sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O pensamento político grego

Os gregos inegavelmente nos deixaram um legado riquissimo em questão de cultura e sabedoria. No seu período clássico entre os séculos V e IV a.C vimos surgir a filosofia com os pré-socráticos, a democracia de Péricles, o teatro e as tragédias gregas com Sófocles e Eurípedes, a invenção da moeda, a lei escrita com seus legisladores Drácon, Sólon e a política (palavra originada de outra palavra grega pólis que quer dizer cidade-estado). Daí deriva também a noção de cidadania, ou seja, cidadão é o habitante da cidade (pólis), mas que, segundo o modelo ateniense, para obter a cidadania precisava ser homem adulto nascido em Atenas e livre. Sabemos que Atenas possuía cerca de meio milhão de habitantes, dos quais trezentos mil eram escravos e cinquenta mil metecos (estrangeiros); excluídas ainda as mulheres e as crianças, apenas 10% do corpo social tinha o direito de decidir por todos, e era considerado cidadão. Os outros 90% eram os não-cidadãos composto por mulheres, escravos e estrangeiros.
No campo filosófico, esse período viu nascer grandes filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles.
Sócrates é o filósofo que introduz a discussão ética e não cosmológica como fizeram os pré-socráticos. "Conhece-te a ti mesmo" e "Só sei que nada sei" são suas máximas. Platão, cujo nome verdadeiro era Aristocles, era descendente direto dos fundadores da cidade de Atenas de família aristocrática defendia o governante da pólis deveria ser um Rei-filósofo. Sua obra mais famosa na área de filosofia política é A República onde cria uma cidade ideal com justiça e uma educação sob a responsabilidade do Estado. Mas essa obra é criticada por se tratar de uma utopia. Já Aristóteles (384-322 a.C), discípulo de Platão, considera essa utopia impraticável. A reflexão aristotélica sobre a política não se separa da ética, pois a vida individual está imbricada na vida comunitária. Na sua obra Ética a Nicômaco, conclui que a finalidade da ação moral é a felicidade do indivíduo, mas também indissociavelmente a política tem por fim organizar a cidade feliz. Portanto, para os gregos antigos ética e política andam juntas, não se separam porque o bom político é necessariamente ético e vice-versa. Essa visão perdurará até o início da modernidade, mas que será contestada e modificada pelo pensamento de Nicolau Maquiavel, na sua famosa obra O Príncipe. Mas essa passagem do pensamento grego político para o maquiavelismo nós estudaremos nos próximos capítulos.
Questões para reflexão:

Qual a relação existente entre pólis e política?

Qual a contribuição dos sofistas para a formação do pensamento político grego?

Por que Sócrates, depois de ser condenado a pena de morte pelo tribunal ateniense acusado de corromper a juventude e introduzir novos deuses em Atenas, não fugiu conforme o plano de Platão?

Por que Platão criticava a democracia?

Qual a sua idéia principal sobre o bom governo ou o governo ideal? Em que obra ele defende essa idéia?

Aristóteles, na sua obra Política, analisa as constituições das principais cidades e também analisa as formas de governo. Qual forma de governo seria mais adequada, segundo Aristóteles?

Qual a relação existente entre ética e política para Aristóteles?

207 comentários:

1 – 200 de 207   Recentes›   Mais recentes»
Pauliana Morais - 3º Ano D - Tarde! Liceu de Caucaia disse...

É um texto muito rico em informações, pois nos tira muitas dúvidas de assuntos muito complexos, de tal forma que nos da uma compeensão ampla de determinado conteudo!

magna 3º D disse...

1-Qual a relação existente entre pólis e política?
Acho que política é a arte de governar a cidade-estado, mais ou menos isso...

4-Por que Platão criticava a democracia?
Ele era contra a democracia, defendia o governo monarquico.

5-Qual a sua idéia principal sobre o bom governo ou o governo ideal? Em que obra ele defende essa idéia?
A República

6-Aristóteles, na sua obra Política, analisa as constituições das principais cidades e também analisa as formas de governo. Qual forma de governo seria mais adequada, segundo Aristóteles?
A democracia

7-Qual a relação existente entre ética e política para Aristóteles?
Elas andam juntas, não se separam.

Rafaela 3° d liceu de caucaia disse...

Rafaela da Silva Lopes
Liceu Estadual de Caucaia
3ºd
Pólis quer dizer cidade-estado e para se ter política é nacessário haver um estado uma cidade, etc.Cada um dos sofistas tentam explicar com sua maneira o conceito de política. Sócrates não fugiu pois estaria contra os inocentes e contrariando as leis.

Rafaela 3° d liceu de caucaia disse...

Rafaela da Silva Lopes
Liceu Estadual de Caucaia
3ºd
Pólis quer dizer cidade-estado e para se ter política é nacessário haver um estado uma cidade, etc.Cada um dos sofistas tentam explicar com sua maneira o conceito de política. Sócrates não fugiu pois estaria contra os inocentes e contrariando as leis.

amanda 3º D disse...

1-A relação é que pólis quer dizer cidade estado, e políca é o conjunto de pessoas que tem o poder dentro da cidade estado.

4-Porque ele era a favor do mono, que quer dizer um governante, e não demos, que quer dizer povo. E a democracia favorece que o povo tenha vez na cidade e no país.

Paulo Ricardo - 3° D - Liceu de Caucaia disse...

Polis é a Cidade, entendida como a comunidade organizada, formada pelos cidadãos , isto é, pelos homens nascidos no solo da Cidade, livres e iguais. Política denomina organização, direção e administração de nações ou Estados.


Como se sabe, em Atenas, as questões políticas eram decididas na Ágora , onde todos os que tinham direito a fazer uso da palavra exerciam relativamente o mesmo poder.Dai a importância dos sofistas, filósofos que vendiam seus conhecimentos a quem desejasse ter combatividade e êxito nos embates político-discursivos que se davam na praça.

keulyane 3° ano D disse...

Pólis e Política: Ambas dão o significado de "cidade-estado" daí deriva também a noção de cidadania.A contribuição dos sofistas era proceder a passagem para a reflexão,concentrando suas atenções na questõa moral e política.elaborando o ideal democrático da nova classe(a dos comerciantes enriquecidos).

erlanio disse...

polis e uma cidade,e politica e à arte de governa,ou seja,a relaçao entre ambas e liderar uma cidade.os sofistas por serem discipulos de Socrátes foram os responsáveis,assim como seu mestre,pelo questionamento de temas referentes ao homem.Socrates queriam defender todas as suas ideias ate o fim.

Danyele de Sousa 3D disse...

De uma forma geral, ambas as esferas eram soberanas em si mesmas: assuntos privados não diziam respeito às discussões públicas.
O pensamento e atividade sofista e estabelecer uma filosofia e uma ética cujos corolários morais, políticos, práticos, permitiriam o bom, belo e justo funcionamento da cidade e do cidadão.

claudiano 3D liceu de caucaia disse...

a politica é uma palavra de origem grega que deriva de polis uma cidade estado na grécia e significava a arte de governar a polis.porque eles buscaram questionar comentar os assuntos relacionados a politica.porque ele queria defender suas ideias até o fim.primeiramente por ser de família aristocrática dpois ele achava que era dever do filosofo governar a pólis.platao desjava um governoem que o sábio difesse a arte de governar, ele expressa suas ideias em sua obra a república.a aristcracia ou seja o direito para os melhores poder nas mãos dos melhores.que o politico deveria ser sábio integro e um grande cidadão

JOSÉ ALISSON DE SOUZA SILVA disse...

A PALAVRA POLIS QUER DIZER CIDADE OU ESTADO , E A PALAVRA POLITICA TEM QUE FAZ O BEM PARA O ESTADO.

Unknown disse...

Polis: era um modelo das antigas cidades gregas, desde o periodo arcaico até o periodo clássico, vindo a perder a importância durante o dominio romano. Politica: denomina-se arte ou ciência nações ou estados. Renata maria 3 "E" n°(46)

JOSÉ ALISSON DE SOUZA SILVA disse...

A PALAVRA POLITICA Q DIZER POLIS . A PALAVRA POLIS Q DIZER ESTADO OU CIDADE .
POLITICA TEM Q FAZER O MELHOR PARA SEU ESTADO.

Janaina 3D Liceu de caucaia disse...

Para os gregos antigos ética e politica andam juntos.A arte politica é essencialmente exercício a linguagem,e o logo na origem toma conciencia de si mesma das suas regras,de sua eficácia,atraves de sua função politica.Porque a oposição de platão a democracia explora outra tensão que aparentemente existe na teoria democratica.

giliardo dantas 3;amo A disse...

Para os gregos antigos ética e politica são situacoes iguais.A arte politica é essencialmente exercício a linguagem culta da vida do propio ser ,e o logo na origem toma conciencia de si mesma das suas regras,de sua eficácia,atraves de sua função politica

giliardo dantas 3;amo A disse...

socrates e filosofo que introduz a discussão ética e não cosmologica . platão defendia o
governaste do poles que deveria ser um rei filosofico .
sua obra mais famosa na ária da
filosofia política e a república
onde iria a cidade ideal com justiça e uma educação sob a responsabilidade do estado

david alves 3anoA liceu disse...

A nos estamos estudando a concepção de Polis como o lugar onde os indivíduos
podem ser considerados como seres políticos e, desse modo, é somente nela que eles
encontrarão a sua realização. Para atingir a atualização de todas as suas possibilidades, o
homem deve estar inserido na cidade e essa deve dispor de todos os meios para garantir
o soberano bem daqueles que a compõem. A atualização da natureza do homem só pode
se dar na cidade, que, nesse caso, é a Polis. O fundamento da existência do homem, bem
como o objetivo de sua existência, só pode ser pensado na Polis. Essa visa o bem maior
porque abrange outras comunidades menores e possui uma auto-suficiência que as
comunidades menores não alcançam.
Ou seja nos levamos esse conseito ate hoje,não só levamos como também usamos na nossa sociedade moderna na qual vivemos hoje.

ELIANA RODRIGUES SANTOS 3A MANHA LICEU DE CAUCAIA disse...

respo=01_A relaçao e que quando o cidadao nasce ele procura sempre esta dntro da politica para viver em o mundo melhor.

resp=02_Eles contribuiram com fragmentos de suas obras,alem da referencias tendeciosas.

resp=03_professor me desculpa por nao ter respondido essa questao,infelizmente eu nao entendi.

resp=04_talvez porque platao demostravam desapreço pelos politicos de seu tempo,ele prespunhavam um conhecimento direto da manobras pliticos e de seus verdadeiros motivos.

reso=05_a minha idea principal e uasa o criteiro do numero,da quantidade pra istinuir a monarquia a aristocracia(ou governo de um pequeno grupo)e a politica(ou governo da maioria).

respo=06_A democracia.

RESP=07_Porque para existir politica tem que ter etica e as duas coisas sempre tem que andar juntas.

Brenda de albuquerque 3a disse...

1: Qual a relação existente entre
pólis e politica? pólis quer dizer cidade-estado e se vai ter politica tem que hacer o estado.
no texto diz que: São excluídas ainda as mulheres e as crianças, apenas 10% do corpo social tinha o direito de decidir por todos, e era considerado cidadão. Os outros 90% eram os não-cidadãos composto por mulheres, escravos e estrangeiros.Esse meio de exclusão é meio que preconceituoso porque não direito e decisoes iguais? A lei mostra que realmente que não pode haver a diferença mais na verdade não é isso que realmente acontece. Porque não ter o direito de escolha naquele tempo? As opniões mudaram eo mundo esta mais democrático bom isso...

Brenda 3A

brenda 3a disse...

1: Qual a relação existente entre
pólis e politica? pólis quer dizer cidade-estado e se vai ter politica tem que hacer o estado.
no texto diz que: São excluídas ainda as mulheres e as crianças, apenas 10% do corpo social tinha o direito de decidir por todos, e era considerado cidadão. Os outros 90% eram os não-cidadãos composto por mulheres, escravos e estrangeiros.Esse meio de exclusão é meio que preconceituoso porque não direito e decisoes iguais? A lei mostra que realmente que não pode haver a diferença mais na verdade não é isso que realmente acontece. Porque não ter o direito de escolha naquele tempo? As opniões mudaram eo mundo esta mais democrático bom isso...

Brenda 3A

LILIAN KARINE 3c disse...

É um texto muito rico em informações,tira muitas dúvidas .
ética e politica andam sempre juntas....A democracioa favorece que as pessoas tenham as suas proprias opniões. E isso facilita no entendimento da democracia.

1-Qual a relação existente entre pólis e política?
Acho que política é a arte de governar a cidade-estado, mais ou menos isso...



Lilian karine

3c

Rosa 3D N46 disse...

Pólis é a cidade-estado,e para concluir uma política é necessario a organização e a formação de uma cidade,o começo de uma sociedade.

Talvez porque ele mostrava desapreço pelos politicos da sua época

Elisson de Sousa Araujo 3D Liceu de Caucaia disse...

Polis palavra grega que significa cidade-estado noção de cidadania ou seja, direitos de um determinado grupo. Politica forma de um determinado grupo praticar os seus direitos. Os sofistas contribuiram com a forma diferente de debater os pensamentos politicos gregos.

Anônimo disse...

GLEICIANE DE CASTRO N°20
3°ANO E TARDE liceu de caucaia
1°PERGUNTA
A relação é que a palavra política deriva de pólis, que é como se chamavam as cidades-estado da Grécia antiga. Política era a ciência ou arte de administrar a pólis.
2°PERGUNTA
Nenhuma.
Os sofistas (literalmente, "sábios") eram todos estrangeiros. Excluídos assim da condição de cidadãos, não se interessavam diretamente pelos destinos da cidade. Assim, não se preocupavam com o que uma argumentação poderia ter de justo ou injusto, moral ou imoral - isso é assunto dos cidadãos.

SANTIAGO DOS SANTOS ABREU 3ª E LICEU ESTADUAL DE CAUCAIA disse...

O texto é muito rico de informaçoes, vai nos ajudar bastante afinal de contas muitos de nós do terceiro ano começaremos a votar a partir do proximo ano e com essa ajuda saberemos com toda a certeza que teremos que fazer a diferenca com o nosso voto e graças a ajuda desse texto escolheremos candidatos bons e juntos faremos um futuro melhor, certo, ok então vamos ao texto. POLIS: era um modelo das antigas cidades gregas, desde o periodo arcaico até o periodo clássico, vindo a perder a importância durante o dominio romano.PLATÃO:Platão criticava a democracia por que como diz no texto ele era a favor da monarquia e como tambem conta no texto monarquia e democracia são bem diferentes e se platão e a favor da monarquia ele não poderia ser a favor da democracia.QUAL O GOVERNO IDEAL:Bom o governo ideal pra mim seria um governo em que as verbas seriam usadas para combater os problemas que a nossa populaçao vive e não para viagens ou para os bolsos dos nossos governantes como é atualmente.ARISTOTELES: Segundo Aristoteles a forma de governo mais adequada seria a democracia.QUAL A RELAÇÃO ENTRE ETICA E POLITICA: de acordo com o que eu fiquei sabendo aristoteles dizia que as duas estão sempre juntas e nunca se separam.

JEFFERSON 3º E LICEL DE CAUCAIA disse...

Política é uma palavra originada de outra palavra Grega pólis que quer dizer cidade-estado

Erka disse...

1-A relação entre a polis e a política:É que polis deriva da palavra política.

Erika 3 ano E N:10

fernando felipe 3 ano E disse...

.Eu acho a cidade estado e para se ter uma politica é necessario haverum estado e uma cidade.
.Eu acho que ele defende a república
o governo ideal.
Porque ele era a favor do mono que quer dizer um governante, e não demos, que quer dizer o povo
Os filósofos que vendiam seus conhecimentos a quem desejava ter combatividade e êxito nos embates político-discursivos que se davam na praça.
Que o politico deveria ser sábio integro e um grande cidadão

Anônimo disse...

GLEICIANE DE CASTRO N°20
3° ANO E TARDE LICEU DE CAUCAIA
3°PERGUNTA
Poderia fugir, ou pagar uma pecúnia alterntiva, no entanto afirma que fugir seria admitir uma culpa que ele não tinha. “A única coisa que importa —- afirma — é viver honestamente, segundo a própria consciência, sem cometer injustiças, nem mesmo para retribuir uma injustiça recebida.” Sócrates não trairia sua consciência, preferia a morte a declarar-se culpado; porque respeitava a lei não quisera fugir da prisão.

Anônimo disse...

Na minha opinião este texto é muito informante,política é a arte de governar e polis cidade,algo do tipo.
É um texto muito rico em informaçôes!
A relaçâo entre ambas para governa uma cidade.

cesar moral 3 E liceu de caucaia disse...

[1]
A relação é que a palavra política deriva de pólis, que é como se chamavam as cidades-estado da Grécia antiga. Política era a ciência ou arte de administrar a pólis. Uma curiosidade: o pagamento de salários para os políticos surgiu na Grécia (por incrível que pareça) para garantir os direitos do povo!

[2]
Os sofistas (literalmente, "sábios") eram todos estrangeiros. Excluídos assim da condição de cidadãos, não se interessavam diretamente pelos destinos da cidade. Assim, não se preocupavam com o que uma argumentação poderia ter de justo ou injusto, moral ou imoral - isso é assunto dos cidadãos

[3]

juliana 3º E LICEU DE CAUCAIA disse...

1-A relação é que a palavra política deriva de pólis, que é como se chamavam as cidades-estado da Grécia antiga. Política era a ciência ou arte de administrar a pólis
2-Eles contribuiram com fragmentos de suas obras,alem da referencias tendeciosas.

hudson dos santos landim liceu 3°E tarde. disse...

A relação é que a palavra política deriva de pólis, que é como se chamavam as cidades-estado da Grécia antiga.
Nenhuma. Os sofistas (literalmente, "sábios") eram todos estrangeiros. Excluídos assim da condição de cidadãos, não se interessavam diretamente pelos destinos da cidade. Assim, não se preocupavam com o que uma argumentação poderia ter de justo ou injusto, moral ou imoral - isso é assunto dos cidadãos.
Poderia fugir, ou pagar uma pecúnia alterntiva, no entanto afirma que fugir seria admitir uma culpa que ele não tinha. “A única coisa que importa —- afirma — é viver honestamente, segundo a própria consciência, sem cometer injustiças, nem mesmo para retribuir uma injustiça recebida.” Sócrates não trairia sua consciência, preferia a morte a declarar-se culpado; porque respeitava a lei não quisera fugir da prisão.
Ele dizia que o "excesso" de liberdade poderia comprometer a "ordem" do sistema
Para Aristóteles, na sua obra "Ética a Nicômaco", ele ordena em 06 (seis) as melhores formas de governo, que são: monarquia, aristocracia, politia (muitos governando), democracia, oligarquia, tirania.
Ética são elevados valores de conduta (moral, senso juízo, virtude, discernimento), se o ser humano não possuir ética em sua conduta pessoal, como poderá exercer uma conduta Politica.

JEFFERSON 3º E LICEL DE CAUCAIA disse...

Politica é uma palavra originada de outra palavra grega pólis que quer dizer cidade-estadol

Anônimo disse...

1-A Política e polis(cidade)cidade tem que ter uma política,um governo).
2-Com uma opinião formada contribui para solidificar a política grega.
3-Por que ele estava certo do que queria e consciente que sua opinião não fazia mal a ninguém.
4-Por que para a igualdade seria nos estudos e não no modo de trabalho e de viver.
5-Ou rei seria filosofo ou o filosofo seria rei.
6-A Democracia
7-Elas não se sparam
KELY N-52 MANHA 3B
Liceu de Caucaia

Tamires 3ºA nº49 liceu de caucaia disse...

TAMIRES DA SILVA SANTOS 3ºA Nº49
Qual a relação existente entre pólis e política?
• RESPOSTA=>A relação é que a palavra política deriva de pólis, que é como se chamavam as cidades-estado da Grécia antiga. Política era a ciência ou arte de administrar a pólis. Uma curiosidade: o pagamento de salários para os políticos surgiu na Grécia (por incrível que pareça) para garantir os direitos do povo!... No começo, nas cidades-estado gregas, as funções públicas, inclusive as de governo, não eram remuneradas, porque a ideia era que quem se dispusesse a exercê-las devia fazer isso por puro patriotismo. Só que o que acabava acontecendo era que apenas os ricos podiam participar do governo, porque quem não era rico tinha que trabalhar para se sustentar. O pagamento de salários para os membros do governo era uma forma de garantir que os pobres também pudessem ter seus representantes. Quando a gente pensa onde isso chegou nos dias de hoje..

•Qual a contribuição dos sofistas para a formação do pensamento político grego?
RESPOSTA=>Nenhuma.
Os sofistas (literalmente, "sábios") eram todos estrangeiros. Excluídos assim da condição de cidadãos, não se interessavam diretamente pelos destinos da cidade. Assim, não se preocupavam com o que uma argumentação poderia ter de justo ou injusto, moral ou imoral - isso é assunto dos cidadãos. Bastava-lhes que seus discípulos aprendessem a falar - não importava o quê, mas bem, de modo convincente - e que os remunerassem pelo ensino. Dizia-se até que um aluno, para se considerar apto, devia convencer o mestre a não receber o pagamento; se não conseguisse convencê-lo, a lição fora mal ministrada e não merecia remuneração. Se o conseguisse, não haveria por que pagar.Os mais conhecidos são Hípias ( nascido na Élida no séc. V a.C.), Górgias ( c. 487-380 a.C.) e Protágoras ( c. 485-410 a.C).

•Por que Sócrates, depois de ser condenado a pena de morte pelo tribunal ateniense acusado de corromper a juventude e introduzir novos deuses em Atenas, não fugiu conforme o plano de Platão?
RESPOSTA=>Poderia fugir, ou pagar uma pecúnia alternativa, no entanto afirma que fugir seria admitir uma culpa que ele não tinha. “A única coisa que importa —- afirma — é viver honestamente, segundo a própria consciência, sem cometer injustiças, nem mesmo para retribuir uma injustiça recebida.” Sócrates não trairia sua consciência, preferia a morte a declarar-se culpado; porque respeitava a lei não quisera fugir da prisão.

•Por que Platão criticava a democracia?
RESPOSTA=>Talvez porque Platão manifestava desapreço pelos políticos de seu tempo, ele o faz como alguém que viveu nos bastidores das encenações políticas desde a infância. Suas críticas à democracia ateniense pressupunham um conhecimento direto das manobras políticas e de seus verdadeiros motivos.Mas mesmo assim, e apesar de algumas contradições, retomando o problema político e alterando teses expressas anteriormente em "A República", Platão propõe, em sua última obra, uma conciliação entre monarquia constitucional e democracia

•Qual a sua idéia principal sobre o bom governo ou o governo ideal? Em que obra ele defende essa idéia?
RESPOSTA=> O governo ideal é aquele que faz tudo em beneficio do povo e para o povo.Hoje eles fazem só em beneficio próprio

•Aristóteles, na sua obra Política, analisa as constituições das principais cidades e também analisa as formas de governo. Qual forma de governo seria mais adequada, segundo Aristóteles?
• RESPOSTA=>
Para Aristóteles, na sua obra "Ética a Nicômaco", ele ordena em 06 (seis) as melhores formas de governo, que são: monarquia, aristocracia, politia (muitos governando), democracia, oligarquia, tirania.

•Qual a relação existente entre ética e política para Aristóteles?
• RESPOSTA=>Para Aristóteles, que foi o primeiro filósofo a distinguir a ética da política, a ética deve estar centrada na ação voluntária e moral do indivíduo enquanto tal, e a política, nas vinculações deste com a comunidade

Anônimo disse...

O pensamento político grego.
1)Polis significa estado.E toda cidade vive uma política.Na qual esta sempre junta com a ética,segundo o pensamento político grego.
2)Os filósofos gregos acreditavam que os sofista prejudicavam sua cultura.Pois,os sofistas eram mestres viajantes que faziam aparições públicas para atrair jovens.Estes recebiam seus ensinamentos em troca de dinheiro.Os sofistas ensivam o CONTRA-ARGUMENTO.Deste então foram perseguidos pelos politicos/filosofos gregos.
3)Sócrates era um homem que prezava a justiça e os valores.E não iria fugir destes.
4)Porque para ele a democracia só tem sentido para aquele que prezam a liberdade de pensamento e de expressão e que não sabem viver sem pensar.Os homens não precisariam do pensamento para viver e a democracia tornava-os ainda mais preguiçosos e intelectualmente amnésicos.
5)A República.
6)Aristóteles achava que a política ideal era impraticável.
7)Uma mistura de oligarquia e democracia.
8)Que elas são impraticáveis.

Colegio Estadual Liceu de Caucaia
Thaizy de Gois Martins Nº: 47 3ºB manhã

Anônimo disse...

O pensamento político grego.
1)Polis significa estado.E toda cidade vive uma política.Na qual esta sempre junta com a ética,segundo o pensamento político grego.
2)Os filósofos gregos acreditavam que os sofista prejudicavam sua cultura.Pois,os sofistas eram mestres viajantes que faziam aparições públicas para atrair jovens.Estes recebiam seus ensinamentos em troca de dinheiro.Os sofistas ensivam o CONTRA-ARGUMENTO.Deste então foram perseguidos pelos politicos/filosofos gregos.
3)Sócrates era um homem que prezava a justiça e os valores.E não iria fugir destes.
4)Porque para ele a democracia só tem sentido para aquele que prezam a liberdade de pensamento e de expressão e que não sabem viver sem pensar.Os homens não precisariam do pensamento para viver e a democracia tornava-os ainda mais preguiçosos e intelectualmente amnésicos.
5)A República.
6)Aristóteles achava que a política ideal era impraticável.
7)Uma mistura de oligarquia e democracia.
8)Que elas são impraticáveis.

Colegio Estadual Liceu de Caucaia
thaizy de Gois Martins nº: 47 3ºB manhã

Anônimo disse...

O pensamento político grego.
1)Polis significa estado.E toda cidade vive uma política.Na qual esta sempre junta com a ética,segundo o pensamento político grego.
2)Os filósofos gregos acreditavam que os sofista prejudicavam sua cultura.Pois,os sofistas eram mestres viajantes que faziam aparições públicas para atrair jovens.Estes recebiam seus ensinamentos em troca de dinheiro.Os sofistas ensivam o CONTRA-ARGUMENTO.Deste então foram perseguidos pelos politicos/filosofos gregos.
3)Sócrates era um homem que prezava a justiça e os valores.E não iria fugir destes.
4)Porque para ele a democracia só tem sentido para aquele que prezam a liberdade de pensamento e de expressão e que não sabem viver sem pensar.Os homens não precisariam do pensamento para viver e a democracia tornava-os ainda mais preguiçosos e intelectualmente amnésicos.
5)A República.
6)Aristóteles achava que a política ideal era impraticável.
7)Uma mistura de oligarquia e democracia.
8)Que elas são impraticáveis.

Colegio Estadual Liceu de Caucaia
thaizy de Gois Martins nº: 47 3ºB manhã

Anônimo disse...

Érica Farias
3°A manhã

1)Quando os gregos resolvem administra a pólis dai surgi a política.

2)eles são os sabios daquela época assim passando sua sabedoria para os gregos.

3)Sócrates decide enfretar, mesmo sabendo o que iria acontecer a ele,assim não deixando seus valores de lado.

4)Por que Platã queria um rei-filosofo no poder político.

5) Um governo com justiça e educação sob responsabilidade do estado uma utopia.

6)Demogracia

7)Ética e Política andam sempre juntas.

karine 3° D Leceu de caucaia. disse...

a palavra polis significa modelo deriva de polis uma cidade estado na grécia e a arte de governar polis fala no texto que ética e politica anda sempre junto, mas eles expressa suas ideias em sua obra,deveria ser sábio integro e um grande cidadão democratas explora outra tensão que aparentemente existe na teoria democratica porque eles defender suas ideis.

Katiana Duca 3ºA LICEU DE CAUCAIA disse...

(1)A relação entre os dois é que se Pólis quer dizer cidade-estado tem que ser governado por um político
(2)não sei.
(3)não li sobre nada disso.
(4)Porque ele defendia o governo Monárquico.
(5)Bom, um bom governo faz sempre alguma coisa mas o governo ideal é melhor porque é ideal para governar.A Republica (6)A democracia.
(7)A relação aristotélica sobre a política não se separa da ética pois a vida individual está imbricada na vida comunitária.


















2)

Vanessa da Silva 3ºA LICEU DE CAUCAIA disse...

1ºA relação é que ambas significam cidade-estado. E política deriva a noção de cidadania o cidadão é habitante da cidade.
2º?
3º?
4ºPorque ele defendia o governo monárquico.
5ºO governo ideal é aquele que defende seus princípios éticos e morais.
6ºDemocracia
7ºA relação é que eles não se separam, sempre andam juntos.

Sayonara Reis 3E Liceu de Caucaia disse...

1)A pólis "assembléia do povo" e também
ao local onde as pessoas se reuniram nas diversas pólis,para atividades religiosas,sociais e politicos, essa relação fez uma nova organização politica.
2)Os sofistas irão proceder a passagem para a reflexão propiamente antropológica,centrando suas atenções na questão moral e política.
3)porque,segundo platão os homenas comuns são vítimas do conhecimento impefeito da "opinião" e por tanto devem ser dirigidos por homens que se distiguem pelo saber.
4)segundo,platão é porque por definição,o povo é incapaz de possuir a ciência política.Em fim a democracia,levaria fatalmente à tirania, a pior forma de governo axercida pela força por um só homen e sem ter por objeto o bem comum.
5)"que os filósofos se tornem reis,ou que os reis se tornem filósofos"A sua obra principal era A REPÚBLICA.

Sayonara Reis 3E Liceu de Caucaia disse...

6)Aristóteles usa o critério do número,da quantidade,para distinguir a monarquia(ou governo de um só),a aristocracia(ou governo de um pequeno grupo)e a politéia(ou governo da maioria).

Sayonara Reis 3E Liceu de Caucaia disse...

7)A politica não se separa da ética, pois a vida individual está imbricada na vida comunitária.também e política tem por fim organizar a cidade, na formação da ética dos indivíduos, preparando-os para a vida em comunidade.

FABRICIO JACKSON MARQUES DE SOUZA - N° 19 - 3° D - LICEU DE CAUCAIA disse...

A pólis é a cidade estado formada pela acrópole e pela ágora, com funções de defesa para a cidade e local de reuniões politicas e comerciais, respectivamente. ou seja, a pólis propiciou melhor organização politica para a Grecia.
Os primeiros filósofos pré-socráticos preocupavam-se com a naturezae as explicações cosmológicas sobre o princípio de todas as coisas. Já os sofistas, tiveram uma reflexão propriamente antropologica, centrando suas atenções na questao moral e política.
Em "A República", Platão imagina uma cidade utópica - a Callipolis - que para ele seria o modelo de cidade ideal. Para Platão, o Estado e não a família, deveria se incubir da educação das crianças, o Estado orientaria as formas de eugenia para evitar casamentos desiguais oferecendo melhores condições de reprodução, e ao mesmo tempo criando creches para a educação coletiva das crianças.
A reflexão aristotélica sobre a politica não se separa da ética, pois a vida individual está imbricada na vida comunitária. Se Aristóteles conclui que a finalidade da ação moral é a felicidade do indivíduo, também a política tem por fim organizar a cidade feliz.Para Aristóteles a melhor forma de governo é a politéia, devido a constatação feita de que a tensão política sempre deriva da luta entre ricos e pobres.

Amanda Pontes Ferreira 3A manha liveu de caucaia disse...

Polis quer dizer cidade-estado, onde e politicamente administrada pelo conselho nobre e a assembleia de guerreiros. Os sofistas tinham como centro de atençoes a questao moral, politica e tinha como instrumento a arte de falar utilizando a linguagem em um discurso persuasivo sendo mestres da politica, Socrátis nao fugiu por que iria lutar pelos seus ideais ate o seu fim. Platão criticava a noção de igualdade na democracia pois para ele a verdadeira igualdade é de ordem geometrica por que se baseia no valor pessoal que e sempre desigual. Em "A Republica" Platão defende a ideia de uma cidade utópica, etimalogicamente utópia quer dizer "Em nem um lugar", onde, a cidade seja um modelo ideal, onde as pessoas são diferentes, por isso deve ocupár cargos diferentes, onde o estado não a familia deveria cuidar da educação das crianças. Segundo Aristoteles a melhor foema de governa a democracia era quando a maioria pobre governa, Ele retima o criterio ja usado na etica, o que a virtude sempre esta em meio termo assim aplicando o criterio do mediano as classes que compõe a sociedade onde as condições de virtude para criar uma politica estavel.

MARILENE 3 ANO E TARDE LICEU DE CAUCAIA disse...

BOM NA MINHA OPNIÃO POLIS QUER DIZER CIDADE OU ESTADO E POLI8TICA QUER DIZER E A NECESSIDADE DE HAVER UM ESTADO OU UMA CIDADE E LOGO A ORIGEM TOMA COICIDENCIA DE SI MESMA DAS SUAS REGRAS DEFUNÇÃO POLITICA POR QUE PLATÃO A DEMOCRATIZAR A EXISTENCIA TEORICA DA DEMOCRATIZAÇÃO.

JULIANA 3 E N 34 LICEU DE CAUCAIA disse...

3- Sócrates decide enfretar, mesmo sabendo o que iria acontecer a ele,assim não deixando seus valores de lado ele também era um homem que prezava a justiça e os valores.
4- Porque para ele a democracia só tem sentido para aquele que prezam a liberdade de pensamento e de expressão e que não sabem viver sem pensar.
5- A Democracia.
6-Aristóteles achava que a política ideal era impraticável.
7- Uma mistura de oligarquia e democracia.

Joamila - nº 22 - 3ºA - Liceu de Caucaia disse...

1. Pólis é a cidade-estado e política a arte de governar a referida cidade-estado (pólis).

2. Os sofistas promoveram a transição da filosofia que se preocupava mais com a natureza para a filosofia relacionada com a política e as questões morais.

3. Porque ele não se considerava culpado, por isso não poderia se comportar como tal.

4. Porque ele acreditava que as pessoas eram diferentes e possuíam potencialidades diferentes. Então o poder de governar não deveria ser concedido de forma igualitária.

5. O governo ideal era centrado na educação, o Estado deveria conceder a educação que formaria as classes que comporiam a cidade - camponeses, guerreiros e magistrados. Esse pensamento está registrado na obra A República.

6. A politéia (governo da maioria).

7. O governo só pode ser bom e a cidade feliz se o governante for dotado de virtude para governar em prol do bem comum.

Maria Claudenice 3ano E Liceu de Caucaia disse...

A relaçaõ entre polis e politica é porque o sentido é o mesmo todas duas significa cidade,estado.Os sofistas tiverão grande importancia para a profissionalização da educação,alem disso aGrecia é considerara como o berço da pedagogia.platão criticava afilosifia porque manifestava desapreço pelos politicos de seu tempo.Em sua obra a republica platão mostrava sua iéia principal sobre o bom governo ou o governo ideal

Indiana de sousa moreira ,numero;23 , 3 ano "e". disse...

1-a relaçao entre poli epolitica eque polis quer dizer cidade estado como sechamavam antigamente na grecia.
2-os sofista sabios eram literalmente era estrangeiros excluido dacondição de cidadao não se interessavam diretamente pelo da cidade.assim não se preocupavam o que uma argumentação poderia ter de justo ou injusto mora
ou imoral
3não sei.....
4-porque manifestava desapreço por politicos da epoca.
5- a obra era a Repulblica.

teobaldo carrasco pimbas 3 d liceu estadual disse...

Pólis e Política: Ambas dão o significado de "cidade-estado" daí deriva também a noção de cidadania.A contribuição dos sofistas era proceder a passagem para aA nos estamos estudando a concepção de Polis como o lugar onde os indivíduos
podem ser considerados como seres políticos e, desse modo, é somente nela que eles
encontrarão a sua realização. Para atingir a atualização de todas as suas possibilidades, o
homem deve estar inserido na cidade e essa deve dispor de todos os meios para garantir
o soberano bem daqueles que a compõem. A atualização da natureza do homem só pode
se dar na cidade, que, nesse caso, é a Polis. O fundamento da existência do homem, bem
como o objetivo de sua existência, só pode ser pensado na Polis. Essa visa o bem maior
porque abrange outras comunidades menores e possui uma auto-suficiência que as
comunidades menores não alcançam.
Ou seja nos levamos esse conseito ate hoje,não só levamos como também usamos

WILDISON disse...

Wildison/TURNO:tarde/Turma:E politica é uma palavra de origem grega que deriva de polis uma cidade estado na grécia e significava a arte de governar a polis.Pois para se haver cidade tem q exister o estado,e para poder ambos exister é necesario haver politica,para poder exister suas opinios criticas e justiça.

WILDISON disse...

Wildison/TURNO:tarde/Turma:E politica é uma palavra de origem grega que deriva de polis uma cidade estado na grécia e significava a arte de governar a polis.Pois para se haver cidade tem q exister o estado,e para poder ambos exister é necesario haver politica,para poder exister suas opinios criticas e justiça.

Sâmia Camila 3D Liceu de Caucaia disse...

Polis: Vocábulo grego que quer dizer cidade-estado. Política: A arte de governar os homens com o seu consentimento.
Porque foram sofistas que procederam passagem para a reflexão propriamente antropológica, centrando suas atenções na questão moral e política. Elaboraram teoricamente e legitimaram o ideal democrático da nova classe em ascensão, a dos comerciantes enriquecidos.Os sofistas são os mestres da nova areté política, e o instrumento desse processo será a retórica, ou seja, a arte de bem falar, de utilizar a linguagem em um discurso persuasivo.
Para Platão a democracia não corresponde aos seus ideais porque para ele o povo é incapaz de possuir a ciência política.Platão critica a noção de igualdade na democracia, pois para ele a verdadeira igualdade é de ordem geométrica, porque se baseia no valor pessoal que é sempre desigual (já que uns são melhores do que outros) não considerando todos igualmente cidadãos.A democracia levaria a tirania, a pior forma de governo, exercida pela força por um só homem e sem ter por objetivo o bem comum.
Platão imagina uma cidade utópica, a Callipolis (Cidade Bela). Etimologicamente, utopia significa em nenhum lugar. Platão imagina uma cidade que não existe, mas que deve ser o modelo da cidade ideal.Ele defende essa ideia em sua mais famosa obra: A República.
Aristóteles considera a monarquia, a aristocracia ou a politeia formas corretas e adequadas ao exercício do poder mas ele prefere a politeia .A ligação entre ética e política é evidente, na medida em que a questão do bom governo, do regime justo, da cidade boa depende da virtude do bom governante.

jorge henrique 3c disse...

Polis: Vocábulo grego que quer dizer cidade-estado. Política: A arte de governar os homens com o seu consentimento.

jorge henrique 3c disse...

2-os sofista sabios eram literalmente era estrangeiros excluido dacondição de cidadao não se interessavam diretamente pelo da cidade.assim não se preocupavam o que uma argumentação poderia ter de justo ou injusto mora
ou imoral

DIEGO VICTOR 3c disse...

respo=01_A relaçao e que quando o cidadao nasce ele procura sempre esta dntro da politica para viver em o mundo melhor.
RESPO 2°
Nenhuma.
Os sofistas (literalmente, "sábios") eram todos estrangeiros. Excluídos assim da condição de cidadãos, não se interessavam diretamente pelos destinos da cidade. Assim, não se preocupavam com o que uma argumentação poderia ter de justo ou injusto, moral ou imoral - isso é assunto dos cidadãos.
REPO;3
Pólis quer dizer cidade-estado e para se ter política é nacessário haver um estado uma cidade, etc.Cada um dos sofistas tentam explicar com sua maneira o conceito de política. Sócrates não fugiu pois estaria contra os inocentes e contrariando as leis.
4-Por que Platão criticava a democracia?
Ele era contra a democracia, defendia o governo monarquico.
reso=05_a minha idea principal e uasa o criteiro do numero,da quantidade pra istinuir a monarquia a aristocracia(ou governo de um pequeno grupo)e a politica(ou governo da maioria).
6)Demogracia
7. O governo só pode ser bom e a cidade feliz se o governante for dotado de virtude para governar em prol do bem comum.

jorge henrique 3c disse...

3. Porque ele não se considerava culpado, por isso não poderia se comportar como tal.

4. Porque ele acreditava que as pessoas eram diferentes e possuíam potencialidades diferentes. Então o poder de governar não deveria ser concedido de forma igualitária.

5. O governo ideal era centrado na educação, o Estado deveria conceder a educação que formaria as classes que comporiam a cidade - camponeses, guerreiros e magistrados. Esse pensamento está registrado na obra A República.

6. A politéia (governo da maioria).

7. O governo só pode ser bom e a cidade feliz se o governante for dotado de virtude para governar em prol do bem comum.

Francisco Alan -3ºC nº:19 turno: manhã disse...

Filosofia
1º pergunta)Qual a relação existente entre pólis e política?
R=A relação é que a palavra política deriva de pólis, que é como se chamavam as cidades-estado da Grécia antiga. Política era a ciência ou arte de administrar a pólis. Uma curiosidade: o pagamento de salários para os políticos surgiu na Grécia (por incrível que pareça) para garantir os direitos do povo!... No começo, nas cidades-estado gregas, as funções públicas, inclusive as de governo, não eram remuneradas, porque a ideia era que quem se dispusesse a exercê-las devia fazer isso por puro patriotismo. Só que o que acabava acontecendo era que apenas os ricos podiam participar do governo, porque quem não era rico tinha que trabalhar para se sustentar. O pagamento de salários para os membros do governo era uma forma de garantir que os pobres também pudessem ter seus representantes. Quando a gente pensa onde isso chegou nos dias de hoje...

Andressa Lanna-3° ano C disse...

-Por que Platão criticava a democracia?
Para Platão e outros de seu tempo, os sofistas não passavam de
charlatães mais preocupados em demonstrar suas desenvolturas
argumentativas e, com isso, conquistar mais jovens seguidores, do que com a defesa de alguma verdade ou ciência.
Platão, no “Sofista”, busca desmascarar esses mestres dos simulacros, esclarecendo sua verdadeira face; mas, embora ocorrendo em primeiro plano, esta não é a questão mais importante do diálogo: ao fundo, é lançada uma visão revolucionária.

jorge henrique 3c disse...

A relação é que a palavra política deriva de pólis, que é como se chamavam as cidades-estado da Grécia antiga.
Nenhuma. Os sofistas (literalmente, "sábios") eram todos estrangeiros. Excluídos assim da condição de cidadãos, não se interessavam diretamente pelos destinos da cidade. Assim, não se preocupavam com o que uma argumentação poderia ter de justo ou injusto, moral ou imoral - isso é assunto dos cidadãos.
Poderia fugir, ou pagar uma pecúnia alterntiva, no entanto afirma que fugir seria admitir uma culpa que ele não tinha. “A única coisa que importa —- afirma — é viver honestamente, segundo a própria consciência, sem cometer injustiças, nem mesmo para retribuir uma injustiça recebida.” Sócrates não trairia sua consciência, preferia a morte a declarar-se culpado; porque respeitava a lei não quisera fugir da prisão.
Ele dizia que o "excesso" de liberdade poderia comprometer a "ordem" do sistema
Para Aristóteles, na sua obra "Ética a Nicômaco", ele ordena em 06 (seis) as melhores formas de governo, que são: monarquia, aristocracia, politia (muitos governando), democracia, oligarquia, tirania.
Ética são elevados valores de conduta (moral, senso juízo, virtude, discernimento), se o ser humano não possuir ética em sua conduta pessoal, como poderá exercer uma conduta Politica.

aline luiza 3ºc manhã disse...

pólis significa cidade ou estado e política é uma cidade ideal com justiça e com uma educação sob a responsabilidade do Estado.

aline luiza 3ºc manhã disse...

pólis significa cidade ou estado e política é uma cidade ideal com justiça e com uma educação sob a responsabilidade do Estado.

NILVAN 3C N29 disse...

1. Pólis é a cidade-estado e política a arte de governar a referida cidade-estado (pólis).

2. Os sofistas promoveram a transição da filosofia que se preocupava mais com a natureza para a filosofia relacionada com a política e as questões morais.

3. Porque ele não se considerava culpado, por isso não poderia se comportar como tal.

4. Porque ele acreditava que as pessoas eram diferentes e possuíam potencialidades diferentes. Então o poder de governar não deveria ser concedido de forma igualitária.

5. O governo ideal era centrado na educação, o Estado deveria conceder a educação que formaria as classes que comporiam a cidade - camponeses, guerreiros e magistrados. Esse pensamento está registrado na obra A República.

6. A politéia (governo da maioria).

7. O governo só pode ser bom e a cidade feliz se o governante for dotado de virtude para governar em prol do bem comum.FO

GILSON disse...

GILSON L. LEITE 3° C LICEU DE CAUCAIA N° 24
1-Qual a relação existente entre pólis e plítica?
R° A relação é que a palavra política deriva de pólis, que é como se chamavam as cidades-estado da Grécia antiga. Política era a ciência ou arte de administrar a pólis. Uma curiosidade: o pagamento de salários para os políticos surgiu na Grécia (por incrível que pareça) para garantir os direitos do povo!... No começo, nas cidades-estado gregas, as funções públicas, inclusive as de governo, não eram remuneradas, porque a ideia era que quem se dispusesse a exercê-las devia fazer isso por puro patriotismo. Só que o que acabava acontecendo era que apenas os ricos podiam participar do governo, porque quem não era rico tinha que trabalhar para se sustentar. O pagamento de salários para os membros do governo era uma forma de garantir que os pobres também pudessem ter seus representantes. Quando a gente pensa onde isso chegou nos dias de hoje...

Sergio n 46 3C disse...

Para os gregos antigos ética e politica andam juntos.A arte politica é essencialmente exercício a linguagem,e o logo na origem toma conciencia de si mesma das suas regras,de sua eficácia,atraves de sua função politica.Porque a oposição de platão a democracia explora outra tensão que aparentemente existe na teoria democratica.

GILSON disse...

GILSON L. LEITE 3° C LICEU DE CAUCAIA N° 24
1-Qual a relação existente entre pólis e plítica?
R° A relação é que a palavra política deriva de pólis, que é como se chamavam as cidades-estado da Grécia antiga. Política era a ciência ou arte de administrar a pólis. Uma curiosidade: o pagamento de salários para os políticos surgiu na Grécia (por incrível que pareça) para garantir os direitos do povo!... No começo, nas cidades-estado gregas, as funções públicas, inclusive as de governo, não eram remuneradas, porque a ideia era que quem se dispusesse a exercê-las devia fazer isso por puro patriotismo. Só que o que acabava acontecendo era que apenas os ricos podiam participar do governo, porque quem não era rico tinha que trabalhar para se sustentar. O pagamento de salários para os membros do governo era uma forma de garantir que os pobres também pudessem ter seus representantes. Quando a gente pensa onde isso chegou nos dias de hoje...

Sergio n 46 3C disse...

Para os gregos antigos ética e politica andam juntos.A arte politica é essencialmente exercício a linguagem,e o logo na origem toma conciencia de si mesma das suas regras,de sua eficácia,atraves de sua função politica.Porque a oposição de platão a democracia explora outra tensão que aparentemente existe na teoria democratica.

jhonnathan b. albuquerque 3 C disse...

Cada um dos sofistas tentam explicar com sua maneira o conceito de política.

Qual forma de governo seria mais adequada, segundo Aristóteles?
A democracia

Em que obra ele defende essa idéia?
A República

-Qual a relação existente entre ética e política para Aristóteles?
Elas andam juntas, não se separam.

A contribuição dos sofistas era proceder a passagem para a reflexão,concentrando suas atenções na questõa moral e política.

Anônimo disse...

Bem, os gregos deixaram umaerança para a nossa cultura, deixaram varias formas de governar, politicas, definições de cidadania, invenção da moeda entre outras coisas que favoreçeram para o desemvolvimento de uma sociedade, a definição de cidadania vem dai pois, cidadão é a pessoa que mora na polis (cidade), na cultura grega cidadão era quele que era do sexo masculino e era livre.

Qual a relação existente entre pólis e política?

Na polis viviam os cidadãos, que eram pessoas do sexo masculino, nascido em atenas e livre.
A politica foi estudada por muitos filosofos da época.

Qual a contribuição dos sofistas para a formação do pensamento político grego?

Os sofistas contribuiram para a passagem para a reflexão elaborando seus conhecimentos na parte ideal e de mocratica das classes.


Magdiel , 36 , 3º ano C....

mayara costa, 3 ano c disse...

Polis significa cidade-estado e política era que predominavam naquela época.Mas só homens adultos, ateniense e livres eram que tinham direitos maiores.

Tatty 3° C disse...

1)Pólis quer dizer cidade-estado e para se ter política é nacessário haver um estado uma cidade.
2)Eles contribuiram com fragmentos de suas obras,alem da referencias tendeciosas.
3)Poderia fugir, ou pagar uma pecúnia alterntiva, no entanto afirma que fugir seria admitir uma culpa que ele não tinha.
4)Por que para a igualdade seria nos estudos e não no modo de trabalho e de viver.
5)República

6)A democracia.

7)A relação entre eles era que andavam sempre juntas.

Andressa Lanna 3°ano C disse...

-Qual a relação entre pólis e politica?
Pólis significava cidade-estado e a política fazia parte dela, dando assim um "rumo" para a sociedade. Quem fazia a política eram os cidadão da pólis, que eram homens livres nascidos em Atenas.

Anônimo disse...

Os gregos nos trouxeram uma cultura muita rica, sobre politica e cidade estado, que vinha da polis que é a cidade grega,
a culturagrega nos trouxe varias formas de culturas entre elas a invenção da moeda entre outros.

Qual a relação existente entre pólis e política?

Na polis viviam os cidadãos, que eram pessoas do sexo masculino, nascido em atenas e livre.
A politica foi estudada por muitos filosofos da época.

Qual a contribuição dos sofistas para a formação do pensamento político grego?

Os sofistas contribuiram para a passagem para a reflexão elaborando seus conhecimentos na parte ideal e de mocratica das classes.

Jose Valber , 30 , 3º ano C

Pedro Ivan Nº 44 3º ano C disse...

Polis palavra grega que significa cidade-estado noção de cidadania ou seja, direitos de um determinado grupo. Politica forma de um determinado grupo praticar os seus direitos. Os sofistas contribuiram com a forma diferente de debater os pensamentos politicos gregos.

Germilson Nº 23 3º ano C disse...

Eu acho a cidade estado e para se ter uma politica é necessario haverum estado e uma cidade.
.Eu acho que ele defende a república
o governo ideal.
Porque ele era a favor do mono que quer dizer um governante, e não demos, que quer dizer o povo
Os filósofos que vendiam seus conhecimentos a quem desejava ter combatividade e êxito nos embates político-discursivos que se davam na praça.
Que o politico deveria ser sábio integro e um grande cidadão

Wilson 3°C "Liceu de Caucaia" disse...

1- Pólis quer dizer cidade-estado e para se ter política é nacessário haver um estado uma cidade.
2- Eles contribuiram com fragmentos de suas obras,alem da referencias tendeciosas.
3- Poderia fugir, ou pagar uma pecúnia alterntiva, no entanto afirma que fugir seria admitir uma culpa que ele não tinha. “A única coisa que importa —- afirma — é viver honestamente, segundo a própria consciência, sem cometer injustiças, nem mesmo para retribuir uma injustiça recebida.
4- Porque ele defendia o governo monarquico, dai era contra a democracia.
5- Era que os filósofos se tornem reis,ou que os reis se tornem filósofos"A sua obra principal era "a republica".
6- seria o governo democratico.
7- 2° aristoteles andavam juntos lado a lado, ou seja, não se separavam.

Wilson 3°C "Liceu de Caucaia" disse...

1- Pólis quer dizer cidade-estado e para se ter política é nacessário haver um estado uma cidade.
2- Eles contribuiram com fragmentos de suas obras,alem da referencias tendeciosas.
3- Poderia fugir, ou pagar uma pecúnia alterntiva, no entanto afirma que fugir seria admitir uma culpa que ele não tinha. “A única coisa que importa —- afirma — é viver honestamente, segundo a própria consciência, sem cometer injustiças, nem mesmo para retribuir uma injustiça recebida.
4- Porque ele defendia o governo monarquico, dai era contra a democracia.
5- Era que os filósofos se tornem reis,ou que os reis se tornem filósofos"A sua obra principal era "a republica".
6- seria o governo democratico.
7- 2° aristoteles andavam juntos lado a lado, ou seja, não se separavam.

Dayvidson---3ºC--Nº12---- Manhã--LIceu de Caucaia disse...

1º Qual a relação existente entre pólis e política?

Política é originária de outra palavra grega "pólis" que significa cidade-estado.Ou seja política e a arte de governar uma cidade e essa cidade se chama pólis...

2º Qual a contribuição dos sofistas para a formação do pensamento grego político?

Nenhuma.
Os sofistas (literalmente, "sábios") eram todos estrangeiros. Excluídos assim da condição de cidadãos, não se interessavam diretamente pelos destinos da cidade. Assim, não se preocupavam com o que uma argumentação poderia ter de justo ou injusto, moral ou imoral - isso é assunto dos cidadãos. Bastava-lhes que seus discípulos aprendessem a falar - não importava o quê, mas bem, de modo convincente - e que os remunerassem pelo ensino. Dizia-se até que um aluno, para se considerar apto, devia convencer o mestre a não receber o pagamento; se não conseguisse convencê-lo, a lição fora mal ministrada e não merecia remuneração. Se o conseguisse, não haveria por que pagar.Os mais conhecidos são Hípias ( nascido na Élida no séc. V a.C.), Górgias ( c. 487-380 a.C.) e Protágoras ( c. 485-410 a.C).

3º Por que Sócrates, depois de ser condenado a pena de morte pelo tribunal ateniense acusado de corromper a juventude e introduzir novos deuses em Atenas, não fugiu conforme o plano de Platão?

Por falta de palavras ou do TD não pude responder descupas...

4º Por que Platão criticava a democracia?

Porque ele era a favor do mono, que quer dizer um governante, e não demos, que quer dizer povo. E a democracia favorece que o povo tenha vez na cidade e no país.

5º Qual a sua idéia principal sobre o bom governo ou o governo ideal? Em que obra ele defende essa idéia?

A reflexão aristotélica sobre a política não se separa da ética, pois a vida individual está imbricada na vida comunitária. Na sua obra Ética a Nicômaco, conclui que a finalidade da ação moral é a felicidade do indivíduo, mas também indissociavelmente a política tem por fim organizar a cidade feliz. Portanto, para os gregos antigos ética e política andam juntas, não se separam porque o bom político é necessariamente ético e vice-versa.

6º Aristóteles, na sua obra Política, analisa as constituições das principais cidades e também analisa as formas de governo. Qual forma de governo seria mais adequada, segundo Aristóteles?

A democracia

7º Qual a relação existente entre ética e política para Aristóteles?

Porque elas andam juntas e não separadas .

wellington-N°-50-3°C-Manhã-Liceu de caucaia disse...

1-A politica é uma palavra q tem origem de outra palavra(polis).polis é uma palavra de origem grega que significa(CIDADE_ESTADO).
2-Nenhuma.Os sofistas eram todos estrangeiros.excluídos assim da condição de cidadães, não se interessavam diretamente pelos destino da cidade.
4-Platão era contra a democracia,e tambem defendia o governo monarquico.
5-A republica
6-A democracia
7-A eteca e politica andam juntas,e não separadas.

GILSON disse...

GILSON 3°C LICEU DE CAUCAIA
pensamento político grego?
A característica fundamental do pensamento grego está na solução dualista do problema metafísico-teológico, isto é, na solução das relações entre a realidade empírica e o Absoluto que a explique, entre o mundo e Deus, em que Deus e mundo ficam separados um do outro. Conseqüência desse dualismo é o irracionalismo, em que fatalmente finaliza a serena concepção grega do mundo e da vida. O mundo real dos indivíduos e do vir-a-ser depende do princípio eterno da matéria obscura, que tende para Deus como o imperfeito para o perfeito; assimila em parte, a racionalidade de Deus, mas nunca pode chegar até ele porque dele não deriva. E a conseqüência desse irracionalismo outra não pode ser senão o pessimismo: um pessimismo desesperado, porque o grego tinha conhecimento de um absoluto racional, de Deus, mas estava também convicto de que ele não cuida do mundo e da humanidade, que não criou, não conhece, nem governa; e pensava, pelo contrário, que a humanidade é governada pelo Fado, pelo Destino, a saber, pela necessidade irracional. O último remédio desse mal da existência será procurado no ascetismo, considerando-o como a solidão interior e a indiferença heróica para com tudo, a resignação e a renúncia absoluta.

Maria Rosany3C disse...

Maria Rosany 3C
1-politica-deriva-pólis-que significa -[cidade-estado].
4-criticava porque tratava de uma utopia.
5-defendia o governo pólis,deveria ser um Rei-filosofo.sua obra mais famosa área de filosofia politica é a republica onde cria uma cidade ideal com justiça uma educação sob a res- ponsabilidade do estado.
6-A reflexÃO aristotélica sobre a politica não se separa da ética,pois a vida individual está imbricada na vida comunitária . a finalidade da ação moral é a felicidade do individuo,mas também indissociavelmente a politica tem por fim organizar a cidade feliz.
7-portanto para os gregos antigos etica e politica andam juntos,não se separam porque o politico é necessário ético e vice-versa

maria tamires rodrigues de sousa 3°c disse...

1-> Qual a relação existente entre pólis e política?

R; POLÍS QUER DIZER CIDADE_ESTADO E PARA SE TER POLITICA É NECESSÁRIO HAVER UM ESTADO UMA CIDADE ETC.ENTENDIDA COMO A COMUNIDADE ORGANIZADA, FORMADA PELE CIDADÃOS.

2-> Qual a contribuição dos sofistas para a formação do pensamento político grego?
R;NENHUMA. OS SOFISTAS ERAM TODOS ESTRANGEIROS . EXCLUÍDOS ASSIM, DA CONDIÇÃO DE CIDADÃO, NÃO SE INTERESAVAM DIRETAMENTE PELOS DESTINOS DACIDADE.



3->Por que Sócrates, depois de ser condenado a pena de morte pelo tribunal ateniense acusado de corromper a juventude e introduzir novos deuses em Atenas, não fugiu conforme o plano de Platão?

R;PODERIA FUGIR, OU PAGAR UMA PECÚNIA ALTERNATIVA, NO ENTATO AFIMAR QUE FUGIR SERIA ADMITIR UMA CULPA QUE ELE NÃO TINHA."própria consciência, sem cometer injustiças, nem mesmo para retribuir uma injustiça recebida".

4->Por que Platão criticava a democracia?
R;PQ ELE ERA CONTRA A DEMOCRACIA, DEFENDIA O GOVERNO MONARQUICO.

5->Qual a sua idéia principal sobre o bom governo ou o governo ideal? Em que obra ele defende essa idéia?

R; A REPUBLICA

6->Aristóteles, na sua obra Política, analisa as constituições das principais cidades e também analisa as formas de governo. Qual forma de governo seria mais adequada, segundo Aristóteles?

R; SEGUNDO ARISTOTELES A FORMA DE GORVERNO MAIS ADEQUADA SERIA A DEMOCRACIA.

7->Qaul a relação existente entre ética e política para aristóteles?

R;DE ACORDO COM O QUE EU FIQUEI SABENDO ARISTOTELES DIZIA QUE AS DUAS ESTÃO SEMPRE JUNTAS E NUMCA SE SEPARAM.


THAMIRES RODRIGUES 3C

Anônimo disse...

REJANE N°45 3°ANO E TARDE LICEU DE CAUCAIA
Pólis quer dizer cida-estado,para se ter poitica em algum lugar e preciso ter cidade e estado etc.Os sofistas tentam explica de uma forma,com o conceito da pólitica,Socrates não fugiu pois estaria contra as leis,contra os inocentes ok!!

GLEICY disse...

GLEICIANE DE CASTRO N°20 3°E
LICEU DE CAUCAIA
[4]
Talvez porque Platão manifestava desapreço pelos políticos de seu tempo, ele o faz como alguém que viveu nos bastidores das encenações políticas desde a infância. Suas críticas à democracia ateniense pressupunham um conhecimento direto das manobras políticas e de seus verdadeiros motivos.

GLEICY disse...

GLEICIANE DE CASTRO N°20 3°E
LICEU DE CAUCAIA
[4]
Talvez porque Platão manifestava desapreço pelos políticos de seu tempo, ele o faz como alguém que viveu nos bastidores das encenações políticas desde a infância. Suas críticas à democracia ateniense pressupunham um conhecimento direto das manobras políticas e de seus verdadeiros motivos.

eryka disse...

6-A reflexão aristotélica sobre a política não se separa da ética.

Eryka n:10 3E

Unknown disse...

Porque toda cidade ou estado e etc precisa de uma adiministração que tem a ver com a política essa é a relação!
clebiana 3e tarde!
te amo proffffffff!

Unknown disse...

Porque toda ciudade ou estado precisa de uma adiministração!

Jefferson 3} disse...

Vejo que Platão,criticava a democracia por causa dos governantes que não sabia governar com sabedoria,onde ele fala fobre ''filosofo-rei''

jose roberto n° 33 /3º ano E disse...

A relaçao é que o apolis quer dizer cidade estado e politica é o comjunto de pessoas que tem o poder dentro da cidade.E somente pessoas do sexo masculino e que podiam votar.

JEFFERSON 3E N-26 LICEL DE CAUCAIA disse...

Vejo que ele criticava a democracia por conta de muitos governantes não saberem governar com sabedoria.Então ele fala sobre o ''FILOSOFO-REI''.

jeniffer3ANOE N:27 disse...

A nos estamos estudando a concepção de Polis como o lugar onde os indivíduos
podem ser considerados como seres políticos e, desse modo, é somente nela que eles
encontrarão a sua realização. Para atingir a atualização de todas as suas possibilidades, o
homem deve estar inserido na cidade e essa deve dispor de todos os meios para garantir
o soberano bem daqueles que a compõem. A atualização da natureza do homem só pode
se dar na cidade, que, nesse caso, é a Polis. O fundamento da existência do homem, bem
como o objetivo de sua existência, só pode ser pensado na Polis. Essa visa o bem maior
porque abrange outras comunidades menores e possui uma auto-suficiência que as
comunidades menores não alcançam.

indiana 3e n23 liceu de caucaia disse...

3-porque,segundo platao os homens comuns são vitimas do conhecimento imperfeito,portanto devem ser dirigidos por homens que se distinguem pelo saber
6-monarquia ,aristocracia e politeia
7-eles andam jutam e não se separ

Anônimo disse...

O pensamento polico grego sempre estava junto com a etica e a polica,os gregos tinham muita sabedoria para eles um individuo tinha sempre que saber dialogar com o proximo.
Eles buscavam a forma mais adequada para ter o dominio e saber governar o povo.


CLEDINA
3°B MANHÃ

Anônimo disse...

O pensamento polico grego sempre estava junto com a etica e a polica,os gregos tinham muita sabedoria para eles um individuo tinha sempre que saber dialogar com o proximo.
Eles buscavam a forma mais adequada para ter o dominio e saber governar o povo.


CLEDINA
3°B MANHpro

Anônimo disse...

achei muito inportante esse texto por
quer explica tudo..
patricia lucena 3 B

Anônimo disse...

O pensamento polico grego sempre estava junto com a etica e a polica,os gregos tinham muita sabedoria para eles um individuo tinha sempre que saber dialogar com o proximo.
Eles buscavam a forma mais adequada para ter o dominio e saber governar o povo.


CLEDINA
3°B MANHÃ

Maria Jéssica 3ªB manha disse...

O pensamento politico grego quer dizer cidade estado pra ser ter uma politica necessaria.O socrates é o filosofo que introduz a discursão da etica o Platão era cujo o nome veradeiro era aristoteles.

Unknown disse...

Juliana Sousa 3 ano B
Liceu de Caucaia

"Não se pode negar,que os gregos em seus pensamentos sobre a política, denominavam os cidadões de forma que para nós não é tão justa.Mas com o surgimento dos filósofos esse lado ganha outro nome,eles tentavam impor a "ética". A cidade demanda da política. deve haver sim uma igualdade para todos nesse meio termo."

Unknown disse...

Juliana Sousa 3 ano B
Liceu de Caucaia

"Não se pode negar,que os gregos em seus pensamentos sobre a política, denominavam os cidadões de forma que para nós não é tão justa.Mas com o surgimento dos filósofos esse lado ganha outro nome,eles tentavam impor a "ética". A cidade demanda da política. deve haver sim uma igualdade para todos nesse meio termo."

Anônimo disse...

Os pensamentos dos filósofos grego,nos faz refletir sobre como nosso governantes atuais agem hoje.Eles mostram que ética e politica podem e devem andar juntas,mas não concordo com a separação que havia e determinava quem era e quem não era cidadão.
As mulheres deveria ter uma participação na politica nessa epoca(só por curiosidade do momento,fugindo do assunto só um pouquinho:não houve nenhuma que seja,que nesse tempo tenha desenvolvido um pensamento politico,como Aristocles, Platão e Aristóteles?)


Jovina priscila, n°30 ,3°Bi

Anônimo disse...

para os gregos antigos etica e politica andam juntos,pois cada uma tem sua caracteristica. Arístoteles no seu pensamento politíca não se separa da ética pois a vida individual sempre está ligada a esses dois princípio, Sócrates é o filósofo que suas discusões só partia da ética.
Patricia Castro N 41 3 ANO B

Márcia Silva 3° B disse...

Na politica grega as mulheres nao podiam votar nem expressar suas opinioes e entao elas eram excluidas.
Ela dar um moral de cidadania e com ela vem a ética e a sabedoria. Com a politica voce a prende a viver e conhecer e tentar fazer um mundo melhor.
beijos , galera.

Anônimo disse...

Adriana Alencar Ribeiro, 3° ano B Liceu de caucaia

Qual a relação existente entre pólis e política?

Acho que a questão da cidadania se eu utilizo dos meus direitos sobe entende-se que eu conheço meus deveres e a política se realizar naturalmente.

Qual a contribuição dos sofistas para a formação do pensamento político grego?

Creio eu que contribuíram muito para o desenvolvimento e fazer com que com que o pensamento político grego houvesse sentido no é.

Por que Sócrates, depois de ser condenado a pena de morte pelo tribunal ateniense acusado de corromper a juventude e introduzir novos deuses em Atenas, não fugiu conforme o plano de Platão?

Acho que ele pensa que ganharia o espaço dele como ele mesmo diz:_ Conhece-te a ti mesmo...

Por que Platão criticava a democracia?

Porque a democracia so é feita para alguns é claro para os que têm mais poder.

Qual a sua idéia principal sobre o bom governo ou o governo ideal? Em que obra ele defende essa idéia?

A República onde cria a idéia que a cidade deve ter uma idéia com justiça e que a educação deve ser responsabilidade do estado.

Aristóteles, na sua obra Política, analisa as constituições das principais cidades e também analisa as formas de governo. Qual forma de governo seria mais adequada, segundo Aristóteles?

A política não se separa da ética, pois a vida individual está imbricada na vida comunitária.

Qual a relação existente entre ética e política para Aristóteles?

Se tenho ética, sou um político ético no que faço e tenho como agir de forma correta.

ALINE BATISTA 3B MANHÃ disse...

os gregos nos deixaram um legado riquíssimo em questão de cultira e sabedoria.sócrates é o filósofo que introduz a discussão ética e não cosmológica como fizeram os pré-sócrátes.platão era descendente direto dos fundadores da cidade de atenas de família aristocrática.defendia o governante da pólis deveria ser um rei-filósofo.A reflexão aristotética sobre a política nã se separa da ética,pois a vida individual esta imbricada na vida comunitária.Para os gregos antigos ética e política andam juntos,não se separam porque o bom político é necessariamente ético e vice-versa.

KELIANE MAGALHÃES N 32 3 ANO B LICEU DE CAUCAIA disse...

O que me chamou mais atenção, ou seja, o que quero destacar do texto, é a questão da cidadania, pois somente eram cidadãos, homens adultos nascidos em Atenas e livres, culturas deles. Focando cidadania, todos nós temos direito de sermos cidadãos, é tão somente nos integrar na sociedade, e não só exigir dos outros, mas, cumprir o nosso papel na mesma.

thalyta 3B LICEU DE CAUCAIA disse...

primeiro eu queria agradecer por nus proporcionar um momento tão proveitoso com ricos conhecimento;falo do maravilhoso projeto de educação política na escola.E em relação ao pensamento político grego digo
que seja um assunto extenso pois reuni pensamentos de vários filósofos,Platão era contra a democracia, pois achava que a maioria nem sempre estava certa;Ele defendia o monarquico.Aristóteles já achava que a forma mais adequada era com democracia e que a ética e política devem andar sempre juntas.

Anônimo disse...

• Débora Nogueira Rufino
• N°:20
• 3°: B

Eu achei esse texto muito interesante, porque eles falam sobre como era a polis, as mulheres e as crianças erasm excluidas, apenas 10% do corpo social tinha o direito de decidir por todos e era considerado cidadão.Os outros 90% eram os não-cidadãos composto por mulheres, escravos e estrangeiros.

- Eu escolhi 3 tópicos para responder:


-Qual a relação existente entre pólis e política?

A relação é que a palavra política deriva de pólis, que é como se chamavam as cidades-estado da Grécia antiga. Política era a ciência ou arte de administrar a pólis. Uma curiosidade: o pagamento de salários para os políticos surgiu na Grécia (por incrível que pareça) para garantir os direitos do povo!... No começo, nas cidades-estado gregas, as funções públicas, inclusive as de governo, não eram remuneradas, porque a ideia era que quem se dispusesse a exercê-las devia fazer isso por puro patriotismo. Só que o que acabava acontecendo era que apenas os ricos podiam participar do governo, porque quem não era rico tinha que trabalhar para se sustentar.

- Qual a contribuição dos sorfistas para a formação do pensamento político grego?

Nenhuma.
Os sofistas literalmente, "sábios" eram todos estrangeiros. Excluídos assim da condição de cidadãos, não se interessavam diretamente pelos destinos da cidade. Assim, não se preocupavam com o que uma argumentação poderia ter de justo ou injusto, moral ou imoral - isso é assunto dos cidadãos, Bastava-lhes que seus discípulos aprendessem a falar, não importava o quê, mas bem, de modo convincente e que os remunerassem pelo ensino.


- Qual a relação existente entre ética e politica para Aristóteles?

Para Aristóteles, que foi o primeiro filósofo a distinguir a ética da política, a ética deve estar centrada na ação voluntária e moral do indivíduo enquanto a política, nas vinculações deste com a comunidade.

Anônimo disse...

4-PORQUE PLATÂO CRITICAVA A DEMOCEACIA?PORQUE ELE DEFENDIA O GOVERNO MONARQUICO.

KARINE 3°D LICEU DE CAUCAIA disse...

2ºEles contribuiram com fragmentos de suas obras Assim, não se preocupavam com o que uma argumentação poderia ter de justo ou injusto, moral ou imoral condição de cidadãos.

Anônimo disse...

2=tinha o direito de a-penas10% do corpo social.

Anônimo disse...

3=pssagem do pensamento grego.

Maria dayelle 3d n-37 disse...

5= a noçâo de cidadania,ou seja,cidadâo é o habitante

Anônimo disse...

6=na sua obra politica,analisaas constituiçôes das cidades.

Anônimo disse...

7= elas tem amesma habilidades e por isso andam juntas.

karine3°D liceu de caucaia disse...

3°Por que Sócrates, depois de ser condenado a pena de morte pelo tribunal ateniense acusado de corromper a juventude e introduzir novos deuses em Atenas, não fugiu conforme o plano de Platão.

Unknown disse...

Daiane Brandão, nº. 14, 3º ano B

-> Qual a relação existente entre pólis e política?
Como pólis significa cidade-estado, necessita de uma politica para que se torne organizada.

-> Qual a contribuição dos sofistas para a formação do pensamento político grego?
Os sofistas promoveram a transição da filosofia que se preocupava mais com a natureza para a filosofia relacionada com a política e as questões morais.

-> Por que Sócrates, depois de ser condenado a pena de morte pelo tribunal ateniense acusado de corromper a juventude e introduzir novos deuses em Atenas, não fugiu conforme o plano de Platão?
Por não se considerar culpado.

-> Por que Platão criticava a democracia?
Por acreditar que as pessoas eram diferentes.

-> Qual a sua idéia principal sobre o bom governo ou o governo ideal? Em que obra ele defende essa idéia?
Um governo centrado na educação. Registrado em A república.

-> Aristóteles, na sua obra Política, analisa as constituições das principais cidades e também analisa as formas de governo. Qual forma de governo seria mais adequada, segundo Aristóteles?
A politéia (governo da maioria).

-> Qual a relação existente entre ética e política para Aristóteles?
O governo só pode ser bom
se o governante for dotado de virtude para governar em prol do bem comum.

Janaina 3D N:22 disse...

1-Para os gregos politicos ética epolitica andam juntos. 2- Eles contribuiram com fragmentos de suas obras. 3- Ele poderia fugir ou pagar uma pecúnia alternativa,no entanto.afirma que fugir seria admitir uma culpa que ele não tinha. 4-Platão critica a noção de igualdade é de ordem geometrica,porque se baseia no valor pessoal que é sempredesigual. 5-Ele defendia a republica
6- Aristóteles estabelece uma tipologia das formas de governo que se tornou clássica.usa o citério do número,da quantidade,para distinguir a monarquia(ou governo de um pequeno grupo)e a politéia(ou governo da maioria). 7- A reflexão aristotélica sobre a política não se separa da ética,pois a vida individual está imbricada na vida comunitária.

MARILENE 3ANO E TARDE LICEU DE CAUCAIA disse...

1-BOM NA MINHA OPINIÃO POLIS QUER DIZER CIDADE OU ESTADO E POLÍTICA QUER DIZER E NECESSIDADE DE HAVER EM ESTADO OU UMA CIDADE E LOGO A ORIGEM TOMA CONHECIDENCIA DE SI MESMA DAS SUAS REGRAS DE FUNÇÃO POLÍTICA POR QUE PLATÃO A DEMOCRATIZAR A EXISTêNCIA TEÓRICA DA DEMOCRATIZAÇÃO. 2-A CONTRIBUIÇÃO FORAM AS CONTRADIÇÕES, O IDEAL DEMOCRÁTICO QUE DEVIA SER JUSTIFICADO, COUBE AOS SOFISTAS A TEORIZAÇÃO QUE INTERESSAVA A NOVA CLASSE DOS COMERCIANTES. É ISSO ACONTECE NO PERÍODO CLÁSSICO DA HISTÓRIA, GREGA A DIVISÃO DA FILOSOFIA GREGA ESTÁ CENTRALIZADA EM SÓCRATES, E É A PARTE DELE QUE SE COSTUMA ESTABELECER OS PERÍODOS PRÉ-SOCRÁTICO, SOCRÁTICO [OU CLÁSSICO] E PÓS-SOCRÁTICO 3-POR QUE ELE ESTAVA CERTO DO QUE QUERIA E CONSIENCIA QUE SUA OPINIÃO FAZIA MAL A NINGUÉM. 4-PLATÃO O DESCRÉDITO NA DEMOCRACIA. É BEM VERDADE QUE NÃO SE TRATA APENAS DISSO, POIS PLATÃO É DE ORIGEM ARISTOCRÁTICA,E SEU POSICIONAMENTO TEÓRICO DE VALORIZAÇÃO DA REFLEXÃO FILOSÓFICA O LEVA A CONCEBER UMA "SOFOCRACIA" .

MATCHELO disse...

MARCELO 3ANO(B) O PENSAMENTO POLITICO GREGO ESTA BASEADO NA HISTORIA ÁRISTOTELES,POLIS POLITICA CIDADE ESTADO E SUAS VONTADES ENTRE ÉTICA E POLITICA.

dayse 3 ano b disse...

a questao entre ética e politica para mim..é a mesma de aristóteles q as mesmas devem andar sempre juntas,pois um politico q nao tem ética é um politico corrupto,mentiroso,bandido... e é isso q tem muito no nossso pais infelizmente...e isso deveria ser colocado em prática sempre.

Unknown disse...

1--Pólis quer dizer cidade-estado e para se ter política é nacessário haver um estado uma cidade, etc.Cada um dos sofistas tentam explicar com sua maneira o conceito de política. Sócrates não fugiu pois estaria contra os inocentes e contrariando as leis.

2--Eles contribuiram com fragmentos de suas obras,alem da referencias tendeciosas.
professor me desculpa por nao ter respondido essa questao,infelizmente eu nao entendi.

4--Talvez porque platao demostravam desapreço pelos politicos de seu tempo,ele prespunhavam um conhecimento direto da manobras pliticos e de seus verdadeiros motivos.

--5 A minha idea principal e uasa o criteiro do numero,da quantidade pra istinuir a monarquia a aristocracia(ou governo de um pequeno grupo)e a politica(ou governo da maioria).

--6A democracia.

--7 Porque para existir politica tem que ter etica e as duas coisas sempre tem que andar juntas.

professor me desculpa por nao ter respondido essa questao,infelizmente eu nao entendi.

Cicero Gomes Ribeiro N: 11

CECILIANE 3 B LICEU disse...

vemos que antigamente,não era tão diferente de hoje.Como Aristóteles criou uma tática de governo julgando o que ele achava melhor e pior, o que funcionava e o que não,ele ainda achava melhor a democracia mesmo sendo corrompida,para ele política e ética andam sim juntas.


CECILIANE GONÇALVES DE SOUSA 3 B MANHÃ

ANDRÉ MATOS 3 ANO B disse...

ANDRÉ MATOS 3 ANO B

1. A relação é que a palavra política deriva de pólis, que é como se chamavam as cidades-estado da Grécia antiga. Política era a ciência ou arte de administrar a pólis. eu axo q assim ja é bom ñ professo?!
depois eu respondo o resto!

MARILENE 3 ANO E TARDE LICEU DE CAUCAIA disse...

5- A MINHA ÍDEIA PRINCIPAL É USAR O CRÍTERIO DO NÚMERO, DA QUANTIDADE PRA ISTINUIR A MONARQUIA A ARISTOCRACIA [GOVERNO DE UM PEQUENO GRUPO] E A POLÍTICA [OU GOVERNO DA MAIORIA]. 6- A DEMOCRACIA 7-POR QUE PARA EXISTIR POLÍTICA TEM QUE TER ÉTICA E AS DUAS COISAS SEMPRE TEM QUE ANDAR JUNTAS.

Anônimo disse...

Os gregos contribuiram muito para os dias atuais em questão de politica e sociedade



Cristiana 3B

alex 3 A manhã liceu de caucaia disse...

A politica naquela epoca era mais rigida pois so podia votar os homens as mulheres ficavam de fora, não exerciam a sua cidadania.Platão dinha uma teoria de que os sabios deveriam ser os governantes do poder politico.Outro grupo de pensadores foram os sofistas qure explicavam da sua maneira o conceito de politica.

Alan Magno.NUMERO 52/ LICEU 3A MANHÃ disse...

1-Qual a relação existente entre pólis e política?
Hoje em dia acho que é quase nenhuma, porque as pessoas não acreditam mas nos políticos e para a maioria tanto fazem quem vai eleger. Por isso que vendem votos e outros tipos de coisas erradas...

2-Porque Platão criticava a democracia?
Por causa da injustiça que havia.

3-Qual a sua idéia principal sobre o bom governo ou o governo ideal?Em que obra ele defende essa idéia?
A minha idéia é que so falta um pouco de inteligência entre as pessoas porque as vezes o político é caçado mais mesmo assim as pessoas ainda reelege ele, mas porque? porque as pessoas ficam gratas por causa que o político ajudou ela dando um bujão de gás, ou pagando uma conta de luz. E se as pessoas pensassem bem elas iriam ver que elas deveriam receber muitas mais do que isso, como uma cidade com segurança, uma cidade limpa, projetos de primeiro emprego e etc..

4-Aristóteles, na sua obra Política, analisa as constituições das principais cidades e também analisa as formas de governo. Qual forma de governo seria mais adequada, segundo Aristóteles?
A de direito iguais.

5-Qual a relação existente entre ética e política para Aristóteles? Ele achava que as duas deviam andar juntas mais não eram o que acontecia.

Felipe dos santos 3ºA disse...

A relação é que a palavra política deriva de pólis, que é como se chamavam as cidades-estado da Grécia antiga. Política era a ciência ou arte de administrar a pólis.
Os sofistas (literalmente, "sábios") eram todos estrangeiros. Excluídos assim da condição de cidadãos, não se interessavam diretamente pelos destinos da cidade. Assim, não se preocupavam com o que uma argumentação poderia ter de justo ou injusto, moral ou imoral - isso é assunto dos cidadãos. Bastava-lhes que seus discípulos aprendessem a falar - não importava o quê, mas bem, de modo convincente - e que os remunerassem pelo ensino. Dizia-se até que um aluno, para se considerar apto, devia convencer o mestre a não receber o pagamento; se não conseguisse convencê-lo, a lição fora mal ministrada e não merecia remuneração. Se o conseguisse, não haveria por que pagar

Sócrates,Poderia fugir, ou pagar uma pecúnia alterntiva, no entanto afirma que fugir seria admitir uma culpa que ele não tinha. “A única coisa que importa —- afirma — é viver honestamente, segundo a própria consciência, sem cometer injustiças, nem mesmo para retribuir uma injustiça recebida.” Sócrates não trairia sua consciência, preferia a morte a declarar-se culpado; porque respeitava a lei não quisera fugir da prisão.

Talvez porque Platão manifestava desapreço pelos políticos de seu tempo, ele o faz como alguém que viveu nos bastidores das encenações políticas desde a infância. Suas críticas à democracia ateniense pressupunham um conhecimento direto das manobras políticas e de seus verdadeiros motivos.Mas mesmo assim, e apesar de algumas contradições, retomando o problema político e alterando teses expressas anteriormente em "A República", Platão propõe, em sua última obra, uma conciliação entre monarquia constitucional e democracia.


Um bom governo deveria distribuir melhor a renda.
Buscar de volta os militares enviados pra fora do País. Acabar com as favelas e um sem número
de predinhos inúteis de dois andares, caindo aos pedaços e megas obras abandonadas. Transformando-os em obras que beneficiasse a população. Acabar com as aposentadorias com menos tempo do que a estipulada para o povo, que só é boa pra quem já não faz " quase nada " para merecê-la. Que banisse os excesso de gratificações, a corrupção e a impunidade. Que os crimes bárbaros recebessem o castigo merecido, independente da idade do criminoso. Um bom governo, deveria ser exercido por um, acima de tudo, "PATRIOTA". Poderia, ficar aqui escrevendo, até dias. Ouvir que nada disso é possível. Ser tentado a acreditar,que este é o melhor governo que possuímos, etc. Porém nada mudará num País onde o Povo faz por merecer tanto descaso. Apoia tanta infâmia, vota por votar, se corrompe à troco de migalhas, Não exige seus direitos e acredita que é melhor ser um covarde vivo do que um herói morto. Aceita como ídolos, maus exemplos. Escandalosos que justificam o injustificável.
Precisam de templos e templos para andarem de acordo com a razão. Cobram o que não oferecem.
Enfim: Conclusão lamentável, " cada povo tem o governo que merece! "
Cadê nossos hospitais descentes? Presídios de segurança máximas? Escolas e faculdades? Cadê nossas estradas e a segurança que dela esperamos? Cadê o arrecadamento dos nossos impostos? Cadê... cadê... a nossa dignidade?
Melhor que politicamente, fizéssemos alianças com o descaso e a alienação e seguissemos felizes.

Para Aristóteles, que foi o primeiro filósofo a distinguir a ética da política, a ética deve estar centrada na ação voluntária e moral do indivíduo enquanto tal, e a política, nas vinculações deste com a comunidade

Robison darlan 3ºa disse...

A relação é que a palavra política deriva de pólis, que é como se chamavam as cidades-estado da Grécia antiga. Política era a ciência ou arte de administrar a pólis.


Sócrates,. “A única coisa que importa —- afirma — é viver honestamente, segundo a própria consciência, sem cometer injustiças, nem mesmo para retribuir uma injustiça recebida.” Sócrates não trairia sua consciência, preferia a morte a declarar-se culpado; porque respeitava a lei não quisera fugir da prisão.

. Suas críticas à democracia ateniense pressupunham um conhecimento direto das manobras políticas e de seus verdadeiros motivos.Mas mesmo assim, e apesar de algumas contradições, retomando o problema político e alterando teses expressas anteriormente em "A República", Platão propõe, em sua última obra, uma conciliação entre monarquia constitucional e democracia.

Edmara;3anoA,LICEU DE CAUCAIA disse...

A política faz parte da pólis(cidadãos).Platão não era a favor da Democracia porque defendia o governante da pólis.A cidade ideal para Platão,seria com justiça e educação.Segundo Aristóteles a política ideal seria "uma cidade feliz" e o bom político teria que ser ético.Para ele a política e a ética andam juntas.

Unknown disse...

JOSÉ JÚLIO 3° A

A pólis pode ser considerada um tipo de política da época, porque era onde se debatiam os assuntos da cidade.
Porque foram os sofistas que centraram suas atenções na questão moral e na política, elaborando e legitimando o ideal democrático da nova classe em ascensão.
Porque ele achava que a democracia levava a tirania onde só um homem governava sem ter um objetivo para um bem comum.ne

anielle 3"D"TARDE disse...

A relação é que a palavra política deriva de pólis, que é como se chamavam as cidades-estado da Grécia antiga. Política era a ciência ou arte de administrar a pólis. Uma curiosidade: o pagamento de salários para os políticos surgiu na Grécia (por incrível que pareça) para garantir os direitos do povo!..

anielle 3"D"TARDE disse...

2- PERGUNTA sofistas (literalmente, "sábios") eram todos estrangeiros. Excluídos assim da condição de cidadãos, não se interessavam diretamente pelos destinos da cidade. Assim, não se preocupavam com o que uma argumentação poderia ter de justo ou injusto, moral ou imoral - isso é assunto dos cidadãos.

FATINHA ALMEIDA LICEU DE CAUCAIA 3D disse...

01-A RELAÇÃO É QUE A PALAVRA POLÍTICA DERIVA DE POLIS,QUE É COMO SE CHAMAVAM AS CIDADES-ESTADO DA GRECIA ANTIGA.
POLÍTICA ERA A CIÊNCIA OU ARTE DE ADMINISTRAR A POLIS.

antonio eguiberto 3D liceu de caucaia disse...

a relacao era por causa da palavra politica que vinha de polis, porisso existe relacao entre os dois.

sheyla vitor 3 d tarde disse...

pólis significa cidade e toda cidade precisa uma politica que seja de preferencia boa para a cidade. Os sofistas por sua vez, tentavam explicar os pensamentos politicos que tinham. Socrates nao fugiu porque se fugisse estaria infringindo a lei e contra os pobres. Platao criticava a democracia porque achava que a cidade deveria ser governada por um rei-filosofo ou seja somente os sábios poderiam governar, ele defendia essa ideia na obra A República. Para Aristoteles a forma de governo mais edequada seria a Politeia.A ligaçao entre politica e ética é evidente na medida em que a questao do bom governo,do regime justo,da cidade boa, depende da virtude do governante.

emanuel 3d numero 16 disse...

polis que dizer cidade estado e politica e a arte de governar

a contribuiçao dos sofistas era fazer com que as pessoas refletissem mais sobre as questoes morais

porque socrates queria defender suas ideias ate o fim

porque socrates defendia o governo monarquico

platao entendia por governo bom o governista que tivesse a arte de governar a obra e a repulblica

a democracia

porque politica e etica sempre andaram juntas ea politica so existe se tiver eticat

janiele 3d disse...

2-a contribuicao dos sofistas era
sua linguagem persuasiva,a arte de bem falar,eles eram os mestres da nova arete politica

keulyane 3º D disse...

sócrates só não fugiu pelo fato de querer defender até o fim suas idéias.Platão criticava a democracia por que achava que este tipo de política não era boa.
Para ele as crianças devem ser educadas pelo estado e não pela família. isso para ele, é uma forma de um bom governo e essa teoria era defendida em sua obra chamada A REPÚLBICA.Seria o governo democrático(DEMOCRACIA).A reflexão de Aristotéles era que política não se separa da ética, ambas andam juntas,pois a vida indivídual está imbricada na vida comunitária.

Ana Jéssica 3º D disse...

como no próprio texto diz polis é cidade-estado.. e para ter uma cidade estado bem organizado isso depende muito dos político que ali governam.

porque ele achava o melhor modelo de política o aristocrático.

Aristóteles considerava a melhor forma de governo aristocrático.

que para ser um bom político tem que ser uma pessoa ética, pois ambas andam juntas que uma pessoa que tem ética ela tem caráter.

CARINA DOS SANTOS 3º ANO D disse...

Polis é como se chamavam as cidades-estado na Grécia antiga e política é o dom de governar,ou pelo menos é o que eu acho porque muitos políticos não possuem esse dom.
Eles eram os mestres da arte política,de bem falar.
Ele mostrava desapreço pelos políticos de seu tempo,suas críticas pressupunham um conhecimento direto da política.
A política.
A politéia.

amnda 3d Liceu de caucaia disse...

02-a contribuiçao dos sufistas era concentrar suas atençoes na questao morale politica que era tão visada na democracia.
05- Republica
06o bom governo é que o rei deveria governar com dignidade.o governo ideal é q o governante deveria ser intelectual e melhor q fosse filosofo.
07a ligação entre ética e politica é evidente na medida em q a questão do bom governo do regime justo,da cidade boa,depende da virtude do governante

Danyele de Sousa 3D disse...

2 Arte de bem falar de utilizar a linguagem em um discurço persuativo os sofistas são mestre da nova arete politica e o instrumento desse processo será retórico

3 Poderia fugir, ou pagar uma pecúnia alterntiva, no entanto afirma que fugir seria admitir uma culpa que ele não tinha. “A única coisa que importa —- afirma — é viver honestamente, segundo a própria consciência, sem cometer injustiças, nem mesmo para retribuir uma injustiça recebida.” Sócrates não trairia sua consciência, preferia a morte a declarar-se culpado; porque respeitava a lei não quisera fugir da prisão.

4 Platão atribuía à democracia não uma forma boa de governo, mas uma forma degenerada. O ideal platônico de governo era a aristocracia (governo dos nobres), que poderia se corromper e transformar-se na timocracia (governo dos ricos).

5 O governo ideal é aquele que faz tudo em beneficio do povo e para o povo.

Hoje eles fazem só em beneficio próprio.

6 Aristóteles utiliza dois critérios combinados para determinar as formas de constituição: o número de governantes e a sua inclinação para a Justiça.
7 Para Aristóteles, que foi o primeiro filósofo a distinguir a ética da política, a ética deve estar centrada na ação voluntária e moral do indivíduo enquanto tal, e a política, nas vinculações deste com a comunidade

FATINHA ALMEIDA LICEU DE CAUCAIA 3D disse...

QUESTÃO 04-TALVEZ PORQUE PLATÃO MANIFESTAVA DESAPREÇO PELOS POLITICOS DE SEU TEMPO,ELE O FAZ COMO ALGUÉM QUE VIVEU NOS BASTIDORES DAS INCENAÇÕES POLITICAS DESDE A INFÂNCIA.

sheyla vitor 3 d tarde disse...

pólis significa cidade e toda cidade precisa uma politica que seja de preferencia boa para a cidade. Os sofistas por sua vez, tentavam explicar os pensamentos politicos que tinham. Socrates nao fugiu porque se fugisse estaria infringindo a lei e contra os pobres. Platao criticava a democracia porque achava que a cidade deveria ser governada por um rei-filosofo ou seja somente os sábios poderiam governar, ele defendia essa ideia na obra A República. Para Aristoteles a forma de governo mais edequada seria a Politeia.A ligaçao entre politica e ética é evidente na medida em que a questao do bom governo,do regime justo,da cidade boa, depende da virtude do governante.

Ana Jéssica 3º D Liceu de Caucaia disse...

como no próprio texto diz polis é cidade-estado e para termos uma cidade-estado digna precisamos de Bons político.

Platão criticava a democracia porque não considerava o sistema democrático a melhor forma de si governa.

para Aristóteles a melhor forma de governo era a aristocrática

Neto Nº 45 3º D tarde, liceu estadual. disse...

1_ Polis é a cidade-estado e politéia a arte de governar a polis.
2_ Os sofistas eram todos estrangeiros. excluidos assim da condição de cidadãos, não sa interessavam diretamente pelos destinos da cidade.
3_ Porque ele estava certo do que queria e consciente que sua opinião não fazia mal a ninguém.
4_ Porque ele defendia o governo monarquico, dai era contra a democracia.
5_ A reflexão aristotélica sobre a política não se separa da ética, pois a vida individual estã sobreposta na vida comunitária. na sua obra ética a nicômaco.
6_ A Democracia.
7_ A ética deve estar voltada na ação volutária e moral do indivíduo.

antonio eguiberto liceu de caucaia disse...

questao 2-era de fe apofatica da mistica grega era assim capturada pelo sufismo para mostra o pensamento politico.

JANAINA 3ºD Nº22 LICEU DE CAUCAIA disse...

1-Para os gregos polis e politica andam juntoas.
2-Eles contribuiram com fragmentos de suas obras.
3-Socrate poderia fugir ou pagar uma pegunia alternativa,no entanto afirma que fugir seria admitir uma culpa que ele não tinha.
4-Platão critica a nação de igualdade na democracia,pois para ele a verdadeira igualdade é de ordem geométrica porque se baseia no valor pessoal que é sempre desigual.
5-O governo ideal e aquele que faz tudo em benefícios do povo e para o povo.
6- Para Aristóteles é a dwemocracia
7-A relexão aristoteles sobre a politica não se separa daética,pois a vida individual está imbricada na vida comunitaria

Anderson Andrade 3ºD Liceu de Caucaia disse...

polis significa cidade-estado e para a formação de uma cidade-estado de grande expressão isso depende diretamente dos seus governante( no caso o político)

Platão defendia o sistema aristocrático.

Aristóteles era a favor de do sistema aristocrático.

maria anyelle 3"d''tarde n"36'' disse...

1-A relação é que a palavra política deriva de pólis, que é como se chamavam as cidades-estado da Grécia antiga. Política era a ciência ou arte de administrar a pólis.
2-os sofistas são os mestres da nova arete politica e o instrumento desse processo sera a retorica de ultilizar a linguagem em um discurso persuasivo.

3-por que ele estava certo do que queria pois ele estava consciente que aquilo
era certo e ñ fazia mal a ninguuem.

4-por que platão demostrava desapreço pelos politicos e ele era contra a democracia.

5-a idéia principal é usar o numero para instituir a monarquia.

6-democracracia

7-a relação entre ética e politica é evidente na medida em que a questão do bom governo do regime justo da cidade boa,depende da virtude do governante.

janiele 3d disse...

5-a ideia e da mais atencao ao povo brasileiro,o governo da mais importancia pra coisas que nao tem nada a ver como:colocar a arvore de natal maior e plana no guiness,a obra que ele defende e a repulblica

Camila C.3D Liceu de Caucaia disse...

01-politica é uma palavra originada a outra palavra grega polis quer dizer cidade estado
02-a contriduição dos sufistas era concentrar suas atençoes na questao moral e politica.
04-ele era a favor do mono [um]governante e a democracia era a favor do demo [muitos].
05-Republica.
06-o bom governo e que o rei deveria governar com dignidade e que o governante deveria ser intelectual.
07-a ligação entre ética e politica na medida em q a questão do bom governo justo, da cidade boa, da virtude do governante.

Bruno 07 3D disse...

01 A relação é que a palavra política deriva de pólis, que é como se chamavam as cidades-estado da Grécia antiga. Política era a ciência ou arte de administrar a pólis. Uma curiosidade: o pagamento de salários para os políticos surgiu na Grécia (por incrível que pareça) para garantir os direitos do povo!... No começo, nas cidades-estado gregas, as funções públicas, inclusive as de governo, não eram remuneradas, porque a ideia era que quem se dispusesse a exercê-las devia fazer isso por puro patriotismo.

02 Os sofistas são os mestre da nova arete política

03 Sócrates não trairia sua consciência, preferia a morte a declarar-se culpado; porque respeitava a lei não quisera fugir da prisão.

04 A oposição de Platão à democracia explora outra tensão que aparentemente existe na teoria democrática. Tal como «monarquia» significa «governo pelo monarca», «democracia» quer dizer «governo pelo demos». Mas o que é o demos? Em grego clássico tanto pode ser entendido como «o povo» ou «a populaça». No segundo sentido, então, a democracia é o governo pela populaça: o governo da ralé, do vulgo, dos sujos, dos inaptos.

Paulo Ricardo - 3 D - Liceu de cacaia disse...

Talvez porque Platão manifestava desapreço pelos políticos de seu tempo, ele o faz como alguém que viveu nos bastidores das encenações políticas desde a infância. Suas críticas à democracia ateniense pressupunham um conhecimento direto das manobras políticas e de seus verdadeiros motivos.

liceu de caucaia disse...

questao 7-que foi a primeira filosofia a distinguir a etica centrada na politica.

Rosa N:46 3D disse...

1-Pólos é a cidade-estado,e para concluir uma política é necessário a organização e a formação de uma sociedade.

4-Talvez porque ele mostrava desapreço pelos políticos da sua época.

3-Por que ele achava que sua opinião não fazia mal a ninguém,sua consciência

5-O governo ideal é aquele que ajuda o povo a continuar a seguir em frente.

6-A democracia

7-Se correto e cidadão.

2-Os sufistas são os mestres da nova arete política.

FATINHA ALMEIDA 3D LICEU DE CAUCAIA disse...

QUESTÃO 07-PARA ARISTÓTELIS,QUE FOI A PRIMEIRA FILOSOFO A DISTINGUIR A ÉTICA DA POLITICA,A ÉTICA DEVE ESTAR CENTRADA NA AÇÃO VOLUTARIA E MORAL DO INDIVIDUO ENGUANTO A POLITICA NAS VICULAÇÕES DESTE COM A COMUNIDADE.

andrea 3d liceu de caucaia disse...

1.polis (cidade ou estado)É a arte de governar.
2.A arte de bem falar,de utilizar a linguagem em um discurso persuasivo
4.ele era contra a democracia porque era o governo dos mais sábios.
5.A república
6.O bom governo e que o rei deveria governar com dignidade ser intelectual ideal filosofo
7.entre etica e politica é evidente na medida em que a questaõ do bom governo. do regime justo da cidade boa.

José Alisson de souza silva 3 E disse...

2 questão -
Os sofistas eram todos estrangeiros. eles não se preocupavam com o que uma argumentação poderia ter de justo ou injusto,isso é assunto dos cidadãos.

José Alisson de souza silva 3 E disse...

4 questão
Por que ele defedia o governo monarquico .E a democracia é favor que o povo tenha vez na cidade e no país.

jose Roberto nº33 3º E disse...

02/ Os sofista são mestre da nova areté político, e o instrumento desse processo será a retórica ou seja, a arte de bem falar,de utilizar a linguagem em um discorso persuasivo.

ERIKA JACKASS disse...

ERIKA DE MENEZES Nº10 3°E
LICEU DE CAUCAIA
A releçao entre a polis e a politica é que polis vem da palavra politica,fala tambem sobre criar uma cidade ideal com justiça e com educaçao sobre a responsabilidade do estado.
A vida individual esta ligada a vida comunitaria.
Platao defendia os governates da polis.

Jefferson 3E N-26 LICEL DE CAUCAIA disse...

Sua idéia de um governo ideal era de um governo administrado com sabedoria ,onde um rei deveria ser um filosofo, ou um filosofo deveria ser um rei, Este governo devia lutar pela emgualdade social.A obra que ele comenta sobre isso é A republica.

José Alisson de souza silva 3 E disse...

3 questão
A minha idéia só falta mais um pouco de intelingencia entre as pessoa! porque as pessoa só q saber do dinheiro q receber dos politicos ai eles fotam neles !

se as pessoas pensaser mais alto , pensacer nos impregos , em contruções, e etc .

jose Roberto nº33 3º E disse...

03.porque se ele fugisse estaria admitindo uma culpa que ele nâo tinha.

José Alisson de souza silva 3 E disse...

6 questão
A democracia!

José Alisson de souza silva 3 E disse...

por que para ter uma politica boa tem q ter ética . e isso não pode se separar.

jose Roberto nº33 3º E disse...

04.porque Platão era contra a democracia,

José Alisson de souza silva 3 E disse...

3 QUESTÃO
Por que ele estava certo do que queria e consciente que sua opinião não fazia mal a ninguém

Anônimo disse...

1°Questâo=polis é é a cidade entendida como a comunidade organizada,cidade e estado.politica é oconjunto de pessoas que tem o poder dentro da cidade.
2°Questâo=era padecer a passagem para reflexâo,concentrando suas tensos moral e politica.
3°Questâo=porque ele estava certo do que queria,e ele sabia que nâo fazia mal a ningém.
4°Questâo=porque ele demostrava que era contra a democracia e mostrava os desapreços pela politica.
5°Questâo=ele teve a idéia de fazer a ligaçâo entre ética e política é evidente,na médida em que a questâo do bom governo.
6°Questâo=Democrtacia.{a contituiçâo das principais cidades}
7°Questâo=Para aristótelis.politica nâo se separa da ética,pois a vida individual estar imbricada na vida comunitaria.

karine 3ºD nº 10 liceu de caucaia disse...

1º a relação que existe entre polis e politica que anda sempre junto que são muito complexo
pólis quer dizer cidade-estado e se vai ter politica tem que hacer o estado.

2ºEles contribuiram com fragmentos de suas obras Assim, não se preocupavam com o que uma argumentação poderia ter de justo ou injusto, moral ou imoral condição de cidadãos.

3°Por que Sócrates, depois de ser condenado a pena de morte pelo tribunal ateniense acusado de corromper a juventude e introduzir novos deuses em Atenas, não fugiu conforme o plano de Platão.

4ºTalvez porque Platão manifestava desapreço pelos políticos de seu tempo, ele o faz como alguém que viveu nos em sua última obra, uma conciliação entre monarquia constitucional e democracia.

5ºO governo ideal é aquele que faz tudo em beneficio do povo e para o povo a república.

6º A democracia.

7º A reflexão aristotélica sobre a política não se separa da ética,pois a vida individual está imbricada na vida comunitária.

janiele 3D-52 disse...

1-polis era o modelo das antigas cidades gregas,um modo de dizer uma cidade organizada isto e,pelos homens nascidos no solo da cidade;livres e iguais.
2-os sofistas usam a linguagem persuasiva,a arte de bem falar,eles sao os mestres da politica arete.
4-Talvez porque Platão manifestava desapreço pelos políticos de seu tempo, ele o faz como alguém que viveu nos bastidores das encenações políticas desde a infância.
5-uma ideia de um governo melhor e combater a crise mundial,Eu não tenho dúvidas de que um governo do povo(democracia) é o mais apropriado.ele defende na obra repulblica.
6-democracia
7-a ética deve estar centrada na ação voluntária e moral do indivíduo enquanto tal, e a política, nas vinculações deste com a comunidade.

jose Roberto nº33 3º E disse...

Um governo com justiça e educação sob a responsabilidade do estado.(república).

jose Roberto nº33 3º E disse...

05/ Um governo com justiça e educação sob responsabilidade do estado(república)

jose Roberto nº33 3º E disse...

06/ A democracia

jose Roberto nº33 3º E disse...

07/ A relação e que ética e política anda sempre juntas.

FATINHA 3º ANO D TARDE LICEU DE CAUCAIA disse...

01-POLIS NADA MAS É DO QUE CIDADE OU ESTADO E POLÍTICA QUER DIZER A NECESSIDADE DE HAVER UM ESTADO OU UMA CIDADE. 02-ELES CONTRIBUIRAM COM FRAGMENTOS OU SUAS OBRAS,ALÉM DA REFERENCIAS TENDECIOSAS. 03-SÓCRATES ERA UM HOMEM QUE PREZAVA A JUSTIÇA E OS VALORES.E NÃO IRIA FUGIR DESTES. 04-ELE FAVORECIA A DEMOCRACIA POR CAUSA DO POVO TENDO A SUA VEZ NA CIDADE E NO PAÍS,TALVEZ POR QUE PLATÃO DEMONSTRAVAM DESPRESOR PELA POLÍTICA DE SEUS TEMPOS. 05-BOM,UM BOM GOVERNO FAZ SEMPRE ALGUMA COISA MAS O GOVERNO IDEAL É MELHOR POR QUE É IDEAL PARA GOVERNAR.A REPÚBLICA. 06-A DEMOCRACIA 07-POR QUE PARA EXISTIR POLÍTICA TEM QUE TER ETÍCA E AS DUAS COISAS SEMPRE TEM QUE ANDAR JUNTAS.

Flávio Moreira 3º B Nº 22 disse...

1ª) Os gregos politicos achavam que ética e politica eram iguais.
2ª)Eles ajudaram muito com suas obras.
3ª) Ele dizia que se ele fugisse ele iria admitir uma coisa que ele não fez.
4ª) Platão criticava a igualdade e a ordem geometrica, pois se baseava no valor pessoal que é diferente.
5ª) Ele defendia a república.
6ª) Aristóteles estabelece uma tipologia das formas de governo que se tornou clássica.ele usava o citério da quantidade,para distinguir a monarquia(ou governo de um pequeno grupo)e a politéia(ou governo da maioria).
7ª) A reflexão aristotélica sobre a política não se separa da ética, pois a vida individual está imbricada na vida comunitária.

Carlos André liceu de caucaia 3º ano A nº09 disse...

1.pólis é como se chamavam as cidades-estado da Grécia antiga.Política era a ciência ou arte de administrar a pólis.
2.Eles contribuiram com fragmentos de suas obras,alem da referencias tendeciosas.
3.Poderia fugir, ou pagar uma pecúnia alterntiva, no entanto afirma que fugir seria admitir uma culpa que ele não tinha.
4.Talvez porque Platão manifestava desapreço pelos políticos de seu tempo, ele o faz como alguém que viveu nos bastidores das encenações políticas desde a infância.
5.Um bom governo deveria distribuir melhor a renda.
Buscar de volta os militares enviados pra fora do País. Acabar com as favelas e um sem número
de predinhos inúteis de dois andares, caindo aos pedaços e megas obras abandonadas.
6.Para Aristóteles, na sua obra "Ética a Nicômaco", ele ordena em 06 (seis) as melhores formas de governo, que são: monarquia, aristocracia, politia (muitos governando), democracia, oligarquia, tirania.
7.Para Aristóteles, que foi o primeiro filósofo a distinguir a ética da política, a ética deve estar centrada na ação voluntária e moral do indivíduo enquanto tal, e a política, nas vinculações deste com a comunidade

Rafaela 3°d tarde liceu de caucaia disse...

iiRafaela
colegio liceu de caucaia
3°d tarde n°44
Pólis quer dizer cidade-estado e para se ter política é nacessário haver um estado uma cidade, etc.Cada um dos sofistas tentam explicar com sua maneira o conceito de política. Sócrates não fugiu pois estaria contra os inocentes e contrariando as leis.Platao critivava a democracia porque ele achava que a polis tinha que ser governada por um sabio de preferencia um rei-filosofo,A formação filosófica, afirma Platão, é uma qualificação necessária para governar. Segundo Platão, o conhecimento é derivado da razão e não da experiência. Ele pregava que somente através da razão atingimos o conhecimento das formas,a obra que ele defende essa ideia e em A REPUBLICA.para Aristoteles e a politeia.A etica e a politica se preocupam com tudo que esta voltado ao ser humano.

DAVI C. ALMEIDA, 3°B, MANHÃ ,N°16 disse...

Davi C. Almeida n°16 3°B MANHÃ
LICEU DE CAUCAIA

1)Qual a relação existente entre pólis e política?

r=Polis é a Cidade, entendida como a comunidade organizada, formada pelos cidadãos , isto é, pelos homens nascidos no solo da Cidade, livres e iguais. Política denomina organização, direção e administração de nações ou Estados

2)Qual a contribuição dos sofistas para a formação do pensamento político grego?

r=Com uma opinião formada contribui para solidificar a política grega e
os sofistas por serem discipulos de Socrátes foram os responsáveis,assim como seu mestre,pelo questionamento de temas referentes

3)Por que Sócrates, depois de ser condenado a pena de morte pelo tribunal ateniense acusado de corromper a juventude e introduzir novos deuses em Atenas, não fugiu conforme o plano de Platão?

R= Socrates queriam defender todas as suas ideias ate o fim.

4)Por que Platão criticava a democracia?
r=Ele era contra a democracia, defendia o governo monarquico e Porque para ele a democracia só tem sentido para aquele que prezam a liberdade de pensamento e de expressão e que não sabem viver sem pensar.Os homens não precisariam do pensamento para viver e a democracia tornava-os ainda mais preguiçosos e intelectualmente amnésicos.

5)Qual a sua idéia principal sobre o bom governo ou o governo ideal? Em que obra ele defende essa idéia?

R=(A República)O governo ideal é aquele que defende seus princípios éticos e morais

6)Aristóteles, na sua obra Política, analisa as constituições das principais cidades e também analisa as formas de governo. Qual forma de governo seria mais adequada, segundo Aristóteles?

R=A democracia


7)Qual a relação existente entre ética e política para Aristóteles?

R=Porque para existir politica tem que ter etica e as duas coisas sempre tem que andar juntas

ANTONIO JOSE 3A MANHA disse...

ANTONIO JOSE 3A MANHA 1-A Política e polis(cidade)cidade tem que ter uma política,um governo).
2--Eles contribuiram com fragmentos de suas obras,alem da referencias tendeciosas.
professor me desculpa por nao ter respondido essa questao,infelizmente eu nao entendi.
3-Por que ele estava certo do que queria e consciente que sua opinião não fazia mal a ninguém.
4-Por que Platão criticava a democracia?
Ele era contra a democracia, defendia o governo monarquico.
05_a minha idea principal e uasa o criteiro do numero,da quantidade pra istinuir a monarquia a aristocracia(ou governo de um pequeno grupo)e a politica(ou governo da maioria).
6-Aristóteles, na sua obra Política, analisa as constituições das principais cidades e também analisa as formas de governo. Qual forma de governo seria mais adequada, segundo Aristóteles.
7-a relação entre ética e politica é evidente na medida em que a questão do bom governo do regime justo da cidade boa,depende da virtude do governante.

Anônimo disse...

ANTONIO JOSE 3A MANHA 01A relação entre os dois é que se Pólis quer dizer cidade-estado tem que ser governado por um po 2-os sofistas são os mestres da nova arete politica e o instrumento desse processo sera a retorica de ultilizar a linguagem em um discurso persuasivo.
lítico
3-Por que ele estava certo do que queria e consciente que sua opinião não fazia mal a ninguém.
04 porque platao demostravam desapreço pelos politicos de seu tempo,ele prespunhavam um conhecimento direto da manobras pliticos e de seus verdadeiros motivos.
05-Ou rei seria filosofo ou o filosofo seria rei.
06-A Democracia
07-Elas não se separam

Anônimo disse...

1. Pólis é a cidade-estado e política a arte de governar a referida cidade-estado (pólis).
2-Porque Platão criticava a democracia?
Por causa da injustiça que havia.
03 Por que Sócrates, depois de ser condenado a pena de morte pelo tribunal ateniense acusado de corromper a juventude e introduzir novos deuses em Atenas, não fugiu conforme o plano de Platão?
Por não se considerar culpado.
4-Porque ele era a favor do mono, que quer dizer um governante, e não demos, que quer dizer povo. E a democracia favorece que o povo tenha vez na cidade e no país.
5. O governo ideal era centrado na educação, o Estado deveria conceder a educação que formaria as classes que comporiam a cidade - camponeses, guerreiros e magistrados.
06-o bom governo e que o rei deveria governar com dignidade e que o governante deveria ser intelectual.
7. O governo só pode ser bom e a cidade feliz se o governante for dotado de virtude para governar em prol do bem comum.

Unknown disse...

A palavra chave da relação entre polis e politica é cidadao estado), um complementa o outro,a politica era com ciencia de administrar a polis(cidades-estado da Grecia antiga).
Os sofista tinha uma tecnica de um dominio, lançaram debates em torno d lei,da justiça e da natureza, o grupo dos sofista, a metafisica idealista de platao e o realismo de aristoteles construiram os primeiros alisences teoricos da discursao jusfilosóficas.
Socrates não fugiu por que não queria assumir uma culpa que não era dele, preferio ficar honestamente,sem trair sua consciencia.
Acho que por conhecer bastante sobre politicas desde a infancia fez com que platao criticasse a democracia e em "A republica" sua ultima obra propõe a conciliação entre monarquia e demogracia.
Um governo bom deveria acabar com as favelas,corrupção, distribuir melhor a renda da comunidade, enfim ideal deveria ser em beneficio de todos sem excessao.
As forma de governo seria monarquia,aristocracia,politica,democracia,oligarquia e tirania.
Etica: voltada para o individuo ação volutaria e moral; politica: voltada a avor d vinculaçoes da comunidade.

Biatriz Pinheiro nº06 3°A

Anônimo disse...

Cidade-estado: cidadao é o habitante da cidade é que era necessario ser homem adulto,nascido em atenas e livre
Politica:é um meio de organização a cidade.
Ajudou as pessoas a argumentar e defender suas causas.
Por que manifesta desapego aos politcos de seu tempo e seus verdadeiros motivos.
Que seja um governo justo e os politicos tinham etica
Monarquia, aristocracia,politica,democracia,oligarquia, tirania.
Que as duas tem que andar sempre juntas.

Julyana Sabrina Cavalcante Ferreira 3ºA

jhonathan b. albuquerque 3c liceu de caucaia disse...

Cada um dos sofistas tentam explicar com sua maneira o conceito de política. Sócrates não fugiu pois estaria contra os inocentes e contrariando as leis

debora braga liceu de caucaia 3C manha disse...

resposta 1: etica e plitica andam juntas, nao se separam porque o bom politico e necessariamente etico e virse-versa.

BRUNO LUCAS 3°C LICEU DE CAUCAIA disse...

NOME-BRUNO 3°C-Qual a relação existente entre pólis e política? Eu acho que politica e governar um estado ou um cidade etc,e ser politico e respetar todos.

4-Por que Platão criticava a democracia? porque eles erao contra a democracia e defendia o governo monarquico. 5-Qual a sua idéia principal sobre o bom governo ou o governo ideal? Em que obra ele defende essa idéia?
A República 6-Aristóteles, na sua obra Política, analisa as constituições das principais cidades e também 7-Qual a relação existente entre ética e política para Aristóteles?
Elas andam juntas, não se separam.analisa as formas de governo. Qual forma de governo seria mais adequada, segundo Aristóteles?

Liceu Estadual de Caucaia Francisco Alan n°:19-3°C manhã disse...

O pensamento político grego

1)Qual a relação existente entre pólis e política?
R=Pólis é denominada a cidade-estado onde se concentra a ágora que é a praça onde os cidadãos se reunião para discutir os problemas da cidade.

2)Qual a contribuição dos sofistas para a formação do pensamento político grego?
R=Os sofistas (literalmente, "sábios") eram todos estrangeiros. Excluídos assim da condição de cidadãos, não se interessavam diretamente pelos destinos da cidade. Assim, não se preocupavam com o que uma argumentação poderia ter de justo ou injusto, moral ou imoral - isso é assunto dos cidadãos. Bastava-lhes que seus discípulos aprendessem a falar - não importava o quê, mas bem, de modo convincente - e que os remunerassem pelo ensino. Dizia-se até que um aluno, para se considerar apto, devia convencer o mestre a não receber o pagamento; se não conseguisse convencê-lo, a lição fora mal ministrada e não merecia remuneração.

3)Porque Sócrates, depois de ser condenado a pena de morte pelo tribunal ateniense acusado de corromper a juventude e introduzir novos deuses em Atenas, não fugir conforme o plano de Platão?
R=Sócrates é julgado e morto, aprofunda-se em Platão a descrença nos rumos políticos da democracia ateniense (essa crítica à democracia ateniense foi uma de suas preocupações centrais durante a sua vida). Após a morte de seu mestre, Platão resolve viajar. Vai à Magna Grécia (que hoje seria o sul da Itália) onde conhece Arquitas de Tarento, um sábio- governante que inspira em Platão um modelo de governante para a solução dos problemas políticos. Ainda durante essa viagem, Platão vai a Siracusa, cidade-Estado localizada na Sicília, onde conhece e torna-se amigo de Dion, cunhado de Dionísio, tirano da cidade.

4)Porque Platão critica a democracia?
R=e conhece e torna-se amigo de Dion, cunhado de Dionísio, tirano da cidade. É nessa cidade que Platão tenta aplicar suas idéias sobre política. Mas nada consegue. Ainda durante essa viagem, Platão vai ao Egito, mas o que aconteceu durante essa jornada é praticamente desconhecido. É nessa época que Platão escreve seus primeiros Diálogos e, provavelmente, começa a escrever República, uma de suas maiores obras. Os Diálogos dessa fase são considerados "socráticos", como a Apologia de Sócrates e Eutífron.

5)Qual a relação existente entre ética e política para Aristóteles?
R=Para Aristóteles, que foi o primeiro filósofo a distinguir a ética da política, a ética deve estar centrada na ação voluntária e moral do indivíduo enquanto tal, e a política, nas vinculações deste com a comunidade

Maria Josiane 3C LICEU DE CAUCAIA disse...

1-E a palavra originada de outra palavra grega pólis que quer dizer cidade estado} dai deriva,ou seja cid
ão
4-Criticava por que tratava de uma Utopia
5-defendia o governo da pólis deferia ser um rei filosofo sua obra mais famosa na area de filosofia politicaé republica onde cria uma cidade ideal com justiça e uma educação sob a responsabilidade do estado
6-A reflxão aristotelica sobre a politica não se separa da Ética pois a vida individual esta imbricada na vida comunitaria a finalidade da ação moral e a felicidade,mais também indissociavelmente a politica tem por fim organizar a cidade feliz
7-por tanto para os gregos antigos ética e politica andam juntas,não se separa por que o politico e necessariamente ético virce -versa

cynthia freire 3c liceu de caucaia disse...

1-e a palavra originada de outra palavra grega polis que quer dizer(cidade-estados)
4-criticava por que se tratava de um utopia.
5-defendiam o governo da polis deveria ser um rei filosofo. sua obra mais famosa na area de filosofia politica e a republica onde cria um cidade ideal com jurtiça e um educaçao sobre aresponsabilidade do estado.
6-a reflexao aristotelica sobre a polica nao se separa da etica pois a vida individual estar imbricada na vida comunitaria a finalidade da açao moral e
a felicidade do individuo,mas tambem indisociavelmente a politica tem por fim organizar a cidade feliz.
7-portanto para os gregos antigos etica e politica andam juntas,nao se separa porque o politico e necessariamente etico e vice vese.

Maria Geanne 3 a manhã n)39 disse...

1)A relação existente é que a pólis precisa de organização política.
2)Procederam a passagem para a reflexão propiamente antropológica,centando suas atenções na questão moral e política.
4)Porque além de ser de origem aristocrática, ele não via a democracia como a melhor forma de governo, pois para ele os homens devem ser dirigidos por sábios.
5)O governo ideal para Platão é aquele cujo o governante seja um filósofo que possuía a alma de ouro, era quem tinha conhecimentos necessários para governar e manter a cidade coesa.A obra em que ele defende essa idéia é A Replubica.
6)A forma de governo é Callipólis.
7)A relação é que o bom governo, do regime justo, da cidade boa, depende da virtude do bom govrnante.

**Elisa** disse...

os gregos nos trouxeram pensamentos e teorias nas quais hoje em dia se e necessario para nossas vidas...não só pensamentos e não só teorias, mas homens que nos ensinaram a arte de poder pensar com inteligencia e poder debater assuntos nos quais eram e são necessario se debater para chegar a um ponto veridico e concreto...
polis era onde se dicutia a politica..
ELISAMARA KELLY 3°C MANHÃ

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 207   Recentes› Mais recentes»