quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Movimentos sociais: ONG's (Organizações Não-Governamentais), MST (Reforma Agrária), Negro (quilombolas), Feminista (Direitos das mulheres), Homossexual (Respeito a diversidade) e (Indígena (Demarcação de suas terras)

Movimento social é como se fosse uma denuncia de algo que acontece em uma sociedade, e propõe melhorias (reivindicações). A categoria é ampla e pode congregar, dependendo dos critérios de análise empregados, organizações voltadas para a promoção de interesses morais, éticos e legais (v.g. entidades voltadas para a defesa de direitos humanos ou de prerrogativas análogas ou, em outro extremo, a alteração radical e/ou violenta de ordens e sistemas normativos, políticos ou econômicos vigentes, sob a égide dos mais variados suportes ideológicos). A realidade dos movimentos sociais é bastante dinâmica e nem sempre as teorizações têm acompanhado esse dinamismo.


Apesar do movimento social ser fruto de determinados contextos históricos e sociais, duas definições conceituais clássicas podem ser encontradas no objetivo de acrescer à questão. A primeira delas é a de controle de ação histórica de Alain Touraine, ou seja, para ele, os movimentos sociais são a ação conflitante dos agentes das classes sociais (luta de classes). Já para Manuel Castells, movimentos sociais são sistemas de práticas sociais contraditórias de acordo com a ordem social urbana/rural, cuja natureza é a de transformar a estrutura do sistema, seja através de ações revolucionárias ou não, numa correlação classista e em última instância, o poder estatal.

Segundo Scherer-Warren, pode-se, portanto, concluir que a sociedade civil é a representação de vários níveis de como os interesses e os valores da cidadania se organizam em cada sociedade para encaminhamento de suas ações em prol de políticas sociais e públicas, protestos sociais, manifestações simbólicas e pressões políticas. Num primeiro nível, encontramos o associativismo local, como as associações civis, os movimentos comunitários e sujeitos sociais envolvidos com causas sociais ou culturais do cotidiano, ou voltados a essas bases, como são algumas Organizações Não-Governamentais (ONGs), o terceiro setor. Para citar apenas alguns exemplos dessas organizações localizadas: núcleos dos movimentos de sem-terra, sem-teto, piqueteiros, empreendimentos solidários, associações de bairro, etc. As organizações locais também vêm buscando se organizar nacionalmente e, na medida do possível, participar de redes transnacionais de movimentos (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Movimento dos Catadores de Lixo, Movimento Indígena, Movimento Negro, etc.), ou através de articulações inter-organizacionais.

Observa-se que as mobilizações na esfera pública são fruto da articulação de atores dos movimentos sociais localizados, das ONGs, dos fóruns e redes de redes, mas buscam transcendê-los por meio de grandes manifestações na praça pública, incluindo a participação de simpatizantes, com a finalidade de produzir visibilidade através da mídia e efeitos simbólicos para os próprios manifestantes (no sentido político-pedagógico) e para a sociedade em geral, como uma forma de pressão política das mais expressivas no espaço público contemporâneo. Alguns exemplos ilustram essa forma de organização, incluindo vários setores de participantes: a Marcha Nacional pela Reforma Agrária, de Goiânia a Brasília (maio de 2005), foi organizada por articulações de base como a Comissão Pastoral da Terra (CPT), o Grito dos Excluídos e o próprio MST e por outras, transnacionais, como a Via Campesina.

A Parada do Orgulho Gay tem aumentado expressivamente a cada ano, desde seu início em 1995 no Rio de Janeiro, fortalecendo-se através de redes nacionais, como a ABGLT, de grupos locais e simpatizantes. A Marcha da Reforma Urbana, em Brasília (outubro de 2005), resultou não só da articulação de organizações de base urbana (Sem Teto e outras), mas também de uma integração mais ampla com a Plataforma Brasileira de Ação Global contra a Pobreza. A Marcha Mundial das Mulheres tem sido integrada por organizações civis de todos os continentes. A Marcha vinculada à III Cúpula dos Povos, em Mar Del Plata (novembro de 2005), “foi convocada pela Aliança Social Continental, por estudantes, trabalhadores, artistas, líderes religiosos, representantes das populações indígenas e das mulheres, juristas, defensores dos direitos humanos, parte desse movimento plural, que, pela terceira vez, celebra o encontro, após os realizados em Santiago do Chile (1998) e Québec (2001)” A Marcha Zumbi + 10 desmembrou-se em duas manifestações em Brasília (uma em 16 e outra em 22 de novembro de 2005), expressando a diversidade de posturas quanto à autonomia em relação ao Estado.

Em outras palavras, o Movimento Social, em sentido mais amplo, se constitui em torno de uma identidade ou identificação, da definição de adversários ou opositores e de um projeto ou programa, num contínuo processo em construção e resulta das múltiplas articulações acima mencionadas. A idéia de rede de movimento social é, portanto, um conceito de referência que busca apreender o porvir ou o rumo das ações de movimento, transcendendo as experiências empíricas, concretas, datadas, localizadas dos sujeitos/atores coletivos.

Do ponto de vista organizacional, inclui várias redes de redes, como por exemplo, desde a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), criada em 1996, até as organizações das comunidades locais “mocambos”, “quilombos”, “comunidades negras rurais” e “terras de preto”, que são várias expressões de uma mesma herança cultural e social, e ONGs e associações que se identificam com a causa. Do ponto de vista da ação movimentalista, apresenta as várias dimensões definidoras de um movimento social (identidade, adversário e projeto): unem-se pela força de uma identidade étnica (negra) e de classe (camponeses pobres) – a identidade; para combater o legado colonialista, o racismo e a expropriação – o adversário; na luta pela manutenção de um território que vive sob constante ameaça de invasão, ou seja, pelo direito à terra comunitária herdada – o projeto. Nesse momento, unem-se também ao Movimento Nacional pela Reforma Agrária na luta pela terra, mas mantendo sua especificidade, isto é, pela legalização da posse das terras coletivas.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_social
 
Questões para debate:
 
1. O que você entende por "movimento social"?
 
2. O que são ONG's? Qual a sua importância para a sociedade?
 
3. O que reivindicam os movimentos sociais: feminista, negro, indígena e homossexual? Você concorda? Justifique.

41 comentários:

rai alves nogueira disse...

uoooorrrrooouuuu ..... muito interessante, parabens profesor...
gostei bjus

Anônimo disse...

NA MINHA OPINIAO É QUE POR OUTRO LADO EU CONCORDO OUTRO NÃO PORQUE MOVIMENTOS SOCIAIS OUSEJA ELA NÃO APOIA A POR EXEMPLO A HOMOSSEXUAL PORQUE PRIMEIRA COISA NINGUEM NASCEU HOMEM PARA CASAR COM HOMEM ENTÃO ISSO É CONTRARIO A LEI DEPENDEDEDO DO OUTRO LEITOR QUE ESCREVER AGORA É QUE A POÇPULAÇÃO PRESICA DE SABER RESPEITAR A PESSOA DO JEITO QUE ELE É ENTÃO EU GERALMENTE NÃO CONCORDO COM ESSE TIPO DE HOMOSSEXUAL........

kaio do 2ano a noelia alencar disse...

NA MINHA OPINIAO É QUE POR OUTRO LADO EU CONCORDO OUTRO NÃO PORQUE MOVIMENTOS SOCIAIS OUSEJA ELA NÃO APOIA A POR EXEMPLO A HOMOSSEXUAL PORQUE PRIMEIRA COISA NINGUEM NASCEU HOMEM PARA CASAR COM HOMEM ENTÃO ISSO É CONTRARIO A LEI DEPENDEDEDO DO OUTRO LEITOR QUE ESCREVER AGORA É QUE A POÇPULAÇÃO PRESICA DE SABER RESPEITAR A PESSOA DO JEITO QUE ELE É ENTÃO EU GERALMENTE NÃO CONCORDO COM ESSE TIPO DE HOMOSSEXUAL........

kaio noelia alencar disse...

NA MINHA OPINIAO É QUE POR OUTRO LADO EU CONCORDO OUTRO NÃO PORQUE MOVIMENTOS SOCIAIS OUSEJA ELA NÃO APOIA A POR EXEMPLO A HOMOSSEXUAL PORQUE PRIMEIRA COISA NINGUEM NASCEU HOMEM PARA CASAR COM HOMEM ENTÃO ISSO É CONTRARIO A LEI DEPENDEDEDO DO OUTRO LEITOR QUE ESCREVER AGORA É QUE A POÇPULAÇÃO PRESICA DE SABER RESPEITAR A PESSOA DO JEITO QUE ELE É ENTÃO EU GERALMENTE NÃO CONCORDO COM ESSE TIPO DE HOMOSSEXUAL........

Felipe da silva oliveira 2º ano D Tarde PJS disse...

Movimento Social é a reunião de pessoas que se põem em movimento pela conquista de algo. Em sua concepção política, movimentos sociais são compostos pelo povo, normalmente excluídos de algum direito. Os sem-tetos lutam por teto, desempregados por trabalho, etc.

Porém, após essa união, as pessoas organizadas em um movimento passam a compreender, que não adianta apenas a sua luta específica. Que sua vida não irá melhorar com a conquista apenas do teto ou da terra. Por isso, normalmente os movimentos sociais tentam convencer a população da importância de sua luta e se solidarizam com outras lutas.

Normalmente, a pessoa que não tem teto, emprego, terra, educação, acha que é por sua culpa. O movimento mostra a ela que isso são direitos, e nã oprivilégios. O movimento social tira as pessoas de seu isolamento e lhe dá identidade, dignidade. ONGS SÃO São grupos de pessoas que se unem para trabalhar pelo bem da sociedade. As ONGs mobilizam empresas, pessoas e governos para assegurar recursos que vão contribuir para desenvolver programas em várias áreas. ...

Cássia Cristina 2 ano Noélia Alencar disse...

É movimento onde a sociedade denuncia o que esta acontecendo em seu redor.
A 'ong' serve para garantir o direito de cidadania de todos.
Todos os movimentos reivindicam igualdade para todos. Sim,por que todos tem o direito de viver como gosta.

Eliabe Felicio disse...

é como se fosse uma denuncia de algo que acontece em uma sociedade, e propõe melhorias, organizaçoes não governamentais,trazer melhorias para sociedade, reinvidica melhores condiçoes para eles, e sim eu concordo

eliabe 2anoE josé sarney disse...

é como se fosse uma denuncia de algo que acontece em uma sociedade, e propõe melhorias, são Organizações Não-Governamentais, que tratam de dar melhres condiçoes para sa pessoa menos favorecidas,melhores condiçoes para eles, sim eu concordo

LILIANE 2ANO 'E' TARDE PJS disse...

Trata-se da açâo da conjunta de homens a partir de uma determinada visão de mundo, objetivando a mudança ou a conservação das relações sociais numa sociedade.
ONG's são grupos de pessoas que se unem para trabalhar pelo bem de toda a sociedade e para ajudar as pessoas a conhecer e garantir os seus direitos de cidadania. As ONG's mobilizam governos, empresas, pessoas para garantir recursos que irão contribuir para um desenvolvimento de programas em diversas áreas da sociedade.
Seus direitos. Sim concordo pois toda pessoa tem o direito de viver como acha melhor, como se sente bem. Por isso acho que eles tem que ter direito igual ao da sociedade.

Renata Santo Rodrigues;2º ano E;Tarde;Presidente José Sarney. disse...

1.É uma denuncia que a sociedade faz,através de diversas maneiras,para buscar melhorias,interesses morais e éticos e ampliações para nossa cidade.

2.São organizações formadas pela sociedade civil sem fins lucrativos.E tem como missão resolver algum problema na sociedade ou ainda a reivindicação de direitos,melhorias e fiscalização do poder público.

3.Feministas~> a liberdade de direitos de contrato, direitos de propriedade, direitos ao voto e vários outros.
Negro~>pelo fato da descriminação em relação ao trabalho,aos colegas ou até mesmo a família.
Indígenas~>expressa a diversidade de posturas quanto à autonomia em relação ao Estado.
Homossexual~>expressa o desconforto que vivem entre a sociedade preconceituosa.
Concordo,pois todos nós devemos ser respeitados,pelo o jeito como somos,vivemos,se vestimos e etc.

Anônimo disse...

1°acho que não porque nem todos denunciam!!!!!!
2°sim,serve para ajudar o proximo!!!
3°acho que e o direito de todos viver como gosta!!!!!!!

maisa 2d disse...

movimento social é um processo o um conceito de referência que busca apreender o porvir ou o rumo das ações de movimento, atraves de uma ação comunitaria ong´s e um movimento de ajunda as pessoas nessecitada como os sem terra eu naõ concordo pois todo mundo teu seu direito de escolha

rafael 2ano E disse...

é a reunião de pessoas que se põem em movimento pela conquista de algo.1
são comitês da cidadania e surgiram para ajudar a construir a sociedade democrática com que todos sonham.2
Eu nao tenho nada contra,por que eles
so querem ter o mesmo respeito que as outras pessoas tem e alem disso sao ser humanos e tem que ser respeitado.3

Anônimo disse...

movimento social para mim são criterios e organizasões votada aos interesses da sociedade as o



























































os movimentos sociais para mim são criterios e organizações beneficientes voltadas para os interesses da sociedade, ong são organizações movida em ajudar as pessoas necessitadas nos seus direitos perante a sociedade, muitas vezes esses movimentos revidicam seus direitos

Ana Vitória 2 D - José Sarney disse...

01. Movimento social é como se fosse uma denuncia de algo que acontece em uma sociedade, e propõe melhorias.

02.Organizações Não-Governamentais; Ela é importante porque é um meio de ajudar pessoas necessitadas, que não tem algo ou alguem a favor delas.

03. Eles reivindicam o espaço deles na sociedade, querem ter direitos iguais a todos, não querem ser tratados como se fossem nada. E eu concordo, pois, somos todos iguais e o que um pode fazer, todos também fazem.sobiou

*Mileny 2D tarde PJS* disse...

Movimento social ,é um tipo de reivindicação por alguma melhoria,seja social,em trabalho,escola.minha opinião é que é muito importante por que tras beneficios para as pessoas,melhorias etc...
as ongs são organizações não sociais,que fazem manifestações movimentos,atrás de seus direitos

taynara 2º d disse...

(1)eu entendo que movimento social é uma teze de acontecimentos que propõe reivindicações.(2)(organizaçãoes não governamentais)é um centro de ajuda aos necessitados.(3)os homens sexuais, não concordo porque não é só eles que precisam.

ariston 2d tarde disse...

1º eu entendo que movimento social e um tipo de alerta para os governos assim eles ficar sebendo o que acontece na sociedade.
2º ongs são movimentos que ajuda os pobres porque ele na tem condições de falar de suas necessidades.

3ºeu acho que eses movimentos deveriam respeitar todas as reças como elas são porque todos são iguais nçao inporta a raça,cor,condiçao financeira e etc.

Paulo Víctor Rabelo E.E.F.M PRES. JOSÉ SARNEY 2ºD TARDE disse...

1ª resposta = É um acontecimento em que um ou mais grupos de pessoas se reunem com bandeiras,cartazes para lutar pro seus direitos ou algo que elas não estejam concordando!!!

2ª resposta = ONGs são organizações não-governamentis quem tem o objetivo de lutar pelos direitos das pessoas em formas de protestos,mas há também ONGs que abrigam pessoas carentes ou pessoas com algum tipo de vício sem a ajuda do governo e sem fins lucrativos!!!

3ª resposta = Esses movimentos lutam para que essas pessoas tenham vidas dignas e sem preconceito na sociedade.Eu concordo sim todos nós temos direitos de termos vidas dignas e sem qualquer tipo de desigualdade na sociedade!!!

Antônio Alyson Escola: Presidente José Sarney 2ºano D disse...

Movimento social é uma expressão usada para denominar movimentos feitos por pessoas sociais e pela sociedade.Um movimento social é como se fosse uma denuncia de algo que acontece em uma sociedade

ONG's são grupos de pessoas que se unem para trabalhar pelo bem de toda a sociedade ela serve para garantir o direito de todos os cidadãos

todos os movimentos reinvidiacam igualdade para todos pois todos tem o direito de escolher o que quiser.

Enadja Nayra 2D - José Sarney disse...

01. É um meio de lutar pela as pessoas, onde procura propor melhorias a sociedade.

02. Organizações Não-Governamentais; Ela busca ajudar a sociedade, não se importando se é diferente, mas procura fazer o melhor para cada um.

03. Os movimentos sociais procuram estabelecer direitos, igualdade a todos; E eu concordo porque ninguem é diferente, ninguem pode ser tratado como se fosse um E.T, e sim como ser humano.

Rafaela. 2° D Tarde José Sarney disse...

Respostas.

1°) São entidades voltadas para a defesa dos direitos humanos.

2°) São organizações que buscam defender os direitos humanos.

3°) ...

francisca lucilene 2d jose sarney disse...

eu entendo que não e mito o movimento social foi criado para melhorar a vida de todos com muita ética e moral com ong,s foi uma das que benefiçiou as pessoas com casa para os sem tetos com as assoçiaçoẽ de barros e etc. sobre esses movimentos eu acho super legal contra todos que são rassista não sò com negros mais com homes que são gay e etc sou a favor deses movimentos.

ANTONIO EDUARDO 2º ANO D PJS - TARDE disse...

1. O que você entende por "movimento social"?
NA MINHA OPINIÃO É UM AGLOMERADO DE PESSOAS QUE SE JUNTAM PRA CONQUISTAR ALGO, QUE NORMALMENTE NÃO ESTÁ SENDO CUMPRIDO NAS NORMAS E NAS LEIS, PRINCIPALMENTE NO PATAMRA POLÍTICO.

2. O que são ONG's? Qual a sua importância para a sociedade?
SÃO ENTIDADES, SEM FINS LUCRATIVOS ,QUE SE VOLTAM PRA DEFENDER AS MAIS DIFERENTES NECESSIDADES DA SOCIEDADE.
SUA IMPORTÂNCIA NA SOCIEDADE É QUE AS ONGS CONTRIBUEM PRA O DESENVOLVIMENTO DAS TRANMSFORMAÇÕES NAS DIFERENTES SOCIEDADES.

3. O que reivindicam os movimentos sociais: feminista, negro, indígena e homossexual? Você concorda? Justifique.
FEMINISTA: A INSERÇÃO DA MULHER NA SOCIEDADE ETC.

NEGRO: A DISCRIMINAÇÃO RACIAL ETC.

INDÍDENA: A PRESERVAÇÃO DAS SUAS TERRAS ORIGINAIS ETC.

HOMOSSEXUAL: CONTRA A SUA EXCLUSÃO NA SOCIEDADE

ytala kessya 2d tarde pjs disse...

1-movimento social é uma expressão técnicamente usada para denominar movimentos feitos por pessoas sociais e pela sociedade.Um movimento social é como se fosse uma acusação de algo que acontece na nossa sociedade.Em outras palavras, o Movimento Social, e o sentido mais certo de se constituir em torno de uma identificação, da definição.2As ONG’s (Organizações não governamentais) são organizações formadas pela sociedade civil e que tem como missão a resolução de algum problema da sociedade, seja ele econômico,ambiental. A interface e a interação com as forças governamentais são cada vez mais necessárias, e no dia-a-dia observamos que, se houverem políticas de apoio ao desenvolvimento dessas instituições.3-
Feminismo é o movimento social que defende igualdade de direitos e status entre homens e mulheres-.- movimento social que retomou sua expressividade no cenário político contemporâneo foi o movimento negro.--

JULIANA 2E P.J.S disse...

1.movimentos sociais é4 como se fosse uma denucia de algo que acontece em uma sociedade, e propoe melhorias.
2.movimentos comunitarios é sujeitos sociais envolvidos com causas sociais e publicas.
3.As pessoas tem que acima de tudo ter respeito um com outro. Muitas pessoas jugam o prosimo por cor, por opição sexual, isso n tem nada a ver cada um é o que quer ser. A palavra certa é ser feliz do jeito que e.

deborasoares 2anoE disse...

movimento social é como se fosse uma denuncia de algo que acontece em uma sociedade,e propõe mehorias

deborasoares 2anoE disse...

Organizações Não-Governamentais (ONGs), o terceiro setor. Para citar apenas alguns exemplos dessas organizações localizadas: núcleos dos movimentos de sem-terra, sem-teto, piqueteiros, empreendimentos solidários, associações de bairro, etc.

camila 2anoE disse...

Movimento social é como se fosse uma denuncia de algo que acontece em uma sociedade, e propõe melhorias (reivindicações).

Jonnathan 2e Pres. josé Sarney n- 16 disse...

1.R =
Movimento Social não apoião
o homosexualismo porque? vou lhe dizer tem preconceitos eles tem preconceitos com homosexualismo
eles diz que nao tem mas na realidade quando eles falam que nao tem eles se colocam em um ajuntamento Olografico
exemplo de juntamento olografico:.
na sua frente e uma pessoa maravilhosa nao so na sua frente mas na de todo mundo mas quando se juntam ao que nao estao de acordo com o objetivo eles sao completamente diferentes do que er no juntamento olografico ele vivem as caracteristica racial preconceitual

2.R=

Ongs.. Ao meu entender de Ongs,
há ongs que ajudam e a ongs que precionam 1 boa oportunidades que eles dao para mudar e ajudar ao proximo 2, precionamento forçam as pessoas que estao com grandes dificuldades a mudar a ter uma mudança por si mesmo mas alem de mudares por si mesmo mudam com falhas
mudam com forçamentos.
esse é meu entender!

3.R=

Sao seres humanos como nos todos querem os seus respeitos mas querem se alto jugar julgam entre si julgam como homem mas niguem pode julgar niguem so Deus pode fazer o julgamento e ele fará!

matheus2°ano escola jose sarney disse...

1°e como se fosse uma denuncia de algo que acontece em uma sociedade, e propõe melhorias (reivindicações).
2°Organizações Não-Governamentais (ONGs), o terceiro setor.são improtantes para ajudar algumas pessoas carentes.
3°não pq não entendi a pergunta.

camila 2anoE disse...

Organizações Não-Governamentais (ONGs), o terceiro setor. Para citar apenas alguns exemplos dessas organizações localizadas: núcleos dos movimentos de sem-terra, sem-teto, piqueteiros, empreendimentos solidários, associações de bairro, etc.

Unknown disse...

são pessoas que se juntam e abrem uma organizaçao para ajudar algo com um certo objetivo.

valdeir 2 ano e disse...

Movimento social é uma expressão técnicamente usada para denominar movimentos feitos por pessoas sociais e pela sociedade.Um movimento social é como se fosse uma denuncia de algo que acontece em uma sociedade, e propõe melhorias (reivindicações). A categoria é ampla e pode congregar, dependendo dos critérios de análise empregados, organizações voltadas para a promoção de interesses morais, éticos e legais (v.g. entidades voltadas para a defesa de direitos humanos ou de prerrogativas análogas ou, em outro extremo, a alteração radical e/ou violenta de ordens e sistemas normativos, políticos ou econômicos vigentes, sob a égide dos mais variados suportes ideológicos). A realidade dos movimentos sociais é bastante dinâmica e nem sempre as teorizações têm acompanhado esse dinamismo.

jean carlos 2°e tarde' disse...

acho muito importante, respeitarmos cada pesoa de igual para igual. Todos nos fazemos parte de uma sociedade cruel, se você não luta pra obter respeito, ninguém te respeita ou leva a sério algo que você diz, mas as ong's e eses outros movimentos protestantes também devem respeitar a sociedade como ela merece.

camila 2anoE disse...

o Movimento Social, em sentido mais amplo, se constitui em torno de uma identidade ou identificação, da definição de adversários ou opositores e de um projeto ou programa, num contínuo processo em construção e resulta das múltiplas articulações acima mencionadas

kessia brenda escola pjs 2E tarde disse...

são pessoas que se juntam e abrem uma associaçao ou ongs para ajudar pessoas que passam por dificuldades em algo.

Organizações Não-Governamentais,sao movimento que algumas pessoas criam para ajudar outras com alguma necessidade com a sociedade.

Iderlania Ferreira 2°E tarde disse...

1° Movimento Social é a reunião de pessoas que se põem em movimento pela conquista de algo. 2° Organizações não governamentais elas representam o terceiro poder O terceiro é
aquele onde o povo se une e cobra do primeiro e segundo
os interesses da população. 3° os movimentos sociais procuram estabelecer direitos iguais a todos -' eu concordo pq nimguem e diferente , todos temos direitos & somos iguais

Gabriel silva disse...

Para mim, movimento social é uma expressão técnicamente usada para denominar movimentos feitos por pessoas sociais e pela sociedade.Um movimento social é como se fosse uma denuncia de algo que acontece em uma sociedade, e propõe melhorias.A realidade dos movimentos sociais é bastante dinâmica e nem sempre as teorizações têm acompanhado esse dinamismo.

Apesar do movimento social ser fruto de determinados contextos históricos e sociais, duas definições conceituais clássicas podem ser encontradas no objetivo de acrescer à questão. A primeira delas é a de controle de ação histórica de Alain Touraine, ou seja, para ele, os movimentos sociais são a ação conflitante dos agentes das classes sociais (luta de classes). Já para Manuel Castells, movimentos sociais são sistemas de práticas sociais contraditórias de acordo com a ordem social urbana/rural, cuja natureza é a de transformar a estrutura do sistema, seja através de ações revolucionárias ou não, numa correlação classista e em última instância, o poder estatal.

Segundo Scherer-Warren, pode-se, portanto, concluir que a sociedade civil é a representação de vários níveis de como os interesses e os valores da cidadania se organizam em cada sociedade para encaminhamento de suas ações em prol de políticas sociais e públicas, protestos sociais, manifestações simbólicas e pressões políticas. Num primeiro nível, encontramos o associativismo local, como as associações civis, os movimentos comunitários e sujeitos sociais envolvidos com causas sociais ou culturais do cotidiano, ou voltados a essas bases, como são algumas Organizações Não-Governamentais (ONGs), o terceiro setor. Para citar apenas alguns exemplos dessas organizações localizadas: núcleos dos movimentos de sem-terra, sem-teto, piqueteiros, empreendimentos solidários, associações de bairro, etc. As organizações locais também vêm buscando se organizar nacionalmente e, na medida do possível, participar de redes transnacionais de movimentos (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Movimento dos Catadores de Lixo, Movimento Indígena, Movimento Negro, etc.), ou através de articulações inter-organizacionais.

joão vicente 2ºd pjs disse...

1ºcomo oproprio nome diz movimentos sociais são movimentos realizados por grupos sociais afim de reividicarem direitos.
2°ongs são organizações extra governo que realizam trabalhos em prou da sociedade. a importancia das ongs sao enormes pois realizam trabalhos que muitas vezes o governo não pode realizar.
3ºfeministas: reividicam igualdade na sociedade para homens e mulheres.
negros: respeito e oportunidades iguais para brancos e negros.
indigena:reividicam posses de terras que a eles possam posibilitar sua forma de preservação de suas culturas.
homossexuais: no geral respeito.
sim eu concordo desde que os direitos desde de que eles saibam controla os seus direitos e não tomar o dos outros.

STEFANY,2ºD,JOSÉ SARNEY disse...

1.MOVIMENTOS SOCIAIS SÃO GRUPOS QUE REIVINDICAM ALGO QUE LHES FALTA, SÃO AQUELAS PESSOAS MAIS NECESSITADAS E DESPROVIDAS DE CONDIÇÕES HUMANAS DE SOBREVIVÊNCIA.

2.ONG'S SÃO ORGANIZAÇÕPES QUE NÃO SÃO SUSTENTADAS PELO GOVERNO. ACHO QUE SÃO MAIS UMA OPÇÃO DE AJUDA, ALÉM DO QUE ELAS "DÃO ALÉM SEM OLHAR A QUEM", ELAS NÃO FAZEM UMA PRÉ AVALIAÇÃO PARA SABER QUEM PRECISA MAIS OU MENOS, ELAS SIMPLESMENTE AJUDAM A TODOS.

3.REIVINDICAM O RECONHECIMENTO DOS SEUS DIREITOS NA SOCIEDADE. CONCORDO,POIS SOMOS TODOS IGUAIS INDEPENDENTE SE A LEI GARANTE OU NÃO.