sábado, 4 de agosto de 2012

Filosofia Política

A Filosofia Política é a disciplina filosófica na qual se discute o modo como a sociedade deve estar organizada. A melhor maneira de abordarmos esta disciplina (como quaisquer outras) é conhecendo os problemas de que trata.

Hoje há um equivoco de interpretação da palavra política. Para o senso comum, a política tem um sentido pejorativo, quando as pessoas desencantadas, devida às denúncias de corrupção e violência, associam indevidamente política à "politicagem", falsa política em que predominam os interesses particulares sobre os coletivos.

Mas, afinal de que trata a política?

A política é a arte de governar, de gerir o destino da cidade. Explicar em que consiste a política é outro problema, pois, se acompanharmos o movimento da história, veremos que essa definição toma nuanças as mais diferentes conformes a época, assim como variam as expectativas a respeito de como deve ser a ação do político.

Múltiplos são os caminhos, se quisermos estabelecer a relação entre política e poder; entre poder, força e violência; entre autoridade, coersão e persuasão; entre Estado e governo, etc. Por isso é complicado tratar de política "em geral". É preciso delimitar as áreas de discussão.

Desse modo, podemos entender a políitca como luta pelo poder: a conquista, a manutenção e a extensão do poder. Ou refletir sobre as instituições políticas por meio das quais o poder é exercido. E também indagar sobre a origem, a natureza e a significação do poder. Este último aspecto sugere questões como: Qual o fundamento do poder? Qual a sua legitimidade? É necessário que alguns mandem e outros obedeçam? O que torna viável o poder de um sobre o outro? Qual o critério de autoridade?

Discutiremos estas questões aqui à medida que tratarmos dos problemas com que se ocuparam os filósofos no correr da história.

PODER E FORÇA

A política trata das relações de poder.

Poder é a capacidade ou a possibilidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre individuos ou grupos humanos. O poder supõe dois pólos: o de quem exerce o poder e o daquele sobre o qual o poder é exercido. Nesse sentido, o poder é uma relação ou conjunto de relações pelas quais individuos ou grupos interferem na atividade de outros individuos ou grupos.

Para que alguém exerça o poder, é preciso que tenha força, en,tendida como instrumento para o exercício do poder. Quando falamos em força, é comum pensar-se imediatamente em força física, coersão, violência. Na verdade, este é apenas um dos tipos de força.

Assim diz o filósofo francês Gérard Lebrun:

Se, numa democracia, um partido tem peso político é porque tem força para mobilizar um certo numero de eleitores. Se um sindicato tem peso politico, é porque tem força para deflagrar uma greve. Assim, força não significa necessariamente a posse de meios violentos de coerção, mas de meios que me permitam influir no comportamento de outra pessoa. A força não é sempre (ou melhor, é rarissimamente) um revólver apontado para alguém; pode ser o charme de um ser amado, quando me extorque alguma decisão. Em suma, a força é a canalização da potência, é a sua determinação. E é graças a ela que se pode definir a potência na ordem nas relações sociais ou, mais especificamente, políticas.

ESTADO E LEGITIMIDADE DO PODER

Entre tantas formas de força e poder, as que nos interessam aqui referem-se à política e, em especial, ao poder do Estado que, desde os tempos modernos (séc. XVII), configura-se como a instância por excelência do exercício do poder político em várias áreas da vida pública.

Embora a força física seja condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Ele precisa ter legitimidade, que se configura pelo consentimento dos governados.

Ao longo da história humana foram adotados os mais diversos princípios de legitimidade do poder:

  • nos Estados teocráticos, o poder legítimo vem da vontade de Deus;
  • nas monarquias hereditárias, o poder é transmitido de geração a geração e mantido pela força da tradição;
  • nos governos aristocráticos, apenas os melhores exercem funções de mando; o que se entende por melhores varia conforme o tipo de aristocracia: os mais ricos, os mais fortes, os de linhagem nobre ou, até, os da elite do saber;
  • na democracia, o poder legítimo nasce da vontade do povo.

A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO PODER

Segundo o filósofo e sociólogo alemão Max Weber (1864-1920), o Estado moderno é reconhecido por dois elementos constitutivos: a presença do aparato administrativo para prestação de serviços públicos e o monopólio legítimo da força.

Com a institucuionalização do Estado, o governante não mais se identifica com poder, mas é apenas o depositário da soberania popular. O poder legítimo é, portanto, um poder de direito, que repousa não mais na violência nem no privilégio de classe, mas no mandato popular.

Sob o impacto do Século das Luzes, no século XVIII, expandiu-se a defesa do constitucionalismo, entendido como a teoria e a prática dos limites do poder exercido pelo direito e pelas leis. Portanto, o poder torna-se legitimo porque emana do povo e se faz em conformidade com a lei.

UMA REFLEXÃO SOBRE A DEMOCRACIA

A palavra democracia é formada etimologicamente por dois termos gregos, demos e kratia, "governo do povo".

Se política significa "o que se refere ao poder", resta-nos perguntar: Onde é o lugar do poder na democracia? Segundo Marilena Chaui, as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.

Conflito: Na sociedade democrática o conflito é trabalhado pela discussão e pelo confronto, é assim que a história se faz, nessa aventuda em que o cidadão se lança em busca do possível, a partir de dificuldades e imprevistos.

Abertura: Na democracia a informação circula livremente e a cultura não é privilégio de alguns. A circulação não se reduz ao mero consumo de informação e cultura, mas pressupõe também a produção de cultura, que a enriquece.Um povo instruído é um povo que aumenta seu poder de reivindicação; daí a necessidade da ampla extensão da educação.

Rotatividade: O poder na democracia não privilegia um grupo ou classe, mas permite que todos os setores da sociedade sejam legitimamente representados. Por isso, o filósofo francês Claude Lefort diz que o lugar do poder é o lugar vazio, ou seja, é o lugar com o qual ninguém pode se identificar para que seja exercido transitoriamente por quem for escolhido para tal.

A fragilidade da democracia

Embora a democracia seja a antítese de todo poder autocrático, o exercício do pdoer muitas vezes perverte-se nas mãos de quem o detém. Por exemplo, a transparância é um atributo do espaço democrático, por isso o jurista e filósofo italiano Norberto Bobbio prefere definir a democracia como o "poder em público", justamente no sentido de que os governos devem tomar suas decisões às claras, para que os governados "vejam" como e onde as tomam. No entanto, Bobbio diz:

O poder tem uma irrestível tendência a esconder-se. Elias Canetti escreveu de maneira lapidar: "O segredo está no núcleo mais interno do poder". É compreensível também porque: quem exerce o poder sente-se mais seguro de obter os efeitos desejados quanto mais se torna invisivel àqueles aos quais pretende dominar".

Aceitar a diversidade de opiniões, o desafio do conflito, a grandeza da tolerância, a visibilidade plena das decisões é exercício de maturidade política. Por isso mesmo, a democracia é frágil enão há como evitar o que faz parte da sua própria natureza. Se ela permite a expressão de pensamentos divergentes, entre eles surgirão os que combatem a democracia, por identificá-la à anarquia ou porque desejam simplesmente impor seu ponto de vista; haverá também aqueles que pretenderão homogeneizar os pensamentos e as ações. Um dos riscos é o totalitarismo, como consequência de determinados grupos sucumbirem à tentação de restabelecer à "ordem" e a hierarquia, ou seja, um governo autoritário.

O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.

Fonte: Livro Filosofando, capítulo 21, pp. 266-270.

Questões para debate:


1. O que estuda a Filosofia Política?


2. O que é Política? Por quê costuma-se confundir política e politicagem? Qual é a diferença entre elas?


3. O que é poder? Qual a relação entre poder e força?


4. Por quê a força física exercida pelo Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder?


5. O que é democracia? Quais as suas características? Onde está sua fragilidade? Qual o seu avesso?



55 comentários:

Virgiliano Soares Cunha, 3°ano A, N° 43, - Eliezer de Freitas Guimarães disse...

1- Filosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.

2- A política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicagem é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Politicagem está sendo,recentemente , usada no sentido pejorativo da palavra política , usar da política pra algum meio torpe .

3- Ter o domínio, a influência ou a força. Deter o direito de posse ou de jurisdição. Possuir os recursos e meios.
É ter a capacidade ou a aptidão para algo. Poder é ainda o exercício do governo de um Estado.
Força é energia capaz de alterar ou manter os estados de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força.

4- Embora a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Em outras palavras, o poder do Estado que apenas se sustenta na força não pode durar. Para tanto, ele precisa ser legítimo, ou seja, Ter o consentimento daqueles que obedecem.

5- Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.

Virgiliano
Eliezer de Freitas
3°ano A N° 43

Jessica Adrian nº 19 disse...

1- Filosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.

2- A política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicagem é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Politicagem está sendo,recentemente , usada no sentido pejorativo da palavra política , usar da política pra algum meio torpe .

3- Ter o domínio, a influência ou a força. Deter o direito de posse ou de jurisdição. Possuir os recursos e meios.
É ter a capacidade ou a aptidão para algo. Poder é ainda o exercício do governo de um Estado.
Força é energia capaz de alterar ou manter os estados de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força.

4- Embora a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Em outras palavras, o poder do Estado que apenas se sustenta na força não pode durar. Para tanto, ele precisa ser legítimo, ou seja, Ter o consentimento daqueles que obedecem.

5- Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.

Jéssica Adrian 3ºB nº19

Anônimo disse...

1- Filosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.

2- A política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicagem é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Politicagem está sendo,recentemente , usada no sentido pejorativo da palavra política , usar da política pra algum meio torpe .

3- Ter o domínio, a influência ou a força. Deter o direito de posse ou de jurisdição. Possuir os recursos e meios.
É ter a capacidade ou a aptidão para algo. Poder é ainda o exercício do governo de um Estado.
Força é energia capaz de alterar ou manter os estados de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força.

4- Embora a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Em outras palavras, o poder do Estado que apenas se sustenta na força não pode durar. Para tanto, ele precisa ser legítimo, ou seja, Ter o consentimento daqueles que obedecem.

5- Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.

Anônimo disse...

1- Filosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.

2- A política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicagem é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Politicagem está sendo,recentemente , usada no sentido pejorativo da palavra política , usar da política pra algum meio torpe .

3- Ter o domínio, a influência ou a força. Deter o direito de posse ou de jurisdição. Possuir os recursos e meios.
É ter a capacidade ou a aptidão para algo. Poder é ainda o exercício do governo de um Estado.
Força é energia capaz de alterar ou manter os estados de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força.

4- Embora a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Em outras palavras, o poder do Estado que apenas se sustenta na força não pode durar. Para tanto, ele precisa ser legítimo, ou seja, Ter o consentimento daqueles que obedecem.

5- Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.

ALINE Nº01 3ºB

Ana Carolina Viana Cid 3ºb n°:04 disse...

1. O que estuda a Filosofia Política?
R-é a disciplina filosófica na qual se discute o modo como a sociedade deve estar organizada.
2. O que é Política? Por quê costuma-se confundir política e politicagem? Qual é a diferença entre elas?
R-é a arte de governar, de gerir o destino da cidade.
3. O que é poder? Qual a relação entre poder e força?
R-Poder é a capacidade ou a possibilidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre individuos ou grupos humanos.Para que alguém exerça o poder, é preciso que tenha força, en,tendida como instrumento para o exercício do poder.
4. Por quê a força física exercida pelo Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder?
R- A força não é sempre (ou melhor, é rarissimamente) um revólver apontado para alguém; pode ser o charme de um ser amado, quando me extorque alguma decisão. Em suma, a força é a canalização da potência, é a sua determinação. E é graças a ela que se pode definir a potência na ordem nas relações sociais ou, mais especificamente, políticas.
5. O que é democracia? Quais as suas características? Onde está sua fragilidade? Qual o seu avesso?
Conflito: Na sociedade democrática o conflito é trabalhado pela discussão e pelo confronto, é assim que a história se faz, nessa aventuda em que o cidadão se lança em busca do possível, a partir de dificuldades e imprevistos.

Abertura: Na democracia a informação circula livremente e a cultura não é privilégio de alguns. A circulação não se reduz ao mero consumo de informação e cultura, mas pressupõe também a produção de cultura, que a enriquece.Um povo instruído é um povo que aumenta seu poder de reivindicação; daí a necessidade da ampla extensão da educação.

Anônimo disse...

1- Filosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.

2- A política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicagem é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Politicagem está sendo,recentemente , usada no sentido pejorativo da palavra política , usar da política pra algum meio torpe .

3- Ter o domínio, a influência ou a força. Deter o direito de posse ou de jurisdição. Possuir os recursos e meios.
É ter a capacidade ou a aptidão para algo. Poder é ainda o exercício do governo de um Estado.
Força é energia capaz de alterar ou manter os estados de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força.

4- Embora a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Em outras palavras, o poder do Estado que apenas se sustenta na força não pode durar. Para tanto, ele precisa ser legítimo, ou seja, Ter o consentimento daqueles que obedecem.

5- Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.
LARYSSAH RIOS 3ºB Nº28

João Lucas da Silva Nº21 3B disse...

1. O que estuda a Filosofia Política?
R-é a disciplina filosófica na qual se discute o modo como a sociedade deve estar organizada.
2. O que é Política? Por quê costuma-se confundir política e politicagem? Qual é a diferença entre elas?
R-é a arte de governar, de gerir o destino da cidade.
3. O que é poder? Qual a relação entre poder e força?
R-Poder é a capacidade ou a possibilidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre individuos ou grupos humanos.Para que alguém exerça o poder, é preciso que tenha força, en,tendida como instrumento para o exercício do poder.
4. Por quê a força física exercida pelo Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder?
R- A força não é sempre (ou melhor, é rarissimamente) um revólver apontado para alguém; pode ser o charme de um ser amado, quando me extorque alguma decisão. Em suma, a força é a canalização da potência, é a sua determinação. E é graças a ela que se pode definir a potência na ordem nas relações sociais ou, mais especificamente, políticas.
5. O que é democracia? Quais as suas características? Onde está sua fragilidade? Qual o seu avesso?
Conflito: Na sociedade democrática o conflito é trabalhado pela discussão e pelo confronto, é assim que a história se faz, nessa aventuda em que o cidadão se lança em busca do possível, a partir de dificuldades e imprevistos.

Abertura: Na democracia a informação circula livremente e a cultura não é privilégio de alguns. A circulação não se reduz ao mero consumo de informação e cultura, mas pressupõe também a produção de cultura, que a enriquece.Um povo instruído é um povo que aumenta seu poder de reivindicação; daí a necessidade da ampla extensão da educação.
João Lucas da Silva Nº21 3°B

Lucas Rodrigues Sátiro; Nº: 25; 3º E; Turno: Tarde; Eliezer de Freitas disse...

1. O que estuda a Filosofia Política? Estuda a disciplina filosófica na qual se discute o modo como a sociedade deve estar organizada.

2. O que é Política? Por quê costuma-se confundir política e politicagem? Qual é a diferença entre elas?
É a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum; A política é a arte de gerir o Estado; A politicagem é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais.

3.O que é poder? Qual a relação entre poder e força?
Poder é a capacidade ou a possibilidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre individuos ou grupos humanos;Força é energia capaz de alterar ou manter os estados de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força.

4.Por quê a força física exercida pelo Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder?
Embora a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. O poder do Estado que apenas se sustenta na força não pode durar.Em outras palavras, ter o consentimento daqueles que obedecem.

5.O que é democracia? Quais as suas características? Onde está sua fragilidade? Qual o seu avesso?
Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos, direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.

Lucas Rodrigues Sátiro; Nº: 25; 3º E; Turno: Tarde; Eliezer de Freitas disse...

1. O que estuda a Filosofia Política? Estuda a disciplina filosófica na qual se discute o modo como a sociedade deve estar organizada.

2. O que é Política? Por quê costuma-se confundir política e politicagem? Qual é a diferença entre elas?
É a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum; A política é a arte de gerir o Estado; A politicagem é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais.

3.O que é poder? Qual a relação entre poder e força?
Poder é a capacidade ou a possibilidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre individuos ou grupos humanos;Força é energia capaz de alterar ou manter os estados de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força.

4.Por quê a força física exercida pelo Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder?
Embora a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. O poder do Estado que apenas se sustenta na força não pode durar.Em outras palavras, ter o consentimento daqueles que obedecem.

5.O que é democracia? Quais as suas características? Onde está sua fragilidade? Qual o seu avesso?
Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos, direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.

Suzy Oliveira Nº 34 3° ano C disse...

1- Filosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.

2- A política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicagem é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Politicagem está sendo,recentemente , usada no sentido pejorativo da palavra política , usar da política pra algum meio torpe .

3- Ter o domínio, a influência ou a força. Deter o direito de posse ou de jurisdição. Possuir os recursos e meios.
É ter a capacidade ou a aptidão para algo. Poder é ainda o exercício do governo de um Estado.
Força é energia capaz de alterar ou manter os estados de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força.

4- Embora a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Em outras palavras, o poder do Estado que apenas se sustenta na força não pode durar. Para tanto, ele precisa ser legítimo, ou seja, Ter o consentimento daqueles que obedecem.

5- Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.

Maria Clara 3°A disse...

1- Filosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.

2- A política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicagem é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Politicagem está sendo,recentemente , usada no sentido pejorativo da palavra política , usar da política pra algum meio torpe .

3- Ter o domínio, a influência ou a força. Deter o direito de posse ou de jurisdição. Possuir os recursos e meios.
É ter a capacidade ou a aptidão para algo. Poder é ainda o exercício do governo de um Estado.
Força é energia capaz de alterar ou manter os estados de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força.

4- Embora a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Em outras palavras, o poder do Estado que apenas se sustenta na força não pode durar. Para tanto, ele precisa ser legítimo, ou seja, Ter o consentimento daqueles que obedecem.

5- Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.

Glaubio 3º A disse...

1- Filosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.

2- A política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicagem é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Politicagem está sendo,recentemente , usada no sentido pejorativo da palavra política , usar da política pra algum meio torpe .

3- Ter o domínio, a influência ou a força. Deter o direito de posse ou de jurisdição. Possuir os recursos e meios.
É ter a capacidade ou a aptidão para algo. Poder é ainda o exercício do governo de um Estado.
Força é energia capaz de alterar ou manter os estados de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força.

4- Embora a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Em outras palavras, o poder do Estado que apenas se sustenta na força não pode durar. Para tanto, ele precisa ser legítimo, ou seja, Ter o consentimento daqueles que obedecem.

5- Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.

Nome:Glaubio Soares De Lima N°:19 3º A

Amanda Nayara Terto de Oliveira Clayton de Souza Rodrigues Filho N°02,08 3ºA MANHA disse...

1.O que estuda a Filosofia Política?
É a disciplina filosófica na qual se discute o modo como a sociedade deve estar organizada. A melhor maneira de abordarmos esta disciplina (como quaisquer outras) é conhecendo os problemas de que trata.


2. O que é Política? Por quê costuma-se confundir política e politicagem? Qual é a diferença entre elas?

É a arte de governar, de gerir o destino da cidade. Para o senso comum, a política tem um sentido pejorativo, quando as pessoas desencantadas, devida às denúncias de corrupção e violência, associam indevidamente política à "politicagem", falsa política em que predominam os interesses particulares sobre os coletivos. Um usa interesses pessoais para o seu benefício, e o outro utilizar a arte de governar.



3. O que é poder? Qual a relação entre poder e força?

Poder é a capacidade ou a possibilidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre individuos ou grupos humanos. Entendida como instrumento para o exercício do poder. Quando falamos em força, é comum pensar-se imediatamente em força física, coersão, violência. Na verdade, este é apenas um dos tipos de força.




4. Por quê a força física exercida pelo Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder?
2.
3.Com a institucuionalização do Estado, o governante não mais se identifica com poder, mas é apenas o depositário da soberania popular. O poder legítimo é, portanto, um poder de direito, que repousa não mais na violência nem no privilégio de classe, mas no mandato popular.
4.


5. O que é democracia? Quais as suas características? Onde está sua fragilidade? Qual o seu avesso?
A palavra democracia é formada etimologicamente por dois termos gregos, demos e kratia, "governo do povo".
5.A democracia a informação circula livremente e a cultura não é privilégio de alguns. A circulação não se reduz ao mero consumo de informação e cultura, mas pressupõe também a produção de cultura, que a enriquece.Um povo instruído é um povo que aumenta seu poder de reivindicação; daí a necessidade da ampla extensão da educação.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.

Nome: Amanda Nayara Terto de Oliveira
Clayton de Souza Rodrigues Filho
N°02,08 3ºA MANHA

Jozivaldo Carvalho 3°A disse...

1°) discute o modo como a sociedade esta organizada

2°)A política é a arte de governar, de gerir o destino da cidade.A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicagem é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Politicagem está sendo,recentemente , usada no sentido pejorativo da palavra política , usar da política pra algum meio torpe.

3°)Poder é a capacidade ou a possibilidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre individuos ou grupos humanos.Para que alguém exerça o poder, é preciso que tenha força, en,tendida como instrumento para o exercício do poder.

4°)A força não é sempre (ou melhor, é rarissimamente) um revólver apontado para alguém; pode ser o charme de um ser amado, quando me extorque alguma decisão. Em suma, a força é a canalização da potência, é a sua determinação. E é graças a ela que se pode definir a potência na ordem nas relações sociais ou, mais especificamente, políticas.

5°)Conflito: Na sociedade democrática o conflito é trabalhado pela discussão e pelo confronto, é assim que a história se faz, nessa aventuda em que o cidadão se lança em busca do possível, a partir de dificuldades e imprevistos.



























Kelton Átila; Nº; 21; 3º E disse...

1- Filosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.

2- A política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicagem é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Politicagem está sendo,recentemente , usada no sentido pejorativo da palavra política , usar da política pra algum meio torpe .

3- Ter o domínio, a influência ou a força. Deter o direito de posse ou de jurisdição. Possuir os recursos e meios.
É ter a capacidade ou a aptidão para algo. Poder é ainda o exercício do governo de um Estado.
Força é energia capaz de alterar ou manter os estados de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força.

4- Embora a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Em outras palavras, o poder do Estado que apenas se sustenta na força não pode durar. Para tanto, ele precisa ser legítimo, ou seja, Ter o consentimento daqueles que obedecem.

5- Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.

Kelton Átila; Nº; 21; 3º E disse...

1- Filosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.

2- A política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicagem é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Politicagem está sendo,recentemente , usada no sentido pejorativo da palavra política , usar da política pra algum meio torpe .

3- Ter o domínio, a influência ou a força. Deter o direito de posse ou de jurisdição. Possuir os recursos e meios.
É ter a capacidade ou a aptidão para algo. Poder é ainda o exercício do governo de um Estado.
Força é energia capaz de alterar ou manter os estados de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força.

4- Embora a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Em outras palavras, o poder do Estado que apenas se sustenta na força não pode durar. Para tanto, ele precisa ser legítimo, ou seja, Ter o consentimento daqueles que obedecem.

5- Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.

Allyson Alexandre; Nº; 03; 3º E disse...

1- Filosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.

2- A política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicagem é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Politicagem está sendo,recentemente , usada no sentido pejorativo da palavra política , usar da política pra algum meio torpe .

3- Ter o domínio, a influência ou a força. Deter o direito de posse ou de jurisdição. Possuir os recursos e meios.
É ter a capacidade ou a aptidão para algo. Poder é ainda o exercício do governo de um Estado.
Força é energia capaz de alterar ou manter os estados de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força.

4- Embora a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Em outras palavras, o poder do Estado que apenas se sustenta na força não pode durar. Para tanto, ele precisa ser legítimo, ou seja, Ter o consentimento daqueles que obedecem.

5- Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.

Cíntia fideles; Nº; 11; 3º E disse...

1- Filosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.

2- A política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicagem é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Politicagem está sendo,recentemente , usada no sentido pejorativo da palavra política , usar da política pra algum meio torpe .

3- Ter o domínio, a influência ou a força. Deter o direito de posse ou de jurisdição. Possuir os recursos e meios.
É ter a capacidade ou a aptidão para algo. Poder é ainda o exercício do governo de um Estado.
Força é energia capaz de alterar ou manter os estados de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força.

4- Embora a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Em outras palavras, o poder do Estado que apenas se sustenta na força não pode durar. Para tanto, ele precisa ser legítimo, ou seja, Ter o consentimento daqueles que obedecem.

5- Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.

Alexsandre Rocha; Nº; 01; 3º E disse...

1- Filosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.

2- A política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicagem é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Politicagem está sendo,recentemente , usada no sentido pejorativo da palavra política , usar da política pra algum meio torpe .

3- Ter o domínio, a influência ou a força. Deter o direito de posse ou de jurisdição. Possuir os recursos e meios.
É ter a capacidade ou a aptidão para algo. Poder é ainda o exercício do governo de um Estado.
Força é energia capaz de alterar ou manter os estados de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força.

4- Embora a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Em outras palavras, o poder do Estado que apenas se sustenta na força não pode durar. Para tanto, ele precisa ser legítimo, ou seja, Ter o consentimento daqueles que obedecem.

5- Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.

Larisse dos Santos; Nº; 23; 3º E disse...

1- Filosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.

2- A política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicagem é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Politicagem está sendo,recentemente , usada no sentido pejorativo da palavra política , usar da política pra algum meio torpe .

3- Ter o domínio, a influência ou a força. Deter o direito de posse ou de jurisdição. Possuir os recursos e meios.
É ter a capacidade ou a aptidão para algo. Poder é ainda o exercício do governo de um Estado.
Força é energia capaz de alterar ou manter os estados de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força.

4- Embora a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Em outras palavras, o poder do Estado que apenas se sustenta na força não pode durar. Para tanto, ele precisa ser legítimo, ou seja, Ter o consentimento daqueles que obedecem.

5- Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.

Jorge 3º ano E disse...

1ºFilosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.
2º A política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicagem é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Politicagem está sendo,recentemente , usada no sentido pejorativo da palavra política , usar da política pra algum meio torpe .
3ºTer o domínio, a influência ou a força. Deter o direito de posse ou de jurisdição. Possuir os recursos e meios.
É ter a capacidade ou a aptidão para algo. Poder é ainda o exercício do governo de um Estado.
Força é energia capaz de alterar ou manter os estados de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força.
4ºEmbora a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Em outras palavras, o poder do Estado que apenas se sustenta na força não pode durar. Para tanto, ele precisa ser legítimo, ou seja, Ter o consentimento daqueles que obedecem.
5º- Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.


Jorge 3ºano E nº8

Tiago Laurentino Ricardo Nº36 3ºE Eliezer de freitas disse...

1º R- A Filosofia Política é a disciplina filosófica na qual se discute o modo como a sociedade deve estar organizada.
2º R- A política é a arte de governar, de gerir o destino da cidade,A politicagem é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Politicagem está sendo,recentemente , usada no sentido pejorativo da palavra política , usar da política pra algum meio torpe .
3º R- Poder é a capacidade ou a possibilidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre individuos ou grupos humanos.Para que alguém exerça o poder, é preciso que tenha força, en,tendida como instrumento para o exercício do poder.
4º R- a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder.
5º R- é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo. a fraquesa e a possibilidade de pensamentos divergentes.

Antonio Jorge; Nº 08; 3º E disse...

1. O que estuda a Filosofia Política?
R-é a disciplina filosófica na qual se discute o modo como a sociedade deve estar organizada.
2. O que é Política? Por quê costuma-se confundir política e politicagem? Qual é a diferença entre elas?
R-é a arte de governar, de gerir o destino da cidade.
3. O que é poder? Qual a relação entre poder e força?
R-Poder é a capacidade ou a possibilidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre individuos ou grupos humanos.Para que alguém exerça o poder, é preciso que tenha força, en,tendida como instrumento para o exercício do poder.
4. Por quê a força física exercida pelo Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder?
R- A força não é sempre (ou melhor, é rarissimamente) um revólver apontado para alguém; pode ser o charme de um ser amado, quando me extorque alguma decisão. Em suma, a força é a canalização da potência, é a sua determinação. E é graças a ela que se pode definir a potência na ordem nas relações sociais ou, mais especificamente, políticas.
5. O que é democracia? Quais as suas características? Onde está sua fragilidade? Qual o seu avesso?
Conflito: Na sociedade democrática o conflito é trabalhado pela discussão e pelo confronto, é assim que a história se faz, nessa aventuda em que o cidadão se lança em busca do possível, a partir de dificuldades e imprevistos.

Antonio Jorge; Nº 08; 3º E disse...

. O que estuda a Filosofia Política?
R-é a disciplina filosófica na qual se discute o modo como a sociedade deve estar organizada.
2. O que é Política? Por quê costuma-se confundir política e politicagem? Qual é a diferença entre elas?
R-é a arte de governar, de gerir o destino da cidade.
3. O que é poder? Qual a relação entre poder e força?
R-Poder é a capacidade ou a possibilidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre individuos ou grupos humanos.Para que alguém exerça o poder, é preciso que tenha força, en,tendida como instrumento para o exercício do poder.
4. Por quê a força física exercida pelo Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder?
R- A força não é sempre (ou melhor, é rarissimamente) um revólver apontado para alguém; pode ser o charme de um ser amado, quando me extorque alguma decisão. Em suma, a força é a canalização da potência, é a sua determinação. E é graças a ela que se pode definir a potência na ordem nas relações sociais ou, mais especificamente, políticas.
5. O que é democracia? Quais as suas características? Onde está sua fragilidade? Qual o seu avesso?
Conflito: Na sociedade democrática o conflito é trabalhado pela discussão e pelo confronto, é assim que a história se faz, nessa aventuda em que o cidadão se lança em busca do possível, a partir de dificuldades e imprevistos.

Ana Carolina Sales nº 05 Eliézer de freitas 3° ano E disse...

1)A Filosofia Política é a disciplina filosófica na qual se discute o modo como a sociedade deve estar organizada,e que estuda erla é a sociedade.
2)A política é a arte de governar, de gerir o destino da cidade.Pois elas estão no mesmo espaço e essa confusão se dá porque a maioria dos politicos costumam ser corrupto,por isso o povo generaliza tudos que estão lá no poder.A politica é honesta,ela foi criada para a melhoria e organização da sociedade,já a politicagem é uma falsa politica em que predominam os interesses particulares sobre os coletivos.
3)Poder é a capacidade ou a possibilidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre individuos ou grupos humanos.Para que alguém exerça o poder, é preciso que tenha força, en,tendida como instrumento para o exercício do poder. Quando falamos em força, é comum pensar-se imediatamente em força física, coersão, violência. Na verdade, este é apenas um dos tipos de força.
4)Ele precisa ter legitimidade, que se configura pelo consentimento dos governados.
5)"governo do povo".
Conflito: Na sociedade democrática o conflito é trabalhado pela discussão e pelo confronto, é assim que a história se faz, nessa aventuda em que o cidadão se lança em busca do possível, a partir de dificuldades e imprevistos.

Abertura: Na democracia a informação circula livremente e a cultura não é privilégio de alguns. A circulação não se reduz ao mero consumo de informação e cultura, mas pressupõe também a produção de cultura, que a enriquece.Um povo instruído é um povo que aumenta seu poder de reivindicação; daí a necessidade da ampla extensão da educação.

Rotatividade: O poder na democracia não privilegia um grupo ou classe, mas permite que todos os setores da sociedade sejam legitimamente representados. Por isso, o filósofo francês Claude Lefort diz que o lugar do poder é o lugar vazio, ou seja, é o lugar com o qual ninguém pode se identificar para que seja exercido transitoriamente por quem for escolhido para tal.
Aceitar a diversidade de opiniões, o desafio do conflito, a grandeza da tolerância, a visibilidade plena das decisões é exercício de maturidade política. Por isso mesmo, a democracia é frágil enão há como evitar o que faz parte da sua própria natureza. O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.

Jonas Dias nº18,3° ano E,Eliézer de Freitas disse...

1- Filosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.

2- A política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicagem é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Politicagem está sendo,recentemente , usada no sentido pejorativo da palavra política , usar da política pra algum meio torpe .

3- Ter o domínio, a influência ou a força. Deter o direito de posse ou de jurisdição. Possuir os recursos e meios.
É ter a capacidade ou a aptidão para algo. Poder é ainda o exercício do governo de um Estado.
Força é energia capaz de alterar ou manter os estados de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força.

4- Embora a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Em outras palavras, o poder do Estado que apenas se sustenta na força não pode durar. Para tanto, ele precisa ser legítimo, ou seja, Ter o consentimento daqueles que obedecem.

5- Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.

Jessica 3ªA disse...

1.O que estuda a Filosofia Política?
É o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.

2.O que é Política? Por quê costuma-se confundir política e politicagem? Qual é a diferença entre elas?
É a arte de governar, de gerir o destino da cidade.

3.O que é poder? Qual a relação entre poder e força?
Ter o domínio, a influência ou a força. Deter o direito de posse ou de jurisdição. Possuir os recursos e meios.É ter a capacidade ou a aptidão para algo. Poder é ainda o exercício do governo de um Estado.Força é energia capaz de alterar ou manter os estados de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força.

4.Por quê a força física exercida pelo Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder?
Embora a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Em outras palavras, o poder do Estado que apenas se sustenta na força não pode durar. Para tanto, ele precisa ser legítimo, ou seja, Ter o consentimento daqueles que obedecem.

5.O que é democracia? Quais as suas características? Onde está sua fragilidade? Qual o seu avesso?
Na sociedade democrática o conflito é trabalhado pela discussão e pelo confronto, é assim que a história se faz, nessa aventuda em que o cidadão se lança em busca do possível, a partir de dificuldades e imprevistos.
Jessica Glayci 3ªA N°23

Anônimo disse...

‎1. O que estuda a Filosofia Política?
A Filosofia Política é a disciplina filosófica na qual se discute o modo como a sociedade deve estar organizada.
2. O que é Política? Por quê costuma-se confundir política e politicagem? Qual é a diferença entre elas?
é a arte de governar, de gerir o destino da cidade. Porque a politicagem é a mau politica. A politica é uma coisa boa e necessária para a cidade e a politicagem é ruim e prejudica a cidade.
3.O que é poder? Qual a relação entre poder e força?
Ter o domínio, a influência ou a força. Deter o direito de posse ou de jurisdição. Possuir os recursos e meios.É ter a capacidade ou a aptidão para algo. Poder é ainda o exercício do governo de um Estado.Força é energia capaz de alterar ou manter os estados de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força.

4. Por quê a força física exercida pelo Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder?
Embora a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Em outras palavras, o poder do Estado que apenas se sustenta na força não pode durar. Para tanto, ele precisa ser legítimo, ou seja, Ter o consentimento daqueles que obedecem.

5. O que é democracia? Quais as suas características? Onde está sua fragilidade? Qual o seu avesso?
democracia é o "governo do povo".
As determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
Na trasparência,ou seja, que está nas mãos de quem não sabe administrar.
Que chama-se de totalitarismo e autoritarismo.
nelson lucas de almeida
3ºano A nº35 manha

regiane bandeira 3 ano D 26 disse...

1.O que estuda a Filosofia Política?
É a disciplina filosófica na qual se discute o modo como a sociedade deve estar organizada. A melhor maneira de abordarmos esta disciplina (como quaisquer outras) é conhecendo os problemas de que trata 2. O que é Política? Por quê costuma-se confundir política e politicagem? Qual é a diferença entre elas?
é a arte de governar, de gerir o destino da cidade. Porque a politicagem é a mau politica. A politica é uma coisa boa e necessária para a cidade e a politicagem é ruim e prejudica a cidade 3.O que é poder? Qual a relação entre poder e força?
Ter o domínio, a influência ou a força. Deter o direito de posse ou de jurisdição. Possuir os recursos e meios.É ter a capacidade ou a aptidão para algo. Poder é ainda o exercício do governo de um Estado.Força é energia capaz de alterar ou manter os estados de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força 4. Por quê a força física exercida pelo Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder?
Embora a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Em outras palavras, o poder do Estado que apenas se sustenta na força não pode durar. Para tanto, ele precisa ser legítimo, ou seja, Ter o consentimento daqueles que obedecem 5.O que é democracia? Quais as suas características? Onde está sua fragilidade? Qual o seu avesso?
Na sociedade democrática o conflito é trabalhado pela discussão e pelo confronto, é assim que a história se faz, nessa aventuda em que o cidadão se lança em busca do possível, a partir de dificuldades e imprevisto

Anônimo disse...

1)O QUE EXPLICA A FILOSOFIA POLITICA?
R: Pode ser definida como a reflexão filosófica sobre a melhor forma de organizar nossa vida coletiva - as nossas instituições políticas e suas práticas sociais, como o nosso sistema econômico e o nosso padrão de vida da família.é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.

2)O QUE É POLÍTICA?POR QUÊ COSTUMA-SE CONFUNDIR POLÍTICA E POLITICAGEM?QUAL A DIFERENÇA ENTRE ELAS?
R:É a arte de governar, de gerir o destino da cidade. Para o senso comum, a política tem um sentido pejorativo, quando as pessoas desencantadas, devida às denúncias de corrupção e violência, associam indevidamente política à "politicagem", falsa política em que predominam os interesses particulares sobre os coletivos. Um usa interesses pessoais para o seu benefício, e o outro utilizar a arte de governar.

3)O QUE É PODER? E QUAL A RELAÇÃO ENTRE PODER E FORÇA?
R:
Poder é a capacidade ou a possibilidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre individuos ou grupos humanos. Para que alguém exerça o poder, é preciso que tenha força, en,tendida como instrumento para o exercício do poder.

4)POR QUÊ A FORÇA FÍSICA EXERCIDA PELO ESTADO PARA O FUNCIONAMENTO DA ORDEM NA SOCIEDADE,NÃO É CONDIÇÃO SUFICIENTE PARA A MANUTENÇÃO DO PODER?
R:Ele precisa ter legitimidade, que se configura pelo consentimento dos governados.ex:nos Estados teocráticos, o poder legítimo vem da vontade de Deus;nas monarquias hereditárias, o poder é transmitido de geração a geração e mantido pela força da tradição;e etc.

5)O QUE É DEMOCRACIA?QUAIS AS SUAS CARACTERÍSTICAS?ONDE ESTÁ SUA FRAGILIDADE?QUAL O SEU AVESSO?
R: Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.

Fernanda Kelly 3ºA nº13 (Eliezer de Freitas)

Jéssica Kelly Rodrigues Souza N° 24 3° A Manhã disse...

1.O que estuda a Filosofia Política?
A Filosofia Política é a disciplina filosófica na qual se discute o modo como a sociedade deve estar organizada.

2. O que é Política? Por quê costuma-se confundir política e politicagem? Qual é a diferença entre elas?
A política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicagem é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Politicagem está sendo,recentemente , usada no sentido pejorativo da palavra política , usar da política pra algum meio torpe .

3.O que é poder? Qual a relação entre poder e força?
Ter o domínio, a influência ou a força. Deter o direito de posse ou de jurisdição. Possuir os recursos e meios.É ter a capacidade ou a aptidão para algo. Poder é ainda o exercício do governo de um Estado.Força é energia capaz de alterar ou manter os estados de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força.

4. Por quê a força física exercida pelo Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder?
A força não é sempre (ou melhor, é rarissimamente) um revólver apontado para alguém; pode ser o charme de um ser amado, quando me extorque alguma decisão. Em suma, a força é a canalização da potência, é a sua determinação. E é graças a ela que se pode definir a potência na ordem nas relações sociais ou, mais especificamente, políticas.

5. O que é democracia? Quais as suas características? Onde está sua fragilidade? Qual o seu avesso?
Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.

Denis Noronha n°10 3° A manhã disse...

1. O que estuda a Filosofia Política? Pode ser definida como a reflexão filosófica sobre a melhor forma de organizar nossa vida coletiva - as nossas instituições políticas e suas práticas sociais, como o nosso sistema econômico e o nosso padrão de vida da família.é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.


2)O QUE É POLÍTICA?POR QUÊ COSTUMA-SE CONFUNDIR POLÍTICA E POLITICAGEM?QUAL A DIFERENÇA ENTRE ELAS?é a arte de governar, de gerir o destino da cidade. Porque a politicagem é a mau politica. A politica é uma coisa boa e necessária para a cidade e a politicagem é ruim e prejudica a cidade.

3)O QUE É PODER? E QUAL A RELAÇÃO ENTRE PODER E FORÇA?Ter o domínio, a influência ou a força. Deter o direito de posse ou de jurisdição. Possuir os recursos e meios.É ter a capacidade ou a aptidão para algo. Poder é ainda o exercício do governo de um Estado.Força é energia capaz de alterar ou manter os estados de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força.

4)POR QUÊ A FORÇA FÍSICA EXERCIDA PELO ESTADO PARA O FUNCIONAMENTO DA ORDEM NA SOCIEDADE,NÃO É CONDIÇÃO SUFICIENTE PARA A MANUTENÇÃO DO PODER?Embora a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Em outras palavras, o poder do Estado que apenas se sustenta na força não pode durar. Para tanto, ele precisa ser legítimo, ou seja, Ter o consentimento daqueles que obedecem.

5)O QUE É DEMOCRACIA?QUAIS AS SUAS CARACTERÍSTICAS?ONDE ESTÁ SUA FRAGILIDADE?QUAL O SEU AVESSO?Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.

Denis Noronha n°10 3° A manhã disse...

1. O que estuda a Filosofia Política? Pode ser definida como a reflexão filosófica sobre a melhor forma de organizar nossa vida coletiva - as nossas instituições políticas e suas práticas sociais, como o nosso sistema econômico e o nosso padrão de vida da família.é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.


2)O QUE É POLÍTICA?POR QUÊ COSTUMA-SE CONFUNDIR POLÍTICA E POLITICAGEM?QUAL A DIFERENÇA ENTRE ELAS?é a arte de governar, de gerir o destino da cidade. Porque a politicagem é a mau politica. A politica é uma coisa boa e necessária para a cidade e a politicagem é ruim e prejudica a cidade.

3)O QUE É PODER? E QUAL A RELAÇÃO ENTRE PODER E FORÇA?Ter o domínio, a influência ou a força. Deter o direito de posse ou de jurisdição. Possuir os recursos e meios.É ter a capacidade ou a aptidão para algo. Poder é ainda o exercício do governo de um Estado.Força é energia capaz de alterar ou manter os estados de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força.

4)POR QUÊ A FORÇA FÍSICA EXERCIDA PELO ESTADO PARA O FUNCIONAMENTO DA ORDEM NA SOCIEDADE,NÃO É CONDIÇÃO SUFICIENTE PARA A MANUTENÇÃO DO PODER?Embora a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Em outras palavras, o poder do Estado que apenas se sustenta na força não pode durar. Para tanto, ele precisa ser legítimo, ou seja, Ter o consentimento daqueles que obedecem.

5)O QUE É DEMOCRACIA?QUAIS AS SUAS CARACTERÍSTICAS?ONDE ESTÁ SUA FRAGILIDADE?QUAL O SEU AVESSO?Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.

Anônimo disse...

Irlania Gonçalves dos Santos. 3° A, n° 20


1- Filosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.

2- A política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicagem é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Politicagem está sendo,recentemente , usada no sentido pejorativo da palavra política , usar da política pra algum meio torpe .

3- Ter o domínio, a influência ou a força. Deter o direito de posse ou de jurisdição. Possuir os recursos e meios.
É ter a capacidade ou a aptidão para algo. Poder é ainda o exercício do governo de um Estado.
Força é energia capaz de alterar ou manter os estados de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força.

4- Embora a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Em outras palavras, o poder do Estado que apenas se sustenta na força não pode durar. Para tanto, ele precisa ser legítimo, ou seja, Ter o consentimento daqueles que obedecem.

5- Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade. O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.

Alisson Gonçalves n°02 3°B disse...

1º) O que estuda a Filosofia Política?
2º) O que é Política? Por quê costuma-se confundir política e politicagem? Qual é a diferença entre elas?
3º) O que é poder? Qual a relação entre poder e força?
4º) Por quê a força física exercida pelo Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder?
5º) O que é democracia? Quais as suas características? Onde está sua fragilidade? Qual o seu avesso?
RESPOSTAS
1-> Filosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.

2-> A política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicagem é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Politicagem está sendo,recentemente , usada no sentido pejorativo da palavra política , usar da política pra algum meio torpe .

3-> Ter o domínio, a influência ou a força. Deter o direito de posse ou de jurisdição. Possuir os recursos e meios.
É ter a capacidade ou a aptidão para algo. Poder é ainda o exercício do governo de um Estado.
Força é energia capaz de alterar ou manter os estados de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força.

4-> Embora a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Em outras palavras, o poder do Estado que apenas se sustenta na força não pode durar. Para tanto, ele precisa ser legítimo, ou seja, Ter o consentimento daqueles que obedecem.
5-> Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.

Alisson Gonçalves N°02 3°B disse...

1º) O que estuda a Filosofia Política?
2º) O que é Política? Por quê costuma-se confundir política e politicagem? Qual é a diferença entre elas?
3º) O que é poder? Qual a relação entre poder e força?
4º) Por quê a força física exercida pelo Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder?
5º) O que é democracia? Quais as suas características? Onde está sua fragilidade? Qual o seu avesso?
RESPOSTAS
1-> Filosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.

2-> A política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicagem é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Politicagem está sendo,recentemente , usada no sentido pejorativo da palavra política , usar da política pra algum meio torpe .

3-> Ter o domínio, a influência ou a força. Deter o direito de posse ou de jurisdição. Possuir os recursos e meios.
É ter a capacidade ou a aptidão para algo. Poder é ainda o exercício do governo de um Estado.
Força é energia capaz de alterar ou manter os estados de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força.

4-> Embora a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Em outras palavras, o poder do Estado que apenas se sustenta na força não pode durar. Para tanto, ele precisa ser legítimo, ou seja, Ter o consentimento daqueles que obedecem.
5-> Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.

Alisson Gonçalves N°02 3°B disse...

1º) O que estuda a Filosofia Política?
2º) O que é Política? Por quê costuma-se confundir política e politicagem? Qual é a diferença entre elas?
3º) O que é poder? Qual a relação entre poder e força?
4º) Por quê a força física exercida pelo Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder?
5º) O que é democracia? Quais as suas características? Onde está sua fragilidade? Qual o seu avesso?
RESPOSTAS
1-> Filosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.

2-> A política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicagem é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Politicagem está sendo,recentemente , usada no sentido pejorativo da palavra política , usar da política pra algum meio torpe .

3-> Ter o domínio, a influência ou a força. Deter o direito de posse ou de jurisdição. Possuir os recursos e meios.
É ter a capacidade ou a aptidão para algo. Poder é ainda o exercício do governo de um Estado.
Força é energia capaz de alterar ou manter os estados de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força.

4-> Embora a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Em outras palavras, o poder do Estado que apenas se sustenta na força não pode durar. Para tanto, ele precisa ser legítimo, ou seja, Ter o consentimento daqueles que obedecem.
5-> Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.

Anônimo disse...

Alisson Gonçalves N°02 3°B

1º) O que estuda a Filosofia Política?
2º) O que é Política? Por quê costuma-se confundir política e politicagem? Qual é a diferença entre elas?
3º) O que é poder? Qual a relação entre poder e força?
4º) Por quê a força física exercida pelo Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder?
5º) O que é democracia? Quais as suas características? Onde está sua fragilidade? Qual o seu avesso?
RESPOSTAS
1-> Filosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.

2-> A política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicagem é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Politicagem está sendo,recentemente , usada no sentido pejorativo da palavra política , usar da política pra algum meio torpe .

3-> Ter o domínio, a influência ou a força. Deter o direito de posse ou de jurisdição. Possuir os recursos e meios.
É ter a capacidade ou a aptidão para algo. Poder é ainda o exercício do governo de um Estado.
Força é energia capaz de alterar ou manter os estados de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força.

4-> Embora a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Em outras palavras, o poder do Estado que apenas se sustenta na força não pode durar. Para tanto, ele precisa ser legítimo, ou seja, Ter o consentimento daqueles que obedecem.
5-> Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.

Anônimo disse...

Alisson Gonçalves N°02 3°B

1º) O que estuda a Filosofia Política?
2º) O que é Política? Por quê costuma-se confundir política e politicagem? Qual é a diferença entre elas?
3º) O que é poder? Qual a relação entre poder e força?
4º) Por quê a força física exercida pelo Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder?
5º) O que é democracia? Quais as suas características? Onde está sua fragilidade? Qual o seu avesso?
RESPOSTAS
1-> Filosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.

2-> A política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicagem é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Politicagem está sendo,recentemente , usada no sentido pejorativo da palavra política , usar da política pra algum meio torpe .

3-> Ter o domínio, a influência ou a força. Deter o direito de posse ou de jurisdição. Possuir os recursos e meios.
É ter a capacidade ou a aptidão para algo. Poder é ainda o exercício do governo de um Estado.
Força é energia capaz de alterar ou manter os estados de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força.

4-> Embora a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Em outras palavras, o poder do Estado que apenas se sustenta na força não pode durar. Para tanto, ele precisa ser legítimo, ou seja, Ter o consentimento daqueles que obedecem.
5-> Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.

Anônimo disse...

Gabriel Pimentel N°06 3°B

1º) O que estuda a Filosofia Política?
2º) O que é Política? Por quê costuma-se confundir política e politicagem? Qual é a diferença entre elas?
3º) O que é poder? Qual a relação entre poder e força?
4º) Por quê a força física exercida pelo Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder?
5º) O que é democracia? Quais as suas características? Onde está sua fragilidade? Qual o seu avesso?
RESPOSTAS
1-> Filosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.

2-> A política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicagem é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Politicagem está sendo,recentemente , usada no sentido pejorativo da palavra política , usar da política pra algum meio torpe .

3-> Ter o domínio, a influência ou a força. Deter o direito de posse ou de jurisdição. Possuir os recursos e meios.
É ter a capacidade ou a aptidão para algo. Poder é ainda o exercício do governo de um Estado.
Força é energia capaz de alterar ou manter os estados de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força.

4-> Embora a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Em outras palavras, o poder do Estado que apenas se sustenta na força não pode durar. Para tanto, ele precisa ser legítimo, ou seja, Ter o consentimento daqueles que obedecem.
5-> Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.

Anônimo disse...

Samuel Diniz N°39 3°B

1º) O que estuda a Filosofia Política?
2º) O que é Política? Por quê costuma-se confundir política e politicagem? Qual é a diferença entre elas?
3º) O que é poder? Qual a relação entre poder e força?
4º) Por quê a força física exercida pelo Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder?
5º) O que é democracia? Quais as suas características? Onde está sua fragilidade? Qual o seu avesso?
RESPOSTAS
1-> Filosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.

2-> A política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicagem é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Politicagem está sendo,recentemente , usada no sentido pejorativo da palavra política , usar da política pra algum meio torpe .

3-> Ter o domínio, a influência ou a força. Deter o direito de posse ou de jurisdição. Possuir os recursos e meios.
É ter a capacidade ou a aptidão para algo. Poder é ainda o exercício do governo de um Estado.
Força é energia capaz de alterar ou manter os estados de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força.

4-> Embora a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Em outras palavras, o poder do Estado que apenas se sustenta na força não pode durar. Para tanto, ele precisa ser legítimo, ou seja, Ter o consentimento daqueles que obedecem.
5-> Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.

Anônimo disse...

Andre Soares N°05 3°B

1º) O que estuda a Filosofia Política?
2º) O que é Política? Por quê costuma-se confundir política e politicagem? Qual é a diferença entre elas?
3º) O que é poder? Qual a relação entre poder e força?
4º) Por quê a força física exercida pelo Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder?
5º) O que é democracia? Quais as suas características? Onde está sua fragilidade? Qual o seu avesso?
RESPOSTAS
1-> Filosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.

2-> A política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicagem é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Politicagem está sendo,recentemente , usada no sentido pejorativo da palavra política , usar da política pra algum meio torpe .

3-> Ter o domínio, a influência ou a força. Deter o direito de posse ou de jurisdição. Possuir os recursos e meios.
É ter a capacidade ou a aptidão para algo. Poder é ainda o exercício do governo de um Estado.
Força é energia capaz de alterar ou manter os estados de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força.

4-> Embora a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Em outras palavras, o poder do Estado que apenas se sustenta na força não pode durar. Para tanto, ele precisa ser legítimo, ou seja, Ter o consentimento daqueles que obedecem.
5-> Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.

Eliane Gadelha 3°ano E n°: 29 Tarde disse...

1. O que estuda a Filosofia Política?
R:é a disciplina filosófica na qual se discute o modo como a sociedade deve estar organizada. 2. O que é Política? Por quê costuma-se confundir política e politicagem? Qual é a diferença entre elas? R: A política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicagem é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Politicagem está sendo,recentemente , usada no sentido pejorativo da palavra política , usar da política pra algum meio torpe. 3. O que é poder? Qual a relação entre poder e força?
R:Poder é a capacidade ou a possibilidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre individuos ou grupos humanos.Para que alguém exerça o poder, é preciso que tenha força, en,tendida como instrumento para o exercício do poder. 4. Por quê a força física exercida pelo Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder? R:Ele precisa ter legitimidade, que se configura pelo consentimento dos governados.ex:nos Estados teocráticos, o poder legítimo vem da vontade de Deus;nas monarquias hereditárias, o poder é transmitido de geração a geração e mantido pela força da tradição;e etc. 5. O que é democracia? Quais as suas características? Onde está sua fragilidade? Qual o seu avesso? R: Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade. O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.

Samia da Cruz N° 38 / 3° "B" disse...

1.É a disciplina filosófica na qual se discute o modo como a sociedade deve estar organizada.

2.A política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicagem é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Politicagem está sendo,recentemente , usada no sentido pejorativo da palavra política , usar da política pra algum meio torpe .

3.Ter o domínio, a influência ou a força. Deter o direito de posse ou de jurisdição. Possuir os recursos e meios.
É ter a capacidade ou a aptidão para algo. Poder é ainda o exercício do governo de um Estado.
Força é energia capaz de alterar ou manter os estados de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força.

4.Embora a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Em outras palavras, o poder do Estado que apenas se sustenta na força não pode durar. Para tanto, ele precisa ser legítimo, ou seja, Ter o consentimento daqueles que obedecem.

5.Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos, direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade. Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade. O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.

Samia da Cruz n° 38
Eliezer de Freitas Guimarães.
3º Ano "B"( Manha)

Anônimo disse...

Clara Maria 3º B N; 09

1- Filosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.

2- A política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicagem é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Politicagem está sendo,recentemente , usada no sentido pejorativo da palavra política , usar da política pra algum meio torpe .

3- Ter o domínio, a influência ou a força. Deter o direito de posse ou de jurisdição. Possuir os recursos e meios.
É ter a capacidade ou a aptidão para algo. Poder é ainda o exercício do governo de um Estado.
Força é energia capaz de alterar ou manter os estados de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força.

4- Embora a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Em outras palavras, o poder do Estado que apenas se sustenta na força não pode durar. Para tanto, ele precisa ser legítimo, ou seja, Ter o consentimento daqueles que obedecem.

5- Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.

Anônimo disse...

Nágila Fernandes Eva. 3ºano B Nº 32

1: É a disciplina filosófica na qual se discute o modo como a sociedade deve estar organizada.
2: É a arte de governar, de gerir o destino da cidade.
3: Poder é a capacidade ou a possibilidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre individuos ou grupos humanos.Para que alguém exerça o poder, é preciso que tenha força, en,tendida como instrumento para o exercício do poder.
4: A força não é sempre (ou melhor, é rarissimamente) um revólver apontado para alguém; pode ser o charme de um ser amado, quando me extorque alguma decisão. Em suma, a força é a canalização da potência, é a sua determinação. E é graças a ela que se pode definir a potência na ordem nas relações sociais ou, mais especificamente, políticas.
5: Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.

Anônimo disse...

Nagila Fernandes 3ºB nº 32

1: É a disciplina filosófica na qual se discute o modo como a sociedade deve estar organizada.
2: É a arte de governar, de gerir o destino da cidade.
3: Poder é a capacidade ou a possibilidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre individuos ou grupos humanos.Para que alguém exerça o poder, é preciso que tenha força, en,tendida como instrumento para o exercício do poder.
4: A força não é sempre (ou melhor, é rarissimamente) um revólver apontado para alguém; pode ser o charme de um ser amado, quando me extorque alguma decisão. Em suma, a força é a canalização da potência, é a sua determinação. E é graças a ela que se pode definir a potência na ordem nas relações sociais ou, mais especificamente, políticas.
5: Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.

Anônimo disse...

arrana maria 3º b,nº07
1ºResposta-é a disciplina filosófica na qual se discute o modo como a sociedade deve estar organizada.
2ºresposta-é a arte de governar, de gerir o destino da cidade.
3ºResposta-Poder é a capacidade ou a possibilidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre individuos ou grupos humanos.Para que alguém exerça o poder, é preciso que tenha força, en,tendida como instrumento para o exercício do poder.
4ºResposta- A força não é sempre (ou melhor, é rarissimamente) um revólver apontado para alguém; pode ser o charme de um ser amado, quando me extorque alguma decisão. Em suma, a força é a canalização da potência, é a sua determinação. E é graças a ela que se pode definir a potência na ordem nas relações sociais ou, mais especificamente, políticas.
5º resposta-Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

arrana maria 3ºano b,nº07

1ºResposta-é a disciplina filosófica na qual se discute o modo como a sociedade deve estar organizada.
2ºRespota- A política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicagem é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Politicagem está sendo,recentemente , usada no sentido pejorativo da palavra política , usar da política pra algum meio torpe.
3ºResposta-Poder é a capacidade ou a possibilidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre individuos ou grupos humanos.Para que alguém exerça o poder, é preciso que tenha força, en,tendida como instrumento para o exercício do poder.
4ºResposta- A força não é sempre (ou melhor, é rarissimamente) um revólver apontado para alguém; pode ser o charme de um ser amado, quando me extorque alguma decisão. Em suma, a força é a canalização da potência, é a sua determinação. E é graças a ela que se pode definir a potência na ordem nas relações sociais ou, mais especificamente, políticas.
5ºresposta- Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.

Anônimo disse...

filosofar

Anônimo disse...

1- Filosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.

2- A política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicagem é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Politicagem está sendo,recentemente , usada no sentido pejorativo da palavra política , usar da política pra algum meio torpe .

3- Ter o domínio, a influência ou a força. Deter o direito de posse ou de jurisdição. Possuir os recursos e meios.
É ter a capacidade ou a aptidão para algo. Poder é ainda o exercício do governo de um Estado.
Força é energia capaz de alterar ou manter os estados de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força.

4- Embora a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Em outras palavras, o poder do Estado que apenas se sustenta na força não pode durar. Para tanto, ele precisa ser legítimo, ou seja, Ter o consentimento daqueles que obedecem.

5- Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.
leticia braga -3 b, manha, nº29

Anônimo disse...

1- Filosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.

2- A política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicagem é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Politicagem está sendo,recentemente , usada no sentido pejorativo da palavra política , usar da política pra algum meio torpe .

3- Ter o domínio, a influência ou a força. Deter o direito de posse ou de jurisdição. Possuir os recursos e meios.
É ter a capacidade ou a aptidão para algo. Poder é ainda o exercício do governo de um Estado.
Força é energia capaz de alterar ou manter os estados de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força.

4- Embora a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Em outras palavras, o poder do Estado que apenas se sustenta na força não pode durar. Para tanto, ele precisa ser legítimo, ou seja, Ter o consentimento daqueles que obedecem.

5- Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.
daniela lopes ,nº15,3 ano b

Thaisa Bruna N° 40 3° Ano "B" eliezer de freitas guimaraes disse...

1.Filosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.
2.A política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicagem é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Politicagem está sendo,recentemente , usada no sentido pejorativo da palavra política , usar da política pra algum meio torpe .
3.Ter o domínio, a influência ou a força. Deter o direito de posse ou de jurisdição. Possuir os recursos e meios.
É ter a capacidade ou a aptidão para algo. Poder é ainda o exercício do governo de um Estado.
Força é energia capaz de alterar ou manter os estados de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força.
4.Embora a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Em outras palavras, o poder do Estado que apenas se sustenta na força não pode durar. Para tanto, ele precisa ser legítimo, ou seja, Ter o consentimento daqueles que obedecem.
5.Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.

Larissa Rodrigues n° 30 3°A manhã disse...

1. O que estuda a Filosofia Política? Pode ser definida como a reflexão filosófica sobre a melhor forma de organizar nossa vida coletiva - as nossas instituições políticas e suas práticas sociais, como o nosso sistema econômico e o nosso padrão de vida da família.é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.

2. O que é Política? Por quê costuma-se confundir política e politicagem? Qual é a diferença entre elas?
A política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicagem é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Politicagem está sendo,recentemente , usada no sentido pejorativo da palavra política , usar da política pra algum meio torpe .

3.O que é poder? Qual a relação entre poder e força?
Ter o domínio, a influência ou a força. Deter o direito de posse ou de jurisdição. Possuir os recursos e meios.É ter a capacidade ou a aptidão para algo. Poder é ainda o exercício do governo de um Estado.Força é energia capaz de alterar ou manter os estados
de tudo que é cognoscível ou, no menos, pensável. Poder seria a qualidade da pessoa, por qualquer circunstância aceitável, de ter força e canalizá-la para um determinado ponto o controle da força.

4.Por quê a força física exercida pelo Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder?
Embora a força seja uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Em outras palavras, o poder do Estado que apenas se sustenta na força não pode durar. Para tanto, ele precisa ser legítimo, ou seja, Ter o consentimento daqueles que obedecem.

5. O que é democracia? Quais as suas características? Onde está sua fragilidade? Qual o seu avesso?
Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito.
Ela permite a expressão de pensamentos divergentes, isso é sua fragilidade.
Sua característica é as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade.
O avesso da democracia chama-se totalitarismo e autoritarismo.