segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Sócrates e a filosofia

Sócrates (470 - 399 aC) é um dos filósofos mais conhecidos da Grécia antiga.
Explique as suas afirmações: "Só sei que nada sei", "Uma vida não examinada não merece ser vivida", "Conhece-te a ti mesmo". Faça uma comparação do seu pensamento com a realidade atual do mundo e do Brasil, principalmente com o atual processo de escolha dos representantes do poder legislativo e executivo em 03 de outubro deste ano. Como Sócrates agiria diante dos políticos atuais? Sócrates seria a favor da Lei chamada Ficha Limpa? Justifique.

38 comentários:

Anônimo disse...

ceu acho que meu pensamento nao e igual ao de socrates,por isso fico em duvidas.

valkelene alves primeiro ano H disse...

SOCRATES FOI Denunciado como subversivo por não acreditar nos deuses gregos, por introduzir novos deuses e por corromper a juventude, é condenado a suicidar-se com cicuta, sentença cumprida em Atenas.

Ingrid ellen da cunha souza 1°ano h disse...

Eu acredito que Sócrates foi uma pessoa muito importante para a sociedade,ele não acreditava que isso fosse verdade por isso ele resolveu ver se era verdade e saiu perguntando a algumas autoridades e nem um respondeu como ele queria e ele só falava a verdade

jonas primeiro anoH disse...

Sócrates questiona as tradições gregas, entre elas costumes dos cidadãos e suas crenças, inclusive nos deuses. A inteligência para pensar e o talento para a oratória o tornam popular entre os jovens atenienses, o que desperta a atenção dos cidadãos poderosos e conservadores da cidade.

kelsen bruno 1h disse...

Algumas frases e pensamentos atribuídos ao filósofo Sócrates: - A vida que não passamos em revista não vale a pena viver. - A palavra é o fio de ouro do ..

francisco leandro de oliveira1h disse...

A sua defesa por artefatos tecnológicos e mais precisamente a Internet vai além. Para ele, os principais críticos da Internet não o surpreendem ao manter essa postura, uma vez que a Internet e as novas tecnologias de comunicação multiplicam imagens e produz algo que não é racional e mensurável. Para ele, trata-se da oposição típica moderna ao que não pode ser dominado pelo cérebro, pela razão. Maffesoli assume uma visão mais generosa de mundo e defende que, por trás de tudo, há sempre algo de maravilhoso.

john alisson/1º ano tarde / escola José Sarney disse...

Algumas pessoas tendem a comparar a vida de Sócrates à de Jesus. Vejamos o por que: Sócrates não escreveu nenhuma página, seu discípulo Platão quem escreveu sobre ele, assim como Jesus, que seus apóstolos que escreveram por ele; Sócrates deixou-se matar em favor da virtude que defendia, assim como Jesus.

Assim, segundo Sócrates, devemos examinar nossas vidas para termos consciência de nossa existência, quase como sonhado por Descartes.

Nós só poderemos ser felizes, segundo Sócrates, se tivermos total consciência de nosso poder para com a virtude.

Sócrates seria a favor da lei porque os políticos de agora tem mania de roubam é essa lei da ficha limpa pode dar oportunidades a outros políticos que quer realmente fazer alguma coisa pelo o nosso país.

RUTH1H disse...

SOCRATES FOI CONSIDERADO UM DOS FUNDADORES DA FILOSOFIA OCIDENTAL.E
EU ACHO QUE SOCRATES USAVA O DIALOGO COMO METODO PARA LEVA AS PESSOAS PARA RECONHECER A PROPRIA INGNORANCIA,E SEUS PENSAMENTOS SO PODE SER CONHECIDA POR MEIO DAS OBRAS DE PLATÃO E XENOFONTE,SEUS DICIPLOS.
SOCRATES QUESTIONAVA AS TRADIÇOES GREGAS,SENDOelas costumes dos cidadãos e suas crenças, inclusive nos deuses. A

Bruna gomes da silva disse...

Quando Socrates afirmou que uma vida ñ examinada ñ merece ser vivida ele quis dizer que uma vida vivida sem reflexão nem principios é tão vuneravel ao acaso e tão dependentes das escolhas de terceiros pouco valor real tem para a pessoa que a vive.
Quando ele afirma que só sei que nada sei é porque socrates não se considerava sabio por que a sabedoria não tem limites e ñ tem como percerber sua totalidade.

Ele iria fazer uma pequisa com cada um perguntando sobre honestidade e consiencia claro nenhum saberia explicar depois ele perguntaria o que é corrupção ai logico que todos eles saberiam a essencia e como se pratica.rsrsrsrs.
Sim por que ele é a fovor da verdade.

pedro henrique 1° G disse...

Eu acredito que Sócrates foi uma pessoa muito importante para a sociedade,Sócrates questiona as tradições gregas, entre elas costumes dos cidadãos e suas crenças, inclusive nos deuses.

francisco leandro 1°G disse...

A filosofia não é apenas um ato de pensamento... é também um ato de compromisso.sábio é aquele que se torna um exemplo das virtudes apreciadas e é tomado como um ponto de referencia. ...Na juventude, não devemos hesitar em filosofar; na velhice, não devemos deixar de filosofar. Nunca é cedo nem tarde demais para cuidar ...

Erison 1 g tarde sarney disse...

O mundo atual hoje tem concerteza uma imagem bem diferente da antiquidade.O mundo antigo era bem mas conservador do que hoje.

Sócrates concerteza diria que lei "FICHA LIMPA" foi uma otima ideia mas so se os grandes se comprometerem a cumpri-lá..

Carla Pamela 1g sarney disse...

Eu acredito que Sócrates foi uma pessoa muito importante para a sociedade,ele não acreditava que isso fosse verdade por isso ele resolveu ver se era verdade e saiu perguntando a algumas autoridades e nem um respondeu como ele queria e ele só falava a verdade

paulo henrique 1ano G disse...

[b][i][green] pelo meu ponto de vista, o ato de filosofar seria bem visto dentre os parlamentares já que, teriam de usar esse hábito pra surgirem novos pensamentos entre si.
se sócrates estivesse vivo,eu acho que ele seria contra qualquer tipo de decisão do governo já que eles não sabem pensar em "decisões civilizadas".

Unknown disse...

eu acho que ele quis dizer com isso foi que Tudo o que sabemos de suas idéias se baseia nas informações de dois discípulos e entusiasmados admiradores, Platão e Xenofonte, e pela caricatura de Aristófanes.

irenice abreu.1G jose sarney disse...

Eu acho que sim porque o xenofontes disse que ele era o mas sabido de todos.
so sei que nada sei na minha opiniao e que ele sabe mas finge que nao sabe.e... uma vida nao examinada e que sua vida nao e bem como era para ser. e...conhece-te a ti mesmo e que voce deve conhece-lo primeiro e nao a vida da pessoa do lado na minha opiniao ne.
Ah fazer uma realidade do mundo de acordo com meus pensamentos eu nao sei sei nao."desculpinhas".Hum como o socrates agiria diante destes politicos?! eu acho que bem ignorantes ou nao,eu acho que ele nao seria afavor nao da lei ficha limpa.

paulo henrique 1ano G disse...

[b][i][green] pelo meu ponto de vista, o ato de filosofar seria bem visto dentre os parlamentares já que, teriam de usar esse hábito pra surgirem novos pensamentos entre si.
se sócrates estivesse vivo,eu acho que ele seria contra qualquer tipo de decisão do governo já que eles não sabem pensar em "decisões civilizadas".

Romario jefferan 1g josé sarney disse...

Eu acho que sócrates iria concorda com esse projeto porque ele acharia que iria facilitar para os pais de familia.

as arfimações dele mostra que ele ta dizendo que não acredita que é o mais sabio ele só sabe que nada sabe.

o meu pensamento em comparação do mundo
e que as coisas hoje em dia esta ruin en algus pontos e boas en outros é muito bom hoje ver a tequinologia avansada mais as pessoas não sabe aproveita-las porque todo mundo ta se destruindo com as trogas matando e etc.

neto1h e escola pres.jose sarney disse...

Agiria de forma ...desconfiada tendo em forma minha opniao muito diferente. mas de acordo tinha principalmente que agir de ideias maravilhosas para pegar a corrupçao na mentira.Socrates seria a favor para acabar com a corrupçao de qualquer forma para ter em maos o seu ideal ao mundo em cima de seu povo a ordem igualitaria para ter seu poder junto com a humanidade .

vanderson 1g sarney disse...

eu acho qeu socrates ia afavor da lei pois essa lei proibi os deputados que ja cometeram algun crime de nao se eleger mais eu aposto qeu alguns anos essa lei vai ser retirada pelos deputados com a ficha suja eporisso que eu nao gostaria de votar tao sedo

Tony Wallison 1º "G" Nº "31" disse...

Acho que Sócrates seria a fafor da lei fixa linpa, porque empediria os deputados corrupitus de se elegerem, nos temeos que envestigar o pasado dos candidatos proque uma vida mau vivida não vale nada.

crislane (presidente josé sarney)1G-TARDE disse...

eu acho socrates muito inteligente nos seua pensamentos e nas suas comparaçãoe e devia fazer parte da realidades do mundo atual

luis roger da silva 1°g disse...

AQUI RELATAREI ALGO, DE SÓCRATES PARA MIM, NO MEU PONTO DE VISTA O MAIOR FILÓSOFO NO HEMISFÉRIO OCIDENTAL.
SÓCRATES NÃO DEIXOU NADA ESCRITO. NO ENTANTO PLATÃO,XENOFONTE SEUS DISCÍPULOS DEIXARAM OBRAS ESCRITAS,E ARISTÓTELES CITA SÓCRATES EM VÁRIAS OBRAS E REFERÊNCIAS DO
MESMO

DAYANE 1 ANO G JOSE SARNEY disse...

Tenho certeza que ele agiria com revolta diante dos politicos atuais,mas,com relaçao ao projeto de lei ficha limpa acho que concordaria pois afinal poderia ser aplicado uma de suas famosas frases "Uma vida nao examinada nao merece ser vivida",e essa lei oferece com que conheçamos a ficha dos politicos, e nos da melhor condiçao, de escolhermos pessoas melhores para nos representar diante do s nossos direitos e deveres.

maria conçeiçao alves da silva 1g escola presidente josé sarney disse...

NESSAS AFIRMAÇÕES É UMA DECISÃO MUITO GRANDE PARA QUE ESSE REPRESENTANTE TENHA UMA FICHA LIMPA.E FAÇA UM PAÍS MAIS DEMOCRATICO;VENHA BOTAR UMA JUSTIÇA MAIS AVANÇADA VENHA FAZER UM BOM TRABALHO PARA QUE A POPULAÇÃO GOSTE E QUE NÃO QUEIRA SÓ VIOLAR O DINHEIRO DO POVO ,VENHA BOTAR TAMBÉM MAIS TRABALHO EQUE NÃO VENHA TER UMA FICHA SUJA EU CONCORDO COM SOCRATE COM ESSA LEI.
NESSAS AFIRMAÇÕES É UMA DECISÃO MUITO GRANDE PARA QUE ESSE REPRESENTANTE TENHA UMA FICHA LIMPA.E FAÇA UM PAÍS MAIS DEMOCRATICO;VENHA BOTAR UMA JUSTIÇA MAIS AVANÇADA VENHA FAZER UM BOM TRABALHO PARA QUE A POPULAÇÃO GOSTE E QUE NÃO QUEIRA SÓ VIOLAR O DINHEIRO DO POVO ,VENHA BOTAR TAMBÉM MAIS TRABALHO EQUE NÃO VENHA TER UMA FICHA SUJA EU CONCORDO COM SOCRATES COM ESSA LEI.

Isabel ferreira 1 ano G disse...

socrates foi um dos mais importantes ícones da tradição filosófica ocidental, e um dos fundadores da atual Filosofia Ocidental. Eu acredito o que o socrates falava ele tinha certeza,por causa de suas certezas e verdades ele acabou criando alguns inimigos,como ele sempre dizia ele nunca se sentiu um grande sábio e sim falava o que era verdade.

abel 1g josé sarney disse...

Eu acho que sócrates, seria a favor dessa Lei.
por que?
Quem foi ja candidato a politico ou prefidente,Que desviou dinheiro ou subornou pessoas, não pode mais se candidata.
socrates seria a fovor dessa lei.abel

Anônimo disse...

sim ? Sócrates nasceu em Atenas, provavelmente no ano de 470 aC, e tornou-se um dos principais pensadores da Grécia Antiga. Podemos afirmar que Sócrates fundou o que conhecemos hoje por filosofia ocidental. Foi influenciado pelo conhecimento de um outro importante filósofo grego: Anaxágoras. Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a essência da natureza da alma humana. Sócrates sempre dizia que sua sabedoria era limitada à sua própria ignorância (Só sei que nada sei.). Ele acreditava que os atos errados eram conseqüências da própria ignorância. Nunca proclamou ser sábio. A intenção de Sócrates era levar as pessoas a se sentirem ignorantes de tanto perguntar, problematização sobre conceitos que as pessoas tinham dogmas, verdades

Iatagan Kennedy Noélia Alencar 1ª ano' disse...

- Humm acho um bom trabalho do prefessor Evando' sou da Escola Noélia Alencar do 1ª ano(Tarde) e acho que Sócrates agiria de uma maneira muito copreensiva,ele foi sempre cauteloso com suas palavras e um grende pensador(na minha opinião) bom relacionado a pergunta do Professor,eu acho que ele ia fazer algo melhor para a sociedade,ele(Sócretes) sempre foi um grande pensador e filósofo ..
Aluno>Iatagan Kennedy
EScola>Noélia Alencar
1ª ano Tarde

ana mayara castro disse...

eu acredito que todos os filosofos tenham um certo dom;o dom de entender as pessoas de desifrar a magoa os sentimentos dos outros. eu digo que cada um deles tinham prazer de ouvir o que as pessoas li falavam. o que eles tinham era um certo tipo de dom. e tambem amor no coraçao,amor deajudar os outros,era muito desejo de mudar o mundo...................

ana mayara castro disse...

EU ACHO QUE TODOS OS FILOSOFOS TINHAM UM UNICO DESEJO O DESEJO DE MUDA O MUNDO E DE AJUDAR AS PESSOAS DE TODO CORAÇAO.

Unknown disse...

eu não sei como sócrates reagiria com essa nova lei!

Iatagan Kennedy Noélia Alancar 1ª ano disse...

- "só sei que nada sei" Bom Sócretes é um gênio,ele(Sócretes)vê o mundo de uma maneira que poucas pessoas vêem,na verdade eu queria ser como ele,um pensador,ver a vida da maneira que ele via,queria pensar da maneira que ele pensava,queria ter a realidade que ele tinha'talvez todos nois deviamos querer ser assim,ver a vida além dos poblemas e dos "defeitos" se paramos pra pensar,seria melhor para todos nois,ao público jovem(assim como eu) digo para todos > Vamos tentar ser como sócretes'VAmos ver a vida de uma maira única e diferente'
- Aluno > Iatagan Kennedy
- Escola > Noélia Alencar
- 1ª ano tarde

leiliene do nascimento lima noelia alencar1ano tarde disse...

socrates era um grande sabio qui dizia ¨so sei qui nada sei¨e isto o torno um grande sabio.ele nao era iginorante com sigo mesmo como os dotores, artitas .etc,etc ele assim como mim encino encinou outras pessoa no passado,no nosso prezenti esta encinando e ira encinar no ffuturo...

darley_sk 1 ano tarde disse...

humm esse texto do professor evando er muito importante e para apreder mas os alunos para que eles aprenda mas a filosofar e dexo meu depoimento pra vcs lerem e seguir esse caminho.

darley_sk 1ª ano Noelia Alencar disse...

se os alunos lesse esse texto e publicasse um comentario bem bacana muitos alunos iria faser a mesma coisa se dizer que os alunos iria gostar pois vc que ler esse comentario dexe o seu para outros alunos verem e aprenderem
::darley-sk::

darley_sk 1ª ano Noelia Alencar disse...

se os alunos lesse esse texto e publicasse um comentario bem bacana muitos alunos iria faser a mesma coisa se dizer que os alunos iria gostar pois vc que ler esse comentario dexe o seu para outros alunos verem e aprenderem
::darley-sk::

Caroline Da Silva Gadelha disse...

Aristóteles (em grego: Ἀριστοτέλης, transl. Aristotélēs; Estagira, 384 a.C. – 322 a.C.) foi um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, a poesia, o teatro, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia.