segunda-feira, 21 de junho de 2010

Racionalismo e empirismo

Primeiramente, considero haver em nós certas noções primitivas, as quais são como originais, sob cujo padrão formamo todos os nossos outros conhecimentos. Descartes

De onde apreende todos os materiais da razão e do conhecimento? A isso respondo, numa palavra, da experiência. Locke

Sobre o Racionalismo e Empirismo, apresente as suas características e dê a sua opinião sobre a fonte do conhecimento.

40 comentários:

rafael disse...

O pai da modernindade, Descartes, também é o primeiro grande representante do racionalismo, seguido então por Leibniz. Enquanto os racionalistas se desenvolveram mais na Europa continental, os empiristas foram mais fortes na Inglaterra: Hume e Locke são os dois maiores expoentes deste lado. racionalismo de Descartes se distuingue muito do de Leibniz, o empirismo de Hume do de Locke. De grosso modo pode-se dizer: Enquanto o racionalismo afirma que a razão pura (a razão sem influência dos sentidos empíricos) é a maior (ou única) fonte do conhecimento, enquanto o empirismo, pelo contrário, afirma que todo nosso conhecimento é adquirido pelos sentidos empiricos (visão, audição, tato, etc.)

Felipevinicius 2E JOSÉ SARNEY disse...

O Racionalismo eo Empirismo,são doutrinas filosoficas totalmente distintas uma da outra.Embora açguns estudiosos acreditem que na verdade o empirismo seja uma vertente racionalista, esta é uma oposição clássica na filosofia moderna. Os racionalistas seriam aqueles que acreditam que é possível chegar ao conhecimento através da razão, desde que ela seja bem orientada através do método que permite distinguir o verdadeiro do falso. O grande exemplo é Descartes. Adicionalmente, os racionalistas acreditam que há no espírito algumas idéias inatas, isso é, noções verdadeiras que nascem junto com o homem. Já os empiristas acreditam que o homem nasce sem nenhum conhecimento - a famosa tabula rasa de locke - e o vai adquirindo conforme a experiência, porém o conhecimento empírico não é da ordem do verdadeiro e do falso, pois os sentidos não conhecem a verdade, mas da ordem do prático. A função do espírito no empirismo seria a de um agente combinador, formaria-se as idéias através dos dados dos sentidos coisa e tal. Os empiristas, como ficou conhecido Hume, desferiram grandes golpes no racionalismo, que será a herança da filosofia desde Kant. O conceito de causalidade, por exemplo é duramente criticado por Hume, e fundamental para o racionalismo, desde mesmo Aristóles. Hume irá demonstrar que não existe nada que comprove de fato a ligação entre dois fatos, mas trata-se de uma inferência do espírito, que os liga através de hábito, ou , segundo a famosa frase: "Apenas através do hábito somos levados a supor o futuro conforme o passado".

matheus mesquita 2 disse...
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Unknown disse...

Na filosofia, Empirismo é um movimento que acredita nas experiências como únicas ou principais formadoras das ideias, discordando, portanto, da noção de ideias inatas.por que O empirismo é descrito-caracterizado pelo conhecimento científico, a sabedoria é adquirida por percepções; pela origem das idéias por onde se percebe as coisas, independente de seus objetivos e significados; pela relação de causa-efeito por onde fixamos na mente o que é percebido atribuindo à percepção causas e efeitos; pela autonomia do sujeito que afirma a variação da consciência de acordo com cada momento; pela concepção da razão que não vê diferença entre o espírito e extensão, como propõe o Racionalismo e ainda pela matemática como linguagem que afirma a inexistência de hipóteses.

matheus mesquita 2ºE josé sarney disse...

Na filosofia, Empirismo é um movimento que acredita nas experiências como únicas (ou principais) formadoras das ideias, discordando, portanto, da noção de ideias inatas.

O empirismo é descrito-caracterizado pelo conhecimento científico, a sabedoria é adquirida por percepções; pela origem das idéias por onde se percebe as coisas, independente de seus objetivos e significados; pela relação de causa-efeito por onde fixamos na mente o que é percebido atribuindo à percepção causas e efeitos; pela autonomia do sujeito que afirma a variação da consciência de acordo com cada momento; pela concepção da razão que não vê diferença entre o espírito e extensão, como propõe o Racionalismo e ainda pela matemática como linguagem que afirma a inexistência de hipóteses.

matheus mesquita 2ºE josé sarney disse...

O racionalismo é a corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio que é a operação mental, discursiva e lógica. Este usa uma ou mais proposições para extrair conclusões se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável. Essa era a idéia central comum ao conjunto de doutrinas conhecidas tradicionalmente como racionalismo.

Racionalismo é a corrente central no pensamento liberal que se ocupa em procurar, estabelecer e propor caminhos para alcançar determinados fins. Tais fins são postulados em nome do interesse coletivo (commonwealth), base do próprio liberalismo e que se torna assim, a base também do racionalismo. O racionalismo, por sua vez, fica à base do planejamento da organização econômica e espacial da reprodução social.

Unknown disse...

Eu comcordo com locke,por que na minha opiniao nois so podemos conhecer auguma coisa se tivermos augum contato com ela.Emtao nao existe conhecimento ou razao,se voce nao tiver nenhum contato fisico,visual ou alditivo com aquilo que vai ser conhecido.

Renata Santo Rodrigues;Escola:José Sarney,2º ano Tarde E disse...

Características:
*Racionalismo:Tudo que existe é inxeplicável;É dedutivo em caratér;O conhecimento forma um único sistema;É possível obter o conhecimento da natureza apenas pela razão.

*Empírismo:Não há idéias inatas,nem conceitos abstratos;As qualidades sensíveis são subjetivas;O conhecimento é limitado aos fenômenos e toda a metafísica, conceituada em seus termos convencionais, é impossível;As relações entre as idéias reduzem-se a associações.

Opinião:
Fonte do conhecimento é aquilo donde pode ser haurido o conhecimento certo e verdadeiro, tal como se completa no juízo. Distingue-se da mera condição do conhecimento.

LILIANE PJS 2E disse...

Podemos dizer que o Racionalismo é o sistema que consiste em limitar o homem ao âmbito da própria razão.E o Empirismo é o que limita ao âmbito da experiência sensível.Isso não quer dizer que o Racionalismo exclua a experiência sensível, mas esta é apenas a ocasião do conhecimento e esta sujeita a enganos.Para o Empirismo ao contrário a experiência é fundamental, e o trabalho posterior da razão é fundamental.

valdeir disse...

Na filosofia, Empirismo é um movimento que acredita nas experiências como únicas ou principais formadoras das ideias, discordando, portanto, da noção de ideias inatas.por que O empirismo é descrito-caracterizado pelo conhecimento científico, a sabedoria é adquirida por percepções; pela origem das idéias por onde se percebe as coisas, independente de seus objetivos e significados; pela relação de causa-efeito por onde fixamos na mente o que é percebido atribuindo à percepção causas e efeitos; pela autonomia do sujeito que afirma a variação da consciência de acordo com cada momento; pela concepção da razão que não vê diferença entre o espírito e extensão, como propõe o Racionalismo e ainda pela matemática como linguagem que afirma a inexistência de hipóteses.

Ailton disse...

AILTON SO EU DO 2 ANO (E)

valdeir disse...

Na filosofia, Empirismo é um movimento que acredita nas experiências como únicas ou principais formadoras das ideias, discordando, portanto, da noção de ideias inatas.por que O empirismo é descrito-caracterizado pelo conhecimento científico, a sabedoria é adquirida por percepções; pela origem das idéias por onde se percebe as coisas, independente de seus objetivos e significados; pela relação de causa-efeito por onde fixamos na mente o que é percebido atribuindo à percepção causas e efeitos; pela autonomia do sujeito que afirma a variação da consciência de acordo com cada momento; pela concepção da razão que não vê diferença entre o espírito e extensão, como propõe o Racionalismo e ainda pela matemática como linguagem que afirma a inexistência de hipóteses.

Unknown disse...

como a oposiçao da empiristas e racionalistas á divergencia entre eles?
como foi proposta a teoria do conhecimento por rene descarte?

valdeir disse...

Na filosofia, Empirismo é um movimento que acredita nas experiências como únicas ou principais formadoras das ideias, discordando, portanto, da noção de ideias inatas.por que O empirismo é descrito-caracterizado pelo conhecimento científico, a sabedoria é adquirida por percepções; pela origem das idéias por onde se percebe as coisas, independente de seus objetivos e significados; pela relação de causa-efeito por onde fixamos na mente o que é percebido atribuindo à percepção causas e efeitos; pela autonomia do sujeito que afirma a variação da consciência de acordo com cada momento; pela concepção da razão que não vê diferença entre o espírito e extensão, como propõe o Racionalismo e ainda pela matemática como linguagem que afirma a inexistência de hipóteses.

Jonnathan Lima 2 E Pres. José Sarney disse...

1-Resp:.
Descartes parece ter estado muito atento à natureza do conhecimento, naquilo que se refere às propriedades, a saber à evidência clara e distinta. Mas não parece que tenha estado suficientemente atento ao caráter operacional que distingue entre conceito, juízo, raciocínio. Pode-se ter dúvida, se cuidou sempre do aspecto intencionalístico do pensar da mente, e que não tenha incorrido em psicologismos.

Quanto à extensão do conhecimento, Descartes acreditou no racionalismo radical, - como os platônicos e agostinianos, - operando com idéias desvinculadas da experiência sensível. Não obstante, defendeu o realismo mediato do mundo exterior, ainda que abandonando o anterior realismo imediato.

Além disto, Descartes considerou inatas as idéias gerais, a partir das quais, desenvolveu o processo filosófico; este racionalismo de idéias autônomas foi praticado depois também por Espinosa e Leibniz, os quais neste particular são cartesianos.

2-resp:.
# Em resumo, diz Locke: "Conhecimento consiste na percepção do acordo ou desacordo de duas ideias. Parece-me, pois, que o conhecimento nada mais é do que a percepção da conexão e acordo, ou desacordo e rejeição, de quaisquer de nossas ideais." (1978, IV, I, ii).

Por exemplo, quando sabemos que branco não é preto, ao perceber que ambas as ideias ("branco" e "preto") estão em desacordo; ou que os três ângulos de um triângulo são iguais a dois retos, ao perceber a igualdade entre eles.

Em relação à clareza e certeza dessas afirmações, Locke classifica os graus de conhecimento em três:
# Intuitivo: é aquele em que a mente percebe o acordo ou desacordo entre duas ideias imediatamente, sem a necessidade de outras ideias. Por exemplo, quando percebo que o branco não é preto, o quadrado não é triângulo ou 1+1=2. É o tipo mais seguro e claro de conhecimento humano.
# Demonstrativo: é quando a mente necessita de ideias subsidiárias para perceber o acordo ou desacordo entre outras duas ideias - são as chamadas provas. Para saber, por exemplo, que três ângulos de um triângulo são iguais a dois ângulos retos, preciso verificar essas medidas.
# Sensível: é a percepção que temos de objetos particulares externos através dos sentidos. Apesar de Locke incluir este terceiro tipo entre os graus de conhecimento, mesmo sendo o menos claro e seguro dos três anteriores, o filósofo diz que o raciocínio que não for intuitivo ou demonstrativo é artigo de fé ou de opinião, não conhecimento propriamente dito.

Com base em sua classificação dos tipos de conhecimento, Locke diz que as certezas provenientes da matemática e a moral são indubitáveis e evidentes, pois são alcançáveis pelo raciocínio com ideias presentes na mente humana, enquanto as ciências empíricas, como a física, que necessitam de uma verificação e confronto com a realidade sensível, não configuram verdades universais. A teoria do conhecimento lockeana influenciou os filósofos iluministas, Kant e os positivistas lógicos, entre outros.

3-resp:.
Acredito que em sua maioria, a verdadeira gratificação do professor está ao ver o seu aluno conquistando diariamente espaço e respeito junto aos colegas, na sociedade em geral. Aquele que é o fruto do seu trabalho diário demonstrar que ‘cresceu' graças ao conhecimento adquirido, a dedicação à vida. Ser professor é isto, é ofertar meios para se buscar uma vida melhor.

Parabéns a todos os professores pelo seu dia! todo dia é dia dos professores!

Nome:. Jonnathan Lima
Série:. 2 Ano E
Turno:. Tarde
Escola:. Pres. José Sarney

jean carlos 2°e JOSÉ SARNEY disse...

Caracterśticas do empirismo: Para o Empirismo, a Experiência é a base do conhecimento científico, ou seja, adquire-se a Sabedoria através da percepção do Mundo externo, ou então do exame da actividade da nossa mente, que abstrai a Realidade que nos é exterior e as modifica internamente. Daí ser o Empirismo de carácter individualista, pois tal conhecimento varia da percepção, que é diferente de um indivíduo para o outro.

Caracteristicas do racionalismo: O racionalismo é baseado nos princípios da busca da certeza e da demonstração, sustentados por um conhecimento a priori, ou seja, conhecimentos que não vêm da experiência e são elaborados somente pela razão.

Eu concordo plenamente com o empirismo,pra mim o sujeito so conhece o objeto apartir de onde ele faz a experiência do conhecimento. isso é pra mim é mais que obvio.

Unknown disse...

1-Resp:.
Descartes parece ter estado muito atento à natureza do conhecimento, naquilo que se refere às propriedades, a saber à evidência clara e distinta. Mas não parece que tenha estado suficientemente atento ao caráter operacional que distingue entre conceito, juízo, raciocínio. Pode-se ter dúvida, se cuidou sempre do aspecto intencionalístico do pensar da mente, e que não tenha incorrido em psicologismos.

Quanto à extensão do conhecimento, Descartes acreditou no racionalismo radical, - como os platônicos e agostinianos, - operando com idéias desvinculadas da experiência sensível. Não obstante, defendeu o realismo mediato do mundo exterior, ainda que abandonando o anterior realismo imediato.

Além disto, Descartes considerou inatas as idéias gerais, a partir das quais, desenvolveu o processo filosófico; este racionalismo de idéias autônomas foi praticado depois também por Espinosa e Leibniz, os quais neste particular são cartesianos.

2-resp:.
# Em resumo, diz Locke: "Conhecimento consiste na percepção do acordo ou desacordo de duas ideias. Parece-me, pois, que o conhecimento nada mais é do que a percepção da conexão e acordo, ou desacordo e rejeição, de quaisquer de nossas ideais." (1978, IV, I, ii).

Por exemplo, quando sabemos que branco não é preto, ao perceber que ambas as ideias ("branco" e "preto") estão em desacordo; ou que os três ângulos de um triângulo são iguais a dois retos, ao perceber a igualdade entre eles.

Em relação à clareza e certeza dessas afirmações, Locke classifica os graus de conhecimento em três:
# Intuitivo: é aquele em que a mente percebe o acordo ou desacordo entre duas ideias imediatamente, sem a necessidade de outras ideias. Por exemplo, quando percebo que o branco não é preto, o quadrado não é triângulo ou 1+1=2. É o tipo mais seguro e claro de conhecimento humano.
# Demonstrativo: é quando a mente necessita de ideias subsidiárias para perceber o acordo ou desacordo entre outras duas ideias - são as chamadas provas. Para saber, por exemplo, que três ângulos de um triângulo são iguais a dois ângulos retos, preciso verificar essas medidas.
# Sensível: é a percepção que temos de objetos particulares externos através dos sentidos. Apesar de Locke incluir este terceiro tipo entre os graus de conhecimento, mesmo sendo o menos claro e seguro dos três anteriores, o filósofo diz que o raciocínio que não for intuitivo ou demonstrativo é artigo de fé ou de opinião, não conhecimento propriamente dito.

Com base em sua classificação dos tipos de conhecimento, Locke diz que as certezas provenientes da matemática e a moral são indubitáveis e evidentes, pois são alcançáveis pelo raciocínio com ideias presentes na mente humana, enquanto as ciências empíricas, como a física, que necessitam de uma verificação e confronto com a realidade sensível, não configuram verdades universais. A teoria do conhecimento lockeana influenciou os filósofos iluministas, Kant e os positivistas lógicos, entre outros.

3-resp:.
Acredito que em sua maioria, a verdadeira gratificação do professor está ao ver o seu aluno conquistando diariamente espaço e respeito junto aos colegas, na sociedade em geral. Aquele que é o fruto do seu trabalho diário demonstrar que ‘cresceu' graças ao conhecimento adquirido, a dedicação à vida. Ser professor é isto, é ofertar meios para se buscar uma vida melhor.

Parabéns a todos os professores pelo seu dia! todo dia é dia dos professores!

Iderlania Ferreira Silva 2ºE Pres José Sarney disse...

O Racionalismo é uma corrente que defende que a origem do conhecimento é a razão.
Para os racionalistas só a razão pode levar a um conhecimento rigoroso.
Eles desvalorizam os sentidos e a experiência ou seja desvalorizam o Empirismo devido à sua falta de rigor.
Os racionalistas possuem uma visão optimista da razão porque acreditam que ela possibilita o conhecimento humano.
Ja o empirismonão Suas caracteristicas
nao há idéias inatas,nem conceitos abstratos.
O conhecimento se reduz a impressões sensíveis e a idéias definidas como cópias enfraquecidas das impressões sensoriais,As qualidades sensíveis são subjetivas.As relações entre as idéias reduzem-se a associações.Os primeiros princípios,e em particular o da causalidade,reduzem-se a associações de idéias convertidas e generalizadas sob forma de associações habituais,O conhecimento é limitado aos fenômenos e toda a metafísica,conceituada em seus termos convencionais,é impossível.

Bom sou a favor da filosofia de Descartes pois eu tambem considero que o conhecimento vem da Razão e nao da experiência como afirma Lock, ja que tudo pode ser duvidado ,entao duvidado estamos chegando a uma conclusão e assim conhecendo.

leandro 2-e tarde presidente jose sarney disse...

1-resp:.
Descartes parece ter estado muito atento à natureza do conhecimento, naquilo que se refere às propriedades, a saber à evidência clara e distinta. Mas não parece que tenha estado suficientemente atento ao caráter operacional que distingue entre conceito, juízo, raciocínio. Pode-se ter dúvida, se cuidou sempre do aspecto intencionalístico do pensar da mente, e que não tenha incorrido em psicologismos.

Quanto à extensão do conhecimento, Descartes acreditou no racionalismo radical, - como os platônicos e agostinianos, - operando com idéias desvinculadas da experiência sensível. Não obstante, defendeu o realismo mediato do mundo exterior, ainda que abandonando o anterior realismo imediato.

Além disto, Descartes considerou inatas as idéias gerais, a partir das quais, desenvolveu o processo filosófico; este racionalismo de idéias autônomas foi praticado depois também por Espinosa e Leibniz, os quais neste particular são cartesianos.

2-resp:.
O que Locke diz é que somente a experiência nos fornece as ideias que habitam nossos pensamentos. Em outras palavras, que o conhecimento tem um início externo, fora do homem.

Ideias, segundo o filósofo inglês, são os objetos do conhecimento, isto é, a matéria da qual o conhecimento é formado. Elas são percebidas pelos sentidos, mas é o entendimento que confere o, por assim dizer, acabamento final.

Todo conhecimento, portanto, está fundamentado na experiência, que nos fornece as ideias que constituem tudo aquilo que podemos saber sobre o mundo. As fontes dessas ideias, diz Locke, são duas:

# Sensação, ou sentido externo: é a percepção de objetos sensíveis e particulares, como o gosto de uma maçã, a sensação de uma xícara quente de café, o som da voz de nossa mãe ou a visão de um pôr do sol.
# Reflexão ou sentido interno: é a percepção da operação de nossas mentes com as ideias já ali depositadas pela sensação, derivando as dúvidas, crenças, vontades e o conhecimento propriamente dito.

É somente com o segundo estágio, da reflexão, que atingimos o entendimento das coisas; mas, sem as janelas abertas para a luz vinda da experiência, nossa mente permanece como um quarto escuro. Os limites do que podemos conhecer, desse modo, são as ideias. Não podemos ir além delas.

Locke ainda divide as ideias em:
# Simples: são as que nos chegam misturadas num objeto, mas que podem ser separadas pelos diferentes sentidos pelos quais as recebemos: a textura lisa, o aroma perfumado, o gosto doce, a consistência firme e a cor vermelha são ideias simples que podemos distinguir da maçã.
# Complexas: quando nossa mente é preenchida dessas ideias simples, podemos formar, combinando-as, ideias complexas, como, por exemplo, homem, beleza, maçã ou universo.

Boa parte do Ensaio Acerca do Entenpdimento Humano é dedicado ao exame dessas ideias simples e complexas que são a base de todo entendimento, o que permite a Locke propor resoluções para importantes problemas filosóficos envolvendo conceitos como espaço, tempo, infinidade, substância, Deus, liberdade e poder.
3-resp;Para o Racionalismo, a verdadeira fonte de conhecimento é a Razão, o pensamento lógico decantado dos testemunhos ilusórios dos sentidos. Por outro lado, o Empirismo vê na experiência humana a única forma de obter conhecimento, não havendo nesse caso património cognoscível a priori, como diz o Racionalismo. Para o Racionalismo, através da Razão o espírito humano passa a conhecer as verdades prévias do mundo. Para o Empirismo, é com a experiência que o espírito humano ganha consciência de conceitos, estando antes vazio por natureza.

rarielly 2e pjs. disse...

EMPERISMO.
NÃO há idéias inatas, nem conceitos abstratos;
O conhecimento se reduz a impressões sensíveis e a idéias definidas como cópias enfraquecidas das impressões sensoriais;
AS qualidades sensíveis são subjetivas;
AS relações entre as idéias reduzem-se a associações;
OS primeiros princípios, e em particular o da causalidade, reduzem-se a associações de idéias convertidas e generalizadas sob forma de associações habituais;
O conhecimento é limitado aos fenômenos e toda a metafísica, conceituada em seus termos convencionais, é impossível.
Principais filósofos empiristas: Francis Bacon, John Locke, Thomas Hobbes, George Berkeley e David Hume
RACIONALISMO .
O racionalismo é baseado nos princípios da busca da certeza e da demonstração sustentados pr um conhecimento a priori, ou seja, conhecimentos que não vêm da experiencia e são elaborados somente pela razão .

concordo com o empirismo porque , devemos ter alguma experiência,mesmo que esse tipo de experiência não seja aceita por todos; que naõ tenha uma prova real para se mostrada .

leandro muniz de freitas. 2 ano E, escola P.J.S disse...

-O Racionalismo é uma corrente que defende que a origem do conhecimento é a razão.
-Os racionalistas acreditam que só a razão pode levar a um conhecimento rigoroso.
-Os racionalistas desvalorizam os sentidos e a experiência devido à sua falta de rigor.
-Os racionalistas possuem uma visão optimista da razão porque acreditam que ela possibilita o conhecimento humano.

A razão cartesiana, por julgar-se capaz de apreender a totalidade do real mediante "longas cadeias de razões", é a razão lógico-matemática e não a razão vital e, muito menos, a razão histórica e dialética. O racionalismo clássico ou metafísico, no entanto, cujos paradigmas seriam o citado Descartes, Spinoza e Leibniz, não se limitava a assinalar a primazia da razão como instrumento do saber, mas entendia a totalidade do real como estrutura racional criada por Deus, o qual era concebido como "grande geômetra do mundo". Spinoza é o mais radical dos cartesianos. Ao negar a diferença entre res cogitans - substância pensante - e res extensa - objetos corpóreos - e afirmar a existência de uma única substância estabeleceu um sistema metafísico aproximado do panteísmo. Reduziu as duas substâncias, res cogitans e res extensa, a uma só - da qual o pensamento e a extensão seriam atributos.
Principais racionalistas modernos: Descartes, Leibniz, Pascal e Spinoza.

eu apoio o nacionalismo, pro que trabanha encema razão.



O empirismo é uma teoria filosófica que defende o conhecimento da razão, da verdade e das idéias racionais através da experiência. Essa teoria muito desagrada os adeptos da teoria inatista que afirma termos em nossa mente desde o período extra-uterino princípios racionais e idéias verdadeiras.

O empirismo é descrito-caracterizado pelo conhecimento científico, a sabedoria é adquirida por percepções; pela origem das idéias por onde se percebe as coisas, independente de seus objetivos e significados; pela relação de causa-efeito por onde fixamos na mente o que é percebido atribuindo à percepção causas e efeitos; pela autonomia do sujeito que afirma a variação da consciência de acordo com cada momento; pela concepção da razão que não vê diferença entre o espírito e extensão, como propõe o Racionalismo e ainda pela matemática como linguagem que afirma a inexistência de hipóteses.

John Locke é considerado o principal figurante do empirismo. Com sua corrente, denominada Tabula Rasa, afirmou que as pessoas desconhecem tudo, mas que através de tentativas e erros aprendem e conquistam experiência. Sua corrente também originou o behaviorismo que busca o entendimento dos processos mentais internos do homem.

Outros filósofos estão associados ao empirismo como: Aristóteles, Tomás de Aquino, Francis Bacon, Thomas Hobbes, George Berkeley, David Hume e Hohn Stuart Mill. Destes, Francis Bacon e Thomas Hobbes conseguiram influenciar uma geração de filósofos do Reino Unido com o empirismo no século XVII.


eu não apoio o empirismo pro que, sob cujo padrão formamo todos os nossos outros conhecimentos.

NATÁLIA FERNANDES disse...

Podemos dizer que o Racionalismo é o sistema que consiste em limitar o homem ao âmbito da própria razão.E o Empirismo é o que limita ao âmbito da experiência sensível.Isso não quer dizer que o Racionalismo exclua a experiência sensível, mas esta é apenas a ocasião do conhecimento e esta sujeita a enganos.Para o Empirismo ao contrário a experiência é fundamental, e o trabalho posterior da razão é fundamental.
NA MINHA OPNIÃO O EMPIRISMO É A EXPIRIÊNCIA E A RAZÃO ESTAR A ELA SUBORDINADO AS CONSEQUÊNCIAS .
E O RACIONALISMO É A CAPACIDADE POR QUESTIONAR O CARÁTER DA VERDADE.

ariston 2d tarde disse...

Embora açguns estudiosos acreditem que na verdade o empirismo seja uma vertente racionalista, esta é uma oposição clássica na filosofia moderna. Os racionalistas seriam aqueles que acreditam que é possível chegar ao conhecimento através da razão, desde que ela seja bem orientada através do método que permite distinguir o verdadeiro do falso. O grande exemplo é Descartes. Adicionalmente, os racionalistas acreditam que há no espírito algumas idéias inatas, isso é, noções verdadeiras que nascem junto com o homem. Já os empiristas acreditam que o homem nasce sem nenhum conhecimento - a famosa tabula rasa de locke - e o vai adquirindo conforme a experiência, porém o conhecimento empírico não é da ordem do verdadeiro e do falso, pois os sentidos não conhecem a verdade, mas da ordem do prático. A função do espírito no empirismo seria a de um agente combinador, formaria-se as idéias através dos dados dos sentidos coisa e tal. Os empiristas, como ficou conhecido Hume, desferiram grandes golpes no racionalismo, que será a herança da filosofia desde Kant. O conceito de causalidade, por exemplo é duramente criticado por Hume, e fundamental para o racionalismo, desde mesmo Aristóles. Hume irá demonstrar que não existe nada que comprove de fato a ligação entre dois fatos, mas trata-se de uma inferência do espírito, que os liga através de hábito, ou , segundo a famosa frase: "Apenas através do hábito somos levados a supor o futuro conforme o passado".

stefany,2ºD,josé sarney disse...

características:
*racionalismo:usa a dúvida para que através do procurar saber se chegue ao conhecimento.
*empirismo:usa as experiências para se chegar ao conhecimento

minha opinião:
eu concordando com os empiristas acho sim que passamos a conhecer algo através das experiências

ANA BEATRIZ disse...

Racionalismo:Tudo que existe é inxeplicável;É dedutivo em caratér;O conhecimento forma um único sistema;É possível obter o conhecimento da natureza apenas pela razão.
Empírismo:Não há idéias inatas,nem conceitos abstratos;As qualidades sensíveis são subjetivas;O conhecimento é limitado aos fenômenos e toda a metafísica, conceituada em seus termos convencionais, é impossível;As relações entre as idéias reduzem-se a associações.
NA MINHA OPNIÂO RACIONALISMO E EMPIRISMO SÃO DOUTRINAS FILOSÓFICAS,SENDO UMA TOTALMENTE DIFERENTE DA OUTRA.Pois O racionalismo é a corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio que é a operação mental, discursiva e lógica.
E Empirismo é um movimento que acredita nas experiências como únicas (ou principais) formadoras das ideias, discordando, portanto, da noção de ideias inatas.

stefany,2ºD,josé sarney disse...

características:
*racionalismo:usa a dúvida para que através do procurar saber se chegue ao conhecimento.
*empirismo:usa as experiências para se chegar ao conhecimento

minha opinião:
eu concordando com os empiristas acho sim que passamos a conhecer algo através das experiências

Antonio Eduardo 2ºD PJS disse...

As duas principais correntes filosóficas, a do Racionalismo e a do Empirismo, divergem plenamente entre si.
De um lado, os racionalistas dizem que toda a fonte, todo o espírito de conhecimento necessário para vivermos, habita em cada um de nós, através de nossos pensamentos, e não na experiência que vivenciamos; o principal filósofo do racionalismo foi René Descartes.
De outro, os empiristas defendem que para se obter, pra se ter alguma fonte, algum princípio de conhecimento, é necessásrio a experiência, o contato direto com o objeto a ser conhecido; os principais filósofos do empirismo foram: Francis Bacon, John Locke, David Hume , entre outros.
A minha opinião à respeito dessa questão é que só obtemos o conhecimento na nossa vida com a experiência. Certo que há muitas coisas que "sentimos" já sermos experientes, como quando bebê, a criança se amamenta na mãe. Mas verdadeiramente, acredito no Empirismo, pois há alguns exemplos em nossa vida que só aprendemos alguma coisa quando estamos diante dela.D

maisa 2d disse...

o racionalismo e o ponto de partida e a busca de um verdade primeira que nao possa ser posta em duvida .impirismo saber e poder mostra como ele procura bem no espirito da nova ciencias nao um saber conteplatismo .eu concordo mais com o racionalismo porque ele procura primeiro a verdade para nao poder ter duvida no final.

João Vicente 2°d tarde disse...

o racionalismo e o emperismo apresentam formas distintas sobre a obtenção do conhecimento.para os racionalistas toda fonte de conhecimento deriva exclusivamente da razão,assim os humanos nascem com certos conhecimentos que mais tarde devem ser desenvolvidos.os defensores do emperismo por sua vez defedem o principio da "tabula rasa",ou seja o ao nascer o ser humano não contêm nenhuma forma de conhecimento e atrvés das experiências ele obterá o conhecimento.de um modo geral podemos diferencia racionalismo,fonte de conhecimento que se utiliza da razão, emperismo das experiências.no meu modo de ver nenhuma das das duas orientações sobre o conhecimento é concreta em se mesma as duas se completam eo que uma não pode explicar sobre o conhecimento a outra explica, as duas são fundamentais mas, nenhuma das duas tem base suficiente para radicalisar uma orientação completa.

Antonio Alyson 2D José Sarney disse...

No racionalismo, o ponto de partida é a busca de uma verdade primeira que não possa ser posta em dúvida.René Descartes, cujo o nome latino era Cartesius, é considerado o " pai da filosofia moderna "; contrói o racionaismo, priorizando o sujeito, não o objeto. O Empirismo significa experiência.O enfatiza o papel da experiência sensível no processo do conhecimento.Francis Bacon, seguindo a tradição empirista iinglesa que remota a Roger Bacon, reaça a significaçao histórica da ciência e do papel que ela poderia desempenhar na vida da humanidade.É necessário o sujeito conhecer o objeto.

Felipe da silva oliveira 2ºano d tarde disse...

Racionalismo e Empirismo são duas grandes orientações da teoria do conhecimento.O Racionalismo defende que a razão,tomada em si mesma,é o fundamento do conhecimento verdadeiro.
para mim o Empirismo é uma teoria espitemológica que afirma a radical derivação,direta ou indireta,de todo conhecimento da experiênciqa sensível,seja ela interna ou externa.NA MINHA CONCEPÇÃO O RACINALISMO DEFENDE A RAZÃO E O EMPIRISMO É UMA EXPERIÊNIA SENSÍVEL.

vera 2d disse...

o racionalismo ; eles primeiro começa duvidado de tudo ,das afirmaçaos do senso comum dos argumentos. impirismo ;eles procuram bem no espirito da nova ciencias ; eu concordo com o impirismo pois eles procura a verdade atraves da ciencias

Gabriel silva 2° D disse...

Racionalismo corresponde a razão sem influência e com o emperismo formam doutrinas filosóficas totalmente destintas uma das outras, a definição do emperismo corresponde a experiência como únicas ou principais formadoras das ideias, é caracterizado pelo conhecimento científico.Estas duas correntes do pensamento ocidental determinaram a filosofia especialmente desde o início da modernidade. Na verdade, a discussão vai até a antiguidade com Platão e Aristóteles. Enquanto Aristóteles tinha um posição mais empirista, Platão foi bastante racionalista. Mas esta distinção é muito artificial se aplicada assim à Antiguidade. Como disse, a partir da modernidade, especialmente com o início da era da teoria do conhecimento, a distinção aparece de forma mais clara. O pai da modernindade, Descartes, também é o primeiro grande representante do racionalismo, seguido então por Leibniz. Enquanto os racionalistas se desenvolveram mais na Europa continental, os empiristas foram mais fortes na Inglaterra: Hume e Locke são os dois maiores expoentes deste lado.

Bem, mas o que é Racionalismo e Empirismo? Esta é uma questão ampla, mesmo porque existe diferentes formas e variantes nos dois lados. O racionalismo de Descartes se distuingue muito do de Leibniz, o empirismo de Hume do de Locke. De grosso modo pode-se dizer: Enquanto o racionalismo afirma que a razão pura (a razão sem influência dos sentidos empíricos) é a maior (ou única) fonte do conhecimento, enquanto o empirismo, pelo contrário, afirma que todo nosso conhecimento é adquirido pelos sentidos empiricos

Essa tensão foi o ponto de partida da filosofia de Kant, que tentou conciliar os dois lados. Mas isso tornou a filosofia kantiana cheia de tensões, que Hegel tenta levar às ultimas consequências no seu sistema dialético. Até a filosofia contemporânea bebeu das duas fontes: no empirismo lógico do círculo de Viena também se procurou conciliar as duas coisas: a lógica é dada imediatamente (inata) à razão, os dados, com os quais a razão lógica trabalha é, por outro lado, material obtido através dos sentidos.

INGRID-2D PJS disse...

Primeiramente o Racionalismo teve um desenvolvimento maior na Europa, enquanto o Enmpirismo se destacou mais na Inglaterra. As ideias Hume (empirista) são bastantes diferentes das idéias racionalistas de Decartes.Enquanto o racionalismo dizia que a verdade, ela vem somente da razão, o empirismo afirmava que o conhecimento rea adiquirrido atravez dos sentidos, no caso o tato, o paladar, a vizão, a aldição e o oufato.Eu o caminho correto para o conhecimento, seria o bom uso da razão.

Vitória Barros 2D PJS disse...

os racionalistas são aqueles que acreditam que é possivel chegar ao conhecimento através da razão,Descartes é o primeiro grande representante do racionalismo.Para o racionalismo tudo que existe é inexplicável;Os empiristas acreditam que o homem nasce sem nenhum conhecimento,a sabedoria é adquirida por percepções,um dos representantes do empirismo é jhon lock; Eu concordo com o empirismo pois o homem nasce sem sabedoria e adquire conhecimento com experiencias da vida.BJUUH

GABRIEL 2D disse...

Estas duas correntes do pensamento ocidental determinaram a filosofia especialmente desde o início da modernidade. Na verdade, a discussão vai até a antiguidade com Platão e Aristóteles. Enquanto Aristóteles tinha um posição mais empirista, Platão foi bastante racionalista. Mas esta distinção é muito artificial se aplicada assim à Antiguidade. Como disse, a partir da modernidade, especialmente com o início da era da teoria do conhecimento, a distinção aparece de forma mais clara. O pai da modernindade, Descartes, também é o primeiro grande representante do racionalismo, seguido então por Leibniz. Enquanto os racionalistas se desenvolveram mais na Europa continental, os empiristas foram mais fortes na Inglaterra: Hume e Locke são os dois maiores expoentes deste lado.

Bem, mas o que é Racionalismo e Empirismo? Esta é uma questão ampla, mesmo porque existe diferentes formas e variantes nos dois lados. O racionalismo de Descartes se distuingue muito do de Leibniz, o empirismo de Hume do de Locke. De grosso modo pode-se dizer: Enquanto o racionalismo afirma que a razão pura (a razão sem influência dos sentidos empíricos) é a maior (ou única) fonte do conhecimento, enquanto o empirismo, pelo contrário, afirma que todo nosso conhecimento é adquirido pelos sentidos empiricos

Essa tensão foi o ponto de partida da filosofia de Kant, que tentou conciliar os dois lados. Mas isso tornou a filosofia kantiana cheia de tensões, que Hegel tenta levar às ultimas consequências no seu sistema dialético. Até a filosofia contemporânea bebeu das duas fontes: no empirismo lógico do círculo de Viena também se procurou conciliar as duas coisas: a lógica é dada imediatamente (inata) à razão, os dados, com os quais a razão lógica trabalha é, por outro lado, material obtido através dos sentidos.

Enadja Nayra 2D José sarney disse...

No racionalismo, o ponto de partida é a busca de uma verdade que não possa ser posta em dúvida. Começando duvidando de tudo, das afirmações do senso comum, dos argumentos da autoridade...Descartes é considerado o pai da filosofia moderna.Só interrompe a cadeia de dúvidas diante do seu próprio ser que duvida.Se duvido penso,se penso, exito.O autor constrói o racionalismo, priorizando o sujeito, não o objeto.A idéias claras e distintas são idéias gerais que não derivam do particular, mas já se encontram no espírito, como instrumentos de fundamentação para a apreensão de outras verdades.São as idéias inatas , que não estão sujeitas a erro pois vêm da razão.No Empirismo,significa experiencia, Francis Bacon , realça a significação histórica da ciencia e do papel que ela poderia desempenhar na vida da humanidade.John Locke tornou-se conhecido pela contribuição como teórico do liberalismo. É necessário o sujeito conhecer o objeto.

Ytala kessia 2ºD presidente jose sarney :) disse...

empirismo-> E um movimento que que se diz acredita nas experiências como a principal forma da ideia.
Portanto O Racionalismo e o empirismo,são totalmente diferentes uma da outra,descordando do empirismo.caso o empirismo e caracterizado conhecimento cientifico ou seja e a base do conhecimento.
;->Na minha opinião o Racionalismo é a defeza da origem do conhecimento.
Para os racionalistas só a logica ou a razão pode levar a um conhecimento rigido.
No caso os racionalistas seriam aqueles que acreditavan que era possível chegar ao conhecimento através da logica;concordando.

aline ávila 2 ano D PRESIDENTE JOSE SARNEY disse...

o racionalismo afirma que a razão pura, sem a influencia dos sentidos é a maior fonte de conhecimento.Já o empirismo, afirma que todo nosso conhecimento.

Antônio Alyson PJS 2ºD disse...

Antonio Alyson 2D José Sarney disse...
No racionalismo, o ponto de partida é a busca de uma verdade primeira que não possa ser posta em dúvida.René Descartes, cujo o nome latino era Cartesius, é considerado o " pai da filosofia moderna "; contrói o racionaismo, priorizando o sujeito, não o objeto. O Empirismo significa experiência.O enfatiza o papel da experiência sensível no processo do conhecimento.Francis Bacon, seguindo a tradição empirista iinglesa que remota a Roger Bacon, reaça a significaçao histórica da ciência e do papel que ela poderia desempenhar na vida da humanidade.É necessário o sujeito conhecer o objeto.

MINHA OPINIÃO:EU CONCORDO COM O EMPIRISMO PORQUE O HOMEM NASCE SEM EXPERIENCIA ALGUMA E VAI ADIQUIRINDO UMA CERTA EXPERIENCIA AO PASSAR DO TEMPO