- OBJETIVO GERAL
- Conhecer as diversidades culturais, sócio-espaciais, materiais e imateriais do Continente Africano.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Estimular a pesquisa sobre o Continente Africano e sua diversidade;
- Incitar nos estudantes atitudes autônomas na construção do saber a partir da pesquisa;
- Propiciar o trabalho em grupo, desenvolvendo habilidades, tais como: cooperação, respeito, liderança, responsabilidade, compromisso, etc.
TRABALHOS
- Cada turma que representará uma equipe ficará com 2 (duas) tarefas da gincana para trabalhar e apresentar seus resultados durante o período da culminância do evento.
- Contudo, esse número de tarefas poderá ser alterado, nos casos em que o número total de tarefas dificulte essa distribuição.
- Ocorrendo isso, os organizadores poderão diminuir ou aumentar o número de tarefas para determinada turma de alunos.
CULMINÂNCIA
- Culminância – É o resultado de um Trabalho realizado por uma ou mais pessoas.
- Nossa Culminância ocupará, a princípio, três dias (15, 16 e 17 de junho/2011), mas poderá ser acrescentado mais um dia para a apresentação das atividades que foram propostas no Projeto.
- O horário das apresentações está previsto para às 17:30.
As Tarefas são:
- I - Organização de uma torcida uniformizada;
- II - Grito de guerra;
- III - Ornamentação de um espaço;
- IV - Desfilar com a bandeira;
- V - Desfile do vestuário;
- VI - Danças (coreografia);
- VII – Paródia;
- VIII – Telejornal;
- IX - Teatro;
- X – Barraca;
- XI – Mesa Redonda;
- XII - Jogo de Desafios;
- XIII – Testemunho de Representantes dos Quilombolas de Caucaia e/ou dos Movimentos Negros do Estado do Ceará;
- XIV – Apresentação da Religiosidade dos Países Africanos escolhidos;
- XV – Apresentação do Garoto e da Garota Africanidades, de acordo com o país pesquisado.
4.1. Organização de uma torcida uniformizada em conformidade com a nação representada pela equipe. A turma responsável pela execução dessa tarefa tem o papel de criar, escolher e confeccionar o melhor uniforme (alegoria) padronizado de acordo com a vontade da maioria da equipe que ela representa.
A organização tem como critério a simetria dos movimentos na coreografia, o cumprimento dos comandos dos organizadores das torcidas e dos apresentadores do evento; (Arte e Área de Humanas
4.2. Criação de grito de guerra com uso de apitos, instrumentos sonoros (tambores, berimbau, triângulo, etc..), adornos, preferencialmente se estes estiverem ligados à cultura daquele povo pesquisado.
- O grito de guerra não poderá em nenhuma hipótese fazer apologia (incentivar e/ou defender) a violência, o preconceito, a intolerância religiosa e a imoralidade.
- A turma responsável tem a função de conseguir que a totalidade dos membros de sua equipe participe ativamente dos momentos do grito de guerra.
- O uso de sinalizadores e/ou algum tipo artefato para efeitos especiais, como espetáculos pirotécnicos, dependerá de apresentação e autorização destes recursos por parte da Comissão Organizadora. É terminantemente, proibido o uso de produtos inflamáveis e/ou similares e quaisquer outros produtos que possam comprometer a integridade física dos alunos, professores e convidados. O julgamento sobre esse comprometimento da integridade física será feito pela comissão organizadora. (Arte e Área de Humanas).
4.3. Ornamentação de um espaço escolhido pela Comissão Organizadora e separado, exclusivamente, para cada equipe dentro da escola.
- O espaço da ornamentação será distribuído a partir de um sorteio entre as três equipes e/ou se houver entendimento das equipes, poderá ser acordado entre as equipes.
- Poderá ser um mural pintado ou painéis em pano, ou outros materiais com imagens (fotos), mapa com localização e frases que retratem o país; (Linguagens e códigos, Artes e Humanas)
4.4. Confeccionar e desfilar com a bandeira do país pesquisado. Podendo haver inovações, como uma coreografia.
Tempo máximo de 5min; (Artes e Humanas)
4.5. Desfile apresentando o vestuário da região (país) estudado (a).
Tempo máximo de 5min; (Artes e Humanas)
4.6. Apresentação de danças (coreografia) típica dos países escolhidos; (Artes, Ed. Física e Humanas)
Tempo máximo 5min.
4.7.Criação de uma paródia defendendo o tema da gincana; (Linguagens e Códigos)
Tempo máximo 5min.
4.8. Apresentação de um telejornal, abordando assuntos referentes a política, a economia, a sociedade, a cultura que sejam mais atuaias, incluindo notícias sobre “crise dos alimentos” no referido país. (Linguagens e Códigos e Humanas).
Observação:
O telejornal tem que fazer chamadas no telão aos seus emissários e com cenas das reportagens. Sem erros na transmissão e/ou realizar links ao vivo.
Tempo máximo 10min.
4.9. Peça de teatro sobre as realidades peculiares na nação e suas tradições, folclore e/ou História. Tempo máximo 15min. (História)
As falas dos atores poderão ser feitas com o recurso dos microfones portáteis devidamente acoplados.
4.10. Organização de uma barraca com comidas típicas de cada país pesquisado, que se encontrará no espaço reservado para cada equipe; (Todas as Ciências)
- Obs.: A comida típica dos países são apenas amostragens. As barracas venderão outros pratos para os visitantes.
4.11. Mesa Redonda – Vai ser emitido um edital complementar sobre a tarefa de Mesa Redonda.
4.12. Jogo de Desafios - Vai ser emitido um edital complementar sobre a tarefa de Mesa Redonda.
com explanações de cunho histórico, geográfico, filosófico e sociológico. (História e atualidades, Costumes, Política, Espaço geográfico, Clima, Relevo, população, indústria, agricultura ou pecuária, etc.).
4.13. – Testemunho de Representantes Quilombolas de Caucaia e/ou Representantes dos Movimentos Negros do Ceará.
Cada equipe deverá trazer um representante que façam um breve testemunho de sua experiência.
4.14. – Apresentação da Religiosidade dos países pesquisados.
4.15. – Apresentação do Garoto e da Garota africanidades.
AS PONTUAÇÕES E NOTAS
Em geral, as tarefas terão seus pontos e notas apurados numa escala que vai de 6 a 10.
As tarefas que são apresentadas mais de uma vez durante a gincana terão suas notas e pontos apurados a partir de uma média aritmética.
Tanto a Mesa Redonda, quanto a tarefa do Desafio terão seus pontos e notas apurados com os critérios de primeiro lugar: 10 pontos, segundo lugar: 8 pontos e o terceiro lugar com 6 pontos.
PROFESSORES ORIENTADORES:
ZIMBABWE – Líder Geral: Lívia | LÍBIA – Líder Geral: Rafaela | SUDÃO – Líder Geral: |
3º A – Profa. Irismar | 3º B – Prof. Rafael | 3º C – Prof. Evando |
1 º B – Prof. Renato | 1 º A – Prof. Kledir | 1º C - |
2 º A – Prof. Lauro | 2 º C – Prof. Rafael | 2º B – Profa. Meire |
2 º E – Profa. Graça/Lúcia Helena | 3 º D – Profa. Daniele | 3 º E – Prof. Evando |
2 º D –Profa. Rosely | 1 º E - Prof. Kledir | 1 º F – Profa. Celiane |
1 º D –Profa. Tatá | 1 º G – Profa. Aline | 1º H – Profa. Celiane |
3 º F – Prof. Jair | 2 º G – Profa. Aline | 3 º G – Prof. Marcelo |
1 º I – Prof. Lúcio | 2 º F | 1 º J – Prof. Marcelo |
Um comentário:
Santo Evando, sou eu a kelli do 1° ano I estou passando só, pra dizer que acho muito importante essa interação nop blog, parabens pelo seu trabalho.
Postar um comentário