sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Colégios públicos preparam os alunos para o Enem

O Exame será realizado amanhã e domingo. Em Fortaleza, as avaliações acontecem do meio dia às 16h
As escolas públicas estão investindo na melhoria da formação dos alunos e dedicando maior atenção à metodologia, que visa aproveitar os conteúdos dentro do contexto da atualidade das vivências. A iniciativa se deve a adequação ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas serão realizadas amanhã e domingo.

No Ceará, os candidatos devem redobrar a atenção porque, no horário de verão, prevalece o horário de Brasília. Ou seja, as provas se iniciam na Capital cearense às 12 horas. Precisa, ainda, ficar atento as normas do Enem, como não levar equipamentos eletrônicos para os locais de prova. Deve portar caneta esferográfica preta e procurar usar roupas leves.

A coordenadora pedagógica do Colégio Justiniano de Serpa, Weleda Facó, explica que faz coro aos elogios ao Enem, especialmente por permitir o acesso do aluno de escolas públicas às universidades, sem a necessidade de se submeter ao vestibular.

No entanto, ressalta que há uma desvantagem do aluno cearense, que somente encontra vagas em outros Estados. Lembra que por se tratarem de alunos de famílias de baixa renda, não há como custear os estudos em locais distantes, onde são necessários despesas com moradia, alimentação e deslocamento.

"Por enquanto, o Exame favorece mais as pessoas com maior poder de renda, isso nós imaginamos os grandes centros populacionais e onde há melhor distribuição de riquezas", afirma a educadora.

Para o comandante do Colégio Militar de Fortaleza, coronel Oziel Tedioso de Melo, a instituição se engajou de fato em obter os melhores exames. Ele salientou que mesmo no ano passado, quando ainda não havia sido acenado o acesso à universidades para os estudantes com melhor desempenho, o Colégio teve a quarta melhor performance. Na ocasião, perdeu apenas para alunos vinculados a instituições do terceiro grau.

"Nosso maior trabalho é com relação à missão do próprio instituto. Somos uma escola preparatória e também assistencial", disse o comandante.

Ele explica que do mesmo modo como o Colégio continuará a incentivar a carreira militar, com acesso especialmente à Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), e outras instituições de ensino das Forças Armadas, também se mobilizou para que seus alunos tenham sucesso no Enem.

Disciplina
Para tanto, há uma disciplina que chega a lembrar preparativos de guerra. Desde quando foram definidas as novas regras, como lembra o coronel Evandro Gondim, coordenador de cursos preparatórios, os estudantes passaram a realizar provas simuladas sempre no mesmo horário e com o mesmo tempo de duração, para que não haja dificuldades de adaptação.

O Colégio Militar de Fortaleza dedica as quintas-feiras para preleções e uma grade de disciplinas voltadas exclusivamente para o Enem.

Para o estudante Alexandre Teófilo, 18 anos, aluno do 2a ano do ensino Médio do Colégio Militar, fará o Enem apenas para testar seus conhecimentos. "Já me defini pela carreira militar. Agora, vejo o Enem como um teste a mais na minha história pessoal", destacou.

MAIS INFORMAÇÕES
As provas do Enem serão realizadas amanhã e domingo, a partir das 12 horas (horário de Brasília)

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=879656 


Nenhum comentário: