quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Relação entre Fé e Política

Questões para debate:

1. O que você entende por política?

2. O que você entende por fé?

3. Qual a relação entre fé e política?

4. Explique a metáfora da bicicleta: uma roda é da política e a outra é da fé.

5. Você concorda com o procedimento de algumas igrejas de candidatarem seus pastores e fazerem seus fiéis votarem neles sem nenhum compromisso com as questões sociais? Justifique sua resposta.

38 comentários:

Paul David Lopes 9 C tarde jose sarney disse...

1-De política, pouco entendo; agora em politicalha, em Brasília, há muita gente pós-doutorada, "summa cum laude".

2-acreditar no que não se vêr,acreditar q jesusu voltará...
Acreditar na Biblia que sempre ouvimos fala q ela é a fala de deus...
Sempre ouvimos porque. ?.. Palavra diz que céus e terras passarão mas as minhas Palavras não passarão,,a palavra é enterna ..
Jesus oferece a nós a Vida Eterna com ele.
3-A influência anglo-saxônica, racionalista, da ciência política (em especial, norte-americana) sobre parte da produção brasileira nas ciências sociais dificulta o aprofundamento da análise do sentimento religioso sobre as práticas políticas brasileiras. Nesta vertente existe uma tendência de se excluir, quase que como princípio moralista, a religião e a fé como expressões políticas. Quando se aceita esta possibilidade analítica, é comum desqualificar como expressão social relevante. Assim, política e religião, ou política e fé deveriam, como princípio racional,

4-Todas as religiões se utilizam de metáforas que, desgraçadamente, são entendidas e ensinadas como se fossem fatos concretos ou históricos. Isto faz com que o fiel, ao chegar à idade adulta, renegue a Fé de seus ancestrais por estar em flagrante e gritante contradição com o senso comum. Isto não é operacional. Nas palavras de Joseph Campbell: (...) “Metade da população mundial acha que as metáforas das suas tradições religiosas são fatos. A outra metade afirma que não são fatos de forma alguma. O resultado é que temos indivíduos que se consideram fiéis porque aceitam as metáforas como fatos, e outros que se julgam ateus porque acham que as metáforas religiosas são mentiras.”
Neste caso, as coisas não são tão preto-no-branco assim, mas seguramente Leis Naturais como as da gravitação universal, jamais foram revogadas por mais que haja quem presuma serem factuais as metáforas religiosas.goni

5- Ontem eu ouvi uma pessoa me dizer que preferia votar nulo. Fiquei pensando o povo perece por falta de sabedoria e conhecimento.Por favor, faça a diferença. Sei que não há muitos bons exemplos, mais sempre há uma solução. Desistir da nação é que não pode.. Vote, #Votecerto. Já está analisando as propostas dos candidatos? Você acompanha os candidatos durante o seu mandato?Avaliem seus candidatos, política por mais chato que isso seja, ela faz parte de nossas vidas. A má escolha faz perecer toda uma cidade.

clécio 9c. disse...

1- eu acho que a politica do brasil é muito corrupita.2-fé é uma coisa muito importante na vida de uma pessoa.
3-a relação entre a fé e a politica no brasil não combinam muito.

joefsson 9 ano sarney disse...

1:É derivação grega a palavra “política”, que em seu sentido original significava “Politikos” que esta relacionada à cidade.
2:a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam,e a prova das coisas que não se vêem” .
3:Quando se aceita esta possibilidade analítica, é comum desqualificar como expressão social relevante. Assim, política e religião, ou política e fé deveriam, como princípio racional, estar divorciadas como práticas sociais.
4: A fé não fica apenas como experiência pessoal de encontro com Deus. Ela se traduz concretamente na vida. Ela é como uma bicicleta; possui duas rodas mediante as quais se torna fé concreta: a roda da religião e a roda da política. A "roda da religião" se concretiza pela contemplação, pela oração, pelas celebrações, pela leitura popular da Bíblia, pelas romarias, pelos sacramentos, numa palavra, pelo culto. Muitos reduzem a religião somente a essa roda. Ela possui uma segunda roda, a "roda da política"; é o seu lado mais prático.
A fé se expressa pela prática da justiça, da solidariedade, da denúncia das opressões, pelo protesto e pela prática da libertação. Como se vê, política aqui é sinônimo de ética. Temos que aprender a nos equilibrar em cima das duas rodas para poder andar corretamen

manuele jamilly 9 c josé sarney disse...

1-naum entendo mais o pouco que sei e que os politicos a maioria são corrupitos não cumprem o que falam promete pra ganhar dinheiro e se dar bem.

2-acho que fé é a basa de alguma coisa que você crer se inpira pra ter uma base de vida melhor'

3-nenhuma concerteza

4-acho que não9 tem nada a ver roda da politica e da fé,e ridicula a explicação que ele da pras duas opnios dele








5-acho um absurdo por que eles ganham dinheiro enganando as péssoas que acha que eles vão ajuda-las .

aline9c,presidente jose sarney disse...

1.e a busca comum do bem comum
2.e uma atitude q engloba todos os atos,toda a pessoa,sentimento,inteligencia a vontade e as opçoes de vida
3. No nível concreto, fé e política se encontram juntas na vida das pessoas
4.
5.nao,porqulev

Unknown disse...

1-Política é a busca comum do bem comum. Por isso a política tem sempre a ver coma sociedade e com a vida cotidiana das pessoas, com os salários, com o preço do pão, com as passagens de ônibus, com as prestações da casa própria e com o sistema escolar.
Nada do que é social está fora da política. É a política que organiza a forma como vivemos juntos, produzimos e distribuímos os bens e os serviços. Neste sentido as igrejas e as religiões também estão dentro da vida política de uma nação.

2- A fé não fica apenas como experiência pessoal de encontro com Deus. Ela se traduz concretamente na vida. Ela é como uma bicicleta; possui duas rodas mediante as quais se torna fé concreta: a roda da religião e a roda da política. A "roda da religião" se concretiza pela contemplação, pela oração, pelas celebrações, pela leitura popular da Bíblia, pelas romarias, pelos sacramentos, numa palavra, pelo culto. Muitos reduzem a religião somente a essa roda. Ela possui uma segunda roda, a "roda da política"; é o seu lado mais prático.
A fé se expressa pela prática da justiça, da solidariedade, da denúncia das opressões, pelo protesto e pela prática da libertação. Como se vê, política aqui é sinônimo de ética. Temos que aprender a nos equilibrar em cima das duas rodas para poder andar corretamente.

3- No nível concreto, fé e política se encontram juntas na vida das pessoas. A política é uma dimensão da fé concreta da pessoa na medida em que vive a fé nas suas duas roda: fé como culto e fé como ética, como prática de justiça e como espiritualidade. A fé inclui a política, quer dizer, um cristão pelo fato de ser cristão, deve se empenhar na justiça e no bem-estar social; também deve optar por programas e pessoas que se aproximem o mais possível àquilo que entendeu ser o projeto de Jesus e de Deus na história.Em primeiro lugar a Igreja, como um todo: ela se relaciona com um outro todo que é o estado;
Em seguida, temos a relação que a hierarquia ou o grupo de direção da Igreja ou de uma religião tem para coma política;
Depois a relação que as comunidades eclesiais terem para com a política;
por fim a relação que os leigos, membros do Povo de Deus entretém com a política.
Consideremos cada uma destas relações:

5-um não vive sem o outro

6-Sim (:

raul - 23- 9ª c - PJS disse...

1ª)Politica é uma forma de governo que os políticos usam para roubar o dinheiro do povo.
2ª)a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.
3ª)
4ª)
5ª)

luzia da silva santos 9 c jose saney disse...

1 étudo o gue diz a respeito aodem comum da saciedade au entâo é a participaçâo da pessa na vida saciol.

2 os portidos politica existem em funçao de chagar ao pode seja para muda lo pocesso revolucionario seja para exercPê lo assim como se encontracizin

helane kedma disse...

1/É tudo o que diz a sociedade ou então é aparticipação das pessoas na vida social:

helane kedma disse...

2/A fé tem a ver com Deus e sua revelação.

JEAN CARLOS disse...

1) NÃO SEI POR QUE EU NÃO SOU POLITICO)

2)SEI SÓ UMA COISA QUE JESUS EXTRI NUM MUNDO

3)

helane kedma disse...

3/ Por que o evangelho ñ se deduz diretamente o apoio a um determinado paetido e o dever de votar numa pessoa ,nem quando deve ser o salário minimo.

helane kedma disse...

4/Religião;se concretiza pela oração ,pelas celebrações,pelas pregações e pela leitura das Escrituras.
Política/A fé se expressa pela prática da justiça ,da solidariedade , do denúncioda das opressões.

ALICE DA SILVA GUEDES-9ANO,N 02 disse...

1. O que você entende por política?
resposta:
eu entendi que é a política que organiza a forma como vivemos juntos, produzimos e distribuímos os bens e os serviços.

2. O que você entende por fé?
resposta:
eu entendi que é uma experiência originária de encontro com o Deus vivo. Esse encontro muda a vida e a forma de ver todas as coisas.

3. Qual a relação entre fé e política?
resposta:
fé e política se encontram juntas na vida das pessoas. A política: É uma dimensão da fé concreta da pessoa na medida em que vive a fé.
A fé: Inclui a política, quer dizer, um cristão pelo fato de ser cristão, deve se empenhar na justiça e no bem-estar social; também deve optar por programas e pessoas que se aproximem o mais possível àquilo que entendeu ser o projeto de Jesus e de Deus na história.

4. Explique a metáfora da bicicleta: uma roda é da política e a outra é da fé.
resposta:
Suas duas rodas: fé como culto e fé como ética, como prática de justiça e como espiritualidade.

5. Você concorda com o procedimento de algumas igrejas de candidatarem seus pastores e fazerem seus fiéis votarem neles sem nenhum compromisso com as questões sociais? Justifique sua resposta.
resposta:
nao porque eles estao colocando DEUS numa coisa que ele nao tem nada a ver.
ainda querem que os irmaos da igreja votem nele,besta sao os que votam.
pois eu nao votaria.

helane kedma disse...

5/Sim, PORQUE cada um dos pastores tem seu compromisso.

Unknown disse...

eu não entendo muito de politica mais de fé eu entendo um pouco e sei que a fé não tem nada a ver com politica.eu não concordo que os pastores se candidatem pois a maioria antes das eleições criticam os candidatos e em vez de emcinarem aulgo da religião ficam falando para os fieis votarem neles. [ISSO É MUITO ERRADO]

mykaele sousa 9a , jose sarney disse...

1-->é tudo o que diz respeito ao bem comum da sociedade; ou então é a participação das pessoas na vida social. Assim por exemplo à organização da saúde, da rede escolar, dos transportes, a abertura e a manutenção de ruas, de água e esgoto etc tem a ver com política social.
2-->muitas pessoas ver para crer , mais eu creio no ki naum vejo . muitas pessoas tem fé em coisas vãs , como a politica , ela não vai mudar o mundo de hoje ....
3-->uma move a outra ......
4-->existencial-vital
instituicional
5-->sim

Ariany Fernandes Araujo - E E F M presidente jose sarney - 9° ano A disse...

1-) uma ordem que organiza a forma que vivemos juntos , dividimos e produzimos os bens e os serviços .

2-)atitude que engloba todos os atos ,toda a pessoa , o sentimento a inteligência ,a vontade e as opções de vida .

3-)relação existêncial e institucional .

4-) por quê toda pessoa precisa das duas pra seguir em frente , e uma ta diretamente ligada a outra .

5-) Não , por quê um candidato deve ser eleito pela sua vontade de fazer a diferença , em seu bairro , estado, municipio ou país .

Luana cabral 9 ano a/sarney disse...

1. Eu entendi que,a política tem sempre a ver coma sociedade e com a vida cotidiana das pessoas, com os salários, com o preço do pão, com as passagens de ônibus, com as prestações da casa própria e com o sistema escolar.

2.A fé é é uma "atitude" que engloba todos os atos, toda a pessoa, o sentimento, a inteligência, a vontade e as opções de vida. É uma experiência originária de encontro com o Deus vivo.

3. fé e política se encontram juntas na vida das pessoas. A política é uma dimensão da fé concreta da pessoa na medida em que vive, Mas a fé transcende a política, porque a fé se refere também à vida eterna, à ressurreição da carne, à transformação do universo, coisa que nenhuma política social e nenhum partido ou estado podem prometer.


4. A "roda da religião" se concretiza pela contemplação, pela oração, pelas celebrações, pela leitura popular da Bíblia, pelas romarias, pelos sacramentos, numa palavra, pelo culto. Muitos reduzem a religião somente a essa roda. Ela possui uma segunda roda, a "roda da política"; é o seu lado mais prático.


5.não,eu acho que não é certo,usar o nome da igreja.

Anônimo disse...

1-
Política é a busca comum do bem comum e tambem uma vergonha para o brasil.
2-
é uma força de vontade de bacreditar no que você crê.
3.
a fé engloba também a política com P maiúsculo (política social) e com p minúsculo (política partidária). Sempre se pode perguntar: em que medida a política, seja social, seja partidária, é instrumento para a realização dos bens do Reino como a justiça, a solidariedade e a tolerância, em que medida a política cria as condições para as pessoas se abrirem à cooperação umas com as outras e não se entredevorarem pela competição e à comunhão com Deus.

4.
. A "roda da religião" se concretiza pela contemplação, pela oração, pelas celebrações, pela leitura popular da Bíblia, pelas romarias, pelos sacramentos, numa palavra, pelo culto. Muitos reduzem a religião somente a essa roda. Ela possui uma segunda roda, a "roda da política"; é o seu lado mais prático.
A fé se expressa pela prática da justiça, da solidariedade, da denúncia das opressões, pelo protesto e pela prática da libertação. Como se vê, política aqui é sinônimo de ética. Temos que aprender a nos equilibrar em cima das duas rodas para poder andar corretamente.
5-
se candidata quem que, se é pastor ou não, não faz diferença, quem quer que seja o inportante é fazer a diferença.

KESIA 9A disse...

1.POLITICA É A BUSCA COMUM DO BEM COMUM.POR ISSO A POLITICA TEM SEMPRE A VER COM A SOCIEDADE E COM A VIDA COTIDIANADAS PESSOAS ,COM SALARIOS,COM O PREÇO DO PAO,COM AS PASSAGENS DE ONIBUS,COM AS PRESTAÇÕES DA CASA PROPRIA E COM O SISTEMA ESCOLAR.
2.É UMA ATITUDE QUE ENGLOBA TODOS OS ATOS,TODA APESSOA,OSENTIMENTO A INTELIGÊNCIA,A VONTADE E AS OPÇÕES DE VIDA.
3.A RODA DA RELIGIÃO SE CARACTERIZA PELA CONTEMPLAÇÃO,PELA ORAÇÃO,PELAS CELEBRAÇÕES,PELA LEITURA POPULAR DA BIBLIA,PELAS ROMARIAS,PELOS SACRAMENTOS,NUMA PALAVRA PELO CULTO.
5.PORQUE OS PASTORES NAO DEVERIAM FAZER ISSO.

arthur bruno pjs 9ano b N;04 disse...

1.POLITICA É A BUSCA COMUM DO BEM COMUM.POR ISSO A POLITICA TEM SEMPRE A VER COM A SOCIEDADE E COM A VIDA COTIDIANADAS PESSOAS ,COM SALARIOS,COM O PREÇO DO PAO,COM AS PASSAGENS DE ONIBUS,COM AS PRESTAÇÕES DA CASA PROPRIA E COM O SISTEMA ESCOLAR.
2.É UMA ATITUDE QUE ENGLOBA TODOS OS ATOS,TODA APESSOA,OSENTIMENTO A INTELIGÊNCIA,A VONTADE E AS OPÇÕES DE VIDA.
3.A RODA DA RELIGIÃO SE CARACTERIZA PELA CONTEMPLAÇÃO,PELA ORAÇÃO,PELAS CELEBRAÇÕES,PELA LEITURA POPULAR DA BIBLIA,PELAS ROMARIAS,PELOS SACRAMENTOS,NUMA PALAVRA PELO CULTO.
5.PORQUE OS PASTORES NAO DEVERIAM FAZER ISSO.

arthur bruno PJS-9 ano B N:04 disse...

1) politica hoje em dia e muito disprezada entre todas as pessoas por seus politicos corruptos e ladroes que pegam o dinheiro do povo para uso de si propio
2) fe move montanhas e fe e a coisa mas importante que todos tem,aqueles que nao tem fe na minha opniao nao tem nada
3)fe e politca na minha opniao sao coisas muito opostas a fe e para fazer coisas certas e a politca hoje em dia so e usada para fazer coisas erradas
4) afe e muito melhor do que a politca por isso e que a fe sempre em primeiro e a politca em segundo
5)concordo.porque pessoas de fe mereçem sim ser vereadores,senadores e ate presidentes do pais

JEAN DA SILVA SOEIRO disse...

1-Política é a busca comum do bem comum. Por isso a política tem sempre a ver coma sociedade e com a vida cotidiana das pessoas, com os salários, com o preço do pão, com as passagens de ônibus, com as prestações da casa própria e com o sistema escolar.
Nada do que é social está fora da política. É a política que organiza a forma como vivemos juntos, produzimos e distribuímos os bens e os serviços. Neste sentido as igrejas e as religiões também estão dentro da vida política de uma nação.

Glaudenia Persi-9° ANO B-PJS disse...

1-eu entendo que é uma forma de trabalho onde o que predomina é governar do estado,pais,cidade...
2-é crer ou acreditar em algo.
3-um leva o outro vc tem que confiar (acreditar)em que o politico diz pra votar nele e esperar que eles cumpram suas promessas.
4-que um depe4nde do outro.
5-eu concordo por que tem que ter alguem dentro da politica para representa-los,suas questoes,suas ideias,e dizer o que eles acham sobre algo.

KARINE " disse...

1:É derivação grega a palavra “política”, que em seu sentido original significava “Politikos” que esta relacionada à cidade,....

é é uma coisa muito importante na vida de uma pessoa.

3.Quando se aceita esta possibilidade analítica, é comum desqualificar como expressão social relevante. Assim, política e religião, ou política e fé deveriam, como princípio racional, estar divorciadas como práticas sociais.


4A fé não fica apenas como experiência pessoal de encontro com Deus. Ela se traduz concretamente na vida. Ela é como uma bicicleta; possui duas rodas mediante as quais se torna fé concreta: a roda da religião e a roda da política. A "roda da religião" se concretiza pela contemplação, pela oração, pelas celebrações, pela leitura popular da Bíblia, pelas romarias, pelos sacramentos, numa palavra, pelo culto. Muitos reduzem a religião somente a essa roda. Ela possui uma segunda roda, a "roda da política"; é o seu lado mais prático.


5>se candidata quem que, se é pastor ou não, não faz diferença, quem quer que seja o inportante é fazer a diferença.

Anônimo disse...

.A fé é é uma "atitude" que engloba todos os atos, toda a pessoa, o sentimento, a inteligência, a vontade e as opções de vida. É uma experiência originária de encontro com o Deus vivo.

KARINE " disse...

1:É derivação grega a palavra “política”, que em seu sentido original significava “Politikos” que esta relacionada à cidade,....

é é uma coisa muito importante na vida de uma pessoa.

3.Quando se aceita esta possibilidade analítica, é comum desqualificar como expressão social relevante. Assim, política e religião, ou política e fé deveriam, como princípio racional, estar divorciadas como práticas sociais.


4A fé não fica apenas como experiência pessoal de encontro com Deus. Ela se traduz concretamente na vida. Ela é como uma bicicleta; possui duas rodas mediante as quais se torna fé concreta: a roda da religião e a roda da política. A "roda da religião" se concretiza pela contemplação, pela oração, pelas celebrações, pela leitura popular da Bíblia, pelas romarias, pelos sacramentos, numa palavra, pelo culto. Muitos reduzem a religião somente a essa roda. Ela possui uma segunda roda, a "roda da política"; é o seu lado mais prático.


5>se candidata quem que, se é pastor ou não, não faz diferença, quem quer que seja o inportante é fazer a diferença.

Eliane de Oliveira 9anoB SARNEY disse...

1*olítica é a busca comum do bem comum.
2¨*Mas é uma "atitude" que engloba todos os atos, toda a pessoa, o sentimento, a inteligência, a vontade e as opções de vida.
3(* um existencial-vital e outro institucional
4:*s. A política é uma dimensão da fé concreta da pessoa na medida em que vive a fé nas suas duas roda: fé como culto e fé como ética, como prática de justiça e como espiritualidade. A fé inclui a política, quer dizer, um cristão pelo fato de ser cristão, deve se empenhar na justiça e no bem-estar social; também deve optar por programas e pessoas que se aproximem o mais possível àquilo que entendeu ser o projeto de Jesus e de Deus na história.
5*Sim concordo pois tenhe umas leis que vem contra a lei de DEUS e QUE isso prejudica a obra de DEUS e deve sim ter pessoas preparada para lutar contra as situações. e necessita ter politicos que lutem para o bem

Guilherme Adam 9ªano B disse...

1. EU ACHO QUE A POLITICA DO BRASIL NAO É DAS MELHORES..MAIS PODEMOS MELHORAR BASTANTE
2.- A fé não fica apenas como experiência pessoal de encontro com Deus. Ela se traduz concretamente na vida de todos..
3.No nível concreto, fé e política se encontram juntas na vida das pessoas. A política é uma dimensão da fé concreta da pessoa na medida em que vive a fé nas suas duas roda: fé como culto e fé como ética, como prática de justiça.
4.Todas as religiões se utilizam de metáforas que, desgraçadamente, são entendidas e ensinadas como se fossem fatos concretos ou históricos
5.nao.acho que as pessoas deviam votar em quem realmente quer ajudar a comunidade.

maria da paz disse...

1.POLITICA É A BUSCA COMUM DO BEM COMUM.POR ISSO A POLITICA TEM SEMPRE A VER COM A SOCIEDADE E COM A VIDA COTIDIANADAS PESSOAS ,COM SALARIOS,COM O PREÇO DO PAO,COM AS PASSAGENS DE ONIBUS,COM AS PRESTAÇÕES DA CASA PROPRIA E COM O SISTEMA ESCOLAR.
2.a fé é atitude" que engloba todos os atos, toda a pessoa, o sentimento, a inteligência, a vontade e as opções de vida. É uma experiência originária de encontro com o Deus vivo. Esse encontro muda a vida e a forma de ver todas as coisas. Pela atitude de fé vemos que tudo está ligado e religado a Deus.
3.fé e política se encontram juntas na vida das pessoas. A política é uma dimensão da fé concreta da pessoa na medida em que vive a fé nas suas duas roda: fé como culto e fé como ética, como prática de justiça e como espiritualidade.
4.
5.

joyce da silva gomes disse...

1)politica é a busca comum do bem comum. Poriso a politica tem sempre a ver com a sociedade e com a vida cotidiana das pessoas.
2)a fé é algum que as pessoas semtem e vem de Deus.
3) A fé se expressa pela prática da justiça, da solidariedade, da denúncia das opressões, pelo protesto e pela prática da libertação. Como se vê, política aqui é sinônimo de ética. Temos que aprender a nos equilibrar em cima das duas rodas para poder andar corretamente.
4)

Susan Melo 9 ano B Sarney disse...

1-eu entendo que a política,tem que fazer parte da vida.Pois ela é relacionada com o salário,a política tem sempre a ver com a vida o cotidiano das pessoas.
2- A fé não é um ato ao lado de outros. Mas é uma atitude que faz parte de todos os atos, toda a pessoa,todo o sentimento e a fé também é uma opção de vida.É uma experiência original de cada um com o Deus.
3- eu acho que a relação das duas tem a ver porque na política é preciso da fé se naun divermos fé como podemos confiar na política.
4-A fé não fica apenas como experiência pessoal de encontro com Deus. Ela se traduz concretamente na vida. Ela é como uma bicicleta; possui duas rodas mediante as quais se torna fé concreta.

SuuH, 9 ano B, Sarney. disse...

1- Eu entendi que Política é a busca comum do bem comum. Por isso a política tem sempre a ver coma sociedade e com a vida cotidiana das pessoas, com os salários, com o preço do pão, com as passagens de ônibus, com as prestações da casa própria e com o sistema escolar.
2- A fé não é um "ato" ao lado de outros. Mas é uma "atitude" que engloba todos os atos, toda a pessoa, o sentimento, a inteligência, a vontade e as opções de vida. É uma experiência originária de encontro com o Deus vivo.A fé não fica apenas como experiência pessoal de encontro com Deus.
3- Há dois níveis de relação: um existencial-vital e outro institucional No nivel existencial-vital
No nível concreto, fé e política se encontram juntas na vida das pessoas. A política é uma dimensão da fé concreta da pessoa na medida em que vive a fé nas suas duas roda: fé como culto e fé como ética, como prática de justiça e como espiritualidadeNo nível institucional
A fé não se realiza apenas no nível existencial-vital; mas também no nível institucional e público.
Dentro deste nível temos a ver com quatro concretizações:Em primeiro lugar a Igreja, como um todo: ela se relaciona com um outro todo que é o estado;
Em seguida, temos a relação que a hierarquia ou o grupo de direção da Igreja ou de uma religião tem para coma política;
Depois a relação que as comunidades eclesiais terem para com a política;
por fim a relação que os leigos, membros do Povo de Deus entretém com a política.
4- A fé não fica apenas como experiência pessoal de encontro com Deus. Ela se traduz concretamente na vida. Ela é como uma bicicleta; possui duas rodas mediante as quais se torna fé concreta: a roda da religião e a roda da política. A "roda da religião" se concretiza pela contemplação, pela oração, pelas celebrações, pela leitura popular da Bíblia, pelas romarias, pelos sacramentos, numa palavra, pelo culto. Muitos reduzem a religião somente a essa roda. Ela possui uma segunda roda, a "roda da política"; é o seu lado mais prático.
A fé se expressa pela prática da justiça, da solidariedade, da denúncia das opressões, pelo protesto e pela prática da libertação. Como se vê, política aqui é sinônimo de ética. Temos que aprender a nos equilibrar em cima das duas rodas para poder andar corretamente.
5- Não eu não concordo, por que muitas dessas igrejas que os pastores se candidatam não fazem nada.

Elysandra 9 B disse...

ELYSANDRA 9"B"
01-bom nao concordo com a politica porque todos os politicos sao corruptos nao ha nenhum na face da terra que nao seja eu acho que o Brasil precisa de um politico que ajude a populaçao de verdade que nao prometa que cumpra com os seus deveres e fça o bem pra populaçao.

02-Fé e uma palavra muito importante,porque tem gente que acredita nos falsos deuses so que em quem devemos crer de verdade e DEUS porque ele deu seu proprio filho para morrer por nós e nòs o que fazemos rejeitamos a deus e acreditampos em deus de barro que se jogar no chão se quebra por isso que eu prefiro acreditar no meu unico Deus que eu sei que um dia ele ira voltar.

03-Quando se aceita esta possibilidade analítica, é comum desqualificar como expressão social relevante. Assim, política e religião, ou política e fé deveriam, como princípio racional, estar divorciadas como práticas sociais.

04--Todas as religiões se utilizam de metáforas que, desgraçadamente, são entendidas e ensinadas como se fossem fatos concretos ou históricos. Isto faz com que o fiel, ao chegar à idade adulta, renegue a Fé de seus ancestrais por estar em flagrante e gritante contradição com o senso comum. Isto não é operacional. Nas palavras de Joseph Campbell: (...) “Metade da população mundial acha que as metáforas das suas tradições religiosas são fatos. A outra metade afirma que não são fatos de forma alguma. O resultado é que temos indivíduos que se consideram fiéis porque aceitam as metáforas como fatos, e outros que se julgam ateus porque acham que as metáforas religiosas são mentiras.”
Neste caso, as coisas não são tão preto-no-branco assim, mas seguramente Leis Naturais como as da gravitação universal, jamais foram revogadas por mais que haja quem presuma serem factuais as metáforas religiosas

05-Não concordo porque e usando o nome de Deus e eu acho que os pastores que estao mais errados se candidatando porque na verdade eles sao corruptos.

rayane 9b sarney disse...

1-bom entendo pouco de politica,
mas bsei que precisomos de pessoas responsaves em poder.
2-fé e uma forma de voçe se expressar perante Deus e acreditar nele.
3-eu nao acredito que tenha alguma relaçao.
4- A fé não fica apenas como experiência pessoal de encontro com Deus. Ela se traduz concretamente na vida. Ela é como uma bicicleta; possui duas rodas mediante as quais se torna fé concreta: a roda da religião e a roda da política. A "roda da religião" se concretiza pela contemplação, pela oração, pelas celebrações, pela leitura popular da Bíblia, pelas romarias, pelos sacramentos, numa palavra, pelo culto. Muitos reduzem a religião somente a essa roda. Ela possui uma segunda roda, a "roda da política"; é o seu lado mais prático.
A fé se expressa pela prática da justiça, da solidariedade, da denúncia das opressões, pelo protesto e pela prática da libertação. Como se vê, política aqui é sinônimo de ética. Temos que aprender a nos equilibrar em cima das duas rodas para poder andar corretamente.
5-nao acho isso muito incoreto.

eduardo freitas da silva escola pjs serie 9anob disse...

1Política é a busca comum do bem comum.Por isso a política tem sempre a ver coma sociedade e com a vida cotidiana das pessoas, com os salários, com o preço do pão, com as passagens de ônibus, com as prestações da casa própria e com o sistema escolar e tanbem ajuda nos a conpreender as diferenças de cada tipo de politica e tanbem entendo q tem a politica social e a politica partidaria.
2eu entendo por fe que e uma coisa que eu acho que todo mundo tem e e tanbem não é um "ato" ao lado de outros. Mas é uma "atitude" que engloba todos os atos, toda a pessoa, o sentimento, a inteligência, a vontade e as opções de vida. É uma experiência originária de encontro com o Deus vivo.
3A política é uma dimensão da fé concreta da pessoa na medida em que vive a fé nas suas duas roda: fé como culto e fé como ética, como prática de justiça e como espiritualidade. A fé inclui a política, quer dizer, um cristão pelo fato de ser cristão, deve se empenhar na justiça e no bem-estar social; também deve optar por programas e pessoas que se aproximem o mais possível àquilo que entendeu ser o projeto de Jesus e de Deus na história.
4

dervania 9(b) sarney disse...

1)politica e a busca comum do bem comum. por isso a politica tem sempre a ver com a sosciedade e com a vida contidianaf