quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Professor Evando concorre ao Conselho Tutelar da Jurema

Professor Evando, tem 36 anos de idade, é casado e morador do Parque Albano. É formado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará e leciona em escolas públicas localizadas na Grande Jurema.


Há mais de 15 anos desenvolve um importante trabalho social, começando nas pastorais da Igreja Católica, onde iniciou sua vida pública e depois como professor de crianças e adolescentes.

Desenvolveu um bom trabalho como servidor público do município de Caucaia na área da educação entre 1999 e 2005, sendo eleito por dois mandatos seguidos para a Diretoria do SINDSEP Caucaia.

Em 2008, concorreu ao Conselho Tutelar da Jurema, sendo votado em todas as seções da Zona 120 na Jurema ficando como suplente.

Em 2009 desenvolveu um projeto interdisciplinar sobre PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS com os alunos e pais da Escola de Ensino Fundamental e Médio Noélia Alencar no Novo São Miguel.

Em 2011 está participando do Curso Eca na Escola para se capacitar para atuar como conselheiro tutelar na defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Atualmente é professor concursado da rede de ensino público do Estado do Ceará, coordenador do Conselho Pastoral da comunidade do Parque Albano, Catequista de Crisma da Igreja de São Francisco e suplente do Conselho Tutelar da Jurema.


O QUE É O CONSELHO TUTELAR?

O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.


ATRIBUIÇÕES DO CONSELHEIRO TUTELAR

I. atender e aconselhar os pais ou responsável.

II. promover a execução de suas decisões, podendo para tanto: a) requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança; b) representar junto a autoridade judiciária nos casos de descumprimento injustificado de suas deliberações.

III. requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente quando necessário.

IV. assessorar o Poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente.


COMO VOTAR?

A eleição para o Conselho Tutelar funciona da mesma forma que as demais eleições. Em 09 de outubro de 2011 será a eleição. O horário de votação também é o mesmo das demais eleições começando às 8 horas e terminando às 17 horas.

Você deverá se dirigir ao local de votação (o mesmo onde você costuma votar) munido de um documento de identificação com foto e do seu título de eleitor.

Quando for votar escolha o número 12 Professor Evando ou Francisco Evando de Sousa.


PRINCIPAIS PROPOSTAS DO PROFESSOR EVANDO:

 A nossa principal proposta é implantar o Conselho Tutelar Itinerante, ou seja, levar a estrutura do órgão para atendimento nos bairros, mais próximo da realidade das comunidades carentes, evitando assim o deslocamento das famílias até o posto fixo de atendimento.

 Realizar campanhas educativas de popularização do Conselho Tutelar junto à população da Grande Jurema, visitando escolas, postos de saúde, igrejas etc.


CONSELHO TUTELAR NA GRANDE JUREMA

Na cidade de Caucaia existem duas unidades do Conselho Tutelar, uma na Jurema (CRAS Rubens Vaz da Costa) e outra no Centro (CRAS Edson M. Correa).

Nosso campo de atuação será a unidade localizada na Jurema, na Rua Nova Granada, 1094 Marechal Rondon.

No total são cinco conselheiros na Jurema e cinco conselheiros em Caucaia.

Os bairros que compõem a chamada Grande Jurema são:

 Parque das Nações

 Parque Albano

 Parque Potira I e II

 Parque Guadalajara

 Parque Boa Vista

 Araturi e Esplanada do Araturi
 Arianópolis
 Conjunto Nova Metrópole
 Conjunto Metropolitano
 Novo São Miguel e São Miguel
 Conjunto Guadalajara

 Marechal Rondon
 Tabapuá/Tabapuazinho


PARTICIPE CONOSCO


Atualmente é muito comum assistirmos nos noticiários algum tipo de violência cometida contra crianças e adolescentes, seja física ou não, por exemplo, casos de pedofilia, espancamentos, dentre outros. Mas poucos sabem como agir em situações como essas.

Há 21 anos, exatamente em 13 de julho de 1990, foi criada a lei federal no. 8069, mais conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente. Esta lei prevê punições para quem desrespeitar os direitos das crianças e adolescentes.

Por isso, convidamos todos para fazer parte deste trabalho social e nos colocamos a disposição para representar as nossas crianças e adolescentes no Conselho Tutelar da Grande Jurema.


Central de informações:

(85) 32371157

(85) 86362927

(85) 97174557


Nenhum comentário: