quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Ensino Religioso - Ainda há espaço para crer em Deus?

Entrevista com o filósofo brasileiro Manfredo Oliveira

Se na nossa sociedade “a felicidade consiste na acumulação de bens”, Deus se torna inútil. Vivemos um materialismo que nos leva a um ateísmo prático. Para onde estamos indo? Aonde isto nos levará? Como isso repercute na vida do jovem?
 

Manfredo Araújo de Oliveira,
professor de Filosofia na Universidade Federal do Ceará.
Endereço eletrônico: manfredo.oliveira@uol.com.br

Mundo Jovem: Aqueles que se dizem ateus são poucos, mas existe um ambiente de indiferença em relação a um deus?

Manfredo Araújo de Oliveira: Eu acho que tem que situar esta questão no contexto da cultura contemporânea. Por um lado, a nossa tradição religiosa faz com que certas pessoas não se sintam bem em se declarar ateias, porque se sentem como pessoas estranhas à nossa sociedade, que ainda é majoritariamente cristã, católica e evangélica das diversas confissões.
Por outro lado, toda a nossa cultura contemporânea leva, no fundo, a um ateísmo prático. Não é um ateísmo elaborado a partir de justificações teóricas, mas é um ateísmo prático: a vida se reduz a acumular bens. É fundamental o conhecimento científico, para o qual a hipótese de Deus não tem significado. Então, as pessoas são formadas, por um lado, num ofício que, por razão, elimina a questão de Deus, que não está dentro do seu âmbito. E, por outro lado, uma sociedade para a qual Deus se tornou inútil, porque as preocupações de sentido da vida humana já estão estabelecidas.

Mundo Jovem: E qual é esse sentido da vida, hoje?

Manfredo Araújo de Oliveira: O sentido da vida humana, a felicidade humana, a realização humana é a acumulação de bens. Então essas grandes questões, as questões últimas de sentido, como vida, morte etc. são de certa maneira recalcadas para um fim que ninguém sabe quando. E as pessoas vão vivendo. Nesse sentido há um ateísmo generalizado. Não é expresso, mas vivido. Deus se tornou algo inútil. E isso a gente vê que marca fortemente os jovens.

Mundo Jovem: Então estamos diante de uma idolatria do consumo?

Manfredo Araújo de Oliveira: A idolatria do consumo é exatamente o ateísmo: você idolatra, substitui Deus por um falso deus. Se você quiser outro Deus, não há lugar para ele. E se a felicidade humana consiste na acumulação de bens, isso pode implicar inclusive na exploração dos outros. O sentido da justiça desaparece; são só meus interesses, minhas aspirações, meus desejos que valem. Os outros que se virem. E esse consumismo está intimamente ligado ao individualismo. Nessa perspectiva, qualquer instância que esteja além dos interesses do indivíduo já é uma frustração para ele. O indivíduo consome para satisfazer as suas aspirações e torna-se totalmente indiferente à dor humana. E aí a justiça desaparece. Esse mundo individualista tira qualquer interesse pelo sofrimento do outro e as grandes questões da justiça passam para segundo plano. O próprio relacionamento humano, a sexualidade humana, tudo fica atrapalhado, deixa de ser uma interrelação de conhecimento, de afeto, de amor: vira “lorota”, não existe.

Mundo Jovem: Desse jeito, para onde nós vamos? Há alguma esperança?

Manfredo Araújo de Oliveira: Estamos vendo que, seguindo nesse projeto, estamos diante de duas grandes tragédias: o apocalipse ecológico e o apocalipse social. Está sendo construída uma sociedade que caminha para a destruição de si mesma, enquanto relação humana. Porque apenas uma parte pequena da sociedade participa dos benefícios. Bilhões de pessoas no mundo vivem com menos de dois dólares por dia, o que é um fracasso gigantesco nesta civilização. E mais a tragédia da possibilidade da autodestruição coletiva da humanidade e da vida toda no planeta. Eu acho que ameaças como essa põem em questão os grandes valores dessa civilização, e dão chance de as pessoas refletirem.
Para os jovens, que têm condições de perceber o novo desafio, é uma questão de vida e morte serem confrontados com isso, porque são coisas muito reais. É preciso fazer com que os jovens se confrontem com as realidades degradantes para que se choquem. Porque o choque faz as pessoas se darem conta, não dos grandes feitos da civilização moderna, mas de ver o outro lado da medalha. A custo de que possuímos este mundo? Como chegamos aí? Que grandeza é essa do ser humano, que foi capaz de construir um mundo fantástico, jogando fora grande parte da população?

Mundo Jovem: Neste contexto é possível falar em valores, em ética?

Manfredo Araújo de Oliveira: Claro que sim. É absolutamente possível. Isso não quer dizer que, em última instância, a referência a um absoluto não esteja embutida em qualquer ética. Mas a ética, em primeiro lugar, é uma elaboração da razão humana, tanto que os problemas éticos se põem indiferentemente da religião. Por exemplo, a discussão no Brasil sobre o que fazer com os embriões humanos. Se eu creio ou se eu não creio, a questão se põe de qualquer jeito. Tratase da possibilidade da existência de um ser humano, e como é que devo tratar o ser humano. Evidentemente, para quem crê, essas questões são radicalizadas, porque aí a relação com o absoluto se faz explícita.

Mundo Jovem: Se quisermos enfrentar o ateísmo prático devemos ter argumentos ou mostrar o contrário na prática?

Manfredo Araújo de Oliveira: As duas coisas. Nós vivemos num mundo que é cada vez mais marcado pela ciência. Isso significa que valoriza a argumentação. Onde as pessoas vão crescendo no mundo da argumentação, certamente é preciso saber argumentar, dar razões à sua fé. Por outro lado, é claro que é preciso que se veja que a fé é capaz de transformar os seres humanos. Portanto uma ação, seja individual ou coletiva, como fermento no mundo, que traga sentido ao mundo e à vida das pessoas. E isso se vê em primeiro lugar pela coerência de vida. Quando a fé é de tal maneira forte que é capaz de transformar a maneira de pensar, agir, estabelecer as relações com os outros e com a natureza, aí as pessoas vão dizer: “por trás disso tem alguma coisa séria”.

Mundo Jovem: Em que espaços as pessoas podem despertar o espírito de religiosidade?

Manfredo Araújo de Oliveira: A primeira responsabilidade é daquelas pessoas que estão mais envolvidas com a formação, que são os pais e professores. Mas acho que, hoje, na interação entre jovens, a descoberta da fé num movimento comum tem mais importância, talvez por causa da diferença muito forte de cultura em relação às gerações passadas. O processo cultural humano se acelerou muito. Na ciência, quem se forma hoje, cinco anos depois está atrasado. No passado as coisas caminhavam muito mais devagar. O que a Europa fez em 200 anos, nós fizemos em dez, quinze anos. Isso é uma revolução cultural. Então os jovens têm uma tendência de olhar as gerações passadas como resquícios de um mundo que não é mais o deles. Por isso a vivência da fé entre os jovens é muito importante.

Mundo Jovem: Mas existem muitas crianças que crescem sem nenhuma referência religiosa.

Manfredo Araújo de Oliveira: Isso, em parte, é um problema dos países que cresceram no sentido do desenvolvimento científico, tecnológico, que é a grande referência do mundo de hoje. Nós somos uma sociedade urbana industrial. Aqui no Brasil, tanto a igreja católica quanto as igrejas evangélicas pescaram dos Estados Unidos certas tendências religiosas de experiências carismáticas, pentecostais, como eram chamadas no princípio. Isso, de certa maneira, inclusive numa perspectiva muito rígida, consegue colocar muitas pessoas em contato com o absoluto. Especialmente pessoas que não tinham outra forma de experiência religiosa.
Estas experiências estão conseguindo dar uma certa orientação à vida de adultos e à vida de jovens, inclusive. De certa maneira se conseguiu fazer uma barreira ao mundo moderno. Mas aí é que está o problema: são tendências que separam os crentes do mundo moderno. Há uma reação meio psicodélica, porque de um lado eles se utilizam de toda a parafernalha tecnológica para divulgar suas igrejas, são as igrejas midiáticas, que empregam os meios mais modernos possíveis de comunicação, porém, numa visão de mundo, têm uma teologia que rejeita fundamentalmente este mundo moderno. Até onde vão poder viver nesta tensão? É uma forma de esses grupos religiosos se “salvarem” do materialismo difuso que marca a sociedade contemporânea.

--------------------------------------------------------------------------------

Afinal, que sentido tem tudo isso?

O que os jovens veem nos pais e em outras pessoas é que a religião aparece como uma espécie de castração, e não como uma instância de apuração de sentido para a vida. Eu vejo isso na Europa com muita força. As igrejas não têm nada de novo a dizer aos jovens. Aquilo que é dito nas igrejas não toca o jovem. As pregações e as orientações não dão uma luz para a existência dele no dia a dia.
Neste sentido, a importância fundamental da espiritualidade é articular uma chave de compreensão da própria vida. Muitas pessoas desvinculam Deus, a espiritualidade da vida como um todo. Na realidade isso não tem o menor sentido. As próprias palavras de Jesus dizem: “Eu sou a luz do mundo, quem me segue não anda nas trevas”. Isso significa dizer que aqui se articula um sentido global para a vida, que é absolutamente importante. Ainda mais numa sociedade fragmentada como a nossa, que separou os diversos segmentos da vida. E as pessoas estão por aí perdidas se perguntando: “Afinal, de onde eu vim, para onde eu vou? O que fazer na vida? Que sentido tem tudo isso?” As religiões têm esta tarefa, só que parece que elas não estão sabendo fazer isso. Preocupam-se mais em transmitir certas formas de ritos, que foram importantes no passado, mas que não falam mais para as pessoas de hoje. E não sabem mais como falar para os jovens, até porque eles vivem noutro mundo, onde não se tem religião.
O ateísmo ou a religiosidade das pessoas também sofrem influências dentro dos sistemas sociais. Os atuais países que saíram da cortina de ferro, do socialismo real, têm uma grande parte da sua população sem qualquer referência religiosa, porque não existe nenhuma formação neste sentido. Se olharmos a Alemanha Oriental, entre os que foram de natureza socialista real não existe qualquer formação religiosa, por parte das massas. No Ocidente, houve primeiro uma crítica radical à religião por parte das ciências, por parte da Filosofia, e houve um materialismo radical da vida, ou seja, a vida aí se rege por princípios materialistas, e não é só em relação à religião, mas é em relação a qualquer coisa. Uma sociedade que se concentrou na materialidade, como dizia João Paulo II, deixou um enorme vazio na vida humana, não respondido. Afinal de contas, que sentido tem tudo isso? Minha vida, minha relação com a natureza e com os outros seres humanos, a história humana, os progressos da ciência, o não progresso, as grandes questões? Tudo isso conduz a quê? Esse é o grande vazio da sociedade moderna.
O que fez com que as pessoas dissessem que as religiões não têm sentido é que as religiões não foram capazes de falar nesse vazio, ou seja, dizer que aqui está o sentido procurado, que Deus é este sentido. E as religiões se tornam uma espécie de resquício de um mundo que passou, um museu. Lembro que no tempo do socialismo real, num país totalmente organizado culturalmente, depois do regime do ateísmo, como era a Rússia, muitos russos gostavam de ir às igrejas ortodoxas não por causa da fé, mas para lembrar o passado russo. A religião era uma espécie de memória de um mundo que já passou!

Fonte: http://www.mundojovem.com.br/entrevista-08-2010.php

Questões para debate:

1. Você concorda com a tese do Filósofo Manfredo Oliveira? Justifique.

2. Em que consiste a felicidade, na sua opinião?


3. Como você jovem vê a questão de Deus?

35 comentários:

mateus 9c prof jose sarnei disse...

sim nao sei diser por que a feliçidade existe ja em nossimples bem elaborada e otima para as pessoas ler

paul davi ano 9 C tarde disse...

1 resposta
sim,concordo com ele,eu acho nem todos acrditam em deus e por isso as pessoas sao ateis,as pessoas são formadas, por um lado, num ofício que, por razão, elimina a questão de Deus, que não está dentro do seu âmbito. E, por outro lado, uma sociedade para a qual Deus se tornou inútil, porque as preocupações de sentido da vida humana já estão estabelecidas.

2 resposta
eu acho q naquilo q vc busca e acredita,acreditando q vai ser feliz,eu acho q quando a gente quer muito uma coisa a gente corre atras o universo conspira e acontece.

3 resposta
A Questão de Deus na História da Filosofia» e «A Questão de Deus. Ensaios filosóficos». Cada uma destas duas linhas deve conduzir à publicação de uma obra colectiva. Na primeira linha, nós queremos aprender o questionamento filosófico do tema de Deus, com a tradição da filosofia, desde os antigos filósofos gregos até aos nossos dias. O divino era, na antiga filosofia grega, a qualidade da mais elevada nobreza, que era adequada aos primeiros princípios e às naturezas superiores. As coisas divinas eram, portanto, aquelas das quais todas as outras deviam depender. A concepção do divino afectava a compreensão de todo o resto. Mais tarde, as históricas influências recíprocas entre a filosofia e as tradições das religiões reveladas, como o judaísmo, o cristianismo e o islamismo, alteraram profundamente o sentido do divino, mas o tema de Deus não se tornou menos central. Mesmo depois da proclamação nietzschiana da morte de Deus,

luzia da silva santas disse...

1.sim mundo jovem tem gue situor estas guestao por outro lado toda a nossa cultura deus

2.a felicidade consiste amor poz

3.muita bom

Carlos Alberto disse...

1- Sim,eu acredito no que ele diz.Poque nem todo mundo acredita em Deus,E muitas pessoas não tem coragem de mostrar sua religião com medo de sofrer preconceitos.

2- A felicidade consiste em obter o que se deseja,em conseguir realizar seus objetivos.

3- vejo como se fosse Um motivo para nos humanos nos sentimos mais seguros,pensando que podemos contar com alguem la em cima,quando estivermos precisando,Passando por alguma dificuldade.Uma santidade pra nos ajudar.

luzia da silva santas disse...

1.sim mundo jovem tem gue situor estas guestao por outro lado toda a nossa cultura deus

2.a felicidade consiste amor poz

3.muita bom

maria aline 9 ano c presidente jose sarnei disse...

1 sim
2 em fazer a vontade de Deus
3 como um pai amoroso que nos ama

luzia da silva santas9cjose sarney disse...

1.sim mundo jovem tem gue situor estas guestao por outro lado toda a nossa cultura deus

2.a felicidade consiste amor poz

3.muita bom

manuele jamilly 9 ºc sarney disse...

9ºc

STEFANY AMANDA - Nâo concordo,por que cada religião tem uma crença diferente e costumes, apesar de ser muito relativo! (66'

MANUELE JAMILLY -NAO ACREDITO PORQUE NÃO SOU ATEU'-


ISABELLE MARIA - Eu não concordo, pois a alma dele pertence ao 'DEMO' e a minha ao todo poderoso rei! ;
gloria a vós senhor! ;D

mateus 9c prof jose sarnei disse...

sim a feliçidade ja existe em nos e bom a pessoa ler. deus numca pode esta em segundo plano por causa de bems materiais sempre tem que estar em primeiro lugar. hoje em dia nimguem quer saber de ir para igreja so quer saber dos bems materiaisdeixo meu comentario.

Unknown disse...

professor e muito lindo
ass;jessica

ALICE DA SILVA GUEDES-9ANO,N 02 disse...

1=sim,a tese dele ensina muitas coisas e alem disso DEUS e sim ultio em nosas vidas.
2=a felicidade na minha opniao consiste em DEUS o criador do ceu e da terra.
3=eu vejo a questao DEUS muito importante nao so pra mim mais pra todos os jovens pois sei que todos prescisam de DEUS pois so ele pode nos ajudar.

Unknown disse...

1 sim,porque as palavras dele e uma filosofia pura.
2 ter as pessoas que eu gosto do lado.
3 como um só salvador.

lucas policarpo 9º pres. josé saney disse...

1º) Sim. por que ele fala sobre tudo principalmente dos jovens que hojem em dia não querem nada na vida por queas coisas que ele fala e de dentro do coração dele.

2º) A felicidade para mim consiste em naum ter dinheiro mais sim felicidade amor no coração não trair a sua mulher ser filel a ela e ser um bom pai de familia.

3º) Em questão como eu vejo deus e como um deus unico um deus que você pode acredita aquele que você pode conta todos os seus pensamentos para ele isso e o deus para mim.

bruno alves 9A presidente jose sarney disse...

1)SIM.POR QUE HOJE EM DIA AS PESSOAS SO QUEREM SABER DE DINHEIRO E NAO DE DEUS
2)A FELICIDADE CONSISTE EM VOÇE SER FELIZ E NEM SEMPRE VOÇE TENDO MUITOS BENS MATERIAIS OU MUITO DINHEIRO VOÇE NAO SEJA FELIZ POR QUE NAO E DINHEIRO QUE VAI SER SUA FELICIDADE POR QUEDINHEIRO NAO COMPRA FELICIDADE
3)EU VEJO QUE OS JOVENS ULTIMAMENTE NAO QUEREM SABER MAIS DE DEUS SO QUEREM SABER DE DINHEIRO,SAIR E TAMBEM NAUM VAI PRA INGREJA

elayne 9A presidente jose sarney disse...

hoje em dia o mundo é cheio de mortes no é eu tenho muito medo da vida de hoje por isso estou indo mais a igreja para mim acalma.

Unknown disse...

1-Sim,mais no final eu discordo porque eu ainda acho que pra ser salvo no mundo de hoje tem que ter religião sim,e que algumas religiões nao levam a salvação,apesar de muitos pensarem que para seguir deus não é preciso a ter religião ou que a religião não importa.
2-Uma condição de vida sustentável,saúde,e tentar seguir a deus corretamente,o que no caso hoje em dia é muito raro.
3-Como um ser maior,poderoso,que pode perdoar e principalmente nos ajudar.

Denizio Oliveira. disse...

1º Sim.Mesmo sendo a opinião dele,conciste na opiniõ da maioria das pessoas enclusive a minha.

2ºEla consiste na paz,amor, um mundo sem guerras e amigos!

3ºMuitos hoje enclusive eu as vezes me pergunto e vejo os fatos se Deus realmente existe,se não é apenas uma crença ou mito passado de geração.Mas creio em Deus e sempre vou crêr apesar de todas as desculpas criadas para esclarecer as passagens bíblicas.

Por:Denizio Oliveira. 9º ano A
Escola:Pres.José Sarney.

Luana cabral disse...

1-sim,porque tira duvidas das pessoas que pergutaram e das pessoas que leram,interessante.

2-na minha opinião em Deus, se voce não tiver Deus como pode ser feliz somente com as coisas do mundo?

3-pra mim a questão Deus é tudo pois sem Deus não somos nada.

carol paz disse...

sim .por que realmente a vida se reduz a acumular bens, excluem DEUS.

a felicidade se consisti na religião.

acho inportante as pessoas terem religião, por que os bens materiais excluem DEUS e escolhem uma vida sem sentido, sem esperança, já quando se tem em uma religião que cre em DEUS, já se tem um sentido da vida.

kesia de araujo silva disse...

1.Sim.Por que ele explica claramente como são os jovens de hoje em dia.
2.pra mim a felicidade consiste na religião.
3.eu vejo Deus como a coisa mais importante na minha vida.Por que sem ele a gente não existia.
kesia de araujo silva
9Atarde

Anônimo disse...

o que o professor colocou no final foi muito interessante que ele fala que os russos antigamente uzavam a religião deles não só para eles estarem conssagrados mais também para saber do passado deles então a religiã não serve só para se livrar do mal mais também para saber da hitória passada deles.

dayane 9A presidente jose sarney disse...

eu acho gue tem que situar esta questao no contexto da cultura conteporanea.a nossa tradicao religiosa faz com que sertas pessoas nao se sintam em se declarar ateias.

Washington Rodrigues disse...

é o texto do professor é interessante por quê ele fala não só da religião como do passado.

David Pereira de Sousa 9ºano Presidente José Sarney disse...

01º sim concordo por que são poucos as pessoas que acreditão em deus e só no dinheiro
02º te armonia na sua familia e cré em deus acima de tudo
03º que deus foi quem criou nos e por isso nos temos que obedeselos sequir as suas ordem nos mandamentos

mikaele sousa 9 A , presidebti jose sarney disse...

1- na minha opnião
não concordo com tudo ; porque os crentes não ;excluiii totalmente o mundo materialista ; porque pra mim ki sou EVANGELICA e amoo os mandamentos do meu DEUS ; penso ki as coisas materiais não fazem muita importancia para mim , e ki eu sou espirito não carne porque a palavra de DEUS diz :o que nascido da carne é carne e o que é nascido do espirito é espirito .
certo ki os jovens di hoje acreditam muito em coisas vãs , e acabam não sabendo a verdade , e é realmente preciso ki aconteça uma coisa drastica para elles verem ki o mundo hoje é ruim .



2- A minha feicidade hoje é meu JESUS que , morreu por mim na cruz do cavario , e que DEUS amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigenito para nos sauvar e levar todas as nossas enfernidades e pecados.
eu tenho é ki mais da gloria a DEUS e obedeçer seus mandamentos para no dia do senhor esta com ele ,na sua gloria com seus anjos dizendo:santo santo santo é o senhor dos exercitos .


3- os jovens hoje precisam ouvir a palavra de DEUS porque ela nos liberta . E si arrepender dos nossos pecados , e aceitar JESUS como nosso senhor e sauvador . e ai sim é um bom passo para fazer a vontade de DEUS , concerteza DEUS nos perdoara de todos os pecados .... e estaremos libertos .

Anônimo disse...

legal a tese dele

Anônimo disse...

[red] oi

rayanedionizio 9b disse...

Sim acho muito importante tudo aquilo que ele falou na entrevista.
Nos valores humanos.
Eu vejo Deus como algo muito importante na minha vida.

Rayane 9b

Glaudenia Persi-nono B-pjs disse...

1_Concorco e discordo,pois a biblia diz que o coração de muitos esfriariam quando ele tivesse perto de voltar para buscar os seus,e hoje não só os jovens mas sim muitas pessoas trocam acham que o dinhero é mais importante que deus, que ele traz fellicidae!
2_A felicidae consiste em amar e ser amado, mesmo que você ache que ninguem possa ti amar,deus estar ali para mostrar que ele é amor.

Suyane 9 ano B PJS disse...

1. Sim eu concordo com ele, pois em nosso meio existe sim, pessoas que se dizem acreditar em Deus sem acreditar. Deus é real.

Glaudenia Persi-nono B-pjs disse...

1_Concorco e discordo,pois a biblia diz que o coração de muitos esfriariam quando ele tivesse perto de voltar para buscar os seus,e hoje não só os jovens mas sim muitas pessoas trocam acham que o dinhero é mais importante que deus, que ele traz fellicidae!
2_A felicidae consiste em amar e ser amado, mesmo que você ache que ninguem possa ti amar,deus estar ali para mostrar que ele é amor.

lucas judá 9b josé sarney disse...

1
sim porque eu acredito que aqueles que se dizem ateus,não acreditao em deus sao mais fieis.




esse e o meu comentario

eduardo freitas da silva pjs nono b disse...

1 SIM EU CONCORDO COM ELE PORQUE OM UNDO CONSINTE DE FELICIDADE E DE CULTURA CONTEPORANEA E QUE A DISPONIBILIDADE DO ADOLESCENTE DEPENDE DOS PAIS.
2 CONSISTE NA PAZ HARMONIA NA PRESENÇA DE DEUS.
3 VEJO QUE DEUS E OP SALVADOR DO MUNDO E LEL E OCRIADOR ELE EO PAI DE TODOS.EO GRANDE HOMem.
eduardo freitas da silva pjs 9 anob
n:8

arthur bruno barros 9ano B N-04 PJS disse...

1)Sim.eu acho que todas as pessoas sempre dizem que pecado e errado mas todo dia infelismente nos pecamos,mas eu discordo quando ele diz que nos vivemos em um'ateismo pratico'.
2)Crer em deus sobre todas as coisas,seguir os mandamentos da biblia no nosso dia-a-dia
3)bom eu acredito plenamente na existencia em deus e que a biblia e uma prova clara na existencia do nosso salvador ,mas infelizmente ainda existem pessoas que nao acreditao
Nome;arthur bruno barrosn Numero-04
presidente jose sarney 9anoB

Barbara 9ºB Sarney! disse...

1ª)Um pouco.Muitas pessoas estão por aí perdidas se perguntando: “Afinal, de onde eu vim, para onde eu vou? O que fazer na vida? Que sentido tem tudo isso?” As religiões têm esta tarefa, só que parece que elas não estão sabendo fazer isso.A igreja hoje em dia parece que quer relatar o passado apenas isso e nada mais...Você vai a igreja e uma das várias coisas que ele transmite é o fato de dizer"Tal igreja é errada..."Se Deus deu a palavra a ele pra que julgar os outros?

2ª)Felicidade é um sentimento como outro,não tem explicação!Envolve Deus mais não é só ele e nada mais...

3ª)Atualmente...Dependendo da igreja uma coisa antiga que você deve idolatrar pelo fato de ela ter lhe dado a vida!DEUS é importante não só pra mim mais pra muitos.(Não diria pra todos porque nem todos os aceita e crê)!
Pessoalmente só frequentei uma igreja.
E ela não fez parte do meu ser e me ajudou a encontrar a crença em Deus