RESUMO
DO EDITAL AFRICANIDADES 2012/2013
-
Países Escolhidos: Mali, Uganda, Costa do Marfim.
1.
DA COMISSÃO ORGANIZADORA:
É composta pelos professores da área de Humanas e
outras áreas.
2.
TRABALHOS
Cada sala/turma que representará uma equipe ficará com
2 (duas) tarefas da gincana para trabalhar e apresentar seus resultados durante
o período da culminância do evento.
Contudo, esse número de tarefas poderá ser alterado,
nos casos em que o número total de tarefas dificulte essa distribuição.
Ocorrendo isso, os organizadores poderão diminuir ou
aumentar o número de tarefas para determinada turma de alunos.
2.1.
Lista das Tarefas:
I - Organização de uma torcida uniformizada e prestação
de contas;( 50 pontos)
II - Grito de guerra;(50p.)
III - Ornamentação de um espaço e prestação de contas;(
50p.)
IV - Desfilar com a bandeira e prestação de contas;(50p.)
V - Desfile do vestuário e prestação de contas;(50p.)
VI - Danças (coreografia) e prestação de contas;(100p.)
VII – Hino do Pais escolhido. Canto na língua oficial e
interpretação da letra da musica;(50 p.)
VIII – Telejornal ( Atualidades
sobre os Países) ;(50
p)
IX – Teatro e prestação de contas; (50 p)
X – Barraca e prestação de contas;(50 p)
XI – Mesa Redonda;( 100p)
XII - Jogo de Desafios;(100 p)
XIII – Testemunho de Imigrantes de origem africana e
prestação de contas; (50 p)
XIV – Apresentação da Religiosidade( Rituais) dos
Países Africanos escolhidos; (50 p)
XV – Apresentação do Garoto e da Garota Africanidades, de
acordo com o país pesquisado e prestação de contas. ( 50 p)
XVI- Apresentação
Artística da cultura de um País já apresentado em uma edição anterior do africanidades e prestação de
contas.( 50 pontos)
XVII- Vídeo de abertura de cada equipe, com no máximo 3
minutos contendo o making of e o país de
sua equipe e prestação de contas. ( 50
pontos)
2.2.
ESPECIFICAÇÕES DAS TAREFAS:
2.2.1. Criação de
grito de guerra com
uso de apitos, instrumentos sonoros (tambores, berimbau, triângulo, etc..),
adornos, preferencialmente se estes estiverem LIGADOS À CULTURA DAQUELE POVO
PESQUISADO.
• O grito de guerra não poderá em
nenhuma hipótese fazer apologia (incentivar e/ou defender) a violência, o
preconceito, a intolerância religiosa e a imoralidade.
• As palavras de ordem devem trazer
elementos da cultura da nação pesquisada: Expressões populares daquele país,
elementos que caracterizam a nação.
• A turma responsável tem a função de
conseguir com que a totalidade dos membros de sua equipe participe ativamente
dos momentos do grito de guerra.
• O uso de sinalizadores e/ou algum tipo
artefato para efeitos especiais, como espetáculos pirotécnicos, dependerá de
apresentação e autorização destes recursos por parte da Comissão Organizadora.
É terminantemente, proibido o uso de produtos inflamáveis e/ou similares e
quaisquer outros produtos que possam comprometer a integridade física dos
alunos, professores e convidados. O julgamento sobre esse comprometimento da
integridade física será feito pela comissão organizadora.
• O grito de Guerra é chamado antes da
Torcida Organizada.
(Arte e Área de Humanas).
Tempo máximo: (30seg.)
2.2.1. Organização de
uma torcida uniformizada
em conformidade com a nação representada pela equipe. A turma responsável pela
execução dessa tarefa tem o papel de criar, escolher e confeccionar o melhor
uniforme (alegoria) padronizado de acordo com a vontade da maioria da equipe
que ela representa.
A organização tem como critério:
·
Sincronia
dos movimentos na coreografia;
·
Uniformização
dos participantes;
·
Uso
de adorno, acessórios e indumentárias;
·
A
música e o ritmo coerente com àqueles mais populares daquela nação;
·
Cumprimento
dos comandos dos organizadores das torcidas e dos apresentadores do evento; (Arte e Área de Humanas)
·
Os alunos ficarão responsáveis pela arte, pelo
orçamento, e pela entrega de uma blusa que deverá ser exposta na coordenação
até o dia
20 /12.
·
A coordenação se responsabilizará pelo recebimento
dos pagamentos referentes as blusas.
·
as equipes
deveram disponibilizar os contatos necessários para fazer esse intercâmbio
escola-fabricantes. Preferencia Asa sul. Ate o dia 20/12.
·
Caso os prazos não sejam cumpridos a equipe será
punida.
Tempo Máximo Apresentação: (2min)
OBSERVAÇÃO:
AS EQUIPES DEVEM EVITAR O USO DE JARGÕES, PRINCIPALMENTE, DE TORCIDAS DE
FUTEBOL.
2.2.3. Ornamentação de
um espaço escolhido
pela Comissão Organizadora e separado, exclusivamente, para cada equipe dentro
da escola.
• O espaço da ornamentação será
distribuído a partir de um sorteio entre as três equipes e/ou se houver
entendimento das equipes, poderá ser acordado entre as equipes.
• Poderá ser um mural pintado ou
painéis em pano, ou outros materiais com imagens (fotos), mapa com localização
e frases que retratem o país;
• Prestação de contas
(Linguagens
e códigos, Artes e Humanas)
2.2.4. Confeccionar e
desfilar com a bandeira do país pesquisado. Podendo haver inovações, como uma coreografia.
Tempo máximo de 5min; (Artes e Humanas)
Prestação de contas.
2.2.5. Desfile
apresentando o vestuário
da região (país) estudado (a).
Tempo máximo de 5min; Prestação de contas.
(Artes e
Humanas)
2.2.6. Apresentação de
danças (coreografia)
típica dos países escolhidos; (Artes,
Ed. Física e Humanas) e prestação de contas.
Tempo máximo 5min.
2.2.7.
2.2.7 Hino do Pais escolhido. Canto na língua oficial e interpretação da
letra da musica;(Linguagens e
Códigos)
Tempo máximo 5min
2.2.8. Apresentação de
um telejornal,
abordando assuntos referentes a política, a economia, a sociedade, a cultura
que sejam mais atuaias, incluindo notícias sobre “crise dos alimentos” no
referido país. (Linguagens e Códigos
e Humanas).
Observação:
O telejornal tem que fazer chamadas no telão aos seus
emissários e com cenas das reportagens. Sem erros na transmissão e/ou realizar
links ao vivo.
Tempo máximo 10min.
2.2.9. Peça de teatro sobre as realidades peculiares na nação
e suas tradições, folclore e/ou História.
As falas
dos atores poderão ser feitas com o recurso dos microfones portáteis
devidamente acoplados.
Prestação de contas.
Tempo máximo 15min. (História)
2.2.10. Organização de
uma barraca com comidas típicas
de cada país pesquisado, que se encontrará no espaço reservado para cada
equipe; (Todas as Ciências)
• Obs.: A comida típica dos países são
apenas amostragens. É importante que a
cada dia as barracas tenham novos pratos típicos dos países representados para expor
aos jurados e visitantes.
• As barracas venderão outros pratos para os
visitantes.
• Prestação de contas.
2.2.11. Mesa Redonda – Vai ser emitido um edital
complementar sobre a tarefa de Mesa Redonda.
2.2.12. Jogo de
Desafios - Vai ser
emitido um edital complementar sobre a tarefa de Mesa Redonda.
2.2.13. – Testemunho de Imigrantes de origem africana
que deverão falar sobre os aspectos positivos e negativos dos seus países de
origem e as dificuldades que eles encontraram
no Brasil.
Cada
equipe deverá trazer um representante que façam um breve testemunho de sua
experiência.
Cada equipe deverá trazer um ou mais representante(s)
destes segmentos para que faça um breve comentário e/ou testemunho de sua
experiência.
Tempo Máximo: 5 min.
2.2.14. – Apresentação
da Religiosidade dos países pesquisados.
Os alunos apresentarão as expressões religiosas mais
fortes dos países estudados, seus rituais, seus sinais e símbolos, a relação da
religião com as questões morais e éticas.
Tempo Máximo: 3 min.
2.2.15. – Apresentação
do Garoto e da Garota africanidades.
O critério será a desenvoltura dos jovens na passarela
improvisada com o uniforme oficial da equipe. Só podendo ser um representante
masculino e outro feminino;
Tempo Máximo: 2 min.
2.2.16. – Apresentação Artística da cultura de um País já apresentado em um
africanidades anterior ( dança, parodia, teatro).
Os alunos deverão pesquisar e montar uma apresentação
artística através das edições anteriores do africanidades.
Tempo Máximo: Até 5 min.
2.2.17.- Vídeo de
abertura de cada equipe, com no máximo 3 minutos contendo o making of e o país de sua equipe . ( 50 pontos)
Tempo máximo: 3 min.
3.
DAS PONTUAÇÕES E NOTAS
Em geral, as tarefas terão seus pontos e notas apurados
numa escala que vai de 0 a 50 ou de 0 a 100.
As tarefas que são apresentadas mais de uma vez durante
a gincana terão suas notas e pontos apurados a partir de uma média aritmética.
A tarefa do Desafio terá seus pontos e notas
apurados com os critérios de primeiro lugar: 100 pontos, segundo lugar: 80
pontos e o terceiro lugar com 60 pontos. Admitindo empates.
As tarefas que tem obrigatoriedade
de prestação de contas caso não entregue
os formulários e notas fiscais terão sua nota final com 2 pontos a menos.
O somatório final de notas será feita pelo professor
Rafael no último dia da gincana com a presença de um líder de cada equipe para
garantir a lisura e a transparência do processo de contagem de pontos evitando
assim, qualquer tipo de contestação.
Caso haja ofensas entre as equipes
em redes sociais e durante as apresentações
a equipe será punida com 10 pontos a menos por ofensa.
A gincana será nota parcial do 4° bimestre, valerá
para disciplinas de humanas e dependerá do desempenho de cada sala.
4.
CULMINÂNCIA
• Nossa Culminância ocupará, a
princípio, três dias (24, 25 e 26 de
janeiro/2013), mas poderá ser acrescentado mais um dia para a
apresentação das atividades que foram propostas no Projeto.
• O horário das apresentações está previsto
para às 17:00.
• O aluno devera vir com a blusa da
gincana ou farda e calça durante os dias de apresentação.
• O aluno receberá um convite para seu
convidado porém o segundo convidado deverá trazer 1 Kg de alimento.
• Os portões serão fechados as 20:30,
após esse horário é proibida a entrada.
EDITAL COMPLEMENTAR
2.2.11. Mesa Redonda –
A III mesa redonda, da
Gincana Africanidades, baseada no Projeto ONU Jr., tem como objetivo levar os
estudantes do Ensino Médio, da Escola Estadual Eliézer de Freitas Guimarães a
representar países e órgãos das Nações Unidas em negociações internacionais
simuladas.
Os chamados “delegados” devem pesquisar sobre a
política externa do país e as funções da comissão que representam. Os
participantes poderão conhecer novos países, culturas, costumes, religiões,
modelos econômicos e estruturas políticas e sociais; entender a ação política
dos Estados no cenário internacional; aprender a diferenciar os interesses do
país que lhe for designado de seus interesses e opiniões próprias; e, assim, desenvolver
uma opinião mais consciente.
O NÚMERO
DE REPRESENTANTES (DELEGADOS) POR EQUIPE.
Cada equipe poderá participar da Mesa Redonda com
dois representantes (delegados) que deverão ser informados por escrito até às 16horas do dia 17 de janeiro de
2013. Não poderão ser substituídos após essa data. Além dos nomes deverá
constar a turma e o nº de chamada dos respectivos alunos.
ORGANIZAÇÃO
DOS BLOCOS
1º Bloco:
Apresentação dos países e seus respectivos representantes (delegados)
A ordem
de apresentação será definida por ordem alfabética.
2º Bloco:
Perguntas da plenária
Os países serão sabatinados nesse bloco, com 03
rodadas de perguntas, elaboradas pela Comissão da Gincana.
Inicialmente será realizado um sorteio para definir
o país que começará a responder a primeira rodada de perguntas, logo em seguida
um novo sorteio definirá o segundo país, finalizando a rodada com o país
remanescente.
Na segunda rodada de perguntas, o país que abriu o
primeiro momento, não participará do sorteio que irá selecionar o país
iniciador, posteriormente um novo sorteio definirá o segundo país, finalizando
a rodada com o país remanescente.
A última rodada será iniciada com o país que ainda
não tinha aberto nenhuma das etapas anteriores, depois um sorteio indicará o
próximo país, concluindo o bloco com o país que restou.
Nota: No segundo bloco do encontro, os delegados responderão à
mesma pergunta (uma por rodada), em ordem definida pela Comissão da Gincana.
Pergunta: 1 min.
Resposta: 2 min.
3º Bloco: Círculo fechado de perguntas
Sorteio para definir o país que irá iniciar a
rodada de perguntas. O país selecionado ficará a vontade para escolher qualquer
um dos dois países para fazer uma pergunta. Logo em seguida o país que acabara
de responder, obrigatoriamente, deverá fazer uma pergunta para o país
remanescente, evitando assim que o círculo de perguntas seja fechado. Este
último, ao concluir sua reposta terá como única alternativa elaborar uma
pergunta para o país que iniciou o bloco, finalizando a rodada.
Pergunta: 45 seg.
Resposta: 3 min.
Réplica: 45 seg.
Tréplica:
1min. e 30 seg.
Nota: Poderá ser
concedido "direito de resposta" ao país que sofreu ofensa de
natureza moral ou ideológica (2 minutos), desde que solicitado por seus
delegados.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
Será entregue um livrete com todo conteúdo de estudo
programático que servirá de consulta para a realização desta tarefa.
2.2.12. Jogo de
Desafios –
Nesta edição dos jogos de desafios fizemos as seguintes
alterações:
I – Serão organizadas 15 questões para serem sorteadas
entre as três equipes concorrentes. Destas 15 questões, teremos cinco perguntas
relacionadas a cada nação. Contudo, as equipes poderão responder questões de
outras nações. Isso dependerá do sorteio.
Parágrafo único:
O sorteio poderá ser feito ou por meio do uso de
dispositivo acionado pelo toque, ou seguirá uma alternância de equipes a partir
de um único sorteio realizado no início da prova em que os representantes
poderão ser numerados como o 1º, o 2º e o 3º lugares.
Em todo o caso a decisão de como será o sorteio
dependerá da decisão da Comissão Organizadora que avaliará o melhor método.
II – Não haverá nesta edição a corrida com estouro de
balões para escolher a equipe que responderá a pergunta.
III – Haverá o pagamento de prenda para a equipe que
errar sua resposta. O cumprimento correto da prenda dará a equipe a metade dos
pontos destinado àquela questão.
IV – No caso do não cumprimento da prenda ou sua
execução não ter sido a contento, a metade dos pontos serão repassados para as
duas equipes concorrentes.
V – É importante compreender que a referência aos
pontos só é aplicado à dinâmica da prova para fins de contabilizar a equipe
vencedora, mas não será contabilizado pelos jurados. Os jurados apenas anotarão
em sua planilha os resultados que serão repassados no final a partir das notas
que foram expostas no item 3 deste edital:
Tanto a Mesa Redonda, quanto a tarefa do Desafio terão
seus pontos e notas apurados com os critérios de primeiro lugar: 10 pontos,
segundo lugar: 8 pontos e o terceiro lugar com 6 pontos. Admitindo empates.
VI – Em função da inviabilidade de fiscalizar os
vazamentos de respostas por parte dos integrantes das equipes que estarão no
recinto. Ficou decidido que as equipes (torcidas) poderão ajudar seus
companheiros e “soprar” as possíveis respostas. A utilização de pesquisas
escritas no momento da tarefa fica livre. Acatar ou não as respostas “sopradas”
pela sua torcida caberá aos representantes desta tarefa.
VII – A tarefa terá apenas três representantes por equipe.
Mas, poderá ampliar esse número com mais dois alunos, se necessário,
exclusivamente para a execução das prendas.
O nome dos três alunos representantes e o nome dos dois
alunos ajudantes deverão ser listados e entregue à Comissão Organizadora (prof.
Junior, prof. Aline /prof. Kledir) no prazo de até às 16horas do dia 13 de
junho de 2011. Não poderão ser substituídos após essa data. Além dos nomes
deverá constar a turma e o nº de chamada dos respectivos alunos.
VIII – Após a exibição e leitura da questão a equipe
sorteada terá 20 segundos para indicar apenas uma alternativa como resposta.
Decorrido o tempo, a equipe cumprirá a prenda respectiva.
IX - As fontes na internet, em livros, revistas,
jornais comporão a Bibliografia a ser utilizada para a pesquisa e está elencada
abaixo:
FONTES
SOBRE Mali:
FONTES SOBRE Uganda
FONTES SOBRE Costa Do
Marfim
Nenhum comentário:
Postar um comentário