sexta-feira, 8 de abril de 2011

Professor Evando participa do Curso ECA na Escola

Como professor e suplente do Conselho Tutelar da Jurema, que é encarregado pela sociedade de zelar pelos direitos de crianças e adolescentes, se torna importante a participação do Professor FRANCISCO EVANDO DE SOUSA, conhecido como Professor Evando no Curso ECA na escola.

O curso ECA na Escola foi desenvolvido por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação, Secretaria de Direitos Humanos, Fundação Telefônica e Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor da Fundação Insitituto de Administração.

Para esta turma 4, também contamos com as parcerias do Ministério Público do Trabalho do Ceará, que coordena Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, com as Secretarias de Estado da Educação de São Paulo e Rio de Janeiro, e com participantes do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil do Rio de Janeiro.

APRESENTAÇÃO
Desenvolvido por meio de uma parceria entre o Portal Pró-Menino, a Secretaria de Direitos Humanos e o Ministério da Educação, o curso ECA na Escola foi criado em 2009 e já capacitou três turmas, com mais de 5 mil professores atendidos.

O objetivo principal do curso é contribuir com a efetivação da Lei 11.525/07 – que inclui no currículo do ensino fundamental conteúdos que traten dos direitos das crianças e dos adolescentes, tendo como diretriz o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei 8069/90). Além disso, a proposta é que a capacitação ajude a fortalecer uma cultura de respeito aos direitos humanos nas escolas participantes.

O curso inclui sete módulos de formação, sendo o último módulo reservado para o desenvolvimento de um plano de ação que incorpore, nas atividades escolares, questões ligadas à discussão, reflexão e disseminação dos direitos e deveres de crianças e adolescentes previstos no ECA.

OBJETIVOS

Os objetivos do curso são:
  1. Capacitar os professores para incluir, no currículo do ensino fundamental, conteúdos e práticas sobre direitos das crianças e dos adolescentes;
  2. Contribuir para que os professores possam provocar, refletir, problematizar e incorporar, no ambiente escolar, questões relacionadas aos direitos e deveres de crianças e adolescentes;
  3. Divulgar o conteúdo do ECA entre os professores e os estudantes;
  4. Criar e fortalecer uma cultura de respeito aos direitos humanos das crianças e dos adolescentes. 
 METODOLOGIA DO CURSO
 
O método empregado será o de Ensino à Distância (EaD) por meio das comunidades virtuais de aprendizagem inseridas no Portal Pró-Menino.
Serão utilizados diversos recursos de Tecnologia da Informação – como chats, fóruns, textos de apoio, webtransmissões, vídeo-aulas etc – e de ensino à distância a partir do conceito de knowledge on demand, que permite que os educadores realizem o processo de formação em horários flexíveis e adequados.
Como aspecto teórico complementar, as quatro dimensões abaixo segundo PALLOF E PRATT, 2004) foram consideradas:
  1. Ênfase no conhecimento aplicado e focado
  2. Foco no tempo do participante (assincrônico)
  3. Reflexão na ação
  4. Foco no aluno
Todos os processos, ações e estratégias de mediação da comunidade virtual, bem como o espaço onde se dará o processo de formação, são fundamentados nos conceitos de KIM (1998) sobre a construção de comunidades na web. Tais conceitos levam em consideração:
  1. O propósito da comunidade
  2. O locus e suas ferramentas
  3. Os perfis e a construção da identidade e sentimento de pertencimento
  4. As regras de participação, tarefas e conteúdos programáticos
  5. Os mediadores
  6. As regras de etiquetas
  7. Os eventos, encontros e trocas
  8. Os rituais e ritos de passagem
Além disso, o programa de formação utiliza três estratégias de atuação, que são também as estratégias utilizadas pelo Portal Pró-Menino junto a seus usuários em seu fazer diário:
  1. Irrigação: Portal disponibiliza informações para o usuário;
  2. Participação: internauta produtor do conhecimento e compartilhando experiências locais;
  3. Interação: promoção da interconexão de usuário com usuário.

PALLOF, Rena. M. & PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed. 2004
KIM, A. J. Community Building on the Web. Peachpit Press, 1999


PROGRAMA DO CURSO

O curso será dividido em 7 módulos, cada um abordando um aspecto dos direitos infanto-juvenis.  Abaixo a descrição dos módulos:

Módulo 1 - Aspectos históricos dos direitos da criança e do adolescente
Módulo 2 - O ECA e o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente
Módulo 3 - ECA e o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente
Módulo 4 - Crianças e adolescentes com direitos ameaçados e violados e a escola
Módulo 5 - O adolescente em conflito com a lei e a escola
Módulo 6 - Participação e protagonismo
Módulo 7 - Projeto de aplicação prática

A carga horária total do curso é de 60 horas.

Fonte: http://www.promenino.org.br/Home/tabid/37/Default.aspx

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