sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O pensamento político grego

Os gregos inegavelmente nos deixaram um legado riquissimo em questão de cultura e sabedoria. No seu período clássico entre os séculos V e IV a.C vimos surgir a filosofia com os pré-socráticos, a democracia de Péricles, o teatro e as tragédias gregas com Sófocles e Eurípedes, a invenção da moeda, a lei escrita com seus legisladores Drácon, Sólon e a política (palavra originada de outra palavra grega pólis que quer dizer cidade-estado). Daí deriva também a noção de cidadania, ou seja, cidadão é o habitante da cidade (pólis), mas que, segundo o modelo ateniense, para obter a cidadania precisava ser homem adulto nascido em Atenas e livre. Sabemos que Atenas possuía cerca de meio milhão de habitantes, dos quais trezentos mil eram escravos e cinquenta mil metecos (estrangeiros); excluídas ainda as mulheres e as crianças, apenas 10% do corpo social tinha o direito de decidir por todos, e era considerado cidadão. Os outros 90% eram os não-cidadãos composto por mulheres, escravos e estrangeiros.
No campo filosófico, esse período viu nascer grandes filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles.
Sócrates é o filósofo que introduz a discussão ética e não cosmológica como fizeram os pré-socráticos. "Conhece-te a ti mesmo" e "Só sei que nada sei" são suas máximas. Platão, cujo nome verdadeiro era Aristocles, era descendente direto dos fundadores da cidade de Atenas de família aristocrática defendia o governante da pólis deveria ser um Rei-filósofo. Sua obra mais famosa na área de filosofia política é A República onde cria uma cidade ideal com justiça e uma educação sob a responsabilidade do Estado. Mas essa obra é criticada por se tratar de uma utopia. Já Aristóteles (384-322 a.C), discípulo de Platão, considera essa utopia impraticável. A reflexão aristotélica sobre a política não se separa da ética, pois a vida individual está imbricada na vida comunitária. Na sua obra Ética a Nicômaco, conclui que a finalidade da ação moral é a felicidade do indivíduo, mas também indissociavelmente a política tem por fim organizar a cidade feliz. Portanto, para os gregos antigos ética e política andam juntas, não se separam porque o bom político é necessariamente ético e vice-versa. Essa visão perdurará até o início da modernidade, mas que será contestada e modificada pelo pensamento de Nicolau Maquiavel, na sua famosa obra O Príncipe. Mas essa passagem do pensamento grego político para o maquiavelismo nós estudaremos nos próximos capítulos.
Questões para reflexão:

Qual a relação existente entre pólis e política?

Qual a contribuição dos sofistas para a formação do pensamento político grego?

Por que Sócrates, depois de ser condenado a pena de morte pelo tribunal ateniense acusado de corromper a juventude e introduzir novos deuses em Atenas, não fugiu conforme o plano de Platão?

Por que Platão criticava a democracia?

Qual a sua idéia principal sobre o bom governo ou o governo ideal? Em que obra ele defende essa idéia?

Aristóteles, na sua obra Política, analisa as constituições das principais cidades e também analisa as formas de governo. Qual forma de governo seria mais adequada, segundo Aristóteles?

Qual a relação existente entre ética e política para Aristóteles?

207 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 207 de 207
Anônimo disse...

Pólis é a cidade-estado e política a arte de governar a referida cidade-estado. É nessa cidade que Platão tenta aplicar suas idéias sobre política. Mas nada consegue. Ainda durante essa viagem, Platão vai ao Egito, mas o que aconteceu durante essa jornada é praticamente desconhecido.
PLATÃO ERA CONTRA A DEMOCRACIA PORQUE ELE DEFENDIA O GOVERNO MONARQUICO
Aristóteles, na sua obra Política, analisa as constituições das principais cidades e também analisa as formas de governo. Qual forma de governo seria mais adequada, segundo Aristóteles.
Daniel nª 15 3 ano Bº

Taylana Marino- Liceu de Caucaia- disse...

A política é algo exercidos desde o início da humanidade e ela deve andar junto com a democracia, apesar de uns dos maiores filósofos de todos os tempos ser contra a mesma.
TAYLANA MARINHO

andré matos 3° ano B liceu de caucaia disse...

ANDRÉ MATOS 3° B

2)Com uma opinião formada contribui para solidificar a política grega e
os sofistas por serem discipulos de Socrátes foram os responsáveis,assim como seu mestre,pelo questionamento de temas referentes

3)Socrates defendia seus pensamentos ate o fim. Ele nã mudava de ideia com facilidade, portanto não "traiu" seus ideais.

4)Ele era contra a democracia, defendia o governo monarquico e Porque para ele a democracia só tem sentido para aquele que prezam a liberdade de pensamento e de expressão e que não sabem viver sem pensar.Os homens não precisariam do pensamento para viver e a democracia tornava-os ainda mais preguiçosos e intelectualmente amnésicos.

5. Platão defendia o um governo aristocrata...sua obra principal que demonstra isso é: "A Republica".

6. A reflexão aristotélica sobre a política não se separa da ética, pois a vida individual está imbricada na vida comunitária.

7. para os gregos antigos ética e política andam juntas, não se separam porque o bom político é necessariamente ético e vice-versa.

dayane frota 3ª B liceu de caucaia disse...

1-pólis significa cidade a relção entre as duas é qui um cidade precisa de um politeca para ser governada.

2-por ele defendia o governo monarco.

3-bom bom gorverno e o que tem um avanso em certos aspectos e o governo ideal e o que ver e atende todas as nessecidades da população.

7-sempre tem que andar sempre em armônia.

Anônimo disse...

01-a politica surgi apartir da pólis com necessidade de uma melhor administração.
02- os sofitas não fazim parte dos cidadões mais eram muito sábios.
03- Sócrates não trairia sua consciência, preferia a morte a declarar-se culpado; porque respeitava a lei não quisera fugir da prisão.
04- Ele dizia que o "excesso" de liberdade poderia comprometer a "ordem" do sistema.
05- A República onde cria uma cidade ideal com justiça e uma educação sob a responsabilidade do Estado.
06- Democracia
07- Elas estão sempre juntas

Ana Patricia
3B manhã
n:05

ana cristina nº55 3ºA Liceu da caucaia disse...

1)Pois é atraves da pólis que tinha se a ágora,uma praça central onde se estabelece as trocas comerciais onde os cidadoes se reunem para debater os assuntos da cidade.
2)São os sofistas que irão proceder a passagem para a reflexão antropologica,centrando suas atençoes naquestão moral e ética.Os sofistas eram os mestres na arte do bem falar.
3)Socrates admitiu que poderia ter evitado sua condenação se tivesse desistido da vida justa,pois ele tinha uma cooperação com a justiça da pólis.
4)Só poderia ser chefe quem conhece a ciência politica,por isso a democracia é inadequada pois desconhece que a igualdade deve se dar apenas na repartição dos bens,mas nunca no igual poder.
5)Ele critica a democracia,pois para ele a igualdade é de ordem geometrica.Já que o povo é incapaz de possuir a ciência politica; No livro A Republica.
6)Embora considere a monarquia,a aristrocracia ou a politeia formas de corretas de poder,Aristoteles prefere a última.
7)A reflexão aristotelica sobre a politica não se separa da etica,pois a vida individual está imbricada na vida comunitaria.

jhonwilli N° 29 3° A disse...

Polis é a Cidade, entendida como a comunidade organizada, formada pelos cidadãos , isto é, pelos homens nascidos no solo da Cidade, livres e iguais. Política denomina organização, direção e administração de nações ou Estados.


Como se sabe, em Atenas, as questões políticas eram decididas na Ágora , onde todos os que tinham direito a fazer uso da palavra exerciam relativamente o mesmo poder.Dai a importância dos sofistas, filósofos que vendiam seus conhecimentos a quem desejasse ter combatividade e êxito nos embates político-discursivos que se davam na praça.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 207 de 207   Recentes› Mais recentes»