o trabalho

2) definição de juizo de valor:Se dissermos: “Está chovendo”, estaremos enunciando um acontecimento constatado por nós e o juízo proferido é um juízo de fato. Se, porém, falarmos: “A chuva é boa para as plantas” ou “A chuva é bela”, estaremos interpretando e avaliando o acontecimento. Nesse caso, proferimos um juízo de valor. juizo de fato:Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são
juizo de valor:juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.

3)e que na violencia tem uma etica de agredir pra conseguir oque se quer por iso se usa muito a violencia ao inves da etica

4) para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício.

5) A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

Adailson Silva 3º C Eliezer de Freitas Guimarães disse...

1- tentanram me suborna pra entra com uma bebida numa festa ai fiquei mu assim pois poderiam descobrir e eu perderia o trabalho

02 - Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.

03- Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo social.

04 - constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Estas são realizadas pelo sujeito moral , principal constituinte da existência ética.

05 - A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

Douglas 3º C Eliezer de Freitas Guimarães disse...

02 - Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.

03- Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo social.

04 - constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Estas são realizadas pelo sujeito moral , principal constituinte da existência ética.

05 - A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

Wesley 3º C Eliezer de Freitas Guimarães disse...

1-tentanram me suborna pra entra com uma bebida numa festa ai fiquei mu assim pois poderiam descobrir e eu perderia o trabalho

2-definição de juizo de valor:Se dissermos: “Está chovendo”, estaremos enunciando um acontecimento constatado por nós e o juízo proferido é um juízo de fato. Se, porém, falarmos: “A chuva é boa para as plantas” ou “A chuva é bela”, estaremos interpretando e avaliando o acontecimento. Nesse caso, proferimos um juízo de valor. juizo de fato:Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são
juizo de valor:juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.

3-e que na violencia tem uma etica de agredir pra conseguir oque se quer por iso se usa muito a violencia ao inves da etica

4-ara que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício.

5-A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

Williane Viana disse...

2°Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.

3°Quando uma cultura e uma sociedade definem o que entendem por mal, crime e vício, circunscrevem aquilo que julgam violência contra um indivíduo ou contra o grupo. Simultaneamente, erguem os valores positivos – o bem e a virtude – como barreiras éticas contra a violência.

4°Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício.

5°Além do sujeito ou pessoa moral e dos valores ou fins morais, o campo ético é ainda constituído por um outro elemento: os meios para que o sujeito realize os fins.
Costuma-se dizer que os fins justificam os meios, de modo que, para alcançar um fim legítimo, todos os meios disponíveis são válidos. No caso da ética, porém, essa afirmação deixa de ser óbvia.


Nome:williane viana
3 ano C, n°46

Anônimo disse...

2-São juízos que enunciam obrigações e avaliam intenções e ações segundo o critério do correto e do incorreto./Os juízos éticos de valor nos dizem o que são o bem, o mal, a felicidade.to be continued....

Bhrenda Santos 49 3° Eliezer F. disse...

1°Até agora eu não lembro de ter tomado alguma decisão sendo contra os meus valores morais.


2°-Juízo é o processo que conduz ao estabelecimento das relações significativas entre conceitos, que conduzem ao pensamento lógico objetivando alcançar uma integração significativa, que possibilite uma atitude racional frente as necessidades do momento. E julgar é, nesse caso, estabelecer uma relação entre conceitos. A natureza do Juízo consiste em afirmar uma coisa de outra, diz Aristóteles. O Juízo encerra, pois, três elementos: duas idéias e uma afirmação. A idéia da qual se afirma alguma coisa chama-se sujeito. A idéia que se afirma do sujeito chama-se atributo ou predicado. Quanto à própria afirmação, representa-se pelo verbo é, chamado cópula, porque une o atributo ao sujeito.
Juízos de fato - são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes.
juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.
Juízos de valor avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis.

3°A falta de respeito e a falta de etica leva a violencia ao proximo,e uma pessoa quando não tem respeito para com proximo certamente é uma pessoa violenta.Essa é a relação..."Pessoa sem etica é certamente uma pessoa violenta,e sem respeito"

4°-O campo ético é, assim, constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Estas são realizadas pelo sujeito moral , principal constituinte da existência ética. Como:ser consciente de si e dos outros;ser dotado de vontade;ser responsável.

5°A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

Rayane Dias 3°C Eliezer disse...

Rayane Dias,3° Ano C,Manhã.
1-Eu levo esse conceito para o lado da amizades,porque geralmente temos que escolher todos os dias em que lado devemos estar.NOrmalmente escolhemos nossa vida social,mais as vezes não pode ser assim.
2-Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são.Juízos de valor avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis.
3-A relação entre elas e que se tem violência,normalmente haverá ética, pois terá que haver algo para controlar a violência.
4-

David Jonathan 3° C manhã, Eliezer disse...

David Jonathan 3°ano C Manhã

1)Vivi uma situação em que um senhora perdeu o dinheiro, eu achei no supermercado e fiquei com a consciência pesada,depois devolvi a dona . !

02)Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.

03)A ética é normativa
suas normas visando impor limites e controles ao risco permanente da violência.

04)

Gabriel Rodrigues Bezerra 3A disse...

1-tentanram me suborna pra entra com uma bebida numa festa ai fiquei mu assim pois poderiam descobrir e eu perderia o trabalho
2-definição de juizo de valor:Se dissermos: “Está chovendo”, estaremos enunciando um acontecimento constatado por nós e o juízo proferido é um juízo de fato. Se, porém, falarmos: “A chuva é boa para as plantas” ou “A chuva é bela”, estaremos interpretando e avaliando o acontecimento. Nesse caso, proferimos um juízo de valor. juizo de fato:Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são
juizo de valor:juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.
3-e que na violencia tem uma etica de agredir pra conseguir oque se quer por iso se usa muito a violencia ao inves da etica
4-ara que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício.
5-A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

Gabriel Rodrigues Bezerra 3A disse...

1-tentanram me suborna pra entra com uma bebida numa festa ai fiquei mu assim pois poderiam descobrir e eu perderia o trabalho
2-definição de juizo de valor:Se dissermos: “Está chovendo”, estaremos enunciando um acontecimento constatado por nós e o juízo proferido é um juízo de fato. Se, porém, falarmos: “A chuva é boa para as plantas” ou “A chuva é bela”, estaremos interpretando e avaliando o acontecimento. Nesse caso, proferimos um juízo de valor. juizo de fato:Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são
juizo de valor:juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.
3-e que na violencia tem uma etica de agredir pra conseguir oque se quer por iso se usa muito a violencia ao inves da etica
4-ara que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício.
5-A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

Gabriel Rodrigues Bezerra 3A disse...

1- Ate então não me recordo de ter tomado alguma decisão sendo assim contra valores morais
2- Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.
3- e que na violencia tem uma etica de agredir pra conseguir oque se quer por iso se usa muito a violencia ao inves da etica
4- Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo social.
5- A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

lucas' S disse...

1-tentanram me suborna pra entra com uma bebida numa festa ai fiquei mu assim pois poderiam descobrir e eu perderia o trabalho
2-definição de juizo de valor:Se dissermos: “Está chovendo”, estaremos enunciando um acontecimento constatado por nós e o juízo proferido é um juízo de fato. Se, porém, falarmos: “A chuva é boa para as plantas” ou “A chuva é bela”, estaremos interpretando e avaliando o acontecimento. Nesse caso, proferimos um juízo de valor. juizo de fato:Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são
juizo de valor:juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.
3-e que na violencia tem uma etica de agredir pra conseguir oque se quer por iso se usa muito a violencia ao inves da etica
4-ara que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício.
5-A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

Francimar Paulo 3°A - disse...

1. Cite uma situação vivida por você em que sentiu dificuldade para tomar uma decisão porque envolvia seus valores morais e a sua consciência.
R-Não lembro de ter tomado alguma decisão sendo assim contra valores morais !

2. Defina Juizo e diferencia Juizo de Valor e Juizo de Fato
R-Juízo é o processo que conduz ao estabelecimento das relações significativas entre conceitos, que conduzem ao pensamento lógico objetivando alcançar uma integração significativa, que possibilite uma atitude racional frente as necessidades do momento. E julgar é, nesse caso, estabelecer uma relação entre conceitos. A natureza do Juízo consiste em afirmar uma coisa de outra, diz Aristóteles. O Juízo encerra, pois, três elementos: duas idéias e uma afirmação. A idéia da qual se afirma alguma coisa chama-se sujeito. A idéia que se afirma do sujeito chama-se atributo ou predicado. Quanto à própria afirmação, representa-se pelo verbo é, chamado cópula, porque une o atributo ao sujeito.
Juízos de fato - são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes.
juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.
Juízos de valor avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis.

3. Qual a relação entre ética e violência?
R-A relação existe em culturas diferentes ,em algumas localidades violência e algo normal e etico, mas em outros não e algo que e agradavel e feio e não e etico!

4. Quais são os constituintes do campo ético? Dê exemplos.
R-Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo social.

5. Qual a relação entre o agente ou sujeito moral e os valores morais ou virtudes éticas?
R - A relação entre são que os dois tem a conciencia de saber o certo e o errado ate mesmo podendo julgar .

Paulynho'S disse...

1-tentanram me suborna pra entra com uma bebida numa festa ai fiquei mu assim pois poderiam descobrir e eu perderia o trabalho
2-definição de juizo de valor:Se dissermos: “Está chovendo”, estaremos enunciando um acontecimento constatado por nós e o juízo proferido é um juízo de fato. Se, porém, falarmos: “A chuva é boa para as plantas” ou “A chuva é bela”, estaremos interpretando e avaliando o acontecimento. Nesse caso, proferimos um juízo de valor. juizo de fato:Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são
juizo de valor:juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.
3-e que na violencia tem uma etica de agredir pra conseguir oque se quer por iso se usa muito a violencia ao inves da etica
4-ara que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício.
5-A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

Kenny'r.c disse...

1-tentanram me suborna pra entra com uma bebida numa festa ai fiquei mu assim pois poderiam descobrir e eu perderia o trabalho
2-definição de juizo de valor:Se dissermos: “Está chovendo”, estaremos enunciando um acontecimento constatado por nós e o juízo proferido é um juízo de fato. Se, porém, falarmos: “A chuva é boa para as plantas” ou “A chuva é bela”, estaremos interpretando e avaliando o acontecimento. Nesse caso, proferimos um juízo de valor. juizo de fato:Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são
juizo de valor:juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.
3-e que na violencia tem uma etica de agredir pra conseguir oque se quer por iso se usa muito a violencia ao inves da etica
4-ara que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício.
5-A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

Juan Iago 3°A disse...

) tentanram me suborna pra entra com uma bebida numa festa ai fiquei mu assim pois poderiam descobrir e eu perderia o trabalho
2) definição de juizo de valor:Se dissermos: “Está chovendo”, estaremos enunciando um acontecimento constatado por nós e o juízo proferido é um juízo de fato. Se, porém, falarmos: “A chuva é boa para as plantas” ou “A chuva é bela”, estaremos interpretando e avaliando o acontecimento. Nesse caso, proferimos um juízo de valor. juizo de fato:Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são
juizo de valor:juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.
3)e que na violencia tem uma etica de agredir pra conseguir oque se quer por iso se usa muito a violencia ao inves da etica
4) para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício.
5) A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

Vivian Régia 3° A - disse...

1. Cite uma situação vivida por você em que sentiu dificuldade para tomar uma decisão porque envolvia seus valores morais e a sua consciência.
R-Um cara de um supermercado me passou o troco errado, fiquei com peso na consciência, voltei e devolvi .

2. Defina Juizo e diferencia Juizo de Valor e Juizo de Fato
R-Juízo é o processo que conduz ao estabelecimento das relações significativas entre conceitos, que conduzem ao pensamento lógico objetivando alcançar uma integração significativa, que possibilite uma atitude racional frente as necessidades do momento. E julgar é, nesse caso, estabelecer uma relação entre conceitos. A natureza do Juízo consiste em afirmar uma coisa de outra, diz Aristóteles. O Juízo encerra, pois, três elementos: duas idéias e uma afirmação. A idéia da qual se afirma alguma coisa chama-se sujeito. A idéia que se afirma do sujeito chama-se atributo ou predicado. Quanto à própria afirmação, representa-se pelo verbo é, chamado cópula, porque une o atributo ao sujeito.
Juízos de fato - são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes.
juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.
Juízos de valor avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis.

3. Qual a relação entre ética e violência?
R-a relação existe em culturas diferentes ,em algumas localidades violência e algo normal e etico, mas em outros não e algo que e agradavel e feio e não e etico!
4. Quais são os constituintes do campo ético? Dê exemplos.
R-Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo social.
5. Qual a relação entre o agente ou sujeito moral e os valores morais ou virtudes éticas?
R - A relação entre são que os dois tem a conciencia de saber o certo e o errado ate mesmo podendo julgar .

Tayná n°43 3°A disse...

1. Ter de entregar um amigo ,por ele ter feito algo errado. Fiquei dividida entre o senso de ética , e a minha lealdade a esse amigo.

2. Juizo = enunciar um acontecimento constatado por nós
Juizo de valor = avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis.
Juizo de fato =são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são.

3. A falta de respeito a falta de etica..leva a pessoa á falta de respeito ao proximo,e uma pessoa quando não tem respeito para com proximo..certamente é uma pessoa violenta.Essa é a relação..."Pessoa sem etica é certamente uma pessoa violenta,e sem respeito"

4. o agente ou sujeito moral e os valores morais ou virtudes éticas.

5. Do ponto de vista do agente ou sujeito moral, a ética faz uma exigência essencial, qual seja, a diferença entre passividade e atividade. Passivo é aquele que se deixa governar e arrastar por seus impulsos, inclinações e paixões, pelas circunstâncias, pela boa ou má sorte, pela opinião alheia, pelo medo dos outros, pela vontade de um outro, não exercendo sua própria consciência, vontade, liberdade e responsabilidade.

Rafaella Brasileiro 3-A disse...

1-R: Não lembro de nenhuma situação !!

2-R: Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são.Juízos de valor avaliam coisas, pessoas, ações,

3-R:A Ética impõe limites e controle ao risco permanente a violência

4-R: O campo ético é, assim, constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Estas são realizadas pelo sujeito moral , principal constituinte da existência ética.

5-R: A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

JEORDANIA N°22 3°A disse...

1. ?

2. Juizo = enunciar um acontecimento constatado por nós
Juizo de valor = avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis.
Juizo de fato =são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são.

3.-e que na violencia tem uma etica de agredir pra conseguir oque se quer por iso se usa muito a violencia ao inves da etica

4. o agente ou sujeito moral e os valores morais ou virtudes éticas.

5. Do ponto de vista do agente ou sujeito moral, a ética faz uma exigência essencial, qual seja, a diferença entre passividade e atividade. Passivo é aquele que se deixa governar e arrastar por seus impulsos, inclinações e paixões, pelas circunstâncias, pela boa ou má sorte, pela opinião alheia, pelo medo dos outros, pela vontade de um outro, não exercendo sua própria consciência, vontade, liberdade e responsabilidade.

Leila 3-A disse...

1_não me recordo

2_Juízos são aqueles que dizem como são e por que são. juízos de valor avalia pessoas e situações

3_A Ética impõe limites e controle ao risco permanente a violência

4_ O campo ético é, assim, constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais,

5_A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtude

Nalyson Breno Bezerra Ferreira 3°A N: 34 disse...

Nalyson Breno Bezerra Ferreira

1- Quando tive que entregar um amigo ao professor da escola por ele ter colado na prova.

2-juizo : é anunciar um acontecimento constatado por nos.
Juizo de fato : Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor, avaliações sobre coisas, pessoas, situações, são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião



3- A maior relação entre ambos , é que a falta de ética da pessoa, ocorre a violência..

por exemplo se alguém degrine alguém faltará com ética, assim tal pessoa pode não gostar e partir para violência... então é basicamente isso...



4-# ser consciente de si e dos outros, isto é, ser capaz de reflexão e de reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais a ele;
# ser dotado de vontade, isto é, de capacidade para controlar e orientar os desejos, impulsos, tendências, sentimentos e de capacidade para deliberar e decidir entre várias alternativas possíveis;
# ser responsável, isto é, reconhecer-se como o autor da situação, avaliar os efeitos e consequências dela sobre si e sobre os outros, assumi-la bem como às suas consequências, respondendo por elas;
# ser livre, isto é, capaz de oferecer-se como causa interna de seus sentimentos, atitudes e ações, por não estar submetido a poderes externos que o forcem e o constranjam a sentir, a querer e a fazer alguma coisa. A liberdade não é auto-determinar-se, dando a si mesmo regras de conduta.


5-é a capacidade que todo ser humano tem de reflexão a respeito das situações e como ele se relacionam com seus valores.

Alana de Jesus 3 A disse...

1. Cite uma situação vivida por você em que sentiu dificuldade para tomar uma decisão porque envolvia seus valores morais e a sua consciência.
R-EU não me loembro de nenhyuma situapção dessas !

2. Defina Juizo e diferencia Juizo de Valor e Juizo de Fato.
R-Juízo é o processo que conduz ao estabelecimento das relações significativas entre conceitos, julgar, entender, comparar e tirar conclusões.
Julgamento, apreciação.
Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.
Juízos de valor avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis.
3. Qual a relação entre ética e violência?
R- A ética é normativa
suas normas visando impor limites e controles ao risco permanente da violência.

4. Quais são os constituintes do campo ético? Dê exemplos.
R- os contituintes são: valores e obrigações que formam o conteúdo das condutas morais.
5. Qual a relação entre o agente ou sujeito moral e os valores morais ou virtudes éticas?
R- A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

Thalyta Barroso 3°A n:48 disse...

Thalyta Barroso


1- Quando tive que entregar um amigo ao professor da escola por ele ter colado na prova.

2-juizo : é anunciar um acontecimento constatado por nos.
Juizo de fato : Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor, avaliações sobre coisas, pessoas, situações, são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião



3- A maior relação entre ambos , é que a falta de ética da pessoa, ocorre a violência..

por exemplo se alguém degrine alguém faltará com ética, assim tal pessoa pode não gostar e partir para violência... então é basicamente isso...



4-# ser consciente de si e dos outros, isto é, ser capaz de reflexão e de reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais a ele;
# ser dotado de vontade, isto é, de capacidade para controlar e orientar os desejos, impulsos, tendências, sentimentos e de capacidade para deliberar e decidir entre várias alternativas possíveis;
# ser responsável, isto é, reconhecer-se como o autor da situação, avaliar os efeitos e consequências dela sobre si e sobre os outros, assumi-la bem como às suas consequências, respondendo por elas;
# ser livre, isto é, capaz de oferecer-se como causa interna de seus sentimentos, atitudes e ações, por não estar submetido a poderes externos que o forcem e o constranjam a sentir, a querer e a fazer alguma coisa. A liberdade não é auto-determinar-se, dando a si mesmo regras de conduta.


5-é a capacidade que todo ser humano tem de reflexão a respeito das situações e como ele se relacionam com seus valores.

Alana de Jesus 3 A ELiezer disse...

1. Cite uma situação vivida por você em que sentiu dificuldade para tomar uma decisão porque envolvia seus valores morais e a sua consciência.
R-EU não me loembro de nenhyuma situapção dessas !

2. Defina Juizo e diferencia Juizo de Valor e Juizo de Fato.
R-Juízo é o processo que conduz ao estabelecimento das relações significativas entre conceitos, julgar, entender, comparar e tirar conclusões.
Julgamento, apreciação.
Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.
Juízos de valor avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis.
3. Qual a relação entre ética e violência?
R- A ética é normativa
suas normas visando impor limites e controles ao risco permanente da violência.

4. Quais são os constituintes do campo ético? Dê exemplos.
R- os contituintes são: valores e obrigações que formam o conteúdo das condutas morais.
5. Qual a relação entre o agente ou sujeito moral e os valores morais ou virtudes éticas?
R- A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

Maria Erica 3-A disse...

1-Um homem foi tentar me subornar no meu trabalho, e eu claro não aceitei!

2-- Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.

3-é que na violencia tem uma etica de agredir pra conseguir oque se quer por iso se usa muito a violencia ao inves da etica

4-constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Estas são realizadas pelo sujeito moral , principal constituinte da existência ética.

5-A relação entre são que os dois tem a conciencia de saber o certo e o errado ate mesmo podendo julgar .

francimar vasconcelos 3A manha disse...

1. Cite uma situação vivida por você em que sentiu dificuldade para tomar uma decisão porque envolvia seus valores morais e a sua consciência.
R-EU não me loembro de nenhyuma situapção dessas !

2. Defina Juizo e diferencia Juizo de Valor e Juizo de Fato.
R-Juízo é o processo que conduz ao estabelecimento das relações significativas entre conceitos, julgar, entender, comparar e tirar conclusões.
Julgamento, apreciação.
Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.
Juízos de valor avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis.
3. Qual a relação entre ética e violência?
R- A ética é normativa
suas normas visando impor limites e controles ao risco permanente da violência.

4. Quais são os constituintes do campo ético? Dê exemplos.
R- os contituintes são: valores e obrigações que formam o conteúdo das condutas morais.
5. Qual a relação entre o agente ou sujeito moral e os valores morais ou virtudes éticas?
R- A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

felipe cesar 3°A Escola eliezer disse...

1º-não me recordo de ter vivido tal situação
2°-são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são.Juízos de valor avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis.
Os juízos éticos de valor são também normativos, isto é, enunciam normas que determinam o dever ser de nossos sentimentos, nossos atos, nossos comportamentos.
3º- etica é a conciencia do certo e o errado, ja a violencia usa da força e força uma pessoa a agir obrigatoriamente pela força
4º- as pessoas que tem o entendimento do certo e o errado. somos nos
5°- A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

Ronyelle de Castro 3º A N° 41 Eliezer disse...

1-Não me lembro
2-definição de juizo de valor:Se dissermos: “Está chovendo”, estaremos enunciando um acontecimento constatado por nós e o juízo proferido é um juízo de fato. Se, porém, falarmos: “A chuva é boa para as plantas” ou “A chuva é bela”, estaremos interpretando e avaliando o acontecimento. Nesse caso, proferimos um juízo de valor. juizo de fato:Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são
juizo de valor:juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.
03-a relação existe em culturas diferentes ,em algumas localidades violência e algo normal e etico, mas em outros não e algo que e agradavel e feio e não e etico.
04-constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Estas são realizadas pelo sujeito moral , principal constituinte da existência ética.
05-

Paulo Henrique 3ªA disse...

1 - Quando eu fazia algo que era errado e ficava com a consciência pesada.

2 - São juízos que enunciam obrigações e avaliam intenções e ações segundo o critério do correto e do incorreto.
Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.
Juízos de valor avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis.
Os juízos éticos de valor são também normativos, isto é, enunciam normas que determinam o dever ser de nossos sentimentos, nossos atos, nossos comportamentos.
Os juízos éticos de valor nos dizem o que são o bem, o mal, a felicidade.

3 - Em nossa cultura, a violência é entendida como o uso da força física e do constrangimento psíquico para obrigar alguém a agir de modo contrário à sua natureza e ao seu ser. A violência é a violação da integridade física e psíquica, da dignidade humana de alguém. Eis por que o assassinato, a tortura, a injustiça, a mentira, o estupro, a calúnia, a má-fé, o roubo são considerados violência, imoralidade e crime.
A ética é normativa exatamente por isso, suas normas visando impor limites e controles ao risco permanente da violência.

4 - Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo social.

5 - Do ponto de vista do agente ou sujeito moral, a ética faz uma exigência essencial, qual seja, a diferença entre passividade e atividade. Passivo é aquele que se deixa governar e arrastar por seus impulsos, inclinações e paixões, pelas circunstâncias, pela boa ou má sorte, pela opinião alheia, pelo medo dos outros, pela vontade de um outro, não exercendo sua própria consciência, vontade, liberdade e responsabilidade.
Ao contrário, é ativo ou virtuoso aquele que controla interiormente seus impulsos, suas inclinações e suas paixões, discute consigo mesmo e com os outros o sentido dos valores e dos fins estabelecidos, indaga se devem e como devem ser respeitados ou transgredidos por outros valores e fins superiores aos existentes, avalia sua capacidade para dar a si mesmo as regras de conduta, consulta sua razão e sua vontade antes de agir, tem consideração pelos outros sem subordinar-se nem submeter-se cegamente a eles, responde pelo que faz, julga suas próprias intenções e recusa a violência contra si e contra os outros.
No caso da ética, portanto, nem todos os meios são justificáveis, mas apenas aqueles que estão de acordo com os fins da própria ação. Em outras palavras, fins éticos exigem meios éticos.
A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

Carlos Kenny,10 / Raissa Kervia, 38 / Rebeka Melo, 39. 3°A Eliezer de Freitas disse...

resposta da atividade
01-Não lembro ou não vivi.

02- Juízos de valor avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis.
Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.

03-Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo social.

04-Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício. A consciência moral não só conhece tais diferenças, mas também reconhece-se como capaz de julgar o valor dos atos e das condutas e de agir em conformidade com os valores morais, sendo por isso responsável por suas ações e seus sentimentos e pelas conseqüências do que faz e sente.

05-A relação entre são que os dois tem a conciencia de saber o certo e o errado ate mesmo podendo julgar .

antonino 3º A Nº 09 eliezer disse...

1ºnao me lembro
2ºJuízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.
3ºa relação existe em culturas diferentes ,em algumas localidades violência e algo normal e etico, mas em outros não e algo que e agradavel e feio e não e etico!
4ºara que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício.
5ºA relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

3°B disse...

as meninas do 3°A são as mais feias que ja vi
ass 3ºB

yag66363 disse...

1-sem comentários ,para descrever algo.
2-juizo de fato:são aqueles que dizem o que as coisas são ,como são e por que são.
juizo de valor:avaliam coisas,pessoas,ações,experiências,acontecimentos,sentimentos,estados de espiríto,etc...
3-a relação existe em culturas diferentes ,em algumas localidades violência e algo normal e etico, mas em outros não e algo que e agradavel e feio e não e etico.
4-constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Estas são realizadas pelo sujeito moral , principal constituinte da existência ética.
5-A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.
yagara jessyca 3°A manha n°47

Thais Helana 3°A eliezéer disse...

01-Cite uma situação vivida por você em que sentiu dificuldade para tomar uma decisão porque envolvia seus valores morais e a sua consciência.
R-Ate então não me recordo de ter tomado alguma decisão sendo assim contra valores morais !
02-Defina Juizo e diferencia Juizo de Valor e Juizo de Fato
R-Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.
03- Qual a relação entre ética e violência?
R-Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo social.
04-Quais são os constituintes do campo ético? Dê exemplos.
R-O campo ético é, assim, constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Estas são realizadas pelo sujeito moral , principal constituinte da existência ética.
05. Qual a relação entre o agente ou sujeito moral e os valores morais ou virtudes éticas?
R- A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

samya sales 50- 3º a manhã escola eliezer disse...

01* Ter que mentir para minha mãe sobre algo que não lembro

02* -juízo: entendimento da realidade.
-juízo de fato: as coisas são como são, por que são.
-juízo de valor: avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, etc.

03* Desde a antiguidade até os tempos atuais a ética tenta evitar, diminuir e controlar a violência.

04* O agente ou sujeito moral e os valores morais ou virtudes éticas.

05* Do ponto de vista do agente a ética faz uma exigência essencial. A consciência moral manifesta-se na capacidade para deliberar diante de alternativas possíveis.

Ronys de castro 51, 3ºa manha escola eliezer disse...

01* Quando fugi de casa para curtir uma festa.

02* -juízo: entendimento da realidade.
-juízo de fato: as coisas são como são, por que são.
-juízo de valor: avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, etc.

03* Desde a antiguidade até os tempos atuais a ética tenta evitar, diminuir e controlar a violência.

04* O agente ou sujeito moral e os valores morais ou virtudes éticas.

05* Do ponto de vista do agente a ética faz uma exigência essencial. A consciência moral manifesta-se na capacidade para deliberar diante de alternativas possíveis.

jardenia barros 3ºb nº08 eliezer disse...

1. Cite uma situação vivida por você em que sentiu dificuldade para tomar uma decisão porque envolvia seus valores morais e a sua consciência.
R-Ate então não me recordo de ter tomado alguma decisão sendo assim contra valores morais !

2. Defina Juizo e diferencia Juizo de Valor e Juizo de Fato
R-Juízo é o processo que conduz ao estabelecimento das relações significativas entre conceitos, que conduzem ao pensamento lógico objetivando alcançar uma integração significativa, que possibilite uma atitude racional frente as necessidades do momento. E julgar é, nesse caso, estabelecer uma relação entre conceitos. A natureza do Juízo consiste em afirmar uma coisa de outra, diz Aristóteles. O Juízo encerra, pois, três elementos: duas idéias e uma afirmação. A idéia da qual se afirma alguma coisa chama-se sujeito. A idéia que se afirma do sujeito chama-se atributo ou predicado. Quanto à própria afirmação, representa-se pelo verbo é, chamado cópula, porque une o atributo ao sujeito.
Juízos de fato - são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes.
juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.
Juízos de valor avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis.

3. Qual a relação entre ética e violência?
R-a relação existe em culturas diferentes ,em algumas localidades violência e algo normal e etico, mas em outros não e algo que e agradavel e feio e não e etico!
4. Quais são os constituintes do campo ético? Dê exemplos.
R-Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo social.
5. Qual a relação entre o agente ou sujeito moral e os valores morais ou virtudes éticas?
R - A relação entre são que os dois tem a conciencia de saber o certo e o errado ate mesmo podendo julgar .

ANDRÊSSA DE OLIVEIRA -3° ANO B MANHÃ - NMR:07 disse...

1- Ate então não me recordo de ter tomado alguma decisão sendo assim contra valores morais

2- Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.

3- e que na violencia tem uma etica de agredir pra conseguir oque se quer por iso se usa muito a violencia ao inves da etica

4- Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo social.

5- A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

Emilly Lima. 3ºB nº17 Eliezer. disse...

1. Cite uma situação vivida por você em que sentiu dificuldade para tomar uma decisão porque envolvia seus valores morais e a sua consciência.
R-Ate então não me recordo de ter tomado alguma decisão sendo assim contra valores morais !

2. Defina Juizo e diferencia Juizo de Valor e Juizo de Fato
R-Juízo é o processo que conduz ao estabelecimento das relações significativas entre conceitos, que conduzem ao pensamento lógico objetivando alcançar uma integração significativa, que possibilite uma atitude racional frente as necessidades do momento. E julgar é, nesse caso, estabelecer uma relação entre conceitos. A natureza do Juízo consiste em afirmar uma coisa de outra, diz Aristóteles. O Juízo encerra, pois, três elementos: duas idéias e uma afirmação. A idéia da qual se afirma alguma coisa chama-se sujeito. A idéia que se afirma do sujeito chama-se atributo ou predicado. Quanto à própria afirmação, representa-se pelo verbo é, chamado cópula, porque une o atributo ao sujeito.
Juízos de fato - são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes.
juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.
Juízos de valor avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis.

3. Qual a relação entre ética e violência?
R-a relação existe em culturas diferentes ,em algumas localidades violência e algo normal e etico, mas em outros não e algo que e agradavel e feio e não e etico!
4. Quais são os constituintes do campo ético? Dê exemplos.
R-Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo social.
5. Qual a relação entre o agente ou sujeito moral e os valores morais ou virtudes éticas?
R - A relação entre são que os dois tem a conciencia de saber o certo e o errado ate mesmo podendo julgar .

IANE CAROLINE - 3°ANO B - NMR: 22 disse...

1) tentanram me suborna pra entra com uma bebida numa festa ai fiquei mu assim pois poderiam descobrir e eu perderia o trabalho

2) definição de juizo de valor:Se dissermos: “Está chovendo”, estaremos enunciando um acontecimento constatado por nós e o juízo proferido é um juízo de fato. Se, porém, falarmos: “A chuva é boa para as plantas” ou “A chuva é bela”, estaremos interpretando e avaliando o acontecimento. Nesse caso, proferimos um juízo de valor. juizo de fato:Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são
juizo de valor:juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.

3)e que na violencia tem uma etica de agredir pra conseguir oque se quer por iso se usa muito a violencia ao inves da etica

4) para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício.

5) A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

Danilo Viana. nº14 3°B Eliezer. disse...

1. Cite uma situação vivida por você em que sentiu dificuldade para tomar uma decisão porque envolvia seus valores morais e a sua consciência.
R-Ate então não me recordo de ter tomado alguma decisão sendo assim contra valores morais !

2. Defina Juizo e diferencia Juizo de Valor e Juizo de Fato
R-Juízo é o processo que conduz ao estabelecimento das relações significativas entre conceitos, que conduzem ao pensamento lógico objetivando alcançar uma integração significativa, que possibilite uma atitude racional frente as necessidades do momento. E julgar é, nesse caso, estabelecer uma relação entre conceitos. A natureza do Juízo consiste em afirmar uma coisa de outra, diz Aristóteles. O Juízo encerra, pois, três elementos: duas idéias e uma afirmação. A idéia da qual se afirma alguma coisa chama-se sujeito. A idéia que se afirma do sujeito chama-se atributo ou predicado. Quanto à própria afirmação, representa-se pelo verbo é, chamado cópula, porque une o atributo ao sujeito.
Juízos de fato - são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes.
juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.
Juízos de valor avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis.

3. Qual a relação entre ética e violência?
R-a relação existe em culturas diferentes ,em algumas localidades violência e algo normal e etico, mas em outros não e algo que e agradavel e feio e não e etico!
4. Quais são os constituintes do campo ético? Dê exemplos.
R-Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo social.
5. Qual a relação entre o agente ou sujeito moral e os valores morais ou virtudes éticas?
R - A relação entre são que os dois tem a conciencia de saber o certo e o errado ate mesmo podendo julgar .

Clivia Clescia disse...

1)Um Rapaz do meu trabalho queria ficar comigo nao empresa,porem a empresa nao aceita esse tipo de conduta dos funcionarios.Entao eu nao aceitei.

2)definição juizo de valor:Se dissermos: “Está chovendo”, estaremos enunciando um acontecimento constatado por nós e o juízo proferido é um juízo de fato. Se, porém, falarmos: “A chuva é boa para as plantas” ou “A chuva é bela”, estaremos interpretando e avaliando o acontecimento. Nesse caso, proferimos um juízo de valor.
juizo de fato:são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são
juizo de valor:avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.

3)na violencia tem uma etica de agredir pra conseguir o que se quer por conta disso se usa muito a violencia ao inves da etica
4)Para que tenha conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício.
5)A relação entre meios e fins pressupõe-se que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.


Clivia Clescia 3B

IGOR LOPES ARAUJO & JORDANIA CRUZ - 3º ANO B - NMRS : 23 E 29 disse...

02 - Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.

03- Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo social.

04 - constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Estas são realizadas pelo sujeito moral , principal constituinte da existência ética.

05 - A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

Victor Hugo n°47, Elano Mota n°15, Marisa Beserra n°39 - 3°B disse...

1° Devolver o troco a mais, fala não frente a uma situação de vantagem.

2° Definição de juízo de valor: Se dissermos: “Está chovendo”, estaremos enunciando um acontecimento constatado por nós e o juízo proferido é um juízo de fato. Se, porém, falarmos: “A chuva é boa para as plantas” ou “A chuva é bela”, estaremos interpretando e avaliando o acontecimento. Nesse caso, proferimos um juízo de valor. juizo de fato:Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são juizo de valor:juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.

3° É que na violência tem uma ética de agredir pra conseguir o que se quer por isso se usa muito a violência ao invés da ética.

4° O campo ético é, assim, constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Estas são realizadas pelo sujeito moral , principal constituinte da existência ética. Como ser consciente de si e dos outros; ser dotado de vontade; ser responsável.

5° A relação entre são que os dois tem a conciência de saber o certo e o errado até mesmo podendo julgar.

Jprda disse...

1- Ate então não me recordo de ter tomado alguma decisão sendo assim contra valores morais

2- Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.

3- e que na violencia tem uma etica de agredir pra conseguir oque se quer por iso se usa muito a violencia ao inves da etica

4- Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo social.

5- A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

Thiago Barbie 3º B disse...

1-Não recordo nem uma situação na qual fui contra meu senso moral.
2-É aquele que dizem o que as coisas são, como são e por que são;Se dissermos:ao enuncia um acontecimento constatado por nós é um juízo de fato;porem ser estivemos interpretando e avaliando o acontecimento. Nesse caso, é um juízo de valor.
3-sem ética a sociedade tende a se tornar mais violenta pois não há normas que impeçam.
4-ser consciente de si e dos outro,ser responssaveu;ser dotado de vontade,

Thiago Barbie 3º B disse...

1-Não recordo nem uma situação na qual fui contra meu senso moral.
2-É aquele que dizem o que as coisas são, como são e por que são;Se dissermos:ao enuncia um acontecimento constatado por nós é um juízo de fato;porem ser estivemos interpretando e avaliando o acontecimento. Nesse caso, é um juízo de valor.
3-sem ética a sociedade tende a se tornar mais violenta pois não há normas que impeçam.
4-ser consciente de si e dos outro,ser responssaveu;ser dotado de vontade,

beatriz 3-b n°09 disse...

2-- Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.

03- Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo social.

04 - constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Estas são realizadas pelo sujeito moral , principal constituinte da existência ética.

05 - A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

jordania Cruz Pinheiro 3°B n°29 disse...

1- Ate então não me recordo de ter tomado alguma decisão sendo assim contra valores morais

2- Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.

3- e que na violencia tem uma etica de agredir pra conseguir oque se quer por iso se usa muito a violencia ao inves da etica

4- Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo social.

5- A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

andréia duarte 3ª B disse...

1-no dia que tive que tive que falar de um professor de outra escola por está dando em cima de alunas
2-ações que determinam o que as coisas são.No nosso dia a dia porém está presente nas ciências
3-pessoas sem ética são pessoas que ultrapassam os limites dos outros que não sabem respeitar despertando assim a violência do outro.
4-Distintas formações sociais e culturais formam diversificados conjuntos de valores éticos.
5-Ambos tem o direito de julgar e de decidir o que é certo e o que é errado;A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

Lucas Azevedo 3ª B disse...

1-no dia que tive que tive que falar de um professor de outra escola por está dando em cima de alunas
2-ações que determinam o que as coisas são.No nosso dia a dia porém está presente nas ciências
3-pessoas sem ética são pessoas que ultrapassam os limites dos outros que não sabem respeitar despertando assim a violência do outro.
4-Distintas formações sociais e culturais formam diversificados conjuntos de valores éticos.
5-Ambos tem o direito de julgar e de decidir o que é certo e o que é errado;A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

kielcymara 3-b n°33 disse...

2-- Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.

03- Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo social.

04 - constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Estas são realizadas pelo sujeito moral , principal constituinte da existência ética.

05 - A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

Kassia Campos 3°B n°50 disse...

1-Ate então não me recordo de ter tomado alguma decisão sendo assim contra valores morais !
2- Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.

Juízos de valor avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis.

3-Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo social.
04 - constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Estas são realizadas pelo sujeito moral , principal constituinte da existência ética.

05 - A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

Rondynelle Kevin Moura Rodrigues 3° ano B (M) disse...

1)tentanram me suborna pra entra com uma bebida numa festa ai fiquei mu assim pois poderiam descobrir e eu perderia o trabalho

2)Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.

3)Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo social.


4)Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo social.


5)-A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

Jessica de fatima-3°ano B-manha-Eliezer de Freitas Guimaraes disse...

1-Não.Ainda tive que passar por esse tipó de situação.

2-uízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes.

3-.Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo social.

4- constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Estas são realizadas pelo sujeito moral , principal constituinte da existência ética.

5- A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

Brena kecia 3°B n°10 disse...

1º)Até o momento não me recordo de ter passado por alguma situação do tipo.
2- Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.
3-e que na violencia tem uma etica de agredir pra conseguir oque se quer por iso se usa muito a violencia ao inves da etica
4-ara que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício.
5-uma relação de dependencia em que o sujeito depende de seus valores para agir.

luiz felipe alves da silva 3 ano B disse...

1-Cite uma situação vivida por você em que sentiu dificuldade para tomar uma decisão porque envolvia seus valores morais e a sua consciência.
R-Ate então não me recordo de ter tomado alguma decisão sendo assim contra valores morais

2-Juízo é o processo que conduz ao estabelecimento das relações significativas entre conceitos, julgar, entender, comparar e tirar conclusões.
Julgamento, apreciação

3-Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo social.

4-que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício

5-A relação entre são que os dois tem a conciencia de saber o certo e o errado ate mesmo podendo julgar

emanuela e bruna 3°B colégio Eliézer de Freitas disse...

1°não passei
2°São aqueles que dizem como as coisas são, o que são e porque são.
avaliam coisas, pessoas, acontecimentos, acões, sit
uações...
3º a violencia é totalmente o oposto da ética pois se voce tem etica nao ha o ato de violencia
4°é preciso que o nosso conciente trabalhe.
5°voce mostra seus valores muitas vezes por meio dos estudos assim pode se mostrar seus valores

emanuela e bruna 3°B colégio Eliézer de Freitas disse...

1°não passei
2°São aqueles que dizem como as coisas são, o que são e porque são.
avaliam coisas, pessoas, acontecimentos, acões, sit
uações...
3º a violencia é totalmente o oposto da ética pois se voce tem etica nao ha o ato de violencia
4°é preciso que o nosso conciente trabalhe.
5°voce mostra seus valores muitas vezes por meio dos estudos assim pode se mostrar seus valores

izabele 3c n 20 disse...

01.Não me lembro de alguma situação.

02.Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.

03.Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo social.
Evidentemente, as várias culturas e sociedades não definiram e nem definem a violência da mesma maneira, mas, ao contrário, dão-lhe conteúdos diferentes, segundo os tempos e os lugares.No entanto, malgrado as diferenças, certos aspectos da violência são percebidos da mesma maneira, nas várias culturas e sociedades, formando o fundo comum contra o qual os valores éticos são erguidos. Fundamentalmente, a violência é ercebida como exercício da força física e da coação psíquica para obrigar alguém a fazer alguma coisa contrária a si, contrária aos seus interesses e desejos, contrária ao seu corpo e à sua consciência, causando-lhe danos profundos e irreparáveis, como a morte, a loucura, a auto-agressão ou a agressão aos outros.

04.O campo ético é, assim, constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Estas são realizadas pelo sujeito moral , principal constituinte da existência ética.
O sujeito ético ou moral, isto é, a pessoa, só pode existir se preencher as seguintes condições:
? ser consciente de si e dos outros, isto é, ser capaz de reflexão e de reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais a ele;
? ser dotado de vontade, isto é, de capacidade para controlar e orientar desejos, impulsos, tendências, sentimentos (para que estejam em conformidade com a consciência) e de capacidade para deliberar e decidir entre várias alternativas possíveis;
? ser responsável, isto é, reconhecer-se como autor da ação, avaliar os efeitos e conseqüências dela sobre si e sobre os outros, assumi-la bem como às suas conseqüências, respondendo por elas;

05.

Victor Henrikre 3º Año E lite nº 41 disse...

1º Bom não me recordo de ter tomado alguma decisão sendo assim contra valores morais.

2°E o processo que conduz ao estabelecimento das relações significativas entre conceitos, que conduzem ao pensamento lógico objetivando alcançar uma integração significativa, que possibilite uma atitude racional frente as necessidades do momento. E julgar é, nesse caso, estabelecer uma relação entre conceitos. A natureza do Juízo consiste em afirmar uma coisa de outra, diz Aristóteles.

3º E a relação existe em culturas diferentes ,em algumas localidades violência e algo normal e etico, mas em outros não e algo que e agradavel e feio e não e etico.

4º Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo social.

5º A relação entre são que os dois tem a conciência de saber o certo e o errado até mesmo podendo julgar.

Anderson Bruno nº 8 / 3º A Eliezer de Freitas Guimarães disse...

2º Juízo é o processo que conduz ao estabelecimento das relações significativas entre conceitos, que conduzem ao pensamento lógico objetivando alcançar uma integração significativa, que possibilite uma atitude racional frente as necessidades do momento.
Um juízo de valor é um juízo sobre a correção ou incorreção de algo, ou da utilidade de algo, baseado num ponto de vista pessoal.
Juízos de fato - são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes.

3º A falta de respeito e a falta de etica leva a violencia ao proximo,e uma pessoa quando não tem respeito para com proximo certamente é uma pessoa violenta,essa é a relação, pessoa sem etica é certamente uma pessoa violenta,e sem respeito.

4º Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo social.

5º A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

Nayara dos Santos Barros;3° ano C manha; N° 35 disse...

1º Minha situação vivida foi bem simples mas, senti dificuldade para tomar, foi quando na hora da prova me pediram minhas respostas eu sabia que não era certo e minha consciência me alertava que aquilo era errado.

2°Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisa são e por que são. Em nossa vida cotidiana os juízos de fato estão presentes.
Juízos d valor valiam pessoas,ações, sentimentos, etc.
A diferença entre os dois é que o juízo de fato diz o que as coisas são e o de valor e enunciam normas que determinam o dever.

3° A relação é que a ética estuda a violência pois é o ramo da filosofia que pensa sobre essas normas morais que são entendida como o uso da força física e do constrangimento psíquico.

4° Valores e Obrigações,isto é, as virtudes.
Exemplos: Ser consciente de si e dos outros; Ter capacidade para controlar desejos; Ser responsável.

5° E que o sujeito moral, isto é, a pessoa,só pode existir se adequar-se aos valores morais.

Jamilly Rodrigues nº 25, 3ª B Eliezer disse...

1. sempre
2. Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.
3.Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo social.
4.O campo ético é, assim, constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Estas são realizadas pelo sujeito moral , principal constituinte da existência ética.
O sujeito ético ou moral, isto é, a pessoa, só pode existir se preencher as seguintes condições:
? ser consciente de si e dos outros, isto é, ser capaz de reflexão e de reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais a ele;
? ser dotado de vontade, isto é, de capacidade para controlar e orientar desejos, impulsos, tendências, sentimentos (para que estejam em conformidade com a consciência) e de capacidade para deliberar e decidir entre várias alternativas possíveis;
? ser responsável, isto é, reconhecer-se como autor da ação, avaliar os efeitos e conseqüências dela sobre si e sobre os outros, assumi-la bem como às suas conseqüências, respondendo por elas;
5.A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

Jamila Moura n 24 3ªB Eliezer Freitas disse...

1. muitas vesez, perdi a conta.
2. Juízo é o processo que conduz ao estabelecimento das relações significativas entre conceitos, que conduzem ao pensamento lógico objetivando alcançar uma integração significativa, que possibilite uma atitude racional frente as necessidades do momento. E julgar é, nesse caso, estabelecer uma relação entre conceitos. A natureza do Juízo consiste em afirmar uma coisa de outra, diz Aristóteles.
3. relação existe em culturas diferentes ,em algumas localidades violência e algo normal e etico, mas em outros não e algo que e agradavel e feio e não e etico!
4. diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo social.
5. a relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

Kessiane Brito 3 ano C N.26 disse...

1-ainda não tive esta experiencia.

2-Juízos de valor avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis.Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são.

3-a questão da ética está relacionado ao fato de quando uma cultura distingui o que é certo ou errado,o bem e o mau,é que se saberá se aquela ação esta sendo um ato de violência.

4-Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício.ex:uma pessoa que tem consiência moral.

5-Do ponto de vista do agente ou sujeito moral, a ética faz uma exigência essencial, qual seja, a diferença entre passividade e atividade;Ao contrário, é ativo ou virtuoso aquele que controla interiormente seus impulsos, suas inclinações e suas paixões, discute consigo mesmo e com os outros o sentido dos valores e dos fins estabelecidos, indaga se devem e como devem ser respeitados ou transgredidos por outros valores e fins superiores aos existentes.

Karoliny Venancio-3°A manhã,n°26.E.E.M. ELIEZER FREITAS GUIMARÃES disse...

01-Não me recordo de nenhuma.
02 - Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.

03- Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo social.

04 - constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Estas são realizadas pelo sujeito moral , principal constituinte da existência ética.

05 - A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.

neide dias 3g disse...

2)Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.03- Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo social.4-ara que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício.
5-A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.5. Qual a relação entre o agente ou sujeito moral e os valores morais ou virtudes éticas?
R - A relação entre são que os dois tem a conciencia de saber o certo e o errado ate mesmo podendo julgar .

rosivaldo 3g disse...

2- Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.3-e que na violencia tem uma etica de agredir pra conseguir oque se quer por iso se usa muito a violencia ao inves da etica
4-ara que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício.
5-A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.4. Quais são os constituintes do campo ético? Dê exemplos.
R-Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo socia4. Quais são os constituintes do campo ético? Dê exemplos.
R-Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo socia

lucielia barros 3 °G disse...

1°-tentei entregar um amigo ,por ele ter feito algo errado. Fiquei dividido entre o senso de ética , e a minha lealdade a esse amigo.
2°- Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.

Jardila Rayane 3g noite eliezer disse...

01 -já quis ajuda uma pessoa e naõ deu muito certo porque tinha que ter dinheiro por que era muitas pessoas que passava fome.

2-juizo é o que fazemos de um certo fato,os juizos de valor avaliações sobre coisas,pessoas, e situações são proferidos na moral nas artes na politica, e na religiao·

WANDERSON S2 (Nº55) 3 ano G escola eliezer disse...

2)Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências.
Juízos de valor avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.

laiza sammy n-52 3ano G disse...

1-Cite uma situação vivida por você em que sentiu dificuldade para tomar uma decisão porque envolvia seus valores morais e a sua consciência.
R-eu senti dificuldades numa situaçao,mim senti forçada a ir em uma festa sem querer ir.




2-. Defina Juizo e diferencia Juizo de Valor e Juizo de Fato.
R-definição de juizo de valor:Se dissermos: “Está chovendo”, estaremos enunciando um acontecimento constatado por nós e o juízo proferido é um juízo de fato. Se, porém, falarmos: “A chuva é boa para as plantas” ou “A chuva é bela”, estaremos interpretando e avaliando o acontecimento. Nesse caso, proferimos um juízo de valor. juizo de fato:Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são
juizo de valor:juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.

gleiciane 3°G noite n°17 escola ;eliezer de freitas disse...

1. Cite uma situação vivida por você em que sentiu dificuldade para tomar uma decisão porque envolvia seus valores morais e a sua consciência.

Eu estava no centro da cidade entrei em uma determinada loja, ao me sentar para experimentar uma sandália, ao lado do banco encontrei um pacote em que havia uma certa quantia de dinheiro , não pensei duas vezes, fui até recepção e entreguei o pacote e fiz uma boa ação ao devolver uma coisa que pertencesse a outra pessoa.

2. Defina Juizo e diferencia Juizo de Valor e Juizo de Fato.

Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são.
Juízos de valor avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis.

marcos andre n°51 3°G disse...

1°- tive que falar de um professor de outra escola por está dando em cima de alunas
2°-Juízo é o processo que conduz ao estabelecimento das relações significativas entre conceitos, julgar, entender, comparar e tirar conclusões.
Julgamento, apreciação.
Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.
Juízos de valor avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis.

libia n-35 3ano G disse...

1-Cite uma situação vivida por você em que sentiu dificuldade para tomar uma decisão porque envolvia seus valores morais e a sua consciência.
R-tentanram me suborna pra entra com uma bebida numa festa ai fiquei mu assim pois poderiam descobrir e eu perderia o trabalho



2-definição de juizo de valor:Se dissermos: “Está chovendo”, estaremos enunciando um acontecimento constatado por nós e o juízo proferido é um juízo de fato. Se, porém, falarmos: “A chuva é boa para as plantas” ou “A chuva é bela”, estaremos interpretando e avaliando o acontecimento. Nesse caso, proferimos um juízo de valor. juizo de fato:Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são
juizo de valor:juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.

raimundira n°39 3°G disse...

1° tive que tive que falar de um professor de outra escola por está dando em cima de alunas
2°Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.

Gerlane Maciel 3g disse...

1- nunca aconteceu esse tipo de situaçao comigo.

2-juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são.
Os juízos éticos de valor são também normativos, isto é, enunciam normas que determinam o dever ser de nossos sentimentos, nossos atos, nossos comportamentos. São juízos que enunciam obrigações e avaliam intenções e ações segundo o critério do correto e do incorreto.

Ana Jessica 3G disse...

1- nunca aconteceu esse tipo de situaçao comigo.

2-juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são.
Os juízos éticos de valor são também normativos, isto é, enunciam normas que determinam o dever ser de nossos sentimentos, nossos atos, nossos comportamentos. São juízos que enunciam obrigações e avaliam intenções e ações segundo o critério do correto e do incorreto.

jaqueline 3° G n°21 disse...

minha familia nao aceita que eu me mude de cidade acha que sou muito sem juizo mais tenho maturidade suficiente para tomar minhas decisoes
jaqueline
2°- Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.

Elinete de lima 3g Escola elieser disse...

certa vez vi uma criança furtando um biscoito mas nao tive coragem de falar .Mas acontece que o menino nao precisava fazer isso,depois fiquei com remosso.

2. desde de que a etica seja passiva nao tem nada haver com violencia.

Geovana Barbara 3 g noite eliezer de freitas disse...

-01Não recordo nem uma situação na qual fui contra meu senso moral.
2-É aquele que dizem o que as coisas são, como são e por que são;Se dissermos:ao enuncia um acontecimento constatado por nós é um juízo de fato;porem ser estivemos interpretando e avaliando o acontecimento. Nesse caso, é um juízo de valor.

Eriko Eliezer "3°G" disse...

1º-R)Nunca vivi uma situação como essa!
2º-R)O Juízo encerra, pois, três elementos: duas idéias e uma afirmação. A idéia da qual se afirma alguma coisa chama-se sujeito. A idéia que se afirma do sujeito chama-se atributo ou predicado. Quanto à própria afirmação, representa-se pelo verbo é, chamado cópula, porque une o atributo ao sujeito.
"Juízos de fato - são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são"
"juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião".

FRANCISCO MARCELLO DA COSTA 3 G NOITE ELIEZER DE FREITAS GUIMARÃES disse...

-01Não recordo nem uma situação na qual fui contra meu senso moral.
2-É aquele que dizem o que as coisas são, como são e por que são;Se dissermos:ao enuncia um acontecimento constatado por nós é um juízo de fato;porem ser estivemos interpretando e avaliando o acontecimento. Nesse caso, é um juízo de valor.

Kerly Bessa 3°G noite N°26 Escola Eliezer de freitas disse...

1. Cite uma situação vivida por você em que sentiu dificuldade para tomar uma decisão porque envolvia seus valores morais e a sua consciência.

fui fazer compras no supermercado, uma senhora estava andando na minha frente e a senhora deixou cair uma determinada quantia de dinheiro e não percebeu que o seu dinheiro caiu, eu claro recolhi o dinheiro dela e a devolvi porque minha consciência falou mais alto .

2. Defina Juizo e diferencia Juizo de Valor e Juizo de Fato.

Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são.
Juízos de valor avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis.

Idagmar Rodrigues 3 g escola elieser disse...

vi um garoto saindo da lanchonete sem pagar e nao tive coragem de falar depois me senti muito .mal
2.desde que a etica nao tenha violencia nao tem nada haver com a mesma.

ROBSON 3G NOITE ELIEZER disse...

1-Eu levo esse conceito para o lado da amizades,porque geralmente temos que escolher todos os dias em que lado devemos estar.NOrmalmente escolhemos nossa vida social,mais as vezes não pode ser assim.

2º)Juízo é o processo que conduz ao estabelecimento das relações significativas entre conceitos, julgar, entender, comparar e tirar conclusões.
Julgamento, apreciação.
Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.
Juízos de valor avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis.

Ana Lívia 3° A disse...

02.Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são.Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.02.Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são.Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.
03.Quando uma cultura e uma sociedade definem o que entendem por mal, crime e vício, circunscrevem aquilo que julgam violência contra um indivíduo ou contra o grupo. Simultaneamente, erguem os valores positivos – o bem e a virtude – como barreiras éticas contra a violência.
04. O campo ético é, assim, constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Estas são realizadas pelo sujeito moral , principal constituinte da existência ética.
05.Do ponto de vista do agente ou sujeito moral, a ética faz uma exigência essencial, qual seja, a diferença entre passividade e atividade. Passivo é aquele que se deixa governar e arrastar por seus impulsos, inclinações e paixões, pelas circunstâncias, pela boa ou má sorte, pela opinião alheia, pelo medo dos outros, pela vontade de um outro, não exercendo sua própria consciência, vontade, liberdade e responsabilidade.

Marilia Nogueira, N°- 33, 3° ano -A Eliezer de Freitas Guimãraes disse...

1.Troco a mais que o supemercado me entregou,na qual voltei pra devolver.

2. Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.

3.A ética é normativa exatamente por isso, suas normas visando impor limites e controles ao risco permanente da violência.

4.Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício. A consciência moral não só conhece tais diferenças, mas também reconhece-se como capaz de julgar o valor dos atos e das condutas e de agir em conformidade com os valores morais, sendo por isso responsável por suas ações e seus sentimentos e pelas conseqüências do que faz e sente.

5. Do ponto de vista do agente ou sujeito moral, a ética faz uma exigência essencial, qual seja, a diferença entre passividade e atividade. Passivo é aquele que se deixa governar e arrastar por seus impulsos, inclinações e paixões, pelas circunstâncias, pela boa ou má sorte, pela opinião alheia, pelo medo dos outros, pela vontade de um outro, não exercendo sua própria consciência, vontade, liberdade e responsabilidade.