quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Queda do Império Romano do Ocidente e a formação do feudalismo

Neste texto veremos aspectos econômicos,políticos,culturais e sociais da civilização de Roma e as suas principais contribuições para a humanidade. Além de analisar o apogeu romano e sua queda em 476 d.C., o que deu início a chamada cristandade, ou seja, a união da Igreja com o Estado europeu dominado pelos chamados bárbaros, povos não romanos e, consequentemente, o surgimento do feudalismo.
Pesquise sobre como Roma se tornou um Império que dominou todo o mundo antigo e qual a causa da sua queda. Dê especial atenção para Constantino que liberou o culto entre os romanos, permitindo que os cristãos pudessem prestar adoração ao Deus dos cristãos e não ao deus dos romanos.

Questões objetivas:
1. (PUC-Campinas-SP) O Cristianismo, após ter sido durante muito tempo combatido pelo Império Romano, tornou-se sua religião oficial no século IV. O reconhecimento do cristianismo pelo Império Romano corresponde:
a) ( ) ao Concílio Ecumênico, que aboliu os cultos pagãos e promoveu a expansão do cristianismo.
b) ( ) ao Edito de Milão, que concedeu liberdade de culto aos cristãos e proibiu as perseguições.
c) ( ) a Pax Romana, que pôs fim aos conflitos religiosos e atestou a hegemonia do cristianismo na Europa.
d) ( ) ao Concílio de Trento, que sistematizou e tornou obrigatório o ensino do cristianismo em todo o Império.
e) ( ) ao Triunvirato, que conferiu poder político a bispos e considerou heresia qualquer outra crença religiosa.

2. Os imperadores romanos visando coibir descontentamentos do povo com a pesada carga de tributos, distribuíam cereais gratuitos assim como realizavam os populares combates de gladiadores. Essa política romana ficou conhecida como:
a) ( ) café com leite
b) ( ) pão e circo
c) ( ) banquete e violência
d) ( ) fome e espetáculo

3. O que podemos considerar como romanidade?
a) ( ) durante o Império, apesar da mistura dos romanos com os povos conquistados, só eram considerados romanos os de origem de Roma.
b) ( ) culturalmente o Império era um ambiente cosmopolita em que as características regionais iam sendo absorvidas e fundidas, criando uma sociedade extraordinariamente aberta e diversificada.
c) ( ) devido a homogeneidade no Império, a arte romana revela um estilo coerente, como o que encontramos no Egito e na Grécia.
d) ( ) essa romanidade se estendeu pelo Oriente e pelo Ocidente, por meio da difusão do cristianismo.

4. São criações ou invenções atribuídas aos romanos consideradas legados para o mundo moderno, com exceção do(a):
a) ( ) latim como língua que deu origem ao português, ao espanhol e ao italiano.
b) ( ) direito romano que serve de base para o direito moderno.
c) ( ) a criação de cidades
d) ( ) a filosofia de Cícero.

5. Os romanos deram o nome de pax romana ao período:
a) ( ) de repentina paz durante o governo de Constantino que proibiu a invasão de novos territórios.
b) ( ) os romanos defenderam as suas fronteiras contra as incursões das tribos germânicas, contiveram as invasões orientais e sufocaram rebeliões internas.
c) ( ) anistia aos prisioneiros de guerra durante o governo do imperador Diocleciano.
d) ( ) Nenhuma das respostas acima.

6. Com o fim da República, deu-se início ao período chamado de Império Romano, a partir do século I a.C. Quanto aos imperadores romanos é correto afirmar:
a) ( ) os imperadores queriam ir além do humano, queriam estar acima do bem e do mal. Eles queriam ser adorados como deuses.
b) ( ) os imperadores, para se manter no poder, compravam o apoio do Senado romano.
c) ( ) todos os imperadores se preocupavam com o aumento do Império e cobravam mais impostos aos romanos.
d) ( ) todas as respostas acima estão corretas.

7. Numa tentativa de manter o Império, as grandes propriedades dos aristocratas ricos ofereciam refúgio aos marginalizados pela crise econômica, que, em troca, passavam a fazer os trabalhos antes realizados por escravos. Espontaneamente surgiu ai um novo tipo de relação de trabalho. Como se chamou essa relação?
a) ( ) vassalagem
b) ( ) colonato
c) ( ) escravidão
d) ( ) trabalhista

8. Em 476 d.C., os comandantes germânicos derrubaram o imperador romano Rômulo e colocaram um germano no trono. Esse fato simboliza:
a) ( ) o fim do Império Romano do Oriente.
b) ( ) o fim do Império Romano do Ocidente e da Antiguidade Clássica.
c) ( ) o início da Época Moderna.
d) ( ) o início da Antiguidade.

9. Visando se proteger da insurreição militar, tal imperador designou um general para dirigir as províncias ocidentais do Império, enquanto ele governava o Oriente. Tal imperador chamava-se:
a) ( ) Constantino
b) ( ) Nero
c) ( ) Diocleciano
d) ( ) Calígula

10. (PUC-PR) A importância de Otávio Augusto em Roma antiga concentra-se principalmente no seu esforço para:
a) ( ) solucionar a crise agrícola decorrente da falta de pequenas propriedades.
b) ( ) vencer as guerras púnicas, trazendo paz para a sociedade romana.
c) ( ) estruturar um império com governo centralizado, apoiado em instituições republicanas.
d) ( ) impedir que as reformas introduzidas pelos Graco alterassem a estrutura agrária de Roma
e) ( ) favorecer a expansão do cristianismo, conciliando seus princípios com a filosofia romana.

51 comentários:

michael 1°DmanhãLiceu de caucaia disse...

Os romanos construíram um império cuja extensão ocupava todas as
margens do Mar Mediterrâneo. Englobava grande parte do território da
Europa ocidental e sua fronteira corria ao longo do rio Danúbio até o mar
Negro. No auge de sua expansão territorial ocupava, controlava ou
influenciava grande parte do mundo ‘civilizado’ de então.
Este fenômeno expancionista iniciou, se propagou e foi mantido
graças a uma grande capacidade de organização do povo romano.
Organização que era encontrada na administração, no governo, na
economia, nas leis e no aparato militar. Este último foi um elemento de
presença contínua e que deu início ao processo de aquisição territorial. O
êxito das armas romanas foi o grande responsável pela presença de Roma
na grande extensão de terras e diversidade de povos que passou ao seu
controle por longos séculos.

samuel costa 1D manhã disse...

A queda do Império Romano foi causada por uma série de fatores que o fragilizaram, facilitaram as invasões bárbaras e causaram a derrubada final do Estado. Em geral, a expressão "queda do Império Romano" refere-se ao fim do Império Romano do Ocidente, ocorrido em 476 d.C., com a tomada de Roma pelos hérulos, uma vez que a parte oriental do Império, que posteriormente os historiadores denominariam Império Bizantino, continuou a existir por quase mil anos, até 1453, quando ocorreu a Queda de Constantinopla

airtom nª1 1ºDmanhã disse...

Depois da morte de seu pai em 306, nos dezoito anos seguintes constantino combateu uma série de batalhas e guerras que o fizeram o governador supremo do Império Romano. Constantino foi o primeiro imperador romano a confirmar o Cristianismo, na sequência da sua vitória da Batalha da Ponte Mílvio. A sua adopção do cristianismo pode também ser resultado de influência familiar.

Constantino legalizou e apoiou a cristandade por volta do tempo em que se tornou imperador, com o Édito de Milão, mas também não tornou o paganismo ilegal ou fez do Cristianismo a religião de Estado.

patricia regia 1D disse...

Os romanos construíram um império cuja extensão ocupava todas as
margens do Mar Mediterrâneo. Englobava grande parte do território da
Europa ocidental e sua fronteira corria ao longo do rio Danúbio até o mar
Negro. No auge de sua expansão territorial ocupava, controlava ou
influenciava grande parte do mundo ‘civilizado’ de então.
Este fenômeno expancionista iniciou, se propagou e foi mantido
graças a uma grande capacidade de organização do povo romano.
Organização que era encontrada na administração, no governo, na
economia, nas leis e no aparato militar. Este último foi um elemento de
presença contínua e que deu início ao processo de aquisição territorial. O
êxito das armas romanas foi o grande responsável pela presença de Roma
na grande extensão de terras e diversidade de povos que passou ao seu
controle por longos séculos

mayara 2a nº 36 disse...

no texto ele fala sobre a economia a politica e a sociais. a roma ela se tormou um imperio qque domuniou o mundo abntigo e os romanos permitram que os cristões adoracem a Deus.

1- c
2-d
3-b
4-d
5-a
6-b
7-d
8-c
9-b
10-d

gemima graziela 1D Manhã disse...

A queda do Império Romano foi causada por uma série de fatores que o fragilizaram, facilitaram as invasões bárbaras e causaram a derrubada final do Estado. Em geral, a expressão "queda do Império Romano" refere-se ao fim do Império Romano do Ocidente, ocorrido em 476 d.C., com a tomada de Roma pelos hérulos, uma vez que a parte oriental do Império, que posteriormente os historiadores denominariam Império Bizantino, continuou a existir por quase mil anos, até 1453, quando ocorreu a Queda de Constantinopla

Jesse Soares De Menezes Pereira 1ªD Liceu de Caucaia disse...

Os romanos construíram um império cuja extensão ocupava todas as
margens do Mar Mediterrâneo. Englobava grande parte do território da
Europa ocidental e sua fronteira corria ao longo do rio Danúbio até o mar
Negro. No auge de sua expansão territorial ocupava, controlava ou
influenciava grande parte do mundo ‘civilizado’ de então.
Este fenômeno expancionista iniciou, se propagou e foi mantido
graças a uma grande capacidade de organização do povo romano.
Organização que era encontrada na administração, no governo, na
economia, nas leis e no aparato militar. Este último foi um elemento de
presença contínua e que deu início ao processo de aquisição territorial. O
êxito das armas romanas foi o grande responsável pela presença de Roma
na grande extensão de terras e diversidade de povos que passou ao seu
controle por longos séculos

valeska 1d manhã disse...

Os romanos construíram um império cuja extensão ocupava todas as
margens do Mar Mediterrâneo. Englobava grande parte do território da
Europa ocidental e sua fronteira corria ao longo do rio Danúbio até o mar
Negro. No auge de sua expansão territorial ocupava, controlava ou
influenciava grande parte do mundo ‘civilizado’ de então.
Este fenômeno expancionista iniciou, se propagou e foi mantido
graças a uma grande capacidade de organização do povo romano.
Organização que era encontrada na administração, no governo, na
economia, nas leis e no aparato militar. Este último foi um elemento de
presença contínua e que deu início ao processo de aquisição territorial. O
êxito das armas romanas foi o grande responsável pela presença de Roma
na grande extensão de terras e diversidade de povos que passou ao seu
controle por longos séculos.

adriana 1d manhã disse...

A queda do Império Romano foi causada por uma série de fatores que o fragilizaram, facilitaram as invasões bárbaras e causaram a derrubada final do Estado. Em geral, a expressão "queda do Império Romano" refere-se ao fim do Império Romano do Ocidente, ocorrido em 476 d.C., com a tomada de Roma pelos hérulos, uma vez que a parte oriental do Império, que posteriormente os historiadores denominariam Império Bizantino, continuou a existir por quase mil anos, até 1453, quando ocorreu a Queda de Constantinopla

samuel 1º D Liceu de caucaia disse...

Gabarito de respostas:
1ª: c)
2ª: B)
3ª: d)
4ª: a)
5ª: a)
6ª: b)
7ª: d)
8ª: c)
9ª: b)
10ª b)

Herdeson de Brito Rocha n disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
DANIEL 1ª D LIÇEU DE CAUCAIA MANHÃ disse...

GABARITO
1ª C
2ª A
3ª B
4ª B
5ª A
6ª B
7ª D
8ª C
9ª B
10ª D

VALESKA 1D MANHÃ N; 41 disse...

GABARITO 1(B) 2(B) 3(C) 4(D) 5(B) 6(D) 7(B) 8(B) 9(A) 10(B)

PEDRO HENRIQUE Nº35 1ºD LICEU DE CAUCAIA disse...

cabarito
1º(C)
2º(B)
3º(D)
4º(A)
5º(A)
6º(B)
7º(D)
8º(C)
9º(B)
10º(B)

Herdeson deBrito Rocha n 17 1 no D manhã Liceu de Caucaia disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
tiago 1ºD nº40 liceu de caucaia disse...

1º(C)
2º(B)
3º(D)
4º(A)
5º(A)
6º(B)
7º(D)
8º(C)
9º(B)
10º(B)

françisco mardone 1ª D LIÇEU DE CAUCAIA disse...

GABARITO
1ª C
2ª A
3ª B
4ª B
5ª A
6ª B
7ª D
8ª C
9ª B
10ª D

Jelson Ramos 1º D Turno:Manhã N:18 disse...

GABARITO

1º (C)
2º (B)
3º (D)
4º (A)
5º (A)
6º (B)
7º (D)
8º (C)
9º (B)
10º (B)

helder 1D liceu de caucaia disse...

GABARITO
1)(B)
2)(B)
3)(C)
4)(D)
5)(B)
6)(D)
7)(B)
8)(B)
9)(A)
10)(B)

WILLIAN 1D N 23 disse...

GABARITO

1.(B)
2.(B)
3.(C)
4.(D)
5.(B)
6.(D)
7.(B)
8.(B)
9.(A)
10.(c)

Evair Barros Turno: Manhã N: 07 1º D disse...

GABARITO

1º (C)
2º (B)
3º (D)
4º (A)
5º (A)
6º (B)
7º (D)
8º (C)
9º (B)
10º (B)

FRANCISCO BRUNO 1.D MANHÃ N:09 LICEU DE CAUCAIA disse...

GABARITO
1.(B)
2.(B)
3.(C)
4.(D)
5.(B)
6.(D)
7.(B)
8.(B)
9.(A)
10.(B)

ADRIANA 1D MANHÃ N;44 disse...

GABARITO 1(B) 2(B) 3(C) 4(D) 5(B) 6(D) 7(B) 8(B) 9(A) 10(B)

denys 1D liceu de caucaia disse...

1)(B)
2)(B)
3)(C)
4)(D)
5)(B)
6)(D)
7)(B)
8)(B)
9)(A)
10)(B)

francisco das chagas 1ª D Nª 43 LIÇEU DE CAUCAIA disse...

GABARITO
1ª C
2ª A
3ª B
4ª B
5ª A
6ª B
7ª D
8ª C
9ª B
10ª D

Laecio Tavares Turno: Manhã Nº 26 1º D disse...

GABARITO

1º (C)
2º (B)
3º (D)
4º (A)
5º (A)
6º (B)
7º (D)
8º (C)
9º (B)
10º (B)

EGBERTO 1 disse...

GABARITO

1.(B)
2.(B)
3.(C)
4.(D)
5.(B)
6.(D)
7.(B)
8.(B)
9.(A)
10.(B)

FRANCISCO DANIEL 1.D MANHÃ N:11 LICEU DE CAUCAIA disse...

GABARITO
1.(B)
2.(B)
3.(C)
4.(D)
5.(B)
6.(D)
7.(B)
8.(B)
9.(A)
10.(B)

eliezer 1D liceu de caucaia disse...

1)(B)
2)(B)
3)(C)
4)(D)
5)(B)
6)(D)
7)(B)
8)(B)
9)(A)
10)(B)

EGBERTO 1 D disse...

GABARITO

1.(B)
2.(B)
3.(C)
4.(D)
5.(B)
6.(D)
7.(B)
8.(B)
9.(A)
10.(B)

Marcelo;1ºD Liceu de Caucaia disse...

GABARITO:
1: c
2: b
3: d
4: a
5: a
6: b
7: d
8: c
9: b
10: b

DANIEL 1ª D LIÇEU DE CAUCAIA Mª Tª D DANIEL disse...

GABARITO
1ª C
2ª A
3ª B
4ª B
5ª A
6ª B
7ª D
8ª C
9ª B
10ª D

Paulo 1º D Liceu de caucaia manhã disse...

Gabarito de respotas
1: c
2: b
3: d
4: a
5: a
6: b
7: d
8: c
9: b
10: b

nivea 1:ano d n;31 licel de caucaia manhã disse...

1:b)
2:b)
3:b)
4:a)
5:d)
6:a)
7:b)
8:b)
9:c)
10:a)

francisco carlos nº10 1ºd manhã Liceu de Caucaia disse...

GABARITO DE RESPOSTAS
1(C)
2(B)
3(D)
4(A)
5(A)
6(B)
7(D)
8(C)
9(B)
10(B)

paloma 1:ano d n;32 licel de caucaia manhã disse...

1:b)
2:b)
3:b)
4:a)
5:d)
6:a)
7:b)
8:b)
9:c)
10:a)

Romário Sousa 1° D Liceu de Caucaia disse...

GABARITO:
1.B
2.B
3.B
4.D
5.A
6.A
7.B
8.B
9.C
10.B

airton rodrigues diniz 1 D liçeu de caucaia disse...

gabarito:
1b
2b
3c
4d
5b
6d
7b
8b
9a
10b

bruno 1:ano d n;09 licel de caucaia manhã disse...

1:b)
2:b)
3:b)
4:a)
5:d)
6:a)
7:b)
8:b)
9:c)
10:a)

grace kelly n:15 1ano d disse...

1:B, 2:B, 3:B, 4:A, 5:D, 6:A, 7:B,
8:B, 9:C, 10:A.

priscila 1°[d] disse...

[gabarito]

1°)A

2°)B

3°)D

4°)A

5°)D

6°)A

7°)D

8°)B

9°)C

10°)B

patricia regia 1D disse...

Gabarito de respostas:
1ª: c)
2ª: B)
3ª: d)
4ª: a)
5ª: a)
6ª: b)
7ª: d)
8ª: c)
9ª: b)
10ª b)

anderson lima 1°D manhã disse...

GABARITO
1.D
2.B
3.B
4.D
5.A
6.A
7.B
8.B
9.C
10.B

gleilson 1 ano D manhã disse...

GABARITO


1ª B
2ª B
3ª B
4ª D
5ª A
6ª B
7ª D
8ª B
9ª C
10ª B

Herdeson de Brito Rocha 1d manhã disse...

1ª: c)
2ª: B)
3ª: d)
4ª: a)
5ª: a)
6ª: b)
7ª: d)
8ª: c)
9ª: b)
10ª b)

gemima graziela 1D Manhã disse...

Gabarito de respostas:
1ª: c)
2ª: B)
3ª: d)
4ª: a)
5ª: a)
6ª: b)
7ª: d)
8ª: c)
9ª: b)
10ª b)

maria aldeneide n:28 1 ano d disse...

1.b
2.b
3.b
4.a
5.d
6.a
7.b
8.b
9.c
10.a

Herdeson de Brito Rocha 1 D LICEU DE CAUCAIA disse...

Gabarito de respostas:
1ª: c)
2ª: B)
3ª: d)
4ª: a)
5ª: a)
6ª: b)
7ª: d)
8ª: c)
9ª: b)
10ª b)

Jesse Soares De Menezes Pereira 1ªD Liceu de Caucaia disse...

Gabarito de respostas:
1ª: c)
2ª: B)
3ª: d)
4ª: a)
5ª: a)
6ª: b)
7ª: d)
8ª: c)
9ª: b)
10ª b)

Fabiele 2a liceu disse...

c)

Fabiele 2a liceu disse...

c)d)b)d)a)b)d)c)b)d)